Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 25 de janeiro de 2021
Inter quebrou o jejum e ficou mais líder ainda



Antes de mais nada, para depois prosseguir a conversa: os dois pênaltis do finalzinho do Grenal aconteceram, só que o cometido no Ferreira não foi marcado (e deveria ter sido) e o feito pelo Kannemann com o toque primeiro no braço e depois na perna foi assinalado (como deveria mesmo ter sido). Se há um ponto de discussão na arbitragem do Luiz Flávio de Oliveira, não é o pênalti dado para o Internacional e sim o não dado para o Grêmio. Isto posto, meu nobre (Momento Abrilino Fernandes Gomes), prossigamos porque o tema é amplo demais para ficar limitado simplesmente a isso - digo isso tendo sido do Colorado a vitória e diria o mesmo se desse Tricolor ou empate.

Acabei pegando o Grenal basicamente a partir dos 30 do segundo - e peguei justamente o período de maior ação, que teve Jean Pyerre abrindo o placar para o Grêmio, Abel Hernández empatando para o Internacional e Edenílson, que fizera o gol da até então última vitória em clássicos no longínquo, distante e ainda não pandêmico 2018, assinando o 2 x 1 que não só fez os vermelhos voltarem a ganhar dos azuis depois de 11 partidas, como resultou em liderança maior ainda do que já ficara na última semana graças aos resultados paralelos, todos desfavoráveis da concorrência. Abel Braga cessou outra longa escrita em clássicos, tal qual a de 12 jogos no "Grenal do Século" em 1989.

Com oito vitórias consecutivas, o Inter igualou a maior série de vitórias dos pontos corridos, já obtida pelo Flamengo em 2019 e duas vezes pelo Cruzeiro em 2003. São 10 rodadas de invencibilidade e, no cômputo geral, nove vitórias seguidas contando a do tempo normal contra o Boca Juniors pela Libertadores, marca não obtida desde 2014. O Grêmio do Renato Portaluppi não perdia havia 17 rodadas, mas apenas nove foram vencidas. São agora quatro jogos sem vitória, embora somente esse perdido, com duas vitórias nas últimas oito rodadas. As reclamações do Renato não escondem o maior dos fatos: o excesso de empates ferrou o Tricolor neste Brasileirão. Fogo amigo.



A rodada começou boa para o Colorado ainda no sábado, quando o São Paulo ficou no 1 x 1 com o Coritiba, cujo tento foi do Sarrafiore, que foi a ele emprestado pelo Internacional. São cinco partidas sem vitória tricolor e míseros dois pontos obtidos nestes 15, abalo à parte pelo criminoso ato da emboscada no caminho do time até o Morumbi, que condenei na coluna de ontem e que teve até explosivos desarmados pela polícia - bandidos assim precisam ser removidos do convívio com a sociedade. Já o Coxa não perde há quatro rodadas, mas só venceu uma.



Depois, o Atlético Mineiro chegou a ter três gols de desvantagem e diminuiu para 3 x 2 a vitória do Vasco, marcada por um gol espetacular fechado pelo Cano e que contou com 14 passes de oito cruzmaltinos desde o campo defensivo até a finalização na entrada da área, destacando-se Benítez. O Galo não perdia havia quatro rodadas e agora tem apenas duas vitórias nas cinco últimas, enquanto o Vasco tem quatro jogos sem derrota, dois deles faturados.



Ontem, ao mesmo tempo do Grenal, o Flamengo tomou 2 x 1 do Athletico Paranaense, que não vencia havia três rodadas e que agora só perdeu uma das sete últimas, das quais quatro triunfantes. Os rubro-negros cariocas voltaram a perder depois de duas vitórias consecutivas e agora não empatam há cinco jogos, perdendo três deles. Com isso, o Mengão já não depende mais exclusivamente das próprias forças para chegar ao troféu.



No mesmo horário, o Palmeiras visitou o Ceará, que livrou dois tentos de frente e, mesmo sendo vazado, assegurou o 2 x 1 que lhe rendeu a terceira vitória nas últimas quarto rodadas e a invencibilidade como mandante neste duelo há nove realizações desde 1997, aqueles 5 x 2 pela Copa do Brasil. O Verdão tem no geral apenas uma vitória nas últimas cinco pelejas, das quais três perdidas, e somente no Brasileirão tem duas derrotas consecutivas que botam a perder o efeito positivo das quatro anteriores invictas, das quais três perdidas. Perdeu força para fins de título.



Os dois finalistas da Libertadores foram derrotados neste domingo, porque o Santos até marcou duas vezes, mas o Goiás reagiu brilhantemente com direito a dois gols em menos de dois minutos e uma pinturaça do Rafael Moura por cobertura, que lembrou aquele golaço do Ronaldo Nazário pelo Corinthians na final paulista de 2009, não só por ser na mesma Vila Belmiro, mas por ser na mesma baliza. A diminuída veio, 4 x 3 totais, mas foi uma vitoriaça esmeraldina depois de três derrotas seguidas, sendo agora sete rodadas sem empate com três delas vencidas. O Peixe perdeu duas seguidas e agora só tem duas vitórias nas últimas oito rodadas, metade delas perdida.



Em duelo direto contra o rebaixamento, o Sport marcou cinco vezes para duas valerem e consumar 2 x 0 sobre o Bahia, destacando-se Thiago Neves, que marcou em todas as últimas quatro vitórias rubro-negras na Ilha do Retiro e ontem anotou uma baita bicicleta. O Leão voltou a vencer depois de três derrotas seguidas e não empata há seis jogos, ganhando dois deles. Já o Esquadrão de Aço venceu apenas uma das últimas 12 atuações gerais, nove delas perdidas, e especificamente na primeira divisão faturou uma das últimas 10 rodadas, oito delas perdidas.



Para esquentar mais ainda a treta, o Fortaleza tomou 2 x 0 do Atlético Goianiense, que antes destas duas vitórias seguidas tinha quatro rodadas sem vitória, mas que agora só perdeu uma das cinco últimas. Vida danada dos tricolores com um mísero sucesso nas últimas 10 rodadas, metade delas perdida. Flerte forte com a Bêzona.



Bêzona, na qual não consigo mais duvidar que nela quem estará neste ano será o Botafogo, que tomou 2 x 0 do Fluminense num clássico Vovô horrorosérrimo. Diego Cavalieri teve uma noite desastrosa, tomando cocoricó no tento do Lucca e derrubando Wellington Silva no pênalti do último lance - aliás: outra vez o Fogão perdendo um clássico às 20h30 de um domingo, em São Januário, tomando gol de pênalti na jogada derradeira e na mesma baliza. Ah, as coincidências... Sexta derrota seguida e uma vitória nas últimas 17 rodadas, das quais 14 perdidas (sete consecutivas em série anterior). Os tricolores só perderam uma das últimas cinco apresentações e ganharam três delas.

Corinthians x Red Bull Bragantino terminará hoje a 32ª rodada, cuja disputa entre os seis primeiros mostra isso (*jogo a menos): em 1º, Internacional com 62; em 2º, São Paulo com 58; em 3º, Flamengo* com 55; em 4º, Atlético Mineiro* com 54; e em 5º, Palmeiras* e Grêmio* com 51. As próximas partidas envolvendo eles são estas: amanhã, Palmeiras x Vasco e Atlético Mineiro x Santos; na quinta, Grêmio x Flamengo; no próximo domingo, Inter x Bragantino, Atlético Goianiense x São Paulo, Atlético Mineiro x Fortaleza e Coritiba x Grêmio; e na segunda, Sport x Flamengo.

Na zona de baixo, a parada está assim (*jogo a menos): em 14º, Sport, Vasco* e Fortaleza com 35; em 17º, Bahia* com 32; em 18º, Goiás com 29; em 19º, Coritiba com 27; e em 20º, Botafogo com 23. Os próximos envolvendo esse pessoal: amanhã, Palmeiras x Vasco; na quinta, Bahia x Corinthians; no próximo domingo, Vasco x Bahia, Coritiba x Grêmio, Atlético Mineiro x Fortaleza e Fluminense x Goiás; e na segunda, Sport x Flamengo. Resta saber quando será Palmeiras x Botafogo. Se o Verdão perder a Libertadores, acontecerá na terça-feira da semana que vem. Se ele ganhar o torneio, não sei se daqui a pouco não adiam outra vez por causa da ida ao Catar pro Mundial de Clubes.

Náutico permanecido na Série B



O 0 x 0 com o Cruzeiro - que pela vez última teve Luiz Felipe Scolari, saído hoje após nove vitórias, oito empates e quatro derrotas, e que pela vez primeira em 922 partidas e 15 anos teve Fábio expulso, ainda aos 9 da primeira etapa - assegurou o Timbu na primeira divisão. Não precisou nem ser quebrada a escrita que citei na coluna de anteontem, agora de 16 partidas sem jamais derrotar os azuis fora de casa (13 derrotadas). No fim das contas, os dois treinadores cumpriram seus objetivos de livrar do descenso, tanto Hélio dos Anjos quanto Felipão. Restam dois descensos entre Vitória com 42, Figueirense com 39 e Paraná com 36. Baianos e tricolores pegarão amanhã, respectivamente, Botafogo de Ribeirão Preto e Oeste. Ontem ainda, só cumprindo carnê, a Ponte Preta fez 3 x 1 no CRB.



Se a Macaca venceu, o Guarani perdeu e completou seis jogos sem vitória ao tomar 2 x 1 do Avaí aos 51 do segundo, gol que manteve os catarinenses na disputa pelo último acesso. Sexta-feira, precisará vencer o América Mineiro e torcer por derrota do Juventude para o próprio Bugre e por no máximo empate do CSA com o já citado Timbu. Neste caso, os três teriam 58 pontos e os avaianos teriam 17 vitórias contra 16 dos outros. O que complica sua vida é que, enquanto Náutico e Guarani "jogarão por laranjas", o Coelho ainda quer o título da Bêzona depois do 0 x 0 com o Confiança que lhe deixou com os mesmos 70 pontos da ainda líder Chapecoense, que hoje visitará o Operário.

Os destaques de anteontem e ontem



Brasileirão Série C Vila Nova praticamente campeão após tocar 1, 2, 3, 4, 5 x 1 no Remo, de virada. Vantagem igual uma finalíssima da Terceirona teve apenas na sua primeira edição em 1981, quando o Olaria tocou 4 x 0 no Santo Amaro de Pernambuco, que na volta o máximo que obteve foi um 1 x 0 insuficientérrimo.

Brasileirão Série D Mirassol e Floresta decidirão a competição. O Mirassol confirmou a larga vantagem da ida sobre o Altos com 1 x 0 agora e 5 x 0 totais, enquanto o Floresta fez 2 x 0 agora e 3 x 1 totais no Novorizontino.



Brasileirão Sub-20 Atlético Mineiro campeão pela primeira vez mesmo tomando 1 x 0 do Athletico Paranaense aos 40 do segundo para 2 x 2 totais, mas ganhando nos pênaltis por 5 x 4. Como disse o jornalista Henrique André no Twitter: Gabriel "Delfim" ao sonho do Furacão ao defender a cobrança de Edu - que, como observou o jornalista Henrique Fernandes, era do Cruzeiro e foi negociado recentemente com o rubro-negro.

Brasileirão de Aspirantes O Vila Nova saiu na frente ao marcar 2 x 0 no Ceará pela ida decisiva.

Brasileirão Feminino A2 Com Pia Sundhage batendo ponto em Caçador e uma chuvarada com "CHU" maiúsculo, o Napoli ganhou de virada do Botafogo por 2 x 1 na primeira partida da finalíssima.



Copa Sul-Americana Defensa y Justicia campeão com 3 x 0 sobre o Lanús, tornando-se o sétimo argentino a vencer a competição e garantindo-se na Recopa Sul-Americana contra Santos, adversário de grupo na atual Libertadores, ou Palmeiras. O caminho rumo ao caneco teve entre os eliminados Vasco e Bahia. Foi uma elevação estratosférica de desempenho de uma Sul-A para outra, já que em 2019 a equipe caiu na primeira fase para o Botafogo com duas derrotas. Até esta decisão, o maior título do Defensa tinha sido a terceirona argentina em 1996 e 1997. Primeira conquista como treinador de Hernán Crespo, que faturou como jogador a Libertadores de 1996 pelo River Plate e a Copa da UEFA de 1999 pelo Parma, além de taças por Lazio, Milan, Chelsea e Internazionale.

Campeonato Espanhol Atlético de Madrid líder com 47 pontos e um jogo a menos ao marcar 3 x 1 no Valencia. Com 19 cumpridos, o Real Madrid é o segundo após os 4 x 1 no Alavés. 3º com 37, o Barcelona fez 2 x 0 no Elche.

Campeonato Italiano O Milan tomou uma sapatada da Atalanta por 3 x 0 e permaneceu nos 43 pontos após 19 rodadas, mas a Internazionale não tirou proveito disso ao ficar no 0 x 0 com a Udinese e ir aos 41.

Campeonato Alemão Bayern de Munique mais líder ainda após 18 rodadas. Tocou 4 x 0 no Schalke 04 e foi aos 42 pontos, abrindo sete para o RB Leipzig depois que este sofreu 3 x 2 do Mainz 05.

Campeonato Francês O Lille igualou os 45 pontos do líder Paris Saint Germain ao fazer 1 x 0 no Rennes, enquanto o Lyon segue a persegui-los após encher uma mão de gols com 5 x 0 no Saint-Étienne para 43 pontos.

Copa da Inglaterra Manchester United nas oitavas após abotoar o Liverpool por 3 x 2.

Taça da Liga de Portugal Sporting por Sporting, o campeão foi o de Lisboa com 1 x 0 diante do de Braga.

Luto no Palmas Futebol e Regatas



A tragédia aérea de ontem, que destaquei na coluna do mesmo dia, teve relação com a Covid-19 no tocante a Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari inicialmente estarem infectados e depois testarem negativo, daí ficando aptos para o jogo que aconteceria hoje (e que, evidentemente, foi suspenso) contra o Vila Nova em Goiânia, pela Copa Verde. Como o isolamento acabaria neste domingo, optou-se por transportá-los separadamente, enquanto os demais atletas iriam em voo comercial no fim de tarde. Além dos quatro jogadores, também morreram o piloto Wagner Machado e o dono da aeronave, Lucas Meira, segundo presidente do clube a morrer no exercício do mandato (observação do jornalista Leandro Santiago) - o outro foi Alexandre Alves em 2016. Outra tragédia envolveu em 2010 um ex-dirigente do Palmas, o célebre humorista Arnaud Rodrigues. Força, tricolores palmenses!!!

Curtinhas Esportivas

Brasil eliminado no Mundial de Handebol Os brasileiros jogaram contra a Alemanha já estando fora do torneio - os dois países, em fato. Os alemães ganharam por 31 x 24 e o Brasil se despede hoje contra o Uruguai.

Flamengo campeão da Copa Super 8 Foi com 79 x 71 sobre o São Paulo que veio a segunda conquista em três finais do torneio que reúne os oito melhores do primeiro turno do Novo Basquete Brasil.

Stephen Curry histórico na NBA Mais um pouco do que já era, na verdade. Apesar do Golden State Warriors ter tomado 127 x 108 do Utah Jazz, ele - que marcou 24 pontos - tornou-se o segundo maior acertador de cestas de três da história da competição com 2.562 acertos. Para ultrapassar Ray Allen, precisa de mais 411 acertos.



Temos os finalistas da NFL E pela primeira vez teremos um time da sede jogando o Super Bowl, que neste ano acontecerá em Tampa no próximo dia 7. E lá estará o Tampa Bay Buccaneers do Tom Brady, que derrotou o Green Bay Packers por 31 x 26 na final da Conferência Nacional. O desafiante será o atual campeão Kansas City Chiefs do Patrick Mahomes, que derrotou o Buffalo Bills na decisão da Conferência Americana por 38 x 24.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Acabou a marca Ibope Não é a empresa em si que terminou, importante esclarecer isso. É o nome Ibope que sai de cena depois de 79 anos. Desde 2015, a empresa passou a se chamar Kantar Media Ibope, cabendo ao grupo britânico Kantar a medição de audiência de programas e emissoras de televisão e rádio, enquanto o Ibope em si ficara com as pesquisas políticas e de opinião. Mas não acho que isto signifique o fim efetivo do Ibope porque ele virou sinônimo de audiência, o termo "Ibope" continuará para sempre na boca do povo - para o bem e para o mal.



Bomba: Fausto Silva sairá da Globo no fim do ano Flávio Ricco deu a notícia inicial, depois Lauro Jardim também reforçou a informação e outros portais também estão confirmando isso, que é uma surpresa mais retumbante que o brado. Como imaginar o Plim-Plim sem o "Domingão do Faustão", que em menos de dois meses completará 32 anos no ar? Bom, tempo a emissora terá para pensar o que fará para preencher este espaço. Digo apenas isso por fim: mesmo sendo criançola, cheguei a pegar a época em que o domingo inteiro tinha séries americanas do fim da manhã até o fim da tarde antes de chegarem os Trapalhões às 7 da noite, eh, eh, eh...

Tarjas pretas normais no SBT Ficou tão incomum isso num programa antigo em si que acaba digno de registro - e me refiro às séries "Lassie" (versão anos 80) e "As Aventuras de Rin-Tin-Tin", exibidas nas manhãs de domingo para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e cidades sem grade regional das 9h às 11h. A proporção 4:3 original é respeitada e não há artes estilizadas dos lados para encobrir as tarjas pretas - como tinha no "Chaves", por exemplo, como tem na Bandeirantes com "Floribella" e como não tem na Globo porque ou ela estica o 4:3 para preencher o 16:9 ou aumenta o tamanho do 4:3 para preencher o 16:9 sem "deformar a imagem". Outra rara atração onde o 4:3 é respeitado e não há artes estilizadas no lugar das tarjas pretas é "Pica-Pau" nos domingos da Record SP.



Franquia "Chicago" está de volta A partir desta segunda, o Brasil assistirá pelo Universal TV as novas temporadas de "Med", "Fire" e "P.D.", especialmente essa última prometendo mais ainda por mudanças no tom da trama. Caçula da turma (dentre as permanecidas porque "Justice", convenhamos, "não existiu"), "Atendimento de Emergência" entra no 6º ano e passará às 21h30. Iniciante de tudo lá em 2012, "Heróis Contra o Fogo" começará o 9º ano às 22h20. Já sua primeira derivada, "Distrito 21", arrancará o 8º ano e será exibida às 23h10. Em canal aberto, a Record está mostrando a 7ª temporada de "Chicago P.D." às 23h45 das segundas-feiras e a 5ª temporada de "Chicago Med" no mesmo horário às quintas-feiras. Já "Chicago Fire" teve a 7ª temporada finalizada há poucos meses aos sábados.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As desta segunda, 25 de janeiro, são estas:

Bela do Dia: Jeniffer Nascimento

Jeniffer Nascimento, atriz e cantora. A partir de hoje, revista a ganhadora da 2ª edição do "Popstars" será na Globo como a Solange de "Malhação: Sonhos".

*100 anos do Oeste, hoje em Barueri e que conquistou títulos quando estava ainda em Itápolis, como a Série C do Brasileirão de 2012 e os Paulistas da A2 de 2003 e da A3 de 1992 e 2002.

*90 anos do nascimento de Dean Jones, falecido em 2015 e ator de filmes como "Se Meu Fusca Falasse" e "Beethoven, o Magnífico".

*85 anos do primeiro jogo do agora renomeado São Paulo Futebol Clube, um 3 x 2 amistoso contra a Portuguesa Santista.

*70 anos do nascimento de Steve Prefontaine, corredor que bateu recordes estadounidenses em cinco eventos dos 2.000 até os 10.000 metros rasos e que morreu em 1975, com apenas 24 anos - sua história já foi contada em filmes, inclusive.

*60 anos ao dobrado: de Beth Goulart, atriz no ar em "Gênesis" na Record e que já fez novelas em Tupi, Bandeirantes e diversas na Globo; e de "A Guerra dos Dálmatas", animação clássica da Disney.

*50 anos de Luca Badoer, piloto com mais corridas de Fórmula 1 dentre aqueles que jamais pontuaram nela (58).

*45 anos ao dobrado: da estreia da primeira e até hoje única escuderia brasileira de Fórmula 1, a Fittipaldi-Ford, patrocinada pela cooperativa Copersucar - e que teve Ingo Hoffmann em 11º e o então atual campeão Emerson Fittipaldi em 13º naquele Grande Prêmio do Brasil, que teria Niki Lauda vencendo em São Paulo; e de Mário Haberfeld, piloto que correu na Fórmula Mundial entre 2003 e 2004.

*25 anos do América Mineiro campeão da Copa SP de Juniores em final estadual vencida sobre o Cruzeiro por 2 x 1.

*20 anos do Roma Barueri campeão da Copa SP com 6 x 5 nos pênaltis sobre o São Paulo após 4 x 4 no tempo normal.

*15 anos do América de São José do Rio Preto campeão da Copa SP com 3 x 1 nos pênaltis sobre o Comercial após 0 x 0 no tempo normal.

*10 anos do Flamengo campeão da Copa SP com 2 x 1 sobre o Bahia.

*5 anos ao dobrado: do Flamengo campeão da Copa SP com 4 x 3 nos pênaltis sobre o Corinthians após 2 x 2 no tempo normal; e de "Lucifer", série que já tem 75 episódios em cinco temporadas.

Clipe do Dia: Andy Cox

O guitarrista do Fine Young Cannibals faz 65 anos hoje. Em 1989, ele destacou-se em "She Drives Me Crazy".



Clipe do Dia: Alicia Keys

Esta linda e maravilhosa cantora celebra 40 anos nesta segunda-feira. De 2003, eis "You Don't Know My Name", canção cujo título evidentemente é enganoso pois sim, Alicia, eu conheço o seu nome - e o mundo também.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 217 mil dos mais de 8 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.