Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 24 de fevereiro de 2021
As ocorrências dos últimos dias

Campeonato Brasileiro a uma rodada do fim Na 37ª e penúltima, tivemos Flamengo 2 x 1 Internacional (não achei tão errada assim a "expulsão de um milhão de reais" do Rodinei e o gol do Pedro foi bem anulado por existente falta), Sport 2 x 3 Atlético Mineiro (último jogo de Jorge Sampaoli no Galo), Botafogo 1 x 0 São Paulo (até agora sem acreditar no pênalti ridículo marcado e felizmente não convertido), Santos 1 x 1 Fluminense (Cuca despediu-se do Peixe e Ariel Holan é seu substituto até o fim de 2023), Grêmio 1 x 0 Athletico Paranaense, Palmeiras 1 x 1 Atlético Goianiense, Corinthians 0 x 0 Vasco (Cruzmaltino praticamente rebaixado devido à diferença estratosférica no saldo), Fortaleza 0 x 4 Bahia, Coritiba 0 x 2 Ceará e Goiás 0 x 0 Red Bull Bragantino (Esmeraldino rebaixado após quatro anos).

Classificação da primeira divisão Em 1º, Flamengo com 71 pontos, 21 vitórias e 21 de saldo; em 2º, Internacional com 69 pontos, 20 vitórias e 26 de saldo; em 3º, Atlético Mineiro com 65; em 4º, São Paulo com 63; em 5º, Fluminense com 61; em 6º, Grêmio com 59; em 7º, Palmeiras com 58; em 8º, Santos com 54; em 9º, Athletico, Corinthians e Bragantino com 50; em 12º, Ceará com 49; em 13º, Atlético Goianiense com 47; em 14º, Sport com 42; em 15º, Bahia com 41 pontos e 11 vitórias; em 16º, Fortaleza com 41 pontos, 10 vitórias e -8 de saldo; em 17º, Vasco com 38 pontos, 9 vitórias e -20 de saldo; em 18º, Goiás com 37; em 19º, Coritiba com 31; e em 20º, Botafogo com 27.

A última rodada da Série A Tudo amanhã, às 21h30: São Paulo x Flamengo, Internacional x Corinthians, Atlético Mineiro x Palmeiras, Fluminense x Fortaleza, Vasco x Goiás, Bahia x Santos, Red Bull Bragantino x Grêmio, Athletico Paranaense x Sport, Atlético Goianiense x Coritiba e Ceará x Botafogo.

Os destaques dos últimos dias

Copa Verde Brasiliense na frente, começou a final vencendo o Remo por 2 x 1.

Campeonato Carioca Nova Iguaçu garantido nele em si após liderar a preliminar com 23 pontos contra 21 da Cabofriense, com quem empatou em 1 x 1.

Recopa Catarinense Joinville campeão com 5 x 3 nos pênaltis após 1 x 1 no tempo normal com a Chapecoense.

Campeonato Baiano O Bahia, com time de transição, estreou tomando 2 x 1 da Juazeirense.

Campeonato Alagoano O CSA estreou num 0 x 0 com o Murici e o CRB ganhou por W.O. do Coruripe, que não tinha jogadores suficientes para ir a campo.

Campeonato Sergipano O Confiança estreou marcando 2 x 1 no Atlético Gloriense.

Campeonato Maranhense Já pela 2ª rodada, o Sampaio Corrêa tocou 4 x 0 no São José.

Supercopa Brasileira de Juniores Vasco campeão nos pênaltis por 7 x 6 sobre o Atlético Mineiro após 2 x 2.

Liga dos Campeões da UEFA O Bayern de Munique tocou 4 x 1 fora de casa na Lazio, chegando a abrir 3 x 0 de frente na etapa inicial, e o Atlético de Madrid sofreu 1 x 0 do Chelsea.

Campeonato Espanhol Atlético de Madrid líder com 55 pontos em 23 jogos mesmo depois de sofrer 2 x 0 do Levante, mas aproximado está o Real Madrid com 52 em 24 após 1 x 0 no Valladolid.

Campeonato Italiano A Internazionale tocou 3 x 0 no Milan e lidera com 53 x 49 depois de 23 rodadas.

Campeonato Inglês Manchester City mais líder do que nunca com 59 pontos em 25 rodadas ao derrotar o Arsenal por 1 x 0, dez pontos acima de Manchester United e Newcastle.

Campeonato Alemão A emoção voltou na 22ª rodada pois o Bayern de Munique sofreu 2 x 1 do Eintracht Frankfurt, ficou com 49 pontos e o RB Leipzig foi aos 47 ao derrotar o Hertha Berlim por 3 x 0.

Campeonato Francês O Lille goleou o Lorient por 4 x 1, lidera com 58 pontos em 26 rodadas e tem três acima do Lyon, que fez 3 x 2 no Brest, e quatro acima do Paris Saint Germain, que sofreu 2 x 0 do Monaco.

Campeonato Português Sporting navegando em mares tranquilíssimos após 20 rodadas pois os 2 x 0 diante do Portimonense deixaram ele dez pontos acima do Porto, que aplicou 2 x 1 no Marítimo.

Copa SheBelieves O Brasil perdeu para as anfitriãs dos EUA por 2 x 0.

Curtinhas Esportivas

Não aumente seu gigantismo já grandioso, Romário Entrevistado pelo "Esporte Espetacular" da Globo, disse que ele e Bebeto formaram a maior dupla de uma seleção no futebol mundial em todos os tempos. Sim, foram gigantes mesmo, agradecerei para sempre por 1994. Mas Pelé e Garrincha jogavam bocha ou dardos, por acaso?

Roger Machado no Fluminense A partir da semana que vem, será ele o novo treinador do time, no qual é histórico por autor que é do gol do título da Copa do Brasil de 2007, no 1 x 0 diante do Figueirense.

Nacho Fernández no Atlético Mineiro Contratado por três temporadas o meia-atacante do River Plate.

Luto no futebol: a Covid vitimou Florindo e Heider O primeiro foi zagueiro do Internacional na década de 1950, na era "Rolo Compressor", tinha 91 anos e já sofria de Alzheimer. Já o segundo foi atacante de Remo, Paysandu, Sport, Náutico, Flamengo, Vitória, Bahia, Internacional, Cruzeiro e Fortaleza, e tinha 61 anos.

Racismo contra Michel Bastos O ex-futebolista foi chamado de entregador num supermercado de Alphaville, região chicona de São Paulo, só porque é negro. O estúpido pensou isso só por causa da sua cor. Gente podre, nojenta, maldita e desgraçada quem ainda diferencia essas e aquelas pessoas pela cor da pele. Escória!!!

Libertadores Feminina Sorteados os grupos do torneio, marcado para de 5 a 21 de março na Argentina: A com Corinthians, El Nacional, Universitario do Peru e América de Cáli; B com Avaí/Kindermann, Boca Juniors, Santiago Morning e Trópico da Bolívia; C com River Plate, Independiente Santa Fe, Sol de América e Atlético da Venezuela; e D com Ferroviária, Peñarol, Universidad de Chile e Libertad/Limpeño.

Tiger Woods escapou de um acidentaço Foi horrível o acidente de carro sofrido pela lenda do golfe, mas graças a Deus as informações são de apenas - na proporção do temor geral inicial - muitas fraturas nas pernas.

Tony Kanaan correrá na Stock Car Mas o piloto continuará na Fórmula Indy, só que apenas em ovais.

Bjorn Borg aqui em Porto Alegre O histórico tenista vencedor de onze Grand Slams entre Wimbledon e Roland Garros veio acompanhar o filho Leo, que disputou a Copa Brasil Juniors na Associação Leopoldina Juvenil.

Minas campeão no futsal Venceu a Taça Brasil por 4 x 2 diante do Foz Cataratas na finalíssima.

Esquiva Falcão ganhou mais uma O lutador segue invicto profissionalmente após nocautear Arthur Akavov.

Sintonia PB


Mais uma rádio deixou o dial do Rio de Janeiro A Mood FM não está mais em 104,5 e ficou apenas na web.

Domingos Meirelles saiu da Record Sei pelo Sandro Nascimento no NaTelinha que ele foi dispensado após sete anos, não sendo renovado seu contrato. Por muitos anos ele fez o "Repórter Record Investigação".

Mariana Godoy no "Fala Brasil" é segunda que vem É ali que acontecerá a estreia dela na apresentação do jornal matinal da Record, até depois de amanhã, aí sim, ainda feito pela Salcy Lima.

Força, Fabian Londero!!! O apresentador do "NSC Notícias", na afiliada da Globo SC, está com coronavírus. Enquanto ele está ausente, a apresentação do jornal noturno tem sido de Marina Dalcastagne.

Globo homenageou a Folha de S.Paulo Sexta passada, uma longa reportagem do "Jornal Nacional" destacou os 100 anos do jornal. "Raridade rara", pra não dizer mesmo inédito, tal espaço para um veículo não seu.

"Profissão Repórter" voltou ao ar Mas pouquíssimos assistiram, já que a temporada inédita estreada ontem em fato foi ao ar já no começo de hoje, à 0h40. Não tinha um horário menos ruim, não, Globo?

Geraldo Luís com Covid-19 Algo previsível, considerando-se a quantidade de gente reunida no estúdio do "A Noite é Nossa", inclusive com plateia em número bem razoável, uma irresponsabilidade da Record. O programa desta quarta-feira será apresentado por Luiz Bacci, do "Cidade Alerta" e que já foi infectado pela doença.

Luto na dramaturgia: morreu Niama Machado Sábado passado, perdemos a atriz de 82 anos, que ficou conhecida da série "Pé na Cova", onde fazia a Bá, que tinha como bordão um grito de "piranha!".

Fox acabou, Star está no ar Desde segunda-feira, os canais da Fox mudaram de nome para Star - com exceção do FX. Consequência direta do fato de agora serem propriedade não mais da Fox e sim da Disney.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor.

As desta segunda, 22 de fevereiro, foram estas:

*100 anos do nascimento de Giulietta Masina, falecida em 1994 e atriz de filmes como "A Estrada da Vida" e "Noites de Cabiria".

*70 anos de Ellen Greene, atriz de filmes como "A Pequena Loja dos Horrores".

*55 anos ao triplicado: de Gonçalves, ex-futebolista campeão por Flamengo (Copa União de 1987), Botafogo (Cariocas de 1990 e 1997, Brasileiro de 1995 e RJ/SP de 1998), Tecos (Mexicano de 1994) e Brasil (Copas América e das Confederações de 1997); de Luca Marchegiani, ex-futebolista campeão por Torino (uma Copa da UEFA e uma Copa da Itália) e Lazio (uma Recopa Europeia, uma Supercopa da Europa, um Italiano, duas Copas da Itália e duas Supercopas da Itália); e de Rachel Dratch, atriz do humorístico "Saturday Night Live".

*50 anos de Patrícia Comunello, jornalista do Jornal do Comércio de Porto Alegre.

*45 anos da morte de Florence Ballard, cantora nascida em 1943 e fundadora das Supremes.

*40 anos de Dênis Marques, ex-futebolista campeão por Athletico (Paranaense de 2005), Flamengo (Brasileiro de 2009) e Santa Cruz (Brasileiro Série C de 2013 e Pernambucanos de 2012 e 2013).

*35 anos ao triplicado: de Enzo Pérez, futebolista do River Plate (uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa e uma Supercopa da Argentina) e campeão por Estudiantes (uma Libertadores e um Argentino) e Benfica (dois Portugueses, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga de Portugal e uma Supertaça de Portugal); de Rajon Rondo, basquetebolista do Atlanta Hawks e campeão da NBA por Boston Celtics em 2008 e Los Angeles Lakers no ano passado; e de Josh Helman, ator que fez William Stryker em dois filmes da franquia "X-Men".

*5 anos do "Bastidores do Poder", programa jornalístico da Rádio Bandeirantes de São Paulo (que, aliás, ficará menor a partir da próxima segunda, somente das 17h às 18h).

As desta terça, 23 de fevereiro, foram estas:

*70 anos de Patricia Richardson, atriz que fez a Jill Taylor na série "Gente Pra Frente" de 1991 até 1999.

*65 anos do nascimento de Rosaly Papadopol, falecida no ano passado e atriz de novelas como "A Vida da Gente", que a Globo reprisará em alguns dias.

*55 anos de Alexandre Borges, ator de novelas da Globo como "Laços de Família", "Caminho das Índias", "Ti-Ti-Ti" e "Haja Coração".

*25 anos da estreia de "Sem Limites", filme dirigido por Danny Boyle e estrelado por Ewan McGregor.

Bela do Dia: Natália Guitler

Natália Guitler, jogadora de futevôlei. Nas praias do Rio de Janeiro, não há quem bata um bolão tal como ela, que no próximo domingo pintará na tela da Globo no evento "Reis do Drible".

As desta quarta, 24 de fevereiro, são estas:

*100 anos do nascimento de Abe Vigoda, falecido em 2016 e ator de filmes como "O Poderoso Chefão" e "Olha Quem Está Falando".

*85 anos de Tony Campelo, cantor que fez sucesso na Jovem Guarda com a irmã Celly Campello.

*70 anos de Debra Jo Rupp, atriz que fez a Kitty Forman na série "De Volta aos Anos 70".

*55 anos ao dobrado: de Corinthians 5 x 4 Portuguesa, partida do Torneio RJ/SP que ajudou a firmar de vez "Timão" como apelido dos corintianos; e de Billy Zane, ator de filmes como "Fantasma" e "Titanic".

*50 anos de Pedro de la Rosa, ex-piloto de Fórmula 1.

*45 anos do nascimento de Marco Campos, piloto falecido em 1995 em acidente na Fórmula 3.

*40 anos ao dobrado: de Baloy, ex-futebolista campeão paranaense de 2005 pelo Athletico do Paranaense e autor em 2018 do primeiro gol do seu Panamá em Copas do Mundo; e de Lleyton Hewitt, tenista campeão do Aberto dos EUA em 2000.

*35 anos de Thiago Ribeiro, futebolista da Chapecoense (campeão da última Série B) e antes por São Paulo (Mundial de 2005 e Brasileiro de 2006), Cruzeiro (Mineiros de 2009 e 2011), Santos (Paulista de 2015), Atlético (Mineiro de 2016) e Bragantino (Série B de 2019).

*15 anos ao dobrado: da morte de Cléa Simões, nascida em 1927 e atriz de novelas como "Deus nos Acuda" e "Fera Ferida" na Globo; da morte de Dennis Weaver, nascido em 1924 e ator de filmes como "Encurralado"; e de Don Knotts, nascido em 1924 e ator de filmes como "Deu a Louca no Mundo" e "O Fusca Enamorado".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 248 mil dos mais de 10 milhões e 200 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.