Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 24 de outubro de 2020
Quem será líder isolado? Inter ou Fla?

Ou ambos ainda iguais? Pergunta cuja resposta teremos depois das 20h deste domingo, nesta 18ª rodada já vigente desde os 2 x 1 do Corinthians (10º com 21) na finaleira diante do Vasco (16º com 18) na quarta passada.

Sábado de três jogos: Red Bull Bragantino (19º com 16) x Goiás (20º com 11); Ceará (14º com 19) x Coritiba (18º com 16), primeiro jogo na Série A desde que cada um ganhou na casa do outro em 2011; e especialmente Atlético Mineiro (2º com 31) x Sport (12º com 20). A cuidar: o encontro do Atlético com Thiago Neves, cuja contratação não aconteceu pois sua torcida o rejeitou; e pela vez primeira os mineiros tentarão ganhar em Belo Horizonte de um time treinado por Jair Ventura, que empatou duas e ganhou uma pelo Botafogo, contra o Leão jogando o fato de que não ganharem do adversário na capital mineira há 20 anos, desde um 6 x 0 com 5 gols do saudoso Leonardo.

Na semana que marcou os 80 anos de Pelé, ele será homenageado neste domingo pelo Santos (5º com 27), que usará um uniforme igual ao da última partida dele pelo clube - os 2 x 0 sobre a Ponte Preta no Paulistão de 1974 - na visita diante do Fluminense (6º com 26), contra quem o "Rei do Futebol" marcou o famoso gol de placa dos 3 x 1 pelo RJ/SP de 1961, placa concedida pelo saudoso Joelmir Beting. O Palmeiras dele (8º com 22), aliás, quer ser bem mais o da Libertadores que tocou duas goleadas e bem menos o das 4 rodadas seguidas perdidas no Brasileirão, para tanto encarando o Atlético Goianiense (9º com 22), que ainda manda seus compromissos no Olímpico, mas que já acertou tudo para voltar ao Antônio Accioly no dia 7 do mês que vem, diante do Corinthians.

Na sequência, com imagens ao vivo para mais de 80 países pela internet, mas nem sequer por ela aqui no Brasil - não legalmente, rs -, tem o Athletico Paranaense (17º com 16) com Paulo Autuori na casamata sem deixar de ser dirigente, já que Eduardo Barros foi dispensado após a derrota da última terça para o Peñarol, recebendo o Grêmio (11º com 21), cuja classificação pras oitavas continentais só não foi com derrota graças ao pênalti convertido no último minuto. E teremos, claro, Internacional (1º com 34 pontos e 15 gols de saldo) x Flamengo (2º com 34 e 11). O Colorado não terá Cuesta e o Mengão não contará com Bruno Henrique, ambos suspensos. É o reencontro deles após as quartas da Libertadores do ano passado em um Beira-Rio onde Domènec Torrent tentará o que Jorge Jesus não conseguiu: vencer, ainda que no caso sul-americano isso nem fosse necessário pelo empate completar o triunfo da ida.

Ficam adiados para ninguém faz a menos remota ideia tanto São Paulo (4º com 27) x Botafogo (15º com 19) quanto Bahia (13º com 19) x Fortaleza (7º com 24). Tudo porque os tricolores paulistas e cearenses definirão na noite deste domingo o primeiro quadrifinalista da Copa do Brasil depois daquele peleadíssimo 3 x 3 da ida no Nordeste. Garantido na Sul-Americana, o Bem-Amado não perde há 6 partidas e tenta voltar às quartas-de-final depois de 5 anos. Quem não atinge tal condição há 19 anos é o Leão do Pici, campeão estadual e invicto há 11 jogos. Não duvide que tenhamos disputa por pênaltis - e aí teríamos pênaltis às 10 e meia da noite de um domingo. Já pensou?

Chapecoense permanece líder da Série B



Restando saber se isolada ou se ainda dividido o topo. Sua parte ela fez nesta 17ª rodada ao ganhar por 1 x 0 do Operário do estreante Matheus Costa, que perdeu a 3ª seguida. Os comandados de Umberto Louzer não são superados há 14 enfrentamentos gerais (9 vencidos) e chegaram aos 36 pontos, numa virada de 180 graus excepcional para quem, antes da pandemia, parecia que cairia pra segundona do Catarinão e aí retomou a rotina ganhando o estadual e estando agora em primeiro na Bêzona. Responsabilidade para o Cuiabá, 3 pontos atrás e que visitará neste sábado o Sampaio Corrêa, e para o América Mineiro, 4 pontos atrás e que receberá o Confiança.

Também nesta sexta, o CSA chegou aos 5 jogos de invencibilidade no 1 x 1 com o Brasil. Além dos já destacados, o sábado tem ainda CRB x Ponte Preta. Já o domingo fechará com Botafogo de Ribeirão Preto x Vitória, precedido por Guarani x Avaí (os catarinenses não perdem para os campineiros no torneio há 6 partidas nos últimos 15 anos, das quais 4 vencidas) e aberto por Náutico x Cruzeiro. Teremos Luiz Felipe Scolari, mas não Gilson Kleina, infectado pelo coronavírus - e nem vou falar mais de que não tinha que ter jogo com ao menos um infectado que fosse porque esse país faz tudo errado, infelizmente joguei a toalha. A Raposa não perde pros pernambucanos há 5 partidas em 11 anos, ganhando 4 delas, mas o Timbu tem retrospecto favorável de 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos Aflitos.

Começa o mata-mata do Brasileirão Feminino

Com o destaque positivo para a realização nos estádios principais dos clubes envolvidos, a Arena no Humaitá - no caminho que leva de Porto Alegre para a região metropolitana - receberá Grêmio x Corinthians neste domingo. É o enfrentamento das campanhas mais opostas dentre os 8 classificados. Por um lado, o Coringão sobrou na primeira fase com 14 vitórias e apenas e tão somente uma derrota. Por outro lado, o Imortal passou de fase por um tiquinho de nadica de nada, empatando em pontos e vitórias com o Flamengo e sendo salvo pelo saldo (5 a 2). Na fase inicial, o embate aconteceu em São Paulo e as alvinegras venceram as gremistas por 1 x 0. E agora, como será?

Curtinhas Esportivas

Situação curiosa pro Santos Pode ser que não aconteça em fato, mas o chaveamento permite isso: jogar apenas no Brasil das quartas até a finalíssima da Libertadores. Isso desde que, em passando pela LDU, enfrente o Grêmio se passar pelo Guaraní, depois Flamengo ou Internacional caso passem por Racing e Boca Juniors e, por fim, a finalíssima no Maracanã contra quem quer que seja. Repriso: não sei se teremos isso, mas seria curioso se tivesse.

Compromissos que serão perdidos A próxima rodada das Eliminatórias fará que não só Weverton, Gabriel Menino, Rodrigo Caio e Everton Ribeiro no Brasil, mas também Viña e Arrascaeta no Uruguai (para jogos contra Colômbia e Brasil) percam estas partidas: Palmeiras x Fluminense, Flamengo x Atlético Goianiense e talvez a ida das quartas da Copa do Brasil. Velho problema nunca corrigido e agora agravado pelo aperto de datas pós-retomada.

Torcida do Ituano revoltada Tanto que invadiu o perfil dele no Instagram e só vai devolvê-lo quando rescindirem com o volante Felipe Manoel, que é acusado de ter agredido uma ex-namorada quando defendia o ABC.

A última do Caso Robinho Mais um adicional à horrível história referente à condenação em 1ª instância na Itália por estupro, que depois de repercussão altissimamente negativa e pressão de patrocinadores, resultou na suspensão do seu retorno ao Santos: reportagem de Janaína Cesar no UOL traz uma entrevista com Jacopo Gnocchi, advogado da moça albanesa atacada pelo jogador e por outros cinco amigos em 2013. Não tínhamos ainda uma posição da parte dela, que por si mesma ainda não falará sobre a história, mas cujo advogado se posicionou. Sem palavras por não necessárias ante o suspiro e o balançar de cabeça, ele confirmou que o estupro aconteceu exatamente um dia depois que ela completou 23 anos. A moça disse à Justiça que já conhecia ao menos três agressores e que conheceu Robinho dois anos antes do crime, numa outra boate de Milão que não foi a mesma do caso.

Decisão na Fórmula Indy Domingo de sabermos se o título vai para Scott Dixon ou para Josef Newgarden, 32 sendo os pontos que separam eles na etapa derradeira em São Petersburgo. Dixon quer o 5º título e Newgarden o 3º.

Fórmula 1 de volta a Portugal 24 anos depois da última realização, Portimão receberá a corrida deste domingo, que terá Lewis Hamilton na pole position, desbancando Valtteri Bottas por apenas 102 centésimos. Cracaço!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádio Guaíba também confirma seu debate Teremos, portanto, quatro encontros dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre, dois já realizados na Rádio Gaúcha e na TV Bandeirantes, o último confirmado pela Gaúcha para 12 de novembro e agora o da Caldas Júnior também definido. Leio no Coletiva que será na próxima terça, das 13h10 às 16h, dia no qual não irão ao ar os programas "Boa Tarde Brasil" e "Esfera Pública". 10 candidatos vão debater não na tradicional sede da Guaíba, no Centro, e sim bem distante dali, no Teatro da Amrigs (Associação Médica do Rio Grande do Sul). A mediação será do coordenador jornalístico Guilherme Baumhardt, apresentador do "Bom Dia", e haverá transmissão não só no AM, FM e internet, mas também em vídeo por Facebook e YouTube.

O bem estar da Maria Cândida Foi dela a apresentação do quadro "Bem Estar" no "É de Casa" deste sábado, substituindo Michelle Loreto, que está de férias. É legal ver desde o ano passado esse retorno da Maria à Globo depois de 22 anos porque, em linhas gerais, quase sempre quem deixa o Plim-Plim não retorna, sendo ela mais exceção do que regra. E a Maria voltou com tudo à emissora, tendo quadros no programa semanal e agora chegando a uma marca que virou grife das manhãs globais por existente desde 2013. Bem que o mesmo poderia acontecer com outros tantos profissionais igualmente qualificados e que deixaram a Globo - como é, dando um caso daqui do RS, com o repórter Cristiano Dalcin, que trocou a RBS pelo SBT em 2005 e que neste ano trocou a Record pela RBS.

Perdemos Jane di Castro Símbolo da cultura trans no Brasil, a artista de 73 anos morreu nesta sexta, de causa não revelada até a publicação desta coluna. Por décadas estrelou espetáculos teatrais, sendo uma das mais notórias travestis brasileiras. A atualmente pela Globo reprisada "A Força do Querer" conta com participação dela.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Luzimar Collares

Luzimar Collares, apresentadora do "MTTV - 2ª Edição", da TV Centro América, e representante de Mato Grosso no rodízio de sábado - atualmente suspenso - do "Jornal Nacional" da Globo. Tomara, para o Cuiabá, que a torcida declarada por ela seja pé quente para o time subir pra divisão principal do Brasileirão no ano que vem. Dourada a Luzimar é.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 24 de outubro, são estas:

*105 anos do nascimento de Bob Kane, roteirista e desenhista falecido em 1998 e criador do Batman em parceria com Bill Finger, embora levasse sozinho o crédito por ter apresentado aos editores a ideia do personagem em 1936.

*85 anos de Rosamaria Murtinho, uma das grandes atrizes do Brasil, vista por último em "A Dona do Pedaço" e destacada em tramas como "Pecado Capital", "Pantanal", "A Próxima Vítima" e "Chocolate com Pimenta".

*60 anos de B. D. Wong, ator que fez o Dr. Huang da série "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais", o padre Ray Mukada da série "Oz" e tanto o Zhi Zhang quanto a Whiterose de "Sociedade Hacker" (Mr. Robot).

*50 anos ao triplicado: de Fernanda Venturini, ex-voleibolista que foi uma das maiores levantadoras do mundo e que ganhou um bronze olímpico em 1996, três Grand Prix, quatro Sul-Americanos e dois Mundiais de Clubes, um pelo Sadia e outro pelo Leite Moça; de Antônio Tenório, nosso maior judoca paraolímpico, ganhador de 4 outros, uma prata e um bronze; e de Raúl Esparza, ator que fez o promotor Rafael Barba em "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais".

*45 anos de Juan Pablo Ángel, ex-futebolista campeão colombiano e interamericano pelo Atlético Nacional e 3 vezes argentino pelo River Plate.

*35 anos ao triplicado: do Argentinos Juniors campeão da Libertadores com 5 x 4 nos pênaltis sobre o América de Cáli após 1 x 1 no tempo normal do tira-teima definitivo no campo neutro de Assunção; de Wayne Rooney, atacante do Derby County e campeoníssimo pelo Manchester United, com um Mundial, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, cinco Ingleses, uma Copa da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa e quatro Supercopas da Inglaterra; e da morte de Richie Evans, piloto nascido em 1941 e ganhador de 9 títulos da Nascar, sendo 8 consecutivos de 1978 até 1985.

*15 anos da morte de Rosa Parks, nascida em 1913 e histórica ativista deflagradora da luta antissegregacionista ao recusar ceder seu lugar em um ônibus para um branco em 1955.

*10 anos do primeiro Grande Prêmio da Coreia do Sul de Fórmula 1, vencido por Fernando Alonso (os outros seriam ganhos por Sebastian Vettel).

*5 anos da morte de Maureen O'Hara, nascida em 1920 e atriz de filmes como "O Corcunda de Notre Dame", "De Ilusão Também Se Vive", "Depois do Vendaval" e "Mamãe Não Quer Que Eu Case".

Clipe do Dia: John Lennon

Há 40 anos completados neste sábado, era lançado o último single do ex-Beatle lançado com ele ainda vivo: "(Just Like) Starting Over", que dias depois seria conferido com todas as outras faixas quando chegado às lojas o último disco dele, "Double Fantasy", do qual outras faixas sairiam como single, como "Beautiful Boy", "Watching the Wheels" e "Woman", mas todas apenas em 1981, ano seguinte ao assassinato do John três semanas após a chegada do álbum.



Clipe do Dia: Monica

Completando 40 anos hoje, a cantora teve como destaque em 1996 uma trilha de novela da Globo: "Before You Walk Out of My Life", de "Vira-Lata". Era para Toni Braxton lançar este tema no ano anterior, mas ele veio com a Monica.



Clipe do Dia: "Prova de Amor"

Há 15 anos fechados neste sábado, a Record estreava aquela que seria sua primeira novela do ciclo atual a incomodar a Globo, escrita por Tiago Santiago e apostando num ambiente bem característico do Plim-Plim: o Rio de Janeiro, com uma trama bem conduzida e estrelada por Lavínia Vlasak, Marcelo Serrado e Leonardo Vieira. Exibida às 19h15, logo após o "Tudo a Ver" e jornais locais pelo país, a novela ganhou muitos pontos sobretudo devido à concorrente ser "Bang Bang", cujo formato de faroeste não emplacou de tal forma que chegou em dado momento a começar às 19h45 (era bizarríssimo dar 19h40, ligar na RBS e ainda estarem no ar Elói Zorzetto e a "musa-mor" Cristina Vieira por causa do atraso proposital da grade). "Prova de Amor" chegou a marcar mais de 20 pontos em Sampa City. A abertura era ilustrada por um clássico de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli: "O Barquinho", com Karla Sabah.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 156 mil dos mais de 5 milhões e 300 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.