Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 2 de março de 2021
O que ficou da Copa do Brasil para domingo que vem

O 1 x 0 do Palmeiras contra o Grêmio, assinado pelo Gustavo Gómez e que poderia ter sido 2 ou até 3 se chances preciosas fossem convertidas por Luiz Adriano e Rony, rendeu estas situações e estes dados:

*100º jogo entre eles na história, 42 vencidos pelos paulistas, 21 faturados pelos gaúchos e 37 empatados.

*Seis partidas (ganhou quatro) de invencibilidade do Verdão na Arena, onde o Tricolor venceu pela última vez em 2015. Neste mesmo período, os azuis derrotaram os verdes duas vezes em quatro encontros em SP. Antes disso, de 1961 até 2012 os alviverdes faturaram sete de 40 duelos no Olímpico, com 15 êxitos gremistas.

*Em 32 Copas do Brasil, é a 19ª vez com um vitorioso na primeira partida da finalíssima. Em apenas quatro o derrotado do primeiro jogo reviravoltou no segundo para ser campeão: Internacional versus Fluminense em 1992, Sport versus Corinthians em 2008 e Palmeiras tanto versus Cruzeiro em 1998 quanto versus Santos em 2015.

*Apenas a 2ª ida de final com vitória do visitante. A anterior: 2016, Atlético Mineiro 1 x 3 Grêmio no Mineirão.

Os destaques destes dias

Campeonato Paulista Os destaques da 1ª rodada foram São Paulo 1 x 1 Botafogo (12 jogos seguidos com os tricolores sofrendo ao menos um gol - trabalho para o estreado Hernán Crespo - e com "ponto cego" do VAR no gol da Pantera), Red Bull Bragantino 0 x 0 Corinthians (terceiro 0 x 0 corintiano, quatro jogos do Timão sem marcar e seis sem vencer), Santo André 2 x 2 Santos (Ariel Holan assistiu tudo no Canindé, onde o Ramalhão mandou pois o Bruno José Daniel está em reformas), Novorizontino 1 x 1 Ponte Preta e Guarani 0 x 3 Ituano.

Campeonato Mineiro Os destaques da 1ª rodada foram Uberlândia 1 x 1 Cruzeiro (estreia do técnico Felipe Conceição na Raposa), América 1 x 0 Boa Esporte e Atlético 3 x 0 URT (o primeiro jogo depois da saída do Jorge Sampaoli, que assumiu o Olympique de Marselha, teve um dos gols marcado por Diego Tardelli, cujo contrato foi renovado, e marcou especialmente a despedida do futebol do agora gerente de futebol Victor, que venceu um Paulista pelo Ituano, uma Copa do Brasil pelo Paulista e um Gaúcho pelo Grêmio, mas que se consagrou mesmo no Galo com quatro Mineiros, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e sobretudo a Libertadores de 2013).

Campeonato Gaúcho Os destaques da 1ª rodada foram Internacional 1 x 0 no Juventude (destaque para as duas defesaças espetaculares de Daniel no mesmo lance) e Brasil 0 x 1 Aimoré.

Campeonato Catarinense Pela 2ª rodada, o Brusque ganhou do Metropolitano por 1 x 0.

Campeonato Paranaense Os destaques da 1ª rodada foram Cianorte 1 x 0 Athletico e Operário 1 x 1 Azuriz de Pato Branco. As demais partidas - incluindo FC Cascavel x Paraná, Coritiba x Cascavel CR e Londrina x Maringá (com direito a uma viatura da Guarda Municipal dentro do campo de jogo) - foram suspensas devido a recomendações do Ministério Público seguidas pelas prefeituras em ação de tentativa de frear o avanço cruel do coronavírus no estado. Também por causa disso, toda a segunda rodada não acontecerá neste meio de semana.

Campeonato Goiano A edição de 2020 acabou no sábado e deu Atlético campeão nos pênaltis com 5 x 3 sobre o Goianésia após 1 x 1 no tempo normal. A 15ª final entre capital e interior (que venceu cinco) marcou a despedida de Marcelo Cabo, novo técnico do Vasco e que faturou dois estaduais na mesma temporada pois papou em agosto do ano passado o Alagoano pelo CSA. Já a 1ª rodada da edição de 2021 teve como destaque Vila Nova 1 x 0 Jaraguá, enquanto Iporá x Goiás foi adiado devido às más condições do gramado.

Campeonato Mato-Grossense O destaque da 1ª rodada foi Cuiabá 6 x 1 Poconé (trinca do Elton).

Copa do Nordeste A 1ª rodada teve Vitória 2 x 0 Santa Cruz, Botafogo da Paraíba 0 x 0 4 de Julho, Altos 2 x 1 Confiança, CSA 1 x 1 Treze, Salgueiro 2 x 3 Bahia, Sport (que renovou com Thiago Neves até o fim deste ano) 1 x 1 Sampaio Corrêa e ABC 1 x 1 Ceará.

Campeonato Pernambucano A 1ª rodada teve Náutico 5 x 0 Central, com quatro gols do Kieza (algo que o Timbu não tinha desde Acosta anotando tudo nos 4 x 1 sobre o Botafogo, pelo Brasileiro de 2007).

Campeonato Alagoano O destaque da 2ª rodada foi CRB 2 x 1 ASA.

Campeonato Paraense O destaque da 1ª rodada foi Remo 4 x 1 Gavião.

Campeonato Amazonense Penarol campeão (o último campeão estadual de 2020) com 1 x 1 no tempo normal com o Manaus e 6 x 5 nos pênaltis.

Campeonato Espanhol Líder com 58 pontos e um jogo a menos, o Atlético de Madrid marcou 2 x 0 no Villarreal. Vice-líderes com 53 pontos em dia com 25 rodadas, o Barcelona (turbulentíssimo fora de campo com a prisão do já solto ex-presidente Josep Bartolomeu) anotou 2 x 0 no Sevilla e o Real Madrid ficou no 1 x 1 com a Real Sociedad (gol merengue de Vinícius Júnior, 100ª partida dele neste torneio).

Campeonato Italiano Líder após 24 rodadas, a Internazionale tocou 3 x 0 no Genoa. Vice-líder com 52, o Milan derrotou a Roma por 2 x 1.

Campeonato Inglês O Manchester City lidera com 62 pontos depois de 26 rodadas e chegou às 20 vitórias seguidas nos 2 x 1 diante do West Ham, com Josep Guardiola completando 500 vitórias na carreira e 200 no clube. O mais próximo do City é o rival United, 50 pontos após 0 x 0 com o Chelsea.

Campeonato Alemão A perseguição continua. 23 rodadas e o Bayern de Munique lidera com 52 pontos após amassar o Colônia por 1, 2, 3, 4, 5 x 1, enquanto o RB Leipzig foi aos 50 ao derrotar o Borussia Monchengladbach por 3 x 2.

Campeonato Francês Lille em 1º passadas 27 rodadas, mas ficou no 1 x 1 com o Strasbourg. Paris Saint Germain encostando, 57 pontos após 4 x 0 no Dijon. Lyon distante, 56 pontos no 1 x 1 com o Olympique.

Campeonato Português O 0 x 0 pela 21ª rodada deixou o Sporting líder com 55 pontos e o Porto em terceiro com 45. Entre eles está com 46 o Braga, 2 x 1 no Nacional. O Benfica fez 2 x 0 no Rio Ave e é o 4º, com 42.

Curtinhas Esportivas

Homenagem incompleta no Campeonato Amazonense Foi no sábado para Emerson Bacas, do Fast, que ganhou uma placa com os dizeres "o gol mais bonito da história da Arena da Amazônia" pelo golaço extraordinário nos 3 x 0 diante do Iranduba, no dia 17 do mês passado, acertando o alvo a mais de 73 metros dele. Acontece que, devido a atrasos, a homenagem aconteceria no intervalo do jogo contra o Manaus, pela semifinal. O problema é que Emerson foi expulso e a placa não chegou às suas mãos, eh, eh... E piora: deu Manaus 2 x 0, Fast eliminado.

Luto no futebol: morreu Russo Falecido no domingo aos 93 anos, entrou para a história em 28 de agosto de 1949, num gol marcado pelo XV de Piracicaba nos 2 x 2 com o Santos, pelo Paulistão, quando fez um gol dito impossível: cobrou um escanteio e foi correndo até a área para cabecear e anotar. O lance acabou validado mesmo que não pudesse ser, já que o mesmo jogador tocou duas vezes seguidas na bola. Virou folclore.

Acabou o Jiangsu Suning Atual campeão chinês, ele foi extinto pela Suning. Abre o olho, Internazionale...

História escrita no atletismo por Kengo Suzuki O japonês é o primeiro não africano a correr uma maratona a menos de duas horas e cinco minutos, vencendo a de Lake Biwa no domingo com 2h04min56s.

Futuro grande tenista campeão em Porto Alegre Se ele for um tiquinho do que foi o pai, rapaz... Leo Borg, filho do Bjorn, venceu no domingo a Copa Brasil Júnior sobre Bruno Kuzuhara por 2 x 1 (3/6, 6/4 e 6/2).

Supercopa de Futsal Magnus de Sorocaba campeão no domingo, 5 x 1 no Minas. 32 jogos sem derrota.

Emoção dupla na vitória do Osasco pela Superliga O retorno do técnico Luizomar de Moura após recuperação da Covid-19 depois de 11 dias de internação e a despedida simbólica da campeã olímpica Carol Albuquerque - que anotou o ponto decisivo - marcaram a vitória por 3 sets a 0 (25/14, 25/7 e 25/13) diante do São Caetano. Carol já havia feito uma última partida em si há um ano, pelo PAOK da Grécia, mas legal ter isso também em casa.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Acabou o Diário do Nordeste impresso Um dos principais jornais de Fortaleza não circula mais nas bancas desde esta segunda, em papel pela vez última neste domingo. No ano em que se tornará quarentona em dezembro, a publicação do Sistema Verdes Mares agora é apenas e tão somente disponibilizada na internet.

Acabou o "De Tudo um Pouco" na Rádio Jovem Pan Durou apenas três meses o programa noturno de variedades, veiculado de terça a sexta exceto em dias de futebol. Fred Ring continua no esporte dela com o pós-jogo "Canelada FC" e Leandro Narloch será reaproveitado pela emissora em outros programas.

Nova sede da Rádio CBN em São Paulo Desde esta segunda-feira, está não mais no Edifício Tower Bridge, na avenida Roberto Marinho, mas sim no prédio da Editora Globo, na avenida Nove de Julho.

Lana Canepa continua, sim, na Rádio Bandeirantes Induzido cheguei a ser ao erro quando boletim da assessoria da emissora, ao divulgar os novos horários do começo de noite iniciados nesta segunda-feira, não colocou o nome dela nos apresentadores dos "Bastidores do Poder". Mas Lana continua no programa das 17h, sim.

Vem aí Carla Bigatto no BandNews TV Sei pelo Flávio Ricco que a apresentadora da BandNews FM passará a ser televisiva a partir de segunda que vem. Outra da rádio rumo à TV é Gabriela Mayer, ex-TV Cultura.

Maria Paula Uchôa saiu do BandNews TV Outra do "guru" Ricco é que a apresentadora das madrugadas pediu demissão pois, consta internamente dos autos, que ela não aguentava mais este horário.

"Bahia Meio-Dia" até 3 da tarde Nesta semana, o jornal do almoço da Rede Bahia tem durado mais de três horas devido a uma cobertura especial da crise da saúde no estado. O "Globo Esporte" é um mero bloco curtinho para destaque do futebol estadual e até mesmo o "Jornal Hoje" tem sido derrubado.

Adriane Galisteu voltou para a Record Depois de 17 anos, ela regressa para apresentar a nova edição da competição "Power Couple Brasil". De 2000 até 2004, o "É Show" teve sua apresentação.

Luto na dramaturgia: morreu Berta Zemel Falecida no domingo aos 86 anos, internada que estava com broncopneumonia, teve atuações tanto no teatro, em peças como "Mãe Coragem" e "O Milagre de Anne Sullivan", quanto no cinema, em filmes como "O Quarto" e "Que Estranha Forma de Amar".

Novelas voltaram nesta segunda na Globo "A Vida da Gente" é novamente exibida na faixa das seis, tendo curiosamente reestreado dois dias antes de completar nove anos o fim da transmissão original. Trama de Lícia Manzo estrelada por Fernanda Vasconcellos, Marjorie Estiano e Rafael Cardoso. Já "Amor de Mãe" ganhou um compacto de 12 dias com os momentos mais importantes dos primeiros 102 capítulos, durando 20 minutos para depois vir a reta final da reprise de "A Força do Querer". A partir do dia 15, a novela escrita por Manuela Dias e estrelada por Regina Casé e Adriana Esteves terá mostrados os 23 capítulos inéditos que encerrarão a história.

Vencedores do Globo de Ouro 2021 Os principais: em filme de drama, "Nomadland"; em filme de comédia ou musical, "Borat: Filme de Cinema Seguinte"; em filme de língua estrangeira, "Minari - Em Busca da Felicidade"; em série de drama, "The Crown"; e em série de comédia ou musical, "Schitt's Creek".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor.

As de 29 de fevereiro (quando estamos em ano bissexto) foram estas:

*85 anos do nascimento de Alex Rocco, falecido em 2015 e ator de filmes como "O Poderoso Chefão".

*45 anos de Ja Rule, cantor de rap.

As desta segunda, 1º de março, foram estas:

*125 anos do nascimento de William A. Wellman, falecido em 1975 e diretor de "Asas", o primeiro ganhador do Oscar de melhor filme.

*105 anos do nascimento de Gandulla, ex-futebolista falecido em 1999 e duas vezes campeão argentino pelo Boca Juniors na década de 1940.

*90 anos do nascimento de Índio, ex-futebolista falecido no ano passado e tricampeão carioca de 1953 até 1955 pelo Flamengo.

*75 anos do River, 31 vezes campeão piauiense (a última delas em 2019).

*70 anos do nascimento de Marcos Paulo, ator e diretor falecido em 2012 e que fez novelas da Globo como "Gabriela", "Tieta", "Despedida de Solteiro" e "Começar de Novo".

*65 anos de Tim Daly, ator que fez o Joe Hackett da série "Wings" de 1990 até 1997.

*55 anos de Zack Snyder, diretor de filmes como "Madrugada dos Mortos", "300" e "Batman vs. Superman: a Origem da Justiça".

*45 anos de Marcelo Guimarães, ex-presidente do Bahia.

*40 anos ao triplicado: da primeira corrida de Ayrton Senna (5º lugar na abertura do Inglês de Fórmula Ford 1600); de Will Power, campeão da Fórmula Indy em 2014 e das 500 Milhas de Indianápolis em 2018; e de Ana Hickmann, apresentadora do "Hoje em Dia" na TV Record.

*25 anos ao dobrado: de Lenny Wilkens tornando-se o primeiro treinador com mil vitórias na NBA nos 74 x 68 do seu Atlanta Hawks sobre o Cleveland Cavaliers; e do fim de "História de Amor", novela da Globo exibida às seis e de autoria de Manoel Carlos.

*20 anos do nascimento de William Morais, futebolista falecido (em fato assassinado) em 2011 e que estava no América Mineiro em empréstimo do Corinthians.

*15 anos ao triplicado: da Vila Isabel campeã do carnaval do Rio de Janeiro com "Soy loco por ti América: A Vila canta a Latinidade"; da morte de Jack Wild, nascido em 1952 e ator indicado ao Oscar de coadjuvante por "Oliver!"; e da morte de Johnny Jackson, nascido em 1955 e baterista do The Jackson 5.

*5 anos da morte de Leonardo, ex-futebolista nascido em 1974 e campeão por Picos (Piauiense de 1991), Cametá (Paraense de 2012) e especialmente Sport (Pernambucanos de 1992, 1994 e tetra de 1997 até 2000, além da Copa do Nordeste em 1994 e 2000).

As desta terça, 2 de março, são estas:

*115 anos do La Coruña, campeão espanhol de 2000 e vencedor de duas Copas do Rei e três Supercopas da Espanha.

*90 anos do nascimento de Tom Wolfe, escritor falecido em 2018 e autor de obras como "Os Eleitos" e "A Fogueira das Vaidades".

*80 anos ao dobrado: da estreia de Oberdan Cattani no Palmeiras (goleiro do ainda Palestra Itália no 1 x 0 sobre o São Paulo Railway); e de José de Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade.

*70 anos do primeiro Jogo das Estrelas da NBA, realizado em Boston e vencido pela Conferência Leste por 111 x 94 sobre a Conferência Oeste.

*55 anos da estreia de Garrincha no Corinthians (derrota por 3 x 0 para o Vasco pelo RJ/SP).

*50 anos de Rodrigo Pimentel, ex-policial militar co-autor do livro "Elite da Tropa", que inspirou o filme "Tropa de Elite", e ex-comentarista de segurança da TV Globo do Rio de Janeiro.

Bela do Dia: Renata Alves

Renata Alves, apresentadora do "Hoje em Dia" na Rede Record. A sergipana que conquistou a programação da emissora desde ainda os tempos de TV Atalaia.

*45 anos de França, ex-futebolista campeão por Kashiwa Reysol (dois Japoneses, um da A e um da B) e especialmente São Paulo (Copa Master da Conmebol de 1996, Paulistas de 1998 e 2000, RJ/SP de 2001 e Super Paulista de 2002).

*40 anos de Bryce Dallas Howard, atriz de filmes como "Homem-Aranha 3" e "Histórias Cruzadas".

*30 anos ao dobrado: do fim de "Bozo", programa infantil do SBT estreado em 1981; e da morte de Serge Gainsbourg, músico nascido em 1928 e famoso especialmente por "Je T'Aime... Moi Non Plus", sucesso de tom erótico em dupla com Jane Birkin.

*25 anos ao dobrado: da morte dos Mamonas Assassinas (Dinho, Bento Hinoto, Samuel e Sérgio Reoli e Júlio Rasec) em tragédia aérea na Serra da Cantareira, depois que voltavam de um show em Brasília; e de "Pacific Blue", série que durou 101 episódios até 2000.

*10 anos do famoso comentário sobre o carnaval que viralizou no YouTube e nas redes sociais e projetou nacionalmente Rachel Sheherazade, então apresentadora do "Tambaú Notícias" na afiliada do SBT em João Pessoa, a ponto de Silvio Santos mandar contratá-la para a matriz e isso começar sua trajetória em São Paulo, que incluiria ainda uma passagem pela Rádio Jovem Pan.

*5 anos dos Rolling Stones se apresentando em Porto Alegre (o show no Beira-Rio foi o último da banda no Brasil).

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 256 mil dos quase 10 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.