Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 12 de novembro de 2020
Quatro idas, quatro vitoriosos nas quartas da CB

Com novo regulamento a partir de 2021 - quando terá não 8 e sim 7 fases com 92 clubes totais, além dos 12 clubes oriundos da Libertadores e dos demais torneios nacionais entrarem não nas oitavas e sim nas "décimas-sextas" (de 80 iniciais baixará para 40, depois de 40 para 20 e a estes 20 se somarão os outros 12) -, a Copa do Brasil não teve empates na ida das quartas-de-final. Todos os duelos têm um time em vantagem para quarta que vem.



O grande destaque é o América Mineiro do Lisca, que fez 1 x 0 no Internacional do pela 7ª vez presente Abel Braga - substituto do Eduardo Coudet, hoje oficializado pelo Celta - e jogará pelo empate no Horto. Em 22 de janeiro de 2000, o Colorado era treinado por Zé Mário e o Coelho era dirigido por Flávio Lopes. Digo isso pois aquele dia tinha registrado a 1ª e única vitória dos mineiros sobre os gaúchos no Beira-Rio. Como falei na coluna de ontem, o confronto ficou parelho de 2013 para cá, sendo agora 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Enquanto o Inter está não mais irregular e sim ruim mesmo por ter agora 2 vitórias nas últimas 7 apresentações (das quais 3 perdidas), o América voltou a ganhar depois de 3 partidas e só tem uma derrota nos últimos 14 compromissos (8 exitosos). 4ª vitória do Coelho nas últimas 5 visitas gerais, enquanto o Colorado perdeu 6 mandos de invencibilidade e só ganhou um dos últimos 4.



A quarta-feira foi perfeita para o Grêmio do Renato Portaluppi pois viu o rival se dar mal depois de fazer sua parte, mas com chiadeira enorme do Cuiabá, que perdeu Marcelo Chamusca para o Fortaleza a horas da bola rolar. Comandado por Franco Muller, ele reclama de um pênalti não marcado e de uma saída de bola no lance que originou o pênalti do desempate de 2 x 1. De volta ao MT 10 anos depois dos 3 x 1 sobre o Araguaia, o Tricolor chegou às 6 vitórias seguidas gerais e 9 partidas invicto, 4º êxito visitante consecutivo e 5 visitas sem derrota. O Dourado não tinha perdido nenhum dos 16 mandos anteriores em 2020, não era superado nesta condição desde o 1 x 0 do Paysandu na primeira decisiva da Copa Verde há 1 ano. São agora 4 derrotas nos últimos 8 jogos (dos quais apenas 2 vencidos).



Os paulistas sorriram bastante. Primeiro foi o Palmeiras (novo clube do Breno Lopes, adquirido por 4 anos junto ao Juventude), que fez 3 gols em 5 minutos e leva um excepcional 3 x 0 para a volta contra o Ceará do Guto Ferreira (que perdeu Rafael Sobis para o Cruzeiro, vínculo até o fim do ano que vem). Abel Ferreira não estará no Castelão pois foi expulso. O Verdão chegou à 7ª vitória geral consecutiva, com 19 gols marcados e apenas um sofrido. Depois da baixa para o Coritiba, é o 4º mando seguido exitoso. Já o Vozão não perdia havia 5 pelejas e tem agora apenas 2 vitórias nas últimas 8 jornadas (2 perdidas). Para reviravoltar, os cearenses têm que repetir o feito do fim de setembro contra o Brusque, ali foi 5 x 1. Já o Verdão não toma 3 de diferença desde os 3 x 0 do Flamengo há 1 ano e 2 meses.



E teve o São Paulo do Fernando Diniz, 4 vitórias seguidas e uma derrota nos últimos 12 jogos (7 vencidos), uma única derrota nas últimas 6 visitas (4 triunfantes). E teve o Flamengo do eterno ídolo são-paulino Rogério Ceni estreando no lugar do Domènec Torrent e reencontrando aquele que o eliminou da Copa do Brasil enquanto técnico do Fortaleza. Flamengo de 3 derrotas nas últimas 4 presenças (ganhando a outra). Gabriel voltou a marcar depois de 2 meses - ficou mais de 1 mês afastado e voltou só no domingo passado - e Diego Alves retornou ao time após mais de 2 meses, mas sentiu cãimbra na etapa final e foi substituído pelo Hugo Souza, cujo erraço decidiu o 2 x 1.

Ao castigá-lo devidamente, Brenner dobrou e chegou aos 13 gols nas últimas 11 apresentações e 17 em 26 neste ano, um desempenho espetacular. O Tricolor não perde para o Mengão há 7 porfias gerais desde 2017 (ganhou 4 delas) e completa 5 anos sem ser superado no Maracanã, onde agora tem 5 vitórias contra 2 empates e 3 derrotas de 2007 para cá. Como destaquei na coluna de ontem, de 1951 até 1997 eram 10 vitórias rubro-negras, 4 empates e 2 vitórias são-paulinas em Mário Filho. Mas de 1998 para cá, são agora 10 vitórias do São Paulo, 4 do Flamengo e 5 empates. Os cariocas terão de triunfar no Morumbi, onde não batem os donos da casa desde "apenas" 2011.

Quarta que vem, teremos Grêmio x Cuiabá às 16h30, Ceará x Palmeiras às 19h e São Paulo x Flamengo e América Mineiro x Internacional às 21h30. Antes disso, tem Brasileirão no sábado. O Colorado visitará o Santos às 16h30 - isto é: não visitaria se dependesse do Peixe, que está com surto de Covid, mas não acham que terão sucesso no pedido de adiamento. O Tricolor de SP visitará e reencontrará o Fortaleza às 19h, mesmo horário de Tricolor do RS e Vozão frente a frente aqui em Porto Alegre. Às 9 e meia, o Verdão receberá o Fluminense e o Mengão recepcionará o Atlético Goianiense. Também neste horário, mas pela Série B, "apenas" Dourado versus Coelho.

Teve Brasileirão atrasado nesta quarta-feira



A pugna renhida da 18ª rodada consolidou a ascensão do Bahia do Mano Menezes: 3º triunfo seguido e 5 mandos bem sucedidos após os 2 x 1 sobre o Fortaleza, treinado interinamente por Marconne Montenegro após a segunda saída do Rogério Ceni e que perdeu a 3ª consecutiva, chegando aos 4 embates sem vitória. Dureza, hein, Marcelo Chamusca? Duas derrotas tricolores nesta quarta: essa no campo e outra no STJD, que indeferiu o pedido de anulação da derrota para o Athletico Paranaense sob a justificativa de serem de fato e não de direito os erros reclamados. Uma vez mais o Esquadrão não perdeu para o Leão do Pici em Salvador, algo não acontecido desde 1982. Nas 14 encaradas de 2004 para cá, cada time ganhou 3 vezes e houve 8 empates. Como falei acima, no sábado os cearenses receberão o São Paulo, algoz na Copa do Brasil. Já os baianos só vão a campo na segunda-feira, visitando o Coritiba.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série B Tem duelo direto contra a zona do rebaixamento: Vitória (16º com 21) x Figueirense (18º com 19). Os baianos poderão de novo ter representação do presidente Paulo Carneiro, cuja suspensão de 4 meses e meio durou apenas 2 meses e meio por convertido o restante em multa de R$ 50 mil.

Eliminatórias Sul-Americanas A 3ª rodada começa nesta quinta com Bolívia (10º com 0) x Equador (5º com 3) e Argentina (2º com 6) x Paraguai (4º com 4).

Amistosos Portugal tocou 7 x 0 em Andorra, vez primeira em 4 anos marcando 7 vezes, e Cristiano Ronaldo chegou às 100 vitórias pelos lusitanos, anotando uma vez e chegando aos 102 gols, ficando a 7 do maior artilheiro histórico de uma seleção, o iraniano Ali Daei. A França foi batida pela vez primeira pela Finlândia na história, 2 x 0. A Alemanha precisou de 1 x 0 sobre a República Tcheca, gol do Waldschmidt (atenção: Waldschmidt e não Walden Schmidt, aquele que transformou "Dois Homens e Meio" em um morto-vivo em estado vegetativo de sua estreia até o encerramento). E a Holanda ficou no 1 x 1 com a Espanha, que teve Sergio Ramos pela 176ª vez presente, igualando o italiano Buffon como ambos sendo os europeus mais atuantes por seleção na história.

Curtinhas Esportivas

Data confirmada para a final da Libertadores O jogo único no Maracanã acontecerá em 30 de janeiro.

Surto de coronavírus no Coritiba Pensa que o do Santos é o único? Enganou-se. O Coxa já tinha perdido 5 jogadores contaminados para o jogo de domingo passado contra o Internacional e, depois disso, soubemos da infecção do técnico Rodrigo Santana, fora o caso do até agora internado em estado delicado dirigente Paulo Pelaipe. Pois hoje, os paranaenses confirmaram mais dois casos de atletas e 7 fora do campo, totalizando 16 na somatória geral. E tem gente que acha que os protocolos da CBF são bons o suficiente, do tipo: "basta estar negativado antes do jogo e pronto". Balela. Gente, pelo amor de Deus, a pandemia não acabou! Cuidem-se, cuidem uns dos outros.

Aumentado em 1 ano O contrato de Lucas Veríssimo no Santos. Acabaria em 2024, agora vai até 2025.

Andrés Sanchez licenciado do Corinthians Alegando "homenagem", ele deixará os dois vices serem presidentes do clube até o fim de sua gestão, primeiro Alexandre Husni e depois Edna Murad. Eu, hein... Será que não tem algo a mais além disso? O Timão terá eleição presidencial no próximo dia 28, são três candidatos.

Réus por ladroagens diversas Que vão de lavagem de dinheiro a apropriação indébita, passando por falsidade ideológica e formação de organização criminosa. São 9 pessoas envolvidas nas falcatruas que levaram o Cruzeiro ao estado de desespero dos tempos atuais: os ex-dirigentes Wagner Pires de Sá, Itair Machado e Sérgio Nonato, um ex-assessor de futebol, 3 empresários, o pai de um atleta da base cruzeirense e um ex-presidente do Ipatinga. A Justiça de Minas Gerais instaurou processo na 7ª Vara após acatar denúncia do Ministério Público de MG.

O Treze é louco, psicótico, afrontoso ou tudo isso junto e misturado? A mesma pergunta vale para a prefeitura de Campina Grande: louca, psicótica, afrontosa ou tudo isso junto e misturado? Só isso justifica as duas partes quererem a liberação de 50% de capacidade do Amigão para depois de amanhã, quando o Galo da Borborema enfrentará o Manaus, pela Série C. Pelo amor de Cristo, gente!!! O mundo ainda vivendo uma gravíssima pandemia do coronavírus e nem mesmo a Europa, em lugares onde deu uma freada razoável em dado momento - freada essa que já foi pro beleléu pois a coisa engrossou outra vez e temos índices altíssimos de novo -, chegou a tanto!!! Sinceramente, o Brasil não tem mais o mínimo jeito. Se isso acontecer, responsabilizem clube e entidade pelo que vier depois.

O interminável Magno Alves é do Barcelona Calma, controle seu batimento cardíaco. Barcelona de Ilhéus, especifiquemos. A 2 meses de fazer 45 anos, o duradourérrimo atacante defenderá o time da segunda divisão baiana, que tem 5 pontos em 3 rodadas. Seu último clube foi o Atlético de Alagoinhas neste ano.

As Sereias da Vila perderam e ganharam Perderam por W.O. o jogo contra o São José, pelo Paulista Feminino, mas ganharam na postura do Santos, que não mandou o time a campo nem com "sobras" devido aos 22 casos de Covid, 17 dos quais de jogadoras, fora outras 5 lesionadas e mais uma goleira que será mãe em pouco tempo. Inaceitável, inacreditável e moralmente criminosa a postura da Federação de manter a partida sob tais condições.

Maradona recebeu alta médica Foram 8 dias de internação devido a uma cirurgia no cérebro após hemorragia.

2ª instância para Carol Solberg Marcado pelo STJD para segunda-feira que vem o novo julgamento da jogadora de vôlei de praia, punida com advertência com ares de ameaça do tipo "não faz isso de novo que pode ficar muito pior a coisa pro teu lado" por ter protestado contra Jair Bolsonaro após o 3º lugar na etapa de Saquarema do Circuito Brasileiro, algo que não foi feito em medida igual contra apoiadores do presidente, como Maurício e Wallace, da seleção brasileira de vôlei de quadra, ou Felipe Melo, do Palmeiras. Puna-se a todos ou não se pune ninguém. Do jeito que foi feito, escancarado para todo mundo ficou o intento, a verdadeira motivação do "alerta de mordaça".

GP do Brasil confirmado O governador João Dória Jr. anunciou a permanência da Fórmula 1 em SP até 2025.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Força, Amapá!!! 10º dia consecutivo com praticamente todo o estado sofrendo as consequências de um apagaço de energia elétrica, que está voltando aos poucos, verdade, mas ainda muitíssimo longe do ideal. Resolvam isso de uma vez por todas o quanto antes! Não dá para deixar essas pessoas assim por muito mais tempo, não há sanidade e resistência física suficiente. Pombas! O Amapá pede socorro! Mais um episódio vergonhoso para nossa história. Ah: e as eleições no estado, evidentemente, tiveram hoje confirmado o seu adiamento.

O último debate é no rádio e não na TV Normalmente, o último debate de toda campanha eleitoral é na Globo. Mas como não houve concordância com a proposta de reunir apenas os 4 primeiros colocados na última pesquisa, nada de debate no Plim-Plim este ano (só iniciativas diferenciadas, tipo a da TV Tribuna em Santos pela internet). Aqui em Porto Alegre, quem fará o debate derradeiro será a Rádio Gaúcha, às 8 da noite, novamente em formato drive-in, como já fora no que inaugurou a campanha. Juntando rádio e televisão, este será o 5º debate porto-alegrense pois, além destes dois na estação AM/FM da RBS, teve um na TV Bandeirantes, outro na Rádio Guaíba e outro na RDC TV.

Debate na TV Jornal Sei pelo Diogo Cavalcante que o primeiro e único encontro dos candidatos à prefeitura de Recife deu 7,3 pontos de média e 10,3 de pico anteontem para a afiliada do SBT, que o transmitiu das 11h às 13h. Na mesma faixa, a Globo chegou aos 7,4 e a Clube (Record) registrou 7. Praticamente um empate técnico.



Michelle Barros é a nova reserva de Rodrigo Bocardi Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV História que ela - não ainda em definitivo pois trocas envolvendo gente de outras praças são cogitadas quando vier a vacina e der para a vida voltar mais ou menos ao normal (o que, aqui no Brasil e considerando-se a postura geral que temos tido em relação ao coronavírus, tô achando que talvez aconteça só lá pelo segundo semestre de 2022) - passará a cobrir férias e folgas dele no "Bom Dia SP" e no "Bom Dia Brasil", função que era da Glória Vanique, hoje na CNN Brasil.

O 2º e último debate em TV da eleição paulistana Será o da Cultura às 10 da noite de hoje, com mediação de Leão Serva e participação de Vera Magalhães. 10 candidatos de partidos representados no Congresso foram convidados. O debate será realizado no Auditório Simón Bolívar no Memorla da América Latina.

CNN Brasil vai furar a Bandeirantes Porque a emissora aberta sempre teve a tradição de fazer o primeiro debate em todas as eleições, tanto em primeiro quanto em segundo turno. Mas desta vez será o canal fechado que assim procederá na semana que vem caso haja segundo turno, marcado o debate de São Paulo já para segunda, com mediação da Monalisa Perrone, e o do Rio de Janeiro para terça, mediado pela Caroline Nogueira, ambos das 20h às 22h. Os debates da Bandeirantes estão marcados para a próxima quinta, às 22h50. E quem não tiver debate, vai ver o quê? Para estas praças, Samuel L. Jackson estará em "O Resgate de um Campeão", em "Top Cine".



Força, Cristina Ranzolin!!! Ausente do "Jornal do Almoço" da RBS TV nesta semana, a apresentadora surgiu no fim da edição desta quinta ao lado da substituta Daniela Ungaretti para informar que está com câncer de mama, algo que somente hoje tornou público, inclusive para os colegas de emissora, mas que soube já no dia 29 do mês passado, dia seguinte aos 54 anos que comemorou inclusive no ar. É um tumor pequeno, mas agressivo, felizmente descoberto bem no começo e que permitirá um tratamento com alta chance de resposta positiva. Apesar disso, ela mostrou-se bem confiante de que tudo dará certo, só justificando que ficará mais alguns dias fora do ar devido ao tratamento. Muito emocionada, Daniela não aguentou e, mesmo com o necessário distanciamento social nestes tempos pandêmicos, fez questão de encerrar o jornal de mãos dadas com a titular dele desde 1996. Fique bem, Cris!!!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 12 de novembro, são estas:

Bela do Dia: Kelly Piquet

Kelly Piquet, filha do tricampeão mundial Nelson. Não é apenas por ser uma guria lindissíssima que ela está aqui, mas por causa do "hmmm..." que muita gente soltou depois que Max, vírgula, o Verstappen disse no mais recente post dela no Instagram: "Juntos podemos enfrentar qualquer desafio tão profundo quanto o oceano e tão alto quanto o céu." Atiradinho! rs

*80 anos do nascimento de Jurandir, ex-futebolista falecido em 1996 e campeão mundial pelo Brasil em 1962, além de bicampeão estadual pelo São Paulo em 1970 e 1971.

*50 anos de Tonya Harding, patinadora artística que teve envolvimento no covarde ataque com barra de metal feito por seu marido e mais um capanga contra a concorrente direta Nancy Kerrigan na década de 1990.

*45 anos de Angela Watson, atriz que fez a Karen na série "Step by Step", que passou no Brasil pela Warner há mais de 20 anos.

*40 anos ao dobrado: da EPTV de Ribeirão Preto, afiliada da Rede Globo; e de Ryan Gosling, ator ganhador do Globo de Ouro e indicado ao Oscar por "Cantando Emoções".

*35 anos de Arianny Celeste, ring girl do UFC.

*30 anos ao dobrado: de Florent Manaudou, nadador campeão olímpico dos 50 metros livre em Londres 2012; e da morte de Eve Arden, nascida em 1908 e atriz de filmes como "Nos Tempos da Brilhantina".

*25 anos do GP da Austrália de Fórmula 1, com três acontecimentos históricos: última corrida de Roberto Pupo Moreno na categoria; última disputa no circuito de Adelaide; e vitória com a maior diferença de 1º para 2º colocado em todos os tempos (Damon Hill ficou 2 voltas na frente de Olivier Panis).

Clipe do Dia: Franck Pourcel

Há 20 anos perdíamos este maestro nascido em 1913. Seus sons instrumentais são marcantes, um deles destaco por motivação local da aldeia pampeana: "Concorde", de 1975. Essa música foi tema do comunicador Mendes Ribeiro tanto na Rádio Gaúcha, enquanto apresentador do matinal "Atualidade", quanto na Rádio Guaíba.



Clipe do Dia: Neil Young

A lenda do folk rock chega aos 75 anos nesta quinta-feira. Saboreiem "Harvest Moon", belezura de 1992.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 163 mil dos mais de 5 milhões e 700 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.