Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 13 de novembro de 2020
Aleluia!!! Acabou a seca do Vitória!



Tem que ser efusivo assim, vai que isso demora a acontecer de novo? (rs) Depois de 9 fracassos seguidos na Série B e com direito a quase 20 minutos de paralisação no primeiro tempo devido à falta de luz no Barradão - "só" um terço do tempo daquele Paraná 0 x 0 Náutico -, os baianos tocaram 3 x 0 no Figueirense em duelo direto de dois à beira do precipício. Com isso, o Leão foi aos 24 pontos e isto fará com que nada nos quatro últimos se altere mesmo com as partidas de hoje e de amanhã, já que são 4 pontos de frente para o 17º colocado, o Náutico.

Abaixo dele vem o Furacão do Estreito, 18º com 18 e que perdeu a 3ª seguida, 4 jogos sem vitória e um único triunfo nas últimas 9 presenças. O jejum específico do Eduardo Barroca era ainda maior: 12 pelejas sem vitória, eram 6 pelo Vitória depois de 6 pelo Coritiba. Se um técnico sorriu, o outro técnico chorou. Elano foi mandado embora pelos catarinenses depois de 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Se é "Elano" que se aprende, que acertem na próxima vez.

A sexta-feira aponta 4 partidas pela 21ª rodada: Ponte Preta (6º com 31) x Brasil (14º com 25), Operário (12º com 26) x Náutico, Avaí (10º com 27) x Paraná (7º com 29) - detalhe: avaianos com 5 casos de coronavírus (Rafael Pereira, Zé Marcos, Gastón Rodríguez, Ronaldo e o coordenador de futebol Diogo Fernandes) - e Oeste (20º com 8) x CRB (11º com 26). O Galo da Pajuçara passará a ter Ramon Menezes sucedendo Marcelo Cabo na casamata.

Brasil sem Neymar nas Eliminatórias

Cortado pois não conseguirá "se recuperar-se a si mesmo" a tempo de encarar o Uruguai na próxima terça, ele desfalcará a Seleção no Morumbi contra a Venezuela, brasileiros vindos de 100% nas duas primeiras rodadas - outro desfalque nas duas partidas é Gabriel Menino, cortado pois foi infectado pelo coronavírus. Hoje ainda tem Colômbia x Uruguai e Chile x Peru, enquanto ontem o Equador fez 3 x 2 na Bolívia, fora de casa (com direito à detenção durante o jogo do presidente da Federação Boliviana, Marcos Rodríguez, acusado de enriquecimento ilícito e corrupção), e a Argentina ficou só no 1 x 1 com o Paraguai, chiando muito os argentinos contra Raphael Claus pela falta marcada na origem do que seria a virada assinada pelo Messi e também pelo pênalti do gol paraguaio.

Escócia de volta à Eurocopa 25 anos depois

A edição transferida de 2020 para 2021 será a primeira com os escoceses desde 1996, assegurada sua presença com 5 x 4 nos pênaltis sobre a Sérvia após 1 x 1 no tempo normal. Ela vai para o Grupo D, com Croácia, Inglaterra e República Tcheca. Primeira grande competição com a Escócia desde a Copa do Mundo de 1998. Por outro lado, a Macedônia será estreante após fazer 1 x 0 na Geórgia e vai para o Grupo C, com Áustria, Holanda e Ucrânia.

A Eslováquia fez 2 x 1 na Irlanda do Norte e entra no Grupo E, com Espanha, Polônia e Suécia. E virando para 2 x 1 sobre a Islândia aos 47 minutos da metade complementar, a Hungria estará no Grupo F, onde já lamento de véspera por ela pois duelará "apenas" e "tão somente" com Alemanha, França e Portugal. Temos ainda o Grupo A, com Itália, País de Gales, Suíça e Turquia, e o Grupo B, com Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Rússia.

Curtinhas Esportivas

Amistosos da Seleção Feminina Os dois próximos acontecerão em São Paulo, sendo os primeiros desde o estouro da pandemia e ambos diante da Argentina: dia 27, na NeoQuímica Arena, e em 1º de dezembro, no Morumbi.

Preocupação no Palmeiras com a Covid São 5 jogadores com coronavírus só nesta semana. Já citei o Gabriel Menino, cortado da Seleção, e também foram infectados Luan, Danilo, Rony e Gabriel Silva. Serei insistente, teimoso e repetitivo, mas é necessário: cuidem-se, cuidem uns dos outros, pois a pandemia ainda não acabou!

Situação delicada também no Vasco Carlinhos, Leandro Castán, Miranda e Ribamar têm coronavírus.

A Conmebol é muito fanfarrona, hahaha! Só posso achar isso depois que li no Marcel Rizzo que querem que a CBF não marque nada do Campeonato Brasileiro para o fim-de-semana da final da Libertadores, marcada pro Maracanã em 30 de janeiro, mesmo que não tenha brasileiros na decisão. Quá, quá, quá, quá, quááá!!! Tá bom, tá bom que isso vai acontecer, ah, ah, ah, ah... Se isso efetivamente acontecer, eu telefono na mesma hora - encontraria pessoalmente, mas nestes tempos pandêmicos evito isso pois, se não posso dar abraço e nem dar a mão, só ficar frente a frente não bastará - para a guria dos meus sonhos (ainda mais estando solteira) e declaro meu amor a ela, digo que tenho muita vontade de namorá-la e que quero passar os 60 anos restantes que tenho de vida ao lado dela. Não precisarei fazer isso porque é claro que a CBF vai manter o Brasileirão normal. Nem com a Seleção ele para! (rs)

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Sônia Blota nas tardes da Rádio Bandeirantes A partir de segunda-feira, ela formará o novo trio do "Bandeirantes Acontece" com Cláudio Zaidan e Ronald Gimenez, que comandam a faixa das 15h às 17h desde junho. Além de ser um reforço inegavelmente qualificadíssimo por excelente repórter que é, isso fará a Sônia ter de novo uma presença efetivamente mais constante na AM/FM, como não tem sido possível muitas vezes com o semanal de noticiário internacional "Brazil com Z" aos sábados devido a muitos jogos noturnos dos clubes de SP, inclusive na faixa das 21h, o que modifica de substancial maneira a programação e faz a atração não ir ao ar. Foi um bom remanejo.

Saídas e mais saídas na TV Bandeirantes do Rio de Janeiro Sei pelo Flávio Ricco que duas delas foram da chefe de reportagem Ludmila Fróes e do repórter Alexandre Tortoriello, que era bastante atuante na rede nacional. Juntando todos os setores da Bandeirantes Rio, soube pela Camila Grecco no Facebook, deu 4 dezenas de dispensas.



Lívia Mendonça substituindo Tino Júnior É no "Balanço Geral RJ" da Record, que ele não tem feito pois está com coronavírus, conforme relatou inicialmente ao Thiago Forato no NaTelinha. A apresentadora passou a substituí-lo desde ontem, mas não explicou no ar a doença do colega, limitando-se a dizer que ele está em licença médica. Tino disse estar assintomático e prometeu voltar em breve ao programa, que comanda desde 2014.

Bela do Dia: Karina Sommerfeld

Karina Sommerfeld, apresentadora da previsão do tempo na Globo Minas. Não é apenas a extraordinariamente fabulosaça Aline Aguiar que garante o encanto de Belo Horizonte no "MGTV" do meio-dia. Esta loira lindamente encantadoríssima também faz os olhos brilharem do que o mais radiante dos sois mesmo quando anuncia temporal.

Roberto Kovalick no "Jornal da Globo" Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV História que isso acontecerá hoje e na segunda-feira devido à escala da Renata Lo Prete para apresentar a cobertura eleitoral nacional no domingo em dupla com William Bonner, sendo Michelle Barros a apresentadora do "Hora 1" nestes dois dias. Após a saída do Márcio Gomes e com Carlos Tramontina ainda quarentenado, o substituto imediato da Renata passará a ser César Tralli, mas isso ainda não acontecerá devido à escala dobrada dele diariamente, com "SPTV - 1ª Edição" na Globo aberta e a "Edição das 18" na GloboNews, que ele apresenta desde o estouro da pandemia pois Leilane Neubarth é outra que continua quarentenada. Por esses motivos, teremos o conterrâneo Kovalick no fim de noite.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 13 de novembro, são estas:

*80 anos de "Fantasia", animação produzida por Walt Disney e notória por misturar desenho animado com música clássica, inclusive com Mickey Mouse fazendo o papel de aprendiz de feiticeiro.

*65 anos de Whoopi Goldberg, Oscar de coadjuvante por "Do Outro Lado da Vida" e atriz de filmes como "A Cor Púrpura", "Salve-me Quem Puder", "Mudança de Hábito" e "Feita Por Encomenda", craque na comédia e no drama.

*60 anos de Neil Flynn, ator que fez o Janitor de "Scrubs" e o Mike Heck de "Uma Família Perdida no Meio do Nada".

*5 anos da saída de Sidney Rezende da GloboNews, na qual estava desde o surgimento em 1996.

Clipe do Dia: "007 Contra GoldenEye"

Há 25 anos, era lançada a primeira de quatro obras da franquia de James Bond com Pierce Brosnan interpretando o agente secreto, ele sucedendo Timothy Dalton, que fez somente duas. A canção-tema foi composta por Bono Vox e The Edge, mas não é o U2 que interpreta e sim Tina Turner, magistralmente como sempre: "GoldenEye".



Clipe do Dia: Tunai

Se não tivesse nos deixado em 26 de janeiro deste ano devido a uma parada cardíaca, este cantor e compositor completaria 70 anos nesta sexta-feira. Destaco seu grande sucesso de 1984, a linda "Frisson".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 164 mil dos quase 5 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.