Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 4 de janeiro de 2021
Não mais líder, mas sim mais perto do acesso



É a Chapecoense, que jogou de luto após a perda por coronavírus do presidente Paulo Magro (cujo substituto foi oficializado nesta segunda-feira e é Gilson Sbeghen) e tanto não jogou bem com o Brasil que mereceria ter perdido. O 0 x 0 a deixou com 63 pontos após 32 rodadas de Série B, embora não mais na liderança por ter a mesma pontuação do América Mineiro, mas agora uma vitória a menos (18 a 17). Mas o acesso ficou mais perto ainda, tanto para o Verdão do Oeste quanto para o Coelho, pois são 12 pontos deles para o 5º colocado Cuiabá e faltam 18 por jogar. A confirmação na letra fria dos números está chegando. América, que no sábado foi o primeiro algoz do Guarani em 12 partidas e dois meses no Brinco de Ouro com 1 x 0. Sem sequelas do pós-Copa do Brasil.

O Cuiabá caiu para quinto por ter uma vitória a menos que o CSA, que fez 2 x 1 no Sampaio Corrêa, como destaquei na coluna de ontem. Vitória e Operário ficaram no 1 x 1 com apenas seis minutos de jogo e depois mais nada. O quase rebaixado Oeste botou uma pilha danada na luta contra o último descenso ao travar o Figueirense por superá-lo por 2 x 1. Hoje, a rodada que começou em 2020 e terminará em 2021 nos apresentará Paraná (que não vence em casa desde 26 de outubro, 4 x 0 no Oeste) versus Botafogo de Ribeirão Preto e, por fim, Confiança x Náutico (os pernambucanos não terão Hélio dos Anjos na casamata pois ele testou positivo pra Covid-19).

Depois de 32 rodadas, a classificação da segunda divisão é esta: em 1º, América Mineiro e Chapecoense com 63; em 3º, Juventude com 52; em 4º, CSA e Cuiabá com 51; em 6º, Guarani com 47; em 7º, Ponte Preta com 46; em 8º, Sampaio Corrêa com 45; em 9º, Avaí e Brasil com 44; em 11º, Operário com 42; em 12º, Cruzeiro com 41; em 13º, CRB com 40; em 14º, Confiança com 39; em 15º, Vitória com 37; em 16º, Figueirense e Náutico com 35; em 18º, Paraná com 32; em 19º, Botafogo de Ribeirão Preto com 26; e em 20º, Oeste com 23.

Brusque a uma vitória da Série B de 2021



Assim ficaram os catarinenses após os 3 x 0 sobre o Vila Nova pela 4ª rodada da fase semifinal da Série C, jogo marcado por uma acusação de racismo feita contra um dirigente goiano, que afirmam que chamou Jefferson Renan de "macaco". O Vila afirmou que, embora a Polícia Militar fosse acionada pela assessoria de imprensa do Brusque ao término da partida, o próprio atleta teria negado o ocorrido. Negou ou foi levado a negar?

Já de luto pela esposa do Marcelo Martelotte e pelo pai do jogador Tinga, o Santa Cruz ficou no 1 x 1 com o Ituano, o que deixou o Grupo C assim: Brusque com 6, Ituano e Santa com 5 e Vila com 4. Segunda-feira da semana que vem, é os catarinenses derrotarem os paulistas em casa e confirmarão presença na próxima Bêzona. Mas e se daqui a pouco eles empatam e os goianos ganham dos pernambucanos no sábado para embolar tudo de novo?

Já no Grupo D, o Ypiranga obteve uma sobrevida ao aplicar 2 x 1 no Remo e hoje tem Londrina x Paysandu, mas a situação ainda é muito danada para os gaúchos. Este quadrangular, antes do jogo desta noite no Paraná, está assim: Remo com 7, Paysandu com 6, Londrina com 4 e Ypiranga com 3. Tudo ainda pró-dupla Re-Pa.

Começaram as quartas-de-final da Série D



E apenas um enfrentamento acabou empatado: Marcílio Dias x Altos por 1 x 1. Todos os outros têm alguém em vantagem: Novorizontino com 1 x 0 sobre o Fast, Mirassol com 2 x 1 diante da Aparecidense e Floresta com 2 x 0 pra cima do América de Natal. As voltas que definirão os semifinalistas e os novos membros da Série C para o ano recém-iniciado acontecerão no próximo fim-de-semana. Saldo simples, onde será que teremos pênaltis?

A semana da Série A

O campeonato será retomado com a 28ª rodada, mas Palmeiras x Corinthians ficou pro dia 18 (até agora não me conformo que enfiaram o dérbi paulistano às 7 da noite de uma segunda-feira, CQC... digo: PQP) e Atlético Mineiro x Santos só acontecerá no dia 27 por causa das semifinais da Libertadores, abertas amanhã por River Plate x Palmeiras e na quarta por Boca Juniors x Santos - os argentinos ficaram no 2 x 2 em classicão no sábado.

A bola rolará neste meio de semana para seis prélios na quarta: às 19h15, Botafogo x Athletico Paranaense e Grêmio x Bahia; às 20h30, Sport x Fortaleza (aliás: tricolores cearenses com nada mais e nada menos que 10 casos de coronavírus no grupo de jogadores) e Coritiba x Goiás; e às 21h30, Red Bull Bragantino x São Paulo e Flamengo x Fluminense. Na quinta, teremos Ceará x Internacional às 19h e Atlético Goianiense x Vasco às 21h, esta peleja marcando a reestreia do Vanderlei Luxemburgo pelos cruzmaltinos um ano após deles ser dispensado.

Com os nossos "queridos" e "amados" asteriscos dando as caras, eis a classificação do Brasileirão: em 1º, São Paulo com 56; em 2º, Atlético Mineiro e Flamengo* com 49; em 4º, Internacional com 47; em 5º, Grêmio* com 45; em 6º, Palmeiras com 44; em 7º, Fluminense com 40; em 8º, Santos e Corinthians com 39; em 10º, Ceará com 36; em 11º, Athletico Paranaense e Atlético Goianiense com 34; em 13º, Red Bull Bragantino e Fortaleza com 31; em 15º, Sport com 29; em 16º, Bahia e Vasco* com 28; em 18º, Goiás e Botafogo com 23; e em 20º, Coritiba com 21.

Destaques destes primeiros dias do novo ano



Copa do Brasil Sub-20 Foi com mais emoção do que poderia ser imaginar em dado momento do primeiro tempo. O Vasco abriu dois gols de frente e ficava com 4 x 1 totais. O Bahia diminuiu antes do intervalo e, depois dele, empatou e virou para 3 x 2 ali e 4 x 4 totais. Teríamos pênaltis assim. Mas Caio Eduardo, com pouco tempo em campo, obteve um eletrizante 3 x 3 aos 47 minutos da segunda etapa. 5 x 4 totais e pela primeira vez um clube carioca venceu o torneio depois do Flamengo bater na trave contra o Atlético Mineiro em 2017. Os tricolores baianos pela segunda vez não chegaram ao topo, derrotados que haviam sido na finalíssima de 2016 contra o São Paulo.

Campeonato Espanhol O Atlético de Madrid fez 1 x 0 no Alavés e lidera com 38 pontos em 15 partidas contra 36 em 17 do Real Madrid, que - para orgasmos múltiplos e tão gritados que foram escutados a bairros e bairros de distância aqui em Porto Alegre (e não foram de gremistas, não) - venceu o Celta do Eduardo Coudet. Com Messi completando 500 jogos no torneio, um passe dele foi decisivo no 1 x 0 do Barcelona sobre o Huesca.

Campeonato Italiano O Milan ganhou do Benevento por 2 x 0 e lidera com 37 pontos após 15 rodadas, um acima da Internazionale, que tocou 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 2 de virada no Crotone com trinca só do Lautaro Martinez. Já Cristiano Ronaldo marcou duas vezes e fez 4 x 1 na Udinese para a Juventus, que nesta quarta visitará o Milan.

Campeonato Inglês O Manchester United bateu o Aston Villa por 2 x 1 e tem 33 pontos em 16 rodadas, co-liderando com o Liverpool. O Leicester tem 32 em 17 após 2 x 1 no Newcastle. No principal cotejo da rodada, o Manchester City tocou três gols no Chelsea ainda no primeiro tempo e só acabou 3 x 1 pois o "de honra" saiu nos acréscimos da etapa derradeira. E com neve e tudo, o Arsenal abotoou o West Bromwich por 1, 2, 3, 4 x 0.

Campeonato Alemão O Bayern de Munique estava em desvantagem, mas virou na segunda etapa para 1, 2, 3, 4, 5 x 2 sobre o Mainz com dobra do Lewandowski, que tem 19 gols em 14 partidas, com liderança de 33 pontos. O RB Leipzig foi aos 31 com 1 x 0 sobre o Stuttgart. E tem, claro, a fiasqueira comicamente ridiculérrima do Schalke 04, eh, eh, eh... Tomou 3 x 0 do Hertha Berlim, não vence pela Bundesliga dá 30 jogos desde 17 de janeiro do ano passado e está a uma partida da pior marca negativa histórica, do Tasmania Berlim em 1965/1966 - e vai superá-la, rs. Lanterna com míseros 4 pontos, está seis abaixo do 16º (repescagem) Arminia Bielefeld.

Campeonato Português O Sporting lidera após 12 rodadas após marcar 2 x 0 no xará Braga. Depois vem o Porto com 28, ele que neste fim-de-semana arrebatou o Moreirense por 3 x 0.

Curtinhas Esportivas



Edina Alves e Neuza Back no Mundial de Clubes A árbitra e a bandeirinha estarão no Catar em fevereiro. Uma notícia muito legal, até porque elas têm trabalhado bem mesmo, especialmente a Edina.

Oficializaram Muricy Ramalho no São Paulo Ex-jogador, ex-técnico e agora seu coordenador de futebol por três anos, com cláusula que impede que o coloquem na casamata. Vamos ver se ela será cumprida mesmo.

Palmeiras emprestou Borja de novo O atacante ficará no Junior de Barranquilla até junho.

Valdívia deixou o Internacional Foram cinco anos sendo do clube, mas não necessariamente estando no clube por emprestado que foi várias vezes para diversos times - até o fim deste mês, ele permanecerá no Avaí.

Alexandre Mattos deixou o Atlético Mineiro Foi rescindido o contrato do diretor de futebol.

Cristiane ficará no Santos A craque renovou contrato e permanecerá até o fim deste recém-iniciado ano.

Força, Alex Apolinário! O jogador de 24 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto seu Alverca enfrentava o Almeirim, pela terceira divisão de Portugal. Isso aconteceu perto do círculo central aos 27 minutos de jogo, que acabou interrompido após ele cair desacordado. Alex é ex-Cruzeiro, Athletico e Botafogo de Ribeirão Preto.

Mauricio Pochettino no Paris Saint Germain É ele o técnico sucessor do demitido Thomas Tuchel.

Luto na NBA: morreu Paul Westphal Campeão em 1974 pelo Boston Celtics, fez história como jogador do Phoenix Suns por seis temporadas e depois treinou ele no vice de 1993 contra o Chicago Bulls.

Quem é que segura Stephen Curry? Ontem, o Portland Trail Blazers nem sequer conseguiu pensar em detê-lo. 62 pontos, melhor marca de sua carreira, e deu Golden State Warriors por 137 x 122.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Arquivo Musical" fora do ar Você leu na coluna de ontem que o programa de quase 57 anos de veiculação não foi rodado pela Rádio Bandeirantes de São Paulo neste domingo, o que frustrou enormemente os fãs da atração há quase 11 anos liderada por Ronald Gimenez. Tem a ver com o ECAD a decisão lamentável da estação.

Cafajestes inventam sobre Maria Júlia Coutinho Desgraçados da internet pegaram uma foto dela caminhando na praia com o marido em 2019 e espalharam nas redes afirmando que seria de agora para acusar a apresentadora da Globo de caminhar sem máscara na orla do Rio de Janeiro. Imundos e malditos mentirosos.

Fátima Bernardes voltou ao "Encontro" Depois de um mês, a apresentadora da Globo voltou ao ar após passar por uma cirurgia devido a um câncer de útero. Patrícia Poeta a substituiu neste período.

"Era uma Vez..." volta ao ar Reprisada pela Globo em 2007, a novela das seis em 1998 passará no Viva às 12h30 e à 1h15. De Walther Negrão, é estrelada por Drica Moraes, Herson Capri, Andréa Beltrão e Tuca Andrada.

"Caçadora de Relíquias" na Bandeirantes Com 66 episódios de 1999 a 2002, a série estrelada por Tia Carrere será mostrada de segunda a sexta no começo da madrugada, logo após o "Jornal da Noite", com dois episódios por vez - nesta semana só não passará na quinta para sexta devido à NBA. Por muitos anos quem apresentou esta produção foi a Record, nos mais variados horários e não só nela em si, mas também na interiorana Rede Família.



(Atualizado às 21:45) Tanya Roberts "morreu", mas está viva Havia surgido na manhã de hoje a informação de que a atriz de apenas 65 anos partira após ficar hospitalizada vários dias depois de sofrer uma queda quando caminhava com seus cachorros. Vista na última temporada da série "As Panteras" como Julie, fez a Midge na série "De Volta aos Anos 70" e filmes como "007 na Mira dos Assassinos". Acontece que o portal TMZ traz a bombástica informação de que houve um enorme desencontro de informações e achismos errados, e que Tanya está viva! Caceta!!!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Lisseth Chavez

Lisseth Chavez, atriz que fazia a detetive Vanessa Rojas no 7º ano de "Distrito 21", que a Record estreará hoje às 23h45, logo após "Troca de Esposas". Tempo passado, não há nada errado no que digo. Ela não voltou para a 8ª temporada pois deixou "Chicago P.D." para atuar em "Lendas do Amanhã", série do universo Marvel.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 4 de janeiro, são estas:

*80 anos do nascimento de George Pan Cosmatos, cineasta falecido em 2005 e diretor de "A Travessia de Cassandra", "Rambo 2" e "Stallone Cobra".

*40 anos do único gol marcado por Maradona sobre a Seleção Brasileira, no 1 x 1 com a Argentina pelo Mundialito disputado no Uruguai (o de Don Diego saiu no primeiro tempo e o empate no segundo veio com Edevaldo, que era do Fluminense).

*35 anos de Gum, zagueiro do CRB (campeão alagoano de 2020) e ex-Fluminense (campeão brasileiro em 2010 e 2012, carioca em 2012 e da Primeira Liga em 2016).

*20 anos ao dobrado: da chegada de Kuki ao Náutico, no qual conquistaria os títulos pernambucanos de 2001, 2002 e 2004; e de Jocimar Farina na Rádio Gaúcha, da qual é repórter especializado em obras da cidade de Porto Alegre e co-apresentador do matinal "Gaúcha Hoje".

*10 anos da morte de Hélio Ary, nascido em 1930 e ator do humorístico "Viva o Gordo" na Globo e de novelas como "O Astro" e "Pai Herói", além de alguns filmes.

*5 anos da morte de Robert Stigwood, nascido em 1934 e produtor de filmes musicais como "Jesus Cristo Superstar", "Tommy", "Os Embalos de Sábado à Noite", "Nos Tempos da Brilhantina" e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

Clipe do Dia: Gerry Rafferty

O cantor do Stealer's Wheel, banda que fez sucesso com "Stuck in the Middle With You", morreu há 10 anos completados nesta segunda-feira. Nascido em 1947, estourou como solo em 1978 com a linda "Baker Street".



Clipe do Dia: Claude Bolling

Morreu na quinta-feira passada o compositor de 90 anos, de causa não revelada. Autor de trilhas para filmes, um deles foi "Borsalino", estrelado por Alain Delon e Jean-Paul Belmondo em 1970, cujo tema está aí.



Clipe do Dia: Gerry Marsden

O Liverpool jogará hoje de luto por causa do vocalista do Gerry and the Pacemakers, falecido ontem aos 78 anos devido a uma infecção no coração. É deles a mais famosa versão de "You'll Never Walk Alone", lançada em 1963 e adotada pelos Reds. O momento que ela toca em Anfield Road e a torcida inteira canta é sempre fantástico.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 196 mil dos mais de  7 milhões e 700 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.