Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 17 de setembro de 2020
Positivismo vermelho, negativismo azul



O Grenal da Libertadores promete muito após os jogos de ontem pela 3ª rodada do Grupo E. O Internacional fez um 1º tempo muito bom e abriu 3 x 1 de frente com direito a dobra do Abel Hernández e um do Boschilla, mas o América de Cáli encostou e empatou na 2ª etapa. Os gaúchos não tinham sido vazados nos 6 jogos anteriores e só agora tomaram 3, um sinal de alerta para Eduardo Coudet corrigir pensando na quarta que vem. A salvação veio com outra dobra, agora do Boschilla, na troca do sinal amarelo para vermelho (tal qual o Athletico diante do Jorge Wilstermann), um 4 x 3 onde não faltou emoção à toda prova e que devolveu a alegria aos vermelhos, perdida na derrota pro Goiás e no empate com o Bahia - desta vez, gol na finaleira foi positivo. O Colorado completou 20 jogos sem derrota no Beira-Rio pela competição, marca vinda desde 2012 e que igualou a obtida de 2006 até 2011.

Já o Grêmio, bom... 2 vitórias nas últimas 13 partidas. Tá bom ou quer mais? Que coisa horrível contra a Universidad Católica. Não que o time ande bem, o próprio dado que citei atesta que não. Mas ontem foi pior do que vinha sendo. Um mísero chute no gol em 100 minutos. Pra piorar a vida de Renato Portaluppi e seus Blue Caps, Geromel saiu lesionado - e, como que necessariamente atrelado a isso, os 2 x 0 foram anotados em sequência logo depois disso, com direito a Pinares chapelando Vanderlei, o que ofereceu requintes de crueldade a uma derrota que fechou com chave de lata uma semana que começou frustrante com toda a expectativa criada em torno da tal contratação do Cavani, que diziam que seria anunciada na festa de aniversário, o que acabou não acontecendo. O Inter foi aos 7 pontos e o Grêmio ainda está em 2º mesmo parado nos 4 pois o América estacionou nos 3 e recém a eles chegou a "PUC do Chile".

O Tricolor ainda perdeu uma escrita que vinha desde os 2 x 1 de 1983: ser o único brasileiro a ganhar do Bolívar em La Paz pela Libertadores. O Palmeiras conseguiu isso ontem com o mesmo escore, com direito a um gol fantástico de Gabriel Menino, um chinelaço maravilhoso no ângulo que lembrou aquele do Cleiton Xavier contra o Colo-Colo em 2009. Os paulistas emendam 3 vitórias nas 3 primeiras partidas do certame, algo que não acontecia desde o 1968 no qual foi vice-campeão. Com 100% no Grupo B, voltará a ser visitante na quarta que vem, contra o Guaraní. Hoje, o São Paulo receberá o River Plate pelo Grupo D. Invicto contra argentinos no Morumbi pelo torneio (10 vitórias e 1 empate, justamente o da eliminação pro Talleres na pré-grupos do ano passado), liderará a chave se ganhar e seguirá fora da zona de classificação se empatar, já que ele e o River têm 3 pontos, mas os argentinos já tem saldo melhor.

Também hoje, o Grupo A terá os co-líderes em confronto, 6 que são os pontos do Flamengo e do mandante Independiente del Valle. Ainda terá aquele Libertad x Boca Juniors polêmico devido à viagem dos argentinos com jogadores infectados pela Covid-19, o que revoltou os paraguaios. Outra partida desta quinta é Racing x Nacional do Uruguai, que teria arbitragem brasileira - teria, pois Anderson Daronco, o 4º árbitro Bruno Arleu e os bandeirinhas Fabrício Vilarinho e Rafael Alves estão com coronavírus.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Brasileiro A 11ª rodada foi aberta pelos 3 x 2 do Corinthians sobre o Bahia - e que, pelo amor de Deus, não me venha alguém dizer que "as agressões no aeroporto deram certo". Não, isso não. O fato de ganhar um jogo não dá razão ao que aconteceu e não torna aquilo justificável, deixar isso mais claro e cristalino do que a água que bebemos (mineral, de preferência). Os comandados do interino Coelho foram pro 11º lugar, com 12 pontos, enquanto o Esquadrão de Aço está em 16º, com 9 pontos e 2 vitórias. A noite foi muito triste para Mano Menezes, mas não pela derrota e sim pela perda de um parceiro de 10 anos. Um aneurisma cerebral vitimou aos 49 anos o preparador físico Eduardo Silva, que fazia parte da sua comissão técnica fixa. Eles foram bicampeões da Copa do Brasil e mineiros pelo Cruzeiro. Antes, Dudu trabalhou no Internacional por 14 anos e substituiu Paulo Paixão, de cuja equipe já fazia parte, como preparador físico após o título mundial de 2006. Na Série A, o Timão volta a jogar quarta que vem contra o Sport, fora de casa, enquanto o Bahia regressará somente no sábado da semana que vem, visitando o Athletico Paranaense.

Copa do Brasil A ida da 4ª fase teve o Ceará abrindo uma boa vantagem de 2 x 0 sobre o Brusque e o Fluminense contando com uma ajudona do azarado João Victor para fazer 1 x 0 no Atlético Goianiense, além de Ponte Preta e América Mineiro ficarem no 2 x 2. Hoje tem Juventude x CRB e, reprisando o duelo pelo Brasileirão no domingo passado, Botafogo x Vasco.

Campeonato Brasileiro Série B O Cuiabá foi pra vice-liderança com 18 pontos em 9 jogos. Em duelo atrasado da 3ª rodada, fez 2 x 1 fora de casa no CSA, lanterna com 4 pontos.

Campeonato Maranhense Co-lanterna da Bêzona, o Sampaio Corrêa ficou no 1 x 1 com o Juventude pela semifinal e decidirá o torneio em dois clássicos contra o Moto Club, quarta e sábado da semana que vem.

Curtinhas Esportivas

Jogador mata presidente de clube no Paraná Chocante, mas tristemente verdadeiro. José Danilson presidia o Nacional de Rolândia, que estreará sábado na Série D contra a Ferroviária, e tomou 7 facadas. Li no UOL que um funcionário do clube, que não quis se identificar, disse que o tal jogador passou por lá em 2018, saiu e desde então ameaçava o dirigente por não aproveitá-lo. Mamãe dos céus, que história horrorosa. Parece irreal por tão absurda, mas é a vida real. Acusado pelo crime, Vinícius Corsini foi preso pela polícia.

Santos proibido de contratar Li no GloboEsporte que a FIFA puniu o clube, que não poderá contratar por 3 janelas de transferências, devido a um processo do Huachipato, que cobra R$ 3,5 milhões não pagos pela aquisição do Soteldo. Outra punição tinha sido causada por 4,5 milhões de euros não pagos ao Hamburgo por Cléber Reis. Pensei que nada na política do Peixe pudesse ser pior do que a época do finado Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro... mas me enganei feio demais, José Carlos Peres está ainda pior.

Neymar suspenso??? Parei!!! O atacante do Paris Saint Germain foi alvo de racismo do Álvaro Gonzalez, do Olympique, e tomou 2 jogos de gancho pela agressão sequencial. Olha... é o poste mijando no cachorro. Não é possível, gente.

Novo formato no NBB A temporada 2020/2021, sem data de início confirmada ainda, terá os 16 times divididos em grupos com sede única, numa tentativa de evitar deslocamentos em alta escala nestes tempos de coronavírus - afinal, ora bolas, continuamos numa pandemia e, não, a vida ainda não voltou ao normal, diferentemente do que muitos insensíveis, teimosos e desconsiderados querem que seja de novo por não estarem nem aí para os hospitalizados e as vidas perdidas. Mas enfim, os 16 times serem divididos em grupos é só mesmo para fins de realização dos jogos, pois a fórmula não mudará: todos contra todos em ida e volta e os 12 primeiros indo aos play-offs.

Luto no esporte brasileiro Morreu na última segunda Benedicta Souza Oliveira, aos 92 anos. Ela foi a primeira treinadora de atletismo do Brasil, em 1956. Antes disso, estacou-se como velocista e competiu nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948.

Um nocaute na candidatura eleitoral Adriana Araújo era pré-candidata à Câmara de Vereadores de Salvador, mas revelou ao Daniel Fucs no GE que renunciará à candidatura para se dedicar ao boxe profissional nos próximos 2 anos. Dia 4 do mês que vem, ela duelará na Inglaterra contra Chantelle Cameron.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Perdemos Fernando Vieira Perda enorme aqui na aldeia pampeana. Vitimado por um infarto aos 72 anos, teve 5 décadas de carreira na comunicação, iniciada em 1968 na TV Difusora (atual Band RS), na qual ficou 17 anos, depois estando por outros 17 na TV2 Guaíba, na qual apresentava à meia-noite o programa "Zoom". Em seguida foi para a TV Pampa e, nos últimos anos, se dedicava a uma empresa de eventos e à organização da Festa Nacional da Música, da qual foi o criador.

Café com Bobagem na Play FM Leio no TudoRádio que o grupo humorístico terá programa em breve na emissora musical da Band que sucedeu a Trânsito FM em São Paulo. Não tem data de estreia ainda, mas irá ao ar das 12h às 14h, de segunda a sexta. O Café com Bobagem retorna assim ao Grupo Bandeirantes, atuantes que foram há 3 décadas na Bandeirantes FM.

Luto na TV Clube do Piauí O câncer vitimou com apenas 24 anos Kairo Amaral, correspondente da afiliada da Globo no litoral do estado.

Especial imperdível na TV Cultura Passará às 22h15 de hoje o 1º de 3 episódios do especial "Os Campeões de Audiência", dedicado aos 70 anos que a televisão brasileira completará amanhã e que reunirá mais de 70 nomes depondo sobre a história do veículo em nosso país. Uma belíssima chamada rodada nos intervalos traz 5 vozes-padrão divulgando a produção: Alfredo Alves e Helena Santos, da própria Cultura; Carlos Roberto Bem-Te-Vi, do SBT; Dirceu Rabelo, da Globo; e Eloy DeCarlo, da Manchete, cuja trilha da vinheta de início e fim da programação é a que roda ao fundo.

Animal Planet na tela da Band Falei na coluna de ontem sobre a estreia de "Os Encantadores de Pets" neste sábado, às 3 da tarde. Além do César Millan com seu "Encantador de Cães", a atração também exibirá Jackson Galaxy em "Meu Gato Endiabrado". Programas muito legais que muito assisti no canal animal do Discovery. As produções terão apresentação nacional de Jacqueline Sato.

A vida sem "Chaves" não é a mesma, SBT E as reposições dos espaços dele não têm tido vida fácil no tocante ao "Ipobre". Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV História que, já a partir deste fim-de-semana, o "Sábado Animado" será antecipado pras 6h - já tinha sido antecipado pras 7h com o cancelamento de "Patrulha Salvadora", e agora quem dançará é "Big Bang, a Teoria", que recém estava tendo exibida pela vez 1ª em canal aberto a 12ª e última temporada, da qual apenas 3 dos 24 episódios foram ao ar.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bianca Saraiva

Bianca Saraiva, apresentadora do "Jornal da Cidade" na TV Cidade (Record Ceará) - e que fez por alguns sábados o "Fala Brasil" em nível nacional. Uma loira estonteante, que arranca suspiros aos montes da audiência.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta-feira, 17 de setembro, são estas:

*100 anos da fundação da National Football League, inicialmente chamada American Profissional Football Association e fundada por 10 equipes dos EUA.

*90 anos do nascimento de David Huddleston, falecido em 2016 e ator de filmes como "Banzé no Oeste" e "O Grande Lebowski".

*75 anos de Phil Jackson, 13 vezes campeão da NBA, sendo duas como jogador do New York Knicks e as demais como técnico, 6 pelo Chicago Bulls e 5 pelo Los Angeles Lakers.

*70 anos do primeiro jogo do San Francisco 49ers na NFL (perdeu por 21 x 17 pro New York Yanks).

*60 anos de Damon Hill, piloto filho de Graham Hill e campeão de Fórmula 1 em 1996.

*55 anos aos montes: de Alvorada, cidade da Grande Porto Alegre; de Pintado, técnico do Juventude e ex-jogador campeão mundial, bi da Libertadores e 2 vezes paulista pelo São Paulo, de uma Série B e um Paulistão pelo Bragantino e uma Série B e uma Sul/Minas pelo América Mineiro; de César Filho, apresentador do "Hoje em Dia" na TV Record; de Bryan Singer, diretor de filmes como "Os Suspeitos", "Superman, o Retorno" e "Bohemian Rhapsody", além da saga "X-Men"; de Kyle Chandler, ator que fez Gary Hobson em "Edição de Amanhã" de 1996 até 2000; e da série "Guerra, Sombra e Água Fresca", que durou 168 episódios até 1971.

*50 anos em dose dupla: de Edílson, hoje comentarista de "Os Donos da Bola" na Band São Paulo e campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002, além de canecos por Palmeiras (dois Brasileiros, dois Paulistas e um RJ/SP), Corinthians (um Mundial, dois Brasileiros e um Paulista), Flamengo (um Carioca e uma Copa dos Campeões), Cruzeiro (uma Sul/Minas) e Vitória (um Baiano); e do Vasco campeão carioca fazendo 2 x 1 no Botafogo.

*45 anos de Jimmie Johnson, piloto 7 vezes campeão da Nascar.

*40 anos de Millena Machado, hoje apresentadora dos sorteios de prêmios da RedeTV!.

*35 anos em dose tripla: do ex-tenista Tomas Berdych; do ator Pedro Nercessian, que voltará ao ar tanto na Record com a retomada de "Amor Sem Igual" quanto na Globo com a reprise de "A Força do Querer"; e do blecaute que atingiu o DF e 8 estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil (SP, RJ, MG, RS, GO, MS, MT e parte do ES), maior do país até o ainda pior de 1999.

*25 anos de Patrick Mahomes, principal jogador do Kansas City Chiefs campeão do Super Bowl deste ano.

*20 anos da aposentadoria da camisa 13 do jamais campeão da NFL e dono de recordes aos montes Dan Marino no Miami Dolphins.

Clipe do Dia

Uma das minhas cantoras brasileiras preferidas chega hoje aos 65 anos. Marina Lima é um espetáculo em temaços como "À Francesa", "Fullgás", "Uma Noite e Meia" e tantos mais. Mas para destacá-la neste tópico, até por ser o meu signo (e dela também, dããã), pego o clássico que dá título ao seu disco de 1987 e que é a faixa 1 do lado B: "Virgem".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 134 mil dos mais de 4 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.