Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 1º de novembro de 2020
Mercedes pulverizante na Fórmula 1



Com a 93ª vitória de Lewis Hamilton e o segundão do Valtteri Bottas na Emília-Romanha, a escuderia oficializou seu 7º título - só dá ela de 2014 para cá. Além da soberania, ainda fez história pois tornou-se a equipe com mais canecos consecutivos na categoria, superando os 6 da Ferrari entre 1999 e 2004. A Mercedes igualou os 7 feitos da Lotus (primeiro em 1963 e último em 1978) e fica atrás apenas dos 8 da McLaren (último em 1998), dos 9 da Williams (último em 1997) e dos 16 da Ferrari (último em 2008). Na prova de hoje, com voltas finais caóticas e um pneu traseiro direito do Max Verstappen mais estourado e arrebentado que a minha cara quando acordo, Daniel Ricciardo completou o pódio. A próxima etapa será na Turquia, dia 15. Se Lewis ganhar, oficializa o título.

O "Aranha" saiu da gaiola e ficou na história



Não foi da maneira como deveria ser pois foi num ambiente vazio por desprovido de público nestes tempos pandêmicos, fora não ter a devida propagação midiática como em outros tempos aqui no Brasil, mas Anderson Silva terminou no fim deste sábado, na derrota para Uriah Hall no quarto round, uma das trajetórias mais exitosas das artes marciais mistas em todos os tempos. Foram 10 defesas de título do peso médio do UFC, desde o primeiro vencido em 2006 contra Chris Leben até a última em 2013, quando foi superado por Chris Weidman e aí não foi mais o mesmo, mas nada que invalide o tamanho de sua relevância. Em 45 lutas, foram 34 vitórias, sendo 16 consecutivas. Além de grande lutador, a imagem carismática e a ascensão do MMA no Brasil colaboraram muito para a enorme popularidade que obteve. Aos 45 anos, o "Aranha" saiu da gaiola e ficou na história, especial o lugar para ele reservado.

Brasileirão Feminino define as semifinalistas

Dos quadrifinalistas, metade já chegou onde quer chegar e outra metade tenta algo inédito. E neste domingo, três semifinalistas serão conhecidos em embates onde o equilíbrio predomina antes da bola rolar.

No clássico paulista da Arena Barueri, o ineditismo caberia ao São Paulo e a reprise quem quer é o Santos, que tenta sua segunda semi após nela chegar em 2017. O 0 x 0 do Morumbi faz com que quem vencer se dê bem, enquanto novo empate levará à disputa por pênaltis. Outro duelo paulista tem Ferroviária e Palmeiras na Fonte Luminosa. A Locomotiva já esteve na semi em 2014, 2016, 2018 e 2019, mas tem que marcar um de diferença para conseguir os pênaltis, vantajosa que é a vida do Verdão pelos 2 x 1 da ida na busca por ineditismo. E aqui em Porto Alegre, o ineditismo será buscado no Beira-Rio pelo Internacional, que precisa ganhar por um gol de diferença para pênaltis depois dos 3 x 2 favoráveis ao Avaí, parceiro do Kindermann, que quer sua 3ª semifinal para reprisar 2014 e 2019.

Amanhã à noite, temos o embate mais desigual destas quartas. O Corinthians tem 3 x 0 de vantagem sobre o Grêmio, que precisa de 3 gols de diferença para provocar os pênaltis - e a bola rolará na NeoQuímica Arena. Parece muito difícil não dar a 4ª semifinal consecutiva das corintianas, de 2017 até 2019 estiveram em todas. Na penúltima fase, teremos Corinthians ou Grêmio x Ferroviária ou Palmeiras e Santos ou São Paulo x Inter ou Avaí/Kindermann.

Especial: Gilberto Braga completa 75 anos



Já há alguns anos ele não está mais na linha de frente das telenovelas, mas sempre será um dos principais autores de novelas da televisão brasileira. Um responsável por clássicos como "Escrava Isaura" (exportada para mais de 80 países e que eternizou Lucélia Santos), "Dancin' Days" (icônico retrato da era discoteca com Sônia Braga majestosa), "Vale Tudo" (um retrato cruel de um momento pesado do Brasil, infelizmente atualíssima pois não melhoramos como país e até regredimos em muitas coisas) e "Celebridade" (das melhores do século 21) só pode ser craque, e nunca deixará de sê-lo mesmo com senões como "O Dono do Mundo" (que apanhou até não poder mais de "Carrossel") e "Babilônia" (bom... faz de conta que essa não existiu). Nas minisséries também mandou muito bem, vide "Anos Rebeldes" e "Labirinto". Gilberto Braga é um dos referenciais no meio e merece sempre ser positivamente destacado.

Bela do Dia: Lília Valença

Lília Valença, modelo baiana. Descobri ela por acaso vasculhando uma vez o arquivo do site Bella da Semana, depois foi encontrá-la nas redes sociais e pronto. É uma perdição fantástica de mulher, um assombro extraordinário de beleza, suspiros arrancados do fundo da alma por uma perfeição visual tão espetacularmente esplendorosa que parece até mentira de tão delirante verdade. Uma das mulheres mais gatíssimas que já publiquei nestes 17 anos de site, risco zero de erro.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste domingo, 1º de novembro, são estas:

*20 anos ao dobrado: de Pat Riley igualando Lenny Wilkens como únicos técnicos com 1.000 vitórias na temporada regular da NBA (105 x 79 para o Miami Heat sobre o Orlando Magic); e da morte de George Armstrong, ex-futebolista nascido em 1944 e atuante por 621 jogos no Arsenal de 1961 até 1977, marcando 68 gols e sendo campeão do campeonato e da copa da Inglaterra em 1971.

*5 anos da morte de Fred Dalton Thompson, nascido em 1942 e ator de filmes como "Na Linha de Fogo" e da franquia de séries "Lei & Ordem", sendo fixo da original e da derivada "Processos Judiciais", além de ter sido senador pelo Tennessee.

Revisitando a semana na "24 Horas"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

25 de outubro Lewis Hamilton recordista em vitórias na Fórmula 1; São Caetano tomando 9 x 0 do Pelotas; e os 45 anos do assassinato de Vladimir Herzog.

26 de outubro O empate de Internacional e Flamengo; São Paulo quadrifinalista após 20 pênaltis; Cruzeiro empatando com o Náutico; Scott Dixon campeão da Indy; Diego Casagrande de volta na Band RS; Carla Vilhena contratada pela CNN; e Celso Freitas de volta ao "Jornal da Record".

27 de outubro O 0 x 0 do São Bento na irresponsabilidade máxima da CBF; os 4 x 0 do Paraná; Douglas anunciando sua aposentadoria; apresentador da TV Imperial (Record Roraima) libertado após ter sido sequestrado; e os 85 anos de Mauricio de Sousa.

28 de outubro A vitória heroica do Cuiabá sobre o Botafogo; o 0 x 0 da líder Chapecoense; a 13ª vitória seguida do Bayern na Champions; Dodgers campeão da World Series depois de 32 anos; basquete de luto pela morte de Marlene; Thais Luquesi trocando a Anhanguera de Goiás pela Globo SP; e a volta dos capítulos inéditos de "Amor Sem Igual".

29 de outubro América Mineiro, Flamengo e Internacional triunfando fora de casa; a vitória improvável do Vasco e a derrota do São Paulo na finaleira; mais uma troca de presidente na LNB; Rodrigo Bocardi comandando um novo jornal no fim de tarde da Rádio CBN; mudanças nas manhãs da Rádio Guaíba; os 60 anos da TV Paranaense; e os 30 anos da estreia de "Meu Bem, Meu Mal".

30 de outubro Os 60 anos de Maradona; as vitórias de Palmeiras e Grêmio, este em casa; a derrota do Bahia no Peru; novo programa sustentável para Rosana Jatobá na CBN; a irresponsabilidade que matou Ricardo Boechat; e o "tbt" de Rachel Sheherazade na TV Cabo Branco.

31 de outubro Cruzeiro ganhando na volta de Felipão ao Mineirão; a projeção da rodada do Brasileirão; Flamengo vice sul-americano no basquete; a morte de Sean Connery; e a estreia de Roseann Kennedy no "Poder em Foco" do SBT.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 160 mil dos mais de 5 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.