Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 4 de novembro de 2020
Um grande feito do Dourado



Segurando a pressão do Botafogo e em muitos momentos contando com sorte - como em três lances capitais que resultaram em defesa estilo manchete de vôlei do João Carlos, um cabeceio rente à direita da goleira e um disparo no travessão -, os mato-grossenses fizeram história na Copa do Brasil. O 0 x 0 de ontem (1 x 0 total) faz deles os primeiros do seu estado a jogar as quartas-de-final em 32 edições da competição, além de recolocar o Centro-Oeste na antepenúltima fase depois de 7 anos (desde o Goiás em 2013) e a Série B nesta fase após 6 anos (desde ABC e América de Natal em 2014). Suado, sofrido, chorado, mas exitoso. Lá no céu, Gaúcho sorri muito.

Enquanto isso, depois de um primeiro tempo maios abominável que o homem das neves, o Internacional ampliou a vantagem com Thiago Galhardo driblando Jean para faturar e confirmou a vaga num golaço do Rodinei, seu primeiro desde o dos 2 x 2 do Flamengo com o São Paulo há dois anos completados hoje. Até o Atlético Goianiense diminuiu, mas ficou em 2 x 1 ao dobrado e 4 x 2 totais. O Colorado fez o suficiente para ir às quartas. O grande gol, porém, foi do Dragão e fora de campo, na declaração do Hyuri ao SporTV, na qual manifestou apoio à blogueira catarinense Mariana Ferrer, humilhada em um julgamento no qual o empresário André de Camargo Aranha foi absolvido com um argumento que, devido a uma reportagem reveladora do The Intercept Brasil, fez viralizar o termo "estupro culposo".

Na posição dele, de um jogador de clube da Série A do Brasileirão em evento de grande alcance pela televisão nacional, tomar partido assim vem muito para o bem, ainda mais sendo o Atlético o time que abriga o Jean, preso nos EUA por ter agredido a ex-esposa quando ainda era do São Paulo. As mulheres sofrem demais, só elas sabem a dor que sentem. Homens, apoiem elas. Ajudará muito. Como ajuda muito também as posições institucionais da maioria dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, feitas nas redes sociais e que têm que ser constantes para doer muito nos detratores das mulheres e nos aliviadores de barra de homens crueis com elas. A lamentar que Santos, Red Bull Bragantino e o próprio Atlético Goianiense não se posicionaram até a publicação desta coluna.

Hoje sairão mais três quadrifinalistas para "se juntar-se a si mesmos" a São Paulo, Cuiabá e Internacional: um será Ceará ou Santos, 0 x 0 na ida e o Peixe defende 8 jogos (6 vencidos) em 10 anos de invencibilidade diante do Vozão; outro sairá de Flamengo x Athletico Paranaense, vantagem carioca por 1 x 0 e os paranaenses não ganham deles há 7 partidas (5 perdidas) desde o ano passado; e o último chegará de América Mineiro x Corinthians, 1 x 0 de frente para o Coelho, só que no Brasileirão os mineiros vêm da perda da sequência de 6 vitórias gerais e 5 específicas na Série B e os paulistas da redenção na Série A com Vagner Mancini, tendo 3 vitórias em 4 partidas.

Os destaques de ontem e de hoje

Copa Sul-Americana Dois brasileiros tentam hoje passar para a próxima fase na volta da segunda. Depois de tomar 3 x 2 na Argentina, o São Paulo não quer uma quarta eliminação seguida para um "tangueiro" e tentará reviravoltar diante do Lanús, estando motivado pelos 4 x 1 de domingo passado diante do Flamengo. Como gol fora vale desempate, basta 1 x 0 ou 2 x 1 para os tricolores. Enquanto isso, o Vasco visitará o Caracas, único a quem derrotou nas últimas 11 apresentações gerais. Com 1 x 0 de frente, um gol que anote e só cairá fora de sofrer três.

Brasileirão Série B Uma das duas partidas ainda atrasadas terminou sem gols nem do Brasil, 13º com 22 pontos (três acima do 17º Náutico), e muito menos do Sampaio Corrêa, 6º com 28 (três abaixo do 4º Juventude). Falta apenas um jogo pendente: Sampaio x Náutico, dia 17. Aí, todo mundo ficará rigorosamente em dia.

Paulistão Feminino Quarta-feira de um jogo que pode acabar sendo a decisão nacional, claro que Avaí/Kindermann e Corinthians não compactuando com isso por quererem ser eles os finalistas: São Paulo x Palmeiras.

Copa Liga Profissional Marcelo Gallardo completou 300 jogos na casamata do River Plate, mas a celebração foi estragada pela virada de 3 x 1 aplicada pelo Banfield, que só ontem voltou a jogar depois de 7 meses.



Liga dos Campeões da UEFA Os 3 x 2 do Real Madrid sobre a Internazionale foram marcados tanto pelo primeiro gol de Rodrygo depois de quase 9 meses quanto pelo 100º tento de Sergio Ramos, primeiro defensor a atingir esta marca pelo clube. Real Madrid, que chegou a tomar 3 x 2 do Shakhtar Donetsk nesta edição, certo? Pois os ucranianos sofreram 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0 do Borussia Monchengladbach. Os alemães não estavam para brincadeira, aliás, vide os 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 2 do Bayern de Munique, pela 14ª vez seguida ganhando pela competição, Red Bull Salzburg a mais nova vítima. Outra goleada notável foi a do Liverpool diante da Atalanta por 1, 2, 3, 4, 5 x 0. Maior vitória de um clube inglês diante de uma equipe italiana na casa dela em torneios europeus.

Curtinhas Esportivas

Mais mudanças na Seleção Brasileira Com Rodrigo Caio (Flamengo) lesionado e Éder Militão (Real Madrid) com coronavírus - aliás: vão manter o Alex Telles (Manchester United) na mesma condição? Sim, porque semana passada ainda o clube confirmou a infecção dele e nada de sair notícia sobre seu corte -, Tite chamou Felipe (Atlético de Madrid) e Diego Carlos (Sevilla) para as partidas contra Venezuela, no dia 13, e Uruguai, no dia 17.

Mais dois "brasileiros" convocados Na Bolívia, César Farias - que tá num "vai ou não vai" para o Botafogo - chamou Marcelo Moreno, do Cruzeiro, para enfrentar Equador e Paraguai. Já nos Estados Unidos, que disputarão amistosos contra País de Gales e Panamá, Gregg Berhalter convocou Johnny, meia do Internacional.

Luto no Bahia O câncer vitimou aos 60 anos o ex-goleiro Rogério, campeão brasileiro em 1988 e tri estadual.

Rogério Micale voltou ao Paraná Depois de 2 anos, a casamata é novamente dele, que sucede Allan Aal.

Ganchaço para Alemão O jogador do Figueirense tomou 6 partidas de suspensão pela expulsão no clássico perdido para o Avaí, quando reclamou até não poder mais do apitante Rafael Traci por não dar falta no lance do gol.

Copa do Nordeste de 2021 Sorteada a fase preliminar, da qual os ganhadores irão para a fase de grupos: Santa Cruz x Itabaiana, CSA x Moto Club, Botafogo da Paraíba x Atlético de Alagoinhas e Globo x representante do Piauí. Jogos em dias a marcar em dezembro, logo após a decisão piauiense no dia 16. Nos grupos já estão ABC, Bahia, Ceará, Confiança, CRB, Fortaleza, Salgueiro, Sampaio Corrêa, Sport, Treze e Vitória, mais um piauiense a definir.

Maradona em recuperação após cirurgia O agora sessentão "Pibe D'Oro" foi operado de uma pequena hemorragia no lado esquerdo do cérebro, responsável por isso sendo Leopoldo Luque, doutor dele na época do Napoli. As primeiras informações dão conta de Diego Armando estar bem e em recuperação no quarto do hospital.

Mari nas quadras 3 anos depois A campeã olímpica está de volta ao vôlei interno, contratada que foi pelo Fluminense. O último time dela foi o Bauru em 2016/2017. Desde então, jogava na praia em dupla com Paula Pequeno.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Prêmio Press 2020 Infelizmente, a pandemia fará com que não aconteça presencialmente a 21ª edição do evento tradicional da Revista Press, mas felizmente ela tanto acontecerá - com ganhadores anunciados em 8 de dezembro através de evento ao vivo pela RDC TV, definidos que serão por um júri de 60 convidados - que foram anunciados ontem os finalistas das diversas categorias, 3 deles definidos por votos profissionais e 2 por votos populares. Citarei algumas: em Repórter de TV, Evandro Hazzy (Bandeirantes), Gabriela Lerina (SBT), Jônatha Bittencourt, Vanessa Pires (ambos Record) e Jonas Campos (RBS); e em Apresentador de TV, Alexandre Gamón, Simone Santos (ambos Record), Brunna Colossi (SBT), Cláudio Andrade (RDC) e Lúcia Mattos (Bandeirantes).

Mais Prêmio Press 2020 Em Apresentador de Rádio, Arlindo Sassi (Continental), Flávio Dal Pizzol (Grenal), Guilherme Baumhardt (Guaíba), Rafael Marconi (Pampa) e Rogério Mendelski (Bandeirantes); em Locutor ou Apresentador de Notícias, Elói Zorzetto (RBS TV), Helen Dornelles (Rádio Pampa), Maria Luiza Benitez, Sinara Félix (ambas Rádio Guaíba) e Sérgio Stock (TV Bandeirantes); em Programa de Rádio, "Bom Dia" (Guaíba), "Dupla em Debate" (Grenal), "Primeira Hora - Edição Local" (Bandeirantes), "Sala de Redação" e "Timeline" (ambos Gaúcha); em Programa de TV, "Atualidades Pampa", "Balanço Geral RS Manhã" (Record), "Band Cidade", "Masbah!" (SBT) e "RBS Notícias"; e em Jornalista do Ano, Evandro Hazzy (TV Bandeirantes), Gustavo Victorino (Rádio e TV Pampa), Jonas Campos (RBS TV), Milton Cardoso (Rádio Bandeirantes) e Paulo Germano (Rádio Gaúcha e Zero Hora).

Surto de coronavírus na Jovem Pan Leio no Fernando Oliveira que, embora ela não confirme, houve ao menos uma dezena de contaminados na emissora, que tem mantido todo mundo trabalhando normalmente na sua sede, sem trabalho caseiro, e não vinha fazendo testes há muitas semanas, só havendo exames devido à pressão interna de funcionários sobre a chefia. Entre os infectados de diversos setores no ar e fora dele, estão o apresentador Fred Ring, a repórter Letícia Santini e os comentaristas Leandro Narloch e Fernando Sampaio. Pombas, Pan!!!



Raquel Novaes deixou a GloboNews Sei pelo Gabriel Vaquer no NaTelinha, confirmado com diversas fontes do canal, que infelizmente a apresentadora foi dispensada após 11 anos, algo que pegou vários agora ex-colegas de surpresa pois era uma profissional muito querida internamente. O "Edição das 10" não terá uma substituição pois Aline Midlej mudou-se recentemente de São Paulo para o Rio de Janeiro e não há mais duplas de apresentação nos noticiários da emissora, passando a ser Cecília Flesch a substituta imediata em férias e folgas.

Fique bem, Silvana Ramiro! A apresentadora da Globo voltou hoje ao "Bom Dia Rio" após um mês de férias, no qual sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que passou por uma pequena cirurgia na coluna, motivo pelo qual fez poucas postagens nas redes sociais nos dias em que esteve fora do ar. Fique bem, anjo loiro!



O cabelão do Chico Pinheiro Fora do ar desde o estouro da pandemia pois a Globo deixou em casa todo mundo acima dos 60 anos (não tem havido trabalho a partir de casa no ar, como tem ocorrido com Elói Zorzetto no "RBS Notícias" e Mário Motta no "Jornal do Almoço" da NSC, por exemplo), o apresentador do "Bom Dia Brasil" apareceu hoje no "Mais Você" para homenagear o saudoso Tom Veiga, intérprete e manipulador do Louro José, e chamou a atenção do povo o penteado volumoso dele, incomum para quem o acompanha há décadas nos noticiários. Mullets! (rs)

Cadê Ronan Tardin? A saída do repórter da Globo Nordeste, ocorrida recentemente e que cessou 9 anos de trabalho, gerou uma saia justa anteontem no "Bom Dia Pernambuco". Bruno Fontes mostrava o movimento de Finados em um cemitério de Recife quando foi abordado por uma senhora, que queria saber onde andava o Ronan. Aí, Bruno explicou que ele deixou a emissora, tudo isso no ar. Nas redes sociais, Ronan agradeceu a ela pela lembrança.

Luiza Duarte na Record Recentemente saída da CNN após 9 meses para se dedicar a projetos pessoais, a repórter está aparecendo nestes dias tanto no "Fala Brasil" quanto nas edições do "Jornal da Record 24 Horas" ao longo do dia. Sei pelo Paulo Pacheco no NaTelinha que foi uma aquisição pontual para cobrir a eleição nos EUA.



O longo primeiro dia de Glória Vanique na CNN Brasil Estreada às 3 e meia da tarde no "CNN 360º" em dupla com Daniela Lima, ganhando sua primeira efetiva grande oportunidade profissional em rede nacional e agora lidando diariamente com a política federal, a apresentadora só saiu do ar às 3 da manhã - claro que não foram 12 horas consecutivas no ar, nem teria como, mas depois do "360º" ela voltou no especial da eleição presidencial dos EUA após o "Jornal da CNN", formando dupla com justamente aquela a quem sucedeu, Caroline Nogueira, agora parceira do William Waack no horário nobre. A estreia já seria marcante, mas do jeito que foi marcou mais ainda.

Craque que é craque nunca desaprende O amigo Lorenzo, do @TelevisaoNoRS no Twitter, pontuou muito bem ontem durante o "Visão CNN": nem parecia que Carla Vilhena tinha ficado 7 anos sem apresentar um noticiário diário, já que depois de sair do "Bom Dia SP" ela só continuou em bancada na Globo uma vez por mês no "Jornal Nacional" aos sábados, já que passou a ser repórter do "Fantástico" até deixar a emissora no começo do ano retrasado. Mas quem manda bem nunca deixará de mandar bem, e La Vilhena é muito acima da média. Desembarcou no aeroporto, botou a camisa de titular, foi pro jogo no mesmo dia e marcou o golaço da vitória. Valeu muito matar a saudade.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bárbara Barbosa

Bárbara Barbosa, repórter da NSC (Globo) em Florianópolis. Muita força para ela, que por simplesmente fazer seu trabalho na última segunda acabou hostilizada e agredida por valentões que não gostaram que suas incorreções fossem expostas em rede estadual televisiva - era só não fazerem coisa errada e nada disso aconteceria, ora bolas. Que ela não se renda, não se dobre e continue com seu trabalho, sempre tendo motivo para dar um sorriso bonito assim.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta-feira, 4 de novembro, são estas:

*95 anos do nascimento de Doris Roberts, 4 vezes ganhadora do Emmy de atriz coadjuvante pela Marie da série "Raymond & Cia.", antes sendo a Mildred da série "Jogo Duro".

*70 anos de Markie Post, atriz que fez a Terri da série "Duro na Queda", a Christine de "Night Court" e a Bunny de "Distrito 21".

*60 anos de Kathy Griffin, atriz que fez a Vicki da série "Simplesmente Susan" (era o título brasileiro identificado nas legendas de "Suddenly Susan" quando a assisti na Warner na época original, mas acho que sou a única pessoa no mundo que lembra disso).

*40 anos da eleição do ator Ronald Reagan como presidente dos Estados Unidos.

*30 anos do 500º Grande Prêmio de Fórmula 1, vencido por Nelson Piquet na Austrália.

*15 anos do último capítulo de "América", novela das 8 na Globo. (saudades da Creusa...)

*5 anos da morte de Moacir Japiassu, jornalista nascido em 1942 e atuante em veículos como O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, IstoÉ, Veja e Pais & Filhos, além do "Fantástico" da Globo como editor-chefe, por último sendo colunista do Comunique-se com o semanal "Jornal da ImprenÇa" (um abraço, Janistraquis).

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 161 mil dos mais de 5 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.