Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 30 de setembro de 2020
Grêmio e Athletico nas oitavas da Libertadores



Embora sem voltar a jogar bem, os gaúchos precisavam, acima de tudo, ganhar da Universidad Católica - e ganhar em casa, o que não acontecia havia 5 jogos em quase 2 meses. Pepê (autor do 300º gol tricolor no torneio) e Tonhão ("gourmetizado" Rodrigues) deram ao Grêmio o 2 x 0 que garantiu a classificação - mas só ganhar sobre a Universidad Católica ainda não bastava; era preciso esperar o América de Cáli não ganhar do Internacional. E o que falei na coluna de ontem aconteceu - às vezes eu acerto: que um dos dois ganharia, mas não o outro.

Isso aconteceu, mas foi um 0 x 0 danado onde o Colorado saiu no lucro por ficar na meia hora final com um jogador a menos devido à bocozice do Leandro Fernández, 12º vermelho do time na temporada. Os colombianos ficaram com 5 pontos, o Inter foi aos 8 e o Grêmio está classificado com 10. Dia 22, ele confirmará a liderança do Grupo E com vitória em casa sobre o América, enquanto os alvirrubros visitarão a "PUC do Chile" precisando apenas empatar - para o Inter cair fora, só se ele perder, os colombianos ganharem e for tirada uma diferença de 3 a -2 no saldo.

Já no Grupo C, o Athletico Paranaense "oxou" com o Jorge Wilstermann, que recém obteve seu 3º empate fora de casa na competição em 34 anos (somado aos diante de Atlético Mineiro em 2017 e Tolima em 2019). Mas nada que signifique drama ou apreensão, muito longe disso. Com 10 pontos, está nas oitavas e os outros que se virem. Os bolivianos foram aos 7 contra 6 de Peñarol e Colo-Colo, respectivamente vencedor e vencido nos 3 x 0 também de ontem. Dia 21, o Furacão assegurará o 1º lugar do Grupo C se empatar com os uruguaios.

O Grupo D teve um bom resultado pro São Paulo: a LDU tocou 1, 2, 3, 4 x 0 no Binacional. E desde quando isso foi bom resultado? É que assim os peruanos seguiram com 3 pontos contra 4 dos tricolores para fins de "rebaixamento" para a Sul-Americana, verdadeira briga deles por ser dificílimo ganhar do River Plate, que tem 7, na casa dele, não só pelo desempenho atual, mas pelo próprio fato de só ter vencido uma vez na Argentina em 13 jogos por lá desde 1972. Tá que foi justamente contra o River em 2005, mas era outro momento. LDU classificada com 12 pontos.

Também hoje, outro paulista em campo é o Palmeiras, líder do Grupo B com 10 pontos e que receberá o Bolívar, 3º com 4. Vamos ver se o Verdão sai da "empatite aguda" que o acomete, só no Allianz Parque são 5 igualdades consecutivas. Já o Grupo A mostrará o duelo direto dos co-líderes Flamengo e Independiente del Valle, ambos com 9 pontos, mas os equatorianos com saldo 8 contra saldo 0 dos cariocas. O Mengão ainda convive com o surto em massa que causou o time desmontadaço no empate com o Palmeiras e o Del Valle tem 8 ausências também pelo coronavírus. Também hoje, o Junior receberá o zerado Barcelona. Os colombianos têm 6 pontos e saldo 0.

Cuiabá continua líder da Série B



Início excelente do Dourado nestas 12 rodadas já realizadas, o gol do Jenison garantiu o 1 x 0 diante do Náutico e a manutenção do 1º lugar, agora com 3 pontos de frente para o Paraná, que ficou no 1 x 1 com a Chapecoense - é claro que essa diferença pode ser só de um ponto se a Ponte Preta ganhar hoje, também por isso importantíssimo o êxito. Não sei se haverá fôlego para manter essa ótima campanha até fim, mas o Cuiabá anima o Centro-Oeste.

Depois de 4 anos e 7 meses, o Avaí voltou a ganhar do Figueirense na Ressacada, 1 x 0 com direito a um tretaço forte pois Alemão quis desmontar o apitante Rafael Traci em mil pedacinhos e crac (como diria Sylvia Patrícia em Catalão) devido a uma falta reivindicada na entrada da área avaiana não marcada e que originou o contra-golpe do tento. Enquanto isso, Roger perdeu um pênati, o Operário se deu mal e o Juventude faturou também por 1 x 0.

1 x 0 foi uma constante ontem pois, além de Cuiabá, Avaí e Juventude, também CSA e Botafogo de Ribeirão Preto ganharam por este escore. O Azulão do Mutange chegou às 3 vitórias seguidas ao bater o Vitória e a Pantera passou pelo Oeste. Já o campeão maranhense Sampaio Corrêa arrancou o 1 x 1 com o Guarani em pênalti aos 45 do 2º. Hoje, a rodada será concluída por Confiança x Brasil e Cruzeiro (de uma "Data em 0 ou 5" de hoje) x Ponte.

Os destaques de ontem e hoje

Campeonato Brasileiro Dois jogos atrasados da 1ª rodada, que foram adiados devido a tricolores soteropolitanos e alvinegros paulistanos decidirem seus estaduais, finalmente acontecerão hoje. Numa crise sem fim, o Bahia (lanterna com 9 pontos) visitará o Botafogo (antepenúltimo com 11), que também tá uma "lindeza". Já o Corinthians (15º com 12) receberá o Atlético Goianiense (13º com 13), esse aí deve ser menos pior... ou não.

Campeonato Cearense Mais de 2 meses depois deles confirmarem presença com 1 x 0 respectivamente sobre Ferroviário e Guarany, finalmente Ceará e Fortaleza começarão a decidir a competição - mas a volta demorará um tempaço pois será apenas em 21 de outubro. Este primeiro clássico da finalíssima acontecerá no dia seguinte aos 1 mil dias completados por Rogério Ceni na casamata do Leão do Pici, somadas as duas passagens.

Campeonato Paulista Série A2 A semifinal continuará hoje com a volta de São Caetano x XV de Piracicaba (0 x 0 na ida) e com os 16 minutos finais + acréscimos do até aqui insuficiente 1 x 0 do São Bernardo, que apenas diminui para 3 x 1 totais a vantagem do São Bento - interromperam o jogo devido à forte neblina no ABC.

Copa da Liga Inglesa A classificação do Tottenham para as quartas com 1 x 1 no tempo normal e 5 x 4 nos pênaltis diante do Chelsea teve um acontecimento engraçado envolvendo Eric Dier, que ficou alguns minutos no fim da etapa final fora de campo por abandonar o gramado, já que teve que ir ao banheiro - José Mourinho se enfureceu e até foi buscá-lo de volta para não deixar o time numa gelada enquanto perdia o jogo, embora não tão gelada quanto a do Dier, rs. Mas tudo bem, tudo tranquilo. O jogador aliviou e os Hotspurs conseguiram se dar bem. Me solidarizo pois sei como é. A dor de barriga fortíssima que senti ao ir no supermercado semana passada foi uma barra. E outra: queriam que o Dier acabasse igual ao Eoin Bradley, do Coleraine, suspenso por 6 partidas por fazer xixi em campo durante a semifinal da Copa da Irlanda diante do Ballymena em julho? E ele quis ir no banheiro, não deixaram!

Curtinhas Esportivas



#JustiçaPorRobson É a hashtag que está ganhando as redes sociais nesta semana em protesto pela vida normal que Fernando tem levado no Beijing Guoan, até fazendo 2 gols na última partida, enquanto o motorista do jogador está preso há 562 dias na Rússia por algo que nem fazia ideia - ele pegou remédios encomendados pelo jogador, que pertenciam ao seu sogro, só que estes remédios são proibidos na Rússia e Robson não sabia, daí foi acusado de tráfico internacional de drogas e detido. O problema é que o Fernando deixou seu ex-funcionário largado à própria sorte, como se nem aí estivesse para ele, e isso tem deixado o povo indignado com toda a razão. Entre os manifestos por justiça para Robson, um importantíssimo que veio nas redes foi do selecionável Richarlison, do Everton. Até quando Fernando se comportará como se não tivesse participação nisso, quando é tudo culpa dele?

O maior jogador da história do PSG É Raí, assim eleito pelos 2,5 mil votantes que definiram o principal atleta dos 50 anos do Paris Saint Germain. Susic foi o segundo mais voltado e Ronaldinho fechou o pódio. Os votantes foram divididos entre 40% de sócios, 30% de jornalistas e 30% de ex-jogadores, técnicos e dirigentes.

Ricardo Oliveira é do Coritiba Vamos ver se nele o atacante quarentão, ex-Atlético Mineiro, voltará às boas.

Morreu Silva Batuta Vitimado aos 80 anos, não teve confirmada até a publicação desta coluna a causa da morte, embora tenha sido infectado recentemente pelo coronavírus. Em duas passagens pelo Flamengo na década de 60, ganhou o Carioca de 1965 e jogou pelo Brasil a Copa do Mundo de 1966. Campeão carioca de 1970 pelo Vasco, defendeu ainda clubes como São Paulo, Corinthians, Racing e Rio Negro de Manaus.

Começa a final da NBA Los Angeles Lakers e Miami Heat disputam esta noite o 1º jogo da grande decisão, a primeira do Heat desde 2014 e a primeira do Lakers desde mais atrás ainda, em 2010.

Serena Williams fora de Roland Garros E não por ser derrotada e sim por lesão no tendão de Aquiles.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Júlio Ribeiro estreia na Rádio Guaíba dia 19 Sei pelo José Luiz Prévidi que será nesta data a estreia do publicador da Revista Press como apresentador do novo programa "Boa Tarde, Brasil", que entrará na faixa das 13h10 às 15h no lugar do "Esfera Pública", que continuará na grade mais tarde e menor, das 15h às 16h.



Ananda Muller voltou ao jornalismo A ex-repórter e ex-apresentadora da Rádio Guaíba, da qual havia saído para se dedicar à carreira de comissária de bordo da cia. aérea Gol - o que foi interrompido devido à diminuição drástica de voos com a pandemia -, passou a integrar a equipe da RDC TV como produtora da cobertura das eleições municipais. Leio no Coletiva que é uma atividade de tempo indeterminado pois a "alemoa" segue priorizando a nova atividade, daí o trampo na RDC durará enquanto as partes entenderem ser útil ou até a aviação chamá-la de novo.

Florianópolis sem debates, pelo visto Leio no Making Of que Bandeirantes, RIC (Record) e SCC (SBT) não farão os referidos neste primeiro turno, no máximo havendo entrevistas com os candidatos à prefeitura. Se rolar debate, será apenas na NSC (Globo) e só se aceitarem a regra de apenas os 4 primeiros nas pesquisas participarem.

Saída na Record Rio Sei pelo Eduardo Moura que Rafaela Cascardo, que apresentava a previsão do tempo no "Balanço Geral RJ", foi dispensada ontem pela emissora, que também demitiu a chefe de produção Sheila Caroline, que ali estava havia 15 anos, e o redator Marco Aurélio Telles, o famoso e popular Van Damme, que anos atrás cobria os camarotes da Rádio Globo nos jogos de futebol no Maracanã. Rafaela tinha quase 1 ano de Record.

Tentaram impedir cobertura jornalística em Pernambuco Isso aconteceu no programa "Ronda Geral", da TV Tribuna (Bandeirantes). A repórter Simone Santos estava em frente a uma agência da Caixa e mostrava o drama de muitas pessoas dependentes do auxílio emergencial do governo federal, quando daqui a pouco surgiu um mal-encarado antipático e grosseiro querendo censurar o trabalho da equipe televisiva ao tentar tirá-la dali para não mostrarem mais o desserviço que praticavam. A repórter não baixou a guarda e deu uma belíssima rebatida verbal nele, sob aplausos gerais de todos ali presentes, e aí o cara teve que botar o rabo no meio das pernas e cair fora.

Acabou o "Alarma TV" no SBT Sei pelo Gabriel de Oliveira que o inacreditavelmente horrorosíssimo programa da Estrella TV, que foi ao ar em mais um dos incontáveis delírios delirantemente delirantes (como diria o Sr. Redundância Redundante) de Silvio Santos, teve completada nesta madrugada a exibição de suas 75 edições, dando lugar a partir da próxima madrugada ao retornado repeteco do "SBT Brasil". Essa porcaria imunda e repugnante não deveria nem sequer ter passado, uma das mais barbaridades que Senor já cometeu na vida.

Tem "Ghost" no "Corujão" da Globo Pela 27ª vez desde que estreou na "Tela Quente" em 1993 e pela segunda na madrugada após anos, anos, anos e muitos anos a fio na "Sessão da Tarde", o clássico estrelado por Patrick Swayze, Demi Moore e a oscarizada Whoopi Goldberg - que jamais assisti não por não querer e sim por nunca ter conseguido ter chance de vê-lo - passará às 2h10, logo depois do "Conversa com Bial".



Luto no cartum mundial Morreu Quino, criador da Mafalda, aos 88 anos. Ele sofreu um AVC recentemente.

O AC/DC está de volta Excelente notícia para os fãs do rock de altíssima excelência, confirmada hoje pela própria banda nas redes sociais. Angus e Stevie Young recebem de volta o vocalista Brian Johnson (que teve problemas auditivos e foi trocado por Axl Rose em shows), o baterista Phil Rudd (encrespadérrimo com a Justiça) e o baixista Cliff Williams (que jurara se aposentar após o último show da turnê "Rock or Bust"). Agora fica a expectativa do que será o "Pwr/Up" anunciado pelo AC/DC, havendo expectativa de que seja um novo disco de estúdio.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Heloísa Zaruh

Heloísa Zaruh, apresentadora e repórter da EPTV (Globo) e colunista da Rádio CBN, ambas de Ribeirão Preto. Adorável presença a desta dama, tanto na telinha quanto na latinha.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 30 de setembro, são estas:

*125 anos do nascimento de Lewis Milestone, cineasta falecido em 1980 e vencedor do Oscar por "Dois Cavaleiros Árabes" (1º diretor oscarizado, ali por comédia pois no início tinha um prêmio só dela e outro só para drama) e "Sem Novidade no Front".

*115 anos do nascimento de Michael Powell, cineasta falecido em 1990 e que fez filmes como "Sapatinhos Vermelhos" e "Contos de Hoffmann".

*70 anos ao dobrado: de Vondie Curtis-Hall, ator que fez o dr. Hancock da série "Chicago Hope"; e de Victoria Tennant, atriz que fez filmes como "Um Espírito Baixou em Mim" e "Loucura em Los Angeles".

*65 anos da morte de James Dean, ator nascido em 1931 e ícone do seu tempo em filmes como "Vidas Amargas", "Juventude Transviada" e "Assim Caminha a Humanidade".

*60 anos da estreia de "Os Flintstones", série animada que durou 166 episódios em 6 temporadas.

*45 anos de Marion Cotillard, atriz ganhadora do Oscar por "Piaf - Uma Lição de Amor".

*40 anos ao triplo: de Fábio, goleiro do Cruzeiro (dois Brasileiros, três Copas do Brasil e sete Mineiros) e ex-Vasco (uma Copa João Havelange, uma Mercosul e um Carioca) e Athletico (um Paranaense), além de campeão mundial e sul-americano de juvenis e da Copa América pela Seleção Brasileira; de Dante, ex-jogador de vôlei campeão olímpico de 2004, pan-americano de 2007 e oito vezes da Liga Mundial pelo Brasil; e de Martina Hingis, tenista ex-nº 1 do mundo e campeã uma vez nos EUA, uma em Wimbledon, três na Austrália e dois do WTA Finals, além de dois vices em Roland Garros e prata olímpica em 1996.

*35 anos ao dobrado: de Cristian Rodriguez, jogador do Peñarol e que levantou taças por ele, Paris Saint Germain, Porto (incluindo uma Liga Europa) e Atlético de Madrid (incluindo uma Supercopa da Europa), além da Copa América de 2011 pelo Uruguai; e da morte de Simone Signoret, atriz nascida em 1921 e ganhadora do Oscar por "Almas em Leilão".

*25 anos do Warner Channel, um dos canais por assinatura mais antigos existentes.

*20 anos de Camarões campeão olímpico de futebol vencendo a Espanha nos pênaltis.

*10 anos da morte de Stephen J. Cannell, roteirista nascido em 1941 e criador de séries como "Baretta", "Arquivo Confidencial", "Super-Herói Americano", "Esquadrão Classe A", "Contrato de Risco", "O Homem da Máfia", "Anjos da Lei", "O Renegado" e "Paixões Perigosas".

*5 anos da morte de Caio César, dublador nascido em 1988 e que deu voz a Harry Potter nos filmes da saga do bruxo - Caio também era policial e foi morto com tiro de fuzil durante missão no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Clipe do Dia: Johnny Mathis

Dono de uma das mais belas vozes da música mundial, o cantor completa 85 anos nesta quarta-feira. Muitos lindos temas foram marcados por ele, incluindo este em apresentação ao vivo: "Chances Are".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 143 mil dos quase 4 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.