Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 19 de outubro de 2020
Internacional e Flamengo fizeram suas partes



Ambos venceram nesta 17ª rodada e são co-líderes do Brasileirão, ficando agora em aberto o Atlético Mineiro, novo clube do meia Zaracho, adquirido por 5 anos junto ao Racing. Se derrotar o Bahia, igualará os outros dois em pontos e continuará na frente pois teria uma vitória a mais. Os tricolores serão dirigidos pelos auxiliares Cláudio Prates e James Freitas devido à suspensões do Mano Menezes e do seu imediato Sidnei Lobo. Para voltar ao 1º lugar, o Galo precisará de algo que não ocorre há 7 partidas desde 2003: vencer o Esquadrão em Salvador. Conseguirá?

Antes da bola rolar em Pituaçu, a liderança está com o Internacional por 4 gols a mais de saldo após os 2 x 0 no Vasco, com direito a mais um pênalti convertido pelo Thiago Galhardo - demorou, mas enfim o time achou um exímio cobrador de pênaltis. 4ª vitória consecutiva dos colorados, que jogaram com um uniforme rosa que vários clubes ganharam neste mês devido ao Outubro Rosa. 4 também são as partidas seguidas de Brasileirão com o Inter marcando ao menos duas vezes no 1º tempo, o que não acontecia desde a João Havelange de 2000 (crédito a quem merece: dessa eu soube pelo Marcos Bertoncello). Da parte vascaína, são 8 fracassos seguidos (6 perdidos). Não que uma coisa tenha a ver necessariamente com a outra, mas o jejum do Cano já beira os 700 minutos... Tá, tem tudo a ver, sim.



Já o Flamengo tocou uma goleada histórica de 1, 2, 3, 4, 5 x 1 ("cincum?") no Corinthians, que chegou a ter um gol aos meus olhos mal anulado pelo árbitro de vídeo por parecer mesma linha. O engraçado é que os paulistas até foram razoáveis perto de atuações anteriores, tanto que Hugo Neneca teve ótimas presenças. É que os cariocas tiveram uma atuação que, se não tiver sido rigorosamente perfeita devido ao gol sofrido, beirou a perfeição absoluta. Nem se desta vez o Walter fosse titular ao invés do Cássio, que no fim do jogo desabafou ao microfone da Globo, a coisa seria diferente. Sabe aquele dia onde dá tudo de tudo certíssimo com "CE" maiúsculo, como diriam em Itapipoca, Juazeiro do Norte e Sobral? Foi o que Domènec Torrent e associados conseguiram em domingo inesquecibilíssimo. Uma história eternizada por Everton Ribeiro, Vitinho, Natan, Bruno Henrique, Diego Ribas e cia. bela. E teve mais.

Números aos montes marcaram esta goleada: 9 jogos de invencibilidade rubro-negra no geral (7 vencidos); 3ª derrota corintiana nas últimas 7 atuações (uma vitoriosa); 4º jogo sem derrota flamenguista em Itaquera (3 vencidos); maior derrota do Timão em 6 anos de Arena; 1ª vez com o Mengão fazendo 5 gols no Coringão em Sampa City desde os 5 x 1 do RJ/SP de 1959, trinca de Henrique Frade; 1ª vez que os corintianos tomam 5 gols como mandantes desde os 5 x 1 do São Paulo no Brasileirão de 2005; 7 partidas gerais sem derrota do Flamengo pro Corinthians (6 vencidos); 1ª vez que o Fla faz 5 gols como visitante desde os 5 x 0 no Fluminense pelo Brasileirão de 1989, na despedida do Zico; 1ª vez que o Mengão fez 5 gols em Sampa City desde os 5 x 2 no São Paulo pelo RJ/SP de 2000, na estreia do Adriano... Ufa, ufa, tomar um respiro porque tem mais - sim, tem mais ainda, obrigado ao Rodrigo Rotzsch por adendos.

Com fôlego a mais, sigamos: 2ª vez que o Flamengo faz 5 gols num jogo de Brasileirão só neste 2020, quando nas outras 17 edições em pontos corridos desde 2003 isto acontecera apenas e tão somente uma única vez, nos épicos 5 x 4 sobre o Santos em 2011, dos 3 gols tanto do Ronaldinho quanto do Neymar; e Domènec Torrent conseguiu pela vez 2ª fazer o rubro-negro vencer num estádio onde Jorge Jesus não triunfou (Itaquera e antes Vila Belmiro) - o próximo onde tentará isso será o Beira-Rio num embatão contra o Inter no domingo que vem. Da parte do Corinthians, um número curioso: foi o 1º compromisso do Vagner Mancini por ele na Arena, onde é o técnico que mais enfrentou o time em 6 anos e onde nunca se deu bem, já que um time seu triunfou apenas no 1 x 0 do Vitória em 2017, no mais perdendo 3 vezes e empatando 4. Ah! E melhoras pro Gustavo Henrique, imagem terrível da fratura no testículo.

Mudando de assunto após 3 longos parágrafos sobre um único clássico (rs): o que sobrou em gol no encontro de Renato Portaluppi vs. Fernando Diniz naquele Grêmio 4 x 5 Fluminense do ano passado faltou desta vez, sobrando isso sim um bafafá daqueles por causa da arbitragem. A origem da treta foi a mudança no árbitro de vídeo, que seria Rodolpho Toski Marques, o mesmo que apatifou tudo no Fortaleza 3 x 3 São Paulo da Copa do Brasil. Os são-paulinos pediram e conseguiram a troca do VAR, que foi Elmo Resende. A queixa gremista é enorme pois dois pênaltis não foram marcados e outras faltas sérias que até lesionaram jogadores seus a ponto de precisarem ser substituídos não mereceram expulsão. Revoltado, o Tricolor do RS pensa até em tentar a anulação do jogo - não acho que conseguirá, mas tá no direito, claro. 5º empate seguido entre eles no Morumbi, onde o Tricolor de SP não cai há 7 duelos.



Quem caiu um monte foi o Palmeiras ante um Fortaleza não sei se líquido e gasoso, mas certamente sólido no 2 x 0 dobrado pelo Daivid ainda na etapa inicial e que confirmou seu 10º jogo de invencibilidade geral (4 vencidos) e a 1ª vitória sobre os paulistas após 15 anos e 5 partidas gerais e 46 anos e 5 encontros especificamente na capital cearense. Jogando de uniforme inspirado na França no dia em que celebrou 102 anos, o Leão do Pici ainda esperou alguns momentos para seu 1º gol ser confirmado pois inicialmente a bandeirinha Andréia Isaura Mafra de Sá apontou impedimento erradamente, pois David de fato estava adiantado, mas a bola foi no Ronald, que estava em condição - e aí, quando ele dá pro David, um novo lance é originado e, nele, o autor do tento estava atrás da linha da bola. Erro corrigido pelo árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá. Detalhe: Rodrigo é casado com a Andréia.

Da parte palmeirense, não é porque Vanderlei Luxemburgo foi mandado embora que a coisa melhorou - nada de "luxo pós-Luxa", muito ao contrário; são números de lixo, isso sim, de deixar o torcedor roendo tanto as unhas que nem lixando elas a coisa melhorará. São 4 derrotas consecutivas, algo que em termos gerais não acontecia desde março de 2016 e, especificamente na divisão principal nacional, desde o desfecho de 2014, quando a série negativa chegou às 5 derrotas antes do empate salvador com calças e cuecas nas mãos (sem dinheiro nas cuecas, rs) diante do então ainda Atlético Paranaense. Nem tem mais graça fazer aquela brincadeira do "Troféu Oeste de Empatite Aguda", dos males aquele era o menor no fim das contas, rs... Bom, o Fortaleza só voltará ao Brasileirão no dia 31, contra o Fluminense, pois nesta semana decidirá o estadual contra o Ceará e pegará o São Paulo no domingo que vem.

Fluminense, que foi justamente o adversário do Ceará no sábado, num 2 x 2 que rendeu a 5ª partida seguida sem sucesso tricolor diante dos alvinegros desde que reencontrados consecutivamente desde 2018 - o último êxito dos cariocas foi ainda em 2011. O Vozão chegou a virar o marcador, mas entregou a rapadura na finaleira. Depois de amanhã, terá que fazer dois ou mais gols de diferença no Fortaleza para ser campeão pois um apenas não bastará, já que a melhor campanha faz com que isso propicie o caneco aos tricolores. A boa notícia para os cearenses de Porangabuçu foi a aquisição de Felipe Vizeu, emprestado até junho do ano que vem pela Udinese.

Se os paulistanos falharam neste fim-de-semana, os paulistas "não-paulistanos" mandaram bem. Prestes a se despedir, Soteldo meteu uma cavadinha em pênalti nos 2 x 1 sobre o Coritiba, dando ao Peixe seu 1º êxito no Couto Pereira após 5 partidas desde 2012 ante um Coxa que voltou às más e que segue abraçado no início da queda para o precipício junto do Athletico Paranaense, agora há 5 partidas sem sucesso após o 1 x 1 com o Atlético Goianiense, 3 rodadas seguidas sem perder. Trabalhão para o novo diretor técnico Paulo Autuori no Furacão. Bom, o outro paulista que venceu foi o Red Bull Bragantino por 2 x 0 sobre o Sport, pela 4ª vez consecutiva derrotado. Foi apenas o 2º sucesso do Massa Bruta sobre os pernambucanos na Série A, o outro em 1996. Claudinho marcou um golaço pela 3ª vez consecutiva, daqui a pouco vai ter gente grandona de olho nele. E como última citação: hoje também tem Botafogo x Goiás.

A classificação mais especificada darei na próxima coluna ao término da rodada, em resumo direto temos isso por enquanto: em 1º, Inter e Flamengo com 34; em 3º, Atlético Mineiro com 31; em 4º, São Paulo e Santos com 27; em 6º, Fluminense com 26; em 7º, Fortaleza com 24; em 8º, Palmeiras e Atlético Goianiense com 22; em 10º, Grêmio com 21; em 11º, Sport com 20; em 12º, Ceará com 19; em 13º, Vasco, Corinthians e Botafogo com 18; em 16º, Bahia, Athletico Paranaense, Coritiba e Bragantino com 16; e em 20º, Goiás com 20. Amanhã, detalho mais ela.

Finalmente acabou a 16ª rodada da Série B

Ô rodadinha longa essa, tchê! Começou segunda-feira passada e acabou apenas ontem - e, contando as partidas atrasadas de rodadas anteriores, apenas a quinta-feira não teve ao menos um jogo do torneio. Destaque máximo para o tropicão da Chapecoense no 1 x 1 com o Vitória, que salvou a pele do Cuiabá para mantê-lo líder isolado. A Chape não perde há 12 jogos e o Leão não vence há 5. Outro destacaço foi o Operário, próximo adversário do Cruzeiro, que tomou uma lambada daquelas do CRB por 1, 2, 3, 4 x 1, na 1ª vez que os alagoanos fizeram 4 gols num jogo da Bêzona desde os 4 x 3 sobre o Tupi, fora de casa, em 2016 (soube dessa pelo Diego Leonel, crédito a quem merece).



Renan Gorne saiu do sério e fez todos do Confiança nos 3 x 1 sobre o lanterna Oeste, aquele contra quem o Cruzeiro apenas ficou no 0 x 0 no domingo anterior. "Oxo" foi o que tivemos tanto em Brasil x Figueirense, com um gol do Xavante na finaleira não sendo confirmado por marcada falta de Rafael Poveda - que até nem acho que quis cometê-la pois foi só na bola, mas o fato de ter abalroado Pereira, impedido de brigar pelo desarme, não acho que invalide a marcação -, quanto em Paraná x Sampaio Corrêa, no 6º compromisso paranista sem vitória e 4º sem ir às redes.

Eis a classificação da Série B, sempre lembrando que asterisco é de jogo a menos: em 1º, Cuiabá com 32; em 2º, Chapecoense* com 30; em 3º, América Mineiro com 29; em 4º, Ponte Preta com 27; em 5º, Juventude e Paraná com 24; em 7º, Avaí e CRB com 23; em 9º, Operário e Confiança com 22; em 11º, Sampaio Corrêa** com 21; em 12º, CSA* com 20; em 13º, Vitória e Brasil* com 19; em 15º, Guarani com 17; em 16º, Náutico* e Figueirense com 15; em 18º, Botafogo de Ribeirão Preto com 14; em 19º, Cruzeiro com 13; e em 20º, Oeste com 7. O Timbu escapa dos quatro últimos pois, mesmo empatando em pontos e em 3 vitórias, tem saldo menos negativo que o Figueira (menos 5 a menos 7).

A 17ª rodada terá seis jogos amanhã: América x Brasil, CSA x Botafogo, Juventude x Avaí, Oeste x Náutico, Operário x Cruzeiro e Ponte x Chapecoense. Outros três na quarta: Figueirense x CRB, Sampaio x Confiança e Cuiabá x Paraná. Encerramento na quinta com Vitória x Guarani. Depois tem a 18ª, mas aí dela eu tratarei na sexta-feira.

Os destaques de anteontem, ontem e hoje

Brasileirão Série C Bragantino do Pará x Rio Branco seria ontem e passou para hoje pois 20 dos 24 integrantes do time do Acre sofreram intoxicação alimentar, entre eles o goleiro assassino Bruno. Os únicos 4 a escapar - dois jogadores, o técnico interino e mais um convidado - não jantaram com os outros, daí não sofreram o mesmo mal.

Piauiense Série B Lembra que falei dias atrás que o Tiradentes havia voltado a jogar depois de 17 anos? Pois ele venceu o Oeirense por 4 x 1 e garantiu retorno à divisão principal para 2021 depois de 25 anos.



Campeonato Inglês Salah fez seu 100º gol pelo Liverpool, mas os 2 x 2 no clássico citadino com o Everton ficaram marcados negativamente pela gravíssima lesão no joelho direito que tirará Van Dijk dos gramados por 8 meses. Também destacou-se neste fim-de-semana o Manchester City ganhar do Arsenal por 1 x 0. Mas nada, nada mesmo, retumbou mais do que Tottenham x West Ham. Os Hotspurs já tinham 3 x 0 com apenas 16 minutos, dobra do Harry Kane, e assim estava até 36 minutos do segundo tempo. Aí, o "Presunto do Oeste" diminui aos 37, diminui mais ainda aos 40 e consegue um 3 x 3 espantoso aos 49, num chinelaço fabuloso do Lanzini do meio da rua. Outro dia, o time do José Mourinho causou espanto pelos 6 x 1 no Manchester United. Agora, espantou negativamente.

Campeonato Espanhol Depois de 15 partidas, o Real Madrid voltou a perder no torneio ao tomar 1 x 0 do Cádiz. Quem também tomou 1 x 0 foi o Barcelona do Getafe. Já o Atlético de Madrid ganhou fora de casa do Celta por 2 x 0, Simeone chegando às 200 vitórias pelo Atleti e Suárez marcando um gol para ter 150 no histórico do certame.

Campeonato Italiano Depois de 8 derbys della madonina, deu Milan de novo com 2 x 1 sobre a Internazionale com direito a dobra do Ibrahimovic ainda no princípio da metade inicial.

Campeonato Português O clássico entre Sporting e Porto ficou no 1 x 1.

Curtinhas Esportivas

O que é a diferença de postura Teve jogo cancelado na Suíça neste fim-de-semana pois um jogador do Basel testou positivo para coronavírus e todo o time entrou em quarentena, daí não jogou contra o Zurique. É...

Bernardinho e Fernanda Venturini separados Surpresa no vôlei fora de quadra, fim de 25 anos deste casório.

Leila Barros favorável a Carol Solberg A senadora e ex-craque do vôlei disse ao Congresso em Foco ser contra a advertência dada pelo STJD à jogadora de praia, que em fato foi um aviso de que não é mais para se manifestar contra os poderosos do governo federal pois só pode a favor, igual fizeram os jogadores da quadra - e o exemplo deles foi usado por ela no argumento contrário à decisão da semana passada. Muito bom ver essa posição da Leila, que não deixa de ser curiosa por ela ser casada com o Emanuel, que preside a Comissão dos Atletas da CBV e que vergonhosamente foi favorável ao gancho na Carol. Bem feito, quem sabe agora cai a ficha dele.

Rafael Nadal atingirá marca histórica O novo ranqueamento da ATP fará ele completar hoje 788 semanas como um dos 10 principais tenistas do mundo, algo que apenas Jimmy Connors obtivera entre 1973 e 1988.

Recorde mundial na meia maratona Peres Jepchirchir não se contentou em ser campeã mundial. Ela ainda completou os 21 quilômetros na Polônia em 1 hora, 5 minutos e 16 segundos, baixando em 18 segundos sua marca do mês passado em Praga. A queniana ganhou da alemã Melat Yisak Kejeta por apenas 2 segundos.

Parabéns, Ana Sátila! Ela ganhou ontem a etapa da Eslovênia da Copa do Mundo de Canoagem na categoria C1, de canoa individual, com 93 segundos e 64 centésimos, abrindo 1 segundo e 73 para a francesa Lucie Prioux. Na mesma competição, Pepê Gonçalves ficou com o bronze na categoria K1, de caiaque individual.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Fique bem, Camila Diesel! A apresentadora da Rádio Guaíba estará fora do programa noturno cultural "Set Guaíba" nesta semana pois ficará isolada devido a sintomas do coronavírus que tem, e aí está afastada preventivamente até que saia o resultado do teste PCR. Que pelo amor de Deus não seja nada de grave com ela, torço por isso! Enquanto Camila estiver afastada, Ana Aguiar apresentará o "Set" e fará o turno dela na reportagem à tarde.

Mais um caso de coronavírus no "Atualidades Pampa" Sei pelo José Luiz Prévidi que, depois de Xicão Tofani e da apresentadora Magda Beatriz, o novo infectado é Gustavo Victorino. São, portanto, 3 baixas na equipe fixa de participantes do programa, que o Prévidi noticiou que foi suspenso a partir de hoje pela afiliada da RedeTV!. Além dos três já citados, outros componentes da equipe de bastidor também estão com a Covid-19.



Salcy Lima retornou ao "Fala Brasil" Depois de 3 dias fora do jornal matinal, afastada preventivamente que fora pela Record por ter sintomas do coronavírus - mas felizmente sem estar infectada, o que nem ela e nem a emissora esclareceram devidamente e só pudemos saber graças ao Gabriel Perline no Notícias da TV -, a apresentadora voltou nesta segunda a formar trio com Roberta Piza e Celso Zucatelli, que a substituiu na bancada.

Equipe de reportagem ameaçada em Belém Aconteceu no sábado com a repórter Nathália Kahwage e o cinegrafista Wanderley Prestes, que cobriam estragos na cidade devido a uma chuvarada com forte vento. Um local muito afetado foi uma igreja denominada "Assembleia de Deus", mas que em fato não pertence à Assembleia de Deus em si, como a própria esclareceu à emissora. Os dois profissionais foram trancados dentro da igreja por um homem que se disse pastor dela e por seus seguranças, sendo também ameaçados. Nathália e Wanderley - que filmou tudo, como visto foi no "Jornal Liberal - 2ª Edição" - só deixaram a igreja graças à intervenção de moradores da região. Tomara que eles não deem folga para esses mal encarados e façam o que deve ser feito para botá-los nos seus lugares.



Bomba: Márcio Gomes trocou a Globo pela CNN Depois de 24 anos entre GloboNews e "emissora-mãe", o apresentador e repórter foi anunciado nesta segunda pela CNN Brasil, que promete tê-lo como principal nome de um projeto tido como inovador e que marcará a expansão da marca no país, a ser anunciado em breve. Tão falando que é aquilo, que o Gabriel de Oliveira deu no TV História dias atrás, do canal assumir o departamento de jornalismo do SBT, algo ainda não confirmado. Bom, temos aí uma senhora bobeadaça do Plim-Plim, que não soube valorizar da forma devida um excelente profissional como ele ao deixá-lo como coringa de tudo quanto era espaço, ainda mais depois que obteve altíssimo respaldo dos telespectadores na cobertura das consequências do coronavírus.

Surpresa na dublagem de "Seinfeld" Ainda não estou assistindo a série com afinco nesta exibição pelo Warner, admito que tenho falhado. Mas ao ver hoje de manhã um episódio do 4º ano, cheguei a pensar que tivessem tirado a dublagem brasileira do Rio de Janeiro e levado para São Paulo ou até Estados Unidos, sei lá, alguma coisa assim. Tudo porque o Jerry não era dublado pelo Guilherme Briggs e sim por uma voz que não reconheci. Pois qual não foi meu espanto quando, ao olhar os créditos finais da dublagem, perceber que é a mesma Delart carioca que continua a trabalhá-la e que quem dubla o protagonista é... Garcia Júnior? Sim! A voz clássica do Arnold Schwarzenegger, a voz clássica do MacGyver. É que os trabalhos mais inesquecíveis dele remontam a 25 ou 30 anos atrás para mais, e o timbre muda bastante em alguns casos passado tanto tempo. É o caso dele, que não reconheci.

Luto no cinema americano Apenas neste fim-de-semana soubemos que morreu na quarta-feira passada Rhonda Fleming, atriz de 97 anos e que fez filmes como "A Revolta dos Apaches" e "A Audácia é a Minha Lei".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Sara Cardoso

Sara Cardoso, repórter e apresentadora da InterTV Costa Branca (Globo Mossoró). Conheci ela apenas neste domingo ao ver uma matéria dela no "Globo Rural". Lindissississississíssima de montão, um esplendor irresistivelmente arrebatadoraço.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 19 de outubro, são estas:

*80 anos de Michael Gambon, ator de filmes como "Assassinato em Gosford Park" e "O Discurso do Rei", além da saga "Harry Potter" como Albus Dumbledore no lugar do falecido Richard Harris.

*75 anos ao dobrado: de John Lithgow, ator de filmes como "O Show Deve Continuar", "Footloose", "Um Hóspede do Barulho" e "Risco Total", além do hilário Dick Solomon de "Uma Família do Outro Mundo" (que na época do Multishow era chamada de "Etaterrestre"); e do nascimento de Divine, falecido em 1988 e que marcou época como drag queen, atuando em filmes como "Pink Flamingos" e "E Éramos Todos Jovens".

*50 anos de Chris Kattan, ator de filmes como "Os Estragos de Sábado à Noite" e de séries como "Saturday Night Live" e "Uma Família Perdida no Meio do Nada".

*40 anos do Estádio Lacerdão, inicialmente chamado Central Park (divertido elo entre Caruaru e Nova York) e depois Pedro Victor de Albuquerque até o atual nome Luiz Lacerda, inaugurado num Central 3 x 1 Nigéria.

Clipe do Dia: "Dança com Lobos"

Há 30 anos completados nesta segunda-feira estreava este filme estrelado por Kevin Costner, cujo elenco também tem Mary McDonnell (muito antes da Sharon Raydnor de "Divisão Criminal" e "Crimes Graves") e Graham Greene. Eleito melhor filme no Globo de Ouro, foi indicado a 12 Oscars e venceu sete estatuetas: filme, diretor para o próprio Kevin, roteiro adaptado, fotografia, montagem, efeitos sonoros e a aí escutada trilha sonora de John Barry.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 154 mil dos mais de 5 milhões e 200 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.