Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 3 de março de 2021
Os Estaduais neste meio de semana

Lembro sempre que, durante eles, este PB acompanha prioritariamente os clubes das Séries A e B nacionais.

Campeonato Carioca Um gol fantástico, estupendo e extraordinário (não estou exagerando, é para tudo isso e muito mais sim) de Max no último lance deu aos jovens do Flamengo o 1 x 0 na estreia vitoriosa diante do Nova Iguaçu. Hoje, a primeira rodada terá como destaques Botafogo x Boavista e Vasco x Portuguesa.

Campeonato Paulista 2ª rodada tendo nesta quarta Corinthians x Palmeiras (Edina Alves sendo a primeira mulher a apitar o Dérbi, para o qual os corintianos vão com surto de coronavírus com 19 infectados, sendo oito jogadores - dentre os quais Cássio, Fábio Santos, Fagner e Ramiro), Internacional de Limeira x São Paulo (os são-paulinos completaram nesta semana nada mais e nada menos que 3 mil dias sem um mísero título), Santos x Ferroviária e São Caetano x Red Bull Bragantino.

Campeonato Mineiro A 2ª rodada terá hoje Athletic x América e Cruzeiro x Caldense (primeiro jogo dos cruzeirenses no Mineirão desde os 4 x 1 sobre o Brasil de Pelotas, pela Série B, há três meses).

Campeonato Gaúcho Como a partida contra o Caxias foi adiada devido à final da Copa do Brasil, será na segunda rodada a estreia do Grêmio, que receberá o Brasil.

Campeonato Catarinense A 3ª rodada tem nesta quarta Avaí x Figueirense e Concórdia x Brusque.

Copa do Nordeste 1ª rodada terminando hoje com Fortaleza x CRB.

Campeonato Pernambucano O Sport fará sua 2ª partida nesta noite, contra o Salgueiro.

Campeonato Baiano Hoje tem Bahia x UNIRB pela 3ª rodada. Vitória x Jacuipense foi adiado devido a um surto de coronavírus no clube interiorano.

Campeonato Alagoano Quarta-feira de CSA x CEO pela 3ª rodada.

Campeonato Goiano O Goiás estreará (já que a partida contra o Iporá foi suspensa devido à chuva) diante do Goianésia, pela 2ª rodada.

Campeonato Maranhense A 3ª rodada tem como destaque Juventude x Sampaio Corrêa.

Campeonato Sergipano O Confiança visita o América nesta quarta pela 2ª rodada.

Curtinhas Esportivas

Sorteados os confrontos da Copa do Brasil A 1ª fase terá estes: Treze x América Mineiro, Porto Velho x Ferroviário, Sergipe x Cuiabá, 4 de Julho x Confiança, Moto Club x Botafogo, Rio Branco de Venda Nova x ABC, Guarany de Sobral x CSA, Esportivo x Remo, Campinense x Bahia, Jaraguá x Manaus, Gama x Ponte Preta, Marília x Criciúma, Boavista x Goiás, Picos x Atlético Acreano, Palmas x Avaí, FC Cascavel x Figueirense, Juazeirense x Sport, Castanhal x Volta Redonda, Murici x Juventude, Atlético de Alagoinhas x Vila Nova, Galvez x Atlético Goianiense...

Mais da Copa do Brasil ...Santa Cruz do RS x Joinville, Águia Negra x Vitória, Rio Branco de Vitória x Sampaio Corrêa, Salgueiro x Corinthians, Retrô x Brusque, Goianésia x CRB, Madureira x Paysandu, Caldense x Vasco, Nova Mutum x Tombense, Cianorte x Paraná, Ypiranga do Macapá x Santa Cruz, Caxias x Fortaleza, Penarol x Ypiranga de Erechim, Mirassol x Red Bull Bragantino, Uberlândia x Luverdense, São Raimundo de Roraima x Cruzeiro, Real Brasília x América de Natal, União Rondonópolis x Coritiba e Juventude do Maranhão x Operário de Ponta Grossa.

Miguel Ángel Ramirez treinará o Internacional Campeão da Copa Sul-Americana de 2019 pelo Independiente del Valle, o espanhol foi contratado por dois anos e será apenas o terceiro europeu a treinar o Colorado. Os outros foram o suíço Jean Ryff e o austríaco Isaac Goldenberg, ambos há longínquas nove décadas.

Morreu o treinador que revelou Lúcio Sábado passado, Déo de Carvalho foi vitimado aos 64 anos por um infarto durante uma pelada em Brasília. Técnico campeão candango de 1996 pelo Guará, ele escalou o zagueiro na partida contra o Internacional pela Copa do Brasil do ano seguinte. Apesar da goleada gaúcha por 7 x 0, Lúcio chamou a atenção dos colorados e por eles foi contratado, depois o resto sendo uma grande história.

Dia do Futebol Feminino Passou a ser 19 de fevereiro no estado do RJ, homenagem ao aniversário da Marta.

Morreu um ídolo do Liverpool Ian St. John tinha 82 anos, faleceu na segunda-feira e marcou 118 gols em 425 partidas pelo clube de 1961 até 1971, eternizado pelo tento da primeira Copa da Inglaterra em 1965.

Campeonato Inglês 4 x 1 no Wolverhampton, 21 vitórias gerais consecutivas, 65 pontos em 27 rodadas contra 50 do rival United, que ainda atuará neste meio de semana. Ninguém mais derruba o Manchester City.

Novak Djokovic será o maior número 1 da ATP Com 310 semanas na liderança, ele continuará nesta condição na semana que vem e ultrapassará Roger Federer para ser isolado o tenista recordista do ranking.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

TV Gazeta com jornal único no interior do ES Sei pelo Vinícius Andrade no Notícias da TV que, a partir de 19 de abril, o Norte, o Noroeste e o Sul passarão a ter uma só edição unificada do "ESTV" tanto às 12h quanto às 19h15 - até lá, as afiliadas da Globo em Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim seguirão com noticiários próprios. Os dois "ESTV" do interior serão transmitidos a partir de Vitória, que seguirá tendo suas próprias edições. Infelizmente, isso fará com que haja muitas demissões e fique apenas o mínimo básico de profissionais nas três interioranas.

Equipes de reportagem ameaçadas por bandidos armados Assim foi também no Espírito Santo nesta terça, quando o "Bom Dia ES" estava ao vivo direto de um bairro de Serra a pedido dos moradores, aterrorizados por uma troca de tiros muito forte - além da TV Gazeta (Globo), também estava lá a TV Tribuna (SBT). O repórter Diony Silva relatava tudo quando dois bandidos armados ameaçaram que eles deveriam parar de filmar tudo e sair de lá imediatamente, sendo escutado em seguida um tiro. Os jornalistas tiveram que deixar o local e chamar a Polícia Militar.

Se sou eu que atraso a luz, cortam em 10 dias!!! (já ocorreu comigo) Silvio Santos devia IPTU de mais de R$ 2 milhões para a prefeitura de Guarujá, atrasos referentes ao Sofitel Guarujá Jequitimar de abril até dezembro do ano passado. Vê bem: nove meses de atraso!!! Nove meses!!! E levaram vencido isso!!! Experimenta dever algo por nove meses se praticamente não acabam contigo, não te deixam só com a roupa do corpo, se não te forçam a pagar tudo a ponto de não sobrar dinheiro para te alimentares no restante do mês. Tá, a conta foi paga pelo "Patrão", mas é um saco perceber uma vez mais que neste país quem pode mais é levado vencido sem tanta cobrança.

A "Tela Quente" mais tardia que já vi Se teve outra vez com a sessão de filmes das segundas-feiras começando tão tarde assim, juro que não me lembrarei. Nesta semana, ela foi ao ar já na terça-feira, da 0h07 à 1h37 - de quebra, a Globo picotou horrores o filme "Atômica", inédito na televisão aberta, que dura uma hora e 55 minutos. Consequentemente, se passasse inteiro, deveria ficar no ar ao menos até 2h02, fora os intervalos. Por essas e outras que não dá mais para ver filme na TV aberta por mais que eu adore isso, infelizmente.

Reggae de luto: morreu Bunny Wailer Um dos fundadores da The Wailers ao lado de Bob Marley (falecido de câncer em 1981) e Peter Tosh (assassinado em 1987), ele tinha 73 anos e não disseram a causa da morte.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Tainá Aires

Tainá Aires, apresentadora da Record Brasília. Vinda do Pará, ela para tudo por onde quer que passe. E seria apenas uma impressão minha ou ela lembra Flávia Monteiro?

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 3 de março, são estas:

*110 anos do nascimento de Jean Harlow, falecida em 1937 e atriz de filmes como "Terra da Paixão" e "Jantar às Oito".

*65 anos ao dobrado: de Júlio César 'Uri Geller', ex-futebolista campeão por Remo (Paraenses de 1977 e 1978), Fortaleza (Cearense de 1983) e especialmente Flamengo (Cariocas de 1978 e 1979, o normal e o special, e Brasileiro de 1980); e de Boniek, ex-futebolista campeão por Widzew Lodz (dois Poloneses), Juventus (um Italiano, uma Copa da Itália, uma Recopa Europeia, uma Supercopa da Europa e a Copa dos Campeões de 1985) e Roma (uma Copa da Itália).

*55 anos ao triplicado: do nascimento de Vander Lee, cantor e compositor falecido em 2016; da morte de Alice Pearce, atriz nascida em 1917 e que fez a Sra. Kravitz nas duas primeiras temporadas da série "A Feiticeira"; e da morte de William Frawley, ator nascido em 1887 e que fez o Fred na série "I Love Lucy".

*45 anos do fim de "Cannon", série estrelada desde 1971 por William Conrad em 124 episódios.

*40 anos de Ed Carpenter, piloto da Fórmula Indy.

*30 anos ao dobrado: de Saimon, futebolista do Vila Nova (atual campeão brasileiro da Série C) e vencedor por Grêmio (Gaúcho de 2010) e Brasil (Sul-Americano Sub-20 de 2011); e da morte de Carlos Leite, humorista nascido em 1939 e que fez personagens como o Metaleiro e o gago Mauro Maurício em "A Praça é Nossa".

*15 anos da morte de Ataíde Patreze, endinheirado nascido em 1941 e que apresentou programas como "Athayde Patreze Visita" e "Ricos e Famosos" no SBT, adotando o bordão "simplesmente um luxo".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 257 mil dos mais de 10 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.