Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 23 de outubro de 2020
Parabéns, Pelé! 80 anos do rei do futebol!



(não estranhe a lembrança ficar apenas nisso, nesta extraordinária foto que Luiz Paulo Machado tirou e que a revista Placar publicou em 1976, e nem ache que é desdém pois não é, não; simplesmente não tive absolutamente nenhum tempo para sequer pensar em fazer algo mais elaborado e bem feito, então, fica assim como simbolismo e voltarei ao assunto do aniversário do "Rei do Futebol" na coluna de domingo, combinado?)

Definidas as oitavas da Libertadores

A Conmebol sorteou nesta sexta-feira o próximo mata-mata dela. Serão três enfrentamentos entre brasileiros e argentinos: Flamengo contra Racing, Internacional diante do Boca Juniors e Athletico Paranaense versus River Plate. Dois paulistas encararão equatorianos: Santos contra a LDU e Palmeiras diante do Delfín. O outro brasileiro é o Grêmio, que encarará o paraguaio Guaraní. Tem ainda Nacional x Independiente del Valle e Jorge Wilstermann x Libertad. Para as quartas-de-final, o cenário é este: de um lado, uma semifinal sairá de Grêmio ou Guaraní x Santos ou LDU versus Flamengo ou Racing x Boca ou Inter; e do outro lado, outra semifinal sairá de Nacional ou Del Valle x River ou Athletico contra Wilstermann ou Libertad x Palmeiras ou Delfín. Essa quarta-de-final entre Fla ou Racing versus Boca ou Inter, qualquer coisa que sair daqui, será uma fumaceira filha da mãe, de render "nitroglicerínecos" cotejos.

Enquanto isso, o fim dos grupos foi melancólico para a dupla Grenal. O Internacional, com duas partidas fortes na mesma semana e sem um elenco numericamente forte para dar conta de ambas, decidiu priorizar a disputa pela liderança do Brasileirão contra o Flamengo no domingo e foi de time misto diante da Universidad Católica, tomando um 2 x 1 que desagradou pela forma como o time, que estava com totais condições de vencer, acabou "se permitindo-se a si mesmo" perder. Para sua sorte, a eliminação só viria se o América goleasse para tirar uma alta diferença no saldo. Os colombianos até ficaram na frente logo depois de Robinho papagaiar num pênalti horrorosamente perdido - em fato o Grêmio fez o time de Cáli abrir o placar, foi gol contra do depois expulso Kannemann -, mas Diego Souza empatou de pênalti aos 55 do segundo, resultando apenas no 4º pênalti convertido de 9 cobrados neste ano.

O Grupo E terminou com o Grêmio indo aos 10 pontos, o Internacional com 8, a Católica com 7 e o América com 6. O estrago maior acabou sendo pros colombianos, que queriam uma vaga nas oitavas por mais difícil que fosse e terminaram os grupos sem sequer a Sul-Americana. Mas o desfecho do Grupo H foi mais louco pois não foi necessariamente o melhor dos dois duelistas da última vaga e sim o menos pior. O Libertad tomou 4 x 2 em casa do Independiente Medellin, mas mesmo assim classificou-se pras oitavas por saldo menos pior que o do Caracas ao tomar 3 x 0 do líder Boca Juniors: menos 3 a menos 4. Pensar que o Libertad estava caindo fora pelos gols pró quando perdia por 4 x 1, mas aí o segundo gol salvou sua pele para mantê-lo nesta Libertadores.

Sorteada a 2ª fase da Copa Sul-Americana

Ficaram assim os confrontos, exatamente na ordem que de dois em dois levará para as oitavas-de-final, de quatro em quatro para as quartas e de oito em oito para a semifinal: Fénix x Huachipato, Independiente x Tucumán, Audax Italiano x Bolívar, Lanús x São Paulo, Atlético Nacional x River Plate do Uruguai, Sol de América x Católica, Vélez Sarsfield x Peñarol, Millonarios x Deportivo Cali, Melgar x Bahia, Unión x Emelec, Sportivo Luqueño x Defensa y Justicia, Vasco x Caracas, Plaza Colonia x Junior, La Calera x Tolima, Coquimbo x Estudiantes de Mérida e Huancayo x Liverpool do Uruguai. Portanto, para dar final brasileira, só São Paulo x Bahia ou São Paulo x Vasco.

Terminou a 17ª rodada da Série B

Vitória e Guarani empataram em 1 x 1, o que ampliou para 6 jogos a série negativa do Leão e foi suficiente para o Bugre sair dos quatro últimos. A classificação é esta, sempre lembrando que asterisco representa um jogo a menos: em 1º, Chapecoense* e Cuiabá com 33 (Chape líder por 4 gols a mais de saldo); em 3º, América Mineiro com 32; em 4º, Ponte Preta e Juventude com 27 (Ponte no G4 por uma vitória a mais); em 6º, Confiança e Paraná com 25; em 8º, CSA*, Avaí e CRB com 17; em 11º, Operário com 22; em 12º, Sampaio Corrêa** com 21; em 13º, Vitória com 20; em 14º, Brasil* com 19; em 15º, Guarani, Náutico* e Figueirense com 18 (Furacão do Estreito abrindo a zona de rebaixamento por um gol a mais de saldo negativo); em 18º, Cruzeiro com 16; em 19º, Botafogo de Ribeirão Preto com 14; e em 20º, Oeste com 7.

A próxima rodada começa hoje mesmo, com Brasil x CSA e especialmente Chapecoense x Operário, que manterá os catarinenses na frente se ganharem. Amanhã, tem CRB x Ponte, Sampaio x Cuiabá e América x Confiança, que dará a liderança isolada ao Coelho se ganhar e Chape e Cuiabá no máximo empatarem. Domingo, teremos Náutico x Cruzeiro, Guarani x Avaí, Figueira x Juventude e Botafogo x Vitória. Por fim, domingo tem Paraná x Oeste.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série C O ponto mais negativo da semana ficou para a celebração do Rio Branco ao gol de seu goleiro no 1 x 1 com o Bragantino do Pará, exaltando como se fosse algo positivo, legal, bacana. E nunca, numa posição cujo status é de idolatria e reverência, nunca mais será nem posiitvo, sequer legal e muito menos bacana qualquer coisa feita pelo Bruno, condenado pelo assassinato da Eliza Samúdio. O futebol não é uma bolha à margem da vida em sociedade, na qual ele até poderia ser reintegrado, mas não em algo destacado positivamente assim pois quem comete uma barbárie sanguinária e hedionda dessas nunca mais será digno de nada de bom até o fim de seus dias.

Liga Europa O Milan estreou tocando 3 x 1 no Celtic e tem 22 jogos de invencibilidade geral (17 vitoriosos).

Curtinhas Esportivas

Seleção convocada Tite chamou para jogos contra Venezuela e Uruguai, em casa no dia 13 e fora no dia 17, pelas Eliminatórias: os goleiros Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); os laterais Alex Telles (Manchester United), Danilo (Juventus), Gabriel Menino (Palmeiras) e Renan Lodi (Atlético de Madrid); os zagueiros Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (Paris Saint Germain), Rodrigo Caio (Flamengo) e Thiago Silva (Chelsea); os meias Arthur (Juventus), Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool) e Philippe Coutinho (Barcelona); e os atacantes Everton (Benfica), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (Paris Saint Germain), Richarlison (Everton), Roberto Firmino (Liverpool) e Vinícius Jr. (Real Madrid).

E a Seleção Olímpica? Foi chamada para amistosos em 13 e 16 de novembro contra Arábia Saudita e Egito, desta vez André Jardine chamando somente jogadores de clubes estrangeiros, ninguém dos nossos daqui.

"Naming rights" em estádios de Belém Será na Curuzu do Paysandu e no Baenão do Remo, que passarão a ter por 2 anos o nome do Banpará (Banco do Estado do Pará), 1 milhão e meio de mangos para cada um.

Luto no Guaratinguetá Autor do gol do título do interior de SP em 2007, Nenê morreu aos 45 anos depois de uma complicação de saúde após um procedimento realizado - olha só que coisa triste demais - no dente.

Cadê a #JustiçaParaRobson? Detido na Rússia desde o ano passado por levar remédios proibidos neste país a pedido do jogador Fernando, hoje dando de ombros para ele enquanto segue sua vida normal no Beijing Guoan, o moço de 48 anos teve prorrogada sua prisão preventiva até abril de 2021. Lamentável, lamentável.

Minas heptacampeão mineiro feminino de vôlei 3 x 1 de virada sobre o Praia Clube e ambos agora têm o mesmo número de canecos. O torneio teve Brasília e Renata de Valinhos como convidados nesta edição.

A CBV quer prolongar a propagação do coronavírus Deve ser por isso que ela liberou capacidade limitada em jogos da Série C da Superliga Masculina, ou seja: "a sociedade tá errando em nível geral com aglomerações aqui, ali e acolá, então vamos aglomerar também pois, erro por erro, precisamos ganhar em cima do nosso". É por atitudes como essa que digo, afirmo e reafirmo que a pandemia neste país não acalmará antes do 2º semestre de 2022.

Projeto importantíssimo de Romário Sei pelo Demétrio Vecchioli que o senador do PODE do Rio de Janeiro apresentou um projeto de lei para que não mais aconteçam punições desportivas a atletas que fizerem manifestações políticas dentro do ambiente esportivo. Só caberia punição "salvo se houver ofensa direta e expressa, durante a disputa de uma competição, a um de seus participantes, patrocinadores ou organizadores." É isso, é isso!!! Claro que a reação do "Baixinho" se dá devido ao triste episódio da advertência em tom de censura à Carol Solberg.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

60 anos de televisão no Paraná Serão destacados pela RPC (Globo) em edição especial do programa semanal "Meu Paraná", neste sábado, às 11h45. Fora das araucárias, dará depois para assistir pelo GloboPlay.

Leila Cordeiro voltando ao jornalismo Sei pelo Ricardo Feltrin que a tradicional jornalista, radicada há muitos anos nos EUA e viúva do saudoso Eliakim Araújo, estreou no YouTube um programa veiculado diariamente chamado "News 4 Life", no qual é "apenas" e "tão somente" âncora, editora de texto, redatora, editora de arte, câmera, ombudsman e divulgadora (ufa, ufa, ufa!). Um lamento dela foi não ter sido lembrada como poderia - e deveria e mereceria ser - nas homenagens feitas aos 70 anos da televisão no Brasil no tocante ao jornalismo. Lamentável, lastimável e reprovável. Falar em telejornalismo neste país sem falar de Leila e Eliakim "non ecsiste", já firia o finado Padre Quevedo.

Sabina Simonato no "Bom Dia SP" Inicialmente por alguns dias, é ela a substituta da Glória Vanique no matinal estadual da Globo depois da saída da Glória Vanique, que deixou a emissora após 13 anos para ir pra CNN Brasil.

Maria Júlia Coutinho deu o recado necessário Depois de uma matéria do "Jornal Hoje" de ontem na Globo, sobre um jovem negro e pobre de 26 anos que foi solto depois de passar quase 3 anos preso por crimes que não cometeu, a apresentadora disse o que precisava ser dito: "tem que mudar a mentalidade de que preto parado é suspeito e correndo é culpado." Um recado forte e importantíssimo, ainda mais na maior emissora de TV do país.

Marcos Hummel voltando ao ar Leio no Flávio Ricco que o apresentador do "Câmera Record" voltará a fazê-lo depois de 7 meses de afastamento, período no qual Sérgio Aguiar foi o seu substituto. Hummel estava afastado por fazer parte do grupo de risco pela idade de 73 anos. Aos poucos, os veteranos estão voltando aos estúdios da Record, nesta mesma semana isto acontecendo com Renato Lombardi (83 anos mês que vem) no "Balanço Geral SP".

Bela do Dia: Jéssica Ellen

Jéssica Ellen, atriz que antes da pandemia estava no ar em "Amor de Mãe", e que até semana passada podia ser revista na reprise de "Totalmente Demais". Da Rocinha para o mundo, essa linda guria é totalmente demais.

Era o debate à noite, evidentemente Foi por causa da apresentação do último encontro de Donald Trump e Joe Biden antes do pleito presidencial dos EUA, no dia 3, que Rafael Colombo foi substituído novamente tanto ontem quanto hoje por Diego Sarza no "CNN Novo Dia". Apenas e tão somente isso, que não me ocorrera na coluna de ontem.

Ratinho está com coronavírus O apresentador do SBT comunicou isso nas redes sociais, dizendo que está assintomático, mas cumprindo isolamento social desde já até a recuperação. Recentemente, seu programa voltou a ter plateia e ele não só ficou próximo, mas deu abraço em convidados no estúdio, além de promover aglomeração no estúdio da Massa FM de São Paulo. Gente: a pandemia não acabou! Não voltem a vida normal pois a vida ainda não está normal. Claro que há pensamentos disso e daquilo, mas a realidade vence tudo isso.

Erick Jacquin também está com coronavírus E por causa disso, a Bandeirantes suspendeu as gravações do programa "Minha Receita", ainda realizadas. Para o "MasterChef" não há prejuízo por tudo já estar gravado. Mesmo assim, repriso: por mais que se tome todos os cuidados possíveis, a vida ainda não voltou ao normal, caceta!!!

Começa "FBI" na Globo A partir de hoje, mais uma série de Dick Wolf ganha a televisão aberta, na qual criações suas já passaram ou ainda passam em estações como a Bandeirantes ("Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais") e a Record (franquia "Chicago"). Estrelada por Missy Peregrym e Zeeko Zaki como a principal dupla investigadora de casos, a série policial passará na "Sessão GloboPlay" às 23h55 em substituição a "S.W.A.T.". O Brasil a acompanha desde o fim de 2018, estreada que foi pelo Universal TV, que a exibia às terças-feiras e que recentemente, em mudança na grade, a transferiu para as quintas em dupla com a irmã mais nova "FBI: Os Mais Procurados".

Série nova no Universal TV Também hoje e, como passará às 23h, dará para vê-la antes de "FBI" na Globo: é "Evil", dos mesmos Michelle e Robert King autores de "Pelo Direito de Recomeçar" (The Good Wife). É uma produção que promete misturar drama, suspense, terror e o sobrenatural na parceria entre um aprendiz de padre e uma psicóloga forense cética. Conforme os 13 episódios do 1º ano se desenvolvem, eles vão mudando de postura.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 23 de outubro, são estas:

*110 anos do nascimento de Hayden Rorke, ator falecido em 1987 e que interpretou o Major Bellows na série "Jeannie é um Gênio".

*95 anos do nascimento de Johnny Carson, humorista falecido em 2005 e icônico apresentador do "The Tonight Show".

*70 anos da morte de Al Jolson, ator nascido em 1886 (ou 1885, há discordâncias sobre isso) e que estrelou "O Cantor de Jazz", obra pioneira na qual foi o primeiro a falar e cantar em um filme, sendo sua voz gravada em banda sonora sincronizada.

*45 anos de Ricardo Pont, repórter e apresentador da Rádio Guaíba.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 156 mil dos mais de 5 milhões e 300 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.