Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 25 de outubro de 2020
Lewis Hamilton, o maior ganhador de GPs da F-1



Depois de um início impressionante e maluco, com direito até a Carlos Sainz líder em dado momento, a primeira corrida de Fórmula 1 em Portugal depois de 24 anos acabou normalizando-se e o britânico assumiu a liderança numa ótima ultrapassagem sobre Valtteri Bottas para não mais perdê-la e fazer história. São agora 92 vitórias na categoria, uma a mais que Michael Schumacher. História feita, história que testemunhamos, história que apreciamos. Sozinho, ele já tem a quantidade de vitórias somadas de Alain Prost com 51 e de Ayrton Senna com 41. E pela vez segunda, o dia 25 de outubro faz parte da sua história, já que há 5 anos hoje completados ele faturava o tri nos Estados Unidos. A primeira possibilidade do hepta oficializado já pinta para domingo que vem, na Itália, no GP de Emilia-Romagna.

A maior humilhação da história do São Caetano



1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 0. Foi assim a vitória do Pelotas no Anacleto Campanella, neste sábado, pela 9ª rodada do Grupo 8 da Série D do Campeonato Brasileiro, que assim registrou a maior goleada de sua história, superando os 9 x 1 do Plácido de Castro sobre o Vila Aurora em 2011. Mas como é que a coisa chegou a esse ponto? O Azulão não foi campeão da Série A2 do Paulistão há apenas e tão somente duas semanas? Foi. E depois, só desgraceira.

Ocorre que há um racha interno no clube - aliás: clube que não tem "Clube" no nome por se chamar Associação Desportiva São Caetano, diferentemente da lastimável e deplorável nota oficial solta após a partida por Nairo Ferreira de Souza, que um dia até levou o Azulão às glórias como o título paulista de 2004 e os vices da Libertadores de 2002 e da João Havelange de 2000, mas que hoje é mais um malefício do que qualquer outra coisa.

Há um racha interno no São Caetano, que teve nos últimos dias a saída de investidores e também do administrador Carlos Silva e do executivo Márcio Griggio. Isso também foi justificado por Alexandre Gallo como um motivo para sair ao término da A2. Nairo reassumiu o comando da agremiação, que deve 4 meses de salários, o que levou jogadores, comissão técnica e funcionários a afirmarem que não iriam a campo contra o Lobão neste sábado.

Porém, o São Caetano conseguiu demover alguns jogadores do boicote, juntou mais alguns para fazer número e foi a campo. Para Nairo Ferreira de Souza, o W.O. seria pior do que o ocorrido ontem. Ele chamou o resultado deste sábado de "comum". Sim, porque tomar 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 0 não é tão vexatório assim, não na mente desmiolada dele. O Azulão não merecia uma vergonha dessas, episódio mais triste desde a morte do Serginho em 2004.

Revisitando a semana na "24 Horas"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

18 de outubro Projeção dos grupos da Libertadores a uma rodada do fim; e nas "Datas em 0 ou 5", os 60 anos de Jean-Claude Van Damme.

19 de outubro Internacional e Flamengo fazendo suas partes; Fortaleza vencendo o Palmeiras; Renan Gorne saindo do sério na vitória do Confiança; o empataço do West Ham com o Tottenham; Ana Sátila campeã mundial de canoagem; Salcy Lima de volta ao "Fala Brasil"; equipe da TV Liberal encurralada em igreja; Márcio Gomes trocando a Globo pela CNN; e "Clipe do Dia" dos 30 anos de "Dança com Lobos".

20 de outubro Bahia derrotando o Atlético Mineiro; Felipão reestreando no Cruzeiro; ministra defendendo a prisão de Robinho; Porã na NSC; Rádio Gaúcha definindo o último debate da campanha de Porto Alegre; "Atualidades Pampa" mantido apesar de um surto de coronavírus; Luiz Carlos Braga na TV Brasil; e os 30 anos da estreia da MTV.

21 de outubro A vitória do Santos que ajudou o Delfín; a derrota que deixou o Athletico em segundo; São Paulo garantido na Sul-Americana; Cruzeiro ganhando no retorno de Scolari; os 5 x 0 da Chapecoense na Ponte Preta; SESI Bauru campeão na madrugada; Camila Diesel com Covid-19; Renato Lombardi de volta ao estúdio do "Balanço Geral SP"; e "Clipes do Dia" póstumos para Tony Lewis e Spencer Davis.

22 de outubro Fortaleza campeão cearense; Corinthians ganhando do Vasco; a goleada do Palmeiras e a vitória do Flamengo; Cuiabá empatando com o Paraná; quatrilho do campeão europeu Bayern; a morte de Juçara Carioca, a fofoqueira Juju; Glória Vanique trocando a Globo pela CNN; e Fernando Rodrigues deixando o "Poder em Foco" no SBT.

23 de outubro A definição das oitavas da Libertadores após a derrota do Internacional e o empate do Grêmio que quase foi derrota; gol de assassino no empate do Rio Branco do Acre; a convocação da Seleção; Romário contra as advertências em tom de censura política; Ratinho e Erick Jacquin com coronavírus; e a estreia de "FBI" na Globo.

24 de outubro Internacional x Flamengo em destaque no Brasileirão; Chapecoense ainda líder da Série B; mais novidades fortes sobre o Caso Robinho; Rádio Guaíba confirma debate em Porto Alegre; adeus a Jane di Castro; e "Clipe do Dia" dos 15 anos da estreia de "Prova de Amor" na Record.

Especial: 45 anos sem Vladimir Herzog

Nascido em 1937, o iugoslavo era diretor de jornalismo da TV Cultura quando foi torturado e assassinado pela Ditadura Militar. Passadas tantas décadas, sua história não foi esquecida e jamais será esquecida. Assim foi também em 2015, quando o programa que destaco abaixo recordou os então 40 anos do crime e foi todo dedicado à sua memória e às ideias que representava. Apresentado pelo saudoso Alberto Dines, o "Observatório da Imprensa" da TV Brasil (que hoje jamais o transmitiria por razões óbvias para quem tem consciência das coisas e do momento que vivemos) teve como convidados o filho de Vlado, Ivo Herzog, e os jornalistas Audálio Dantas e Diléa Frate, ele já falecido. Há também depoimentos de jornalistas como Zuenir Ventura e Paulo Markun, além da viúva Clarice Herzog.

Bela do Dia: Denise de Medeiros

Denise de Medeiros, apresentadora do "Jornal do Almoço" todo próprio de Criciúma, que começará nesta segunda-feira na NSC (Globo). Agora é foco total nas coisas da região sem descuidar dos assuntos das demais áreas de Santa Catarina. E tudo com esta dama como figura central das informações na hora do almoço.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste domingo, 25 de outubro, são estas:

*60 anos de Maurício Farias, cineasta e diretor de produções televisivas.

*55 anos de Valdir Benedito, ex-jogador campeão de dois Paranaenses pelo Athletico e de quatro Mineiros, sendo três pelo Atlético (mais uma Conmebol) e um pelo Cruzeiro (mais uma Recopa Sul-Americana).

*50 anos ao dobrado: do Estádio Rei Pelé, palco maior de Maceió, onde CRB e CSA mandam suas partidas e que foi inaugurado num Alagoas 0 x 5 Santos; e de Adam Goldberg, ator de diversos trabalhos, mas para sempre lembrado pelo chatonildo Eddie, o colega de apartamento do Chandler por três episódios de "Friends".

*40 anos de Mehcad Brooks, ator da série "Supergirl".

*30 anos ao dobrado: de Fiuk, cantor e ator no ar na reprise de "A Força do Querer" na Globo; e da vitória de Evander Holyfield sobre James Buster Douglas, que defendia o título dos pesados no boxe obtido 8 meses antes contra Mike Tyson.

*15 anos do jogo mais longo de World Series da MLB na história: 5 horas e 41 minutos para Chicago White Sox 7 x 5 Houston Astros, com 14 entradas.

*5 anos da morte de Flip Saunders, ex-jogador e técnico da NBA nascido em 1955, comandante do Minnesota Timberwolves e ex-Detroit Pistons e Washington Wizards em 17 temporadas na liga.

Clipe do Dia: Chris Norman

O vocalista da banda Smokie faz 70 anos neste domingo. Em 1978, ele e Suzi Quatro nos deram "Stumblin' In".



Clipe do Dia: Ciara

35 anos hoje desta cantora super-hiper-ultra-puxa-mega sexy, como deixou bem claro em 2009 o sensualíssimo clipe de "Love Sex Magic", por si só um pop bem legal com Justin Timberlake e cujo vídeo, bom... suspiros, suspiros...



Clipe do Dia: Taylor Swift

Há 10 anos fechados neste domingo, era lançado o terceiro disco da cantora. Aqui no Brasil, "Speak Now" teve como trilha mais destacada "Long Live", que foi tema da popularíssima novela global "Avenida Brasil".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 157 mil dos quase 5 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.