Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 17 de março de 2020
O coronavírus não para

Copa América e Eurocopa adiadas para junho de 2021.

Técnico do Flamengo, Jorge Jesus, revelando ter contraído coronavírus e contraprova dando "inconclusiva".

Presidente do Internacional, Marcelo Medeiros, com suspeita de ter a covid-19 e à espera de contraprova.

Campeonatos Paranaense, Catarinense, Pernambucano, Baiano, Cearense, Alagoano, Maranhense e Paraense, mais a Copa do Nordeste, todos suspensos.

Campeonatos Goiano, Brasiliense, Sul-Mato-Grossense, Paraibano, Piauiense e Amapaense com portões fechados.

Hertha Berlim de quarentena pois um dos seus jogadores contraiu a covid-19.

Nascar suspensa até o começo de maio.

UFC adiando seus próximos 3 eventos por tempo indeterminado.

Roland Garros adiado de maio a junho para de 20 de setembro a 4 de outubro.

Vice-presidente do Comitê Olímpico do Japão, Kozo Tashima, testando positivo para coronavírus.

O coronavírus não pode ser ignorado. Precisa ser combatido. Todos precisam fazer sua parte. E o esporte não pode ficar à margem disso, como um mundo à parte. Ele é tão mundo quanto aquele no qual todos vivemos.

Curtinhas Esportivas

Campeonato Paulista A 10ª rodada acabou com a viradaça por 3 x 2 do Guarani sobre a Ponte Preta, jejum de 6 dérbis em 8 anos derrubado. Teve confusão entre jogadores no fim, Roger não aceitou bem a derrota e quis ganhar na porrada por não fazê-lo no futebol. A Macaca é lanterna do Grupo A, com 7 pontos e alto risco de rebaixamento. Já o Bugre é o 2º do D com 16, o que deixou o Corinthians com um pé e 4 dedos do outro fora das quartas por ter 11.

Novo diretor de futebol no Cruzeiro Ricardo Drubscky, que dirigia a base, substitui Ocimar Bolicenho.

Tom Brady deixou o Patriots Após 20 anos, ele não jogará mais a NFL pelo time de New England.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Coronavírus afeta emissoras de rádio I Isso já é percebido em diversas a partir desta terça. Aqui em Porto Alegre, a Gaúcha colocou comunicadores idosos para trabalharem de casa na base do "home studio", entre eles Antônio Carlos Macedo e o homem do tempo Cléo Kuhn no matinal "Gaúcha Hoje" e a colunista política Rosane de Oliveira no também matinal "Gaúcha Atualidade". No Rio de Janeiro, a SulAmérica Paradiso FM tirou Roberto Canázio do ar por ele ser idoso e, portanto, no grupo de risco. Jornalismo e música passam a preencher a faixa das 8h às 10h. Os programas "Rio na Palma da Mão" e "Hora do Blush" não terão convidados por enquanto.

Coronavírus afeta emissoras de rádio II Em São Paulo, a Jovem Pan suspendeu a presença de público no "Pânico". A Bandeirantes tem feito muitas mudanças: as transmissões ao vivo pelo YouTube passaram a ser feitas do estúdio clássico e não mais do específico para elas, que é de um tamanho menor. Além disso, o "90 Minutos" tem tido 120 e o jornal "RB News" das 13h foi antecipado para o meio-dia, sendo suspenso o esportivo "De Primeira". Outra: não tem mais entrevistas e colunistas no estúdio até segunda ordem, só via skype ou por telefone.

Pausa para uma movimentação em Santa Catarina Saído há poucos dias da NSC após mais de 40 anos de trabalho desde a antiga RBS, Cacau Menezes é o novo contratado do Grupo ND, no qual estreará no mês que vem tendo 10 minutos diários no "Balanço Geral SC" na NDTV (Record) e coluna de 2 páginas no jornal Notícias do Dia.

Pausa para uma movimentação na GloboNews Seu novo repórter no RJ é Mateus Marques, ex-RBS TV.

Pausa para uma movimentação na TV Brasil Li no Comunique-se que Adalberto Piotto deixou a TV Brasil após 3 anos, nos quais apresentou o "Cenário Econômico", que era feito direto da sede da Bolsa de Valores em SP.

Coronavírus afetou o "Roda Viva" No lugar da cadeira, quem ficou no centro da roda do programa da TV Cultura foi um monitor pelo qual o entrevistado Ciro Gomes participou via vídeoconferência. Ele apresentou febre e gripe, daí não sair de casa por prevenção. Sua entrevista foi realizada via Skype, algo inédito na história da atração.

Coronavírus afetou a TV Record Jornalistas ou idosos ou com vulnerabilidades estão ficando em casa. São os casos de Geraldo Luís e Renato Lombardi, ambos da versão paulistana do "Balanço Geral", que foram substituídos no estúdio por Matheus Furlan - Lombardi tem 74 anos e Geraldo, de 48, é diabético. No "Jornal da Record", Celso Freitas ficará em casa e Sérgio Aguiar forma dupla com Adriana Araújo. Li no Ricardo Feltrin que outro que deverá ser mantido em casa é Percival de Souza, do "Cidade Alerta". Com 76 anos, recém saiu do hospital após problemas no coração. Além disso, sei pelo Flávio Ricco que um editor de imagens do "Câmera Record" foi diagnosticado com coronavírus, tanto que a emissora liberou todos que tiveram contato com ele para tomarem as devidas providências. De lambuja, as gravações da novela "Amor Sem Igual" foram suspensas. Mas "tudo bem", pro Edir Macedo é tudo "coisa de satanás". Queria entender, aliás, por qual motivo ele tem tanto ódio do adorável cãozinho da Dona Clotilde...

Coronavírus afetou a TV Globo A partir desta terça, suspensos os programas "Encontro com Fátima Bernardes" (que justamente ontem completou 2.000 edições) e "Se Joga", igual já é desde ontem com o "Mais Você". Além dos "Bom Dia" locais até 8h30, o "Bom Dia Brasil" passou a entregar às 10h para o novo programa de prestação de serviço "Combate ao Coronavírus", apresentado pelo excelente Márcio Gomes. Depois, jornais locais do meio-dia indo até 13h25, entregando para o "Jornal Hoje", suspenso que está o "Globo Esporte".

Coronavírus afetou as novelas da Globo Gravações suspensas até que a situação normalize um pouco e isso fará com que todas as 4 faixas de produções inéditas tenham reprises em versões compactas, algo sem precedentes na história da emissora. A partir do mês que vem, quando acabar "Toda Forma de Amar", a faixa de "Malhação" terá resgatada a elogiada "Viva a Diferença". Quando "Éramos Seis" acabar, em seu lugar entrará no dia 30 a reprisada "Novo Mundo" (2017). "Salve-se Quem Puder" ficará no ar até o sábado da semana que vem e dará espaço no dia 30 ao repeteco de "Totalmente Demais" (2015). A situação que não é propriamente inédita, mas que é a mais impactante, diz respeito a "Amor de Mãe", que dará um tempo já a partir da próxima segunda-feira, quando a faixa das 21h será preenchida por "Fina Estampa" (2011), do recentemente não renovado Aguinaldo Silva. Será a 3ª vez que o "Jornal Nacional" será sucedido por uma reprise na grade de programação e não por uma trama inédita. Em 1975, um compacto de "Selva de Pedra" preencheu por 3 meses a faixa das 8 no lugar da censurada "Roque Santeiro" até que a emergencialmente providenciada "Pecado Capital" pudesse ir ao ar. Já em 1983, a morte de Jardel Filho abreviou o fim de "Sol de Verão" e, como a sucessora "Louco Amor" ainda não tinha uma frente que permitisse a antecipação da estreia, as 3 semanas necessárias para a mesma foram preenchidas pelo compacto de "O Casarão".

Léo Dias censurado? O responsável pelo "TV Fama" deu a entender isso pois participava ontem do programa da RedeTV! e por duas vezes tentou falar que faltam mais negros na emissora. Em ambas, o link caiu. Disse ele no Twitter que ninguém vai calá-lo pois um dia já falou mal do SBT na frente de Silvio Santos. É que o "Patrão", bem ou mal, é o "Patrão". Com Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, a coisa parece ser diferente.

Novo programa no Discovery Home & Health Dia e horário ainda não são anunciados, mas chamadas já destacam que vem aí a estreia da nova versão do programa de reformas de casas "Extreme Makeover - Reconstrução Total", que teve o comando de Ty Pennington em 10 temporadas de 2003 até 2012 e cuja equipe contou no 8º e no 9º anos com a designer Jillian Harris, hoje estrela do "Ame-a ou Deixe-a: Vancouver". A nova versão estreou nos EUA há 1 mês e tem apresentação de Jesse Tyler Ferguson, o Mitchell Pritchett da série "Família Moderna". O programa tem como característica escolher uma família que viveu ou vive uma tristeza ou uma dificuldade enorme e, para torná-la feliz novamente, botar abaixo sua casa e fazer uma totalmente novinha num espaço de apenas 7 dias.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia: Elis Regina

Partida em 1982, ela nasceu há 75 anos completados nesta terça-feira. A "Pimentinha" jamais saiu e jamais sairá de nossas memórias e de nossos corações. Foram apenas 36 anos, mas ela viveu tanto estes 36 anos, mais do que muita gente viveu o dobro. A TV Cultura faz neste dia uma programação noturna dedicada a ela, que inclui uma entrevista com João Marcello Bôscoli para Marcelo Tas no "#Provoca" às 22h15, o especial "Elis 75 - Transversal do Tempo" às 22h45 (com participações do João e de Pedro Mariano e Maria Rita) e a reapresentação de sua última entrevista à 0h45, no "Jogo da Verdade" de 1982, para Salomão Ésper, Zuza Homem de Mello e Maurício Kubrusly.

É muito difícil separar apenas 5 canções que ilustrem a obra de Elis Regina pois gosto, no mínimo, de umas duas dezenas delas. Mas tentarei fazer um ilustrativo razoavelmente abrangente, embora impossível por tantas as maravilhas com as quais nos brindou. Uma delas veio em 1972 e é de suas interpretações mais cortantes e emocionadas: "Atrás da Porta", de Chico Buarque e Francis Hime. Várias vezes, ao vivo, ela desabou no choro ao cantá-la.



Passo para 1974 e a espetacular "Águas de Março" em divino dueto com o autor Tom Jobim para o disco gravado por ambos, cujos bastidores renderam um inesquecível especial exibido à época pela TV Bandeirantes.



Em 1976, sua magnífica interpretação deixou ainda maior uma canção já naturalmente grandiosa de Belchior, que infelizmente tem muito de sua letra ainda hoje atualíssima: a magistral "Como Nossos Pais".



Outro tema antigo na realização e ainda hoje atual em muito do que canta é outra preciosidade que Elis deixou ainda maior do que João Bosco e Aldir Blanc já a fizeram. "O Bêbado e a Equilibrista" é uma pérola de 1979.



A última que destaco teve sua gravação definitiva trazida quando já não tínhamos mais Elis entre nós: 1984. A voz dela em 1976 foi adicionada a uma base instrumental bem oitentista e rendeu um belo resultado final de "Para Lennon e McCartney", musicaço dos mineiros Fernando Brant, Márcio Borges e Lô Borges.



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As desta terça-feira, 17 de março, são estas:

*80 anos do Estádio Presidente Vargas de Campina Grande.

Bela do Dia: Carla Bridi

Carla Bridi, repórter da CNN Brasil. Ela cobria política e mundo para o jornal O Estado de S.Paulo e passou antes pelo BandNews TV. Que moça lindíssima.

*65 anos de Gary Sinise, ator indicado ao Oscar de coadjuvante por "Forrest Gump, o Contador de Histórias" e que interpretou o detetive Mac Taylor na série "CSI: NY" de 2004 até 2013.

*60 anos de Arye Gross, ator que fez o Adam Green na série "Ellen".

*60 anos de Vicki Lewis, atriz que fez a Beth na série "Newsradio".

*45 anos de "Chiquinha, o Terror do Cortiço", episódio de "Chaves" que marcou o retorno definitivo à série da personagem de Maria Antonieta de las Nieves após 2 anos de afastamento inicialmente por licença-maternidade e depois por ganhar seu próprio programa em emissora concorrente.

*45 anos de Jair Oliveira, cantor que é filho de Jair Rodrigues e irmão de Luciana Mello, o Jairzinho do antigo "Balão Mágico". Excepcionalmente dedicarei na coluna de amanhã o "Clipe do Dia" para ele.

*30 anos da morte de Capucine, nascida em 1928 e atriz de filmes como "A Pantera Cor-de-Rosa" e "Satyricon".

Arremate

Marquinhos Santos não é mais técnico do Juventude. 1 ano no comando, mas a má fase no Gauchão o derrubou.

"24 Horas" volta antes que ele consiga treinar outro time quando os campeonatos forem retomados!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.