Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 23 de janeiro de 2021
Cuiabá na Série A (e lá em cima, Gaúcho sorri)



Desconsidere a derrota por 3 x 1 para o Sampaio Corrêa por nada mais afetar no que está definido, confirmado e sacramentado: o acesso do Dourado com 61 pontos em 3º lugar na Série B, obtido nesta 37ª rodada devido ao 1 x 1 com o Brasil que deixou o CSA com 57 pontos e 5º lugar depois que o Juventude virou na finaleira sobre o Figueirense por 2 x 1 para ir aos 58 pontos na 4ª posição. Tendo completado 19 anos de existência no mês passado, o bicampeão da Copa Verde e nove vezes campeão estadual devolve o Mato Grosso à divisão principal do futebol do Brasil depois de 35 anos, derradeiro representante que tinha sido o Operário de Várzea Grande em 1986. Lá em cima, quem sorri com isso é seu fundador, o saudoso Gaúcho, ex-artilheiro do Flamengo e do Palmeiras.



Agora, os erraços de arbitragem. O Juventude tomou gol do Figueirense aos 39 do segundo em lance onde Renan Luís cruzou uma bola que havia saído muito, mas Pablo Pinheiro validou o lance. Mesmo assim, os gaúchos não se deram por vencidos, empataram aos 42 numa contribuição fanfarrônica do guarda-metas Rodolfo Castro e viraram aos 48 com Rogério. Enquanto isso, o CSA saiu atrás e chegou ao empate com o Xavante, mas um gol legalíssimo de Pedro Júnior não foi validado por dado inventado impedimento de um Cléberson na mesmíssima linha. Mal demais o bandeirinha Luciano Roggenbaum. Era 48 do segundo, tinha mais três minutos, mas assim ficou. É por essas e outras que é muito necessária uma reciclagem absoluta nos árbitros. Despreparos assim botam tudo a perder.

O Juventude tem 58 pontos, 16 vitórias e 9 de saldo, enquanto o CSA soma 57 pontos, 16 vitórias e 13 de saldo. Levando isso em conta, os alagoanos jogam por empate seu contra o Náutico somado a derrota dos gaúchos diante do Guarani na próxima sexta pois empatariam em pontos e vitórias, mas teriam vantagem no saldo. Os paulistas são os adversários hoje de outro que pode entrar nesse rebolo: o Avaí, antes da bola rolar tendo 52 pontos, 15 vitórias e -4 de saldo. Neste caso, se vencesse as duas últimas, chegaria aos 58 pontos e às 17 vitórias, estas respondendo por seu hipotético acesso e que neutralizariam por dispensado o saldo de gols, muito pior que o do CSA.

Também hoje, o América Mineiro visita o Confiança para tentar sonhar com o título na última rodada. 2º com 69 pontos, não pode perder pois isso permitiria aos catarinenses, que têm 70, conquistar o caneco depois de amanhã diante do Operário. Amanhã, o Náutico jogará por um empate com o Cruzeiro para escapar de vez do rebaixamento pois iria aos 43 pontos desta maneira e livraria quatro para o 17º com três por disputar. Isso descomplica a escrita negativa dos pernambucanos, que nunca venceram os mineiros fora de casa em 15 jogos, 13 deles perdidos. Também amanhã e para mero cumprimento de formalidade, Ponte Preta e CRB verão o que dá para fazer entre eles.

Grenal inédito entre lendas vivas



Nunca antes na história deste país Abel Braga e Renato Portaluppi haviam "se enfrentado-se a si mesmos e vice-versa" no jogo maior do Rio Grande do Sul mesmo Renato sendo uma lenda do Internacional e Abel sendo uma lenda do Grêmio... ops, acho que inverti as coisas de propósito só para causar uma irritação raivosamente enfurecida desses leões valentões de redes sociais que depois viram gatinhos mansinhos quando confrontados nas DPs da vida. Mas voltando à seriedade: mesmo com toda a história do Abel no Colorado e do Renato no Tricolor, nunca tinha rolado um Grenal entre eles. O de amanhã, máximo destaque desta 32ª rodada do Brasileirão, será o primeiro e colocará em jogo a liderança vermelha com 59 pontos contra a escrita azul de 11 clássicos sem derrota há dois anos.

Quando a bola rolar no Beira-Rio, o Inter já saberá se o São Paulo terá ou não chegado aos 60 pontos caso vença hoje o Coritiba - os tricolores pararam nos 57 depois de tomar a quina histórica da última quarta. Também quem jogará já sabendo o que terá ocorrido com os paulistas são o Flamengo, 3º com 55 e uma partida a menos e que visitará amanhã o Athletico Paranaense, e o Atlético Mineiro, 4º com 54 e também um jogo a menos, hoje mesmo visitando o Vasco na noturnaça. Os finalistas da Libertadores vão a campo amanhã, o Palmeiras visitando o Ceará e o Santos recebendo o Goiás. O Fluminense faz clássico contra o lanterna Botafogo e tem um Sport x Bahia acesérrimo para esquentar a briga contra o rebaixamento por ambos terem 32 pontos nas duas posições imediatamente acima do Z4.

Os destaques de ontem, de hoje e de amanhã

Brasileirão Série C Começa hoje a final entre Vila Nova, vencedor do torneio em 1996 e 2015, e Remo, campeão em 2005.

Brasileirão Série D Um finalista sairá hoje de Novorizontino x Floresta, 1 x 1 na ida. Amanhã, o outro deverá ser o Mirassol devido aos 4 x 0 de frente sobre o Altos.

Brasileirão Sub-20 Amanhã sai um campeão inédito. O Athletico Paranaense é o mandante, mas a vantagem é do Atlético Mineiro por 2 x 1 na ida.

Brasileirão Feminino A2 Começa amanhã a final entre Napoli de Caçador e Botafogo.

Copa Sul-Americana Hoje tem final entre argentinos, primeira do mesmo país na história do torneio, entre Lanús e Defensa y Justicia. O Lanús foi em 2013 um dos seis argentinos que conquistaram a competição, os outros sendo San Lorenzo em 2002, Boca Juniors em 2004 e 2005, Arsenal em 2007, Independiente em 2010 e 2017, além do River Plate em 2014. Quem perder renderá o sexto vice nacional no certame, os outros sendo River em 2003, Estudiantes em 2008, Tigre em 2012, Huracán em 2015 e Colón em 2019. Saberemos também qual deles fará sabe lá Deus quando a Recopa Sul-Americana contra Palmeiras ou Santos, que decidirão a Libertadores sábado que vem.

Campeonato Francês Neymar fez seu 100º jogo pelo Paris Saint Germain e marcou um gol nos 4 x 0 sobre o Montpellier.

Curtinhas Esportivas

Magno Alves, o "Highlander cearense" O atacante de 45 anos jogará pelo Caucaia na Taça Fares Lopes (torneio de segundo semestre apenas agora realizado) e no Campeonato Cearense.

Final sem torcida, mas cheia de gente Palmeiras x Santos no Maracanã poderá ter até 10% da capacidade preenchida por convidados e funcionários dos dois finalistas da Libertadores, além de convidados da Conmebol e credenciados. O governador fluminense Cláudio Castro decretou esta liberação.

Final cheia de gente por ter torcida Será a da NFL em 7 de fevereiro, definida amanhã com as finais de conferência. 22 mil pessoas poderão estar no Raymond James, em Tampa, dos quais 7.500 funcionários da saúde que trabalham no combate ao coronavírus. Pelo visto, querem que estes funcionários trabalhem muito mais...

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

A volta dos que não foram na Paraíba Sei pelo TV Pop que o apresentador Bruno Pereira reapareceu ontem na TV Arapuan (RedeTV!) apenas quatro dias depois de ter apresentado a versão local do "Cidade Alerta" na TV Correio (Record). Sim, ele trocou de emissora por menos de uma semana e já fez o caminho de volta. Depois de amanhã, ele retomará a apresentação do matinal "Tribuna Livre" na Arapuan, programa que nesta semana foi apresentado pelo recém contratado Gernand Lopes, que já foi demitido e soube disso através da internet. Baaahhh!!!



Felipe Vieira efetivado no "Jornal da Noite" Sei pelo Flávio Ricco que o conterrâneo é o novo titular do noticiário de fim de noite da TV Bandeirantes pois Sérgio Gabriel saiu para se dedicar a um projeto novo em torno do qual há segredo, mas que especula-se que tenha relação com os Jogos Olímpicos de Tóquio - se acontecerem... Para um profissional da qualidade do Felipe desde os tempos de Band/RS, Guaíba e SBT RS, era natural que isso ocorresse. Ter se mudado para SP por causa do novo emprego da esposa e ingressar no BandNews TV facilitou isso.

Jovem Pan queria os ovos antes de ter a galinha primeiro Assessores da rádio haviam procurado o Notícias da TV para passar a recontratação de Caio Coppolla para fazer um novo programa no fim de tarde, só que a CNN Brasil tem contrato de exclusividade com ele até novembro deste ano - fora que a CNN está no rádio através da Transamérica, que é concorrente da Pan. Pior: Caio tinha assinado com a rádio sem comunicar a emissora televisiva.



Délis Ortiz, é "Jornal Nacional" e não "É de Casa" Ninguém entendeu a repórter da Globo Brasília chamar Renata Vasconcellos de "Patrícia" (Poeta) num boletim na tarde de ontem sobre a aprovação pela Anvisa da liberação de uso de novas doses de vacinas que combatem o coronavírus. No começo, Délis não corrigiu seu engano e no final o cometeu de novo, mas aí corrigiu e chamou Renata, o que deve ter ocorrido por alerta de produtor fora do ar.

O milésimo "Altas Horas" É a marca completada pelo programa de Serginho Groisman na Globo neste sábado. A atração completou 20 anos no ar em 14 de outubro do ano passado. Atualmente ele vai ao ar não mais em horas tão altas assim pois havia estreado bem depois da meia-noite e assim ficou por muitos anos até ser antecipado para 11 e pouco da noite, mas atualmente vai ao ar bem cedo para seu título, às 22h30, depois da novela.

César Filho renovou com a Record São mais 3 anos com o apresentador do "Hoje em Dia", li no Ricco.

Luto nas séries Morreu aos 65 anos Mira Furlan, de causa não divulgada. A atriz ficou conhecida tanto pela alienígena Delenn em "Babylon 5" de 1993 até 1998 quanto pela Danielle Rousseau em "Lost" de 2004 até 2010.



Luto no jornalismo: morreu Larry King Complicações decorrentes do coronavírus vitimaram o lendário apresentador da televisão dos EUA aos 87 anos. Entre 1985 e 2010 ele comandou na CNN o "Larry King Live", que teve inúmeras entrevistas notórias com gente de tudo quanto era setor da sociedade, da política às artes. Além da própria CNN International, o Brasil assistiu este programa em canal aberto pela Rede 21, do Grupo Bandeirantes, no começo da década de 2000 - quem fazia a introdução e contextualização das entrevistas exibidas era Mariana Ferrão, então repórter da Rádio Bandeirantes e que depois seria apresentadora do "Jornal da Band". Após deixar a CNN em 2012, ele passou a fazer programas como "Larry King Now" e "Politicking" na webTV Ora.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As deste sábado, 23 de janeiro, são estas:

Bela do Dia: Cécile Bois

Cécile Bois, atriz. No meio de tantas séries americanas que predominam na TV paga, esta francesa achou um lugar cativo para chamar de seu aqui no Brasil ao estrelar "Candice Renoir", que é exibida desde 2020 pelo AXN.

*100 anos do Alavés, quatro vezes campeão da segundona espanhola, a última em 2016.

*90 anos do nascimento de Rubens Corrêa, ator falecido em 1996 e que destaquei na coluna de ontem porque morreu exatamente na véspera de mais um aniversário.

*80 anos do nascimento de João Ubaldo Ribeiro, escritor falecido em 2014 e autor de obras como "Sargento Getúlio", "O Sorriso do Lagarto", "A Casa dos Budas Ditosos" e "Viva o Povo Brasileiro".

*75 anos do nascimento de Boris Berezovsky, magnata russo falecido em 2013 e que estava por trás da MSI na parceria com o Corinthians em 2005.

*35 anos da inclusão do primeiro grupo de indicados ao Hall da Fama do Rock 'n' Roll, que incluía ninguém mais e ninguém menos que Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Fats Domino, Everly Brothers, Buddy Holly, JL Lewis e Elvis Presley.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 215 mil dos quase 8 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.