Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 29 de outubro de 2020
Só os visitantes se dão bem na Copa do Brasil



Seis idas disputadas e é o que tivemos. Os mandantes melhorzinhos foram o Fortaleza no 3 x 3 com o São Paulo (porém, cearenses já eliminados) e o Santos no 0 x 0 Ceará, embora a igualdade fosse injusta pro Vozão pelo que fez no segundo tempo, quando teve um a mais depois do Lucas Veríssimo ir tão forte na altura da orelha do Rafael Sobis que até agora o ouvido dele tá dando sinal de ocupado. Mesmo em seus domínios, o Peixe de produção baixíssima teve que agradecer pelo "oxo" derradeiro. Enquanto isso, o América teve a estrela de Lisca brilhando em Itaquera pois aos 41 do segundo tempo ele mandou para campo Marcelo Toscano, que faria o 1 x 0 que dá vantagem sobre o Corinthians. 6 vitórias gerais seguidas do Coelho e 10 partidas de invencibilidade (7 exitosas). O Timão ganhou apenas dois dos últimos 10 mandos na NeoQuímica Arena e não venceu os últimos 4. Vagner Mancini, que batata quente!



Na Arena da Baixada, Bruno Henrique fez o 1 x 0 do Flamengo, tendo agora 11 gols em 14 jogos contra o Athletico Paranaense e 7 nas últimas 9 apresentações. Em seu 10º jogo como profissional em um mês, Hugo Souza (a.k.a. Neneca) fez grandes defesas, inclusive deteve Walter num pênalti. O Mengão chegou a 12 jogos sem derrota (9 vencidos) e o CAP não vence há 9 partidas (6 perdidas), sendo 5 mandos sem sucesso (os 3 últimos perdidos). O Internacional saiu na frente diante do Atlético Goianiense, 2 x 1 mesmo com um time bastante diferente por preservados muitos titulares para encarar o Corinthians no sábado. Janderson foi o nome da noite ao querer fingir que sofreu um pênalti quando era só ter batido no gol depois de passar por Marcelo Lomba - e o VAR salvou a pele do Mar celo de Lima Henrique. Hoje, a ida das oitavas terá Red Bull Bragantino x Palmeiras e Grêmio x Juventude.

Os destaques de ontem e de hoje



Copa Sul-Americana Mesmo com um a menos depois de Yago Catatau ser expulso com menos de 10 minutos em campo e com Carlinhos errando horrorosamente um pênalti, o Vasco fez 1 x 0 no Caracas com Tiago Reis, que não jogava havia 7 meses e que não fazia um gol desde os 2 x 1 sobre o Internacional em junho do ano passado. Como gol fora vale desempate, ganhar sem ser vazado saiu sensacional demais. Isso também salva um pouco a pele do São Paulo, que pegou um Lanús que voltava a jogar depois de 7 meses parado e que ganhou por 3 x 2 com direito a dois do quarentão Sand, ex-Vitória. Coitado do Brenner, dobrou e ontem de nada adiantou, gol legal dos tricolores mal anulado à parte. Mas 1 x 0 no Morumbi e tudo beleza. Esta noite, o Bahia visitará o Melgar no Peru.

Brasileirão Série D Sem ser o "catadão" que tomou 9 x 0 do Pelotas, mas ainda muito desfalcado devido ao turbilhão de problemas internos decorrentes da volta do Nairo Ferreira de Souza, o São Caetano protestou no começo do jogo atrasado diante do Novorizontino com seus jogadores ficando sentados no gramado por meio minuto. O adversário deu apoio e cruzou os braços em solidariedade. Na bola rolando, deu Novorizontino por 1 x 0.

Amistoso O Brasil Olímpico jogou em Itu e fez 4 x 2 nos aspirantes do Corinthians.



Brasileirão Feminino O 0 x 0 fez de São Paulo x Santos a única igualdade da ida das quartas. O Palmeiras saiu na frente diante da Ferroviária por 2 x 1 e o Avaí/Kindermann fez 3 x 2 no Internacional.

Liga dos Campeões da UEFA Com Morata tendo 3 gols anulados pelo árbitro de vídeo (provavelmente algo inédito no futebol mundial, ao menos que eu saiba), a Juventus dele tomou 2 x 0 do Barcelona, com Messi anotando o gol que referendou o triunfo em Turim. O Paris Saint Germain fez 2 x 0 no Basaksehir e o Manchester United do Alex Telles - que deverá ser cortado pela Seleção pois foi infectado pela Covid - tocou 1, 2, 3, 4, 5 x 0 no RB Leipzig.

Curtinhas Esportivas

Saiu do Botafogo, mas em fato não saiu Bruno Lazaroni não é mais seu técnico, verdade. Mas resolveu aceitar o convite para permanecer como seu auxiliar. Sábado, o preparador de goleiros Flávio Tenius dirigirá o time contra o Ceará.

Corte na Seleção Brasileira A lesão nos 2 x 0 sobre o Mitdjylland fez Fabinho, do Liverpool, ser sacado por Tite das pelejas contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias. Allan, do Everton, é seu substituto.

Futebol na Alemanha de novo sem público Até agora, dava para até 20% da capacidade dos estádios ser preenchida. Porém, o país adotou um "tranca-rua" parcial devido à segunda onda do coronavírus. Assim, nada de público de novo nos estádios da Bundesliga e dos demais torneios, o que valerá a partir da próxima segunda-feira.

Mais uma troca de presidente na LNB A Liga Nacional de Basquete agora é presidida até dezembro por Lula Ferreira, que continua como coordenador técnico do Franca. Ele substitui Nilo Guimarães, que assumiu o cargo em fevereiro e que é secretário esportivo de Mogi das Cruzes. Só que a entidade precisa de dinheiro público federal, o que só é permitido se seu gestor não tiver cargo público. Nilo tem, Lula não tem. Depois da saída de João Fernando Rossi no fim de 2018, Kouros Monadjemi reassumiu o comando da Liga no ano passado, mas saiu para presidir o Conselho do Minas Tênis. Lula Ferreira só ficará até dezembro pois então acontecerá um novo pleito na LNB.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Vem aí Rodrigo Bocardi na Rádio CBN Ontem, o jornalista divulgou nas redes sociais fotos que tirava para divulgar em breve uma grande novidade. Hoje, soube pelo Lauro Jardim e pelo Daniel Castro desta novidade: não é a CNN, ainda que ela quisesse contratá-lo. É a rede noticiosa do Sistema Globo de Rádio, na qual estreará no dia 9 à frente do novo "Ponto Final CBN", das 17h às 20h, co-apresentado por Carolina Morand. O novo noticiário substituirá o "Jornal da CBN 2ª Edição", historicamente ancorado por Roberto Nonato, que saiu neste ano para agora liderar as manhãs da CNN Rádio pela Rede Transamérica FM. Desde a saída do Nonato, quem tem feito o "Jornal da CBN" é Rosana Jatobá, que não se sabe o que fará a partir de agora, em qual horário estará, mesmo se prosseguirá na Central Brasileira de Notícias, enfim. Prosseguir quem vai é o Bocardi no "Bom Dia SP" e no "Bom Dia Brasil" da TV Globo.

Mudanças na Rádio Guaíba As manhãs serão alteradas a partir da próxima segunda-feira, com dois programas voltando ao ar e outro sendo encurtado. O "Bom Dia", no ar há duas décadas, continuará começando às 5h30, mas agora será apresentado somente por Voltaire Porto pois acabará às 7h. Aí é que Guilherme Baumhardt entrará no ar com o retorno do "Agora", que volta à grade depois de dois anos, quando saiu do ar para dar lugar ao "Direto ao Ponto", que vinha sendo feito das 9h30 às 11h por Guilherme Kepler em dupla com Ana Carolina Aguiar desde a saída do Nando Gross e que será extinto, o mesmo acontecendo com o jornal "Notícias em Meia Hora", que José Aldo Pinheiro comandava das 9h às 9h30. O "Agora" entregará às 10h para outro regressado: o "Redação Guaíba", noticiário apresentado por Fernanda Bagatini, que passará às 11h para o debate futebolístico "Ganhando o Jogo".

Gugu Streit fora do ar momentaneamente Li no Coletiva que o comunicador da Rádio Farroupilha só voltará no dia 15, já que colocou sua voz em carros de som de um candidato a prefeito de Gravataí, na Grande Porto Alegre, o que não é permitido por regras internas da RBS. João Carlos Albani fica em seu horário até lá.

Teve debate na RDC TV nesta quarta-feira Foi o último debate televisivo dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre, na RDC TV, com mediação de Guilherme Macalossi, apresentador do programa noturno "Cruzando as Conversas". Foi o 4º e penúltimo da campanha, antes havendo debates na Rádio Guaíba, na TV Bandeirantes e na Rádio Gaúcha, que fez o primeiro e fará o último, marcado para dia 12 e que até terá imagens, mas somente pela internet.

Gustavo Victorino voltou ao "Atualidades Pampa" Após ficar alguns dias afastado por pegar o coronavírus, o comentarista retornou ao programa noturno da afiliada da RedeTV!, que já tinha ficado por um tempo sem a apresentadora central Magda Beatriz. Outro comentarista infectado, Xicão Tofani, segue em estado grave.

Não topou? Vá com Deus Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! está dispensando funcionários que não assinaram um acordo para redução de seus salários, a última deles sendo Renata Teodoro, repórter de Brasília. E a adega aquela, que o colunista que citarei no próximo tópico denunciou - e foi admitida, oras! -, continua em dia, né? Humpf...

Pesquisa de credibilidade Li no Ricardo Feltrin que uma pesquisa contratada pela CNN, feita que foi por Ibope e Big Data, apontou a imagem que o povo tem sobre os canais noticiosos, ouvidas que foram 2.769 pessoas de 10 estados. Dados do Ibope: a GloboNews é 69% contrária ao governo federal, 22% imparcial e 2% pró-governo; a Record News é 46% pró-governo e 30% imparcial; e a CNN é 52% isenta, 17% anti-governo e 13% pró-governo. No Big Data: a GloboNews é anti-governo para 65%, imparcial para 28% e pró-governo para 1%; e a CNN é isenta para 49%, anti-governo para 18% e pró-governo para 13%. Nas duas pesquisas, o BandNews é o 2º canal mais isento.

Papo de maternidade Nasceu a primeira filha do raio iluminado de sol que é a jornalista conterrânea Daiana Garbin, chamada Lua. Felicidades para ela e pro pai, o apresentador global Tiago Leifert.

Mais uma retomada nos EUA "Tiny Toon" vai voltar. A versão pequena da turma do Pernalonga, estrelada por Perninha e Lilica, ganhará novos episódios em breve, assim confirmaram Cartoon Network e HBO Max.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

60 anos da RPC e da televisão no Paraná



Data máxima não apenas para a afiliada da Globo, mas para a própria televisão neste estado, já que a TV Paranaense de Curitiba foi sua primeira estação a partir de 29 de setembro de 1960. Inicialmente afiliada à Rede de Emissoras Independentes, depois associou-se à Excelsior e passou para a Globo em 1970, voltando pra REI em 1972 e em definitivo para o Plim-Plim em 1976. A TV Paranaense mudou de nome para RPC em 2000.

Bela do Dia: Fernanda Faveron

Fernanda Faveron, modelo e ex-assistente de palco dos programas de Silvio Santos no SBT, hoje dedicada ao mundo corporativo e atuante em comerciais. A lindeza dessa mulher é absurda demais, espetacular de monte. Os olhos, então... vão fundo na alma.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 29 de outubro, são estas:

*90 anos do nascimento de Geraldo Del Rey, falecido em 1993 e ator de filmes como "O Pagador de Promessas" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol", além de minisséries e novelas (a última delas sendo "Pedra Sobre Pedra") em várias emissoras - ele também foi casado na década de 1960 com a histórica apresentadora gaúcha Tânia Carvalho.

*60 anos da primeira luta de boxe de Muhammad Ali, então ainda chamado Cassius Clay, um combate meio-pesado em 6 assaltos vencido sobre Tunney Hunsaker por pontos.

*50 anos ao dobrado de ex-jogadores holandeses: Phillip Cocu, hoje técnico do Derby County e vencedor na casamata de três Holandeses, uma Copa da Holanda e duas Supercopas da Holanda pelo PSV Eindhoven, pelo qual ganhou como jogador quatro Holandeses, duas Copas da Holanda e duas Supercopas da Holanda, além de um Espanhol pelo Barcelona e uma Copa do Golfo pelo Al-Jazira; e Van der Sar, ex-goleiro hoje gerente do Ajax, pelo qual faturou a Intercontinental, a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa tudo em 1995 e mais a Copa da UEFA em 1992, além de quatro Holandeses, três Copas da Holanda e três Supercopas da Holanda, depois disso também papando canecos pelo Manchester United com Mundial e Liga dos Campeões em 2008, além de quatro Ingleses, duas Copas da Liga Inglesa e quatro Supercopas da Inglaterra.

Clipe do Dia: Lídia Brondi + "Meu Bem, Meu Mal"

São duas datas em 0 ou 5 no mesmo tópico. Há 30 anos completados nesta quinta-feira, a Globo estreava esta novela das 8, que Cassiano Gabus Mendes escreveu para substituir "Rainha da Sucata" e que foi estrelada por Sílvia Pfeifer, José Mayer e Lima Duarte, além dos inesquecíveis coadjuvantes de Vera Zimmermann e Guilherme Karan, a Divina Magda e o mordomo Porfírio. Pois esta novela acabou sendo a última de Lídia Brondi, atriz já muito curtida pelo público em tramas como "O Homem Proibido", "Roque Santeiro", "Vale Tudo" e "Tieta". Depois disso, ela abandonou de vez a dramaturgia, se recolheu e seguiu sua vida casada com o nesta trama também atuante Cássio Gabus Mendes, passando a seguir a ser psicóloga. Fique com o tema de sua Fernanda: "Setembro", com Ivan Lins.



Clipe do Dia: Whitney Houston

Sempre recordista mesmo não mais entre nós. É Whitney Houston, falecida em 2012 e primeira artista negra da música a ganhar três discos de diamante por um mínimo de 10 milhões de cópias vendidas de um mesmo álbum, o que a gravadora Legacy e a associação RIAA confirmaram acontecer com "Whitney", de 1987, que traz belezuras como "I Wanna Dance With Somebody", "Didn't We Almost Have It All", "So Emotional" e a aqui curtida "Where Do Broken Hearts Go". Antes, o álbum de estreia vendeu 13 milhões e a trilha de "O Guarda-Costas" vendeu 18 milhões.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 158 mil dos quase 5 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.