Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 27 de setembro de 2020
Sampaio campeão (ou: logo agora perder, Moto?)



Ao marcar 2 x 0, o Sampaio Corrêa não só conquistou seu 34º título maranhense na 100ª edição do torneio, como impôs ao Moto Club sua única derrota na competição. Isso que é brabo, eh, eh... Um time fica o campeonato inteiro invicto e perde logo na hora que não poderia. Eu posso com isso??? (rs) Campeão pela vez última em 2017, o Sampaio é o penúltimo da Série B com 7 pontos, só não sendo o lanterna pois o Oeste tomou fumo diante do Vitória. Seu jogo pela 11ª rodada, contra o Náutico, foi adiado. Nesta terça, pela 12ª, ele visitará o Guarani.

Curtinhas Esportivas

Vai sair Palmeiras x Flamengo ou não? Quando publico esta coluna (1 da tarde), tá suspenso devido a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. Mas a CBF teima em querer que a bola role. Até 4 da tarde, capaz de dar alguma novidade - se é que nas próprias 4 da tarde não periga surgir um fato novo.

Los Angeles Lakers na final da NBA Com 117 x 107, fechou em 4 x 1 a final do Oeste contra o Denver Nuggets, vai pra decisão após 10 anos e agora espera o campeão do Leste. Se o Miami Heat ganhar hoje, a finalíssima começa na quarta. Dando Boston Celtics, 7ª e última partida na terça e finalíssima na sexta.

Ficou para dia 11 o recorde de Lewis Hamilton Punido em 10 segundos por treinar a largada no lugar errado antes do alinhamento para o grid, ele precisou de uma corrida de recuperação para ir do 11º ao 3º lugar na Rússia, atrás de Max Verstappen e do ganhador da prova, Valtteri Bottas, que soltou os cachorros pra cima de todo mundo no rádio após a bandeira quadriculada. A próxima prova será o GP do Eifel, na Alemanha. A corrida de hoje teve Kimi Raikkonen terminando em 14º e igualando Rubens Barrichello como maiores largadores (322 GPs).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Debate drive-in na Rádio Gaúcha Será amanhã, das 8h10 às 10h30, com 13 candidatos à prefeitura de Porto Alegre dentro de seus carros no estacionamento da sede da emissora e do jornal Zero Hora, com o mediador Daniel Scola (apresentador do "Gaúcha Atualidade") direto do Estúdio Móvel no mesmo local. A ideia foi sugerida pelo coordenador de engenharia de rádios da RBS, Carlo Vinhol, que a teve depois de uma noite mal dormida, quando quebrava a cabeça pensando em como seria feito o debate com as impossibilidades da presença física em termos de coronavírus por causa do alto número de candidatos e dos assessores que cada um costuma ter (neste formato, só um poderá estar presente), além da instabilidade que a "maravilhosa" internet brasileira fornece para fins de videoconferência. O debate terá não apenas áudio, mas também imagem através do portal GaúchaZH.

Já é amanhã a estreia de "Opinião no Ar" A RedeTV! antecipou em uma semana o novo programa das 11h45 às 13h, que terá dois novos contratados ao lado da Amanda Klein - era um, agora são dois: o apresentador Luís Ernesto Lacombe, visto por último no "Aqui na Band", e o debatedor Sílvio Navarro, ex-Rádio Jovem Pan. O "Opinião no Ar" terá debates sobre assuntos do momento e pegará o horário que era do "Tricotando", cujas fofocas passarão a entrar às 10h45, faixa da qual sairão em breve pois vem aí o novo programa da Claudete Troiano.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Revisitando a semana na "24 Horas"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

20 de setembro Cruzeiro freguês do futebol alagoano; e a falta de cuidado com os arquivos televisivos.

21 de setembro Atlético Mineiro líder com 3 gols do Keno; surto de Covid-19 no Flamengo; Heloísa Villela trocando a Record pela CNN; Mariana Godoy estreando na Bandeirantes; e "Schitt's Creek" fazendo história no Emmy.

22 de setembro Tensão para o Flamengo no Equador; Imperatriz jogando com calções emprestados pelo adversário; aglomeração em barco de torcedores do Internacional; mexe-mexe nos jornais da Globo Nordeste; Roberto Cabrini saindo do SBT; "Lei & Ordem - UVE" dando 6 pontos à Band em Porto Alegre; e "Clipe do Dia" com Gonzaguinha.

23 de setembro A vitória do Flamengo em meio a muitos problemas; a derrota do São Paulo, que "ganhou o 2º tempo"; querer 30% de público nos estádios é piada de mau gosto; Fernando Zanuzo na Jovem Pan Serra Gaúcha; e "Clipe do Dia" com Ray Charles.

24 de setembro Grêmio chegando a 10 Grenais sem derrota; preocupação com o Palmeiras x Flamengo de domingo; a morte de Gale Sayers; CBN salva ouvinte que pensou em se suicidar; SCC SBT uniformizou de Grenal os apresentadores do "SBT Meio-Dia"; "Clipe do Dia" póstumo para Gerson King Combo; e a "Bela do Dia" arrasou ao imitar Joelma na Rede Vida.

25 de setembro Santos a um empate das oitavas da Libertadores; Atlético Goianiense fechando os times das oitavas da Copa do Brasil; governo do RJ "querendo" piorar a pandemia ao liberar público nos estádios; a morte de Miguel Vaccaro Netto; "Ghost" no "Corujão" de quarta para quinta; e "Clipe do Dia" com Zucchero.

26 de setembro Cruzeiro namorando a zona de risco ao perder pro Avaí; a projeção da 12ª rodada do Brasileirão; o gol pós-apito final que deu a vitória ao Manchester United; Júlio Ribeiro apresentará um novo programa na Rádio Guaíba às 13h; domingo sem "Globo Rural" devido à Fórmula 1; e "Clipe do Dia" com Gal Costa.

Bela do Dia: Iara Maggioni

Iara Maggioni, repórter da CNN em Curitiba. Doçura simpática que sabe tudo das araucárias.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste domingo, 27 de setembro, são estas:

*100 anos do nascimento de William Conrad, ator falecido em 1994 e que fez o detetive "Cannon" de 1971 até 1976.

*55 anos de Steve Kerr, técnico campeão da NBA de 2015, 2017 e 2018 pelo Golden State Warriors e ex-jogador 5 vezes campeão (tri pelo Chicago Bulls e duas pelo San Antonio Spurs).

*55 anos de Sofia Milos, atriz que fez a Yelina Salas em "CSI: Miami". Ou seriam 51? Há várias fontes dando as duas idades para ela. Pelo sim, pelo não, fica o registro.

*35 anos de Vinícius Pacheco, jogador da Portuguesa da Ilha do Governador e campeão brasileiro e duas vezes carioca pelo Flamengo.

*30 anos de André, jogador do Gaziantepspor e campeão por Santos (uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e um Paulista), Atlético (uma Copa do Brasil e dois Mineiros), Sport (um Pernambucano) e Grêmio (um Gaúcho).

*15 anos da morte de Ronald Golias, humorista nascido em 1929 e um dos gênios do ofício com personagens hilários como Bronco, Pacífico, Profeta e Bartolomeu Guimarães em programas como "Praça da Alegria", "Família Trapo", "Bronco", "A Praça é Nossa", "A Escolinha do Golias" e "Meu Cunhado" em canais como Record, Globo, Band e SBT. Fez ainda filmes, um deles sugestivo: "O Homem que Roubou a Copa do Mundo", de 1961, onde ele e Grande Otelo eram detetives que investigavam o sumiço da Jules Rimet - que seria verdadeiro 22 anos depois.

*10 anos da morte de Mário Tupinambá, humorista nascido em 1932 e intérprete do Bertoldo Brecha ("camarão é a mãe!") por 4 décadas na Globo e na Record em programas como "Chico City", "Escolinha do Professor Raimundo" e "Escolinha do Barulho".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 141 mil dos mais de 4 milhões e 700 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.