Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 22 de outubro de 2020
43 vezes Fortaleza (4 só nos últimos 6 anos)



A vantagem de 2 x 1 da ida de 3 semanas atrás já era excelente para os comandados do Rogério Ceni, derrota por até um gol de diferença e paparia o caneco devido à melhor campanha. Mas ganhar vencendo sempre é mais legal, assim consumado este fato no tento do Tinga, 3 vezes campeão pelos tricolores pois já obtivera o topo na passagem anterior em 2015 antes deste bicampeonato de agora - ele, que o treinador definiu como maior ídolo recente do clube, uma moral lá nas alturas a do conterrâneo porto-alegrense. Com o segundo bi nas últimas 6 edições, o Leão do Pici tem agora 11 títulos estaduais no século 21 - ou 12, se você quiser contar a partir de 2000 e não de 2001.

Tornando-se o 2º técnico mais longevo da história do Fortaleza com 150 atuações (atrás apenas das 229 de Moésio Gomes, assim como Caiçara os dois únicos treinadores vencedores tanto por tricolores de Porangabuçu quanto por alvinegros do Pici... ops, será que misturei as estações? risos), Rogério chegou à 4ª conquista pelo clube e aos 3 anos consecutivos com um título - e isso que teve aquele breve período no Cruzeiro ano passado, imagine: Série B do Brasileirão em 2018, Nordeste e Cearense em 2019 e Cearense em 2020. Uma curiosidade divertida que no Twitter o coloradão Anderson Cruz lembrou: 14 anos depois, finalmente Ceni derrotou Rafael Sobis - claro, uma referência à decisão da Libertadores vencida pelo Inter do agora atacante alvinegro ante o São Paulo do ex-goleiro.

Outra curiosidade é que este momento de ascensão do Fortaleza acontece na gestão do presidente Marcelo Paz a partir do fim de 2017, ano que marcou o bendito regresso à Bêzona do Brasil após 8 anos de Série C e 3 vezes seguidas "batendo na trave". Positivamente marcado por recolocar o clube em evidência nacional, o que é muito bom. A campanha do título teve 9 vitórias e 1 derrota, com 24 gols marcados e 5 sofridos, estando o Leão agora a apenas dois troféus do ainda recordista Vozão e com 11 partidas de invencibilidade geral. No fim-de-semana, os arqui-rivais alencarinos voltarão a campo: o Ceará receberá no sábado o Coritiba, pelo Brasileirão, enquanto o Fortaleza vai a território bandeirante encarar o São Paulo após os 3 x 3 da trepidante ida das oitavas da Copa do Brasil.

Ó, Corinthians! Ê, Vasco!



Não são mais 18 e sim 19 partidas nos últimos 10 anos sem vitória do Vasco sobre o Corinthians, é mole? Não importa onde a bola role: pode ser em Rio, São Paulo, Brasília, Manaus, Flórida, daqui a pouco podem jogar até em Marte ou Saturno que a situação não muda. Não conheço outro clássico interestadual com uma disparidade dessas - pode até ter tido alguma vez algo parecido ou mesmo igual, mas eu é que não me lembro disso nos meus 30 anos acompanhando futebol. Até sem ter o Cano no time, ja que sentiu a coxa no aquecimento, os cruzmaltinos entram pelo cano. O Timão saiu na frente, o Vascão até empatou, mas na troca de amarelo para vermelho na sinaleira o gol contra do Henrique consumou o 2 x 1 - sim, gol contra do Henrique pois o Everaldo quis cruzar e o desvio nele, não importa que acidental, fez a bola entrar (mas deixa assim, essa é uma briga que já perdi de goleada pros velhinhos da Board).

Além das 12 vitórias com 7 empates no embate específico desde 2010, o Timão reabilitou-se da pauladaça de 5 x 1 diante do Flamengo para ter agora duas vitórias em 3 partidas com Vagner Mancini, ambas longe de seus domínios, nos quais estará em seu próximo compromisso, só lá no dia 31, contra o Internacional. Neste momento, está em 10º com 21 pontos, mas claro que vem aí todo o restante da 18ª rodada. Já o Cruzmaltino tem agora 5 derrotas consecutivas (pior série desde as 6 perdas seguidas de 2015), 7 rodadas fracassadas e 9 insucessos gerais consecutivos. 16º com 18 pontos, tem dois acima de Athletico Paranaense, Coritiba e Red Bull Bragantino, torcendo para que todos no máximo empatem respectivamente contra Grêmio, Ceará e Goiás (próximo adversário em 1º de novembro) para não entrar na zona da sarjeta, como dizia a lindíssima alvinegra Débora Vilalba no "Globo Esporte" de 15 anos atrás.

Vitórias brasileiras na Libertadores



Foram as do Palmeiras e do Flamengo, com a dos paulistas significando o fim da série de 4 derrotas consecutivas gerais e a melhor campanha dentre todos os 16 classificados para as oitavas, o que significa que, até a semifinal, venha quem vier e se até lá chegar, jogará sempre a 2ª partida no Allianz Parque. O Tigre nem deu pro cheiro e, como disseram no Twitter o parceirão Ted Sartori e o seguidor Luiz Carlos, o time do interino Andrey Lopes foi "bem gala" (risos) para deixar não só um tigre, dois tigres e três trigres tristes assim, mas também quatro tigres e cinco tigres. (haha) É o 3º ano seguido de melhor campanha nos grupos da parte dos palestrinos, pelos quais Zé Rafael entrou para a história com o tento 4.000 do Parque, somando o atual estádio e o antigo Parque Antarctica. Neste Grupo B, o Verdão teve 16 pontos e o Guaraní 13 após fazer 3 x 2 no Bolívar, que vai pra Sul-Americana com 4. O Tigre ficou com 1.



Já o Flamengo deu uma poupada em vários titulares por já estar classificado e ter um pelejaço domingo que vem aqui na aldeia pampeana contra o Internacional para aquele que vencer ser líder isolado do Campeonato Brasileiro (empate mantendo os rubro-negros em 2º devido ao melhor saldo dos colorados). Mas o grupo ainda permite um time muito bom em campo, ainda mais quando nele está Bruno Henrique, que guardou uma nos 3 x 1 diante do Junior. O Grupo A acabou com 15 pontos do Mengão e 12 do Independiente del Valle, que fez 2 x 0 no Barcelona, excluído de tudo por ficar com apenas 3 e isso levar o Junior à Sul-Americana com 6 pontos. Aliás, só porque o povo "ama um tumulto", já estão querendo Palmeiras x Del Valle na próxima fase depois que o Miguel Angel Ramirez não aceitou o convite palestrino. Não deixarei outros serem condenados isoladamente: eu também quero isso, eh, eh, eh...

Ainda ontem, o Grupo F acabou com o Nacional na frente ao fazer 2 x 0 no Alianza e o Racing em 2º com os 2 x 1 no Estudiantes de Mérida. Iguais em 15 pontos, diferenciados ficaram no saldo: 6 a 5 para os uruguaios. Hoje, os dois últimos quadrangulares definirão os últimos classificados. O H definirá o 2º entre Caracas e Libertad, ambos com 7 e saldo menos 1, sendo os gols pró a deixar agora os venezuelanos na frente, eles visitando o líder confirmado Boca Juniors e os paraguaios recebendo o eliminado de tudo Independiente de Medellín. Já o Grupo E poderá confirmar a dupla Grenal no mata-mata, isto é: o Grêmio já está garantido com 10 pontos, faltando o Internacional fazer sua parte com 8 contra 5 do América de Cáli, adversário dos tricolores aqui em Porto Alegre, enquanto os colorados visitarão a Universidad Católica, que tem 4 pontos e gostaria ao menos de uma Sul-Americana como consolação.

Marque na agenda: o sorteio da Libertadores será amanhã, às 12h30. Os times serão divididos em dois potes, um com os primeiros e o outro com os segundos colocados. Falta, portanto, um time no Pote 1: Grêmio ou Inter, caso confirme vaga. Os outros definidos são Flamengo, Palmeiras, Jorge Wilstermann, River Plate, Nacional, Santos e Boca. No Pote 2 falta definir dois times: Inter ou América de Cáli ou mesmo Grêmio e Caracas ou Libertad. Certos nele já estão Del Valle, Guaraní, Athletico Paranaense, LDU, Racing e Delfín. Depois das 23h30, façam suas apostas.

Antes disso e também amanhã, tem o sorteio das "décimas-sextas" (ou dezesseis-avos) da Sul-Americana às 12h. O Pote 1 terá os 6 melhores da sua 1ª fase (Liverpool do Uruguai, Bahia, Emelec, Deportivo Cali, River Plate do Uruguai e Huachipato), os dois melhores eliminados na 3ª pré-grupos da Libertadores (Tucuman e Tolima) e os 8 terceiros dos grupos dela (definidos Junior, Bolivar, Peñarol, São Paulo, Estudiantes de Mérida e Defensa y Justicia, faltando saber tanto América, Inter ou Católica quanto Caracas ou Libertad). Já o Pote 2 terá os outros 16 vindos da 1ª fase: Sol de América, Atlético Nacional, Sportivo Luqueño, Fénix, Vasco, Coquimbo, Plaza Colonia, Lanús, Audax Italiano, Unión Santa Fe, Millonarios, Melgar, Independiente de Avellaneda, Vélez Sarsfield, Sport Huancayo e La Calera.

Sul ajuda o Sul e tira o primeirão do Dourado



O Cuiabá não é mais líder da Série B, uma partida muito divertida (pra nós daqui de fora, não pros nela envolvidos, hahaha) com o Paraná determinou a liderança da Chapecoense nos critérios. Os mato-grossenses saíram na frente, tomaram o vira dos paranaenses e conseguiram empatar imediatamente na nova saída de jogo, literalmente no minuto seguinte. Mas mesmo com a revirada acontecendo, o Tricolor chegou a um 3 x 3 alucinante com Guilherme Biteco, que não marcava havia mais de 2 anos. O Cuiabá foi aos 33 pontos com 9 vitórias, tal qual o Verdão do Oeste, que ficou na frente pelo saldo: 13 a 9. Além disso, outro grande vencedor desta 17ª rodada foi o América Mineiro por chegar aos 32 pontos. No fim-de-semana, a Chape - que tem uma partida a menos - receberá o Operário amanhã, enquanto no sábado primeiro o Cuiabá visitará o Sampaio Corrêa e depois o Coelho recepcionará o Confiança.

Os sergipanos tinham um jogador a menos e, mesmo assim, tocaram 3 x 1 no Sampaio Corrêa, sendo outros sumários vencedores deste meio de semana pois foram aos 25 pontos, ficando a apenas dois da 4ª colocada Ponte Preta, numa reação excelente para deixar Gabriel Vaquer mais feliz do que se ouvisse "aceito" da guria dos seus sonhos quando pedida a mão dela (tá, o "aceito" seria ainda melhor mesmo, rs). Também nesta quarta, o Figueirense ganhou do CRB por 2 x 0 e neste momento está fora dos quatro últimos, 18 pontos em 16º lugar. Só que olho vivo hoje em Vitória x Guarani. O Bugre tem 17 pontos e as mesmas 4 vitórias dos catarinenses, aos quais superará com um simples empate por seu saldo permanecer menos 4, enquanto o Figueira recém baixou o seu para menos 5.

Mais da 1ª rodada dos grupos da Liga dos Campeões



O atual campeão Bayern de Munique deu uma de trambolho desgovernado e atropelou o Atlético de Madrid por 1, 2, 3, 4 x 0 sem nem deixar registro do número da chapa da caranga. Autor do gol do título há dois meses, Coman ("o Bávaro") fez dobra pessoal nesta estreia. Campeão anterior, o Liverpool superou dificuldades e fez 1 x 0 no Ajax fora de casa. O Manchester City do Guardiola tocou 3 x 1 no Porto e a Internazionale não tem Lima Duarte em seu time, mas Lukaku foi o salvador da pátria com dobra assinada aos 45 do segundo para garantir um 2 x 2 com o Borussia Monchengladbach. O grande papelão foi do Real Madrid, que tomou 3 x 2 do Shakhtar Donestk, que teve ótima atuação do ex-gremista Tetê com um gol e participação nos outros dois. Chegou a estar 3 x 0 na etapa inicial, um passeio.

Curtinhas Esportivas

Convocações na CBF Serão duas amanhã: às 11h, tem a do Tite pelo Brasil principal para os próximos jogos das Eliminatórias, contra Venezuela e Uruguai nos dias 13 e 17; e não sei em qual horário (pesquisei e não achei), tem ainda a do André Jardine pelo Brasil olímpico para... treinamentos, simplesmente treinamentos.

Indeferido o pedido do Grêmio O STJD não levou adiante a vontade gremista de anular o 0 x 0 com o São Paulo devido à arbitragem suspeita depois da troca do VAR pela pressão dos são-paulinos. Não viu "erro de direito".

A incompetência diretiva levou a isso Para tentar pagar dívidas e tendo só mais 3 milhões de mangos por receber até o fim deste ano, o Santos lançou uma vaquinha virtual para juntar R$ 500 mil mangos. Até 7 da manhã de hoje, haviam sido arrecadados mais de 157 mil dinheiros. Ah: com relação a isso de "Escola Base" que o Orlando Rollo disse para ainda tentar de alguma mínima maneira salvar a pele do Robinho, nada a declarar a não ser que não circunstâncias completamente diferentes por agora haver muitissíssimo mais base, uma história muito sólida e atestada.

Negado habeas corpus para Fernando Lopes O ex-treinador da seleção brasileira de ginástica artística, acusado de abuso sexual por atletas e ex-atletas, teve mantido o processo contra ele em São Bernardo do Campo.

Carol Solberg recorreu ao Pleno do STJD Ela tentará anular a advertência com tom de aviso censurador que recebeu do órgão por causa do "fora, Bolsonaro" na 1ª etapa deste ano do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

Saídas na Fórmula 1 Anunciado hoje que Kevin Magnussen e Romain Grosjean deixarão a Haas ao final desta temporada. Não farão muita falta, a não ser da parte do tumulto que causam, sobretudo o Grosjean.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Luto no Rio: perdemos Juçara Carioca A histórica parceira de Antônio Carlos em seu show matinal, não apenas atualmente na Tupi, mas também por anos a fio na Globo, infelizmente morreu nesta quinta-feira, aos 64 anos, vitimada que foi pelo câncer no pulmão do qual todos soubemos em janeiro que estava sofrendo. Foram mais de 4 décadas de vencedora história na comunicação carioca, apreciada por muitos brasileiros de todas as regiões. Juju iniciou na própria Tupi, no programa de Paulo Barboza, e a parceria com Antônio Carlos durou mais de 30 anos, em seu programa das 6 da manhã marcando época com as fofocas dos famosos. Uma grande história hoje findada.

Grupo Thathi comprou o Grupo SolPanamby Os veículos de comunicação pertencentes a Orestes Quércia agora pertencem ao empresário Chaim Zaher, cujo conglomerado opera a partir de Ribeirão Preto com as TVs Thathi e ThathiIN, além das rádios Thathi FM, 79 AM, Difusora e Cultura FM. (em tempo: o nome "Thathi" é uma referência às quatro filhas do Chaim, chamadas Thalita, Thamila, Thiciana e Thiara) Entre os veículos comprados, estão a Rede Nova Brasil FM e as TVB tanto de Campinas, afiliada à Record, quanto de Santos, afiliada à Bandeirantes. Além disso, vem aí mais uma emissora do grupo, uma geradora a ser instalada em São José dos Campos.

Equipe jornalística testemunhou um ataque com faca Aconteceu em Macapá ontem à tarde com uma equipe da TV Equinócio (Record Amapá), que voltava de uma externa gravada pelo apresentador do noticiário noturno "AP Record", Sérgio Bringel, em trio com o produtor Fernando Carneiro e o repórter cinematográfico Salgado Júnior. A tentativa de atentado aconteceu em frente ao Colégio Amapaense, onde Salgado flagrou um homem de faca em punho perseguindo outro. O cinegrafista disse ao UOL que o homem atacado estava preso debaixo de um dos portãos da escola, que tentara pular para fugir depois de já ter recebido 3 facadas, que deixaram cortes superficiais nos braços. Ele tentou impedir o agressor de dar outras facadas, mas vontade disso ele ainda sentia. No fim das contas, a história não teve um fim prático pois agressor e agredido fugiram antes da Polícia Militar chegar.



Magda Beatriz voltou para o "Atualidades Pampa" Recuperada do coronavírus, a apresentadora do jornalístico noturno da afiliada da RedeTV! retornou à bancada nesta quarta, permanecendo afastados os ainda contaminados comentaristas Gustavo Victorino e Xicão Tofani, este em situação muito delicada de saúde. Com a volta da Magda, ninguém que estava na noite anterior saiu pois a substituta Roberta Coltro voltou a ser comentarista e os convidados Sérgio Zambiasi e Mariana Uebel foram mantidos. Com seis participantes e cinco lugares na bancada, a apresentadora do "Jornal da Pampa", Ali Klemt, voltou a participar de uma cadeira à parte da bancada.

Monalisa Perrone está voltando Leio no Flávio Ricco que será na próxima segunda o retorno da apresentadora ao "Expresso CNN", recuperada que estará da Covid-19. Uma incógnita é em relação ao Rafael Colombo, que havia retornado ontem ao "CNN Novo Dia" por confirmado que não está infectado, diferentemente da esposa Marcela Rahal, que está afastada do "Live CNN". Porém, nesta quinta-feira lá estava de novo Diego Sarza a substituí-lo.



Glória Vanique troca a Globo pela CNN É mais uma aquisição do canal noticioso na sua investida para pegar quantos globais mais conseguir, sendo agora adquirida a co-apresentadora do "Bom Dia São Paulo" e imediata do Rodrigo Bocardi em suas ausências, além dos plantões do "SPTV" aos sábados. Foram 13 anos dela no Plim-Plim, com sua última presença sendo na manhã desta própria quinta-feira, normalmente fez o "BDSP" para, pouco depois, vir esta novidade. Douglas Tavolaro sendo Douglas Tavolaro. Lembram da Record em 2006? Atiraram em inúmeras frentes para contratar um catatau de profissionais não só da rede RJ + SP + Brasília, mas também de afiliadas, evidentemente sem conseguir a maioria dos pretendidos, mas contratando um montão de profissionais. Agora faz igual na CNN.

Bela do Dia: Mariana Becker

Mariana Becker, repórter de esportes e nascida no Rio Grande do Sul. Mas espera... Ela não era loira? Sim, a Mariana Becker é loira, só que a Mariana Becker é morena. Claro, são as coincidências que ligam duas homônimas, sendo a hoje estrela desta seção atuante na RIC do Paraná, não só na editoria esportiva do seu portal, mas também fazendo matérias na RIC TV (Record). Boto muita fé que ela construirá uma história profissional tão vencedora quanto a Mariana que há 13 anos cobre Fórmula 1 na Globo.

Último debate nos EUA Será o de Donald Trump e Joe Biden antes da eleição no dia 3 do mês que vem. 10 da noite, com BandNews, CNN, GloboNews e Record News na televisão, a conferir se as três primeiras novamente colocarão apenas o som original sem tradução simultânea no SAP igual foi na vez anterior. Tem ainda a BandNews FM no rádio (menos aqui em Porto Alegre, onde serão retransmitidos com a RB AM/FM os jogos da dupla Grenal).

Fernando Rodrigues saindo do "Poder em Foco" Domingo agora será exibido o último programa apresentado pelo jornalista do site Poder 360, que encerra um ano de parceria com o SBT neste semanal de entrevistas políticas e com nomes importantes da sociedade, seu último entrevistado sendo o publicitário Washington Olivetto. A partir do mês que vem, a apresentação do programa será da editora-chefe Roseann Kennedy, estreando como apresentadora em redes abertas comerciais depois de fazer vídeo na pública TV Brasil e na paga GloboNews, fora os muitos anos de Rádio CBN. O programa estreou no ano retrasado, inicialmente com Débora Bergamasco à frente.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 22 de outubro, são estas:

*45 anos ao dobrado: de Michel Salgado, ex-jogador campeão europeu sub-21 pela Espanha e campeoníssimo pelo Real Madrid (uma Intercontinental, duas Ligas dos Campeões, uma Supercopa da Europa, quatro Espanhóis e três Supercopas da Espanha); e de Jesse Tyler Ferguson, ator que fez de 2009 até este ano o Mitchell Pritchett na série "Família Moderna", além de apresentar a nova fase do "Extreme Makeover: Reconstrução Total".

*35 anos da Aparecidense, vice-campeã goiana de 2015 e 2018.

*30 anos de Jonathan Lipnicki, ator lembrado por trabalhos mirins nos filmes "Jerry Maguire - A Grande Virada" e "O Pequeno Stuart Little".

*25 anos ao dobrado: de Michael Schumacher bicampeão de Fórmula 1 ao vencer o GP do Pacífico; e da morte de Mary Wickes, atriz nascida em 1910 e que esteve nos dois "Mudança de Hábito".

Clipe do Dia: Hanson

O baterista Zac Hanson completa hoje 35 anos. A mais legal deles veio em 2000: a ótima "This Time Around".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 155 mil dos 5 milhões e 300 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.