Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 26 de setembro de 2020
Cruzeiro namorando a zona de risco



Não há como não ficar espantado mais e mais com o apequenamento dele dentro de campo numa Série B onde era para ser protagonista do bem e tá virando protagonista do mal ao flertar alucinadamente com a zona do rebaixamento. Mesmo vindo de 4 fracassos seguidos e do último deles ter sido uma sapatada de 5 gols na derrota mais elástica em sua Ressacada nos últimos 17 anos, o Avaí contou com o retrospecto do confronto a favor e o 1 x 0 a 10 minutos do fim bastou para ter agora 8 duelos de invencibilidade ante os mineiros - tudo bem que 6 deles empatados, mas é fato que a Raposa (que só somou 5 dos últimos 24 pontos) não bate o Leão da Ilha desde um 5 x 0 em 2011.

A preocupação desta 11ª rodada passa a ser torcer para não acabá-la entre os quatro últimos. Um pouco de sorte já veio em Ribeirão Preto, quando mesmo tendo um jogador a mais desde 1 minuto de bola rolando, mesmo assim, o Botafogo tomou 2 x 1 do CRB - com mais um do Léo "Gamalhovic", 18º no ano - e chegou à 4ª derrota seguida. Neste sábado, Cruzeiro secando o Guarani visitando o Figueirense, o CSA recebendo o Juventude e o Oeste desafiando o Vitória. Uma secada já falhou pois o Bugre ficou no 2 x 2 com o Figueirense, que tinha 2 gols de desvantagem. Apesar da entregada de rapadura dos paulistas, o empate bastou para superarem os mineiros.

Ontem ainda, Chapecoense e América Mineiro "oxaram". O sábado tem ainda o Brasil de Pelotas recebendo o Paraná. Falarei mais sobre isso na coluna deste domingo, dia de rodada findada à noitinha com Ponte Preta x Confiança e dia no qual já saberemos se o Sampaio Corrêa terá vencido ou não a final maranhense contra o Moto Club nesta noite (o 0 x 0 da ida faz com que nova igualdade resulte em chutes livres a 11 passos da marca fatal).

Palmeiras x Flamengo monopoliza as atenções

A expectativa sobre o jogo acontecer ou não amanhã marca esta 12ª rodada do Brasileirão. Expectativa deveria ter pelo dentro de campo, pelos duelistas estarem aproximados nas primeiras posições (mandantes com 18 pontos em 4º lugar e visitantes com 17 na 6ª posição), os paulistas invictos há 17 jogos gerais (9 empatados) e batidos só em duas nas 32 atuações da temporada (metade delas vencida), e os cariocas sem empatar há 7 jornadas (5 exitosas), um duelo que no ano passado fez o Mengão causar as quedas de dois técnicos do Verdão, Luiz Felipe Scolari primeiro e Mano Menezes depois. Porém, o surto de Covid-19 no rubro-negro tem concentrado todas as atenções a respeito da partida. Até a publicação desta coluna, já eram 41 os casos entre jogadores, comissão técnica e dirigentes.

O STJD não atendeu ao pedido dos cariocas e manteve a partida. Diante disso, até um W.O. vira possibilidade, vide declaração do Rodrigo Dunshee ao Fox Sports. Para estimular mais falatório ainda, a estúpida demissão do funcionário Matheus Grangeiro, que cuidava das redes sociais do clube, como se fosse ele o culpado pela exposição dos jogadores sem máscara no avião que lhes trouxe de volta do Equador. É tudo tão sem cabimento que só não é inacreditável pois a sequência de posturas e pensamentos externados pela direção flamenguista desde a explosão da pandemia tornam críveis todos estes acontecimentos. Importante deixar bem claro: não tinha nada que rolar a bola no Allianz Parque. O Flamengo virou um perigo sanitário. Mas é claro que o Palmeiras vai querer que a bola role, até por outras partidas com times de casos de coronavírus em massa não terem sido adiados. Ai, Brasil, que horror isso tudo.

Bem, antes de efetivamente sabermos o que acontecerá no Allianz Parque - e não duvido que na própria hora marcada de 4 da tarde pinte alguma surpresa -, a bola rolará. A dupla Grenal, por ter Libertadores na terça, já vai a campo hoje mesmo. Vindo do Grenal vitorioso que rendeu 10 clássicos de invencibilidade e assim atenuando as queixas por apenas 3 vitórias nas últimas 13 partidas gerais, o Grêmio (12º com 13) visitará o líder Atlético Mineiro (1º com 21), que também quer um 10 pra chamar de seu - um 10 de 10ª vitória seguida no Mineirão. O desempenho dos comandados de Jorge Sampaoli é excelente: 6 vitórias nas últimas 7 atuações e nenhum empate nos últimos 15 compromissos (12 vencidos). Contando Santos e Galo, este será o 20º mando de campo dele na Série A, dos quais 14 triunfantes. Só uma baixa - e para quem? Pois é: para Renato e seus Blue Caps, 3 x 0 ano passado em Santos.

Antes disso, tem um Internacional (2º com 20) x São Paulo (3º com 18) que opõe derrotados desta semana no torneio continental. O Colorado vem de 3 derrotas nas últimas 4 jornadas, duas delas seguidas na Série A, e é incrível como não tem jeito de acabar a tal nhaca em Grenais. Some a isso uma eleição presidencial em breve e a turbulência política explodiu de vez no Gigante, sendo reflexo dela as 5 saídas no departamento de futebol, dentre as quais a do vice Alessandro Barcellos, que consta que será candidato opositor. Do lado tricolor, a coisa não melhora nada. Fernando Diniz completará amanhã 1 ano da estreia no clube, mas fechará 1 ano em sua casamata? Contestado ele é há um tempão pela preferência de jogo que não surte efeito e não traz resultados, embora seja colírio para os olhos dos teóricos. São 4 fracassos seguidos e apenas uma vitória nas últimas 6 presenças.

Também atuante na terça pela Libertadores, o Athletico Paranaense (15º com 11) receberá o Bahia (19º com 9). Mesmo mal no Brasileirão, o Furacão está em ascendente: 3 vitórias consecutivas gerais, 4 partidas de invencibilidade e só uma derrota nas últimas 6. Também isso dificulta a vida do Esquadrão de Aço, que ficou 1 semana e meia sem jogar devido à antecipação da derrota pro Corinthians. Vindo de 3 derrotas seguidas, não ganha há 8 jogos (2 empatados). Amanhã tem matinê para Vasco (5º com 17) x Red Bull Bragantino (17º com 10). Eliminado da Copa do Brasil, o Cruzmaltino não vence há 3 partidas, faturou só uma das últimas 5 e triunfou apenas 2 vezes nos últimos 8 compromissos (metade perdida). Já o BragaBull vem da 1ª vitória depois de 7 insucessos (dos quais 4 perdidos).

Quando a noite chegar amanhã, o Atlético Goianiense (14º com 12) terá mais um carioca pela frente. Será o Botafogo (18º com 10) sua próxima vítima, Sílvio de Abreu? O Dragão não empata há 5 jornadas, das quais 3 vitoriosas, enquanto o Glorioso empatou 5 de seus últimos 7 duelos (ganhando um e perdendo outro). Simultaneamente, o Ceará (11º com 13) terá como desafiante o Goiás (20º com 8). Vindo da goleada sobre o Brusque na CB, o Vozão tem 3 sucessos nas últimas 4 jornadas e não empata há 12 jogos (7 vencidos). Sem jogar há duas semanas por adiado para dia 13 o compromisso contra o Flamengo, o Verdão do Cerrado vem da 1ª vitória após 4 fracassos.

No horário nobre, o Santos (8º com 16) encarará o Fortaleza (9º com 15) após ficar a um empate das oitavas continentais. Invicto há 7 partidas (4 empatadas) e batido só em duas das últimas 11 atuações (5 vencidas), o Peixe terá pela frente um Leão do Pici invicto há 3 compromissos (2 vencidos) e derrotado só em dois dos últimos 9 jogos (4 vencidos). Iniciada na última quarta com o 1 x 0 do Sport (7º com 17) diante do Corinthians (13º com 12), esta rodada acabará depois de amanhã com o Fluminense (10º com 14) recebendo o Coritiba (16º com 11). Aliás: vem aí mais uma bronca grossa porque o Flu também tá com Covid-19 em massa, 9 casos confirmados hoje.

O 1º gol pós-apito final que se tem notícia



Aconteceu hoje na Inglaterra. Brighton x Manchester United terminou 2 x 2. Só que todo mundo teve que voltar. O VAR chamou. Pênalti. Bruno Fernandes cobrou e fez 3 x 2 pro United. Para tudo na vida existe uma primeira vez. Inclusive para um gol pós-apito final. O jogo só acaba quando termina? Depois de hoje, não mais. De quebra, o Brighton acertou 5 vezes a trave do Manchester. Pareceu Ituano 2 x 0 Santos em 2009, o Peixe mandou 6 na trave.

Curtinhas Esportivas

Público nos estádios A CBF é contra isso no Rio de Janeiro antes dos outros estados, disse Walter Feldman ao GE. Isto causaria um "desequilíbrio inaceitável" no Campeonato Brasileiro. Não só esta é uma verdade, como tem outra: a pandemia não acabou, pombas!!! Tem 1 mil pessoas em média morrendo todos os dias, milhares de contaminados... A vida não voltou ao normal, seus negacionistas do cacete!!! Não consigo falar sobre isso com calma.

Brasil nas Eliminatórias Com Matheus Cunha, do Hertha Berlim, substituindo Gabriel de Jesus por lesionado em jogo do Manchester City diante do Wolverhampton na segunda passada, os primeiros jogos têm árbitros definidos: Brasil x Bolívia com o uruguaio Leodán González e Peru x Brasil contará com o chileno Jylio Bascuñán.

Pacheco não foi convocado O atacante do Fluminense ficou de fora da lista definitiva do Peru para enfrentar Paraguai e Brasil. Inicialmente se tinha ele como convocado, mas depois não foi bem assim.

Cazares é do Corinthians Contratado até o ano que vem o meia-atacante do Atlético Mineiro.

Patrocínio sexual na Holanda O Emmen terá em seu uniforme o patrocínio master da EasyToys, que comercializa brinquedos sexuais. Faz sentido. Emmen lembra hímen, tá tudo em casa. (perdão, não resisti)

Vai começar Roland Garros Com no máximo 1 mil torcedores por quadra, o Grand Slam vencido por Ashleigh Barty e Rafael Nadal no ano passado terá sua chave principal disputada a partir de amanhã.

Lewis Hamilton igualará Michael Schumacher? Se faturar o GP da Rússia, chegará a 91 vitórias na Fórmula 1.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Rádio Guaíba contratou Júlio Ribeiro O comandante da Revista Press e organizador do neste ano virtual e televisivo Prêmio Press há anos vive participando como convidado especial de diversos programas de rádio em variadas emissoras, na maioria das vezes dos jornalísticos políticos e algumas vezes dos futebolísticos enquanto torcedor do Inter, mas desta vez será apresentador pra valer, voltando a um veículo no qual já esteve entre as décadas de 1980 e 1990 na Pampa e na Bandeirantes. A partir de data a definir na metade do mês que vem, ele estreará um programa das 13h10 às 15h, cujo título José Luiz Prévidi afirma no seu blog que será "Boa Tarde, Brasil" - o que vai ao encontro do que Júlio diz que fará na atração: algo de âmbito nacional, que repercuta no país todo. Isso fará o "Esfera Pública", no ar neste horário desde que estreou no fim de março de 2010, passar a ir ao ar das 15h às 16h.

NSC retoma os jornais localizados A partir de depois de amanhã (mas dá no mesmo dizer segunda-feira), o "Jornal do Almoço" voltará a ter os habituais segmentos regionalizados de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma após 6 meses de transmissão em rede total devido à pandemia do coronavírus.

Isso a InterTV Alto Litoral não mostra! Ana Paula Mendes já tem uma cara de sapeca simpática ao natural, mas ressaltou isso por A + B = C e todo o restante do alfabeto em vídeo de bastidor fora do ar que compartilhou no Instagram. A lindindona paulista apresentadora do "RJInterTV - 1ª Edição" estava ao lado do apresentador esportivo Leandro Santiago e resolveu dançar a música do Tchan, coreografada e tudo mais. Não foi ao ar na televisão em si, mas nem por isso deixamos de ver por ela mesma vazar as imagens, eh, eh... A guria leva jeito!



Domingo sem "Globo Rural" não é domingo A frase dita sempre pela Helen Martins nas redes sociais, adotada após um telespectador dizê-la, será colocada à prova amanhã, já que nem ela, nem Nelson Araújo, nem Vico Iasi e nem a "musa-mor" Cristina Vieira estarão no ar. O programa excepcionalmente não será transmitido devido ao Grande Prêmio da Rússia, marcado pras 8h10 e que receberá do "Auto Esporte". Domingo raro.

E o 2º "Globo Repórter" sobre a TV no Brasil? Em termos de abrangência de destaque a várias emissoras foi muito melhor que o 1º, com destaques para produções como "Jovem Guarda" na Record, "CQC" na Bandeirantes, "Pânico" na RedeTV! e "Carrossel" no SBT, além naturalmente das próprias - teve até destaque para produções estrangeiras, como "Família Addams", "Chapolin" e "Chaves" (imagens creditadas ao Multishow). Porém, foi uma colcha desgovernada de retalhos, muitas citações sem maiores contextualizações e explicações. Em grande parte pareceu ter sido um programa re-editado para dar um "cala a boca" em quem criticou o caráter muito "eu me amo, eu me adoro" da semana anterior, especialmente por desta vez terem colocado alguns trechos do "Casseta & Planeta Urgente", cujos ex-integrantes Hélio de La Peña e Cláudio Manoel protestaram na vez anterior por ter ficado ausente. Dava pra ser melhor. Produção em si por produção em si, a Cultura tá bem na frente com seu "Os Campeões de Audiência".

Sílvia Abravanel saiu do "Bom Dia & Cia." Leio no Notícias da TV que ela não voltará mais a apresentar o infantil do SBT, que tá contendo o máximo que pode de despesas e que resolveu terminar de vez com a parte ao vivo que ela fazia, mantendo somente os desenhos animados, já que a audiência continua boa mesmo assim.

RedeTV! condenada? Mas ela nem tem culpa, ora É uma história estranha que li no Notícias da TV: depois de 7 anos, o funkeiro MC Amilcka conseguiu vitória judicial na 3ª Vara Cível da Comarca de Niterói contra a emissora, que deverá indenizá-lo por 250 mil mangos e mais correção a partir da data da sentença, fora custos do processo e honorários dos advogados. Causa, motivo, razão e circunstância: tocar sem seu consentimento a música "Som de Preto" no 6º episódio do 5º ano de "Dexter", série que o canal aberto transmitiu há muitos anos e já encerrada. O que ficou estranho é a ação ser contra a RedeTV!, como se tivesse sido ela a tocar a música numa cena desta série.

Pontos importantes nesta história Primeiro: "Som de Preto" toca no episódio em si, tendo sido incluída pela própria série na versão original do episódio estreado em 31 de outubro de 2010 pela Showtime nos EUA - e isso tanto foi atestado na própria época que, 4 dias após a exibição, a cena foi postada no YouTube. E segundo: "Everything Is Illuminated" não passou na RedeTV!, que transmitiu "Dexter" até 2012 e não com o referido 5º ano e sim somente nas primeiras 3 temporadas, cada uma passando 3 vezes - só se a cena passou em outro programa da emissora, mas aí a culpa não é dela por tocar a música por presente que está no episódio em si, o que ontem mesmo tuiteiros destacaram que pode ser notado em plataformas virtuais que têm a série, como GloboPlay e Amazon. Além disso, por qual motivo a ação ser de 2013 se o episódio com a música passou no final de 2010? Dúvidas que ficam.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Valéria Almeida

Valéria Almeida, repórter dos matinais de variedades da TV Globo e colunista da Rádio CBN. Li na Cristina Padiglione que ela cobrirá as férias da Michelle Loreto na apresentação do quadro "Bem Estar", tanto no "Encontro com Fátima Bernardes" quanto no "É de Casa". Mais uma bela novidade a conferir.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 26 de setembro, são estas:

*200 anos da morte de Daniel Boone, caçador nascido em 1734 e que foi retratado em série de 1964 até 1970, com Fess Parker a interpretá-lo.

*80 anos do nascimento de Cláudio Marzo, ator falecido em 2015 e atualmente revisto no Viva como Rafael em "Mulheres Apaixonadas", além de fazer dezenas de novelas em diversos canais, como "Irmãos Coragem" (Duda) na Globo e "Pantanal" (José Leôncio e Velho do Rio) na Manchete, fora filmes como "O Homem Nu".

*60 anos do 1º debate presidencial da televisão dos EUA, na CBS, com John Kennedy vs. Richard Nixon.

*50 anos de Etcheverry, ex-jogador campeão da Concacaf pelo DC United e que jogou a Copa do Mundo de 1994 pela Bolívia, da qual foi no ano anterior "o cara" na 1ª derrota do Brasil em Eliminatórias.

*50 anos de Pachequinho, ex-jogador do Coritiba e técnico campeão paranaense de 2017 por ele.

*45 anos de Shirlei Paravisi, apresentadora do "Jornal do Almoço" na RBS TV de Caxias do Sul e ex-repórter da matriz de Porto Alegre.

*10 anos da estreia de "Downton Abbey", série inglesa que durou 52 episódios em 6 temporadas.

*10 anos da morte de Gloria Stuart, atriz nascida em 1910 e pessoa mais velha a ser indicada ao Oscar (tinha 87 anos) pela atuação como Rose velhinha em "Titanic", seu primeiro filme depois de 8 anos.

Clipe do Dia: Baden Powell

Nascido em 1937, um dos maiores violonistas da história não apenas deste país, mas do mundo inteiro por internacional que foi, nos deixou há 20 anos. Saboreie abaixo "Manhã de Carnaval", gravação de 1970.



Clipe do Dia: Bryan Ferry

Vocalista da Roxy Music, que trouxe temaços como "More Than This", o hoje aniversariante de 75 anos tornou eterna uma das canções mais sensuais e sexuais de todos os tempos. Quem escuta "Slave To Love" sem lembrar de Kim Basinger deliciosa em "Nove Semanas e Meia de Amor" ou não bate bem da cabeça ou, em segunda e aceitável hipótese, recorda mais é do Nei Paraíba por culpa de Tiago Leifert e Leonardo Bianchi. (risos)



Clipe do Dia: Gal Costa

Também é sábado de celebrar os 75 anos de uma das mais lindas vozes da história da nossa música, cantora magistral de dezenas de canções maravilhosas, das agitadas como "Festa do Interior" e "Balancê" às delicadas como "Dom de Iludir" e "Chuva de Prata". Essas e muitas outras certamente estarão na apresentação especial ao vivo que passará na TNT às 10 da noite de hoje. Por ser uma canção que infelizmente se mantém atualíssima mesmo depois de 3 décadas, num sinal de que não evoluímos em grande escala a esse ponto, trago aqui a icônica "Brasil", tema de abertura da novela global "Vale Tudo", em marcante apresentação da turnê "O Sorriso do Gato da Alice", de 1994.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 141 mil dos quase 4 milhões e 700 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.