Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 28 de outubro de 2020
Uma vitória heróica do Cuiabá



A semana começou com resultados heróicos no futebol brasileiro, daqueles altamente improbabilíssimos, mas possíveis pois a graça do futebol é não obedecer uma lógica de véspera, permitindo o imponderável. Assim já foi anteontem com o São Bento segurando o 0 x 0 com o Criciúma na Série C mesmo tendo apenas 12 jogadores por causa de 21 desfalques, dos quais 15 contaminados pelo coronavírus, tudo porque naquele protocolo que a CBF armou devido ao "sai ou não sai" de Palmeiras x Flamengo considerar apenas infectados e possíveis infectados, mas não outros poréns, como lesões e suspensões, o que na prática invalidou o que a própria entidade diz sobre 13 aptos. Mas isso foi assunto na coluna de ontem, questão que fica como exemplo negativo para nunca mais dever ser repetido.

No caso da ida das oitavas da Copa do Brasil, aí não tinha nada a fazer a não ser torcer mesmo da parte do Cuiabá. Eram 11 desfalques, sendo 4 lesionados e 7 jogadores que já haviam defendido outros times durante o torneio. Marcelo Chamusca quebrou a cabeça pra botar o time em campo e descolar um resultado que o levasse vivo para casa na próxima terça, além de não baixar mais ainda o moral depois de 3 partidas sem vitória (2 perdidas) e 6 gols sofridos em duas na Série B, na qual perdeu a liderança pra Chapecoense. O Botafogo está no bico do corvo na Série A, mas ao menos vinha de somente uma derrota nas últimas 5 apresentações (2 vencidas). Nada, no entanto, que lhe rendesse favoritismo absoluto, ainda mais levando-se em conta o muitas vezes surrado argumento do peso da camisa.

O primeiro tempo foi horroroso e o segundo começava da mesma maneira até que veio o lance que mudou tudo: o gol do Matheus Barbosa, "achado" numa saída errada da defensiva carioca que ele, antenadíssimo, aproveitou para mandar no canto direito do Diego Cavalieri, que estava quase na linha da pequena área. A partir daí, os comandados do Bruno Lazaroni deram um generoso chute na bunda da tática e partiram para o "abafa descerebrado". Ameaçaram várias vezes, seria desonestidade intelectual dizer que não. Mas nem sempre foi com perigo por algo qualificado - como foi, por exemplo, num cabeçaço do Pedro Raul esplendidamente defendido à queima-roupa pelo João Carlos. Em outros momentos, teve bola batendo no joelho por acaso e saindo por um tantinho. Sorte também ajuda muitas vezes.

O saudoso comentarista Cláudio Cabral (o "mestre" da equipe de esportes da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre de 1995 até a morte em 2012) tinha várias frases geniais e uma delas é atemporal por sempre ser aplicada a inúmeros times, como é com esse Botafogo: "o problema do time ruim treinar é que ele aprimora a ruindade". A última atuação dos cariocas tinha sido na segunda-feira passada, um 0 x 0 de chorar com o Goiás. E não saber se impor em campo diante de um adversário com tantos desfalques reforçou isso e, com o perdão da incoerência, foi coerente dentro da incoerência prévia. Mas como assim? Pelos 11 ausentes, jamais se imaginaria o Cuiabá vencendo no Nilton Santos. Mas ganhar acabou sendo coerente para os momentos bastante opostos de ambos na temporada.

Antes de terça que vem, ambos serão mandantes no sábado pelo Brasileirão. O Fogão - não mais com Bruno Lazaroni, demitido após 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, e sim com o preparador de goleiros Flávio Tenius na casamata - receberá pela divisão principal o Ceará, que hoje largará nas oitavas tentando a 1ª vitória sobre o Santos depois de 7 partidas (6 perdidas) em 10 anos, enquanto o Cuiabá vai a campo pela Bêzona diante do CRB em busca dentro do possível da volta à liderança e, não dando, ao menos da 2ª posição, embora peleada a treta com Chapecoense e América Mineiro. Este, aliás, visitará hoje o Corinthians numa situação semelhante. No retrospecto geral, o Coringão não perdeu os últimos 4 embates dos últimos 9 anos. Mas no momento, os paulistas estão instáveis mesmo vindos do êxito na bacia das almas diante do Vasco na quarta passada, enquanto o Coelho é vice na B e tem 5 vitórias seguidas.

Além de Santos x Ceará e Corinthians x América, mais dois jogos de ida pelas oitavas da CB nesta quarta trazem os duelistas pela liderança do Campeonato Brasileiro após o eletrizante 2 x 2 do Beira-Rio, ambos sendo visitantes desta vez. Primeiro colocado por 4 gols a mais de saldo, o Internacional visitará o Atlético Goianiense, vindo de uma pancadaça ao triplicado do Palmeiras. Eles não se enfrentam em Goiânia há 8 anos, quando enfim o Dragão venceu o Colorado em casa depois de 1 empate e 2 derrotas. Já o Flamengo, segundo colocado, pegará um instável Athletico Paranaense pós-derrota de virada para o Grêmio. Historicamente o Furacão se impõe no embate rubro-negro em Curitiba, mas a última lembrança é positiva para o Mengão, dos 2 x 0 do ano passado pelo Brasileirão.

Os destaques de ontem e de hoje

Copa Sul-Americana Chegou a 2ª fase para dois dos três brasileiros restantes, o outro sendo o Bahia amanhã duelado diante do Melgar. Primeiro tem o São Paulo voltando à Argentina, desta vez para encarar o Lanús, que recém nesta noite fará sua primeira partida oficial desde a suspensão do futebol quando do estouro da pandemia, já que competição nacional ainda não tivemos por lá, só mesmo os jogos dos representantes da Libertadores. Os comandados do Fernando Diniz vão com moral pela parida de bigorna que foi a classificação na Copa do Brasil contra o Fortaleza, mas mais alerta que a cidade do Luiz Bacci pela entregada de rapadura no tempo normal. Por falar em entregada de rapadura: na sequência tem o Vasco, que quarta passada fez o que bem sabem que fez diante do Corinthians, recebendo o Caracas, que deu de bandeja pro Libertad a vaga nas oitavas do torneio principal. Bah!!!



Brasileirão Série B Ninguém ganhou o duelo pendente da 2ª rodada. O 0 x 0 no Oeste de SC deixou o CSA em 8º lugar com 25 pontos, a três do 4º colocado Juventude, e invicto há 6 partidas, além de ampliar para 37 os pontos da líder Chapecoense, invicta há 15 apresentações gerais (13 só na Bêzona), ambos em dia nas 18 rodadas. Algo marcante no time do Umberto Louzer: a solidez defensiva. São apenas 5 gols sofridos, menos que a metade do segundo menos vazado, o América com 11. Na Série A, os times menos vazados têm partidas atrasadas: Fortaleza com 11 e 16 e São Paulo com 13 em 15. Da turma com 18 jogos, o Internacional tomou 15 gols, Flamengo e Fluminense 21, o Santos 22, Atlético Goianiense, Bragantino e Coritiba 24, o Bahia 25 e Sport e Corinthians 26 - o Atlético Mineiro tomou 20 em 17, tal qual Palmeiras e Botafogo, menos que os 16 do Grêmio e os 19 do Athletico Paranaense.

Brasileirão Série D Uma partida atrasada da 5ª rodada devido à final da A2 paulista marcará o retorno do São Caetano após os 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 0 sofridos diante do Pelotas, resultado "comum" para o desqualificado Nairo Ferreira de Souza. Não deverá haver mudanças positivas, outra vez deve ir um "catadão" a campo. Pior: a bola rolará contra o Novorizontino, líder isolado do Grupo 8 e que ganhou 5 partidas e empatou 3 - o Azulão é lanterna com 5 pontos nas mesmas 8 presenças, 15 gols de saldo negativo. Outro atropelamento na mesma linha? Será?

Brasileirão Feminino Prosseguem hoje as idas das quartas-de-final, com todas as disputas nos estádios principais dos clubes. Primeiro tem Avaí/Kindermann x Internacional na Ressacada, as catarinenses terminando a 1ª fase em 6º lugar, com 27 pontos, e as gaúchas em 3º, com 33. Na primeira fase, deu 0 x 0 aqui na aldeia pampeana. A seguir, tem clássico no Morumbi entre São Paulo, 7º na 1ª fase com 27 pontos, e Santos, 2º com 33. Na classificatória, deu Sereias da Vila por 2 x 1 em Barueri. Por fim, arranca no Allianz Parque o pega entre Palmeiras, 5º com 28, e Ferroviária, 4ª com 29. Na primeira fase, as Grenás venceram por 4 x 1 em Vinhedo com mando palestrino, ainda antes do estouro da pandemia. Já na retomada, se reencontraram no Paulistão e deu Locomotiva de novo, agora por 2 x 1. Estas oitavas foram abertas no domingo pelos 3 x 0 do Corinthians sobre o Grêmio na Arena aqui de Porto Alegre.

Liga dos Campeões da UEFA Pela 13ª vez seguida, o Bayern de Munique venceu um jogo do torneio. Coitado do Lokomotiv Moscou, mais uma vítima - e até que resistiu bem mais que o Atlético de Madrid na semana passada, de 4 x 0 para caiu 2 x 1 o êxito do atual campeão. Já o Liverpool ganhou do Midtjylland por 2 x 0, depois disso Jurgen Klopp soltando o verbo contra Tite em exclusiva ao Fred Caldeira, do Esporte Interativo. Perguntado se a lesão de Fabinho poderia ser um problema para a Seleção nas partidas contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias, respondeu não saber se o técnico brasileiro estaria tão preocupado pois nunca o coloca para jogar, só o deixa no banco. Ish, treta de treinador! (rs) Bom, hoje tem Juventus x Barcelona, sem Cristiano Ronaldo na Velha Senhora por ainda estar com coronavírus e sem Josep Bartomeu na presidência do Barça por anunciar ontem sua renúncia.

Curtinhas Esportivas

Mudança na Seleção Brasileira Uma lesão na derrota do Barcelona para o Real Madrid tira Philippe Coutinho dos próximos dois jogos, em Sampa City e Montevidéu. Lucas Paquetá é seu substituto, o que respingará na Seleção Olímpica do André Jardine, que tinha chamado o atacante do Lyon para amistosos contra Arábia Saudita e Egito.

Cruzeiro pode registrar novos jogadores Possível isso por findada uma punição da FIFA referente a uma dívida com o Zorya da Ucrânia, vinda desde a aquisição do hoje palmeirense Willian Bigode ainda em 2014.

Brasil de Pelotas ficou sem treinador Hemerson Maria pediu as contas, será que tá com novo destino definido? Mais adiante saberemos disso, imagino. No Xavante, foram 5 vitórias, 8 empates e 8 derrotas. Deixa o time na 15ª posição na Série B com 20 pontos, tal qual o 14º Vitória (adversário na Bahia nesta sexta) - o 17º Figueirense tem 19.

Falcão no Grêmio O craque maior do futsal foi anunciado para o time de futebol sete montado pelo Tricolor.



Mais um jejum acabou para Los Angeles em 2020 E esse aí mais longo que o de 10 anos do Lakers no basquete da NBA: eram 32 anos sem Dodgers campeões do beisebol da MLB. Campeões pela vez última num 4 x 1 sobre o Oakland Athletics numa quinta-feira de 1988, voltou ao topo nesta terça-feira ao ganhar por 3 x 1 do Tampa Bay Rays e fechar em 4 x 2 a melhor-de-sete que lhe deu o sétimo caneco da World Series.

Campeão mundial dos 100 metros rasos fora do atletismo olímpico Christian Coleman fora dos Jogos de Tóquio, suspenso que foi por 2 anos por perder 3 testes antidopagem no espaço de 1 ano, configurando um descumprimento do código antidoping. A punição está contando a partir de 14 de maio deste ano, por isso o sexto velocista mais rápido da história (9s76) e dono dos melhores tempos pós-aposentadoria do Usain Bolt em 2017 está fora.

Mais uma grande marca para Nicholas Santos Tá bom que foi numa prova que não está no programa olímpico, mas nem por isso o feito é menor. Ele ganhou na Hungria os 50 metros borboleta da Liga Internacional com 22s30, um pouco acima do recorde mundial dele mesmo há 3 anos, de 21s75, e com isso é o atleta mais velho a ser primeiro colocado num evento de natação por ter 40 anos. Uma carreira marcada por vitórias, mais uma a ela somada.



Luto no basquete: perdemos Marlene Partiu aos 82 anos a pivô e ex-capitã do Brasil das décadas de 1960 e 1970, jogando com atletas como Heleninha, Maria Helena, Nilza e Norminha. 3ª colocada no Mundial de São Paulo em 1971, disputou cinco Jogos Pan-Americanos, sendo bronze na Cidade do México em 1955 e prata em Chicago 1959 e São Paulo 1963, mas especialmente ouro em Winnipeg 1967 e Cáli 1971. Jogadora de times como Flamengo, Botafogo e São Caetano, em cuja cidade dá nome a um ginásio, cursou Educação Física em Santos, tendo como contemporâneos Pelé e Emerson Leão. Marlene também deixou uma grande herança para o basquete brasileiro e mundial: ser professora na primeira escola da modalidade frequentada "só" por Hortência, que tinha 14 anos na escola de São Caetano e que dois anos depois já era titular da seleção adulta. Marlene fez história e está na história.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Thais Luquesi troca Goiânia por São Paulo Soube dessa pela Suelen Reis no Twitter pouco antes de publicar esta coluna: o "Bom Dia Goiás" desta quarta foi seu último trabalho na TV Anhanguera após 5 anos, mas ela permanecerá na Rede Globo pois é a nova repórter da co-matriz em Sampa City. É o retorno da Thais para o estado de SP, no qual já foi repórter em São José do Rio Preto na Record de 2011 a 2014 e na TV TEM de 2014 até 2015.

Denúncia grave em Goiânia Surgiu no horário eleitoral do candidato a prefeito Major Araújo, do PSL. Foi vazado um áudio da então chefe jornalística da TV Goiânia (afiliada da Bandeirantes), Carol Mattos - áudio confirmado ao Gabriel de Oliveira no TV História por funcionários sob necessário anonimato. As palavras foram ditas antes das eleições para o governo estadual de 2018 e nelas a jornalista dizia que o apoio financeiro do atual mandatário Ronaldo Caiado era fundamental para a emissora continuar funcionando, que quem não estivesse satisfeito com a linha editorial poderia cair fora se quisesse e que os salários de toda a equipe eram pagos pelo governo de Goiás e pelas prefeitura de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Desde a metade do ano passado, Carol é repórter da católica TV Pai Eterno. A TV Goiânia não tem assessoria de imprensa e ninguém se pronunciou até a publicação desta coluna. Bah!!!

Debate na TV Cultura Leio no Notícias da TV que será o diretor jornalístico Leão Serva o mediador do enfrentamento dos 11 candidatos à prefeitura de São Paulo, dia 12 de novembro, às 10 da noite.

BandNews TV não proibiu homenagens a Pelé Assim afirmou o diretor Marcello D'Angelo ao Flávio Ricco, que havia publicado isso inicialmente e a quem desmentiu, garantindo que várias vezes o canal destacou na sexta-feira passada os 80 anos do "Rei do Futebol", inclusive com a exibição de um especial de quase 10 minutos.

Nova programação na CNN Brasil Já perdi as contas das mexidas em apenas 7 meses - e vem aí mais algumas. A partir do dia 3, teremos duas estreias: da Carla Vilhena no "Visão CNN", das 12h45 às 15h30, e da Glória Vanique no "CNN 360º" ao lado da Daniela Lima, das 15h30 às 18h. O primeiro adquirido na atual leva, Márcio Gomes, começará no dia 9 a fazer o novo "CNN Prime Time", das 18h às 19h, inspirado no "Cuomo Prime Time", que Chris Cuomo apresenta na matriz dos EUA. Com isso, o "Expresso CNN" entrará no ar às 19h30, tendo um trio de âncoras com Daniel Adjuto se juntando à regressada Monalisa Perrone e a Caio Junqueira. No "Jornal da CNN" das 21h30, Carol Nogueira será a nova companheira do William Waack, com Taís Lopes indo pro "Visão CNN". E a ex-apresentadora deste, Luciana Barreto, entrará às 23h30 no "Realidade CNN", além das 22h30 no "Nosso Mundo" somente às sextas.



"Amor Sem Igual" de volta Será a primeira novela a ter capítulos inéditos depois do forçado recesso causado pela pandemia. A obra da Record teve um compacto da fase anterior exibido após a reprise de "Apocalipse" para situar novamene o público da história, que continuará a partir das 21h desta quarta-feira.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Karina Azevedo

Karina Azevedo, repórter esportiva da TV Anhanguera. Mesmo acompanhando há uns 15 anos a equipe da afiliada da Globo em Goiás, só fui conhecê-la nesta madrugada, num bate-papo na Rádio Gaúcha com o Rafael Colling, no "Esporte & Cia.", sobre o Atlético Goianiense para o jogo contra o Internacional. Bem informada e falando muito bem. Que tenha muito sucesso e mais e mais espaço, inclusive na telinha nacional.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 28 de outubro, são estas:

*120 anos do Espanyol, 4 vezes campeão da Copa do Rei (1929, 1940, 2000 e 2006) e vice da Copa da UEFA em 1988 e da Liga Europa em 2007.

*120 anos do fim dos Jogos Olímpicos de Paris, diluídos ao longo de 4 meses e meio por integrados à feira mundial de comércio Exposição Universal de Paris.

*90 anos de Bernie Ecclestone, o ex-chefão da Fórmula 1 até 2017 e ex-dono da Brabham nas décadas de 1970 e 1980, dela saindo os títulos de Nelson Piquet em 1981 e 1983.

*65 anos de Bill Gates, magnata da computação e co-fundador da Microsoft em parceria com Paul Allen.

*60 anos do Barretos, clube do interior paulista.

*55 anos de Jami Gertz, atriz de filmes como "Os Garotos Perdidos".

*45 anos do Peru campeão da Copa América pela segunda e última vez com 1 x 0 sobre a Colômbia, desempate em campo neutro na Venezuela após cada seleção vencer em casa.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 158 mil dos mais de 5 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.