Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 4 de março de 2021
O desabafo do Lisca (ou: o futebol não é um mundo à parte)

A tristeza expressada pelo técnico do América Mineiro, em entrevista ao Inácio Novaes no Premiere antes do jogo diante do Athletic, fez-se necessária porque o futebol não é um mundo à parte. Além de todos os problemas de infecções que ele enfrenta (só no último Brasileirão foram mais de 300 casos totais), o Brasil está no pior dos momentos em relação ao coronavírus, com média dolorosíssima de quase duas mil mortes registradas diariamente - algo que tem sido "normalizado" neste país por não haver nem comoção e muito menos indignação em massa. E com as situações de boa parte do país altamente dramáticas, fazer muitos times (vários deles com condições financeiras parcas em comparação aos da elite nacional) cruzarem o país no início da Copa do Brasil torna-se muito temeroso, sim.

Manter as competições em andamento passa uma falsa sensação de normalidade, quando o que menos este país está é normal e dar uma parada ao menos por algum tempo em tudo que não é rigorosamente essencialíssimo é necessário - e isso, apesar de todos os prejuízos financeiros que os envolvidos teriam, também deve afetar o esporte num todo. É preciso focar na doença, na luta para impedir mais mortos, na pressão pela vacina e na pressão aos governantes (sobretudo o negacionistíssimo federal), além de nós mesmos também fazermos nossa parte.

Dérbi empatado em Itaquera

O Palmeiras abriu dois gols de frente, mas o Corinthians chegou aos 2 x 2 e aos dois pontos em duas partidas, voltando a balançar as redes depois de quatro partidas, mas chegar às sete sem vitória. A equipe de Vagner Mancini teve um surto de Covid e, com Cássio sendo um dos infectados e Walter rumando ao Cuiabá, Matheus Donelli foi o guarda-metas - o primeiro sem ser um dos dois já citados desde Caíque França nos 3 x 1 diante do Fluminense, no jogo do título brasileiro de 2017, e estreante mais jovem desde Solito no longínquo e distante 1975. Já o Verdão chegou aos cinco dérbis de invencibilidade, completou 26 anos sem derrota em estreias de Campeonatos Paulistas (desde os 2 x 1 da Portuguesa em 1995) e Abel Ferreira segue invicto em quatro clássicos contra os rivais de SP. A grande vencedora no dilúvio em Itaquera foi Edina Alves, primeira mulher a apitar um dérbi e que mandou bem demais.

Os destaques de ontem e de hoje

Obs.: reforço que, nos Estaduais 2021, este PB destacará preferencialmente os clubes da A e da B nacionais.

Campeonato Paulista Além de Corinthians 2 x 2 Palmeiras, o São Paulo tocou 4 x 0 na Internacional de Limeira com um dos gols de Joao Rojas, que não marcava desde os 2 x 1 no Vasco em 5 de agosto de 2018, duas graves lesões consecutivas tiraram ele de combate por mais de dois anos e tanto. São quatro pontos para os tricolores contra dois do Santos, que ficou no 1 x 1 com a Ferroviária. Quatro pontos também tem o Red Bull Bragantino após ganhar do São Caetano por 2 x 0. Hoje, teremos Botafogo x Guarani e Ponte Preta x Santo André. Detalhe: o torneio continuará acontecendo, autorizado pelo governo de SP, mesmo com o estado na fase vermelha (mais restritiva).

Campeonato Carioca A 1ª rodada teve Vasco 0 x 1 Portuguesa e Botafogo 0 x 0 Boavista. Hoje, tem Resende x Fluminense.

Campeonato Mineiro A 2ª rodada teve o Cruzeiro mantendo um ponto ao perder por 1 x 0 para a Caldense, que não o derrotava no Mineirão desde 1995 - eram 17 anos que a Raposa não ficava sem vencer os dois primeiros jogos pelo estadual. Já o América derrotou o Athletic por 1 x 0. Hoje, teremos Tombense x Atlético.

Campeonato Gaúcho Estreando só agora na 2ª rodada, o Grêmio goleou por 4 x 1 o Brasil, ainda zerado depois de duas partidas. Hoje tem Pelotas x Internacional e Juventude x São Luiz (este em Flores da Cunha).

Campeonato Catarinense A 3ª rodada teve o Avaí ganhando a segunda em duas atuações com 1 x 0 diante do Figueirense e o Brusque mantendo seis pontos em três partidas ao sofrer 2 x 1 do Concórdia. Agora, a bola parará de rolar um tempo pois, depois das prefeituras de Chapecó, Criciúma e Tubarão proibirem o futebol profissional por duas semanas, a Federação suspendeu a competição - Santa Catarina está um caos tamanho em relação ao sistema de saúde que diversos pacientes tem sido transferidos para o Espírito Santo.

Copa do Nordeste A 1ª rodada terminou com Fortaleza 1 x 0 CRB. Classificação do Grupo A: Bahia com 3; Ceará, Treze, Sampaio Corrêa e 4 de Julho com 1; e Confiança, CRB e Santa Cruz com 0. Classificação do Grupo B: Vitória, Altos e Fortaleza com 3; CSA, Sport, ABC e Botafogo da Paraíba com 1; e Salgueiro com 0.

Campeonato Pernambucano Apesar de Mikael abrir o placar com um golaço logo depois do círculo central, o Sport sofreu a virada no finalzinho e deu Salgueiro por 2 x 1. Leão com três pontos em duas rodadas.

Campeonato Baiano A 3ª rodada teve o Bahia mantendo três pontos ao tomar 1 x 0 da UNIRB, que com isso está iniciando sua primeira divisão principal sem perder para a dupla Ba-Vi (ficou nos 3 x 3 com o Vitória).

Campeonato Alagoano A 3ª rodada teve o CSA goleando o CEO por 5 x 0 (tudo no 2º tempo) para ir aos 7 pontos.

Campeonato Sergipano O Confiança virou de 1 para 6 x 0 sobre o América pela 2ª rodada, duas vitórias.

Campeonato Maranhense O Sampaio Corrêa ficou no 0 x 0 com o Juventude e tem 7 pontos em três rodadas.

Campeonato Goiano Estreando apenas na 2ª rodada devido ao adiamento do jogo contra o Iporá, o Goiás venceu o Goianésia por 1 x 0. Hoje, teremos CRAC x Atlético e Aparecidense x Vila Nova.

Copa do Rei Barcelona finalista com 3 x 0 sobre o Sevilla, gol decisivo na prorrogação.

Campeonato Inglês O Manchester United ficou no 0 x 0 com o Crystal Palace, pela 29ª rodada, e é vice-líder com 51 pontos, "apenas" quatorze atrás do primeiraço Manchester City.

Campeonato Italiano Internazionale curtindo que o Milan, pela 25ª rodada, só empatou em 1 x 1 com a Udinese. 53 pontos dos milanistas contra 56 dos interistas, que podem ampliar a vantagem.

Campeonato Francês A 28ª rodada teve Lille 2 x 0 Olympique, Bordeaux 0 x 1 Paris Saint Germain e Lyon 1 x 0 Rennes. Permanecem os três primeiros juntinhos: Lille com 62, PSG com 60 e Lyon com 59.

Curtinhas Esportivas

Luto no futebol: morreu Ruy Scarpino Técnico do Amazonas no último estadual, ele foi vitimado nesta quarta-feira pela Covid-19 aos 59 anos. Ele foi campeão por Ituano (Paulistão e Copa Paulista em 2002 e Brasileiro Série C em 2003), Moto Club (Maranhenses em 2004 e 2016) e Imperatriz (Maranhense em 2019).

Walter voltou para o Vitória 16 anos depois, o jogador saído do Athletico Paranaense regressou ao Leão.

Mais Liga dos Campeões na Hungria Liverpool x RB Leipzig acontecerá em Budapeste na próxima quarta-feira, também este jogo tendo o local modificado devido às restrições de ingresso na Inglaterra.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Jornais locais da Globo até 3 da tarde nesta semana Devido ao aumento da gravidade da saúde estadual no combate ao coronavírus, tanto "Bahia Meio-Dia" de segunda-feira até ontem quanto "CETV" de hoje e também de amanhã com duração ampliada. Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que, embora a rede nacional desminta isso, tais edições com três horas servem como testes para o futuro no sentido de alguns noticiários regionais no almoço ficarem de vez dessa maneira, tornando o "Globo Esporte" um quadro e substituindo o "Jornal Hoje".

Fabian Londero voltou para o "NSC Notícias" Afastado do jornal noturno da afiliada da Globo em Santa Catarina desde 10 de fevereiro, ele regressou nesta quarta-feira. Marina Dalcastagne apresentou em seu lugar.

"Agora CNN" no fim de noite Sei pelo NaTelinha que, a partir da próxima segunda, este jornal mudará de horário e passará a ser exibido das 23h30 à 1h30, com Muriel Porfiro apresentando ao vivo. É mais uma tentativa do canal de fazer frente à GloboNews, desta vez ao finalzinho do "Jornal das 10" e à "Edição da Meia-Noite".

Vai acabar a Rede Brasil (RBTV) Sei pelo Gabriel Perline no Notícias da TV que, a partir da próxima semana, toda a programação da emissora será terceirizada pela Igreja Universal - o que não significará o fim da programação própria do canal, com jornais, atrações de variedades, filmes, séries e desenhos. Eles passarão para a TV Metropolitana de São Paulo (canal 50.1 aberto digital), atualmente desativada e de mesmo proprietário.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 4 de março, são estas:

*100 anos do nascimento de Ademilde Fonseca, cantora falecida em 2012 e que foi a "Rainha do Choro".

*85 anos do nascimento de Jim Clark, piloto falecido em 1968 e que foi campeão da Fórmula 1 em 1963 e 1965, neste ano também ganhando as 500 Milhas de Indianápolis.

*80 anos de Adrian Lyne, cineasta indicado ao Oscar por "Atração Fatal" e diretor também de "Flashdance - Em Ritmo de Embalo", "Nove e Meia Semanas de Amor", "Proposta Indecente" e "Infidelidade".

Bela do Dia: Stella Menegucci

Stella Menegucci, atriz. Até algumas semanas atrás, eu a via bastante no Universal TV, durante as maratonas de séries que assisto volta e meia à tarde, pois ela estrelava os comerciais da cinta modeladora Delinea Corpus ao lado da loirona Lívia Cortinovis (a miserável pergunta de Cláudia, de Pouso Alegre, que incontáveis vezes passou, rs).

*75 anos de Dadá Maravilha, o Dario Peito de Aço, ex-futebolista campeão por Brasil (Copa do Mundo de 1970), Atlético (Mineiros de 1971 e 1978 e Brasileiro de 1971), Flamengo (Carioca de 1974), Sport (Pernambucano de 1975), Internacional (Gaúcho e Brasileiro de 1976), Bahia (Baianos de 1981 e 1982), Goiás (Goiano de 1983) e Nacional (Amazonense de 1984), além de uma conquista como treinador pelo Ypiranga (Amapaense de 1994).

*70 anos de Kenny Dalglish, ex-futebolista campeoníssimo por Liverpool tanto como jogador (faturando as Copas dos Campeões de 1978, 1981 e 1984 e mais uma Supercopa da Europa, oito Ingleses, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga Inglesa e cinco Supercopas da Inglaterra) quanto como treinador (três Ingleses, duas Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga Inglesa e quatro Supercopas da Inglaterra), assim como vencedor pelo Celtic tanto dentro (quatro Escoceses, quatro Copas da Escócia e uma Copa da Liga Escocesa) quanto fora de campo (uma Copa da Liga Escocesa), faturando ainda um Inglês como técnico do Blackburn Rovers.

*70 anos de Chris Rea, cantor de sucessos como "Fool (If You Think It's Over)" e "Driving Home For Christmas".

*65 anos de Carlos, ex-futebolista goleiro campeão por Brasil (Pan-Americano de 1975) e Corinthians (Paulista de 1988).

*60 anos ao dobrado: de Ray Mancini, ex-boxeador campeão mundial dos leves na década de 1980; e de Steven Weber, ator que fez Brian Hackett na série "Wings" de 1990 até 1997.

*50 anos da tragédia na inauguração do anel superior da Fonte Nova, que teve uma rodada dupla amistosa com Bahia 1 x 0 Flamengo e Vitória 0 x 0 Grêmio, durante o qual o estouro de uma lâmpada causou pânico nas pessoas por acharem que o estádio desabaria (boato disseminado dias antes), fazendo muitas invadirem o gramado e resultando oficialmente em duas mortes e 2.086 feridos.

*35 anos da estreia de "Hebe" no SBT, onde permaneceu até 2010 (a apresentadora era egressa da Bandeirantes).

*25 anos da estreia de "Quem é Você", novela das seis na Globo de autoria de Solange Bastos Neves e estrelada por Elizabeth Savalla e Cássia Kiss.

*20 anos ao dobrado: das estreias na Fórmula 1 de Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya em Grande Prêmio da Austrália vencido por Michael Schumacher; e da morte de Glenn Hughes, nascido em 1950 e cantor do Village People (era o motociclista bigodudo).

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 257 mil dos mais de 10 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.