Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 8 de novembro de 2020
Nenhum dos dianteiros da Bêzona venceu



A 20ª rodada ainda acabará hoje, mas tivemos já ontem os três primeiros colocados em ação. E nenhum deles se deu bem. A líder Chapecoense certamente quebrou demais um monte de "buquiméquis" aqui, ali e acolá, eh, eh, eh... Nem o mais otimista dos torcedores do lanternaço-aço-aço Oeste poderia imaginar que ele arrancaria da Arena Condá um inacreditável empate sem gols, que levou os catarinenses aos 41 pontos. Como o Verdão do Oeste não foi vazado, são agora 5 gols sofridos em 20 partidas, média de um gol tomado a cada 4 apresentações.

O América Mineiro esteve em seus domínios contra a Ponte Preta, mas ficou no 1 x 1 e foi aos 36 pontos com 10 vitórias e 8 de saldo. Prestes a visitar o Internacional pela Copa do Brasil, o Coelho recuperou o 2º lugar pois o Cuiabá decidiu poupar bastante seu time em Pelotas por privilegiar as quartas do mata-mata nacional contra o Grêmio, aí acabou tomando 3 x 0 do Brasil e permaneceu com 36 pontos e 10 vitórias, mas agora baixando o saldo para 6. No próximo sábado, justamente o América será o adversário do Dourado, que mandará a noturna do sábado pré-primeiro turno eleitoral. Já o compromisso da Chape na 21ª rodada será depois de amanhã, visitando o CSA.

Quase centenário e ainda ativo



Quando se fala no maestro Diogo Pacheco, muita gente que assistia a Globo às segundas-feiras na década de 1990 certamente lembrará do "Concertos Internacionais", que mostrava grandes óperas e espetáculos de música clássica, uma atração que faz muita falta na televisão aberta comercial atual. Ele não foi o único, mas foi o seu mais destacado apresentador, função que desempenhou também na Rádio Eldorado de São Paulo e na TV Cultura. Pois Diogo, que está celebrando 95 anos neste domingo, continua ativíssimo mesmo sendo quase centenário. Ele ainda atualmente apresenta o programa "Grande Concerto" na Cultura FM paulistana, às 8 da noite dos domingos, e os arquivos dele são publicados no site da emissora, o mais recente datando do fim de setembro. A voz tem evidentemente o peso da idade, mas a lucidez e as memórias tornam o maestro ainda hoje fundamental para a música clássica.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste domingo, 8 de novembro, são estas:

*85 anos ao dobrado: de Alain Delon, ator de filmes como "O Sol por Testemunha", "Rocco e Seus Irmãos" e "O Leopardo"; e da estreia de "O Grande Motim", que venceria o Oscar de melhor filme.

*70 anos de Mary Hart, apresentadora mais longeva do programa de notícias do showbiz "Entertainment Tonight", de 1982 até 2011 (muito assisti ela pelo antigo canal pago USA Network no fim dos anos 90, quando o programa era exibido aqui no Brasil um dia depois de ir ao ar nos EUA, com tradução simultânea).

*55 anos ao dobrado: da estreia de "O Ébrio", novela da TV Paulista (atual Globo SP) exibida também pela TV Globo no RJ, cuja protagonista era Líria Marçal (dubladora de "Jeannie é um Gênio") e que era inspirada na famosa canção interpretada por Vicente Celestino, que participou do capítulo inicial; e da estreia de "Days of Our Lives", novela exibida até hoje pela NBC e que foi na qual "atuou" o Joey de "Friends" como o Dr. Drake Ramoray.

*50 anos ao triplicado: da última partida do Estádio da Montanha, aqui em Porto Alegre, um Cruzeiro 3 x 2 Liverpool do Uruguai (conhecido também como Colina Melancólica, deu lugar ao Cemitério Ecumênico João XXIII, perto do qual resido atualmente); de José Porras, goleiro que defendeu a Costa Rica na Copa do Mundo de 2006 e que chegou ao 3º lugar no Mundial de Clubes de 2005 com o Saprissa, batido na semifinal pelo Liverpool da Inglatera; e da inauguração do Autódromo de Tarumã, em Viamão, um dos mais tradicionais do Brasil.

*45 anos ao dobrado: de Júlio Sérgio, ex-goleiro campeão brasileiro pelo Santos em 2002 e 2004 e bicampeão da Copa da Itália pela Roma em 2007 e 2008; e de Tara Reid, atriz que fez a Vicky nos 3 primeiros filmes da franquia "American Pie", além de aparecer em "A Filha do Chefe" e na série "Scrubs".

*40 anos de Luís Fabiano, futebolista campeão do RJ/SP de 2001 e da Sul-Americana de 2012 pelo São Paulo (seu 3º maior artilheiro com 212 gols, atrás apenas de Gino Orlando e Serginho Chulapa) e das Copas América de 2004 e das Confederações de 2009 pela Seleção (destaque no caneco na África do Sul com 5 gols em 5 partidas), além de faturar taças por Porto (Intercontinental de 2004), Tianjin Quanjian (Chinês de 2016) e Sevilla (Copas da UEFA de 2006 e 2007, Supercopa da Europa de 2006, Copas do Rei de 2007 e 2010 e Supercopa da Espanha de 2007).

Clipe do Dia: Diana King

A cantora jamaicana chega aos 50 anos neste domingo. Na década de 90, dois temaços na sua forte e marcante voz embalaram filmaços. Um deles foi "O Casamento do Meu Melhor Amigo", de 1997, com sua versão para "I Say a Little Prayer", clássico da Aretha Franklin. Mas é o outro que trago na seção, esse 100% dela: "Shy Guy", de 1995, de "Os Bad Boys", cujo videoclipe tem as presenças dos protagonistas Will Smith e Martin Lawrence.



Clipe do Dia: John Farrar

Completando 75 anos hoje, este australiano compôs vários dos sucessos da fabulosa Olivia Newton-John nas décadas de 1970 e 1980. Têm a marca dele belezuras como "Sam", "A Little More Love", "Make a Move on Me", duas de "Nos Tempos da Brilhantina" ("Hopelessly Devoted To You" e "You're The One That I Want") e duas de "Xanadu" ("Magic" e "Suddenly"). O destaque fica para o tema-título do álbum dela em 1976: "Don't Stop Believing".



Clipe do Dia: Antônio Marcos

Se não tivesse partido em 1992, derrotado que fora para problemas diversos - entre eles a péssima convivência com a bebida -, faria 75 anos neste domingo este cantor de grande sucesso especialmente na década de 1970, inicialmente integrante do conjunto Os Iguais (do qual um dos componentes era Marcelo Gastaldi, o futuro dublador de "Chaves" e "Chapolin") e que melodiou temas como "Tenho um Amor Melhor que o Seu" e especialmente uma que talvez seja das mais belíssimas canções sobre Jesus Cristo: "O Homem de Nazareth", de Cláudio Fontana, em 1973. Na vida pessoal, Antônio Marcos foi casado quatro vezes, entre elas com Vanusa e Débora Duarte, sendo pai de Paloma Duarte.



Clipe do Dia: Vanusa

Justamente neste domingo, ela descansou aos 73 anos. Já vinha sofrendo há muito tempo, estava até dias atrás internada por causa de uma pneumonia. Tinha estado avançado de uma demência semelhante ao mal de Alzheimer e morava havia 2 anos numa casa de repouso em Santos. Destacada a partir da Jovem Guarda, cantou lindamente músicas como "Pra Nunca Mais Chorar" e aquela que, por razões extremamente óbvias que quem bem me conhece nem precisa adivinhar quais são, é a minha favorita na sua voz: "Manhãs de Setembro", de 1973.



Revisitando a semana na "24 Horas"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

Bela do Dia: Naomi Biden

Naomi Biden, neta de Joe Biden, confirmado neste sábado novo presidente dos Estados Unidos. A nova gatinha preferida de incontáveis americanos.

1º de novembro Mercedes campeã de construtores na Fórmula 1; a despedida de Anderson Silva do UFC; e os 75 anos de Gilberto Braga.

2 e 3 de novembro Inter e Flamengo ainda dividindo o 1º lugar graças à derrota do Atlético Mineiro; Chapecoense impossível na Série B; a volta das quartas do Brasileirão Feminino; as mortes de Tom Veiga (Louro José) e Luiz Carlos Gertel; Karoline Ávila na Globo Brasília; e as estreias de Carla Vilhena e Glória Vanique na CNN Brasil.

4 de novembro Cuiabá e Inter nas quartas da Copa do Brasil; a vitoriaça do Real Madrid na Liga dos Campeões; os finalistas do Prêmio Press 2020; surto de coronavírus na Jovem Pan; Raquel Moraes dispensada pela GloboNews; e Luiza Duarte, ex-CNN, cobrindo a eleição dos EUA pela Record.

5 de novembro A inacreditável "vitória derrotada" do São Paulo na Sul-Americana, na qual o Vasco segue; Ceará, América e Flamengo nas quartas da CB; Camila Diesel, recuperada da Covid-19, de volta à Rádio Guaíba; a revolta de Guga Chacra com tuítes maldosos; e Karla Krieger deixando a TV Pampa.

6 de novembro Sorteadas as quartas da Copa do Brasil após as classificações de Palmeiras e Grêmio; Bahia nas oitavas da Sul-A com quatrilho no 1º tempo; Botafogo contratando Ramón Díaz; NDTV confirmando Márcia Dutra na volta do "SC no Ar" à toda; e a morte de Lan.

7 de novembro Cruzeiro reabilitando-se com Felipão na casamata; a projeção da 20ª rodada do Brasileirão deles e da semifinal delas; a última exibição do "Jornal da CBN - 2ª Edição"; Fábio Turci apresentando o "SPTV" da Globo; e Luciana Barreto no "CNN Novo Dia" a partir desta segunda.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 162 mil dos mais de 5 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.