Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 7 de janeiro de 2021
Santos obrigado a vencer, ganhar ou triunfar (ou tudo junto)



O regulamento do gol fora leva a essa obrigatoriedade na quarta-feira da semana que vem devido ao 0 x 0 de ontem com o Boca Juniors na Bombonera. Foi o sexto jogo dos alvinegros praianos fora de casa nesta Libertadores e a primeira vez sem marcar ao menos uma vez (como diria o saudoso Marco Antônio: que hora, hein?). Os argentinos, vazados apenas três vezes em 11 partidas, jogarão não só pela vitória, mas também por qualquer empate com gol, e apenas novo 0 x 0 resultará em pênaltis. Complicação enorme para o Peixe, que viu Marinho escapar de algo pior em solada fortíssima no adversário no começo do segundo tempo e teve um pênalti nele cometido não dado momentos adiante - o VAR justificou como "contato de jogo". A lamentar a ocorrência pós-jogo do apredrejamento do ônibus que levaria a delegação santista de volta ao hotel. Inaceitável estarmos em 2021 e ainda isso.

Noite tricolor desastrosa atenuada por outro tricolor



Quem apenas vê o resultado de 4 x 2 e não viu nada do jogo em si imagina que o São Paulo foi inferior ao Red Bull Bragantino, mas não tanto assim. Mas a verdade é que o time do Fernando Diniz - que encheu Tchê Tchê de xingamentos desaforados no primeiro tempo - escapou de tomar um chocolate histórico no primeiro tempo, até mesmo meia dúzia ou sete não seria exagero algum tamanha a superioridade do Massa Bruta, que pela vez primeira anotou quatro vezes nos são-paulinos, que não tomavam quatro gols na mesma partida desde a LDU nos 4 x 2 de setembro de 2020 no geral e desde o Palmeiras nos 4 x 2 de 2017 especificamente em Brasileirões. Renovado até o fim de 2024, Claudinho abriu os trabalhos do BragaBull do Maurício Barbieri, que está fugindo do descenso. Aliás: e as saídas da defesa tricolor, heinhô? A saudosa Hebe Camargo definiria elas como "umas graciiiinhas".



Com 56 pontos, o São Paulo só não teve uma noite tão desastrosa assim porque o Flamengo conseguiu ser uma gosma melequenta ao cabo e ao rabo. Amplamente superior na primeira etapa, foi pro intervalo com apenas um gol de vantagem. Mas na segunda metade, o Fluminense deu das tripas coração, cresceu em campo e chegou a uma virada por 2 x 1 que, por tudo isso dele e pela inoperância rubro-negra (cuja defesa foi vazada em nove dos 11 jogos sob comando do Rogério Ceni), mereceu plenamente o que conquistou na troca de amarelo para vermelho na sinaleira - em tempo: uma senhora tubaronice do Filipe Luís castigada com "CA" maiúsculo pelo Yago Rocha. Algo, aliás, bem condizente com o substituto do Marcão, Ailton, vide o chute que rendeu o gol de barriga do Renato Portaluppi no Fla-Flu da decisão carioca de 1995 e a bomba do título brasileiro do Grêmio em 1996.



A derrota manteve o Flamengo com 49 pontos a exemplo do Atlético Mineiro, não atuante neste meio de semana pois enfrentaria o ontem continental Santos e que foi notícia por confirmar Rodrigo Caetano como novo diretor de futebol em substituição a Alexandre Mattos. Quem foi aos 48 é justamente o Grêmio, que teve mais sorte que juízo no primeiro tempo com a anulação errada do golaço do Gilberto por impedimento que, com todo o respeito, nem a terceira, nem a quarta, nem o domingo e nem nenhuma dimensão das linhas do VAR me convencerá que existiu. Os 2 x 1 foram marcados por isso e também pela emoção do autor do primeiro gol gremista, Vanderson (primeiro no profissional), e pelo recorde negativo do Bahia: nunca e jamais na história dos Campeonatos Brasileiros desde a Taça Brasil de 1959 ele havia perdido sete partidas consecutivas. Erro à parte, a culpa é toda e única dele mesmo.



Os baianos do Dado Cavalcanti estão tão encrencados que daqui a pouco acabarão sendo superados pelo Goiás, dois apenas sendo a diferença dos pontos de um para o outro após os comandados do Glauber Ramos irem aos 26 ao abotoarem por 2 x 1 o Coritiba, há nove pelejas sem um mísero triunfinho que seja e lanternaço-aço-aço com 21. Ainda sem ser oficializado novo técnico, o paraguaio Gustavo Morínigo estava no Couto Pereira olhando o Coxa que deverá assumir. Pobres olhos dele, devem ter "sangrado aos montes" de tão feia a bronca que assumirá. Feia também tá a treta no Botafogo, vice-lanterna com 23 ao tomar fumo de 2 x 0 do Athletico Paranaense, que ganhou a terceira seguida e está intermediário, mas mais para perto dos de cima que perto dos de baixo. Alívio do Furacão.



Já o Sport teve Thiago Neves definindo ainda no comecinho em um gol inteligente que deu o 1 x 0 sobre o Fortaleza, que mandou embora Marcelo Chamusca após uma vitória, quatro empates e quatro derrotas. Pensar que foi para isso que ele largou o Cuiabá bonzão demais na Bêzona e no dia do jogo contra o Grêmio pela Copa do Brasil... Somando o fim da passagem de Rogério Ceni e mais o interino Marcone Montenegro, os tricolores cearenses têm apenas um êxito nos 12 últimos compromissos, dos quais sete perdidos. Sim, 10 afastados ontem devido à Covid, mas mesmo antes disso os fracassos já existiam aos montes. O Fortaleza é outro que tá "louquinho" para parar na zona de rebaixamento, 31 pontos. Os pernambucanos respiram um pouco, foram aos 32 e têm em comum em todas as suas nove vitórias nesta primeira divisão todas elas terem sido por um gol de diferença. Mínimo que rende o máximo.

Esta noite, a 28ª rodada destacará Ceará x Internacional, que terá os gaúchos buscando a quinta vitória consecutiva geral e quarta seguida no certame, e Atlético Goianiense x Vasco, com o retorno de Vanderlei Luxemburgo aos cruzmaltinos. Um simples empate já tirará os cariocas dos quatro últimos e neles colocará o Bahia.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Sub-20 Semifinal aberta hoje por Flamengo x Athletico Paranaense e Corinthians x Atlético Mineiro.

Campeonato Espanhol Barcelona em 3º, com 31 pontos, após a virada por 3 x 2 sobre o Athletic Bilbao com dobra do Messi. Os homens do Barça foram bem e as mulheres também nos 5 x 0 sobre o Espanyol, primeira partida oficial das gurias barcelonistas no Camp Nou em "apenas" e "tão somente" 50 anos.

Copa do Rei Líder da primeira divisão com 38 pontos, o Atlético de Madrid caiu fora na segunda fase ao tomar 1 x 0 do Cornellà, da terceirona. Ano passado, outro dela (o Cultural Leonesa) já o havia eliminado.

Campeonato Italiano O Milan ainda lidera com 37 pontos em 16 rodadas, mas tomou 3 x 1 em casa da Juventus e perdeu a invencibilidade. Sua sorte foi a Internazionale seguir com 36 por sofrer 2 x 1 da Sampdoria.

Campeonato Francês Lyon líder com 39 pontos em 18 rodadas ao marcar 3 x 2 no Lens. Depois vem com 36 o Paris Saint Germain, que estreou Mauricio Pochettino no 1 x 1 com o mandante Saint-Étienne. O Lille também tem 36, mas 11 gols a menos no saldo, e comeu mosca ao perder em casa por 2 x 1 para o Angers.

Copa da Liga Inglesa Manchester por Manchester, deu City por 2 x 0 sobre o United. Com isso, teremos em abril Manchester City x Tottenham - ou "só" Josep Guardiola versus José Mourinho. Finalaça!

Campeonato Turco Os 3 x 1 do Genclerbirligi sobre o Hatayspor foram marcados por dois gols do Piris da Motta, ainda pertencente ao Flamengo e que não ia às redes desde que marcou um nos 6 x 0 do Olimpia diante do Sol de América no longínquo, distante e verdadeiríssimo 1º de abril de 2016.

Curtinhas Esportivas

Morreu Alex Apolinário Tristeza máxima ele morrer aos 24 anos depois da parada cardiorrespiratória que sofreu no último fim-de-semana em jogo do seu Alverca diante do Almeirim, pela terceira divisão portuguesa. Aqui no Brasil, surgiu no Botafogo de Ribeirão Preto vice da Copa SP de 2015 e depois foi do Cruzeiro e do Athletico Paranaense.

Boa sorte, Márcio Coelho... vai precisar Ele treinará o Paraná nos últimos seis jogos pela Série B.

O "dia do fico" de Paulo Baier Reviravolta obtida e ele treinará, sim, o Próspera no próximo Catarinense.

Manifestação na NBA Os 107 x 105 do Boston Celtics sobre o Miami Heat foram marcados, antes da bola subir, pela reclamação das duas equipes sobre a diferença do tratamento dado pelas autoridades policiais e de segurança contra os invasores do Capitólio em relação ao feito nos protestos contra a violência sofrida pelos negros. Antes do jogo iniciar, os atletas das duas franquias se ajoelharam na quadra. E não se diga que estão errados pois não estão.

"Bom Dia DF" completa 30 anos



A quinta-feira marcou o aniversário do jornal matinal da Globo Brasília, estreado dois anos depois dos matinais locais de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco - o primeiro regional, o de São Paulo, veio em 1977. Apresentado na estreia por Carlos Campbell com comentários de Alexandre Garcia, depois teve apresentadores como André Duda, Cláudia Bomtempo, Fernanda de Bretanha, Liliane Cardoso e Guilherme Portanova, que saiu no fim de 2019 depois de mais de seis anos para fazer o concorrente "DF no Ar" na Record. Desde então, o "Bom Dia DF" é ancorado por Fred Ferreira, que no ano passado ganhou a companhia de Natália Godoy. Uma grande marca!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Vem aí o "Jornal da Manhã" da Grande Porto Alegre Estreará na próxima segunda-feira a versão local do noticiário da Rádio Jovem Pan, apresentada por Fernando Zanuzo (que já era colunista da emissora) das 7h às 8h.



José Luiz Datena quer músicas na Rádio Bandeirantes Soube dessa pelo Rodney Brocanelli: no "Manhã Bandeirantes" de ontem, o apresentador fez uma brincadeira com o tom de voz sussurrado de Felipe Garrafa ao falar com ele de forma que não vaze no ar, dizendo que lembrava Serge Gainsbourg em "Je t'aime... Moi Non Plus", canção que pediu para rodar. Isso aconteceu, mas em seguida o próprio José Luiz pediu para tirá-la e disse no ar que "parece que não pode tocar mais música aqui", no que seguiu Agostinho Teixeira dizendo que poderia tocar apenas um trecho. Datenão protestou contra isso e afirmou ainda que "tem uma regra que a rádio tem que ser mantida no ar 24 horas", mas que "de vez em quando cai, todo dia", além de dizer que não gosta de regras como essa de não tocar músicas. A RB paulistana aboliu elas devido a problemas com o ECAD, o que levou à suspensão do "Arquivo Musical".



Aline Aguiar com coronavírus A apresentadora do "MGTV - 1ª Edição" na Globo relatou isso hoje nas redes sociais, explicando as sensações que teve até chegar a este diagnóstico e explicando que só teve como sintomas coriza de três dias e garganta que quase "fechou", sem febre, sem dor de cabeça, sem dor no corpo, nem tosse, diarréia, nem perda do olfato ou do paladar... e mesmo assim, está com a Covid-19. Aline disse que, se não tivesse atentado para isso, poderia passar a doença se seguisse a rotina normal e que está aliviada por saber que preservou vidas ao ficar isolada quando sentiu os sintomas referidos, passando a virada do ano sozinha, mas preservando sua família, seus colegas de trabalho e profissionais de lugares que frequenta pois seu caso é leve, mas os de outros infectados poderiam não ser. Primeiro: força, guria!!! Vença mais essa. E segundo: consciência máxima a dela. Tenham todos!!!



Guga Chacra das férias para o estúdio A histórica e repugnante invasão ao Capitólio dos EUA por parte dos transtornados de má índole apoiadores do mau perdedor e incitador de baderna e caos Donald Trump fez o comentarista da GloboNews interromper suas férias no Rio de Janeiro e ir pro estúdio para reforçar a longa cobertura do acontecimento, findada apenas no inicinho desta manhã com a oficialização no Congresso da vitória de Joe Biden na eleição presidencial. Nas redes sociais, o povo não perde a chance de descontrair e brincaram com a imagem do Guga, bronzeado em grande parte do rosto, mas não em volta dos olhos (lembraram, vê se pode, até do Quico em Acapulco). Ele entrou na onda nos seus perfis: "bronzeado fenício / levantino / libanês do Mediterrâneo Oriental, mas adquirido nos treinos de natação da piscina do Flamengo. Logo mais, volto para minha piscina no frio de NY."



Gigantesca Raquel Krahenbuhl Todas as funções são importantes no jornalismo, uma a uma, das mais visadas às menos expostas, todas são fundamentais. Mas o repórter presencial é fundamental. Sem testemunho ocular no local do acontecimento, não é a mesma coisa. E é um diferencial muito positivo da Globo ter essa ótima repórter a cobrir as coisas da Casa Branca, o que foi reforçado por longas e longas horas nesta quarta-feira, quando seus vivos foram diferenciais importantes nas transmissões dos canais jornalísticos. O ápice foi às 21h nossas (19h de Washington), quando recebeu, durante participação no "GloboNews em Pauta", um café oferecido por um deputado republicano, já que a sessão no Capitólio seria retomada. Reportagem, veículos. Invistam sempre em re-por-ta-gem! Vejo, por exemplo, muitas TVs e rádios investindo demais em âncoras. Mas repórter ainda é primordial.

Franquia "Chicago" adiada nos EUA Seriam exibidos ontem pela NBC os terceiros episódios das novas temporadas de "Atendimento de Emergência", "Heróis Contra o Fogo" e "Distrito 21", mas a cobertura jornalística do pós-invasão do Capitólio seguiu adiante (não só nela, mas também na ABC e na CBS) e os episódios foram adiados para quarta-feira da semana que vem. Aqui no Brasil, os novos anos das séries chegarão pelo Universal no dia 25.

Hoje tem "Chicago Med" na Record Estreará o 5º ano dela - última temporada antes da estreada no fim de 2020 - às 23h45, logo após o retornado "Repórter Record Investigação" da Adriana Araújo.

Hoje tem "Zeca Pelo Brasil" na Bandeirantes O novo programa do Camargo começará às 22h45.

O que vitimou Tanya Roberts De falecida a desfalecida e finalmente e tristemente a efetivamente falecida ontem, a atriz de 65 anos teve complicações de uma infecção no trato urinário, que se espalhou para rim, vesícula biliar, fígado e corrente sanguínea, tudo agravado pelo histórico de ter tido hepatite C em tempos passados.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Marita Graça

Marita Graça, jornalista da GloboNews e uma das editoras mais premiadas dentre os noticiaristas globais, especializada em noticiário econômico e internacional, no qual é muito acionada também em coberturas longas como a da invasão no Capitólio, quando traduções simultâneas são com ela, que ainda ganhou de presentão nesta quarta-feira a viradaça do seu Fluminense sobre o Flamengo.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 7 de janeiro, são estas:

*115 anos do nascimento de Herbert Madgison, falecido em 1986 e letrista da primeira vencedora do Oscar de melhor canção, "The Continental", melodiada por Ginger Rogers e Fred Astaire em "A Alegre Divorciada".

*65 anos de David Caruso, ator que fez o John Kelly no primeiro ano da série "Nova York Contra o Crime" entre 1993 e 1994, além do Horatio Caine em "CSI: Miami" de 2002 a 2012.

*45 anos de Bordon, ex-futebolista campeão por São Paulo (Conmebol de 1994, Master da Conmebol de 1996 e Paulista de 1998), Schalke 04 (Copa da Liga Alemã de 2005) e Brasil (Copa América de 2004).

*30 anos de Hazard, futebolista do Real Madrid (atual campeão espanhol) e ex-Lille (campeão francês do Campeonato e da Copa em 2011) e Chelsea (campeão da Liga Europa em 2013 e 2019, inglês em 2015 e 2017, da Copa da Inglaterra em 2018 e da Copa da Liga Inglesa em 2015).

*10 anos do quase retorno de Ronaldinho Gaúcho ao Grêmio, no famoso episódio das caixas de som que haviam sido colocadas no Estádio Olímpico para isso e pouco depois retiradas.

Clipe do Dia: Luiz Melodia

Certa vez, ele disse: "pérola negra, te amo, te amo". E a pérola negra respondeu: "eu também te amo, Melodia!" Porque não havia como não amar a música deste enorme artista nascido há 70 anos hoje completados e que nos deixou em 2017. De tantos temas maravilhosos na sua voz, destaco estas imagens raríssimas de 1976, do clipe exibido pelo "Fantástico" da Globo, para o classicão "Juventude Transviada", tema da novela "Pecado Capital".



Clipe do Dia: Genival Lacerda

O jegue, Pedro Caroço e todos os fãs deste genial Genival estão de luto por sua partida ocorrida hoje, aos 89 anos, em decorrência do coronavírus. A luta pela vida já durava muito tempo, era sofrimento demais. Fiquemos na lembrança com seu carisma e irreverência consagrados em 1975 pela sensacional "Severina Xique-Xique".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 199 mil dos quase 7 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.