Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 18 de outubro de 2020
Vem aí o desfecho dos grupos da Libertadores

O meio de semana será marcado pela definição das oitavas da competição, que já tem 11 equipes asseguradas e definirá as outras 5, além dos 8 terceiros que serão "rebaixados" para a 2ª fase da Copa Sul-Americana. De forma bem resumida e básica, este é um panorama de cada um dos 8 quadrangulares:

Grupo A Quarta, 21h30, Flamengo x Junior (apita o argentino Patricio Loustau) e Independiente del Valle x Barcelona

Flamengo (1º com 12) Classificado, confirmará a liderança com um simples empate. Se perder, torce por no máximo empate do Del Valle pois, caso ele vença, tomará o 1º lugar.

Del Valle (2º com 9) Só precisa empatar para carimbar a vaga nas oitavas. Se vencer, será líder caso o Flamengo perca por superá-lo no saldo de gols (4 para ambos) ou nos gols pró (11 a 12). Se perder, será eliminado caso o Junior ganhe e o supere no saldo.

Junior (3º com 6) Só vai para as oitavas se vencer, o Del Valle perder e for tirada uma diferença no saldo (4 a menos 2). Um simples empate confirma sua ida para a 2ª fase da Sul-Americana.

Barcelona (4º com 3) Só vai para a Sul-Americana se ganhar, o Junior perder e for tirada uma diferença no saldo (menos 2 a menos 6).

Grupo B Quarta, 21h30, Palmeiras x Tigre (apita o uruguaio Esteban Ostojich) e Bolívar x Guarani

Palmeiras (1º com 13) Classificado, confirmará a liderança com um simples empate. Se perder, torce por no máximo empate do Guaraní.

Guaraní (2º com 10) Classificado, será líder se ganhar, o Palmeiras perder e for tirada uma diferença no saldo (10 a 5).

Bolívar (3º com 4) Vai para a Sul-Americana com um simples empate. Se perder, torce para o Tigre empatar ou, estourado, ganhar por uma diferença que mantenha sua vantagem pelo saldo.

Tigre (4º com 1) Só vai para a Sul-Americana se ganhar, o Bolívar perder e for tirada uma diferença no saldo (menos 6 a menos 9) ou nos gols pró (4 a 3).

Grupo C Terça, 21h30, Peñarol x Athletico Paranaense (apita o paraguaio Jose Mendez) e Colo-Colo x Jorge Wilstermann

Athletico (1º com 10) Classificado, confirmará a liderança com um simples empate. Se perder, torce por no máximo empate do Wilstermann pois, caso ele vença, tomará o 1º lugar.

Wilstermann (2º com 7) Precisa ou ganhar - e, em ganhando, pode até ser líder caso o Athletico perca pois o superaria no saldo (3 a 2) - ou até empatar, desde que no outro jogo também dê empate. Se perder, estará fora da Libertadores e só não estará na Sul-Americana desde que o Peñarol empate e que sua derrota seja por no máximo um gol de diferença ou por dois gols desde que a outra partida acabe 0 x 0 (aí a vantagem seria nos gols pró, 7 a 6).

Peñarol (3º com 6) Precisa ganhar e torcer por no máximo empate do Wilstermann para ficar com a 2ª posição. Para fins de Sul-Americana, estará garantido até perdendo, desde que o Colo-Colo também perca e que sua derrota não seja elástica a ponto de prejudicá-lo no saldo (0 a menos 5).

Colo-Colo (4º com 6) Precisa ganhar e torcer por no máximo empate do Peñarol para ficar com a 2ª posição. Para fins de Sul-Americana, estará garantido se o Peñarol empatar ou até mesmo se ambos perderem, desde que os uruguaios por uma goleada a ponto de ficar com saldo pior.

Grupo D Terça, 21h30, São Paulo x Binacional (apita o argentino Facundo Tello) e River Plate x LDU

LDU (1º com 12) Classificado, confirmará a liderança com um simples empate e ficará em 2º se perder.

River Plate (2º com 10) Classificado, será líder com uma vitória.

São Paulo (3º com 4) Único brasileiro já eliminado dos grupos da Libertadores antes da última rodada, estará garantido na Sul-Americana com um simples empate.

Binacional (4º com 3) Só estará na Sul-Americana se vencer.

Grupo E Quinta, 21h30, Grêmio x América de Cáli (apita o argentino Fernando Rapalini) e Universidad Católica x Internacional (apita o argentino Mauro Vigliano)

Grêmio (1º com 10) Classificado, confirmará a liderança com vitória ou mesmo com empate e até derrota, desde que o Internacional no máximo empate.

Internacional (2º com 8) Estará classificado com um simples empate e será líder se ganhar e o Grêmio no máximo empatar, neste caso igualando em pontos e superando no saldo (4 a 3). Se perder, o América ganhar e for batido no saldo, irá para a Sul-Americana.

América de Cáli (3º com 5) Só se classificará se vencer, o Internacional perder e for tirada uma diferença no saldo (3 a menos 2).

Universidad Católica (4º com 4) Só vai para a Sul-Americana se ganhar e o América no máximo empatar. Se empatar, precisa que o América perca por uma diferença que faça seu saldo ficar pior (menos 2 a menos 4).

Grupo F Quarta, 19h15, Racing x Estudiantes de Mérida e Nacional do Uruguai x Alianza Lima

Racing (1º com 12) Classificado, confirmará a liderança com vitória sua somada até mesmo a vitória do Nacional, desde que com saldo melhor (4 de ambos).

Nacional (2º com 12) Classificado, será líder com vitória sua somada até mesmo a vitória do Racing, desde que seu saldo seja melhor - e detalhe: eles estão rigorosamente empatados em tudo com 12 pontos, 4 vitórias, 1 derrota, 7 gols marcados, 3 sofridos e 4 de saldo. Se isso persistir, como ver quem ficará na frente? Os critérios de desempate são estes: saldo, gols pró, gols fora de casa (6 do Racing e 5 do Nacional) e ranqueamento da Conmebol (não necessário pois a questão dos gols como visitante está definida).

Estudiantes (3º com 4) Confirma presença na Sul-Americana com um empate ou até mesmo perdendo, desde que o Alianza mesmo ganhe, mas que tanto sua derrota quanto a vitória dele sejam no máximo por um gol de diferença para o saldo igualar, mas haver vantagem nos gols pró.

Alianza (4º com 1) Só vai para a Sul-Americana se vencer, o Estudiantes perder e for tirada a diferença ou no saldo (menos 3 a menos 5), ou caso ele fique igual, nos gols pró (7 a 4).

Grupo G Terça, 19h15, Santos x Defensa y Justicia (apita o uruguaio Leodan Gonzalez) e Olimpia x Delfín

Santos (1º com 13) Confirmado na liderança.

Defensa (2º com 6) Precisa ganhar para classificar.

Olimpia (3º com 5) Estará classificado vencendo ou até empatando, desde que o Defensa perca, já que aí empataria em pontos e o superaria no saldo (hoje menos 1 para ambos).

Delfín (4º com 4) Precisa ganhar para classificar e torcer por derrota do Defensa ou até mesmo no máximo empate, desde que o supere no saldo (hoje menos a 1 menos 2, gols pró 7 a 5).

Grupo H Quinta, 21h30, Boca Juniors x Caracas e Libertad x Independiente Medellin

Boca Juniors (1º com 11) Confirmado na liderança.

Caracas (2º com 7) Estará classificado com qualquer resultado, desde que o do Libertad seja rigorosamente igual ao seu - tanto faz se vitória, empate ou derrota - para o saldo seguir igual (menos 1 para ambos) e a diferença estar nos gols pró.

Libertad (3º com 7) Pode se classificar até mesmo tendo resultado semelhante ao do Caracas - seja os dois ganharem, empatarem ou perderem -, desde que siga igual no saldo e o supere nos gols pró (hoje 8 a 6). Um dos dois vai para as oitavas da Libertadores e o outro irá para a 2ª fase da Sul-Americana.

Independiente Medellín (4º com 3) Sumariamente, absolutamente, completamente, totalmente, irrestritamente e irremediavelmente eliminado de tudo de tudo.

E os destaques do sábado?

Não "se preocupe-se por si mesmo e vice-versa". Tudo dele e também deste domingo estará nesta edição na coluna desta segunda-feira, turbinada com "TU" de "você" porque o fim-de-semana está "nitrogliceríneco".

Revisitando a semana na "24 Horas"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

11 de outubro Lewis Hamilton igualando Michael Schumacher e fazendo mais história ainda; Rafael Nadal senhor supremo de Roland Garros; e os 45 anos do "Saturday Night Live".

12 de outubro Lakers campeão da NBA 10 anos depois; a rodada da Série A, com mais uma vitória do Atlético Mineiro e a vitória do Santos, que perdeu fora de campo com a imoralidade do retorno de Robinho; o empate sem gols do Cruzeiro com o lanterna da Série B; mais uma denúncia de machismo no Brasileirão Feminino; recordes e superação na NFL; o nocaute mais inacreditável da história das artes marciais mistas; o canal da Camila Diesel no YouTube; mudanças nas grades da Rádio Bandeirantes em Porto Alegre e São Paulo; "Masbah!" vice-líder com 5 pontos; Boris Casoy no YouTube com inspiração em Leporace; vem aí "FBI" na Globo; os 75 anos de Hermano Henning; os 50 anos de Cláudia Abreu; e "Clipe do Dia" dos 65 anos de Sérgio Mallandro.

13 de outubro O 50º jogo de Tite pela Seleção Brasileira; a vitória da Ponte Preta na Série B; São Caetano campeão da A2; Vagner Mancini no Corinthians; a estreia da CNN Rádio na Transamérica FM; e "Clipe do Dia" dos 60 anos de Nico Rezende.

14 de outubro Vitória do Brasil no Peru com 3 gols do Neymar; a vitória do Flamengo com Pedro marcando a 10 segundos do fim; a derrota do líder Cuiabá na Série B; o incrível empate de San Marino na UEFA; a "advertência" que em fato foi um aviso de censura para Carol Solberg e todos que contrariarem o poder; a estreia da RIC FM de Curitiba; surto de coronavírus na CNN Brasil; a morte de Conchata Ferrell; e "Clipe do Dia" para os 80 anos de Cliff Richard.

15 de outubro O empate do Atlético Mineiro, a vitória do Internacional e a derrota que tirou Luxemburgo do Palmeiras; gols e confusão de montão em Fortaleza x São Paulo; o fim da 1ª fase do Brasileirão Feminino; Gaciba admitindo erro do VAR em gol anulado do São Paulo; o desgraçadamente maldito presidente da Sampdoria; nadador suspenso no Japão por pular a cerca; Gustavo Gossen estreando como apresentador da Gaúcha no programa marcado pelo seu pai; "Atualidades Pampa" sem Magda Beatriz, infectada pela Covid-19; Luiz Carlos Braga retornando ao Rio; Jairo Nascimento alvo de racismo estrutural; os debates promovidos pela Bandeirantes; e nas "Datas em 0 ou 5", os 80 anos de "O Grande Ditador".

16 de outubro O empate do Flamengo que deixou Galo e Colorado contentes e todos co-líderes; também o Bragantino tem um jogador condenado pela Justiça em seu grupo; Maria Beltrão lançando seu primeiro livro; humorísticos extintos pela Globo; nas "Datas em 0 ou 5", os 65 anos do Heriberto Hulse; e "Clipe do Dia" dos 60 anos de Leila Pinheiro.

17 de outubro Fábio defendeu um pênalti e o Cruzeiro "oxou"; a encrenca entre técnicos sendo melhor que o empate de Goiás e Bahia em si; Santos suspendendo o contrato de Robinho após ameaça de perdas de patrocinadores num momento de pindaíba financeira; a morte de Fischer, ex-Botafogo e San Lorenzo; a súbita partida de Ana Paula Scheffer; título inédito do Renata no vôlei paulista; as 1.000 semanas curiosas de Marcelo Duarte, com direito à presença especialíssima de Silvania Alves; vem aí Paulo Lopes na Massa FM de São Paulo; Carolina Aguaidas deixando o SBT SP após 8 anos; Cultura fará debate em 12 de novembro; Salcy Lima teve suspeita, mas não está com coronavírus; Gerson de Souza demitido pela Record após virar réu por importunação sexual; o cabelão da Poliana Abritta; e Lívia Andrade confirmando ser verdadeiros os choques no "Jogo dos Pontinhos".

Bela do Dia: Mina Starsiak

Mina Starsiak, construtora de casas maravilhosas ao lado de sua mãe no bacanérrimo programa "Reforma em Família com Karen e Mina", que gosto sempre de ver no Discovery Home & Health. Não bastasse fazer residências muito convidativas, é uma gatona muito formosa e ainda tem as sardas mais charmosas da televisão mundial.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste domingo, 18 de outubro, são estas:

*105 anos do nascimento de Grande Otelo, falecido em 1993 e um dos nossos maiores atores, pequeno na estatura física e gigante no talento, fosse nas comédias dos áureos tempos em dupla com Oscarito, fosse como "Macunaíma" ou fosse como Seu Eustáquio na "Escolinha do Professor Raimundo", além de dezenas e dezenas de outros filmes e várias participações televisivas, a última delas na novela "Renascer".

*100 anos do nascimento de Melina Mercouri, falecida em 1994 e atriz de filmes como "Stella" e "Nunca aos Domingos", além de ativíssima política na Grécia, onde foi ministra da cultura.

*85 anos do nascimento de Peter Boyle, falecido em 2006 e ator de filmes como "O Jovem Frankenstein" e "Motorista de Táxi", além do Frank Barone na série "Raymond & Cia.".

*60 anos de Jean-Claude Van Damme, ator de filmes como "O Grande Dragão Branco", "O Alvo", "Soldado Universal", "Morte Súbita" e "Os Mercenários 2", que imagino que apenas e tão somente por causa da pandemia (até por agora passar a fazer parte do grupo de risco) não poderá ter um festão de aniversário embalado pela Gretchen, que nem foi aquele encontro extraordinário deles no "Domingo Legal" ainda do saudoso Gugu no SBT...

*55 anos de Maria Ceiça, atriz de novelas como "Felicidade" e "Por Amor" na Globo, "Tocaia Grande" na Manchete e "Caminhos do Coração" e "Os Dez Mandamentos" na Record.

Clipe do Dia: Julie London

Sabes o que quero agora, cara leitora e caro leitor? É recordar desta atriz nascida em 1926 e cujos 20 anos de morte são completados neste domingo. Atuante em filmes como "O Homem do Oeste" e "Sabes o que Quero", cantou neste último uma famosíssima canção que por ela gravada seria pela vez primeira em 1955, mais adiante ganhando várias versões, entre elas daquela que deveria ser a intérprete original, Ella Fitzgerald: "Cry Me a River". Imagina, vivente, a guria dos teus sonhos lindona feito a Julie e cantando suavemente como ela no teu ouvido. Bah!!!



Clipe do Dia: Cynthia Weil

Completa 80 anos neste domingo a compositora de inúmeras canções espetaculares, sempre feitas em dupla com o marido Barry Mann. Eles nos brindaram com adorabilidades melodiosas do naipe de "I Just Can't Help Believing", "Just Once", "Never Gonna Let You Go", "Somewhere Out There", "You've Lost That Loving Feeling" (que uma vez cheguei a "assassinar" ao cantar um trechinho dela na "Rádio PB" depois que conheci pessoalmente a Luciane Kohlmann quando ainda era correspondente da RBS em Brasília e deu uma vinda rápida pra cá, hahaha) e aquela que destaco no tópico, envolvente, sexy, dançante, sacolejante, animadora, empolgante, ainda mais na fantástica versão do magistral George Benson para "O Show Deve Continuar", um dos maiores filmes da história: "On Broadway".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 154 mil dos mais de 5 milhões e 200 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.