Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 14 de novembro de 2020
Mesmo com bolinha murcha, história feita 39 anos depois



O Brasil jogou de maneira irritante no Morumbi, muitississíssimo longe de repetir diante da Venezuela o que fizera com ela no mesmo local no confronto anterior pelas Eliminatórias, aquele 6 x 0 de 1989 quando aos 39 do primeiro já saía o 4º gol. Ontem à noite, Roberto Firmino nem precisou dar uma de Careca naquele domingo de 4 gols para ser o "salvador da pátria", como diria Sassá Mutema na novela encerrada duas sextas-feiras antes. Bastou um gol até feio, mas já dizia Dario Peito de Aço: não existe gol feio; feio é não fazer gol. Melhor 1 x 0 do que nada, pois de "nada" já bastou o futebolzinho mixuruca dos comandados do Tite, merecedor de todas as críticas.

Apesar disso, a Seleção fez história depois de 39 anos e meio. Afinal, desde março de 1981 (ainda a 6 meses do mundo ficar mais nebuloso, mais atormentado, mais desprovido de capacidade e de simpatia, mais envergonhado e mais inaceitavelmente acintoso com minha vinda a ele em 16 de setembro, mas isso não vem ao caso), não eram emendadas 3 vitórias nas 3 primeiras partidas de Eliminatórias - com a diferença básica de que daquela vez o formato não era de pontos corridos como hoje, mas sim um triangular contra Bolívia e a própria Venezuela, com vitórias nos campos das oponentes e depois a 3ª sendo diante dos bolivianos em Maracanã.

Líder com 9 pontos, o Brasil visitará na terça o Uruguai, 4º com 6 e que tocou 3 x 0 na Colômbia, 7ª com 4. Um teste indubitavelmente mais forte para Adenor Bacchi e cia. A sexta-feira ainda teve o Chile indo ao 6º lugar, com 4 pontos, após fazer 2 x 0 no Peru, 8º e antepenúltimo com 1. Os chilenos visitarão a antepenúltima e zerada Venezuela na terça, dia de peruanos recebendo a Argentina, vice-líder com 7. Já os colombianos visitarão o Equador, 3º com 6. A 4ª rodada será completada pelo Paraguai, 5º com 5, em seus domínios contra a Bolívia, última com 0.

Se a Seleção profissional deveu muito, não é que a Seleção olímpica tenha sido exatamente melhor na manhã deste sábado pois o tempo primeiro foi ruinzinho, mas no segundo a coisa melhorou para uma virada por 3 x 1 diante da Coreia do Sul, no primeiro de dois amistosos no Egito. O 3º gol, do Reinier, teve uma lindíssima tabela dele com Matheus Cunha. Na próxima terça, os comandados do André Jardine encararão os anfitriões.

Brasileirão mais "Covidão" do que nunca

Já havia mais de um time inteiro só de ausências por causa das convocações para as Eliminatórias, mas isso é do jogo do calendário, é uma bagunça exclusivamente desportiva que pode e deve ser consertada futuramente, o quanto antes. Mas isso é uma coisa. Outra coisa são os casos de coronavírus aos montes, algo nada estranho quando vemos o comportamento de uma grande parcela de pessoas desdenhando e desconsiderando a doença - que não é "coisa de maricas", não -, a ponto de não se proteger da maneira devida nas ruas e levar uma vida considerada "normal", quando tudo que ela menos está é normal. Falam em "segunda onda" em breve, mas isso não existe pelo puro e simples motivo de que não saímos até agora da primeira, 8 meses depois. E não sairemos tão cedo, lamentavelmente.

O futebol não está à margem disso, ele não é uma "bolha à parte" - a não ser que fizesse uma "bolha" rigorosa como foi a das finais da NBA, mas querer isso no Brasil atual seria absolutamente e infelizmente impossível. Até a publicação desta coluna, 8 dos 20 times da Série A não iriam para esta 21ª rodada com desfalques pandêmicos, mas não há como garantir que na outra semana seja a mesma coisa pois toda hora tão surgindo novidades desagradáveis. Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Bahia, Flamengo (esse especialmente, vide aquele jogo com o Palmeiras), Goiás, Grêmio e Red Bull Bragantino não podem descuidar. Ninguém está livre disso, todos sob risco.

Atlético Mineiro, Botafogo, São Paulo e Sport têm um jogador fora por coronavírus cada um neste fim-de-semana, enquanto Ceará, Corinthians, Fluminense, Fortaleza e Internacional têm duas ausências cada. O Vasco, com 4, e o Palmeiras, com 5, estão num estágio mais do que delicado, já preocupante. O Coritiba está com o alarme ligado, são 9 infectados apenas entre os jogadores e mais o recém-estreado treinador Rodrigo Santana fora. E nada pior do que o Santos, com 11 ausências dentro de campo e mais as muitas da comissão técnica, especialmente o até agora internado Cuca - e isso que falo só do masculino, pois no feminino a coisa foi proporcionalmente mais grave ainda.

Do jeito que tem sido e que tem acontecido, é claro que o Campeonato Brasileiro chegaria num ponto como o desta 21ª rodada, de ter 43 ausências entre jogadores e treinadores devido à pior doença do mundo em um século. Não se fale que os "protocolos" da CBF têm sido suficientes pois não são. Quem se ilude com isso ou vive no mundo da lua ou insiste em achar que não é nada de tão grave como se diz que é, quando é, sim. Me irrita demais ver pessoas até do meu apreço minimizando o efeito do coronavírus, falando coisas como "nada de pânico". Tem que ter pânico sim, pombas! Para depois não sofrer com isso e querer compaixão e carinho das pessoas, quando merecerá em fato desprezo e desconsideração na base da reciprocidade. Cuidem-se, a pandemia ainda não acabou!

Falemos dos jogos em si, então. Assim como na semana passada ela havia, também agora há a possibilidade de uma liderança quádrupla na pontuação. Teria que o Internacional perder, Atlético Mineiro e Flamengo empatarem e o São Paulo ganhar para todos acabarem o sábado com 36 pontos. Daí a isso acontecer são outros quinhentos.

Vindo da péssima 7ª estreia do Abel Braga na derrota pro América Mineiro na Copa do Brasil, o Colorado visitará o Santos (7º com 31). Abel, que tem ótimas lembranças da Vila Belmiro pois o primeiro triunfo alvirrubro ali diante do Peixe, num 2 x 1 de 2014, foi com ele na casamata. Esse jogo acontecerá às 4 e meia da tarde, mesmo horário no qual o Sport (10º com 25) receberá o Vasco (18º com 19 e duas partidas a menos), que também hoje tem uma eleição presidencial re-editada e somente on line com apenas dois candidatos, o que não tem qualquer garantia pois Luiz Roberto Leven Siano, ganhador no voto presencial sábado passado, quer o reconhecimento disso na Justiça.

Com imagens para mais de 80 países e apenas e tão somente áudio para nós, a sessão das 5 da tarde será exclusiva de Goiás (20º com 12 e dois jogos a menos) x Athletico Paranaense (19º com 19 e um jogo a menos). Depois, tem uma sessão tripla às 7 da noite. Vindo de 6 vitórias consecutivas após abotoar o Cuiabá na Copa do Brasil, o Grêmio (8º com 30 e uma partida a menos) sonha com uma encostada nos líderes, bem na base do "chegando e funhanhando" do Jojoca da "Praça é Nossa". Pela frente aqui na aldeia estará o Ceará (13º com 24 e um jogo a menos).

Ceará visitante e Fortaleza (12º com 24 e uma partida a menos) mandante contra o São Paulo (4º com 33 e três jogos a menos), seu algoz nas oitavas e que está embaladíssimo ainda mais depois das vitórias sobre o Flamengo no Mário Filho. Os tricolores cearenses re-estrearão o técnico Marcelo Chamusca, que deixou o Cuiabá no dia do jogo contra o Grêmio e que tentará algo que Rogério Ceni não conseguiu: fazer o Leão derrubar o Bem-Amado. E tem o "time de m..." do Corinthians (11º com 25), assim chamado de forma extremamente grosseira e deselegante pelo presidenciável Mário Gobbi em vivo na internet com a Gaviões da Fiel. Os paulistas jamais caíram em Itaquera para o Atlético Mineiro (2º com 35 e um jogo a menos), mas só ganharam uma vez em 8 jogos contra times de Jorge Sampaoli.

E tem a sessão das 9 e meia da noite ao dobrado. Vindo das pauladaças diante do São Paulo na Série A e na CB, o Flamengo (3º com 35) receberá o Atlético Goianiense (14º com 23), um dos responsáveis diretos por queimar o filme do Domènec Torrent com aquele sonoro 3 x 0 do turno no "paraíso verde plano do Brasil". E tem o Palmeiras (6º com 31 e um jogo a menos), quase semifinalista da Copa do Brasil depois dos 3 x 0 no Ceará. Mandante será no Allianz Parque, onde nunca se deu mal diante do Fluminense (5º com 32), que vem da perda da longa invencibilidade.

Para segunda-feira ficaram Coritiba (15º com 20) x Bahia (9º com 25) e Botafogo (17º com 20 e um jogo a menos) x Red Bull Bragantino (16º com 20), no qual os cariocas não terão nem a estreia do nesta semana operado Ramón Díaz, que será substituído pelo filho e auxiliar Emiliano Díaz, e muito menos Gatito Fernández, suspenso em 3 partidas por fazer a alegria de detestadores do VAR ao chutar a cabine dele após a derrota pro Internacional.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série B A Ponte Preta perdeu terreno na busca pelo G4. O 1 x 1 com o Brasil a deixou em 5º com 32 pontos. Poderiam ser 34 se convertesse um pênalti e ganhasse. O Xavante escapou e foi aos 26, em 13º lugar. O Avaí deseja uma reaproximação, é o 7º com 30 após fazer 2 x 1 no Paraná, que só cai e cai, agora sendo o 9º com 29. Acima dos paranistas está o CRB, 8º com 29 após estrear Ramon Menezes, 11º treinador do time nos últimos 5 anos. 2 x 1 fora de casa no Oeste, lanternaço com 8. E o Operário agora é 10º, com 29 pontos, depois de fazer 3 x 1 no Náutico, 17º com 20 e um jogo a menos. Douglas Coutinho voltou a marcar após 17 rodadas e o Fantasma voltou a triunfar em seus domínios após 6 tentativas. Sábado de fecho da 21ª rodada com Juventude (4º com 34) x Sampaio Corrêa (6º com 31 e um jogo a menos) e - alô, dupla Grenal! - Cuiabá x América Mineiro (3º x 2º, ambos com 36).

Brasileirão Série C O Santa Cruz confirmou a liderança do Grupo A com 3 rodadas de antecedência ao fazer 2 x 0 no Remo, a quem não batia em Belém desde o 1 x 0 de 16 de setembro de 1990, meu aniversário de 9 anos (mas isso não vem ao caso). O destaque da 7ª vitória seguida e do 10º jogo de invencibilidade tricolor foi o goleiro Maycon Cleiton, que defendeu um pênalti e pegou o rebote à queima-roupa quando a vantagem era de 1 gol.

Brasileirão Série D Teremos W.O. hoje em Santa Catarina. O Marcílio Dias irá a campo, mas o São Caetano não. Mais uma greve no Azulão devido a salários atrasados, a 3ª em dois meses. Se você achou que o ápice da crise foi aquele catadão que tomou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 0 do Pelotas, enganou-se. A calamidade está imparável.

Brasileirão Feminino Sábado de definição da primeira finalista, Avaí/Kindermann mandante com 3 x 1 de vantagem da ida sobre o São Paulo. E segunda tem Corinthians x Palmeiras, nenhum gol de ninguém na ida. Isso é na Série A1, que receberá no ano que vem os ganhadores das semifinais da Série A2, cujas quartas-de-final sairão destas oitavas: Athletico Paranaense x Bahia, Fluminense x Fortaleza, Sport x Ceará, Foz Cataratas x Botafogo, Tiradentes x América Mineiro, Real Brasília x 3B Sport, ESMAC x Juventus e Real Ariquemes x Napoli.

Mineiro Feminino Não deveria, mas vai acontecer Ipatinga x Cruzeiro hoje, pela primeira rodada. As cruzeirenses estão com nada mais e nada menos que 9 atletas infectadas pelo coronavírus e somente 11 disponíveis para jogar, uma delas sendo uma goleira que terá de atuar na linha. Sabe o que é o pior de tudo? A Federação ate aceitou o pedido da Raposa para adiar o jogo. O Ipatinga é que não abriu mão de atuar. Que baixeza, que comportamento podre do clube do Vale do Aço. Quero crer que nem mesmo suas atletas concordem com essa postura canalha.

Curtinhas Esportivas

Jorginho no Figueirense O "Cantinflas" substitui Elano e estreará na sexta que vem, visitando o Cruzeiro.

Cuidado! Abelhas na Chapecoense! Reapresentação para treinos no CT e, no meio da oração... enxame de abelhas! Todo mundo deitou no gramado e só levantou quando elas foram embora. Que situação, rapaz...

Lewis Hamilton campeão na Turquia ou não? Por motivos radiofônicos, imploro aos deuses das pistas e ao espírito de Marconi que impeça isso amanhã - e que impeça também no Bahrein no dia 29. Se conseguirem retardar a oficialização do caneco do inglês para também o Bahrein, mas pro GP de Sakhir em 6 de dezembro, aí sim tudo beleza sem grilo. Mas enfim, amanhã essa possibilidade existe. 12 combinações de resultados dele com o de Valtteri Bottas levarão a isso já neste domingo. Para adiar a festa do Lewis, Valtteri tem que ganhar e fazer a volta mais rápida. Surpreendentemente, a pole position é do Lance Stroll, primeira na carreira e obtida numa classificação marcada pela forte chuva. Max Verstappen fecha a 1ª fila, Hamilton larga em 6º e Bottas somente em 9º.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Força, Amapá!!! 12º dia consecutivo com praticamente todo o estado sofrendo as consequências de um apagaço de energia elétrica, que está voltando aos poucos, verdade, mas ainda muitíssimo longe do ideal. Resolvam isso de uma vez por todas o quanto antes! Não dá para deixar essas pessoas assim por muito mais tempo, não há sanidade e resistência física suficiente. Pombas! O Amapá pede socorro! Mais um episódio vergonhoso para nossa história. Ah: e as eleições no estado, evidentemente, não acontecerão neste domingo em primeiro turno e nem no dia 29 em segundo turno. Adiadas elas foram para 13 e 27 de dezembro, quando tudo estará normalizado, assim espero.

Reinaldo Azevedo no domingo à noite Por causa das eleições, o apresentador da BandNews FM comandará uma edição especial de "O É da Coisa" com comentários sobre o 1º turno, das 21h às 22h40.

Programação normal na Rádio CBN Assim será no domingo eleitoral, inclusive com o recém-estreado "Ponto Final CBN" das 17h às 20h, com Rodrigo Bocardi e Carolina Morand. Amanhã será a mesma grade habitual de segunda a sexta com os apresentadores titulares, incluindo Milton Jung no "Jornal da CBN" às 6h, Carlos Alberto Sardenberg no "CBN Brasil" às 12h, Tatiana Vasconcellos no "Estúdio CBN" às 14h e Tânia Morales no "CBN Noite Total" às 20h, além dos "CBN Praça" às 9h - só quero ouvir se a afiliada de Porto Alegre ficará local nestas 3 horas.

Roubaram as ligações fixas do SBT Rio Ao menos até ontem assim estava, sei pelo Flávio Ricco. Ninguém conseguia usar os telefones fixos da filial carioca, prejudicando muito o trabalho do departamento de jornalismo, socorrido pelos próprios celulares. Causa, motivo, razão e circunstância confirmados pelo próprio SBT do Rio de Janeiro: teve furto de cabos de telefonia em vários pontos da região de São Cristóvão. Alô, polícia!!!

Normalmente é antes, mas amanhã será depois É o "Globo Rural", que costuma anteceder as corridas de Fórmula 1. Só que o GP da Turquia acontecerá às 7h10, então, Helen Martins, Nelson Araújo, Cristina Vieira e cia. bela entrarão no ar às 9h05, depois do segundo programete especial da cobertura eleitoral às 8h55.

Andressa Urach deixou a Record RS Por 1 ano e 8 meses ela fez o quadro de histórias de superação "Eu Sobrevivi" no "Balanço Geral RS", que nada mais era do que uma propaganda da Igreja Universal, com a qual a modelo rompeu nesta semana após 6 anos de conversão. Esqueça a crente recente. Aquela da "Fazenda" está de volta.

Surto de coronavírus na Rede Vida Sei pelo Fernando Oliveira no UOL que são agora 27 casos positivos na emissora, incluindo gente de destaque no vídeo, como Dalcides Biscalquin, o padre Marcos Roberto Pires e o padre Juarez de Castro, além das "merchandetes" Taisa Pelosi e Simony Vieira. Tô falando, gente, tô falando!

Clube das Mulheres de luto Morreu o criador dele, Marcos Manzano, vitimado aos 61 anos ao não resistir a uma cirurgia cardíaca. Ele ganhou notoriedade numa das pouquissíssimas coisas positivas da tragicamente tristíssima novela "De Corpo e Alma", da Globo, tanto que muitas apresentações foram feitas em programas diversos inclusive dos canais concorrentes nos tempos seguintes. Até hoje, quase 30 anos depois, é escutar "Rhythm is a Dancer" com o Snap e associar diretamente ao Marcos, visto por último no SBT em fevereiro deste ano, na "Praça é Nossa".

Criança dorme tarde, se depender do SBT Vide ontem à noite, quando a "Tela de Sucessos" passou lá pelas 11 e meia da noite o filme "Barbie - A Aventura da Princesa". O Maranhão anteviu isso anteontem. Neste mesmo horário acabou o último debate entre os candidatos de São Luís, feito pela TV Difusora. Iimaginava-se que enrolariam até começar a "Praça", mas aí... tascaram "Chiquititas" com 3 horas de atraso! (grato ao João Batista Pinto pela dica)

A reunião do elenco de "Um Maluco no Pedaço" Por ocasião dos 30 anos da estreia completados há 3 meses, os atores da inesquecível série se reencontraram para relembrá-la em programa que o streaming HBO Max estreará no dia 19. Will Smith recebeu Daphne Maxwell Reid (Tia Vivian 2), Karyn Parsons (Hillary), Joseph Marcell (Geoffrey), Alfonso Ribeiro (Carlton), Tatyana Ali (Ashley), DJ Jazzy Jeff (Jazz) e... Janeth Hubert (Tia Vivian 1). Sim! Creiam! A primeira tia Vivian junta novamente do elenco da série! Will surpreende a todos quando a chama por dizer que não daria para comemorar os 30 anos do "Maluco" sem ela, que saiu da produção após conflitos diversos, creditados especialmente ao próprio Will. Claro, muitas homenagens merecerá o eterno James Avery (Tio Phil).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Ana Lídia Daibes

Ana Lídia Daibes, apresentadora do "Jornal de Rondônia - 2ª Edição" na TV Rondônia (Globo), emissora da Rede Amazônica, e representante do estado no rodízio de sábado do "Jornal Nacional" até tudo virar de cabeça para baixo quando do estouro da pandemia. Também a cabeça do telespectador de todo o país virou de cabeça para baixo quando a conheceu pois era inadmissível um guria encantadora e lindona dessas ficar restrita ao seu estado. O país todo merecia acompanhá-la.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 14 de novembro, são estas:

*45 anos de Luizão, campeão mundial pelo Brasil em 2002 e que faturou taças por quase todos os times que defendeu após ser revelado pelo Guarani: um estadual pelo Paraná; um Carioca, um RJ/SP e uma Libertadores pelo Vasco; dois Paulistas, um Brasileiro e um Mundial pelo Corinthians; um estadual e uma Libertadores pelo São Paulo; e uma Copa do Brasil pelo Flamengo - curiosamente ele foi fogo de palha no Grêmio, no qual estava no penta.

*40 anos de Bianca Moretto, lindíssima ex-apresentadora de "merchans" da TV Bandeirantes.

*35 anos de Vermaelen, futebolista belga do Vissel Kobe, pelo qual ganhou uma Copa do Imperador e uma Supercopa do Japão, antes disso faturando taças por Ajax (um Holandês, duas Copas da Holanda e duas Supercopas da Holanda), Arsenal (uma Copa da Inglaterra) e Barcelona (quatro Espanhóis, três Copas do Rei, uma Liga dos Campeões e um Mundial).

*20 anos de "My Favourite Headache", primeiro disco solo de Geddy Lee.

*10 anos ao dobrado: do Guarany de Sobral campeão brasileiro da Série D com 4 x 1 sobre o América de Amazonas, em final que seria anulada devido a escalação irregular do vice na semifinal diante do Joinville - mas isso não afetou o título dos cearenses; e de Sebastian Vettel campeão de Fórmula 1 pela 1ª vez mesmo chegando em 3º lugar na classificação antes do GP dos Emirados Árabes, o qual venceu para superar os outros postulantes ao caneco, que eram Lewis Hamilton, Mark Webber e o favoritaço Fernando Alonso.

*5 anos do Botafogo de Ribeirão Preto campeão da Série D num 0 x 0 com o River após 3 x 2 na ida.

As deste domingo, 15 de novembro, são estas:

*125 anos do Flamengo, campeão uma vez mundial, duas da Libertadores, uma da Mercosul, uma da Recopa Sul-Americana, 7 do Brasileiro (ou 6, se excluída a Copa União de 1987), três da Copa do Brasil, uma da Copa dos Campeões, uma da Supercopa do Brasil, uma do RJ/SP e 36 do RJ, isso só no futebol, fora conquistas tantas em muitos outros esportes, do basquete ao vôlei, passando pelo atletismo e o remo.

*95 anos do nascimento de Borjalo, cartunista falecido em 2004 e que trabalhou em várias revistas e emissoras de TV, especialmente na Globo por 36 anos, além de ser por muito tempo participante dos "Debates Populares" de Haroldo de Andrade na Rádio Globo RJ.

*80 anos de Sam Waterston, indicado ao Oscar de coadjuvante por "Os Gritos do Silêncio" e ator da série "Lei & Ordem" como Jack McCoy.

*75 anos ao dobrado: de Bob Gunton, ator de filmes como "Um Sonho de Liberdade" e da série "24 Horas"; e de Anni-Frid Lyngstad, cantora do grupo Abba.

*70 anos da primeira vitória de um clube de fora do estado do RJ no Maracanã (amistoso Flamengo 1 x 3 Grêmio).

*45 anos do Gama, campeão brasileiro da Série B em 1998 e campeão brasiliense 13 vezes, inclusive este ano.

*35 anos de Nicole Bahls, modelo ex-"Pânico na TV" e ganhadora do Musas do Brasileirão na Globo pelo Paraná Clube.

*20 anos da estreia de Emerson Leão como técnico da Seleção Brasileira (1 x 0 na Colômbia pelas Eliminatórias, jogo marcado pela revolta dos torcedores no Morumbi tocando bandeirinhas para onde o nariz apontava).

*15 anos de "Some Hearts", primeiro disco de Carrie Underwood.

As desta segunda, 16 de novembro, são estas:

*100 anos do nascimento de José Lewgoy, falecido em 2003 e ator de várias novelas na Globo, como "Terra Nostra" e "Esperança", além de filmes como "O Quatrilho" e "Terra em Transe".

*70 anos de Jane Duboc, cantora.

*65 anos ao dobrado: de Héctor Cúper, técnico campeão de uma Conmebol pelo Lanús e duas Supercopas da Espanha, uma pelo Mallorca e outra pelo Valencia; e da primeira Feira do Livro de Porto Alegre.

*60 anos da morte de Clark Gable, nascido em 1901 e ator de filmes como "...E o Vento Levou", "Aconteceu Naquela Noite", "Mogambo" e "O Grande Motim".

*50 anos de Martha Plimpton, atriz de filmes como "A Costa do Mosquito" e "O Peso de um Passado".

*45 anos de André Gonçalves, ator de novelas como "Vamp", "A Próxima Vítima" e "Alma Gêmea", no ar na reprise de "Jesus".

*40 anos do Sport campeão pernambucano com 2 x 0 sobre o Santa Cruz em jogo extra.

*30 anos da perda do Grammy de artista revelação por parte do Milli Vanilli, já que descoberta a farsa no tocante aos artistas que se apresentavam não serem os verdadeiros cantores das músicas.

Clipe do Dia: Claudinho

Se um acidente automobilístico na Rodovia Presidente Dutra não o vitimasse em 2002, o parceiro do Buchecha completaria 45 anos neste sábado. Aliás, lembro bem que soube da morte dele por um plantão da Rádio CBN, com aquela trilha que me gela a espinha quando ouço por temer esperar uma notícia ruim - e neste caso era mesmo. Eles nem sequer completaram uma década juntos, nem por isso foram menos marcantes. Têm aí Claudinho e Buchecha cantando "Xereta", tema do Claudionor (Heitor Martinez Mello) na novela global "Suave Veneno".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 165 mil dos mais de 5 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.