Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 20 de fevereiro de 2021
São Paulo está fora da briga pelo título



Falatório mínimo porque esse Choque Rei foi mínimo de qualidade, altamente medonho, dos piores que já assisti - e o que já vi de clássicos bons com "BO" maiúsculo entre São Paulo e Palmeiras foi desse de ontem ser digno de um boletim de ocorrência por maus tratos com a bola. Bom, os tricolores saíram na frente de pênalti com Luciano e parecia que voltariam com tudo à briga pelo caneco, mas Rony deu sorte do desvio no Luan tirar Tiago Volpi do lance para o empate aos 48 do segundo, determinando que só mesmo Inter e Flamengo lutem pela taça - lance, aliás, iniciado pela rapidíssima reposição de bola do Abel Ferreira após saída pela lateral e cobrança rápida de falta.

O 1 x 1 fez o Palmeiras acabar a temporada de 2020 com quatro vitórias, seis empates e duas derrotas nos clássicos contra os três arqui-rivais de SP, além de cortar o barato de todos eles: venceu o Corinthians na final paulista, bateu o Santos na decisão da Libertadores e agora tirou o São Paulo da luta pelo caneco nacional - aliás: são agora 35 torneios em oito anos sem um mísero troféuzinho que fosse para os tricolores do Morumbi, depois da Sul-Americana de 2012 nunca mais outra vez, como diria Sean Connery para Kim Basinger. Vergonha maiúscula. E com isso, aliás, Daniel Alves pela primeira vez depois de 16 temporadas finalizará uma sem vencer um mísero título que fosse.

Finalmente acabaram os asteriscos! Ou será que não?

Apesar de já ter sido ilustrado por A + B = C e todo o restante do alfabeto que por questões do próprio regulamento do Campeonato Brasileiro não é possível anular Vasco x Internacional devido a decisões do campo serem validadas se der problema com o VAR (os próprios dois e os outros 18 clubes deveriam ter previsto alguma porcaria do tipo lá no começo para colocar algo diferente na regra, mas em algo ruim assim ninguém pensa - aliás: ninguém de ninguém, seja Vasco, seja Inter ou seja o Vila Xurupita, pensa em outra coisa que não nos próprios interesses), o STJD determinou uma intimação urgente da CBF para juntar vídeos e áudios da partida de domingo passado. Hmmm...

Bom, considerando-se efetivamente todos iguais, eis a classificação: em 1º, Internacional com 69; em 2º, Flamengo com 68; em 3º, São Paulo com 63; em 4º, Atlético Mineiro com 62; em 5º, Fluminense com 60; em 6º, Palmeiras com 57; em 7º, Grêmio com 56; em 8º, Santos com 53; em 9º, Athletico Paranaense; em 10º, Corinthians e Red Bull Bragantino com 49; em 12º, Ceará e Atlético Goianiense com 46; em 14º, Sport com 42; em 15º, Fortaleza com 41; em 16º, Bahia com 38; em 17º, Vasco com 37; em 18º, Goiás com 36; em 19º, Coritiba com 31; e em 20º, Botafogo com 24.

A penúltima rodada começará hoje e terá Coritiba x Ceará às 18h30 e Fortaleza x Bahia às 21h. O clássico tricolor foi mantido para a noite mesmo com toque de recolher no estado do CE para tentativa de freada do avanço da Covid entre 22h e 5h. Amanhã, teremos às 16h Sport x Atlético Mineiro e Corinthians x Vasco, no qual os cruzmaltinos tentarão voltar a derrotar os corintianos depois de 17 partidas após os 2 x 0 de 2010 em casa.

Mas sobretudo e especialmente, claro, tem Flamengo x Internacional, que ganhou como elemento extra a doação de R$ 1 milhão ao Colorado pelo empresário do agronegócio Elusmar Maggi (valor da multa a ser paga ao Mengão para uso de Rodinei) - jogo este cuja vitória fará dos gaúchos campeões nacionais depois de 41 anos, além de conquistar seu primeiro título não-estadual fora do Beira-Rio (exceção óbvia ao Mundial por neutro o campo).

Ainda neste domingo, o fim de tarde apresenta Santos x Fluminense e Grêmio x Athletico Paranaense, este duelo com Paulo Autuori ausente pois está com coronavírus e já em isolamento. A noturna dominical será Goiás x Bragantino, enquanto na segunda-feira vamos de Palmeiras x Atlético Goianiense e Botafogo x São Paulo, no qual agora não adianta mais para fins de título os tricolores tentarem vencer, mas sim para confirmar os grupos da Libertadores - aliás: Fogão, que anunciou como novo técnico Marcelo Chamusca. Cuidemos quanto tempo ficará.

Os destaques de amanhã

Copa Verde Brasiliense e Remo começam a definir qual deles será o campeão inédito.

Recopa Catarinense Temporada estadual aberta pelo embate entre a campeã da Bêzona nacional Chapecoense, vencedora do campeonato, e o Joinville, ganhador da copa.

Curtinhas Esportivas

Francisco Novelletto sendo Francisco Novelletto Bocaço dele (só mais um, quem o acompanha mais seguidamente sabe que tem outros dessa linha) em entrevista ao Alexandre Praetzel e ao Vinícius Bueno na Rádio Bandeirantes: "Quem mandou querer ganhar tudo? Vê se o presidente do Palmeiras abre mão. Ele não é obrigado a jogar, mas quer ganhar. Pode abrir mão, não é obrigado. Quer fazer caixa, ganhar prêmio da CBF, de quem patrocina os campeonatos. Pagaram R$ 90 milhões para a Copa do Brasil. Na Libertadores, 20 milhões de dólares. É tudo assim e eles não são obrigados. Quem mandou ganhar? Ganha só metade, para não ter problema." É ou não é um amontoado de besteiras estupidamente idiotas? Bom, desse senhor eu nunca gostei, nunca mesmo. Federação Gaúcha o que sofreu no seu comando... Mas sempre tem quem apoie figuras dessa laia, lamentavelmente.

A super máquina do Casillas Literalmente, porque o ex-goleiro comprou uma réplica fidelíssima nada mais e nada menos sabem de qual caranga? "Só" do K.I.T.T., a "Super Máquina" da icônica série estrelada por David Hasselhoff e aqui famosa por Record e SBT nos anos 80, da qual lembrei nesta coluna na semana passada por causa dos 90 anos do dublador do veículo, Isaac Bardavid. Só por isso, já subiu centenas de degraus no meu conceito.

Amanhã tem final masculina no Aberto da Austrália De um lado tem Danill Medvedev, que iguala seu melhor desempenho em Grand Slams, finalista que foi nos EUA em 2019 - e especificamente na Austrália tinha chegado no máximo na quarta rodada nos dois últimos anos. Do outro lado está Novak Djokovic, que tentará o nono troféu deste campeonato e o terceiro consecutivo (tem ainda um Roland Garros, cinco Wimbledons e três EUA).



Naomi Osaka campeã na Austrália pela 2ª vez Com 2 x 0 (6/4 e 6/3) sobre Jennifer Brady, a japonesa chegou ao quarto troféu de Grand Slam com 100% de aproveitamento nas finalíssimas - as outras neste mesmo torneio em 2019 e nos EUA em 2018 e 2020. Só não foi a vitória menos difícil de Naomi pois na primeira conquista, a dos States em 2018 contra Serena Williams, os 2 x 0 vieram com 6/2 e 6/4 ("ah, grande coisa um game a menos..." rs).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

BandNews FM confirmou Felipe Moura Brasil Mais uma que Flávio Ricco bateu de primeira, crédito sempre a quem merece. O ex-Jovem Pan apresentará o "BandNews Rio" das 11h às 12h, ampliado o horário do programa mesmo que na rede a faixa nacional seja retomada às 11h - mas é claro, é óbvio e é evidente que abrirão esta excepcionalidade por causa da estreia do Carlos Andreazza na Rádio CBN, à frente primeiro do nacional "CBN em Foco" às 9h30 ("nacional" até por aí porque muitas afiliadas que já deixam o "Jornal da CBN" neste horário ou até mesmo às 9h eu duvido que alterem suas grades só por causa disso) e depois do "CBN Rio" das 10h às 12h.

Não só regional, mas também nacional Já as filiais e afiliadas da Rede BandNews escutarão Felipe (que, apesar do sobrenome, consta dos autos que nada tenha a ver com o colírio Moura Brasil - não ao menos que eu saiba, eh, eh, eh) no novo "Salve, Salve, BandNews!", das 16h às 17h, em trio com Débora Alfano e Fábio França. Estes dois e mais André Coutinho seguirão das 17h às 18h na segunda edição do "BandNews São Paulo", enquanto o "BandNews em Alta Frequência" terá Coutinho e Gabriela Mayer mais cedo, das 15h às 16h.

Mais um ex-Jovem Pan na BandNews FM Felipe Moura Brasil é o terceiro nome forte que chegará à emissora jornalística do Grupo Bandeirantes após ter se destacado entre os pan-americanos, vindo depois do próprio hoje não mais nela atuante Andreazza e ainda de Reinaldo Azevedo, cujo "O É da Coisa" é uma continuação do "Os Pingos nos Is" iniciado por ele na Pan. Ah: isso que estou falando apenas de apresentadores de destaque nos últimos anos e não também de repórteres da JP há cerca de 20 anos, casos de Luiz Megale e Eduardo Barão.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Cindy Crawford

Cindy Crawford, uma das maiores top models de todos os tempos, que completa 55 anos neste sábado. Conseguem acreditar que, em quase 18 anos deste PB, eu nunca havia trazido ela a esta seção? Já ouvi falar em gente desregulada, mas ninguém me bate. Uma das mulheres mais maravilhosas, deslumbrantes, desejadas, cobiçadas e invejadas do mundo e só agora vem aqui!

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 20 de fevereiro, são estas:

*115 anos do nascimento de Gale Gordon, falecido em 1995 e ator das séries "O Show da Lucy" e "Here's Lucy".

*105 anos do nascimento de Elba de Pádua Lima (Tim), falecido em 1984 e histórico tanto como futebolista quanto como treinador, craque dentro e exímio estrategista fora das quatro linhas, sendo campeão como jogador por Seleção Paulista (Brasileiro de Seleções Estaduais em 1935) e Fluminense (Cariocas de 1937, 1938, 1940 e 1941), enquanto como técnico venceu por Fluminense (Carioca de 1964), San Lorenzo (Metropolitano Argentino de 1968), Vasco (Carioca de 1970) e Coritiba (Paranaenses de 1971 e 1973 e Torneio do Povo de 1973), além de jogar no Brasil que ficou em 3º na Copa do Mundo de 1938 e treinar o Peru que disputou a Copa de 1982.

*70 anos ao dobrado: de Phil Neal, ex-futebolista campeoníssimo pelo Liverpool (Copas dos Campeões da Europa em 1977, 1978, 1981 e 1984, Copa da UEFA em 1976, Supercopa da Europa em 1977, oito Ingleses, quatro Copas da Liga Inglesa e cinco Supercopas da Inglaterra); e de Brenda Blethyn, atriz indicada ao Oscar por "Segredos e Mentiras" e "Laura, a Voz de uma Estrela".

*50 anos de Litmanen, ex-futebolista campeão por Finlândia (Nórdico 2001), MyPa (uma Copa da Finlândia), HJK (um Finlandês e uma Copa da Finlândia), Liverpool (Copa da UEFA, Supercopa da Europa, Copa da Liga, Copa e Supercopa da Inglaterra tudo em 2001) e especialmente Ajax (Intercontinental, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa em 1995, cinco Holandeses, três Copas da Holanda e três Supercopas da Holanda).

*40 anos ao dobrado: da estreia de Maradona no Boca Juniors, marcando um gol na derrota por 3 x 2 para o Argentinos Juniors em amistoso; e do casamento de Senor Abravanel e Íris Pássaro, mais conhecidos por Silvio Santos e Íris Abravanel.

*30 anos de Patrícia Porciúncula, apresentadora do "Jornal do Almoço" na RBS TV de Pelotas.

*15 anos do Sampaio Corrêa de Saquarema, campeão da terceirona do RJ em 2009.

Clipe do Dia: J. Geils

O guitarrista e líder da The J. Geils Band nasceu há 75 anos completados hoje e nos deixou em 2017. Embalado pelo vocal de Peter Wolf, a banda trouxe em 1981 seus principais temas: "Freeze Frame" e a aí curtida "Centerfold".



Clipe do Dia: Eduardo Souto Neto

O maestro celebra 70 anos neste sábado. Ex-diretor musical das TVs Globo e Manchete, trabalhou como arranjador e/ou pianista em diversos álbuns de grandes artistas da MPB. É co-autor do clássico tema do Rock in Rio, em parceria com Nelson Wellington. Mas falar dele é falar especialmente do "Tema da Vitória", criado em 1981 e gravado no mesmo ano pelo Roupa Nova para ser inicialmente a música do ganhador do Grande Prêmio do Brasil - tanto que chegou a tocar para Alain Prost numa vitória em Jacarepaguá. Somente depois o Plim-Plim acabou por defini-lo como canção exclusivamente dos triunfos dos pilotos brasileiros em quaisquer corridas de Fórmula 1, marcada por triunfos de Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Felipe Massa, mas eternizada para Ayrton Senna.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 245 mil dos quase 10 milhões e 100 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.