Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 26 de janeiro de 2021
Derrota deixou a Chape dois gols atrás do América

Sim, damas e cavalheiros: dois gols pró estão deixando o América Mineiro na frente da Chapecoense neste momento pelo título da Série B. Os 2 x 0 surpreendentes do Operário - surpreendentes por agora o Fantasma apenas cumprir formalidade depois daquele empate com o Cruzeiro - fazem com que Coelho e Verdão do Oeste estejam iguais em 70 pontos, iguais em 19 vitórias e iguais em 19 de saldo, com os gols pró fazendo a diferença: 41 a 39. Os mineiros têm 12 rodadas de invencibilidade, das quais sete vencidas, mas empataram as quatro últimas. Já os catarinenses venceram apenas três das últimas nove apresentações, quatro delas empatadas e duas perdidas.

Sexta-feira, o América receberá o Avaí, que tentará o milagre do acesso contra Juventude e CSA, e a Chapecoense receberá o Confiança, já pensando na próxima temporada. Será a quinta vez que a Bêzona de pontos corridos terá seu campeão definido na última rodada, reprisando a de 2017 (o América fez 1 x 0 no CRB e ficou dois pontos na frente do Internacional, que ganhou do Guarani por 2 x 0), a de 2014 (o Joinville tomou 1 x 0 do Oeste e ficou um ponto acima da Ponte Preta pois ela ficou no 1 x 1 com o Náutico), a de 2012 (o Goiás conseguiu abrir cinco pontos ao ganhar do Joinville e dar empate do Criciúma com o Avaí) e a de 2007 (o Coritiba empatou e revirou depois dos 40 do segundo para 3 x 2 sobre o Santa Cruz para livrar dois pontos pro Ipatinga, que fizera 5 x 2 no Paulista).

Esta noite, a questão do rebaixamento poderá ser resolvida 100%. Tem o Paraná visitando o Oeste, querendo ir dos 36 aos mesmos 39 pontos do Figueirense. Acontece que o Vitória tem 42 pontos e receberá o Botafogo de Ribeirão Preto logo na sequência. E basta um empate baiano para escapar do descenso e rebaixar paranaenses e catarinenses numa só tacada. Portanto, Paranito (desde que fazendo o seu) e Figueira serão mais Botinha do que nunca.

Bragantino engatou a quinta marcha

Os 2 x 0 sobre o Corinthians, assinados no primeiro tempo e que representaram a primeira vitória do clube na hoje NeoQuímica Arena e a primeira como visitante desde os também 2 x 0 de 2014 no Pacaembu, deram ao Massa Bruta sua quinta rodada seguida de invencibilidade e a terceira vitória consecutiva. Claudinho, que fechou a conta pouco antes do intervalo, marcou seis gols nas últimas cinco partidas e empatou com o santista Marinho e o colorado Thiago Galhardo na artilharia com 16 tentos. O Coringão agora tem duas derrotas nas últimas três rodadas.

Finalizada a 32ª rodada e antes dos atrasados Palmeiras x Vasco (1ª) e Atlético Mineiro x Santos (28ª) desta noite, vamos à última classificação do Campeonato Brasileiro com asteriscos - espero que seja a última assim, rs: em 1º, Internacional com 62; em 2º, São Paulo com 58; em 3º, Flamengo* com 55; em 4º, Atlético Mineiro* com 54; em 5º, Palmeiras* e Grêmio* com 51; em 7º, Fluminense com 50; em 8º, Ceará, Santos* e Corinthians* com 45; em 11º, Red Bull Bragantino com 44; em 12º, Athletico Paranaense e Atlético Goianiense com 42; em 14º, Sport, Vasco* e Fortaleza com 35; em 17º, Bahia* com 32; em 18º, Goiás com 29; em 19º, Coritiba com 27; e em 20º, Botafogo com 23

Os destaques de ontem e de hoje

Copa Verde Dois clubes das Séries A e B jogarão pelas oitavas-de-final. O Atlético Goianiense atropelou o Sinop por 5 x 1 e o Cuiabá eliminou a Aparecidense por 2 x 1.

Copa do Nordeste Envolvido na luta pelo retorno à Série A na próxima sexta, o CSA tentará se garantir hoje nos grupos da competição regional ao receber o Moto Club depois do 0 x 0 na ida.

Campeonato Português A 15ª rodada teve o Porto indo aos 35 pontos ao ganhar do Farense por 1 x 0 e o Benfica indo aos 33 no 1 x 1 com o Nacional. Lidera o Sporting, 36 pontos e um jogo a menos.

Curtinhas Esportivas

Grêmio desfalcado de Geromel Uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo tira ele dos jogos das próximas seis a oito semanas, possivelmente resultando em ausência da final da Copa do Brasil - o "possivelmente" é porque, se o Palmeiras for campeão, terá que ir pro Mundial no Catar e aí o mata-mata acontecerá apenas em 28 de fevereiro e 7 de março, e pode ser, pode ser, que acabem dando uma forçada na recuperação dele, talvez.

Brasil ganhou na despedida do handebol O Mundial acabou para eles nos 37 x 17 sobre o Uruguai.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Marco Antônio Sabino de volta à Rádio Bandeirantes Sei pelo Flávio Ricco que, 23 anos após deixá-la, o jornalista está de volta à emissora não como apresentador ou repórter, mas sim como colunista do espaço "Insights", sobre política da cidade e do estado de SP, três vezes por semana no "Bora Brasil", às 13h, a partir da próxima segunda-feira. Além da RB, Sabino também foi apresentador na TV Bandeirantes e no Canal 21.

A saída de Fausto Silva da Globo no fim deste ano A notícia do "guru" Ricco na manhã de ontem virou o Twitter de pernas pro ar, repercussão monstra. Horas mais tarde, a emissora pronunciou-se sobre isso e afirmou que, "diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais", só cabe a ela respeitar e aplaudir a história de 32 anos ali construída. Consta dos autos que ofereceram ao Faustão um programa nas noites de quinta-feira no lugar do "Domingão" a partir de 2022 e ele não topou - no que, convenhamos, errado não está.

Crossovers separados são prejudiciais Por mais que eu ache isso um tremendo barataço quando acontece, em muitos momentos um grande problema de se assistir a franquia "Chicago" separada está nos crossovers que não passam completos e sim só com uma ou outra parte. Nesta semana, pior ainda isso fica para quem vê a Record por passarem duas das três partes de "Infecção", o maior crossover da história das séries. Ontem, passou em "Distrito 21" a conclusão da saga. Na próxima quinta, passará em "Atendimento de Emergência" a parte do meio. Já a parte inicial, só quando estrearem sabe lá Deus quando o oitavo ano de "Heróis Contra o Fogo".

Ainda sobre este assunto O mesmo problema acontece no Universal TV nos repetecos das temporadas anteriores, onde acho que deveriam abrir exceções e mostrar sagas na sequência completa - exemplo: uma sessão diária tem dois episódios de "Chicago P.D.". Se tiver um episódio que inicie ou complete uma saga com "Chicago Fire", esse episódio complementar deveria passar ali, mesmo não sendo da série em si, mas por a ela ligada estar, para que a história em si passasse completa na sequência devida. No caso da TV aberta, a coisa degringola porque as séries do Dick Wolf estão divididas entre várias emissoras, não sendo todas de um só canal igual é no Universal. Há interações de "Chicago" com "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais", que quem exibe é a Bandeirantes. No fim da última temporada, teve interação com "FBI", que pertence à Globo. Como cantaria Kátia: não está sendo fácil...

Por falar na UVE... Começa hoje a 22ª temporada da derivada mais campeoníssima da série original de 1990, com Mariska Hargitay mantendo-se na linha de frente como Olivia Benson, por ela feita desde 1999. Temporada que terá a questão racial muito forte na trama. Exibição às 22h através do Universal TV.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As desta terça, 26 de janeiro, são estas:

Bela do Dia: Dalva Bavaresco

Dalva Bavaresco, apresentadora da TVE do Rio Grande do Sul. Uma dama sete vezes mais lindona é a noticiarista do eterno canal 7.

*475 anos da cidade de Santos, no litoral de SP.

*80 anos de Scott Glenn, ator de filmes como "O Silêncio dos Inocentes" e "A Caçada ao Outubro Vermelho".

*60 anos de Wayne Gretzky, para muitos o maior jogador de hóquei da história, tetracampeão da Copa Stanley pelo Edmonton Oilers e que teve a camisa 99 aposentada por todos os times da NHL, da qual foi o melhor atleta da temporada por oito temporadas.

*50 anos de Nélio, ex-futebolista campeão por Flamengo (Copa SP Júnior e Copa do Brasil em 1990, Brasileiro em 1992 e Cariocas em 1991 e 1996), Atlético Paranaense (estadual em 1998) e Atlético Mineiro (estadual em 1999).

*35 anos ao dobrado: do Fluminense campeão da Copa SP de Juniores com 2 x 0 sobre a Ponte Preta; e de Thiago Pereira, nadador medalha de prata nos 400 medley nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e campeão mundial dos 200 medley em piscina curta em 2004, além de maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos com 23 medalhas (15 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).

*30 anos ao triplicado: da Portuguesa campeã da Copa SP de Juniores com 4 x 0 sobre o Grêmio (destacando-se Dener naquela rubro-verde de 9 vitórias, 32 gols marcados e 7 gols sofridos); de Alex Sandro, futebolista da Juventus (campeão italiano de 2016 até 2020, da Copa da Itália de 2016 até 2018 e da Supercopa da Itália em 2018 e 2020) e antes vencedor por Atlético Paranaense (estadual em 2009), Santos (Copa do Brasil em 2010, Libertadores em 2011 e paulista nos dois anos), Porto (português em 2012 e 2013) e Brasil (sul-americano e mundial de juniores em 2011 e da Copa América em 2019); e do último dia de shows da segunda edição do Rock in Rio.

*10 anos da morte de John Herbert, ator nascido em 1929 e que fez mais de quatro décadas de novelas, sendo revisto atualmente em "A Viagem" no Viva e atuante por último em "Três Irmãs", além de ter participado de dezenas de filmes.

*5 anos da morte de Abe Vigoda, nascido em 1921 e ator de filmes como "O Poderoso Chefão" e "Olha Quem Está Falando".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 218 mil dos quase 8 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.