Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 21 de outubro de 2020
Uma noite malucamente doida na Libertadores



Como definir de outra maneira um dia no qual o mais desacreditado do seu quadrangular, como era o Delfín no Grupo G, consegue uma classificação improvável e no qual o Jorge Wilstermann consegue classificação com algo que não acontecia havia 3 décadas? Houve normalidades também, claro, mas as anormalidades se sobressaem.

O Santos do permanecido Soteldo ("a volta dos que não foram") e do agora coordenador de futebol Márcio Santos cumpria tabela por já estar garantido na liderança. Já o Defensa y Justicia jogava "a morrer" pois dependia apenas de si, era ganhar e pronto - e chegou a abrir o placar. Mesmo quando veio o empate, o resultado igual no Paraguai ainda era um salvo conduto. Só que aí os equatorianos marcaram 1 x 0 no Olimpia "em Olimpia". Mesmo assim, os critérios de desempate ainda salvavam a pele dos argentinos. Porém, o Peixe virou aos 46 do segundo para 2 x 1 e aí tivemos consumada a surpresa: Santos líder com 16 pontos e 5 de saldo, isso sim normal e só o Palmeiras poderá batê-lo como time de melhor campanha nesta fase; Delfín com 7 e nas oitavas; Defensa com 6 e na Sul-Americana; e Olimpia com 5 e sem mais nada de Conmebol neste ano. Manta é coberta por uma alegria infinita nesta semana.



Já no Grupo C, o Athletico Paranaense saiu atrás, conseguiu virar ainda no tempo primeiro, mas tomou o vira e deu Peñarol 3 x 2 num jogo emocionante. Mesmo assim, o Furacão do interino Eduardo Barros e do "diretor técnico improvisado treinador" Paulo Autuori - desfalcado de Walter e Lucas Halter por infectados pela Covid (Walter outra vez infectado), dois dos 4 contaminados da delegação - já estava classificado. Mas o Peñarol do treinador Mario Saralegui, que foi expulso e empurrou o 4º árbitro antes de sair, frustrou-se e foi eliminado nos grupos pela 8ª vez seguida pois o Jorge Wilstermann voltou a ganhar em Libertadores fora da Bolívia depois de 34 anos e 26 jogos (desde os 2 x 1 no Universitario no Peru em 25 de maio de 1986) ao fazer 1 x 0 no Colo-Colo. Bolivianos líderes com 10 pontos e saldo 3, paranaenses em 2º com 10 e saldo 2, uruguaios na Sul-Americana com 9 e chilenos sem nada com 6.

No Grupo D, o São Paulo chegou a causar temor no intervalo pois vencia por apenas 2 x 1, proporcionando ao Binacional seu 3º gol na competição - todos eles anotados diante dos tricolores. Mas com direito a alguns golaços, como o do Vitor Bueno e o do Pablo, este rompendo 11 atuações sem ir às redes, os 5 x 1 ratificaram a presença são-paulina na 2ª fase da Sul-Americana, justificando a antecipação das duas pelejas contra o Fortaleza pelas oitavas da Copa do Brasil, e fizeram desta a primeira partida do São Paulo com 5 gols desde os 5 x 0 sobre o Linense em 8 de abril de 2017, nas quartas do Paulistão. Fora de campo, o time foi derrotado por indeferido no STJD seu pedido de anulação da derrota por 3 x 0 para o Atlético Mineiro no Brasileirão pois perdeu o prazo legal para tanto. O River Plate foi líder com 13 pontos contra 12 da LDU após marcar 3 x 0, com direito a um impedimento vergonhoso na fatura inicial.

Esta noite, em jornadas para confirmação de liderança de seus grupos, tem Flamengo x Junior com os cariocas poupando atletas pensando no embataço de domingo contra o Internacional, valendo a liderança isolada da Série A (ou não, caso dê empate), e Palmeiras x Tigre com os paulistas ainda em busca de um treinador, já que desistiram do Miguel Angel Ramírez pois ele queria terminar a Libertadores no Independiente del Valle e o Verdão queria ele agora, neste momento e rigorosamente já, tudo isso simultaneamente. (rs) Tá uma "beleza" a direção palestrina. Faltam 3 vagas nas oitavas, garantidos nela que já estão: Flamengo no A, Palmeiras e Guaraní no B, Jorge Wilstermann e Athletico Paranaense no C, River Plate e LDU no D, Grêmio no E, Racing e Nacional do Uruguai no F, Santos e Delfín no G e Boca Juniors no H. Portanto, duas vagas definidas somente nas pugnas renhidas de amanhã.

Tem Brasileirão nesta quarta - e com estreia

Estreia do Ricardo Sá Pinto na casamata do Vasco, que vem de 4 derrotas seguidas e 8 jogos gerais sem vitória (6 perdidos). O desafio inicial nesta abertura de 18ª rodada é contra um Corinthians vindo do sopapo dolorido de 5 x 1 dado pelo Flamengo no domingo e que ganhou somente uma das últimas 7 presenças. Há uma escrita para os cruzmaltinos superarem: não vencer os corintianos como mandantes há 8 contendas desde os 2 x 0 do longevo, distante e menos desesperançoso no âmbito geral da sociedade em si 13 de outubro de 2010. E não há nada tão ruim que não possa piorar mais ainda: são 18 partidas gerais sem derrota do Timão para o Vascão.

Enquanto isso, dois da Série A estarão em campo não por ela e sim para enfim definir qual será o campeão estadual atrasadíssimo deste ano. A vantagem é do Fortaleza por 2 x 1 há 3 semanas e não teremos disputa de pênaltis. Por ter melhor campanha, os tricolores paparão o caneco mesmo tomando um de diferença do Ceará, que precisa marcar dois ou mais, algo que não faz no jogo maior dos cearenses desde os 2 x 0 de 4 de março de 2018. Na última atuação pela divisão principal nacional, o Leão ganhou do Palmeiras e o Vozão deu o empate ao Fluminense.

Chinelaço histórico e re-estreia positiva



Os das 9 e meia da noite foram os enfrentamentos mais destacados da terça-feira que abriu a 17ª rodada da Série B.

A Chapecoense não foi apenas amplamente melhor que a Ponte Preta, mas arrebentou, estraçalhou, humilhou e tudo mais com 1, 2, 3, 4, 5 x 0 para chegar aos 13 jogos gerais sem derrota (11 no torneio) e fazer história, já que desde 8 de fevereiro de 1995 a Macaca não perdia por tantos gols no Moisés Lucarelli, desde um 6 x 0 que o time do Jair Picerni sofreu do XV de Piracicaba do Rubens Minelli pelo Paulistão. Marcelo Oliveira mal chegou e já fica marcado assim de cara, pra lá de negativamente, enquanto Umberto Louzer vive excelente momento não só nesta Bêzona, mas com o próprio título estadual depois de quase ter caído pra segundona doméstica. A Chape não fazia 5 gols na mesma atuação desde os 7 x 0 no Tubarão em 2017 no geral e desde os 5 x 2 no Interporto pela Copa do Brasil de 2015 como visitante, com direito a 3 gols do saudoso Bruno Rangel (e obrigado ao Rodrigo Santos pela valiosa dica).

A goleada já inesquecível tornou o Verdão do Oeste líder momentâneo com 33 pontos, um acima do Cuiabá, que receberá hoje o Paraná e que foi igualado nos 32 pelo América Mineiro, cujos 3 x 1 sobre o Brasil só não foram melhores que os 3 x 0 do Juventude diante do Avaí, o que deixou os gaúchos com 27 pontos e ainda fora dos 4 primeiros mesmo igualando a pontuação da Ponte por ela ter uma vitória a mais, mas agora ficando muito ao seu alcance.



Enquanto isso, Operário e Cruzeiro proporcionaram um jogo péssimo, mas nada que já não se esperasse devido ao momento fracote de ambos. Porém, técnico por técnico, apesar de ser futebol da Série B e não novela das 7 escrita pelo Carlos Lombardi, quatro por quatro, valeu mais o 4º técnico dos mineiros neste 2020 do que os 4 anos e 7 meses do agora não mais treinador dos paranaenses, demitido que foi Gerson Gusmão por, mesmo tendo vencido a Taça Federação Paranaense de 2016, a Série D do Brasileirão de 2017 e a Divisão de Acesso do Paraná e a Série C nacional ambos em 2018, ter "batido no teto" e não sair mais do lugar para algo melhor, "coroado" isso por agora ter somente uma vitória nas últimas 8 atuações, botando a perder a arrancada inicial. Claro que o Fantasma teve 8 jogadores ausentes devido ao coronavírus, mas ainda assim... Matheus Costa, ex-Paysandu, é seu substituto.

Sucessor de Ney Franco, Enderson Moreira e Adilson Batista - só pegando este ano como referencial pois, durante toda a era do Gusmão no Operário também tivemos Abel Braga, Rogério Ceni, Mano Menezes (3 anos), Paulo Bento e Deivid -, Luiz Felipe Scolari havia estreado também contra um paranaense há 20 anos, mas ali perdendo em casa para o Atlético. Também desta vez o visitante se deu melhor, e para alegria da Raposa era ela a visitante, bastando Arthur Caíke guardar no alvo para o 1 x 0 reabilitar os mineiros depois de 4 fracassos e mais de 300 minutos sem ir às redes, sendo apenas a 3ª vitória nas últimas 15 atuações gerais. Domingo, o Cruzeiro visitará o Náutico, cujo 1 x 0 assinado por Kieza representou o fim de 6 fracassos seguidos e 5 jogos sem marcar. Pior pro Oeste, que depois disso será liderado pela 5ª vez por Roberto Cavalo. O Rubrão tem agora 8 insucessos consecutivos, só um deles empatado.

Também ontem, o CSA fez 1 x 0 no cada vez mais declinante Botafogo de Ribeirão Preto. Mozart tem conseguido dar uma subida no time, antes candidato ao descenso e agora candidato ao acesso por ficar a apenas 4 pontos da 4ª colocada Ponte Preta, com ele o time tendo vencido 4 de 6 jogos e perdido somente um. Nesta quinta, além do já mencionado Cuiabá x Paraná, tem ainda Figueirense x CRB e Sampaio Corrêa x Confiança.

Os destaques de ontem e de hoje

Liga dos Campeões da UEFA O atual vice-campeão estreou mal. Neymar não fez nada de relevante e o Saint Germain tomou 2 x 1 em Paris, rendendo ao Manchester United sua 10ª vitória geral como visitante, algo inédito em sua história de 142 anos. O Barcelona atropelou o Ferencvaros por 5 x 1 e Messi guardou um, tornando-se o primeiro jogador a marcar em 16 temporadas consecutivas do certame europeu. Mesmo sem Cristiano Ronaldo por ainda recuperar-se do coronavírus, a Juventus fez 2 x 0 no Dinamo de Kiev "em Dinamo". E Chelsea e Sevilla "oxaram". Atual campeão, o Bayern de Munique estreia hoje contra o Atlético de Madrid. Campeão anterior, o Liverpool visitará o Ajax. Outros destaques a conferir nesta quarta são Real Madrid x Shakhtar Donetsk e Manchester City x Porto.

Curtinhas Esportivas

Inscrito por precaução O ex-goleiro Cech pelo Chelsea no Campeonato Inglês. Ele já parou há mais de um ano e hoje é assessor técnico de desempenho, mas vai que falte goleiro devido à Covid, daí desprevenidos não estarão.

Pombas, NFL!!! De 11 a 17 de outubro, foram confirmados 19 casos de coronavírus nos seus times. O tanto que a NBA mandou bem na retomada pós-recesso pandêmico é o mesmo que mandam mal no futebol americano.



Campeãs na madrugada Foi apenas à 1 hora que o Osasco Audax conquistou seu 15º título paulista feminino de vôlei. Primeiro, havia dado SESI Bauru por 3 x 2, mesmo placar da derrota no primeiro jogo. Um set-desempate foi necessário e aí deu Osasco por 25/22. Destaque para Tandara, que anotou 37 pontos para as vencedoras.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Força, Camila Diesel!!! A apresentadora e repórter da Rádio Guaíba confirmou hoje ter testado positivo para Covid-19. Ausente nesta semana, ela tem sido substituída por Ana Carolina Aguiar no programa "Set Guaíba" à noite. Tomara Deus que não haja consequências graves e a Camila, que aprecio demais, fique 100% logo, logo. Força!!!

"Raridade rara": Sérgio Zambiasi num programa de TV Aconteceu ontem à noite, quando o comunicador da Rádio Caiçara FM - o mais popular de Porto Alegre desde os tempos da Farroupilha AM - participou como debatedor convidado do programa "Atualidades Pampa" na afiliada da RedeTV!. Zambiasi é essencialmente radiofônico a vida toda, isso inclusive sustentou sua carreira política. Televisão é raríssimo com ele.

Pedro Augusto investigado O comunicador das tardes da Super Rádio Tupi e ex-deputado estadual (atualmente é suplente e pode assumir o lugar da Flordelis se ela perder o mandato devido à acusação de mandar matar o marido) é investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e pela Polícia Civil, que apreenderam ontem material para análise de instrução. Que é que a Tupi espera para afastá-lo e não associar seu nome a algo assim???

Debate dos EUA no rádio A BandNews FM transmitirá nesta quinta o último "arranca-tripas" misturado com "fura-costelas" entre Donald Trump e Joe Biden, estando Eduardo Barão, Alessandro di Lorenzo e Narley Rezende no ar a partir das 21h40. Transmissão para toda a rede com exceção daqui de Porto Alegre, cuja filial retransmitirá a dupla Grenal na Libertadores pela Rádio Bandeirantes. Claro que teremos também os mesmos exibidores televisivos de antes - BandNews TV, CNN Brasil, GloboNews e Record News -, mas agora também um dial FM.



Rafael Colombo voltou ao ar Sem sintomas após dar negativo seu exame de coronavírus, o apresentador da CNN Brasil voltou a apresentar o "Novo Dia" nesta quarta após ser substituído por dois dias pelo Diego Sarza. Porém, sua esposa Marcela Rahal continua afastada por ter sido infectada, seguindo Muriel Porfiro no "Live CNN".

Mas a Record não sossega, hein!!! Mais uma mudança de horário no "Fala Brasil", agora iniciado não às 8h25 e sim às 8h30. Aliás, a única coisa que ainda me faz olhar este jornal - que um dia já foi bom - é a Salcy Lima, fãzoca dela que sou, porque a "qualidade" das pautas, olha... É dose pra leão, como diria o Emerson. E aí não adianta botar Celso Zucatelli, apresentadores regionais, nada disso. Se não melhorar a qualidade das pautas do jornal, continuará muito insuficiente. Até quando, por exemplo, matérias do tipo "famosos passam por tal situação"? Sem contar que do explosivo momento social e político do país quase nada é falado, mas aí não há nada que nos surpreenda. Isso pra não falar no monte de pautas policiais, especialmente de SP, mas não é novidade nenhuma a Record "amá-las".

Melhoras para Renata Alves Sei pelo Flávio Ricco que também a apresentadora do "Hoje em Dia" foi contaminada pelo coronavírus, mas está se recuperando na sua Aracaju e retornará ao matinal da Record no dia 26.



Renato Lombardi voltou ao estúdio Depois de 7 meses participando de casa, o comentarista da versão paulistana do "Balanço Geral" está desde hoje novamente na sede da Record, dividindo tela ao vivo, a cores, em HD e 3D no mesmo recinto do apresentador Reinaldo Gottino e da "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert na "Hora da Venenosa".

Olivia Benson no comando das picapes Sei pelo Thell de Castro no TV História que "Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais" (me recuso a dizer o nome próprio ridículo, patético e nada a ver que inventaram sabe lá Deus por que causa, motivo, razão ou circunstância ao usar o título português original usado há 21 anos) tem tido os melhores índices da Bandeirantes no Painel Nacional de Televisão, que afere os 15 principais mercados do país. No período de 12 a 18 deste mês, por exemplo, a média foi de 2,7 pontos, a melhor da emissora, maior até que de "Brasil Urgente" e "Jornal da Band", estes dois ainda os mais assistidos especificamente em Sampa City. Os melhores índices da série no sábado passado foram aqui em Porto Alegre com 5 pontos, em Manaus com 4,4 e em Belo Horizonte com 3,8. Quem menos deu bola para a UVE foi Vitória, só 0,2 ponto. Os capixabas devem preferir concorrentes piores.

Bela do Dia: Najla Diniz

Najla Diniz, diretora de inclusão social do Internacional. Além de extremamente charmosíssima, é uma moça que me soa muito consciente e bem divertida, que infelizmente não tenho ainda a alegria de conhecer, mas que espero fazê-lo quando a pandemia der uma acalmada, lá pelo segundo semestre de 2022. É um dos mais úteis ganhos que tive nas redes sociais.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 21 de outubro, são estas:

*100 anos do nascimento de Timothy Leary, professor, neurocientista e considerado "guru do LSD", de fama mais propagada ainda pela amizade que John Lennon tinha com ele, até se inspirando nele para fazer "Come Together".

*55 anos de Valeria Golino, atriz de filmes como "Rain Man" e os dois "Top Gang".

*40 anos de Kim Kardashian, uma das mais famosas "celebridandos" do mundo ("celebridando" é o apelido que uso há muitos anos neste site para tanto aquelas celebridades inexplicavelmente célebres, tipo ela, quanto para os sub e os sub do sub) e que estrelou o programa "Keeping Up With The Kardashians" no E!.

*30 anos de Ayrton Senna bicampeão de Fórmula 1 ao dar um chega pra lá em Alain Prost, em sua despedida da Ferrari, logo na primeira curva do Grande Prêmio do Japão, um troco pelo que acontecera no ano anterior, sendo esta corrida vencida por Nelson Piquet em dobradinha com Roberto Pupo Moreno.

Clipe do Dia: Manfred Mann

O cantor, guitarrista e tecladista sul-africano completa 80 anos nesta quarta-feira. A banda que leva seu nome tem como momento mais destacado este de 1964: "Doo Wah Diddy Diddy".



Clipe do Dia: Celia Cruz

A saudosa "Rainha da Salsa", que nos deixou em 2003, nasceu há 95 anos hoje fechados e deixou sua Cuba em 1959 para nunca mais retornar. Destaco de 2000 sua bela versão para "Oye Como Va".



Clipe do Dia: Outfield

A banda de temaços dos anos 80, como "Voices of Babylon" e "Say It Isn't So", além de belezas mais recentes como "California Sun", perdeu seu vocalista e baixista pois Tony Lewis morreu anteontem aos 62 anos, de causa não confirmada até a publicação desta coluna. É o segundo integrante do trio a morrer, antes partindo em 2014 o guitarrista John Spinks. Só restou o baterista Alan Jackman. Volte a 1984 com o clássico "Your Love".



Clipe do Dia: Spencer Davis

Também perdems, desta vez ontem mesmo, o guitarrista da banda que levava seu nome e que tinha Steve Winwood como vocalista. Spencer tinha 81 anos e nos deu em 1967 a preciosa "Gimme Some Loving".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 155 mil dos quase 5 milhões e 300 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.