Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 12 de janeiro de 2021
Brusque de volta à Série B depois de 32 anos



Aconteceu aquilo que se projetava, embora com emoção especialmente no primeiro tempo pois por duas vezes o Ituano alcançou a igualdade. Mas na segunda etapa os catarinenses deslancharam e chegaram aos 4 x 2 que resultaram no seu regresso à segunda divisão para este 2021 - o torneio só teve o Bruscão em 1989, quando na primeira fase jogou em grupo que tinha Blumenau, Juventude, Glória, Marcílio Dias e Esportivo, com o Blumenau liderando e o Ju passando por dois gols a mais de saldo. Acesso garantido, certamente buscarão também a final da Série C.

O Grupo C está assim: Brusque com 9 pontos, 2 vitórias, 5 de saldo e 8 gols pró; Vila Nova com 7 pontos, 2 vitórias, menos 2 de saldo e 5 gols pró; Santa Cruz com 5 pontos, 1 vitória, menos 1 de saldo e 5 gols pró; e Ituano com 5 pontos, 1 vitória, menos 2 de saldo e 7 gols pró. Na última rodada, tem Santa x Brusque e Ituano x Vila domingo que vem. Vitória garante os catarinenses na decisão da Terceirona, enquanto os goianos precisam vencer e torcer por no máximo empate brusquense. As situações de pernambucanos e paulistas são mais duras para acesso.

Um detalhe curiosíssimo neste acesso do Brusque: depois do 1 x 0 no São Bento em 18 de outubro do ano passado, ficou "apenas" 10 jogos sem vitória, quatro perdidos (um deles em casa pro Volta Redonda por 8 x 1) e seis empatados, os últimos quatro seguidos. 3 x 0 no Vila Nova no dia 2 + 4 x 2 no Ituano ontem = subiu. Loucura!

Palmeiras rumo à final da Libertadores

Com 3 x 0 de vantagem e torcendo para confirmar a escrita de quem ganhou a ida de mata-mata por três ou mais de diferença fora de casa nunca ter sido eliminado na volta, o Verdão do Abel Ferreira - que precisa se cuidar para não desfalcá-lo em eventual finalíssima (um amarelo e estará suspenso) - venceu todos os cinco jogos disputados no Allianz Parque nesta edição. Na atual casa, os palestrinos jamais perderam por três ou mais de diferença, só tomaram três gols do Flamengo em 2019 e do Coritiba em 2020 - mas sempre marcando uma vez.

No geral da Libertadores, os paulistas só sofreram duas vezes como mandantes a diferença que o River Plate precisa: 3 x 0 pro Nacional do Uruguai em 1971, no Pacaembu (isso resultaria em pênaltis), e 4 x 1 do Guarani no Morumbi, em 1979. O momento também conta. Pênalti desmarcado pro Sport à parte, o Palmeiras vem de vitória no Brasileirão, onde tem dois jogos a menos - e vencidos eles o deixariam a três pontos do líder São Paulo - e tá na final da Copa do Brasil (datas em jogo a partir do que der hoje e talvez no dia 30, aliás). Já o River foi eliminado na Copa Diego Maradona e já tem duas derrotas em três partidas de 2021, mesma quantidade de baixas nas 26 de 2020.

Eu tinha certeza que o Brasil apatifaria o VAR



Caio Max Augusto Viana. O mesmo daquele gol bizarro de Internacional x Botafogo. Se lá ele acertou ao validá-lo por ali a crocodilagem ser toda do alvinegro Kevin e dele mesmo, ontem papagaiou muito ao dar um pênalti inexistente que permitiu ao Atlético Mineiro chegar aos 2 x 2 com o Red Bull Bragantino. É inacreditável que tenha sido marcado algo tão escancaradamente não acontecido - porque a imagem da frente é definitiva, Arana dobrou o joelho e já foi caindo (o tostãozinho por trás não o derrubou, logo, nada foi). Mas fico com a consciência tristemente tranquila.

Há muito e muito tempo falei em conversas com amigos nas redes sociais (no período em que este PB estava suspenso) que o Brasil apatifaria o VAR porque o problema não é a tecnologia e sim quem a opera. E se os caras erram presencialmente, não seria com a imagem que melhorariam - só ver o tanto de ex-árbitros comentaristas que vivem "brigando com a imagem" em avaliações erradas. Enfim, só minimizou a má atuação do Galo.

Após 29 rodadas, estamos assim em relação aos seis primeiros do Campeonato Brasileiro: em 1º, São Paulo com 56; em 2º, Internacional com 53; em 3º, Atlético com 50 e um jogo a menos; em 4º, Flamengo e Grêmio com 49 e um jogo a menos (aquele entre eles mesmos); e em 6º, Palmeiras com 47 e dois jogos a menos.

Cuiabá sob risco na Série B



Por duas vezes buscando o empate com a Ponte Preta na abertura da 34ª rodada, perdeu um gol inacreditável no último lance, gol que pode fazer muita falta. Com 55 pontos e 15 vitórias, o Dourado sairá dos quatro primeiros se CSA e Juventude ganharem hoje. O Azulão do Mutange, que visitará o cada vez mais à beira do precipício Paraná, tem 52 pontos e 15 vitórias (teria uma a mais neste cenário, portanto). Já o Papo tem 52 pontos, 14 vitórias e 11 de saldo (um simples 1 x 0 deixaria ele com cinco gols a mais de saldo que os mato-grossenses).

Também ontem, a Bêzona teve CRB 2 x 0 Guarani e Confiança 1 x 2 Operário. Hoje, ainda teremos Botafogo de Ribeirão Preto, Náutico x América Mineiro e Chapecoense x Figueirense. Poderemos ter em Recife e Chapecó as oficalizações dos acessos do Coelho e do Verdão do Oeste, líder e vice-líder com 66 e 63 pontos respectivos, que no fundo do fundo já são sabidos há "milênios". O que pode adiar isso é que seus adversários lutam contra o rebaixamento, Timbu em 15º com 38 e Furacão do Estreito em 17º com 36. Cascas grossas, portanto.

Os destaques de ontem e hoje

Brasileirão Sub-20 O Atlético Mineiro eliminou o Corinthians por 5 x 4 nos pênaltis após 1 x 1 no tempo normal e enfrentará o Athletico Paranaense na decisão nos dois próximos domingos.

Copa Sul-Americana Hoje, sim, começará no campo neutro de Assunção a semifinal Coquimbo Unido x Defensa y Justicia, adiada da semana passada devido ao surto de coronavírus no time argentino ao chegar em Santiago.

Curtinhas Esportivas

Arthur Caike deixou o Cruzeiro Com quatro gols em 25 jogos, ele foi para o Kashima Antlers.

Subirá o Londrina ou não? Técnico dele no rebaixamento de 2019, Sílvio Canuto substituirá Alemão e tentará a vaga na próxima Série B no próximo sábado, quando visitará o Remo pela rodada final do Grupo D da C.

Mudanças na Fórmula 1 O GP do Brasil (este PB não diz "GP de São Paulo" porque, se não há outra etapa em nosso país, não deixarei de dizer o nome dele, igual é no GP dos Emirados Árabes em Abu Dhabi) foi antecipado de 14 para 7 de novembro numa série de remanejos envolvendo especialmente a Austrália, cuja corrida foi de 21 de março para 21 de novembro - dia igual e mês trocado - devido a várias restrições por causa do coronavírus.

Covid detectada no meio do jogo Aconteceu com o tenista Denis Kudla a um game do fim do qualificatório do Aberto da Austrália, disputado nos Emirados Árabes. Ele vencia Elliot Benchetrit por 6/4 e 5/3. Aí, chegou a informação de que testara positivo. E mesmo assim, deixaram que disputasse o último game! Por isso, seu adversário da fase seguinte, Dane Sweeny, está automaticamente classificado por W.O. Isso só aconteceu porque a partida terminou, pois se encerrasse antes do último game a classificação seria do Elliot. Não é possível, minha gente...

Bela do Dia: Isabella Arantes

Isabella Arantes, bailarina do "Domingão do Faustão" na Globo. Se conseguirem dizer algo, falem. Não consegui. A emoção com o que vi é tal que toda e qualquer palavra me faltaria mesmo que eu fosse o mais letrado dos letrados.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Carlos Andreazza na Rádio CBN Saído da BandNews FM na sexta-feira passada, ele anunciou ontem sua chegada ao Sistema Globo - o que confirmou a informação do mesmo dia na fanpage Mídia de Verdade, portanto. Serão dois programas com sua apresentação a partir de data a definir: um nacional das 9h30 às 10h, em dupla com Marcela Lourenzetto; e o regional "CBN Rio" das 10h às 12h, em dupla com Bianca Santos.

Alexandre Mota no Porto Alegre 24 Horas Li no Coletiva que o apresentador da TV Vila Real (Record Mato Grosso) e ex-Record RS passou a participar desde ontem do "Tchê Conecta News", programa em vídeo veiculado pela popular fanpage do Facebook destinado à capital gaúcha. Ele e Nádia Martins diariamente às 18h.

Luiza Luersen na RPC TV Começou ontem a participação dela na reportagem da afiliada da Globo - Luiza, que no fim do ano passado deixou a RIC (Record), na qual apresentava o matinal "Paraná no Ar".

Globo exibirá a última criação de Fernanda Young Criada pela saudosa roteirista e por Alexandre Machado, "Shippados" passará às 23h50, logo após "A Cor do Poder". Produzida originalmente para o GloboPlay, teve 12 episódios estrelados por Tatá Werneck e Eduardo Sterblich.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 12 de janeiro, são estas:

*405 anos de Belém, parabéns a todos os leitores da capital paraense.

*70 anos ao dobrado: de Kirstie Alley, atriz das séries "Cheers" e "Veronica's Closet", além de filmes como "Jornada nas Estrelas 2", "Curso de Verão", "Olha Quem Está Falando" e "Garoto de Programa" (cara, agora senti muito o peso da idade ao saber que a Kirstie, tão gatinha e atraentérrima com John Travolta no "Olha...", é setentona); e do nascimento de Larry Hoppen, falecido em 2012 e cantor, guitarrista e vocalista do grupo Orleans.

*50 anos ao dobrado: de Fernando Pavão, ator de novelas da Record como "Poder Paralelo", "Pecado Mortal" e a na próxima semana estreada "Gênesis"; e da estreia de "Tudo em Família", série estrelada por Carroll O'Connor e Jean Stapleton em 205 episódios até 1979, pioneira na TV americana ao tratar de temas como racismo, homossexualidade, feminismo, estupro e outros tantos muito doídos (infelizmente aqui no Brasil a exibição foi muito curtinha para uma produção da sua relevância histórica, Bandeirantes em 1987 e nunca mais).

*45 anos da morte de Agatha Christie, nascida em 1890 e escritora de livros clássicos de suspense, como "Assassinato no Expresso Oriente".

*40 anos ao dobrado: de Fabíola Figueiredo, repórter ex-TV Bandeirantes; e da estreia de "Dinastia", série estrelada por Joan Collins em 220 episódios até 1989.

*20 anos ao dobrado: da morte de Adhemar Ferreira da Silva, saltador triplista nascido em 1927 e bicampeão olímpico em Helsinque 1952 e Melbourne 1956; e do início da terceira edição do Rock in Rio.

Clipe do Dia: George Duke

Falecido em 2013, nasceu há 75 anos hoje completados. De 1981, eis "Sweet Baby" com ele e Stanley Clarke.



Clipe do Dia: "Batman"

Há 55 anos estreava a icônica série do Homem Morcego, estrelada por Adam West como ele e Burt Ward como Robin em 120 episódios até 1968. O tema musical genialíssimo de Neal Hefti entrou para a história.



Clipe do Dia: Luiz Bonfá

Integrante do primeiro grupo de artistas da bossa nova, este músico nascido em 1922 partiu há 10 anos hoje completados. De renome internacional, eis Bonfá tocando "Manhã de Carnaval" com Perry Como.



Clipe do Dia: Janis Joplin

Não registrei na coluna de ontem por não saber disso até a publicação dela, senão evidentemente eu teria registrado nesta segunda-feira mesmo - mas é aquilo que sempre observo: não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo, ainda que não sei baseadas no quê muitas pessoas achem que sei tudo, erradíssimas que estão. Completou 50 anos o lançamento do segundo e último disco dela, álbum póstumo pois havia falecido em 4 de outubro de 1970. Clássicos estão nele, como "Mercedes Benz", "Me and Bobby McGee" e a aí conferida "Cry Baby".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 204 mil dos mais de 8 milhões e 100 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.