Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 19 de janeiro de 2021
Um quatrilho palestrino de marcas muito significativas



São tantas deixadas por este Palmeiras 4 x 0 Corinthians memorável com as dobras do Raphael Veiga e do Luiz Adriano, atrasado pela 28ª rodada do Brasileirão (e que, descontraindo brincalhonamente, eu diria que finalmente entendi por qual motivo enfiaram às 7 da noite de uma segunda-feira: para dar tempo dos gols passarem no "Jornal Nacional" do mesmo dia), que é melhor separar em tópicos porque merece:

*Primeira vez em 16 anos e 8 meses que o Verdão tocou quatro gols no Coringão (52 dérbis depois, dessa conta específica me toquei através do Jorge Luiz Rodrigues), desde os 4 x 0 do longínquo e distante 2 de maio de 2004, quando este PAPO DE BOLA - O SITE estava a exatamente um mês de completar o primeiro aniversário. Vitória mais elástica dos palestrinos desde os 3 x 0 do show do Obina em Presidente Prudente, lá em 2009.

*Do antenado Franklin Berwig, que não é porque está fora do rádio que deixou de ser um craque do plantão esportivo: foi a 13ª vitória do Palmeiras por três ou mais gols de diferença na ainda inconclusa temporada de 2020. Três foram com Vanderlei Luxemburgo (5 x 0 no Bolívar e 4 x 0 em Ituano e Oeste), três com Andrey Lopes (5 x 0 no Tigre e 3 x 0 nos Atléticos Goianiense e Mineiro) e as outras sete com Abel Ferreira (5 x 0 no Delfín e 3 x 0 em Ceará, Athletico Paranaense, Bahia, Libertad e River Plate, além dessa de ontem). Detalhe: nenhum gol tomado em nenhuma dessas 13 goleadas, cinco delas na Série A, cinco na Libertadores, duas no Paulista e uma na Copa do Brasil.

*Os dois gols fizeram Luiz Adriano "se tornar-se a si mesmo e vice-versa" o primeiro jogador palmeirense a marcar em três partidas seguidas contra os corintianos desde César Maluco em 1967, naquela sequência fazendo um gol em cada jogo (2 x 2 em maio, 1 x 0 em junho e 1 x 2 em julho). Agora foi um gol no primeiro e segundo embates. Aliás: que tento bizarro, maluco, doido, estranho e inesquecível o dele na papagaiada / tubaronice do Cássio.

*Primeira vez que o Palmeiras ganhou do Corinthians com um estrangeiro na casamata desde os 2 x 0 do argentino naturalizado brasileiro Filpo Núñes assinado por Jorge "Jojô Beleza" Mendonça em 24 de setembro de 1978.

*Parece piada pronta, mas juro que não é pois é verdade verdadeiríssima: Abel Ferreira é português, todos sabem. Mas sabem em qual cidade nasceu? Repriso que não é zoeira e sim fato: Penafiel. ("pena, Fiel")

*Caiu a invencibilidade de sete rodadas e quatro vitórias seguidas do Corinthians do Vagner Mancini, que ainda não havia perdido como visitante e que só nesta segunda-feira tomou de uma vez todos os gols que sofrera nas nove atuações anteriores. Quer prova mais vivo de como clássico é "uma competição à parte"?

Flamengo manteve a escrita contra o Goiás em Goiás



Com Gabriel marcando três vezes para uma finalmente valer porque havia impedimento nas outras duas e a conta sendo aberta por Arrascaeta e fechada por Pedro, o time do Rogério Ceni bateu os esmeraldinos por 3 x 0. São agora seis pelejas sem derrota dos cariocas para os goianos no "paraíso verde plano do Brasil", onde os mandantes se deram bem pela vez última naquele 3 x 2 eletrizante de 2009 - houve uma vitória em 2014, mas em Cuiabá.

Após 30 rodadas, a classificação "asteriscada" mostra isso: em 1º, São Paulo com 57; em 2º, Internacional com 56; em 3º, Atlético Mineiro* com 53; em 4º, Flamengo* com 52; em 5º, Palmeiras* com 51; em 6º, Grêmio* com 50; em 7º, Fluminense com 46; em 8º, Santos* com 45; em 9º, Corinthians* com 42; em 10º, Athletico Paranaense e Ceará com 39; em 12º, Red Bull Bragantino com 38; em 13º, Atlético Goianiense com 36; em 14º, Sport, Vasco* e Fortaleza com 32; em 17º, Bahia* com 29; em 18º, Goiás com 26; em 19º, Coritiba com 25; e em 20º, Botafogo com 23.

Um perfil do Twitter, chamado "Vidraça Também é Gente" (rs), sugeriu que eu fizesse uma classificação por pontos perdidos nos 90 totais para uns e nos 87 totais para quem tem uma partida a menos. Pegando assim, a distância dos seis primeiros é de sete nos pontos ganhos e cai para quatro nos pontos perdidos: São Paulo com 33, Internacional e Atlético Mineiro com 34, Flamengo com 35, Palmeiras com 36 e Grêmio com 37. Rapaz...

Aliás, essa 31ª rodada será peleadíssima com "PE" maiúsculo, como diriam em Ouricuri, Paudalho e Cabrobó: "apenas" e "tão somente" três duelos envolvendo os seis primeiros. Tem "só" Grêmio x Atlético Mineiro amanhã às 19h15 e "mais só ainda" São Paulo x Internacional valendo a liderança às 21h30, além de "só" Flamengo x Palmeiras na quinta às 19h, esse em Brasília porque o Maracanã já está cedido à Conmebol para a decisão da Libertadores no dia 30, sendo escolha rubro-negra a capital federal até por logística por ficar grudada em Goiânia.

Demais pugnas renhidas deste meio de semana têm quatro nesta quarta: às 17h, Botafogo x Atlético Goianiense; às 18h, Bahia x Athletico Paranaense; às 20h30, Coritiba x Fluminense; e às 21h30, Red Bull Bragantino x Vasco. As outras três depois de amanhã: às 19h, Fortaleza x Santos e Goiás x Ceará; e às 21h, Corinthians x Sport.

Pode dar acesso do Cuiabá hoje

É o que a abertura da 36ª e penúltima rodada da Série B poderá marcar. Com 58 pontos em 3º lugar, o Dourado visitará um periclitante Paraná em 18º com 36. Necessidade de vitória por necessidade de vitória, a paranista é muitíssimo maior devido aos três pontos de distância para Vitória, Náutico e Figueirense, este visitando hoje o CRB. Mas os mato-grossenses podem confirmar a inédita presença na Série A para 2021 se ganharem este prélio e o CSA, que é 5º com 53, não derrotar o mandante o ameaçadíssimo Botafogo de Ribeirão Preto, 19º com 34.

Vitória levará o Cuiabá aos 61 e empate deixará o CSA com 54. Sete pontos de distância e faltariam seis por jogar. CSA às 19h15 e Cuiabá às 21h30. Mas é claro que o Azulão do Mutange não quer deixar barata a parada porque está dois pontos abaixo do 4º colocado Juventude, que hoje visitará no mesmo horário de seu compromisso o Avaí, 8º com 49 - e os gaúchos que não se descuidem porque Ponte Preta e Operário têm 51 e podem grudar nele na sequência deste meio de semana. Ainda nesta terça tem o líder com 68 pontos América Mineiro visitando o Brasil, 11º com 47. Menos interessante, Confiança x Sampaio Corrêa confronta o 13º com 45 e o 9º com 48.

Os destaques de ontem e de hoje

Copa Fares Lopes Destaco Floresta 8 x 0 Campo Grande pelo atrasado torneio cearense de segundo semestre porque três gols foram marcados por... Iarley Gilberto. Esse jogador nasceu em 2003 e, para ter esse nome, os pais devem torcer pro Ceará, cujo título estadual de 2002 fez do futuro campeão mundial Iarley ídolo alvinegro.

Campeonato Inglês Os 3 x 0 do Arsenal sobre o Newcastle tornaram Willian o jogador brasileiro com mais partidas na história da Premier League: 248, sendo 14 pelos Gunners e as outras pelo Chelsea, que defendeu de 2013 até o ano passado. Contando tudo de tudo, são 37 gols anotados por ele.

Campeonato Italiano Novo clube de Mandzukic até o fim desta temporada, o Milan teve dobra do Ibrahimovic (agora 12 gols em oito atuações) para, com 2 x 0 no Cagliari, liderar com 43 pontos, três acima da Internazionale.

Curtinhas Esportivas



Marta rebateu uma estupidez desmiolada Até uma questão do ENEM do último domingo sobre a ainda hoje persistente desigualdade entre homens e mulheres no futebol brasileiro através dos salários ganhos por ela e por Neymar virou pretexto para vir de Brasília mais um dos inúmeros vômitos verbais proferidos contra as boleiras neste país, esse vindo do presidente Jair Bolsonaro. Mas a seis vezes melhor do mundo não se fez de rogada e tascou nos stories do Instagram: "Uns serão lembrados como os melhores da história, já outros..." Coisa incrível como tem homem que parece que tem um treco e entra em parafuso quando se fala em mulher no futebol, seja em qual campo for, e aí tanto faz se é presidente da nação, jornalista do próprio ramo futebolístico ou apenas bocós ignóbeis em geral.

Força, Luiz Paulo!!! Não dá para dimensionar a dor que o atacante do Ituano está sentindo por perder a filha de apenas quatro anos de idade devido a um acidente na cozinha da casa da família. Mesmo sendo resgatada pelos bombeiros, morreu em um hospital, deixando o pai e a mãe - que está grávida - em choque. Que dor, que dor!!!

Lembram do Cristian? Aquele Cristian ex-Corinthians, também ex-Flamengo. Jogará a A2 de SP pelo Atibaia.

Santos sem Jobson Rompimento de ligamento do joelho tira ele da final da Libertadores contra o Palmeiras, no sábado da semana que vem, e até mesmo do começo da próxima temporada.

Coritiba sem Gustavo Morínigo amanhã Estreado na casamata no 1 x 0 de sábado contra o Vasco, ele está com a Covid e desfalcará o time contra o Fluminense, sendo substituído por Júlio Sérgio.

Dívida paga pelo Atlético Mineiro Com 8 milhões de reais pagos à Udinese pela última parcela da compra de Maicosuel em 2014, está encerrada a cobrança que os italianos faziam dele na FIFA.

Gerson e Ramírez intimados Os respectivos jogadores de Flamengo e Bahia foram intimados a depor na sede do STJD no dia 3 devido à acusação de racismo feita pelo rubro-negro contra o tricolor no mês passado.

Polônia mandou embora o técnico Mesmo classificando a seleção em primeiro na sua chave para a Eurocopa de daqui a cinco meses, Jerzy Brzeczek foi demitido após 12 vitórias, 5 empates e 7 derrotas.

800 vezes Rafael Nadal nos 10 mais Atualmente atrás apenas do líder Novak Djokovic, o espanhol completou 800 semanas entre os 10 primeiros do ranqueamento da ATP, das quais 209 em 1º e 361 em 2º.

Aqui no Brasil, Fórmula 1 só pode em São Paulo Sei pela Julianne Cerasoli e pelo Demétrio Vecchioli no UOL que o contrato assinado pela prefeitura paulistana com a categoria prevê que apenas e tão somente um Grande Prêmio acontecerá em nosso país entre 2021 e 2025. Logo, é só mais um argumento para eu continuar a chamá-lo de GP do Brasil por ser a prova que representará nosso país, dando de ombros pro oficial "GP São Paulo".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Aline Aguiar recuperou-se da Covid e voltou ao ar Mas também essa maravilhosa notícia é mais uma de incontabilíssimas provas incontestáveis com "IN" de "OUT" para mim daqui da internet de que, ao contrário do que muita gente pensa não sei baseada no quê, eu não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo. Se isso fosse verdade, eu teria citado o retorno da deusa noticiarista da Globo Minas na terça-feira passada, quando efetivamente acontecido, e não apenas e tão somente hoje, como faço por apenas ontem ter me tocado disso ao ver uma foto dela no feed do Instagram (a da semana passada não passou nele, humpf) e porque também ninguém me avisou disso antes. Mesmo assim, com uma semana de atraso ou no próprio dia, fato é que ter a Aline de volta é excelente demais.



Cristina Mayumi agora é da Globo SP Você leu na coluna do sábado retrasado que ela deixou a Rede Matogrossense, atuante tanto na Centro América de Cuiabá quanto na Morena de Campo Grande, sem revelar ali seu novo destino. Pois ontem soubemos o novo trabalho da repórter investigativa, que é na co-matriz da rede, uma tremenda e muito legal novidade. Ela contou nas redes sociais que, logo no primeiro dia na nova casa, reencontrou um dos primeiros padrinhos jornalísticos ainda no esporte da TV Fronteira de Presidente Prudente, Renato Peters, e disse para ele: "demorei, mas cheguei" Peters devolveu: "não demorou, não; veio no tempo certo". Boooa!

René Marcelo na RedeTV! Chamadas já anunciam a chegada à afiliada de Belém do apresentador ex-Record.

Inflamação no cérebro de Clébio Cavagnolle Infelizmente isso está acometendo o repórter da Record em Brasília, divulgado nas redes sociais pelo próprio, que mesmo com isso ficou aliviado por serem descartados um coágulo e um tumor cerebral. Ainda assim, a encefalite não é nada fácil - e é uma sequela do coronavírus, por ele contraído em junho do ano passado. Clébio deixou o recado em vídeo e não escrito pois a inflamação faz com que ele tenha problemas como perda parcial e gradativa da audição e, ultimamente, também da visão. Força, Clébio!!!

Luto no cinema Morreu ontem aos 77 anos Juan Carlos Tabío, de causa não revelada. Ele co-dirigiu a obra cubana "Morango e Chocolate", que perderia em 1995 o Oscar de filme estrangeiro para o russo "Sol Enganador".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As desta terça, 19 de janeiro, são estas:

*120 anos da Federação Húngara de Futebol.

*100 anos ao dobrado: do Sporting Braga, campeão de duas Taças de Portugal e duas Taças da Liga; e do nascimento de Patricia Highsmith, escritora falecida em 1995 e cuja obra "Strangers on a Train" originou o filme "O Terceiro Tiro", de Alfred Hitchcock, além de seu personagem Thomas Ripley ganhar representações no cinema em películas como "O Talentoso Ripley".

*95 anos do nascimento de Fritz Weaver, falecido em 2016 e ator da série "Holocausto" e de filmes como "Maratona da Morte" e "Thomas Crown - A Arte do Crime".

*90 anos do nascimento de Ítalo Rossi, falecido em 2011 e ator do "Grande Teatro Tupi" e de novelas como "Que Rei Sou Eu?" e "Belíssima" na Globo, além do humorístico "Toma Lá, Dá Cá", como o "mara" Seu Ladir.

*60 anos de William Ragsdale, ator de filmes como "A Hora do Espanto" e "Manequim - A Magia do Amor".

*55 anos ao dobrado: de Ailton, ex-futebolista campeão por Flamengo (Cariocas de 1986 e 1991, Copa União de 1987 e Copa do Brasil de 1990), Fluminense (Carioca de 1995), Grêmio (Gaúcho, Recopa Sul-Americana e Brasileiro todos em 1996), Botafogo (Carioca de 1997) e Remo (Paraense de 1999); e de Stefan Edberg, ex-tenista campeão duas vezes cada de três dos quatro Grand Slam (Austrália em 1985 e 1987, Wimbledon em 1988 e 1990, e EUA em 1991 e 1992).

*50 anos de Shawn Wayans, ator de séries como "In Living Color" e "Dupla do Barulho", além de filmes como "As Branquelas".

*45 anos de Tarso Marques, automobilista com passagens por Fórmula 1 e Stock Car.

*40 anos de Lucho González, futebolista campeão por Athletico (Sul-Americana de 2018, Copas Suruga e do Brasil de 2019 e Paranaense de 2020), River Plate (Argentino de 2003 e 2004, e de Libertadores e Suruga ambas em 2015), Porto (seis Portugueses, duas Taças de Portugal e três Supertaças), Olympique (um Francês, três Copas da Liga e duas Supercopas da França) e Argentina (Jogos Olímpicos de 2004).

*35 anos de Marchisio, ex-futebolista campeão por Juventus (sete Italianos da elite e um da Série B, quatro Copas da Itália e três Supercopas da Itália) e Zenit (um Russo).

Bela do Dia: Aline Dias

Aline Dias, atriz que voltará em breve na Globo com a conclusão da trama de "Salve-me Quem Puder", novela na qual faz Úrsula. No primeiro pedido de salvamento assim, incontáveis seriam seus resgatadores.

*30 anos da morte de Olney Cazarré, humorista nascido em 1945 e que fez o João Bacurinho na "Escolinha do Professor Raimundo", além de dublar o Pica-Pau original (2ª e 4ª voz), o Coelho Ricochete, o James em seus dois intérpretes na série "A Feiticeira" e o sargento dos impostos e o funcionário do parque de diversões em "Chaves".

*25 anos da morte de Don Simpson, nascido em 1943 e que fez uma baita dupla de produtores com Jerry Bruckheimer em filmes como "Em Ritmo de Embalo", "Um Tira da Pesada", "Ases Indomáveis", "Dias de Trovão" e "Os Bad Boys".

*20 anos da estreia de "Donnie Darko", filme dirigido por Richard Perry e estrelado por Drew Barrymore, Mary McDonnell e os irmãos Jake e Maggie Gyllenhaal.

*15 anos da morte de Anthony Franciosa, nascido em 1928 e ator de filmes como "Um Rosto na Multidão", "O Mercador de Almas", "Cárcere Sem Grades" e "Calvário da Glória".

*5 anos da morte de Ettore Scola, cineasta nascido em 1931 e diretor de filmes como "Nós Que Nos Amávamos Tanto", "Feios, Sujos e Malvados" e "Um Dia Muito Especial".

Clipe do Dia: Dolly Parton

Completando 75 anos hoje a atriz de filmes como "Como Eliminar Seu Chefe" e "A Melhor Casa Suspeita do Texas" - para o qual regravou um sucesso seu de 1974, "I Will Always Love You" (aquele mesmo que Whitney Houston estouraria em 1992 em "O Guarda-Costas"). Deixo de 1983 ela e Kenny Rogers em "Islands in The Stream".



Clipe do Dia: Martha Davis

70 anos hoje da vocalista dos Motels, que em 1982 embalaram "Only the Lonely" na novela global "Elas por Elas".



Clipe do Dia: Paul McCrane

Intérprete do Dr. Robert Romano na série "Plantão Médico" de 1997 até 2008, ele faz 60 anos nesta terça. Em 1980, não apenas atuou, mas também compôs e cantou no filme "Fama" a linda "Is It Okay If I Call You Mine?".



Clipe do Dia: Styx

Há 40 anos era lançado o álbum "Paradise Theatre", que trazia como grande destaque "The Best of Times".



Clipe do Dia: Wilson Pickett

Há 10 anos fechados nesta terça-feira, perdíamos a voz que embalou temaços como "In The Midnight Hour" e "Mustang Sally". Nascido em 1941, ele embalou a joia preciosíssima que é "Land of 1.000 Dances" em 1966.



Clipe do Dia: Adele

Completa 10 anos hoje o segundo disco da cantora, que trouxe três de seus maiores clássicos - todos eles temas de novelas da Globo: "Rolling in the Deep" para a Celeste de "Morde e Assopra", "Someone Like You" para a Griselda de "Fina Estampa" e aquela que trago aqui, "Set Fire To The Rain" para a Nina de "Avenida Brasil".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 210 mil dos quase 8 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.