Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 29 de setembro de 2020
Dupla Grenal a uma vitória das oitavas

Ou dois empates, mas isso considerando-se as duas últimas rodadas da Libertadores, mas ganhando hoje mesmo a história é resolvida de vez - porém, contudo, todavia, entretanto, o momento nebuloso de azuis e vermelhos me deixa em dúvida se eles ganharão; um deles talvez vença, outro certamente deixará tudo para a rodada final.

Vindo da derrota para o Atlético Mineiro e em descendente com exceção ao brilho no mundo à parte que o Grenal é, o Grêmio receberá a Universidad Católica. Já o Internacional, que perdeu 3 das últimas 4 partidas gerais, visitará o América de Cáli. Os gaúchos têm 7 pontos no Grupo E contra 4 dos seus adversários, logo, dependem apenas de si. Mesmo que o momento deles seja negativo, vitórias de ambos e a classificação estará assegurada, depois só faltando definir quem estará na frente do outro. Vamos ver se minha apreensão é desmentida.

Quem também tem tudo para passar de fase hoje mesmo é o Athletico Paranaense, que lidera o Grupo C com 9 pontos e receberá o Jorge Wilstermann, que tem 6 a exemplo do Colo-Colo, que visitará o Peñarol, lanterna com 3. Um empate classificará os rubro-negros, enquanto a vitória definirá a passagem como líder da chave. É uma situação muito positiva especialmente depois das duas vitórias pós-retomada. A faca e o queijo estão nas mãos.

Também hoje, o São Paulo torce pela LDU contra o Binacional no Grupo D. Quase eliminados da Libertadores, os tricolores esperam que os equatorianos confirmem a lógica e derrotem os peruanos, que têm 3 pontos contra 4 dos brasileiros, atrás dos 7 do amanhã confrontado River Plate e dos 9 da Liga. Já falo isso pensando no "rebaixamento" para a Copa Sul-Americana, no 3º lugar, para sentirem o drama. Que situação, heinhô!!!

Quatrilho do Fluminense sobre o Coritiba



Mesmo com 9 casos de Covid-19, os cariocas foram a campo e tocaram 1, 2, 3, 4 x 0 nos paranaenses, que não ganham fora de casa há 4 partidas. Sem empates gerais há 7 jogos, o Flu deu uma animada após a eliminação da Copa do Brasil e teve um dos gols anotado por Felippe Cardoso, que não ia às redes havia 8 meses. Outro foi marcado pelo Paulo Henrique Lima, que vivia uma seca mais longa ainda: 1 ano e 2 semanas. Bah, Ganso!!! O time carioca foi apenas o 4º vencedor desta 12ª rodada, assim como Athletico, Sport e o líder Atlético Mineiro.

À classificação, com asterisco indicando jogos a menos: em 1º, Galo* com 24; em 2º, Internacional com 21; em 3º, São Paulo* e Palmeiras* com 19; em 5º, Vasco* e Flamengo* com 18; em 7º, Flu, Sport e Santos com 17; em 10º, Fortaleza com 16; em 11º, Athletico* e Ceará com 14; em 13º, Atlético Goianiense* e Grêmio* com 13; em 15º, Corinthians* com 12; em 16º, Coritiba, Red Bull Bragantino e Botafogo* com 11 (mesmo caindo de 4 ontem, o Coxa segue fora dos quatro últimos por ter 3 vitórias contra 2 e 1 respectivas); e em 19º, Goiás*** e Bahia* com 9.

Amanhã, dois jogos atrasados da 1ª rodada: Corinthians x Atlético Goianiense e Botafogo x Bahia. A 13ª rodada chegará no próximo fim-de-semana, com 3 pelejas no sábado: Grêmio x Internacional, Palmeiras x Ceará e BragaBull x Corinthians. As outras acontecerão no domingo: Botafogo x Fluminense, Coritiba x São Paulo, Flamengo x Athletico (tomara que sem público, diferentemente do que na contramão destes tempos pandêmicos de cuidados máximos ainda necessários querem a direção flamenguista e o bispo inelegível), Fortaleza x Atlético Goianiense, Goiás x Santos, Bahia x Sport e, principalmente, Atlético Mineiro x Vasco (este na domênica noturna das 8 e meia).

Despedida sem gol do "Gamalhovic"

A 12ª rodada da Série B começou com CRB e América Mineiro "oxando", neste que foi o último jogo do conterrâneo Léo Gamalho pelo Galo da Pajuçara, do qual está saindo para jogar no Catar. Ela continuará hoje com Avaí x Figueirense, Juventude x Operário, Vitória x CSA, Oeste x Botafogo de Ribeirão Preto, Guarani x Sampaio Corrêa, Paraná x Chapecoense e Cuiabá x Náutico, findando amanhã com Confiança x Juventude e Cruzeiro x Ponte Preta.

À classificação: em 1º, Cuiabá com 22 pontos; em 2º, Paraná e Ponte com 21; em 4º, América com 19; em 5º, Chapecoense com 18 em 9 jogos; em 6º, Vitória, Operário e CRB com 17; em 9º, Juventude com 16; em 10º, Náutico e Brasil ambos com 14 em 10 jogos; em 12º, Avaí com 13; em 13º, Confiança com 11; em 14º, CSA e Figueirense ambos com 10 em 10 jogos; em 16º, Guarani com 9; em 17º, Cruzeiro e Botafogo com 11; em 19º, Sampaio com 7 em 8 jogos (dois adiados por surto de Covid e outro pela final maranhense); e em 20º, Oeste com 6.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Brasileiro Série C Jogão foi esse Santa Cruz x Jacuipense. Os baianos saíram na frente, os pernambucanos viraram, os visitantes reviraram e os donos da casa foram ao 3 x 3 aos 44 do segundo.

Campeonato Paulista Série A2 Continua a definição dos finalistas e dos os novos times da divisão principal em 2021. Hoje tem São Bernardo x São Bento (3 x 0 Bentão na ida) e amanhã tem São Caetano x XV de Piracicaba.

Curtinhas Esportivas

Que coincidência isso... Foi Palmeiras x Flamengo ser realizado e a ação do Sindicato dos Clubes do Rio de Janeiro já "elvis", desistiram da mesma devido à bola rolar no Allianz Parque. Muitos concluíram que ele foi usado como "laranja" rubro-negro para não jogar - mas a coisa não saiu exatamente como imaginado pois o juiz que deferiu a liminar havia proibido o Fla de não só jogar, mas mesmo treinar por 15 dias, o que afetaria a Libertadores.

Por falar em Fla na Liberta... 4 casos de coronavírus no Independiente del Valle. Lá vamos nós de novo...

Jaílson renova com o Palmeiras O goleiro está no clube há 6 anos e permanecerá até o fim do ano que vem.

Luto no Vasco Uma parada cardíaca vitimou aos 83 anos Écio, que abria o marcante meio-campo do time dos anos 50 e 60, pelo qual foi supercampeão carioca e campeão do RJ/SP ambos em 1958 - as famosas linhas de defesa e meia que um que vive repetindo é o Milton Neves: Ita; Paulinho e Bellini; Écio, Orlando e Coronel.

1 mil dias de Ceni no Fortaleza É a marca atingida hoje pelo Rogério, somando as duas passagens e nas quais foi campeão da Série B em 2018 e cearense e nordestino no ano passado.

Goiás trocou de técnico rapidinho Mesmo com 3 jogos sem derrota e saindo da lanterna do Brasileirão, Thiago Larghi foi mandado embora após 6 jogos (só 1 vencido) e 38 dias. O detalhe é que tanto o substituto já estava acertado que Enderson Moreira foi anunciado meia hora após Thiago ser demitido - a não ser que a negociação fosse imediata e mais rápida que uma corrida do The Flash. Convenhamos: não foi isso, mas não foi não.

Presidente do Santos afastado José Carlos Peres tá fora, aprovada que foi por 161 votos favoráveis contra 6 contrários e 9 abstenções a abertura do processo de impeachment dele. Único poupado de todo o corpo diretivo afastado, o vice Orlando Rollo comandará o clube (aliás: que sobrenominho sacanérrimo para este momento, valha-me Senhor amado). Santos, que vinha sendo "presidido" pelo técnico Cuca, conforme palavras do Marinho no "Bem, Amigos!" do SporTV, e que tem como terrível consequência estar proibido de contratar por algumas janelas.

Adversário da Libertadores não tá melhor, não Se José Carlos Peres foi afastado no Santos, Marco Trovato está definitivamente fora do Olimpia, punido para toda a vida que foi pela FIFA. Mandatário dos paraguaios há 6 anos, tomou gancho vitalício por envolvimento em manipulação de resultados entre 2018 e 2019.

Ai, Itália! Ai, Itália! 14 casos de coronavírus no Genoa, entre jogadores e comissão técnica. Bateu aquela preocupação no Napoli, que o abotoou no último domingo por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0. Era só o que faltava.

Arbitragem histórica na Alemanha Será amanhã, no Bayern de Munique x Borussia Dortmund da Supercopa nacional. Bibiana Steinhaus será a primeira mulher a apitar uma decisão masculina no país.

Tampa Bay Lightning campeão da NHL Campeão em 2004 e vice em 2015, o time voltou a faturar a Copa Stanley de hóquei no gelo ao bater o Dallas Stars por 4 jogos a 2, no último deles anotando 2 x 0.

Tênis interminável em Roland Garros A vitória de Lorenzo Giustino por 3 x 2 sobre Corentin Moutet entrou para a história deste Grand Slam por ser seu 2º jogo mais longo na história, com 6 horas e 5 minutos divididas em dois dias. Ficou apenas 28 minutos atrás de Fabrice Santoro x Arnaud Clement em 2004.

Obrigado por tudo, Kaio Márcio! Campeão mundial dos 100 metros borboleta em 2006 e com quatro Jogos Olímpicos disputados, o nadador de 35 anos encerrou sua carreira. Que seja feliz no que fizer.

José Roberto Guimarães no hipismo Aconteceu anteontem, quando o tricampeão olímpico de vôlei e técnico das gurias do Brasil competiu no Brasileiro Masters disputado em São Paulo. Ele ficou em 2º lugar no Master B, para cavaleiros e amazonas acima de 40 anos - Zé Roberto tem 66. Sempre na frente, até fora da quadra.

Força, Carol Solberg! A jogadora de vôlei de praia foi denunciada no STJD pelo grito de "fora, Bolsonaro" após o 3º lugar na etapa de Saquarema do Circuito Brasileiro. Leio no Juca Kfouri que a defesa dela será feita por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, que foi procurado pela mãe dela, a campeoníssima Isabel Salgado. É aquilo que já falei: se antes houve manifestos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro de jogadores da seleção masculina de quadra e nada houve em termos de punição, o mesmo não poderia acontecer agora - e que não passe disso.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Boris Casoy deixa a RedeTV! (tópico das 12:50) Leio no Mauricio Stycer que o âncora foi dispensado pela emissora, que findou seu vínculo, que vinha dos últimos 4 anos, tirado que fora da Bandeirantes para apresentar o "RedeTV! News". Boris teve seu salário reduzido pela metade durante a pandemia e fazia comentários de sua casa desde que tudo começou. Ele pretende se dedicar a um jornal matinal no YouTube a partir de agora.



Rachel Sheherazade fora do SBT E de maneira extremamente deselegante e descortês com quem ali esteve por 9 anos e 7 meses: dispensada por e-mail. Pisada feia demais na bola da emissora que a tornou conhecida nacionalmente após um vídeo dela na TV Tambaú (SBT João Pessoa) com um comentário sobre o carnaval de 2011 viralizar e Silvio Santos se encantar a ponto de contratá-la para o "SBT Brasil". A última aparição dela foi na quinta-feira passada, sem poder se despedir do público no ar. Apresentadora do jornal às sextas nos tempos mais recentes, Márcia Dantas passou a fazê-lo diariamente em dupla com Marcelo Torres. Sei pelo Gabriel Perline que o novo trabalho da Rachel já foi confirmado em menos de um dia: apresentará um programa de debates e entrevistas no portal Metrópoles. Segundo ela, com liberdade total inclusive para criticar o próprio novo patrão, o ex-senador Luiz Estevam (aquele!!!).

Sem debates no SBT A emissora resolveu não fazê-los em primeiro turno nas estações próprias de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém devido à pandemia e ao alto número de candidatos. No segundo turno, sim, haverá debates naquelas cidades que tiverem o referido, já marcados para 21 de novembro.

Com debates na Bandeirantes Estão confirmados os desta quinta-feira, às 22h30, em 16 cidades: São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Presidente Prudente, Rio de Janeiro, Barra Mansa, Belo Horizonte, Uberaba, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Salvador, Natal, João Pessoa, São Luís e Manaus. Além da imagem da Band, muitos destes debates também estarão em som ou pela BandNews FM ou pela Bandeirantes AM (ou AM/FM) local, além do YouTube. Brasília e demais praças sem debate local terão o "Top Cine" até 0h45, com dois filmes tesouradissíssimos - "Medo Sem Fim" e "Sentença de Morte" - ao invés de passarem um só de duração mais longa.

Com debate americano em 4 canais Todos os noticiosos exibirão às 22h de hoje o duelo entre Donald Trump e Joe Biden, que acontecerá em Cleveland e será mediado por Chris Wallace, da Fox News. A Record News terá Heródoto Barbeiro, Rafael Algarte e cientistas políticos. O BandNews contará com Eduardo Castro, Marcello D'Angelo e o embaixador Sérgio Amaral. A CNN vai de Rafael Colombo, Lourival Sant'Anna e a especialista Fernanda Magnotta, tendo um pós-debate com Sidney Rezende e Caio Coppolla. Já a GloboNews fará uma diferenciação daquelas e iniciará o "Jornal das 10" às 21h, tendo no debate Leila Sterenberg como uma das tradutoras, a outra sendo Marita Graça. Um pós-debate contará com Marcelo Lins, Demétrio Magnoli, Guga Chacra e Sandra Coutinho.

As músicas deles não são mais deles Leio no Rogério Gentile que a Justiça de São Paulo rejeitou pedido de Roberto e Erasmo Carlos, que tentaram recuperar a posse de 72 músicas compostas por eles e cujos direitos autorais pertencem à editora Fermata, com a qual contratos foram assinados entre 1964 e 1987. Entre estas canções, "só" clássicas como "A Volta", "É Preciso Saber Viver", "Namoradinha de um Amigo Meu" e "Sentado à Beira do Caminho". Com isso, a Fermata é a dona das músicas e tudo que se arrecada de ECAD com elas vai pra lá e não para Roberto e Erasmo. Aliás, esse lance de ECAD um dia ainda deveria ser melhor explicado e melhor explorado...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Natália Godoy

Natália Godoy, co-apresentadora do "Bom Dia DF" na Globo. A ruiva mais convidativa e charmosa das manhãs dos brasilienses.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 29 de setembro, são estas:

*95 anos do nascimento de Steve Forrest, ator falecido em 2013 e que fez o Hondo na série "S.W.A.T." entre 1975 e 1976 - personagem atualmente defendido pelo Shemar Moore no reboot.

*85 anos do nascimento de Plínio Marcos, dramaturgo falecido em 1999 e autor de peças teatrais como "Navalha na Carne" e "Dois Perdidos Numa Noite Suja", além de ator em novelas como "Beto Rockfeller", escritor de jornais e revistas variados e comentarista de cultura do "Jornal da Manchete - 2ª Edição" nos anos 80 - e como se tudo isso não fosse suficiente, até jogador de futebol ele foi na juventude, na Portuguesa Santista.

*65 anos do nascimento de Ken Weatherwax, ator falecido em 2014 e que fez o Feioso na série "A Família Addams" entre 1964 e 1966.

*55 anos de Péricles Chamusca, técnico campeão baiano de 1995 pelo Vitória, alagoano de 1999 pelo CSA e catarinense de 2010 pelo Avaí, mas especialmente da Copa do Brasil de 2004 pelo Santo André.

*50 anos da morte de Edward Everett Horton, ator nascido em 1886 e que fez filmes como "O Picolino", "Esse Mundo é um Hospício" e "Deu a Louca no Mundo".

*45 anos do coma irreversível que acometia o cantor Jackie Wilson, do clássico "Higher and Higher", que assim permaneceria até morrer em 1984.

*45 anos da primeira estação de televisão dos Estados Unidos pertencente a afro-americanos: a WGPR de Detroit, que durou até 1995.

*40 anos de Zachary Levi, ator que fez o protagonista da série "Chuck" de 2007 a 2012.

*35 anos das estreias de duas séries clássicas: "Amazing Stories", criada por Steven Spielberg e que misturou fantasia, horror, ficção e astros convidados a cada um dos 45 episódios de suas duas temporadas; e "Profissão Perigo", com Richard Dean Anderson interpretando MacGyver por 139 episódios em 7 temporadas.

*35 anos de Dani Pedrosa, ex-piloto da MotoGP, campeão das 125 cilindradas em 2003 e bi das 250 em 2004 e 2005.

*10 anos da morte de Tony Curtis, nascido em 1925 e ator de filmes como "Quanto Mais Quente Melhor", "Acorrentados", "O Homem que Odiava as Mulheres" e "A Corrida do Século", além da série "The Persuaders" entre 1971 e 1972.

Clipe do Dia: Jerry Lee Lewis

Um dos nomes históricos do gênero, a "Fera do Rock" chega aos 85 anos. Vamos de "Great Balls of Fire".



Clipe do Dia: Helena Meirelles

Nascida em 1924, uma das melhores instrumentistas não deste país e sim do mundo todo - reconhecida assim internacionalmente - nos deixou há 15 anos hoje completados. Fique com uma preciosidade de 1994, diretamente do "Viola, Minha Viola" da TV Cultura: sua belíssima violada para "Araponga e Rosa".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 142 mil dos mais de 4 milhões e 700 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.