Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 9 de março de 2020
Colocando a conversa em dia

A sexta-feira da semana retrasada deixou resquícios dos quais ainda não me recuperei por completo, aquela correria frenética no fim-de-tarde que me nocauteou quando regressado em casa deixou prejuízos em cima de prejuízos até agora. Mas as coisas ficarem em ordem, sim. Nesta "24" sem atualização nos últimos dias, isto começa a ser reparado neste momento com o rescaldo do futebol pelo país e pelo mundo. Sempre reforço que, no caso dos estaduais, destaco preferencialmente os 40 clubes das Séries A e B, além de adicionais curiosos.

Campeonato Paulista (9ª rodada, 3 para o fim) Grande destaque, indubitavelmente, é o Corinthians lanterna do Grupo D com 10 pontos devido aos cartões vermelhos, o último deles aplicado ao enfermeiro Cléber Costa no 1 x 1 com o Novorizontino, contra o qual não atuou Pedrinho, que está de saída para o Benfica. Vazado em 11 das 13 partidas deste ano, agora se preocupa tanto em tentar classificar quanto em fugir do rebaixamento pois caem 2 times e abaixo dele estão apenas Ituano com 9, Botafogo com 8 e Ponte Preta e Oeste com 7. Com 9 pontos por disputar, dá para ter qualquer coisa, seja positiva ou negativa. A Ferroviária tem a mesma pontuação do Timão por ficar no 1 x 1 com o Palmeiras, 2º do B com 18 mesmo que o Santo André tomasse 1 x 0 do Oeste, 4º do A, neste que foi o 1º jogo do Weverton após o falecimento da sua mãe. O Botinha encarou os reservas do São Paulo, 1º do C com 15, e fez 1 x 0 para seguir em 4º no Grupo B, mas agora da zona do rebaixamento. Porém, isto só será confirmado hoje caso o Red Bull Bragantino, 2º do D com 11, ganhe da Macaca, que sairá dela simplesmente empatando devido ao saldo menos pior. Quem torce contra o Braga é o Guarani, líder do D com 13 após 2 x 0 sobre o Ituano. Já o Santos, que está impedido de registrar novos jogadores na CBF até que quite uma dívida com o Hamburgo referente ao beque Cléber ainda do tempo do Modesto Roma Jr., tocou 3 x 1 no Mirassol e lidera o A com 15.

Campeonato Carioca (2ª rodada do 2º turno, 3 para o fim) O Flamengo parece que só... ah, você já sabe pois já falei isso umas 2 ou 3 vezes anteriormente. 3 x 0 sobre o Botafogo, que teve um gol anulado no 1º tempo por impedimento e é o 5º do Grupo A, com 3 pontos. Domingo, ele encarará o Bangu. Gabriel marcou uma vez e chegou aos 10 gols em 9 partidas pelo rubro-negro, mesmo chutando 2 vezes no travessão um pênalti cobrado ao dobrado. 4º clássico consecutivo vencido pelo Mengão sobre o Fogão e Jorge Jesus tem aproveitamento espetacular nos embates contra os rivais locais: 6 vitórias e 1 empate. Ele completou 50 jogos, dos quais 37 vencidos, 9 empatados e 4 perdidos. Sábado, o Fla atuará contra a Portuguesa, que fez 4 x 1 na Cabofriense e acusou torcedores do time vencido de invadir seu vestiário, agredir membros de sua delegação e depredaram seu ônibus, o que levou o TJD do RJ a interditar o estádio Alair Corrêa. Coisa triste e lamentável, tá louco... Já no Grupo B, o Vasco "oxou" com o Volta Redonda e é o 4º, com 2 pontos. Por sua vez, o Fluminense tocou 1, 2, 3, 4 x 0 no Resende e lidera a chave com 6 pontos. Os tricolores atuaram de luto pela morte do ex-lateral direito Jair Marinho. Com 83 anos e internado desde o mês passado após sofrer um AVC, ele foi campeão carioca de 1959 e dos RJ/SP de 1957 e 1960, além de faturar a Copa do Mundo de 1962 pelo Brasil. Próximo domingo, cruzmaltinos e tricolores farão o clássico da rodada.

Campeonato Mineiro (8ª rodada, 3 para o fim) 10 anos depois, o Atlético voltou a fazer o jogo maior das alterosas no Mineirão como mandante e, embora o tento mais decisivo fosse o do Otero com uma bomba lindona nos acréscimos da 2ª etapa, o gol mais lindão foi o do Igor Rabello com uma letra "dis costa", como diria Lug de Paula. 4º colocado com 15 pontos, o Galo agora tirou da zona de ida à semifinal a Raposa, 5ª com 14 e que adquiriu na última semana até o fim do ano o volante Jean, e o zagueiro Marllon, do Corinthians, este em setor desfalcado por até 6 meses do Dedé, submetido a uma cirurgia no RJ. Já o líder América foi aos 18 ao ficar no 1 x 1 com o Boa Esporte. Sábado, o Atlético pega o Villa Nova. Domingo, tem Cruzeiro x Coimbra e Patrocinense x América.

Campeonato Capixaba (8ª rodada) Destaque absoluto para Vitória 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 12 x 0 Linhares, 8º êxito no torneio. Quero ver Ogamar Júnior explicar uma goleada dessas pra Simone Munhoz, eh, eh...

Campeonato Gaúcho (2ª rodada do 2º turno, 4 para o fim) Na 1ª partida do Beira-Rio após a interdição do setor das organizadas devido às badernas após a despedida do Brasileirão de 2019 contra o Atlético Mineiro, o Internacional não teve problemas para fazer 2 x 0 no Brasil com dobra da "Pantera Negra" Patrick. O Colorado lidera o Grupo A com 4 pontos e o Xavante é 5º do B, com 3. Para seguir na "língua do P" antes do clássico pela Libertadores, o Grêmio teve Pepê anotando no 1 x 0 sobre o Pelotas para liderar o Grupo B com 6 pontos e teve o retorno de Pyerre, Jean Pyerre (meio James Bond isso, né? rs) após 5 meses parado por lesão. Eles são jovens destacados com positivismo, diferentemente desse rolo enroscado do Ferreira querendo rescisão na Justiça. Quem se deu mal foi o Juventude, que tomou 1 x 0 do São José e é o 5º do A com 0. Sábado teremos Aimoré x Ju e, no domingo, Grêmio x São Luiz, Brasil x Ypiranga e São José x Inter. Não posso deixar de registrar o milagre: o Novo Hamburgo não só finalmente marcou os primeiros gols no torneio, como venceu de virada! Aleluia, irmãos, aleluia!!! 2 x 1 no Esportivo.

Campeonato Paranaense (10ª e penúltima rodada) Com Wellissol - repriso: Wel-lis-sol - faturando o 1 x 0 sobre o PSTC, o Coritiba é o 2º com 21 pontos, um atrás do Athletico. O Paraná é o 8º com 13 após marcar 2 x 0 no União Beltrão. Por sua vez, o Operário ficou no 1 x 1 com o Toledo e é o 4º com 17. Já são quadrifinalistas Furacão, Coxa, FC Cascavel, Fantasma, Cianorte, Londrina e Rio Branco. A última vaga está entre Tricolor, com 13, e Cascavel CR, com 10 pontos. Detalhe: ambos com 3 vitórias. Logo, derrota paranista e vitória cascavelense e passa o time do interior. Os 2 descensos estão entre Toledo, com 7, e PSTC e Beltrão, ambos com 5. Jogos derradeiros: Coritiba x Athletico, Toledo x Paraná, PSTC x Cascavel CR e Beltrão x FC Cascavel. Ainda tem Londrina x Operário.

Campeonato Catarinense (8ª e penúltima rodada) Depois de 3 anos e meio, um técnico do Avaí voltou a ganhar seu 1º jogo na Ressacada. Rodrigo Santana e cia. fizeram 2 x 1 no Juventus aos 46 minutos do 2º tempo e estão em 2º, com 16 pontos. O Figueirense é o 4º, com 12, após 0 x 0 com o Criciúma. Já a Chapecoense finalmente ganhou nesta edição ao tocar 3 x 0 no Joinville e é a 8ª, com 7 pontos. Como o regulamento desta contenda é "uma mãe", já estão nas quartas-de-final Brusque, Avaí, Marcílio Dias, Figueira, JEC, Criciúma e Juventus, este salvo na última rodada por um duelo direto entre Tubarão e Chape, um dos dois a definir o último classificado e os 2 que brigarão contra o único rebaixamento, o outro sendo Concórdia x Avaí - o Verdão do Oeste está 1 ponto acima de Tubarão e Concórdia. O Furacão do Estreito encerrará a fase inicial recebendo o Brusque.

Copa do Nordeste (6ª e antepenúltima rodada) Abrindo uma rodada dupla de regional e estadual na Fonte Nova, o Bahia tirou a invencibilidade do Confiança ao marcar 1 x 0, mesmo escore do Sport diante do Santa Cruz num "Clássico das Multidões" lamentavelmente marcado por pancadarias entre integrantes das organizadas dos dois clubes, mesmo que elas e mais a do Náutico tivessem sido extintas há quase 1 mês - mas infelizmente não adianta, isso só vai começar a acabar quando pegarem esses violentos sanguinários e tacarem todos no xilindró. Outros dois vitoriosos por 1 x 0: o Fortaleza contra o CSA e o Freipaulistano diante do América de Natal. Mais um exitoso: Botafogo da Paraíba por 2 x 1 sobre o Imperatriz. O único empate do fim-de-semana foi ABC 1 x 1 Vitória. Classificação do Grupo A: em 1º, Botafogo com 12; em 2º, Bahia e Fortaleza com 11; em 4º, Sport com 9; em 5º, ABC com 6; em 6º, CRB e Frei com 5; e em 8º, River com 4. Índice do Grupo B: em 1º, Confiança com 13; em 2º, Náutico com 11; em 3º, Vitória com 10; em 4º, Ceará com 8; em 5º, Imperatriz e Santa com 7; em 7º, América com 6; e em 8º, CSA eliminado com 1. Próxima rodada: na quinta, Santa x Botafogo; no sábado, Confiança x CRB, Náutico x Fortaleza e América x Bahia; e no domingo, Ceará x Sport, Vitória x River, Imperatriz x ABC e CSA x Freipaulistano.

Campeonato Pernambucano (8ª e penúltima rodada) O Náutico ficou no 2 x 2 com o Retrô e é o 4º colocado com 12 pontos, um acima do Sport, que pegará o Santa Cruz no mesmo dia 25 que terá o Timbu diante do Salgueiro. Santinha e Carcará, respectivamente com 19 e 16 pontos, já estão diretamente na semifinal e aguardam adversários da próxima fase, que tem 4 vagas abertas entre 5 clubes: Retrô e Náutico com 12, Sport com 11 e Afogados e Central 10. Só que podem ser 4 entre 6 se no domingo que vem o Decisão bater o Santa, pois aí iria aos 7 pontos com 2 vitórias e poderia alcançar Afogados e Central, que já tem 2 êxitos. Na última rodada, o Decisão pega a Patativa e o adversário da Coruja será o lanterna Vitória. Cabe observar que não há rebaixamento direto ainda, os 4 últimos farão uma disputa em ida e volta para rebaixar 2 times - e isso também pode atingir Náutico ou Sport.

Campeonato Baiano (7ª e antepenúltima rodada) No complemento do sábado duplo na Fonte Nova, o sub-23 do Bahia ficou no 0 mútuo com o Doce Mel, mas ainda lidera com 15 pontos. O próximo compromisso é só no dia 22, contra o Atlético. Domingo que vem é o Jacuipense o oponente do Vitória, 3º com 11.

Campeonato Cearense (3ª rodada) O Ceará venceu este prélio pendente contra o Atlético por 1 x 0 e lidera com 11 pontos em 5 jogos. Dia 25, ele pegará o Barbalha. Já na próxima quarta, também atrasado embate pela 3ª rodada, o Pacajus será o desafio do Fortaleza, 4º colocado com 9 pontos em 4 pelejas.

Campeonato Alagoano (5ª e penúltima rodada) O CRB fez 2 x 0 no CEO e é o 2º colocado com 10 pontos. Dia 25, ele jogará contra o Coruripe. Antes, o ASA é o adversário no dia 18 do CSA, 3º também com 10.

Campeonato Maranhense (5ª rodada) Jogando esta rodada antes da 4ª, que disputará somente no dia 17 ante o Imperatriz, o Sampaio Corrêa tomou 1 x 0 do Moto Club e ficou com 10 pontos, agora em 2º.

Campeonato Goiano (9ª e antepenúltima rodada) O Atlético fez 1 x 0 no Goianésia, lidera com 20 pontos e receberá o Grêmio Anápolis no sábado. 3º com 16, o Goiás encara o Aparecidense no domingo após 1 x 0 ante o Iporá.

Campeonato Mato-Grossense (8ª e penúltima rodada) O líder Cuiabá foi aos 18 pontos ao ficar no 1 x 1 com o União Rondonóplis e encerrará esta fase no domingo, contra o Dom Bosco.

Campeonato Paraense (7ª rodada) Destaque para Paysandu 1 x 1 Remo, ambos líderes com 16 pontos. A bola demorou 1 hora para começar a rolar devido à queda de parte do reboco do Mangueirão, o que exigiu uma vistoria de emergência da parte do Corpo de Bombeiros e da secretaria estadual de esporte e lazer.

Campeonato Argentino (última rodada) Decisão eletrizante no sábado, saudade de quando tínhamos última rodada decisiva aqui no Brasil - mas a culpa não é da fórmula e sim dos clubes por costumeiramente termos um tão melhor que os outros, não há mais real competitividade pelo caneco. Os tangueiros tiveram e com direito a virada. O Boca Juniors tinha que ganhar do Gimnasia y Esgrima. Fez 1 x 0 e foi aos 48 pontos. Precisava que o River Plate empatasse. Pois ficou no 1 x 1 com o Tucumán e só chegou aos 47. Xeneizes campeões pela 34ª vez e reabilitação ante o rival após quedas na Libertadores na final de 2018 e na semi de 2019. Embora tenha 11 títulos pelos Millonarios em 5 anos e 9 meses, Marcelo Gallardo ainda não conseguiu conquistar a superliga nacional.

Campeonato Inglês (29ª rodada, 9 para o fim) Com Salah fazendo 1 gol e chegando aos 70 só neste certame em seu 100º jogo pelo clube, o Liverpool anotou 2 x 1 no Bournemouth e tem 82 pontos na liderança contra 57 do City, que tem uma partida a menos, mas que sofreu 2 x 0 do United no clássico de Manchester. Ederson falhou nos gols.

Campeonato Espanhol (27ª rodada, 11 para o fim) Mesmo vinda da classificação para a final da Copa do Rei contra o Athletic Bilbao, naquela que será uma decisão 100% basca, a Real Sociedad não fez frente ao Barcelona, cujo 1 x 0 o levou aos 58 pontos na 1ª posição pois o Real Madrid parou nos 56 ao tomar 2 x 1 do Betis.

Campeonato Italiano (26ª rodada, 12 para o fim) A milésima partida oficial de Cristiano Ronaldo infelizmente não teve ninguém no Estádio Allianz devido ao coronavírus. Deu Juventus sobre a Internazionale, 2 x 0 e liderança com 63 pontos, um acima da Lazio. Tomara que tenha sido a última vitória da Velha Senhora no campeonato e que ela não ganhe de mais ninguém nem agora e nem enquanto Andrea Agnelli for seu presidente. Este desgraçado malditamente safadaço vomitou a estupidez mais idiotamente babacona de todos os tempos ao dizer no evento FT Business of Football Summit, em Londres, que não é justo um clube como a Atalanta ter acesso direito às principais competições europeias mesmo com ótimo desempenho esportivo por não ter história internacional. Ou seja: defendeu o "carteiraço" puro. Este ser desumano futebolisticamente falando não merece ter mais nada de bom na sua vida. Imundo!!! Que um passarinho com desarranjo intestinal bote pra fora o que tem que botar em cima desse teu cérebro podre!!! (se o amigo Rodney Brocanelli ler isso, vai dizer de novo que emulei Afanásio Jazadji, hahahaha)

Campeonato Alemão (25ª rodada, 9 para o fim) O Bayern de Munique fez 2 x 0 no Augsburg e lidera com 55 pontos, 4 acima do Dortmund, que anotou 2 x 1 no Monchengladbach no encontro de Borussias (jogo bom para assistir degustando um saboroso salsichão, mas não sei se outras partes do país entenderiam o trocadilho ou se só a minha aldeia pampeana) Outrora líder, o Red Bull Leipzig "oxou" com o Wolfsburg e é o 3º, com 50.

Campeonato Português (24ª rodada, 10 para o fim) O Porto ficou no 1 x 1 com o Rio Ave, foi aos 60 pontos e só continua em 1º pois o Benfica também teve este escore com o Vitória de Setúbal e só foi aos 59.

Campeonato Francês (28ª rodada, 10 para o fim) Sabedor de que pegará o Saint-Étienne na final da Copa da França, o Paris Saint Germain não jogou neste fim-de-semana pois seu confronto ante o Strasbourg foi mais um adiado devido ao coronavírus. Assim, ele segue com 68 pontos na liderança, 12 acima do Olympique.

Torneio Feminino da França Certa vez nos idos de 2006, Roberto Assaf disse no SporTV uma frase que jamais esqueci: "eu não aguento mais perder para a França em Copa do Mundo". A frase era sobre os homens, mas com o tempo infelizmente também passou a valer para as mulheres - e não só em campeonato mundial. As comandadas da Pia Sundhage tomaram 1 x 0 no sábado e fecharão estes desafios amanhã, contra o Canadá.

O que vem por aí nesta semana

Copa Libertadores (2ª rodada) Após vencer o Junior na Colômbia, o Flamengo fará pelo Grupo A seu 1º jogo no Maracanã diante de sua gente desde os 5 x 0 ante o Grêmio na semifinal, mas não terá o suspenso William Arão contra o Barcelona, que tomou em casa 3 x 0 do Independiente del Valle. No Grupo B, o Palmeiras recebe amanhã o Guaraní após ambos iniciarem ganhando. O Verdão tentará sua 100ª vitória na história da competição. Já o Grupo C terá na quarta o Athletico Paranaense do Christian, que renovou até 2024, visitando o Colo Colo, que perdeu pro Jorge Wilstermann, diferentemente do CAP, vitorioso diante do Peñarol. O Grupo D já merecerá atenção na mesma quarta pois o São Paulo, que caiu pro Binacional e cuja virada por 2 x 1 representou seu 13º fracasso nas últimas 18 visitas pelo torneio em 7 anos (nas quais só venceu o Danubio em 2015), receberá a LDU, que deu de 3 no River Plate semana passada. O Grupo E vai tremer com o Grenal "do Facebook" na quinta-feira após os inícios positivos de ambos. Por fim, Grupo G na terça com o Santos recebendo o Delfín, empatado na estreia. Vila com portões fechados.

Copa do Brasil (ida da 3ª fase) Amanhã tem Botafogo x Paraná e quarta-feira tem 5 partidas: Atlético Goianiense x São José, Ferroviária x América Mineiro, Figueirense x Fluminense, Juventude x América de Natal e Cruzeiro x CRB, que terá torcida no Mineirão graças a um efeito suspensivo obtido pelos mineiros, que teriam de cumprir uma pena de portões fechados pelas badernas do ano passado. Para quinta, ficam 4 jogos: Brasil x Brusque, Ponte Preta x Afogados da Ingazeira, Ceará x Vitória e Vasco x Goiás. O jogo em Fortaleza foi adiado em uma noite a pedido da Polícia Militar por causa de Fortaleza x Pacajus pelo estadual na quarta, enquanto o de São Januário foi definido com mais um gol decisivo do Cano no 1 x 0 sobre o ABC do Paulo Sérgio, o "amigo do travessão".

Liga dos Campeões da UEFA (volta das oitavas) Portões fechados em dois jogos desta semana devido à praga do coronavírus: Valencia x Atalanta amanhã, com vantagem italiana por 4 x 1, e Paris Saint Germain x Borussia Dortmund, com os alemães na frente por 2 x 1. Os outros têm público confirmado: amanhã, Red Bull Leipzig x Tottenham com 1 x 0 favorável aos germânicos; e na quarta, Liverpool x Atlético com 1 x 0 pro time de Madrid.

Curtinhas Esportivas (de agora e algumas atrasadas)

Irmãos Assis Moreira presos no Paraguai Me perdoem os que pensarem diferente, aos quais respeitarei, mas dois que não consigo respeitar são Ronaldinho e Roberto. Esse caso no Paraguai é só mais uma pisada feia na bola (sendo gentil como talvez nem a Fernanda fosse) para quem já aprontou outras tipo carteira de motorista falsa, condenação por crime ambiental, retenção de passaporte, casa com máquinas caça-níqueis proibidas, pirâmide financeira... É muita complicação para uma só dupla, já que o Ronaldo não "vive sozinho", sempre tendo o Assis ao lado em tudo. Pode até ser que eles desta vez não sejam os efetivos culpados da história, ela segue extremamente mal contada. Só que o histórico é tão contrário à imagem deles que inviável um ponto de partida favorável.

Convocação do Tite Os chamados do Brasil para enfrentar Bolívia em Recife no dia 27 e Peru em Lima no dia 31, partidas que significarão a arrancada da corrida rumo ao Catar para a Copa do Mundo de 2022 e nas quais Alisson não estará devido a uma lesão: os goleiros Ederson (Manchester City), Ivan (Ponte Preta) e Weverton (Palmeiras); os defensores Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Felipe, Renan Lodi (ambos Atlético de Madrid), Marquinhos e Thiago Silva (ambos Paris Saint Germain); os meias Arthur (Barcelona), Bruno Guimarães (Lyon), Casemiro (Real Madrid), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool) e Philippe Coutinho (Bayern de Munique); e os atacantes Bruno Henrique, Gabriel (ambos Flamengo), Everton (Grêmio), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (Paris Saint Germain), Richarlison (Everton) e Roberto Firmino (Liverpool).

Seleção olímpica chamada André Jardine convocou para amistosos que foram cancelados contra Coreia do Sul e Egito nos Emirados Árabes Unidos. Pois bem: se não conseguirem novos adversários para os dias 26 e 29, que tal cancelar a convocação e liberar todo mundo ao invés de fazê-los ficar treinando "à toa" ao invés de serem aproveitados pelos seus clubes? Lista: os goleiros Cleiton (Red Bull Bragantino), Lucas Perri (São Paulo) e Phelipe (Grêmio); os defensores Ayrton Lucas (Spartak Moscou), Caio Henrique (Grêmio), Emerson (Betis), Gabriel (Lille), Guga (Atlético Mineiro), Ibañez (Roma), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino); os meias Douglas Luiz (Aston Villa), Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio), Maycon (Shakhtar Donetsk), Pedrinho (Corinthians), Reinier (Real Madrid) e Wendel (Sporting); e os atacantes Antony (São Paulo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Hertha Berlim), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Vinicius Junior (Real Madrid). Pensa nisso, tá, Jardine?

Perda para o futebol Quinta passada morreu aos 97 anos o ex-jogador e o arquiteto Lolô Cornelsen, tricampeão paranaense com o Athletico de 1943 a 1945 e que redesenhou o distintivo do clube por achá-lo inicialmente parecido com o do Flamengo. O arquiteto Ayrton João participou de obras como as do Couto Pereira e do Autódromo Internacional de Coritiba. Em Portugal, ajudou a elaborar o Autódromo do Estoril.

Quanto seria aqui no Brasil? Na França, o Monaco ficará 6 meses sem o meia Gelson Martins, suspenso por empurrar o apitante da peleja contra o Nimes, há mais de 1 mês. Coisa boa assim não se copia aqui.

Copa Davis O Brasil se deu mal contra a Austrália, 3 derrotas a 1 e o 5º e último jogo nem foi necessário.

Coronavírus afeta o esporte Sim, mais ainda além do que já citei acima em relação ao futebol. Mais adicionais: foram cancelados o Indian Wells de tênis e o mundial feminino de hóquei no gelo, que aconteceria no Canadá. Já os organizadores do GP da Austrália, que abrirá a Fórmula 1 nesta semana, garantem que haverá público nele.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Novidades na Rádio Transamérica Segunda-feira de muitas delas pelo que vi no TudoRádio, algumas já levadas ao ar. A primeira foi ao ar das 6h às 7h: o jornal "Transamérica Notícias", apresentado por Marcos Braga e Laércio Maciel, este ex-apresentador da "Manhã da Globo" na Rádio Globo SP. Outra: o programete de 10 minutos "Parada 80", com sons clássicos desta década às 9h e às 13h para SP e rede, mais uma às 16h na rede menos São Paulo. Inicia também o boletim de séries e cinema "Transamérica Sem Spoiler", que SP e rede escutam às 9h30 e às 13h30, enquanto a rede menos SP também conferem às 16h30 e às 20h30. E apenas em São Paulo, estreou hoje o programa "Acelerando Transamérica", dedicado ao mundo motor das 10h às 10h15 de 2ª a 6ª e das 12h às 12h30 aos sábados.

Ico Thomaz na Rádio Guaíba? Teríamos, teríamos. O ex-apresentador da Band RS cobriria para a Caldas Júnior o festival de cinema, música e tecnologia SXSW (South by Southwest) no Texas dos dias 13 até 22. Porém, contudo, todavia, entretanto, ele foi cancelado sabem por qual motivo? Sim, ele: o coronavírus.

O pós-Band/RS de dois agora ex-repórteres seus Para Jônatha Bittencourt, vida nova após 7 anos no Morro Santo Antônio por começar hoje na reportagem da TV Record. Já para Gabriela Lerina, a retomada de uma rotina antiga pois, na melhor base do "bate-e-volta", ela voltou a compor a equipe jornalística do SBT.

Despedida emocionada na TV Fronteira Aconteceu sexta-feira na afiliada da Globo em Presidente Prudente. Após 25 anos e meio, Cintia Aquino deixou a emissora por se aposentar. Fluminense de Campos dos Goytacazes, ela esteve à frente do noticiário noturno em todas as suas fases, desde o "São Paulo Já" até o "SPTV" e, mais recentemente, o "Fronteira Notícias", no qual recebeu 11 minutos de homenagem em sua edição derradeira. Admito que não estava sabendo dessa e que fui saber por uma dica no Facebook de uma hoje apresentadora e que trabalhou com Cintia, a ela rendendo altíssimas reverências nas redes sociais: Isabele Benito, do SBT carioca.

Enquanto a mudança não vem... Já vazou na internet a primeira arte de divulgação do regresso do "Primeiro Jornal" na TV Bandeirantes, que vai exibi-lo às 3h45 da madrugada para entrar 15 minutos antes do "Hora 1" na Globo e do "Primeiro Impacto" no SBT, sendo seu apresentador João Paulo Vergueiro, que deixa a reportagem do "Aqui na Band". Mas por enquanto segue no ar o "Café com Jornal" do Luiz Megale a partir das 5h. Nesta semana, com Michelle Trombelli de férias, quem estreia como apresentadora televisiva é Maiara Bastianello, repórter da versão paulistana do "Bora SP" e que foi colega do Megale na BandNews FM entre 2008 e 2012, quando ele a deixou para ser correspondente da Band nos EUA. Não é a primeira vez da Maiara como apresentadora, é um retorno à função após muitos anos pois apresentou o "Giro de Notícias" da CATVE da sua Cascavel em 2007.

Vale a pena ver de novo Se você conferiu, confira uma vez mais o banho d'água tomado pelo repórter Artur Bernardi semana passada no "Bom Dia DF", da Globo. Se por incrível que pareça você não viu, assista.

GloboNews dormiu no ponto Vai ver o simpático que dispara as gravações estava apavorado com o risco de "circuit break" na IBovespa e fez o que fez no "Bom Dia Brasil". Até o fim do penúltimo bloco, estava tudo normal com a reprise da edição de hoje indo ao ar. Mas chegou a última parte e o erro foi enorme. Se o vivente recém desperto não se tocou disso bastando ver os figurinos de Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro, o bloco de gols da rodada entregou a gafe: nele, o São Paulo ganhou da Ponte Preta! Sim, conseguiram reprisar o jornal quase todo desta manhã e apenas a parte final da segunda-feira passada. Ainda bem que o Rodrigo Santos me avisou disso, eh, eh, eh...

Próximo domingo tem CNN Brasil no ar Canal 577, está chegando a hora de botar no ar o novo canal jornalístico da TV por assinatura. E tem mais repórter sendo confirmada - e mais uma ex-Verdes Mares, da qual já haviam tirado a apresentadora Taís Lopes. É dela que chega Alana Araújo, que será sua repórter no Ceará.

Não foi nacional, não A edição dominical do "Hoje em Dia" na Record. O horário das 9h às 11h continua local das emissoras da rede como é há muitos anos. Para alguma filial ou afiliada fora de Sampa City passá-la, só se não tiver nada regional ou se o fizer em parte da duração - como foi no RJ, onde o programa entrou somente às 10h, logo após o semanal da "Loterj de Prêmios". Aqui no Rio Grande do Sul, nada feito. Continuaram normais os sorteios da loteria Trilegal nestas 2 horas. Uma praça que formou rede por nada regional ter na faixa foi a Bahia.

Aguinaldo Silva na Record Não, ele não foi contratado, mas nela esteve na última quinta para sua 1ª presença pública desde que não renovou com a Globo há 2 meses. O histórico autor gravou uma exclusiva com a "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert para exibição na versão paulistana da "Hora da Venenosa" no "Balanço Geral SP". Quadro, aliás, que já falei diversas vezes para ela mesma que deveria ser de rede nacional até pelo conteúdo exclusivo que ela possui, o que faz deste um diferencial com "DI" maiúsculo. Até sei pelo Gabriel Vaquer que a ideia foi colocada pela direção nacional na segunda-feira passada durante um encontro de jornalismo entre matriz, filiais e afiliadas da Rede Record. Porém, algumas não querem isso, casos de Belém e Salvador, que têm picos de audiência no segmento noticioso geral justamente na faixa da "Venenosa" em Sampa City, a partir das 14h. E agora?

Fábia Oliveira no "Fofocalizando" Li no Notícias da TV que o SBT contratou a colunista do jornal O Dia para começar hoje na atração das tardes, que espera que suas exclusivas levantem a audiência. Ela participará do RJ.

Clássico 5 estrelas na TV Cultura Falta apenas saber dia e horário de exibição, mas leio no Flávio Ricco que vem aí a icônica "Jeannie é um Gênio", que completará 55 anos de estreia dois dias depois que eu completar 39 anos (mas isso não vem ao caso) e 50 anos de encerramento no dia 26 de maio. Barbara Eden lindíssima como a protagonista, Larry Hagman brilhando como Major Nelson antes de estourar como JR Ewing em "Dallas". Atualmente reprisada pelo Viva na TV paga, já passou em diversos canais abertos, como Excelsior, Band, RedeTV! e RBTV.

Luto no cinema Morreu aos 90 anos o ator sueco Max von Sydow, indicado ao Oscar principal por "Pelle, o Conquistador" e de coadjuvante por "Tão Forte e Tão Perto", além de concorrer ao Globo de Ouro por "Havaí" e "O Exorcista". Outras obras de sua vasta obra incluem "O Sétimo Selo", "A Maior História de Todos os Tempos", "Três Dias do Condor", "Flash Gordon", "Conan, o Bárbaro", "007 - Nunca Mais Outra Vez", "Trocas Macabras", "Amor Além da Vida", "Hora do Rush 3" e episódios de séries como "The Tudors" e "Game of Thrones".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho o que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

No último sábado, completou 145 anos o nascimento de um compositor francês falecido em 1937 e cuja principal obra é a minha favorita da música clássica por razões variadas que não vêm ao caso: o "Bolero", de autoria de Maurice Ravel. A versão abaixo lembro de ter assistido nos anos 90 no "Concertos Internacionais", da Globo - sim, vocês devem se perguntar o que é que um pré-adolescente de 12 a 13 anos fazia acordado depois da meia-noite de 2ª para 3ª-feira, mas minha vida sempre foi desregrada em relação a horários desde cedo, nem estranhem. Mas voltando: esta versão me marcou muito e pra mim é a mais especial deste icônico tema, infelizmente não sei em qual ano tendo sido executada. Apreciem "Bolero" com a Filarmônica de Berlim e o maestro Herbert von Karajan.



Clipe do Dia (parte 2)

Completou 10 anos no sábado a morte de um dos principais cantores nativistas do Rio Grande do Sul: Leonardo, nascido em 1938 e ainda hoje um dos referenciais no som tipicamente gauchesco. Além de expoente na melodia regional, destacou ela nas manhãs de domingo de 2003 até sua partida ao apresentar o programa "Província de São Pedro", na Rádio Guaíba. Seu maior clássico é este: "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor".



Clipe do Dia (parte 3)

Um dos maiores fazedores de sucessos do Brasil celebra 70 anos nesta segunda: Michael Sullivan, cuja dupla com Paulo Massadas foi imbatível nas décadas de 80 e 90. As paradas eram dominadas pelas criações deles para artistas como Tim Maia, Gal Costa, Fagner, Simone, Alcione, Joanna, sem contar o tema de abertura do infantil global "TV Colosso" e um montão de temas da Xuxa. Um dos mais campeões destes sons ainda hoje toca demais nas rádios de flashback e foi tema de abertura da novela "Um Sonho a Mais": é "Whisky a Go Go", do Roupa Nova.



Clipe do Dia (parte 4)

Luto na música com a morte aos 73 anos do compositor e poeta Jorge Salomão, irmão do também poeta Wally Salomão. Das suas canções, a que mais curto é sua e de Nico Rezende: "Noite", que Zizi Possi melodiou em 1987.



Datas em 0 ou 5 (de hoje e algumas atrasadas)

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As de sexta-feira, 6 de março, foram estas:

*100 anos do nascimento de Lewis Gilbert, cineasta falecido em 2018 e diretor de filmes como "Como Conquistar as Mulheres" (que rendeu uma indicação ao Oscar) e três de James Bond: "Com 007 Só Se Vive Duas Vezes", "007 - O Espião que Me Amava" e "007 Contra o Foguete da Morte".

*80 anos de Paulo Figueiredo, ator visto atualmente em "Amor Sem Igual" na Record, que tem duas reprises com sua presença: "A Escrava Isaura" e "O Rico e Lázaro". Antes, fez dezenas de novelas na Globo e participou de duas versões de "Éramos Seis", tanto a da Tupi quanto a do SBT.

*60 anos de Paulo César, ex-goleiro do Cruzeiro dos anos 1990, pelo qual venceu a Copa do Brasil de 1993, as Supercopas de 1991 e 1992, mais quatro Campeonatos Mineiros.

*40 anos da Rádio União FM de Novo Hamburgo.

As de sábado, 7 de março, foram estas:

*125 anos do nascimento de Neco, ex-jogador falecido em 1977 e um dos primeiros grandes ídolos do Corinthians, pelo qual ganhou oito Campeonatos Paulistas jogando e mais o de 1937 como técnico. Foi ainda campeão brasileiro de seleções estaduais por SP em 1922 e 1923, mais campeão sul-americano pelo Brasil em 1919 e 1922.

*80 anos de Daniel J. Travanti, ator da série "Chumbo Grosso".

*75 anos do nascimento de John Heard, falecido em 2017 e ator de filmes como "Quero Ser Grande", "As Branquelas" e dois "Esqueceram de Mim".

*60 anos de Ivan Lendl, ex-tenista bicampeão na Austrália em 1989 e 1990, tri nos EUA de 1985 até 1987 e campeão em Roland Garros em 1984, 1986 e 1987.

*50 anos de Rachel Weisz, atriz vencedora do Oscar de coadjuvante por "O Jardineiro Fiel" e que fez filmes como "Tudo Pelo Futebol", "A Múmia", "Amor Profundo" e "A Favorita".

*40 anos de Laura Prepon, atriz que fez Donna em "De Volta aos Anos 70" e Alex em "Orange is the New Black".

*35 anos de Júlia Ballarini, repórter da TV Record no geral de SP e ex-TV Bandeirantes no esporte do RJ.

As de domingo, 8 de março, foram estas:

*110 anos da 1ª licença de piloto concedida a uma mulher, a aviadora Raymond de Laroche.

*110 anos do nascimento de Claire Trevor, atriz falecida em 2000 e vencedora do Oscar de coadjuvante por "Paixões em Fúria", além de vista em filmes como "No Tempo das Diligências".

*60 anos de Dora Pellegrino, atriz de novelas da Globo como "Livre Para Voar", "De Quina pra Lua" e "Lua Cheia de Amor", além de filmes como "O Homem do Pau-Brasil" e "Nossa Senhora de Caravaggio".

*55 anos de Cezar Bresolin, jornalista especializado no ramo automotivo e que apresenta o "Band Motores" na Rádio e TV Band RS, tendo sido anteriormente colunista da TV Pampa.

*50 anos de Meredith Scott Lynn, atriz coadjuvante de diversos filmes e séries americanos.

*50 anos de Andrea Parker, atriz de séries como "Plantão Médico", "Pretender", "Less Than Perfect" e "Maldosas".

*45 anos da morte de George Stevens, cineasta nascido em 1904 e vencedor do Oscar de diretor por "Um Lugar ao Sol" e "Assim Caminha a Humanidade", indicado por "O Diário de Anne Frank", "Os Brutos Também Amam" e "Original Pecado". Fez ainda obras como "A Mulher do Dia" e "A Maior História de Todos os Tempos".

*40 anos de Renata Dominguez, atriz atualmente revista na Record em "A Escrava Isaura" e que lá fez obras como "Amor e Intrigas" e "Rei Davi", tendo atuado na Globo em "Malhação" e "Sol Nascente".

*10 anos do Cordino, que "ganhou de presente" o rebaixamento pra 2ª divisão maranhense ao tomar 1 x 0 do Juventude.

*5 anos da morte de Inezita Barroso, nascida em 1925 e que fizera aniversário 4 dias antes de partir, ela que foi cantora e apresentadora do "Viola, Minha Viola" na TV Cultura por mais de 3 décadas.

As desta segunda, 9 de março, são estas:

*80 anos do nascimento de Raul Julia, falecido em 1994 e ator de filmes como "O Beijo da Mulher Aranha", "A Manhã Seguinte", "Conspiração Tequila", "Luar Sobre Parador" e os dois "A Família Addams", vencendo o Globo de Ouro por minissérie ou filme para TV por "Amazônia em Chamas", no qual interpretou o seringueiro Chico Mendes.

*65 anos de Ornella Muti, atriz de filmes como "Um Amor de Swann", "Crônica de uma Morte Anunciada" e "Flash Gordon". Ela não foi "Bond girl" pois recusou um convite para "007 - Somente Para Seus Olhos".

*60 anos de Linda Fiorentino, atriz de filmes como "O Poder da Sedução", "Jade" e "Homens de Preto".

Bela do Dia: Aisha Tyler

Aisha Tyler, atriz. O povo que curte séries já a conhecia de personagens como Charlie em "Friends", Mia Dickerson em "CSI" e Andrea em "Ghost Whisperer", mas sua principal caracterização é a que também sairá de cena para nós nesta noite: a dra. Tara Lewis dos últimos 5 anos de "Mentes Criminosas", que interpretou em 87 episódios.

*45 anos de Makaay, ex-jogador holandês vencedor por La Coruña, que venceu taças por La Coruña (um Espanhol, uma Copa do Rei e duas Supercopas da Espanha), Bayern de Munique (dois Alemães, duas Copas da Alemanha e uma Copa da Liga Alemã) e Feyenoord (uma Copa da Holanda).

*40 anos de Matthew Gray Gubler, eternamente Dr. Spencer Reid de "Mentes Criminosas" dentro dos nossos corações e que faz aniversário justamente no dia em que o Brasil assistirá às 22h, pelo AXN, o último dos 323 episódios - ou 324, se dividido em dois o final do 4º ano num só com 2 horas - da produção iniciada em 2005, da qual é o único ator a estar em rigorosamente todos eles do primeiro ao último sem faltar em nenhum. Quem mais se aproximou dele foi Kirsten Vangsness, cuja Penélope Garcia só se ausentou em apenas 2 episódios - mas que é a única personagem a ter aparecido nas três séries da franquia "Criminal Minds", as outras sendo as curtas "Suspect Behaviour", com Forest Whitaker e Janeane Garofalo, e "Beyond Borders", com Gary Sinise, Alana de la Garza, Tyler James Williams e o mesmo Daniel Henney que levou seu Matt Simmons para a série central. Para fins comparativos, eis a quantidade de histórias dos outros atores centrais com ao menos 1 centena de aparições e que ou ficaram uma ou algumas temporadas ausentes, fizeram uma ou apenas poucas ou entraram com a série já em andamento: 302 de A. J. Cook como Jennifer Jareau, 273 de Joe Mantegna como David Rossi, 257 de Thomas Gibson como Aaron Hotchner, 253 de Shemar Moore como Derek Morgan e 194 de Paget Brewster como Emily Prentiss. A última temporada é estreada pelo AXN com som original e legendas, mas será reprisada com dublagem a partir da segunda que vem. Nela, Matthew tem a voz de Thadeu Matos.

*35 anos de Pastor Maldonado, que foi piloto da Fórmula 1 de 2011 até 2015. Em outras categorias, ele foi campeão da Fórmula Renault da Itália em 2003 e 2004 e da GP2 Series em 2010.

*35 anos de Larissa Carvalho, ex-tenista campeã dos torneios ITF de Caracas em 2003 e Toluca em 2005.

*30 anos de Voltaire Santos, hoje diretor de comunicação da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e ex-repórter da Rádio Gaúcha de 2011 até 2016.

Arremate

Teve desfile das escolas de samba de Porto Alegre neste fim-de-semana. Pela 21ª vez, deu Bambas da Orgia.

"24 Horas" volta antes que comece o carnaval do ano que vem, tomara que muito melhor!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.