Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 3 de outubro de 2020
Lakers abriu uma bela vantagem



Não é apenas ter 2 vitórias nas duas primeiras partidas da melhor-de-sete do título da NBA. É ter sido muito superior ao Miami Heat em ambas, com o adversário tendo o agravante da perda ontem dos lesionados Adebayo e Dragic, o que deixou Jimmy Butler praticamente como carregador de piano. Mas é que nem aquele ditado nunca antes dito na história da humanidade em lugar nenhum e que serei o primeiro na existência deste mundão de meu Deus a falar: uma andorinha só não faz verão, já diria a Vera. (rs) LeBron James foi a competência máxima de sempre e cestinha com 33 pontos, mas o show foi de Anthony Davis - que, como bem lembrou Roby Porto no Twitter, está próximo de fechar o "Santo Graal" do basquete: campeão universitário, mundial, olímpico e da NBA. Já pensou? Bom, o 17º troféu poderá ficar mais próximo ainda com nova vitória amanhã à noite. Será que o Heat sairá dessa gelada?

Curtinhas Esportivas

Ah, não, Adriana Araújo! Ela disputaria amanhã o título mundial dos superleves pelo Conselho Mundial de Boxe contra Chantelle Cameron. A luta contra a inglesa até acontecerá, mas sei pelo Demétrio Vecchioli que não mais pelo peso superleve e nem valendo cinturão, além da bolsa dela ter o valor reduzido. Causa, motivo, razão e circunstância: o limite do superleve é 63,5 quilos e Adriana se apresentou pesando 65,7. Inacreditável!!!

Thiago Monteiro eliminado de Roland Garros Brasileiro a ir mais longe tanto no torneio francês desde Thomaz Bellucci em 2011 quanto em Grand Slams desde o mesmo Bellucci nos EUA em 2015, infelizmente ele foi eliminado na 3ª rodada para o húngaro Martin Fucsovics por 3 x 0, parciais de 7/5, 6/1 e 6/3.

Fórmula Indy nos finalmentes Josef Newgarden ganhou ontem a 1ª de duas corridas do GP de Harvest e ficou a apenas 40 pontos do líder Scott Dixon, 9º na prova e que tem 478 na classificação. Porém, se Dixon conseguir abrir 14 de distância na 2ª corrida de Harvest, neste sábado, irá a 54 no total, e aí será campeão a uma prova do fim.

Coronavírus e a Fórmula 1 Confirmados 10 casos positivos nos 1.822 testes feitos pela categoria entre sábado passado e anteontem, sendo 17 totais nas duas últimas semanas. A F-1 alega que eles foram gerenciados de forma rápida e eficaz sem impactar o GP da Rússia, assegurando (acredite nisso quem quiser) que o fato do autódromo de Sochi ter recebido 30 mil fãs por dia não afetou a situação pois o público não foi autorizado a entrar na bolha da categoria. Tá, mas a Rússia é frouxérrima na prevenção à Covid-19, e se a coisa correu fora da bolha?

Coronavírus e a NFL Ficou para 25 de outubro o jogo entre o Tennessee Titans, que teve 12 infectados (5 jogadores, 6 dirigentes e mais o treinador), e o Pittsburgh Steelers, que seria neste fim-de-semana.

Coronavírus e o Genoa Agora são 19 os infectados dele, que por óbvio teve adiado seu jogo contra o Torino.

Marque na agenda pois merece Já sabemos quando teremos os dois embates de Messi e Cristiano Ronaldo no Grupo G da Liga dos Campeões: Juventus x Barcelona em 28 de outubro e Barça x Juve em 8 de dezembro.

Qual time da Libertadores Douglas defenderá? É por um desses que o meia saiu do Brasiliense. Qual, hein?

Mais "brasileiros" convocados O Uruguai confirmou Arrascaeta, do Flamengo, e Viña, do Palmeiras, no chamado para a primeira sessão dupla pelas Eliminatórias, contra Chile em casa e Equador fora.

Vai mudar a Copa Sul-Americana Pensando especialmente em mais jogos com brasileiros e argentinos para agradar às TVs, a Conmebol decidiu colocar uma fase de grupos a partir de 2021. Inicialmente haverá uma pré-grupos, depois os referidos e aí oitavas, quartas, semi e finalíssima. A fase prévia terá 16 duelos entre times do mesmo país com as exceções de Brasil e Argentina, todos destes dois indo direto aos grupos - logo, 16 enfrentamentos locais com 8 países, cada um com 4 times e com dois deles passando de fase. Aí entra a grande bronca: apenas e tão somente o líder de cada grupo vai pras oitavas, já que 8 vagas dela serão dos terceiros dos grupos da Libertadores. O que vai ter de jogo inútil com "IN" de "OUT" vai ser uma grandeza assustadora. Se for assim mesmo, vai "faiá".

Os destaques de ontem, de hoje e de amanhã

Campeonato Francês Com dobra nos 6 x 1 sobre o Angers, Neymar igualou Raí como maiores brasileiros artilheiros do Paris Saint Germain na história: 72 proezas, o ex-santista em 88 jogos e o ex-são-paulino em 204.



Brasileirão Série B A 13ª rodada começou com os 4 x 1 do Figueirense sobre o Oeste (1º triunfo alvinegro como mandante e 4ª derrota seguida dos rubro-negros), o 1 x 0 do Botafogo de Ribeirão Preto no Paraná (jogo parado na metade complementar por 20 minutos por falta de iluminação artificial), o 1 x 1 entre Operário e Vitória (empate paranaense na troca de amarelo para vermelho na sinaleira) e os 3 x 1 do CRB diante do Avaí (o 2º gol vermelho foi confuso pois Dewson Freitas primeiro deu pênalti em Moacir, mas aí Iago Dias mandou pras redes na fração de segundo seguinte e o apitante validou o tento). Hoje tivemos América Mineiro 0 x 0 Guarani e ainda rolará Náutico x Confiança, Brasil x Chapecoense, Sampaio Corrêa x CSA, Ponte Preta x Juventude (Macaca sem técnico pois demitiu João Brigatti) e Cuiabá x Cruzeiro. Na coluna deste domingo, um pós completo da rodada.

Do início clássico ao término com o Galo

A 13ª rodada do Brasileirão fará jus a aquilo de "o principal por último", já que será o líder que a encerrará-á-á. Mas o começo também será imperdível na tarde, com o 6º Grenal da temporada tendo um Grêmio animado pós-vitória de classificação na Libertadores querendo aumentar para 11 clássicos a invencibilidade diante do Internacional, que tem a cobrança extra pelo retrospecto no jogo maior dos gaúchos e pelo desempenho fraco no "oxo" com o América em Cáli. Depois, o Palmeiras vindo de uma quina não ocorrida há mais de 2 anos receberá um Ceará negativo nesta semana por ficar bem distante do título estadual. À noitinha, o Red Bull Bragantino encarará o Corinthians do Gil, que fechará 250 atuações pelo clube, neste que será o primeiro cotejo corintiano com uma mulher apitante (Edina Batista) desde Sílvia Regina Oliveira na derrota por 1 x 0 pro São Paulo, pelo Paulistão de 2005.

Amanhã de manhã tem o Botafogo do Bruno Lazaroni, ocupando a casamata devido à saída do Paulo Autuori, contra o Fluminense do Fred, que já fez 14 gols no alvinegro, mas não anotou ainda contra ele na atual passagem e nem balançou as redes do Nilton Santos. À tarde, felizmente sem público ao contrário do que negacionistas sem vergonha desejavam pois tudo que o Brasil não precisa é disso por ainda estarmos em pandemia e a vida não ter voltado ao normal (se já deu bode na final do Amapá com 300 pessoas, imagina com 22 mil no Maracanã?), Flamengo e Athletico Paranaense farão o enfrentamento dos rubro-negros classificados na Libertadores, os cariocas animadíssimos após o quatrilho no Independiente del Valle. Ao mesmo tempo, o Coritiba receberá um São Paulo mais sob pressão que o hospital da Marjorie Estiano na Globo, ainda mais depois de cair fora do torneio continental.

Aliviado pelo fim da seca de 9 jogos, o Bahia pegará no fim da tarde o Sport, que volta a jogar após 1 semana e meia desde a vitória diante do Corinthians. Também nesta sessão teremos o Fortaleza, mais próximo ainda do título doméstico, recebendo o Atlético Goianiense. E se um goiano vai a campo, o outro também, pois o Goiás do Rafael Moura (força pra ele, sua mãe morreu hoje de câncer) será mandante contra um Santos vindo da sensacional revirada diante do Olimpia fora de seus domínios, mas que não terá Sánchez no restante da temporada devido a uma cirurgia no joelho esquerdo, além de Raniel ter sido internado devido a uma trombose. Aí sim, a domênica noturna trará o Atlético Mineiro, que mais de 24 horas antes já terá sabido se terá sido igualado ou não pelo Inter na pontuação e que buscará o 11º êxito consecutivo no Mineirão ante um Vasco outrora líder, mas há 4 partidas sem se dar bem.

Antes da bola rolar, esta é a classificação após 12 rodadas, com asterisco indicando jogo a menos: em 1º, Atlético Mineiro* com 24; em 2º, Internacional com 21; em 3º, São Paulo* e Palmeiras* com 11; em 5º, Vasco* e Flamengo* com 18; em 7º, Fluminense, Sport e Santos com 17; em 10º, Fortaleza com 16; em 11º, Athletico Paranaense*, Ceará e Atlético Goianiense com 14; em 14º, Corinthians e Grêmio* com 13; em 16º, Bahia com 12; em 17º, Coritiba, Red Bull Bragantino e Botafogo com 11; e em 20º, Goiás*** com 9.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Mariana Godoy estreia na Rádio Bandeirantes Aquilo que ela mesma entregara duas semanas atrás em entrevista à Cátia Fonseca no "Do Bom e do Melhor" confirmou-se: depois de amanhã, nova componente a apresentadora do semanal televisivo "Melhor Agora" passará a ser do "Jornal Gente", formando quarteto com Pedro Campos, Thays Freitas e Cláudio Humberto, este último apenas até 9h por depois entrar na BandNews FM de Brasília, e aí o quarteto ficará trio na segunda metade. Esta deverá ser a grande experiência da Mariana no rádio, no qual iniciou como estagiária na extinta Cidade FM de São Paulo em 1987 e para o qual retornou 3 décadas depois na extinta Globo com o "Café das Seis", depois atuando na Nova Brasil FM. Trabalhos importantes, mas que deverão ser superados pelo peso enorme que a grife "Gente" tem desde Salomão Ésper e o eterno José Paulo de Andrade.

Adiada a estreia da CNN Rádio na Transamérica Seria depois de amanhã, mas não será mais. Será ainda neste mês, só não se sabe mais em qual dia certinho. Leio no Flávio Ricco que o adiamento - que de fato fez com que não surgissem mais boletins oficiais a respeito da nova parceria - se deu por atraso na entrega dos equipamentos, uma consequência destes tempos pandêmicos. Cuidemos, então, quando a CNN Rádio arrancará.

"PraçaTV" mais cedo com duas exceções A partir de segunda-feira, os jornais locais da Globo ao meio-dia começarão às 11h45, depois do "Encontro com Fátima Bernardes", que receberá às 10h15 do "Mais Você", que volta a ser produzido após suspensão causada pela pandemia. Com Ana Maria Braga no ar às 9h30, o "Bom Dia Brasil" voltará a ter uma hora de duração, visto que os "Bom Dia" estaduais seguirão com 2 horas e meia no ar. O "Globo Esporte" chegará às 12h45 e o "Jornal Hoje" entrará às 13h10, num ajuste com a programação a partir de sexta-feira com o horário político às 13h - a partir deste dia, o "GE" começará às 12h40. Haverá duas diferenciações: Bahia e Goiás, onde os respectivos "Bahia Meio-Dia" e "Jornal Anhanguera" chegarão às 12h10, após o esportivo.

Amanhã tem "Globo Rural" de volta Depois de não ir ao ar domingo passado devido ao GP da Rússia, não tem escapatória: amanhã, Helen Martins, Nelson Araújo e associados baterão ponto às 8 horas.

Luto duplo na televisão Uma perda aconteceu no dia 5 do mês retrasado, mas apenas ontem veio a público pelo colunista Paulo Sampaio: a de Leila Cravo, atriz de pornochanchadas e ex-apresentadora do "Fantástico" da Globo, aos 66 anos. A outra ocorreu na última terça e foi sabida por registro do jornalista Guilherme Beraldo: a de Márcia Cardeal, aos 71 anos, atriz e ex-apresentadora de programas como o infantil "Zás-Trás", da TV Paulista.

Claudete Troiano estreia nesta segunda na RedeTV! O "Vou Te Contar" (os olhos já não podem crer... rs) chegará às 10h30, logo depois do "Você na TV", e entregará às 11h45 para o "Opinião no Ar". Entre os integrantes estará Lígia Mendes com o "Tricotando", programa de fofocas agora tornado quadro da nova atração.

Bela do Dia: Giovana Fagundes

Giovana Fagundes, comediante que li no Flávio Ricco que pintará em breve no programa "Comedy Central Apresenta". Gata suspirante, moça arrebatadoramente sexy, dama pra lá de encantadora e formosa. E ainda diverte o povo. É pra gamar de vez.

Surpreendente: Maisa Silva deixou o SBT Ninguém especulava nada, ninguém soltou qualquer boato disso. Apenas veio "do nada", na manhã deste sábado, o comunicado oficial da emissora sobre a saída da talentosa guria que fez 18 anos neste 2020 e que ali estava desde 2005, dois anos após ser revelada pela Bandeirantes no "Programa Raul Gil". Ela tocará projetos pessoais, não se sabe quais, e optou por não renovar seu contrato. Isto abrirá um espaço na programação pois, sem Maisa, o programa dela às 14h15 dos sábados sairá do ar. Ao contrário de outras situações envolvendo o SBT, importante especificar que aqui não há demissão e sim saída dela por vontade própria.

"Pica-Pau" de volta à Record Clássico da emissora desde que regressado em 2006 após a semifinal da Copa Sul-Americana perdida pelo Athletico Paranaense diante do Pachuca, o desenho voltará a ser transmitido a partir deste domingo, mas infelizmente apenas para São Paulo e uma e outra afiliada sem programação local, já que será das 10h às 11h, faixa reservada para atrações regionais das emissoras da rede - aqui no RS, por exemplo, não poderei ver (não pelo televisor, pois pelo "ao vivo" da Record SP no PlayPlus sim) devido ao sorteio da loteria TriLegal. Resta também saber se será a série clássica dos anos 60 e 70 ou essa ruinzinha da década de 2000.

AXN celebra os 20 anos de "CSI" A data será fechada na terça-feira, mas já a partir da próxima segunda o canal largará um festival especial dedicado à série clássica de Anthony E. Zuiker, produzida por Jerry Bruckeheimer e estrelada por William Petersen, Marg Helgenberger, George Eads e grande elenco - que sofreu alterações nos 335 episódios produzidos, inclusive nos protagonistas. Das 15 temporadas totais, as 7 primeiras serão reprisadas diariamente em longas maratonas nestes horários: de segunda a sexta, das 11 da manhã às 10 da noite; aos sábados, das 8h55 às 20h50; e aos domingos, das 6 da manhã às 6 da tarde. Trazida ao Brasil pelo Sony, "CSI - Investigação Criminal" mudou-se em 2008 para o AXN. Antes disso, chegou à TV aberta em 2005 pela Record, que já a transmitiu na íntegra e que voltou a reprisá-la recentemente à 0h30 de domingo para segunda-feira.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 3 de outubro, são estas:

*95 anos do nascimento de Gore Vidal, falecido em 2012 e escritor de livros como "A Cidade e o Pilar", além de roteirista do filme "Calígula".

*60 anos de Roberto Cabrini, que está encerrando mais uma passagem pelo SBT com o fim anunciado do "Conexão Repórter", ele que já foi da Bandeirantes, da Globo e da Record entre esporte e jornalismo geral, especialmente reportagens investigativas, nas quais tornou-se um dos principais referenciais brasileiros.

*45 anos de Alanna Ubach, atriz que fez a Rosie da série "O Mundo de Beakman".

*25 anos do julgamento que inocentou o ex-jogador de futebol americano e ator O. J. Simpson das acusações de assassinato da ex-esposa Nicole Simpson e do amigo Ron Goldman.

(Atualização de domingo, 11:50) As deste domingo, 4 de outubro, são estas:

*125 anos do nascimento de Buster Keaton, falecido em 1966 e lendário comediante do cinema mudo.

*100 anos do Bella Vista, campeão uruguaio de 1990.

*70 anos de Fernando Neves, cineasta e diretor teatral.

*65 anos de Jorge Valdano, ex-jogador campeão mundial pela Argentina em 1986 e campeão argentino pelo Newell's Old Boys e espanhol e da Copa da UEFA pelo Real Madrid, no qual foi técnico campeão nacional em 1995.

*60 anos de Verônica Sabino, cantora de temas como "Demais" e "Todo Sentimento".

*50 anos ao triplicado: da morte de Janis Joplin, cantora nascida em 1943; do Internacional campeão gaúcho com 2 x 0 sobre o 14 de Julho; e tanto de Jochen Rindt campeão póstumo da Fórmula 1 quanto da 1ª vitória brasileira na categoria, de Emerson Fittipaldi no Grande Prêmio dos EUA.

*40 anos ao dobrado: de Sarah Fisher, ex-piloto da Fórmula Indy; e de Rosicky, ex-futebolista tricampeão tcheco pelo Sparta Praga, campeão alemão pelo Borussia Dortmund e bi da Copa da Inglaterra pelo Arsenal.

*30 anos da estreia de "Barrados no Baile", série que durou 293 episódios em 10 temporadas.

*15 anos da morte de Mike Gibbins, nascido em 1949 e baterista da banda Badfinger.

*10 anos da morte de Seu Nenê, sambista nascido em 1921 e fundador da escola Nenê de Vila Matilde.

Clipe do Dia: Orlando Silva

Denominado "O Cantor das Multidões" por Oduvaldo Cozzi, ele - que partiu em 1978 - nasceu há 105 anos hoje completados. Deixo aí "Carinhoso", de Pixinguinha e João do Barro, na sua voz em 1973.



Clipe do Dia: Antonio Martinez

Falecido em 1990, o guitarrista dos Los Bravos nasceu há 75 anos fechados neste sábado. A banda espanhola teve grande sucesso há mais de 5 décadas cantando rock em inglês. Eis "Black is Black", de 1966.



Clipe do Dia: Adriana Calcanhotto

Tem gente da qual me envergonho de dizer que sou conterrâneo porto-alegrense. E tem gente da qual me satisfaço demais por ser conterrâneo, como esta belíssima cantora e compositora que hoje completa 55 anos com uma obra irretocável. De "Mentiras" a "Naquela Estação", passando por "Vambora", "Fico Assim Sem Você" e "Devolva-me", ela tem ótimos temas. Um deles é de 1998: "Mais Feliz", de Bebel Gilberto, Cazuza e Dé, que foi tema do casal Maria Regina e Adelmo (Letícia Spiller e Ângelo Antônio) na novela global "Suave Veneno".



Clipe do Dia: Benjamin Orr

Nascido em 1947, o baixista e vocalista do The Cars nos deixou há 20 anos atingidos neste sábado. Ele e o também já falecido Ric Ocasek cantavam as músicas da banda, mas foi de Benjamin o vocal do maior sucesso dela: "Drive", de 1984, aqui no Brasil tema de Bebel e Pardal (Carla Camurati e Tony Ramos) na novela global "Livre Para Voar". O clipe foi dirigido pelo ator Timothy Hutton, naquele ano protagonista do filme "O Homem de Gelo", e quem o estrela é a modelo tcheca Paulina Porizkova, mais tarde esposa de Ric e atriz de filmes como "Adorável Sedutora".



Clipe do Dia: Emilinha Borba

Da Mangueira para o Brasil e o mundo, a minha, a sua, a nossa favorita nos deixava há 15 anos fechados hoje. Nascida em 1923, a eterna rainha do rádio teve Carmen Miranda como madrinha artística e foi estrela da Rádio Nacional do Rio de Janeiro de 1942 até 1970, sendo campeoníssima de correspondências e a cantora mais querida do país. Separei de 1959 um número musical no cinema: "Cachito", da comédia "Cala a Boca, Etelvina".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 145 mil dos quase 4 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.