Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 1º de outubro de 2020
Depois do domingo triste, a quarta de goleadas

Domingo último, Palmeiras e Flamengo protagonizaram aquele acontecimento triste do jogo do Brasileirão que quase foi suspenso e que só a minutos do horário marcado uma decisão judicial aconteceria. Ontem, deram a volta por cima em relação a isso com goleadas que levam ambos para as oitavas da Libertadores.



Da parte rubro-negra, faltou só unzinho para devolver a paulada de duas semanas atrás. Mas o 4 x 0 diante do Independiente del Valle também ficou bonitão, com Bruno Henrique dobrando para voltar a marcar após quase 3 meses. Com 12 pontos, o time do Domènec Torrent só precisa empatar contra o Junior no dia 21 para confirmar a liderança do Grupo A. Junior, que tornou menos doída a goleada para os equatorianos, permanecidos com 9 pontos - e um compatriota ajudou. Deu Barcelona por 2 x 0 fora de casa e os colombianos estacionaram nos 6. Caso dê Junior diante do Flamengo e o Del Valle perca pro Barcelona, sua vantagem no saldo é boa: 4 a menos 2.



Já da parte alviverde, cada etapa diante do Bolívar teve um gol antes ainda dos 5 minutos e, na complementar, o time saiu muito do sério e chegou a um 5 x 0 que representou a 1ª vez com 5 gols palestrinos no mesmo desde os 5 x 1 no Goiás em dezembro e a 1ª vez com 5 de diferença desde os 5 x 0 diante do Novorizontino em março - detalhe: março e dezembro... de 2019! Dois anos sem tão elásticas diferenças. Outro acontecimento foi finalmente Rony desencantar e guardar seu primeiro pelo Verdão. 19 partidas de invencibilidade de Vanderlei Luxemburgo e associados, das quais 10 empatadas. Líder do Grupo B com 13 pontos contra 4 dos bolivianos, oficializará de vez a condição se o Guaraní no máximo empatar hoje com o Tigre (adversário paulista no dia 21) e só ir dos 7 aos 8 pontos.



Já o São Paulo até pareceu que surpreenderia quando empatou, mas deu a lógica e o River Plate ganhou por 2 x 1. Depois de 33 anos, os tricolores voltaram a ser eliminados numa fase de grupos. Com apenas 4 pontos, atrás dos 10 dos argentinos e dos 12 da LDU, está acima dos 3 do Binacional, a quem receberá no dia 20. Um simples empate é suficiente para confirmar presença na 2ª fase da Sul-Americana. Só que a coisa pro lado são-paulino tá tão mais pra lá do que pra cá nestes tempos atuais que só o que falta é conseguir perd... Não, não. Isso não. Não!!!

Hoje, o Grupo G terá o Santos visitando o Olimpia no confronto dos clubes de presidentes que se deram mal nesta semana, tanto o santista José Carlos Peres afastado pela aprovação do processo de impeachment quanto o paraguaio Marco Trovato banido por envolvimento em manipulação de resultados. Com 10 pontos contra 5 do adversário, o Peixe confimará o 1º lugar até com derrota se o Defensa y Justicia, que tem 6, perder pro Delfín, que tem 1.

Já o Alianza Lima fez história (crédito a quem merece: soube dessa pelo Impedimento no Twitter). Ficando no 2 x 2 com o Estudiantes de Mérida, tornou-se o clube há mais tempo sem vitória na história da Libertadores. São 22 jogos só empatando ou perdendo, um acima do Galícia da Venezuela há 45 anos. Escritaça que caiu.

Os destaques de ontem e de hoje



Campeonato Brasileiro I A 1ª rodada teve os atrasados Corinthians 0 x 0 Atlético Goianiense e Botafogo 1 x 2 Bahia, no qual, 9 por 9, o dos baianos não vale mais por ter sido o 1º triunfo após 9 fracassos seguidos, condição esta agora dos cariocas. Um dos gols do Esquadrão de Aço foi do Gilberto, 13 partidas sem anotar. (Atualização das 14:30: o Botafogo não aguentou e resolveu mandar Paulo Autuori embora.)

Campeonato Brasileiro II Vamos à classificação, com asterisco indicando jogo a menos: em 1º, Atlético Mineiro* com 24 pontos; em 2º, Internacional com 21; em 3º, São Paulo* e Palmeiras* com 19; em 5º, Vasco* e Flamengo* com 18; em 7º, Fluminense, Sport e Santos com 12; em 10º, Fortaleza com 16; em 11º, Athletico Paranaense*, Ceará e Atlético Goianiense com 14; em 14º, Corinthians e Grêmio* com 13; em 16º, Bahia com 12; em 17º, Coritiba, Red Bull Bragantino e Bahia com 11; e em 20º, Goiás*** com 9.

Campeonato Brasileiro III A 13ª rodada terá no sábado Grêmio x Internacional, Palmeiras x Ceará e Bragantino x Corinthians, ficando para domingo Botafogo x Fluminense, Coritiba x São Paulo, Flamengo x Athletico, Fortaleza x Atlético Goianiense, Goiás x Santos, Bahia x Sport e Atlético Mineiro x Vasco.

Campeonato Cearense Com Tinga desempatando aos 47 do segundo, o Fortaleza marcou 2 x 1 no Ceará e ficou em vantagem para o dia 21. Por ter melhor campanha, o Leão do Pici pode perder por até um gol de diferença, enquanto o Alvinegro de Porangabuçu é obrigado a vencer por dois ou mais.



Brasileirão Série B I A 12ª rodada teve o Cruzeiro - que jogou de branco devido ao calor de Belo Horizonte, assim alegou a direção - tocando 3 x 0 na Ponte Preta, dois meses depois da última vitória por essa diferença (ainda pelo Troféu Inconfidência, o torneio consolação do Mineiro, diante da Patrocinense). Wilson Simonal cantou certa feita: "vesti azul, minha sorte então mudou". Neste caso, ele mudaria o verso para: "vesti branco, minha sorte então mudou". Também ontem, Confiança e Brasil de Pelotas ficaram no 1 x 1.

Brasileirão Série B II Classificação, com asterisco indicando jogo a menos: em 1º, Cuiabá com 25 pontos; em 2º, Paraná com 22; em 3º, Ponte com 21; em 4º, Chapecoense**, Juventude e América Mineiro com 10; em 7º, Vitória, Operário e CRB* com 17; em 10º, Avaí com 16; em 11º, Brasil* com 15; em 12º, Náutico* com 14; em 13º, CSA* com 13; em 14º, Confiança com 12; em 15º, Botafogo de Ribeirão Preto e Cruzeiro com 11; em 17º, Figueirense* e Guarani com 10; em 19º, Sampaio Corrêa*** com 8; e em 20º, Oeste com 6.

Brasileirão Série B III Amanhã, a 13ª rodada começará com Figueirense x Oeste, CRB x Avaí, Operário x Vitória e Botafogo de Ribeirão x Paraná. Sábado, tem América x Guarani, Náutico x Confiança, Brasil x Chapecoense, Sampaio x CSA, Ponte x Juventude e Cuiabá x Cruzeiro (este às 22h de Brasília, 21h locais).

Campeonato Paulista Série A2 O São Caetano voltou para a divisão principal fazendo 2 x 1 no XV de Piracicaba, enquanto o São Bento ficou ali, ali pois o São Bernardo marcou 2 x 0. Mas no fim das contas, deu Bentão por 3 x 2 totais e ele fará a "final abençoada" contra o Azulão. E o Nhô Quim, hein? 3 vezes no "quase". Bah!!!

Campeonato Amapaense Iniciando hoje, a final Ypiranga x Santana será o primeiro jogo com público no Brasil desde a volta do futebol após o recesso pandêmico, liberados que foram até 300 torcedores no Zerão.

Brasileirão Feminino A vitória do Santos por 2 x 0 sobre o Internacional foi marcada por 17 minutos de falta de energia elétrica no Vieirão, em Gravataí, e uma iluminação pra lá de sem vergonha quando retomado o jogo. Deixar a bola rolar naquela penumbra toda é um descaso tremendo com as gurias, jamais fariam isso com os homens.

Supercopa da Alemanha Depois da paulada sofrida diante do Hoffenheim, a volta à normalidade. Deu Bayern de Munique por 3 x 2 sobre o Borussia Dortmund, 5º caneco dos bávaros neste ano.

Curtinhas Esportivas

Sorteadas as oitavas da Copa do Brasil Duelos nas datas-base de 28 de outubro e 4 de novembro (o time citado primeiramente fará a 2ª partida em casa): Ceará x Santos, Juventude x Grêmio, Cuiabá x Botafogo, São Paulo x Fortaleza, Flamengo x Athletico Paranaense, Internacional x Atlético Goianiense, Palmeiras x Red Bull Bragantino e América Mineiro x Corinthians. Sem chaveamento para as quartas, elas também terão sorteio.

Saravia fora da temporada O ala destro do Inter rompeu o ligamento cruzado do joelho direito no 0 x 0 com o América de Cáli, evidenciado ser mesmo grave o que já parecera na hora.

Até maio de 2021 É esse o tempo do vínculo do Ricardo Oliveira no Coritiba.

5 anos de Lyon É o tempo do contrato de Lucas Paquetá, ex-Milan, anunciado ontem.



Os grupos da Liga dos Campeões da UEFA Foram sorteados no início da tarde desta quinta-feira e o grande destaque é Messi e Cristiano Ronaldo frente a frente duas vezes. Eis: A com Bayern, Atlético de Madrid, Red Bull Salzburg e Lokomotiv Moscou; B com Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Internazionale e Borussia Monchengladbach; C com Porto, Manchester City, Olympiacos e Olympique; D com Liverpool, Ajax, Atalanta e Midjylland; E com Sevilla, Chelsea, Krasnodar e Rennes; F com Zenit, Borussia Dortmund, Lazio e Brugge; G com Juventus, Barcelona, Dínamo de Kiev e Ferencvaros; e H com Paris Saint Germain, Manchester United, RB Leipzig e Basaksehir.

Covid faz jogo da NFL ser adiado Domingo não teremos mais Pittsburgh Steelers x Tennessee Titans, que talvez aconteça na segunda ou mesmo na terça-feira. Três jogadores dos Titans foram infectados.

MLB receberá público Jogos da reta final da competição realizados em Arlington, no Texas, receberão até 11.500 torcedores, sendo 10.550 nas arquibancadas e os outros em suítes luxuosas.



Los Angeles Lakers muito na frente O Miami Heat até começou bem, mas depois foi dominado com "DO" maiúsculo e o time de Anthony Davis (34 pontos) e LeBron James ganhou por 116 x 98. Amanhã, o 2º jogo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Batista Pereira de volta à TV Goiânia Leio no Auvaro Maia que o apresentador está de volta à afiliada da Band, pela qual chegou várias vezes a aparecer nacionalmente no "Brasil Urgente" do José Luiz Datena. Depois de 7 anos ausente, ele voltará a apresentar a partir do dia 19 o policialesco "Chumbo Grosso", das 7h às 8h.



Bem-vinda de volta, Susana Naspolini A adoravelmente queridona repórter comunitária da Globo voltou ao ar nesta quinta-feira no "RJTV - 1ª Edição". Ela é uma batalhadora com "BA" de "baita". 5 vezes sofrendo de câncer, o último na bacia e detectado este ano. Além disso, foi infectada pela Covid-19. Mas graças a Deus, superou tudo isso mais uma vez e retorna para alegria geral do público telespectador. Dá-lhe Susana!!!

Debates na Rede Bandeirantes A partir das 22h30, candidatos de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Presidente Prudente, Rio de Janeiro, Barra Mansa, Belo Horizonte, Uberaba, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Salvador, Natal, João Pessoa, São Luís e Manaus "se enfrentar-se-ão-se uns aos outros e vice-versa". Além da imagem da Band, muitos destes debates também estarão em som ou pela BandNews FM ou pela Bandeirantes AM (ou AM/FM) local, além do YouTube. Brasília e as demais praças sem debate local terão o "Top Cine" até 0h45, com dois filmes certamente tesouradissíssimos: "Medo Sem Fim" e "Sentença de Morte".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Marcela Rahal

Marcela Rahal, apresentadora da CNN. Não sei se ela tem parentesco com a Sabrina Sato ou com o Bobby que corria na Fórmula Indy (só descontração de trocadilhos de sobrenome). Mas sei que ela já era maravilhosa na Record News e assim continua na CNN, onde uniu o útil ao agradável desde que passou a ter como colega o sortudíssimo marido Rafael Colombo.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 1º de outubro, são estas:

*130 anos do nascimento de Stanley Holloway, falecido em 1982 e ator do filme "Minha Querida Dama".

*125 anos do Correio do Povo, um dos jornais impressos mais antigos do Brasil.

*110 anos do nascimento de Bonnie Parker, criminosa assassinada em 1934 e cuja dupla com o também criminoso Clyde Barrow foi retratada no cinema em "Uma Rajada de Balas", com Faye Dunaway e Warren Beatty.

*100 anos do nascimento de Walter Matthau, ator falecido em 2000 e ganhador do Oscar de coadjuvante por "Uma Loura por um Milhão", além de atuante em "Charada", "Alô, Dolly!" e "Dennis, o Pimentinha", fora a inesquecível parceria com Jack Lemmon na própria obra que lhe deu o Oscar e também em filmes como "Um Estranho Casal", "A Primeira Página", "Amigos, Amigos... Negócios à Parte" e "Dois Velhos Rabugentos".

*90 anos do nascimento de Philippe Noiret, falecido em 2006 e ator de filmes como "Meus Caros Amigos", "Cinema Paradiso" e "O Carteiro e o Poeta".

*70 anos de Randy Quaid, ator de filmes como "Férias Frustradas" e "O Segredo de Brokeback Mountain".

*50 anos do fim da TV Excelsior, pertencente ao Grupo Simonsen e que ficou 10 anos no ar.

*45 anos de "Thrilla in Manila", icônica luta de boxe peso-pesado na qual Muhammad Ali derrotou Joe Frazier por pontos, esta que foi a terceira e última contenda entre eles após uma vitória para cada um.

*20 anos do encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney, marcados negativamente para o Brasil por não ter rendido nenhuminha medalha de ouro (6 pratas e 6 bronzes).

*5 anos da vitória de nº 10 mil do New York Yankees, 4 x 1 sobre o Boston Red Sox pela MLB.

Clipe do Dia: Richard Harris

Falecido em 2002, o ator de filmes como "Um Homem Chamado Cavalo", "Os Imperdoáveis" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" nascia há 90 anos hoje completados. Além de atuar, também cantava. Em 1968, ele fez uma grande gravação para um tema que Donna Summer regravaria lindamente uma década depois: "MacArthur Park".



Clipe do Dia: Julie Andrews

Ganhadora do Oscar por "Mary Poppins", esta grande atriz celebra 85 anos nesta quinta. Brilhante também em "Positivamente Millie", "Mulher Nota 10", "Victor ou Victoria?" e "O Diário da Princesa", ela fez história como Maria, "A Noviça Rebelde", classicão de 1965 no qual cantou lindamente em temas como "The Sound of Music".



Clipe do Dia: Donny Hatthaway

Há 75 anos nascia este ótimo cantor, cuja depressão infelizmente fez com que se suicidasse em 1979. Mesmo tendo vivido apenas 33 anos, fez história especialmente nas belíssimas parcerias com Roberta Flack em temas como "You Are My Heaven", "Where's The Love?" e o aqui curtido "The Closer I Get To You", belezura de 1977.



Clipe do Dia: Carrie Lucas

Conhecida por temas díspares como o disco "Dance With You" e a romântica "Sometimes a Love Goes Wrong", a cantora de hoje completados 75 anos teve como grande momento em 1985 sua versão de "Hello Stranger", sessentismo de Barbara Lewis. A versão da Carrie e dos Whispers foi tema da novela global "Ti-Ti-Ti".



Clipe do Dia: Howard Hewett

O vocalista do Shalamar, maravilhoso trio formado ao lado de Jody Watley e Jeffrey Daniel, chega aos 65 anos nesta quinta. Dos muitos temaços dele, separei "The Second Time Around", tema da global "Água Viva" em 1980.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 143 mil dos quase 4 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.