Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 9 de janeiro de 2021
Náutico fora dos quatro últimos 14 rodadas depois



Foi o grande fato da sexta-feira de 33ª rodada da Série B, porque foi mais duro que parida de bigorna para obter esses suadíssimos com "SU" maiúsculo 2 x 1 sobre o Paraná, de virada e com direito a dois pênaltis perdidos por Kieza e Jean Carlos, ambos barrados no baile por Renan, que no entanto não conseguiu impedir o tento decisivo do Erick. Sem Hélio dos Anjos na casamata por ele estar com coronavírus, o Timbu fez uma jornada de superação e reforçou sua condição de imposição nos Aflitos, onde não perde há oito jogos (os três primeiros empatados e depois cinco vitórias consecutivas) - no geral tem apenas uma derrota nas últimas sete partidas e somou 14 destes 21 pontos (quatro vitórias e dois empates). E o Paranito, hein? Perder desse jeito, olha... mó cara de rebaixado, na boa. Entra técnico, sai técnico, muda o time, a má fase não passa... O Renan pegou dois pênaltis!!! E perderam mesmo assim.

Claro que só fazer sua parte não bastava e sim torcer por resultado paralelo - e ele veio: o Figueirense ficou no 0 x 0 com o CSA, agora 4º colocado com 52 pontos e 15 vitórias, abaixo dos 54 do Cuiabá e acima dos 52 e 14 do Juventude. O Furacão do Estreito foi dirigido pelo analista de desempenho Lucas Matheus, de 27 anos, pois Jorginho terminou ontem o período de isolamento da Covid, doença que também acometeu o auxiliar Wellington Santos. Com tudo isso, o Paraná ficou com 33 pontos em antepenúltimo e o Figueira foi aos 36 em 17º, enquanto o Náutico não é nem o 16º e sim o 15º com 38 pontos, um acima do Vitória, que hoje visitará "apenas" o líder América Mineiro, que não perde há sete jogos (seis vencidos) e tem os mesmos 63 pontos da vice-líder Chapecoense, que visitará o Botafogo de Ribeirão Preto - vitórias deixarão Coelho e Chape aptos a oficializar na próxima rodada os retornos à Série A.

Também ontem, o Cruzeiro fez 1 x 0 no Sampaio Corrêa, que perdeu a quinta seguida e não vence há sete partidas. Pensar que confiei no Bolívia Querida brigando pelo acesso... O gol foi do William Pottker, que pela vez segunda em 10 partidas pelo clube tomou o cartão vermelho e que em rigorosamente todas elas foi amarelado. A Raposa é 11ª, com 44 pontos, e os grandes problemas nesta atual passagem do Luiz Felipe Scolari são as poucas vitórias (oito em 17 jogos) e o desempenho fraco como mandante (duas vitórias em sete mandos), o que faz com que o positivismo de somente duas derrotas (uma em casa e outra fora) nestas 17 jornadas acabe diminuído. É empate demais. E percebeu? Oito vitórias e duas em casa - logo, seis fora. Cruzeiro do Felipão, visitante muito indigesto. A sexta-feira não teve nenhum outro empate e registrou Brasil 0 x 1 Avaí, CRB 2 x 0 Confiança e Operário 2 x 0 Oeste.

Série C definindo acessos ou não?

Respostas que esperamos desta 5ª e penúltima rodada da fase semifinal, onde três clubes podem subir: o Brusque e o Paysandu, ambos com simples vitória; e o Remo, desde que ganhe e o Londrina perca ou empate. O Grupo C tem hoje Vila Nova (4º com 4) x Santa Cruz (3º com 5) e depois de amanhã Brusque (1º com 6) x Ituano (2º com 5). Já o Grupo D, lamentavelmente, não terá a simultaneidade desejada corretamente pela dupla Re-Pa. Com isso, amanhã tem Paysandu x Remo (2º e 1º com 7) às 18h e Londrina (3º com 5) x Ypiranga (4º com 3) às 20h.

Série D definindo acessos para a Série C

Todos os semifinalistas subirão de divisão. Hoje tem Aparecidense x Mirassol (1 x 2) e amanhã tem Novorizontino x Fast (1 x 0), América de Natal x Floresta (0 x 2) e Altos x Marcílio Dias (1 x 1 na única ida empatada).

Série A com a 29ª rodada em marcha

Três jogos acontecem neste sábado. 6º com 44 pontos e dois jogos a menos, o Palmeiras em meio à semifinal da Libertadores visitará o Sport, 14º com 32. Tem o clássico entre Coritiba, 20º com 21 e que estreará o treinador paraguaio Gustavo Morínigo, e Athletico Paranaense, 10º com 37. E a noturnaça terá Enderson Moreira estreando no Fortaleza, 15º com 31, diante do Grêmio, 5º com 48 e com uma partida a menos. Tricolores com muitas ausências, os cearenses com casos e mais casos de Covid e os gaúchos com uns machucados e outros poupados.

Líder com 56 pontos, o São Paulo receberá amanhã o Santos, 8º com 39 e um jogo a menos, que deverá ter um reservão por causa da semifinal da Libertadores, que está incendiária fora de campo pois John e Wagner Leonardo permaneceram na Argentina por testarem positivo para coronavírus após o 0 x 0 com o Boca Juniors, que reclamou um monte disso na base da cara-de-pau pois viajou ao Paraguai com infectados em setembro passado para encarar o Libertad. Duas escritas em jogo: o Peixe perdeu os três últimos "San-Sões" no Morumbi desde 2018 e o Tricolor não perde este embate em Brasileirões há seis realizações (metade delas exitosa) desde ainda 2017.

O encontro dos derrotados de meio de semana terá Flamengo, 4º com 49 e um jogo a menos, e Ceará, 11º com 36. Com a volta da rede "véu de noiva" ao Beira-Rio, o Internacional é 2º com 50 e receberá o Goiás, 18º com 28. Por um lado, o Colorado quer a 5ª vitória seguida na competição. Mas por outro lado, o Esmeraldino ganhou as últimas quatro realizações pela Série A desde 2015 (no meio do caminho perdeu as duas na Série B de 2017). Vindo do recorde histórico negativo de sete derrotas consecutivas e 17º com 28, o Bahia sem o suspenso Gilberto visitará o Atlético Goianiense, 12º com 35. E a noturnaça dominical para muitos é "carnificina" anti-Bêzona pois terá a 50ª contenda em São Januário entre Vasco, 16º com 29 e uma partida a menos, e Botafogo, 19º com 23.

Depois deste fim-de-semana, teremos na segunda-feira o Red Bull Bragantino, 13º com 34, recebendo o Atlético Mineiro, 3º com 49 e um jogo a menos. Por motivos televisivos, a conclusão será apenas na próxima quarta-feira entre Corinthians, 9º com 39 e uma partida a menos, e Fluminense, 7º com 43. Detalhe: o Coringão será o clube que mais terá demorado a voltar a campo pois não joga desde os 2 x 0 no Botafogo em 27 de dezembro - tudo isso por causa do dérbi contra o Palmeiras, que enfiaram às 7 da noite de uma segunda-feira, dia 18 (inconformado até agora).

Os destaques de ontem

Campeonato Português Líder com 35 pontos em 13 rodadas, o Sporting fez 2 x 0 no Nacional. São quatro pontos acima do Porto, que abotoou o Famalicão por 4 x 1, e do Benfica, que marcou 2 x 0 no Tondela.

Registros melhor destacados na próxima segunda No Alemão, o Bayern de Munique abriu dois gols de frente, mas deu Borussia Monchengladbach por 3 x 2; na Copa da Inglaterra, o Liverpool passou de fase com 4 x 1 num Aston Villa cheio de jovens devido ao "covidaço" no profissional; e no Espanhol, Atlético x Athletic Bilbao foi adiado para ninguém faz a menor ideia devido à nevascaça-aça-aça que cai em Madrid nesta semana.

Curtinhas Esportivas

Basquete das Américas Definidos os grupos do torneio com início marcado para opróximo dia 31 e que acontecerá em Rio de Janeiro, Buenos Aires e Manágua: A com Estelí da Nicarágua, Titanes da Colômbia e Caballos do Panamá; B com São Paulo, Quimsa da Argentina e Valdivia do Chile; C com Franca, Aguada do Uruguai e San Lorenzo da Argentina; e D com Flamengo, Instituto da Argentina e Peñarol do Uruguai.

Play-offs da NFL Começam neste fim-de-semana com o Wild Card entre hoje e amanhã. Os cruzamentos da próxima fase são estes: Buffalo Bills ou Indianapolis Colts x Pittsburgh Steelers ou Cleveland Browns; Baltimore Ravens ou Tennessee Titans x Kansas City Chiefs; Seattle Seahawks ou Los Angeles Rams x New Orleans Saints x Chicago Bears; e Washington Football Team ou Tampa Bay Buccaneers x Green Bay Packers.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



"Pijama Show" de volta na Atlântida SC Em iniciativa da NSC - e que, portanto, não abrangerá o Rio Grande do Sul por não ter relação com a RBS -, a Rádio Atlântida voltará a transmitir para ouvintes de Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Joinville o clássico programa que Everton Cunha comandou por 14 anos nos dois estados. Recentemente saído da Mix FM de Porto Alegre, "Mr. Pi" re-estreará seu programa no dia 18, das 22h à meia-noite. Enquanto Santa Catarina ficará com ele, nesta mesma faixa seguirá a grade normal aqui na aldeia pampeana, com os programas "ATL Pop Rock" de segunda a quarta, "ATL Hot" às quintas e "ATL Weekend" às sextas.



Isabele Benito nos domingos da Super Rádio Tupi A partir de amanhã, a apresentadora terá uma nova atração no mesmo horário das 10h que é seu de segunda a sexta: "De Frente com Elas", bate-papo com convidados especiais dela e da gerente jornalística Márcia Pinho. Colegas no rádio, as duas bem sabem o que é televisão jornalística. Hoje, Isabele é campeã de audiência no "SBT Rio". Já Márcia foi apresentadora do "Informe Rio" da Record na segunda metade da década de 1990 e dirigiu os primeiros anos do "RJ no Ar" na primeira metade dos anos 2000.



Thaís Dias voltou ao "BandNews Rio - 1ª Edição" Com a saída do ontem pela vez última atuante Carlos Andreazza (que a fanpage - anteriormente um portal em si - Mídia de Verdade noticia que está se transferindo para a Rádio CBN), a reposição veio da própria Rede Bandeirantes e isso marcou o retorno dela ao matinal das 9h20, do qual parara de participar desde que transferida para São Paulo para co-apresentar o "Bora Brasil" na TV Bandeirantes e fazer o vespertino nacional "Expresso BandNews", nos quais continua. Thaís e Rodolfo Schneider apresentam o programa carioca direto da matriz da rede e Agatha Meirelles faz a apresentação na sede da BandNews FM Rio.



Eduardo Castro efetivado no "Jornal Gente" O que teve uma motivação preocupante acabou tendo um desfecho positivo. Ex-repórter esportivo e ex-âncora de "Primeira Hora" e "Jornal do Meio-Dia" na passagem anterior pela Rádio Bandeirantes de São Paulo de 1995 a 2001 (quando foi ser correspondente dela na Voz da América nos EUA), o apresentador do BandNews TV e narrador do BandSports começou a participar do "Gente" para compensar os casos simultâneos de coronavírus com os titulares Thays Freitas, Pedro Campos e Mariana Godoy, que anteontem anunciou sua saída da emissora após somente meio ano. Mesmo com os retornos deles, Eduardo continuou no jornal e foi oficializado seu componente nesta sexta-feira, o que rendeu um agradecimento emocionado pois era estando novamente na RB que sentia completo seu regresso ao Grupo Bandeirantes. Grande gol esse.



O que aconteceu com o "Band Cidade" de Porto Alegre? Não deu para entender o que houve com a versão gaúcha do noticiário noturno da TV Bandeirantes nesta sexta-feira. Sim, Lúcia Mattos e Sérgio Stock a apresentaram normalmente, mas o jornal foi todo gravado do início ao fim (tanto que não teve o selo "ao vivo", que a emissora - erradamente - deixa o tempo inteiro na tela mesmo nas reportagens gravadas ao invés de tirá-lo durante elas) e não teve um único factual que fosse, nem sobre o coronavírus, nem sequer sobre o futebol (nem mesmo sobre a vitória do Internacional na noite anterior). Toda a edição foi sobre iniciativas de solidariedade, mas sem uma identificação de exibição especial temática, sendo levada como uma edição normal do jornal. Detalhe: uma das reportagens foi de Aristóteles Júnior, que trocou a Band RS pela Rádio Guaíba em setembro do ano passado.

Não entendi essa da Record RS Durante a edição local do "Cidade Alerta", em dado momento mostraram imagens do trânsito em Porto Alegre e de uma das praias do litoral gaúcho, esqueço agora qual, imagens estas cedidas pelo portal Câmera 30. O que me deu um "nó nas tripas mentais" é que as imagens do Câmera 30 apontavam como horário 18 horas e 9 minutos, mas no relógio do jornal - que tinha selo de "ao vivo" - marcava 18h36. Ué... O horário do Câmera 30 estava destrambelhado ou a Record exibiu imagem gravada como se fosse ao vivo?



Despedida na RBS TV É a da repórter Greici Mattos depois de 8 anos, inicialmente em Santo Ângelo e depois Santa Rosa, Passo Fundo e nos últimos quatro anos e meio Caxias do Sul, de lá aparecendo todos os dias em todos os noticiários estaduais e sendo também foi apresentadora do segmento regional do "Jornal do Almoço". Ainda sem revelar o que é, Greici disse ter aceitado uma oportunidade profissional cheia de novidade e muito aprendizado. A ver se será na própria Caxias, se ela virá para Porto Alegre ou onde será este novo trabalho dela.



Despedida na Rede Matogrossense Foi a da repórter Cristina Mayumi após, como dito pela própria nas redes sociais, 2.718 dias entre as TVs Centro América de Cuiabá e Morena de Campo Grande, chegando em 2013 para a editoria de esportes e pouco depois migrando para o jornalismo investigativo. Ela deu a entender que seu novo trabalho será fora da Região Centro-Oeste, já que diz que viajará "numa nova aventura, com olhos curiosos e coração em paz". Acompanho ela desde que era ainda Cristina Lima a partir da TV Fronteira, cobrindo o Grêmio Prudente no Campeonato Brasileiro de 2010, e depois com os clubes de SP na Rede Bandeirantes.



Despedida na Record Itapoan Foi a da apresentadora Laís Cavalcante depois de seis anos, nos quais foi repórter e posterior apresentadora dos jornais "BA no Ar" e "BA Record" desde meados de 2018.



Adriana Araújo desmente negociações com a CNN A condutora do "Repórter Record Investigação" negou ter qualquer negociação com a emissora por assinatura e que escrevia ontem o texto do segundo "Dossiê Carajás" para o programa da próxima quinta-feira. Flávio Ricco havia publicado no R7 que a ex-apresentadora do "Jornal da Record", cujo vínculo acabará em março, estaria em conversas adiantadas com a CNN e só faltaria assinar, tanto que ontem acertado isso seria com os diretores - e ex-Record - Douglas Tavolaro e Virgílio Abranches.

Luto na televisão e na internet Com apenas 32 anos morreu Daniel Carvalho, ex-apresentador da MTV Brasil (a original da Abril) entre 2010 e 2012, ano no qual foi integrante do "Muito +" na Bandeirantes. Daniel também ganhou fama na internet ao fazer a personagem Katylene, o que lhe abriu portas televisivas. Ele estava internado no Rio de Janeiro desde o fim do ano passado com problemas renais. Cara: 32 anos! Que pecado!!!

Luto no cinema De causa não informada, morreu aos 79 anos Michael Apted, cineasta de filmes como "O Destino Mudou Sua Vida", "Nas Montanhas dos Gorilas" e "007 - O Mundo Não é o Bastante" (primeiro estrelado por Pierce Brosnan), além de realizador do documentário "The Up Series", que mostrava a evolução de sete em sete anos de 14 crianças do Reino Unido desde os 7 anos delas, em 1963, até completarem 63 anos no ano retrasado.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Narayanna Borges

Narayanna Borges, repórter e apresentadora substituta da GloboNews no Rio de Janeiro. Desde 2018 ela é um bom motivo para acompanhar as notícias cariocas, mas os fluminenses já a conheciam de participações estaduais no "Bom Dia RJ" a partir da InterTV de Cabo Frio.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 9 de janeiro, são estas:

*100 anos de Agnes Keleti, mais velha campeã olímpica ainda viva, ex-ginasta ganhadora de 11 medalhas nos Jogos de 1948, 1952 e 1956, das quais cinco de ouro.

*85 anos de K Callan, atriz que fez a Martha Kent na série "As Novas Aventuras do Superman".

*65 anos de Imelda Staunton, atriz de filmes como "Para o Resto de Nossas Vidas" e "O Segredo de Vera Drake".

*25 anos de "Uma Família de Outro Mundo", série estrelada em 139 episódios até 2001 por John Lithgow e Kristen Johnston (esse título brasileiro era o da exibição na Bandeirantes, já que à estreia no Multishow no fim dos anos 1990 o título foi definido através de um concurso cultural e escolheram "Etaterrestre").

*20 anos ao dobrado: de Rodrygo, futebolista do Real Madrid (atual campeão espanhol do campeonato e da supercopa) e ex-Santos; e de "Os Maias", minissérie exibida pela Globo e escrita por Maria Adelaide Amaral a partir de Eça de Queirós, com Ana Paula Arósio, Fábio Assunção e Simone Spoladore no elenco.

*10 anos da morte de Peter Yates, cineasta nascido em 1929 e indicado ao Oscar por "O Vencedor" e "O Fiel Camareiro", diretor também de "Bullitt", "Os Quatro Picaretas" e "Nossa, que Loucura!".

Clipe do Dia: Crystal Gayle

Cantora country de sucessos românticos, como "You and I" com Eddie Rabbitt em 1982, esta linda moça completa 70 anos neste sábado. Destaco o principal deles, de 1977: "Don't It Make My Brown Eyes Blue".



Clipe do Dia: Joan Baez

Aposentada dos palcos no ano passado e nome fundamental do folk e do ativismo social e político na música, esta grande artista celebra hoje 80 anos. Aqui no Brasil era para ela fazer shows em 1981, mas a ditadura militar os cancelou em cima da hora e ela fez apresentações a capella em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os shows vieram em 2014, inclusive um deles aqui em Porto Alegre. Joan foi uma das primeiras artistas a gravar e notabilizar obras de Bob Dylan, de quem seria companheira por anos. De 1975, destaco "Diamonds and Rust" ao vivo.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 202 mil dos mais de 8 milhões de infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.