Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 16 de janeiro de 2021
Palmeiras e Grêmio empatados no Parque



Mas quem viu especialmente os primeiros 35 minutos da etapa inicial jamais imaginaria que assim acabaria, tamanho o massacre dos paulistas, que faziam com os gaúchos o que com eles, palmeirenses, fez o River Plate na terça passada. Mas do que adiantou finalizar horrores, criar chances aos montes, se só um gol foi anotado? Contando com Vanderlei inspiradíssimo e com boas mudanças na segunda etapa, os gremistas deram uma melhorada no jogo e chegaram a uma igualdade que parecia improvável, gol do Diego Souza que fez dele o co-10º maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na história desde 1959, igualando Luís Fabiano com 116 tentos. O mais louco disso é que quase veio a virada no último lance de perigo, mas a defesaça do Weverton impediu isso. Futebol é um troço louco demais, essa falta de lógica torna ele tão atraente há mais de um século. O que vale é bola na rede, já dizia Ennio Rodrigues.

A abertura da 30ª rodada faz com que os gremistas continuem sem vencer paulistas nesta temporada - embora chegassem aos 15 enfrentamentos de invencibilidade nesta Série A, igualando as maiores séries invictas dele em 1978 e 2012 - e igualem o Atlético Mineiro em 50 pontos e tendo um jogo a menos, enquanto os palmeirenses ainda não derrotaram os tricolores em três pelejas no Allianz Parque (duas empatadas e uma perdida) e seguem em sexto com duas partidas a menos, agora com 48 pontos. O Verdão teve antecipado seu jogo atrasado diante do Vasco no dia 27, agora remarcado para dia 26 a exemplo de Galo x Santos, o que fará com que os finalistas da Libertadores tenham quatro dias separando seus últimos compromissos pelo Brasileirão antes da decisão do dia 30 no Maracanã.

Sábado de duas partidas sequenciais à noite: Fluminense (7º com 43) x Sport (14º com 32), os cariocas vindo da histórica pauladaça neles aplicada pelo Corinthians; e Vasco (15º com 32 e um jogo a menos) x Coritiba (20º com 22), os paranaenses enfim contando na casamata com Gustavo Morínigo e os cariocas sem ser derrotados por eles há 10 partidas. Amanhã são cinco pelejas, duas elas abrindo os trabalhos na vespertina das 16 horas: Athletico Paranaense (11º com 38) x São Paulo (1º com 56), os paulistas sem ganhar há três jogos e tentando a terceira vitória seguida na Arena da Baixada; Santos (9º com 42) x Botafogo (19º com 23), os paulistas pós-trinca sobre o Boca Juniors e que definiram a venda do Pituca pro Kashima Antlers, pro qual irá após a final da Libertadores.

O fim da tarde terá Atléticos frente a frente, o Mineiro (3º com 50 e um jogo a menos) versus o Goianiense (12º com 36). À noitinha, vamos de Internacional (2º com 53) x Fortaleza (16º com 32), com Abel Braga tentando a sexta vitória seguida para igualar um recorde dele mesmo em 2006, e Ceará (10º com 39) x Red Bull Bragantino (13º com 35), os cearenses desfalcados na casamata do suspenso Guto Ferreira. Segunda-feira tem Goiás (18º com 26) x Flamengo (5º com 49 e um jogo a menos), os goianos sem bater os cariocas em Goiânia há quatro jogos desde 2009. Tem ainda o atrasado Palmeiras x Corinthians (8º com 42 e um jogo a menos, o desta 30ª rodada contra o Bahia, 17º com 29).

Depois de ganhar do Cruzeiro, o Oeste está rebaixado



E isso que o lanterna com 26 pontos jogará pela 35ª rodada apenas hoje contra o Confiança, 14º com 42. Mas a vitória do Figueirense por 3 x 0 sobre o Brasil, que parou nos 47 em 11º, levou os alvinegros catarinenses aos 39 pontos em 15º lugar e não há mais como os paulistas tirarem 13 pontos de diferença pois no máximo ela cairá para 10 se ganharem nesta noite (ainda por cima o jogo dele é às 9, imagina só) e restam apenas nove por jogar. Assim, não mais teremos o Rubrão antes de Itápolis e hoje de Barueri na Série B depois de oito temporadas.

A vitória do Figueirense foi desastrosa para o Paraná, no qual realmente não dá para confiar pois parou nos 36 e segue em 18º ao tomar 2 x 1 do Sampaio Corrêa, que nunca havia derrotado ele pela segunda divisão nacional e que está em 7º, com 48 pontos. Sampaio, que não mais terá Caio Dantas, que sai dele após 17 gols marcados. Também nesta sexta, o Botafogo de Ribeirão Preto estava indo aos 36 pontos com a vantagem que tinha sobre o América, mas um pênalti bem "mandrake" resultou no 1 x 1 que manteve a Pantera com 34 pontos em penúltimo. Ainda líder com 68 pontos, o Coelho poderá perder esta condição se a Chapecoense ganhar. Mas tem coisa antes disso.

Desconsidere Oeste x Confiança e foque no que realmente vale neste sábado: a luta pelo acesso entre os dois com 52 pontos. Em 4º com 15 vitórias, o CSA receberá o Avaí, 8º com 48. E em 5º com 14 vitórias, o Juventude será mandante contra o Cruzeiro, 13º com 44 e a quem não enfrenta no Alfredo Jaconi desde o 1 x 0 da Série A em 2007, a onze dias do meu então aniversário de 26 anos (mas isso não vem ao caso). E amanhã, zona de baixo esquentada. Sem ganhar há nove visitas, o Náutico é 16º, com 39, e visitará a Ponte Preta, 9ª com 48 e que nunca bateu fora de casa pela Bêzona - já derrotou, mas na Série A. 17º com 38, o Vitória receberá a Chape, vice-líder com 66.

Série C: os últimos acessos e os finalistas

Definições neste fim-de-semana, a do sábado no Grupo D, que tem o já subido Remo com 10 pontos, Paysandu com 7, Londrina com 6 e Ypiranga com 4. Os últimos jogos terão Remo x Londrina e Ypiranga x Paysandu. O Tubarão é obrigado a ganhar e torcer por no máximo empate do Papão, pois igualdade nos pontos daria o acesso aos bicolores por uma vitória a mais. Os azulinos terão seis jogadores e mais o técnico Bonamigo ausentes por Covid, algo que não surpreende nada ante a aglomeração em massa de parte de atletas e comissão técnica com inúmeros torcedores após a vitória no Re-Pa de domingo passado (pelo amor de Deus, gente, cuidem a si mesmos e uns aos outros porque a pandemia tá muito longe de acabar e não cabe aglomerações!!!). Vitória simples dá Paysandu, enquanto o Ypiranga precisa vencer para superá-lo no saldo e torcer por no máximo empate dos paranaenses.

Já o Grupo C será resolvido neste domingo e tem Brusque já subido com 9, Vila Nova com 7 e Ituano e Santa Cruz com 5. O Tigre joga pela vitória simples para retornar à Série B, enquanto o Cobra Coral precisa vencer e torcer por no máximo empate dos goianos, aos quais igualaria em pontos e vitórias para superar no saldo. Já o Galo Altaneiro tem que ganhar e torcer por no máximo empate dos pernambucanos. Emoção aos montes é prometida. Sempre lembrando que, além do segundo acesso de cada chave, teremos também a definição dos finalistas desta Terceirona, com muito maiores possibilidades para os já subidos Remo e Brusque. Os paraenses precisam apenas do empate, mas até a derrota ajudará se o Paysandu não vencer. Já os catarinenses jogam pela vitória, mas até perdendo se garantirão na decisão desde que os goianos no máximo empatem. Ponto muito a favor do novo formato.

Os destaques de ontem, hoje e amanhã

Brasileirão Série D Semifinais abertas por Floresta x Novorizontino hoje e Mirassol x Altos amanhã.

Brasileirão Sub-20 Sairá um campeão inédito a partir deste domingo com a ida decisiva entre Atlético Mineiro e Athletico Paranaense. Somando a organização da Federação Gaúcha de 2006 até 2014 e a da própria CBF de 2015 para cá, o máximo que ambos conseguiram foram o vice (o Galo em 2009 e o Furacão em 2014).

Copa do Brasil Sub-17 Semifinais abertas por Flamengo 1 x 6 Fluminense e Palmeiras 0 x 2 São Paulo.

Brasileirão Feminino A2 Saem neste domingo os finalistas, nos dois casos havendo empates na ida, tanto em Napoli de Caçador x Real Brasília (0 x 0) quanto em Bahia x Botafogo (1 x 1).

Copa Sul-Americana O atraso causado pelo adiamento da ida na semana passada (disputada apenas na última terça no campo neutro do Paraguai) fará com que apenas hoje saia o adversário do Lanús na final. O Defensa y Justicia é o mandante, mas o Coquimbo Unido jogará por todos os empates com gol devido ao 0 x 0 da ida.

Copa Diego Maradona O torneio substituto do Campeonato Argentino chegará ao fim neste domingo com a final em jogo único entre Banfield e Boca Juniors, este pós-eliminação na Libertadores.

Campeonato Português Com 1 x 1 tanto em Sporting x Rio Ave quanto em Porto x Benfica, tudo segue igual: Sporting líder com quatro pontos a mais que Benfica e Porto, agora 36 do primeiro contra 32 dos outros dois.

Curtinhas Esportivas

Não tem mesmo que ter futebol no Amazonas O caos da saúde está cada vez pior, enterraram ontem mais de 200 pessoas! Providenciem oxigênio urgentemente, as pessoas não podem mais morrer sufocadas. E evidentemente, como levará um tempo até que a coisa dê uma melhorada, o que quer que esteja relacionado a diversão não pode, de forma alguma, lá acontecer. O futebol não está à margem disso, não é uma "bolha à parte da sociedade". Por isso, o governo estadual pediu e partidas dos dois representantes do estado na atrasada Copa Verde de 2020 foram transferidas para Brasília, tanto do Fast contra o Independente no dia 20 quanto do Manaus diante do Ji-Paraná no dia 21.

Sentença doída de MV Bill "O Amapá sem luz e Amazonas sem oxigênio são reflexos de um país sem Norte."

Tragédia no CT Ninho do Urubu Onze denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, incluindo o ex-presidente flamenguista Eduardo Bandeira de Mello. Se a Justiça aceitar as onze acusações, os denunciados responderão por incêndio culposo que matou 10 jovens da base e lesão corporal nos três sobreviventes. Por ser de incêndio culposo a denúncia e não de homicídio, não haverá julgamento popular e, em havendo condenação, não será de prisão em regime fechado e sim detenção aberta ou semi-aberta. Pouco, hein? Muito pouco.

Felipe Melo absolvido em definitivo Fora de combate até o mês que vem, quando deverá retornar após se curar da cirurgia no tornozelo, o jogador do Palmeiras foi absolvido no pleno do STJD por aquela "chave de braço a la MMA" no Léo Matos contra o Vasco. Escapou o volante alviverde, heinhô? Mas escapou com tudo.

Alex Raphael de volta ao Corinthians O ex-meia-atacante é o novo coordenador técnico das categorias de base.

Cinco jogos de suspensão por quase mostrar os pêlos pubianos Assim aconteceu com Bobadilla, do Guaraní, que abaixou tanto o calção em frente às câmeras de TV após tirar a camisa na comemoração do gol que fechou os 3 x 1 sobre o Libertad, na antevéspera do último Natal. Decisão coerente do Tribunal de Disciplina da Associação Paraguaia, que ano passado suspendeu em quatro partidas Recalde, do Olimpia, por um gesto obsceno com as partes íntimas. Aí eu me toquei que hoje começa a seletiva do Campeonato Carioca, com seis times brigando por um lugar contra os grandes, e um dos participantes é o Sampaio Corrêa, cujo gol do acesso à divisão principal foi marcado pelo Emerson Carioca, que recordarão que baixou o calção e ficou de bunda de fora. Qual seria a punição dele? (rs)

Lucas Piazon deixou o Chelsea Foram apenas três jogos em 9 anos e meio porque ele foi emprestado para sete clubes no período, não sei nem pra que é que contrataram ele se não fizeram a mínima questão de utilizá-lo. Tomara que o ex-são-paulino tenha muito mais sorte e felicidade no Braga de Portugal.

Wayne Rooney pendurou as chuteiras Agora técnico do Derby County, do qual já era treinador interino havia dois meses em simultâneo a jogar no time, o ex-papa-títulos do Manchester United (um Mundial, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, cinco Ingleses, uma Copa da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa e quatro Supercopas da Inglaterra - "fracotinho" esse currículo dele, não acham? rs) encerrou sua carreira aos 35 anos.

Livraram a pele do Klete Keller Cinco vezes medalhista olímpico de 2000 até 2008, o nadador americano foi liberado da prisão, mas ainda responderá pela participação na invasão ao Capitólio na semana passada.

Novo presidente na CBA Giovanni Guerra comandará o automobilismo brasileiro nos próximos quatro anos. Foram 14 votos dele e nenhum do opositor Milton Sperafico, que não teve votos registrados pois as federações que o apoiavam abandonaram a assembleia alegando haver ilegalidades na constituição de parte do eleitorado.

Mundial Masculino de Handebol Mesmo com os muitos problemas de coronavírus, o Brasil estreou com um 29 x 29 com a atual campeã europeia Espanha. Amanhã tem a Tunísia, que ontem tomou 30 x 28 da Polônia.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Financiamento coletivo para Camila Diesel Esse aqui vale divulgar porque a apresentadora da Rádio Guaíba vale sempre a pena divulgar por seu "Set Guaíba" ser há mais de um ano o grande ponto de encontro da cultura no dial de Porto Alegre. Recentemente ela lançou o canal de vídeos "Camila Diesel Entrevista" no YouTube, destacando a obra de artistas nem sempre tão destacados nas mídias tradicionais ao entrevistá-los. A meta mensal é de R$ 1.000,00 para intensificar a produção de vídeos, arcar com as despesas de equipamentos adquiridos (afinal, com o nível de excelência que atingiu, tudo tem que estar à altura da mesma porque ela merece) e também agregar profissionais que possam editar os vídeos e divulgar os materiais, além de viabilizar novos quadros que abordem assuntos atemporais, lançamentos e demais assuntos ligados à cultura. Invistam na Camila que será um grande acerto.

Tudo normal ontem no "Band Cidade" de Porto Alegre Já que citei o jornal noturno da Band RS na coluna do sábado passado por estranhar ir ao ar uma edição toda gravada e temática sobre iniciativas solidárias sem um só factual que fosse nem mesmo sobre a pandemia, por questão de justiça registro que nesta semana não houve o mesmo porém e nesta sexta-feira Lúcia Mattos e Sérgio Stock estiveram ao vivo normalmente com as notícias do dia. Deve ter dado alguma coisa excepcional na semana passada para ter acontecido aquilo, vai saber o que foi...



Diego Sarza deixará a CNN Brasil Este fim-de-semana marcará as últimas aparições do apresentador no canal com os jornais de sábado e domingo. Egresso da GloboNews há um ano, era um dos âncoras da CNN no Rio de Janeiro e foi sua a iniciativa de pedir dispensa. Resta saber o que houve e quais serão seus novos rumos.

Raquel Krahenbuhl até altas horas Ou nem tanto, ainda mais que semana passada o programa do Serginho Groisman começou às 22h10 porque "A Força do Querer" entrou às 21h10 devido ao surpreendente "Jornal Nacional" bem mais curto para a média destes tempos pandêmicos. Bem, hoje o "Altas Horas" está programado para 22h30 e a correspondente da Globo em Washington será uma das entrevistadas, não só por ser a única brasileira setorista da Casa Branca, mas pelo grande destaque do ótimo trabalho na cobertura da invasão do Capitólio.



Latidos dominicais matinais no SBT Esta semana, Silvio Santos deu uma passada no salão do Jassa depois de 10 meses para remover "toneladas" de cabelo não cortado nestes tempos pandêmicos e dar aquela tingida básica para escurecê-lo. Coincidência ou não, sabem o que é que acontecerá neste domingo? O horário local de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e cidades sem programação própria nesta faixa terá a partir das 9h duas séries clássicas com cachorros. Uma delas é "Lassie" - sim, "aquela" Lassie, restando saber se será a original de 1954 até 1973, a de 1989 até 1992 ou a de 1997 até 1999. E a outra é "As Aventuras de Rin-Tin-Tin" - sim, "aquele" Rin-Tin-Tin, e aí não tem outro, é mesmo o clássico de 1954 até 1959, hahaha... O intérprete do Cabo Rusty, Lee Aaker, tem hoje 77 anos. Só falta também vir a dublagem original da antiga AIC, com Reginaldo Faria e Ronaldo Baptista.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As deste sábado, 16 de janeiro, são estas:

Bela do Dia: Adriana de Luca

Adriana de Luca, repórter da CNN Brasil em São Paulo e ex-Record Goiás. Olhar expressivo, olhar de quem está sempre atenta à notícia. E uma dúvida boba, mas que sempre me bate nessas horas, ocorreu ao perceber o sobrenome dela: teria Adriana, até por ser jornalista e ser de São Paulo (de onde saiu para trabalhar alguns anos em Goiás até regressar), algum parentesco com Fernanda de Luca, ex-repórter da Record nos anos 1990 e 2000? Ou só sobrenome igual mesmo?

*105 anos do Estrela do Norte, campeão capixaba de 2014.

*50 anos ao dobrado: de Rosana Jatobá, colunista de sustentabilidade da Rádio CBN e apresentadora do quadro semanal "CBN Sustentabilidade", ex-repórter e apresentadora da TV Bandeirantes de 1996 até 2000 (especialmente no "Dia Dia") e da TV Globo de 2000 até 2013 (em diversos jornais como apresentadora substituta e por muitos anos na previsão do tempo do "Jornal Nacional"), com passagem pelo National Geographic, além de ex-apresentadora da Rádio Globo (jornal "Redação Globo") e da RedeTV! (substituta do "RedeTV! News") ambas entre 2017 e 2019, e ex-"Jornal da CBN - 2ª Edição" entre 2019 e 2020; e de Sergi Bruguera, ex-tenista campeão de Roland Garros em 1993 e 1994, além de vice no 1997 do primeiro título de Gustavo Kuerten (sim, eu já tinha publicado o aniversário dele na coluna do último dia 10, mas ali cometi um engano - que, aliás, ninguém observou e ninguém me alertou para corrigir na própria ocasião ou por ninguém ter notado ou alguém notou e preferiu que eu deixasse o erro no ar para as pessoas perceberem e isso fazê-las perder a confiança nestes escritos pois quem percebesse tal erro botaria em dúvida tudo mais que eu fizesse - sim, admito que sou meio paranoico quanto a isso e não, não consigo deixar de sê-lo mesmo sabendo que isto está errado; ah: é claro que já tirei da coluna em questão a citação erradamente antecipada).

*45 anos da morte de Neném Prancha, ex-treinador, olheiro, massagista e roupeiro nascido em 1906, atuante especialmente no Botafogo e cuja escolinha descobriria "apenas" o ídolo alvinegro Heleno de Freitas e "apenas" o ídolo flamenguista Júnior, sendo famoso também por frases folclóricas (uma delas: "pênalti é uma coisa tão importante que quem devia bater é o presidente do clube").

*35 anos de Mason Gamble, ator que fez "Dennis, o Pimentinha" na estreia no cinema em 1993.

*20 anos do Union Maracaibo, campeão venezuelano de 2005 e contra o qual estrearia na Libertadores de 2006 o Internacional, que dela seria vencedor.

Clipe do Dia: Jorge Goulart

Citei acima o Internacional e vale reprisar a citação ao destacar os 95 anos do nascimento deste cantor falecido em 2012, já que na virada dos anos 60 para 70 ele fez a gravação original do hino colorado, usada pelas rádios Gaúcha e Guaíba nas primeiras conquistas nacionais do clube e que cheguei a escutar algumas vezes ainda no fim da década de 1990 na Bandeirantes porto-alegrense - também gravaria um tema popular do clube, "Papai é o Maior".

Mas a canção aqui destacada é "Balzaqueana", popular no carnaval de 1950 e que colocou Jorge em evidência. Composta por Antônio Nássara e Wilson Batista, versa sobre as damas maduras a partir de "A Mulher de Trinta Anos", romance escrito por Honoré de Balzac entre 1829 e 1842. A canção pegou de tal maneira que "balzaqueano" virou uma maneira de chamar os, como diria Cláudia duas décadas depois, "com mais de trinta".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 208 mil dos mais de 8 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.