Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 5 de março de 2020
Vitórias, vitórias e mais vitórias libertadoras

Está assim a primeira semana dos grupos da Libertadores para os brasileiros. 6 em campo e todos triunfaram, uns com menos dificuldade e outros com maior aperto, mas o resultado acaba se sobrepondo para fins de classificação às atuações, que evidentemente aí sinalizam o potencial ou a falta dele para o que virá na sequência. Que o 7 seja pintado nesta noite pelo São Paulo, que atuará numa das cidades mais altas do mundo (algumas fontes na internet dizem que é a 4ª, outras a 5ª, até mesmo a 6ª, mas isso não altera nada no fim das contas). Será nos 3.825 metros da peruana Juliaca que encarará o Binacional, que nem completou ainda 1 década de existência e já foi campeão nacional na 2ª temporada na elite. É jogo do Grupo D, que iniciou com um 3 x 0 da LDU no que sobrou do River Plate - "no que sobrou" pois mandaram um reservão ao Equador devido à prioridade à rodada final do Argentino no sábado, quando brigará pelo caneco com o Boca Juniors, cujo reservão ficou no 1 x 1 com o Caracas pelo Grupo H.

O atual campeão Flamengo está numa fase tão maravilhosa que parece que ganha "quando quer", mesmo sem ser brilhante. Abriu o placar cedo com Everton Ribeiro e depois concedeu espaços ao Junior, que para sua alegria não é muito brilhante e daí o 2º gol da noite não foi do mandante colombiano e sim do visitante carioca, bela jogada na base do "pim-pá-pum!" para dobra do Everton. O gol do Atlético de Barranquilla no último lance não fez diferença, o 2 x 1 faz o Mengão arrancar bem no Grupo A. Quarta que vem, em certamente entupido Maracanã, Jorge Jesus e cia. encararão o Barcelona, que estreou tomando uma lambada de 3 x 0 do Independiente del Valle. E quem disse que Gabriel não fez gol se enganou e se enganou muito com "MU" maiúsculo. Sim, gol no jogo não fez, mas marcou dois fora de campo nos contatos diretos com adeptos locais que se emocionaram demais, o que rendeu cenas muito bonitas. É a melhor fase da carreira do Gabigol, que siga tocando tudo só positivamente pois tem demais a ganhar ainda.

Já o Palmeiras do Vanderlei Luxemburgo, que comanda o clube no torneio pela 3ª vez e que promete não sossegar enquanto nem digo conquistar uma Libertadores e sim ao menos decidi-la, obteve outro belo resultado. 2 x 0 sobre o Tigre com Willian Bigode fechando num belo chinelaço o escore aberto pelo Luiz Adriano, que entrou para a história palestrina ao marcar seu milésimo tento em partidas internacionais, contando oficiais e amistosas - e que inclui os 3 x 0 sobre o Uruguai na inauguração do Mineirão em 1965, quando o Verdão representou a Seleção Brasileira. Teve ainda um pênalti claro sobre o Bigode não assinalado, mas no fim das contas não fez falta para este jogo, o 100º de Weverton e o 150º do Bruno Henrique pelo Verdão, que na terça-feira que vem poderá ficar isoladamente na liderança do Grupo B pois nesta rodada inicial ela é dividida com o Guaraní, que marcou 2 x 0 sobre o Bolívar.

A semana já havia começado muito bem com a dupla Grenal mandando ver pelo Grupo E antes do clássico da próxima quinta na Arena. O Internacional sofreu para abrir o placar, mas fez 3 x 0 em menos de 10 minutos na Universidad Católica na melhor atuação até agora sob o comando de Eduardo Coudet, destacando-se Guerrero com 2 tentos. Os colorados jogaram 5 vezes na competição e ainda não foram vazados. Já o Grêmio fez 2 x 0 no América de Cáli, destacando-se o gol bonitaço do Matheus Henrique, e o hoje técnico Renato Portaluppi pôde derrotar os colombianos na casa deles como não conseguira enquanto jogador na fase semifinal do exitoso 1983 - foi a 1ª vitória tricolor sobre o América em 5 jogos em Cáli. Terça, Católica e América "se enfrentar-se-ão-se a si mesmos" no Chile. Será impossível azuis e vermelhos não pensarem no clássico sul-americano, mesmo que domingo tenham a dupla Bra-Pel pelo Gauchão, os gremistas fora contra o Pelotas e os colorados diante de sua gente contra o Brasil.

No Grupo G, o Santos precisava demais voltar às boas após 3 partidas sem marcar um mísero gol que fosse. Deu para esperar o pior quando o Defensa y Justicia abriu os trabalhos antes do intervalo, mas ainda bem que Jobson e Kaio Jorge - este com baita auxílio do Soteldo - viraram para 2 x 1. Terça que vem, numa Vila Belmiro com portões fechados ainda por causa daquela brigalhada no Pacaembu contra o Independiente em 2018, Jesualdo Ferreira e cia. pegarão o Delfín, que ficou no 1 x 1 com o Olimpia. Já o Athletico Paranaense, na 1ª de duas noites seguidas em campo na Arena da Baixada (a outra foi no 1 x 0 sobre o Rio Branco pela 10ª rodada do estadual, o qual lidera com 22 pontos), pegou o Peñarol do agora técnico Diego Aguirre. Dawson estava intransponível, mas a letraça do Bissoli - que só não foi mais linda do que as fotos da Márcia Magalhães no Twitter - garantiu o 1 x 0 fundamentalíssimo. Quarta que vem os rubro-negros visitarão o Colo-Colo, que abriu o Grupo C tomando 2 x 0 do Jorge Wilstermann.

Copa do Brasil finalizando a 2ª fase

Duas decisões por pênaltis após 1 x 1 nos tempos normais. Numa delas, o Cruzeiro fez 5 x 4 no Boa Esporte, cujo goleiro Renan Rocha deu um azaraço desgraçado ao tomar um frango na cobrança decisiva. A Raposa, que não encarava um interiorano das alterosas no torneio desde o Ipatinga em 2005, enfrentará o CRB na 3ª fase. Já o São José soube que quem virá a Porto Alegre será não a turma de Recife e sim a de Goiânia pois deu Atlético por 4 x 3 sobre o Santa Cruz - o que faz, aliás, com o que o trio recifense já tenha sido todo eliminado antes de irmos para as fases em ida e volta, o que da parte dele é uma vergonha (de Pernambuco, só sobrou o Afogados da Ingazeira).

No retorno ao Maracanã após 21 anos, o Botafogo da Paraíba caiu fora pois deu 2 x 0 para o Fluminense em noite de arbitragem desastrosa de Jefferson Ferreira de Moraes: gol surgido de lateral invertido, gol de pênalti muito questionável, dois gols do Flu erradamente não validados por inexistentes impedimentos, pênalti claro não dado para os cariocas... Esse povo não estava com a cuca nos eixos para errar tanto assim. Vem aí o Figueirense no "revival" da final de 2007. Já uma final que não será revivida é a da Série D de 2019 pois o Brusque pegará não o Manaus e sim o Brasil de Pelotas, 1 x 0. E o Goiás deu de ombros para a ótima fase do Santo André no Paulistão e aplicou 2 x 0 para saber se cruzará com Vasco ou ABC, que se encaram hoje tal qual Vitória x Lagarto, que define o adversário do Ceará, e Operário de Ponta Grossa x América Mineiro, no qual quem ficará atento é a Ferroviária.

Destaques do futebol hoje, ontem e anteontem

Copa do Nordeste (6ª rodada) Dois temporais em Teresina: o literal de água e o simbólico do Rafael Sobis, que "fez chover" pro Ceará, 3 tentos só dele nos 4 x 0 sobre o River. Os cearenses estão em 4º no Grupo B, agora com 8 pontos, e os piauienses seguem em 7º no A com 4. Emoção sobrou na revirada do Náutico, que saiu na frente, tomou o vira do CRB e chegou aos 3 x 2 decisivos em falta cobrada por Jean Carlos aos 47 minutos do 2º tempo. Os pernambucanos agora estão em 2º no Grupo B, com 11 pontos, e os alagoanos estão em 6º no A, com 5.

Campeonato Pernambucano (8ª rodada) A volta às boas não durou muito pro Sport, que "oxou" com o Petrolina e continua em 5º, agora com 11 pontos, mas longe de garantir presença nas quartas-de-final. Sua sorte é que não sairá da zona do 3º ao 6º no fim-de-semana pois Central e Afogados, que têm 9, jogarão entre si no domingo.

Campeonato Cearense (4ª rodada) Logo no 1º minuto aconteceu o auto-tento que decretou o 1 x 0 concedido ao Ferroviário pelo Fortaleza, agora em 3º com 9 pontos por ultrapassado pelo adversário. Triste registro: briga na torcida do Ferrim a 12 minutos do fim, arremesso de cadeira, polícia tocando spray de pimenta nos torcedores, gente passando mal, um torcedor sendo atendido por outro que é paramédico... Pelo amor de Deus, gente!

Campeonato Paulista Série A2 (10ª rodada) Destaque para Portuguesa 3 x 2 Atibaia pois a rubro-verde deu uma de Paraná contra o Bahia de Feira, embora não tão apertadaço. Tomava 2 x 0 até 38 minutos do 2º tempo, quando diminuiu. Aos 40, empatou. E aos 43, virou para ganhar. A Lusa é 6ª colocada, com 14 pontos. Passam 8 times para o mata-mata, cujos finalistas serão aqueles que subirão pra elite no ano que vem.

Torneio Feminino da França São 3 jogos que o Brasil disputará na preparação para Tóquio. As comandadas da Pia Sundhage ficaram no 0 x 0 com a vice-campeã mundial Holanda. Sábado, é encarar a anfitriã.

Copa da Inglaterra (oitavas-de-final) Chelsea classificado, 2 x 0 sobre o Liverpool. Brincadeira que rola na web: depois que aquele moleque mandou uma carta pro Jurgen Klopp fazer seu time perder, os Reds são só ladeira pura. Tomaram 1 x 0 do Atlético de Madrid, 3 x 0 do Watford e, agora, 2 x 0 do Chelsea. "Acabou a pas!!!"

Copa da França (semifinal) Paris Saint Germain na decisão após triturar o Lyon por 1, 2, 3, 4, 5 x 1, incluindo um do Neymar e 3 do Mbappé. Foi a 1ª derrota do Bruno Guimarães desde que estreou no Lyon.

Copa da Espanha (semifinal) Real Sociedad finalista depois de 32 anos ao fazer 1 x 0 no Mirandés.

Copa da Alemanha (quartas-de-final) Destaque para Saarbrucken 1 x 1 Fortuna Dusseldorf + 7 x 6, com Daniel Batz dando ao Saarbrucken uma classificação histórica. Ele defendeu 5 pênaltis, um deles no tempo normal.

Saiu a Série D de 2020

Serão 68 clubes neste ano, sendo que 8 deles disputarão uma fase preliminar e os 4 ganhadores completarão a fase de grupos com os 60 já previamente assegurados. Agora serão 8 grupos de 8 clubes cada, passando 4 times de cada octogonal para o mata-mata, assim seguindo até o epílogo em 22 de novembro. Às chaves:

Grupo 1 Atlético Acreano, Bragantino do Pará, Fast, Galvez, Independente, Rio Branco, Vilhenense e Ji-Paraná ou Nacional de Manaus.

Grupo 2 Altos, Juventude do Maranhão, Luverdense, Moto Club, River, Santos do Amapá, São Raimundo de Roraima e Baré ou Ypiranga do Amapá.

Grupo 3 Afogados da Ingazeira, América de Natal, Atlético de Cajazeiras, Campinense, Floresta, Globo, Guarany de Sobral e Salgueiro.

Grupo 4 ABC, Central, Coruripe, Freipaulistano, Itabaiana, Jacyobá, Potiguar e Vitória da Conquista.

Grupo 5 Águia Negra, CRAC, Goianésia, Goiânia, Operário de Várzea Grande, União Rondonópolis, Vitória do Espírito Santo e Real Noroeste ou Aquidauanense.

Grupo 6 Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Caldense, Gama, Palmas, Patrocinense, Tupynambás e Brasiliense ou Tocantinópolis.

Grupo 7 Bangu, Cabofriense, Cascavel, Ferroviária, Mirassol, Nacional do Paraná, Portuguesa da Ilha do Governador e Toledo.

Grupo 8 Caxias, Joinville, Marcílio Dias, Novorizontino, Pelotas, São Caetano, São Luiz e Tubarão.

Racismo e seus tratamentos diferentes

Na verdade deveria haver um único quando cometido algum ato desses: criminalizar seu autor e até mesmo a instituição esportiva. É o que deveria ter acontecido em Portugal com o Vitória de Guimarães depois do que fizeram com o Marega, do Porto. Só que a "punição" foi de uma mera multa de 714 euros, "troco" ante a gravidade da situação. É o que temo que não ocorra com o Defensa y Justicia pelo torcedor que imitou um macaco ao se dirigir à torcida do Santos, mas bem sabemos há muito tempo que a Conmebol gosta mais é de penas que rendam notas e mais notas para seus cofres do que daquelas que efetivamente criminalizem os responsáveis.

É o que felizmente aconteceu na Série A2 de SP com um torcedor do Penapolense, que imitou um macaco ao se dirigir a Léo Pereira, da Portuguesa, e por isso foi proibido de frequentar o Tenente Carriço por 2 anos - deveriam impedi-lo de ir não só a esse, mas a qualquer estádio do estado (já que de esfera estadual a punição). O clube ainda escapou, só pagará 1 mil mangos de multa. E felizmente o castigo foi aplicado a um torcedor do Everton, que não poderá entrar em qualquer estádio da Inglaterra por 3 anos pois a agência pública criminal dela e da Escócia o julgou por um ato cometido contra Andros Towsend, do Crystal Palace, em agosto do ano passado.

Curtinhas Esportivas

Prevaleceu o bom senso Materiais provocativos liberados para as torcidas de Atlético e Cruzeiro neste sábado, o Ministério Público foi bem tanto quanto mal foi a Polícia Militar inicialmente. Violência deve sempre ser coibida, mas a corneta é de lei e a zoeira nunca pode acabar, seja de alvinegro pra Raposa e seja de alviceleste pro Galo.

Corinthians no Serasa - isto é: com o Serasa É uma parceria firmada pelo clube com a Serasa Experian até o fim deste ano. A marca dela será estampada na camisa do clube a partir de julho e haverá ações conjuntas, como a Arena em Itaquera receber nos próximos dias uma tenda no qual as pessoas poderão renegociar suas dívidas.

Portões fechados na Itália Mais, mais e mais, tudo por causa do coronavírus, cuja gravidade tem sido tamanha que adiou até as voltas da semifinal da Copa da Itália marcadas para ontem e hoje, sem contar vários jogos do Campeonato Italiano. Ainda não se sabe como será reorganizado o calendário dos prélios adiados. O vírus que tem causado agonia e angústia no planeta já matou mais de 100 pessoas por lá e atingiu outras quase 3 mil.

Stephen Curry de volta Ausente desde a derrota para o Phoenix Suns em 30 de outubro, o craque da NBA voltará após desfalcar o Golden State Warriors em 58 partidas. Será hoje, contra o Toronto Raptors.

Todos contra FIA e Ferrari Quase todos, em fato. 7 das 10 equipes da Fórmula 1 ameaçam uma ação legal contra a entidade máxima do automobilismo mundial e a escuderia italiana por causa de um acordo entre as partes referente ao motor usado pela equipe vermelha no ano passado. Entre estas 7 equipes - todas elas, evidentemente, não usuárias de motores Ferrari - está a atual campeã Mercedes. Climão para a estreia na Austrália dia 15.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Novo diretor na Jovem Pan Leio na Cristina Padiglione que André Lahóz Mendonça de Barros é o novo comandante jornalístico da rádio que agora não é mais apenas rádio. O substituto de Felipe Moura Brasil trabalhou por 3 anos na Folha de S.Paulo e por outros 22 na revista Exame em diversos cargos diretivos.

Cacau Menezes sai ou fica? Reina a grande expectativa sobre o futuro do comunicador da NSC, que nela está desde a antiga RBS há mais de 4 décadas. Colunista político da NSC, Moacir Pereira publicou que Cacau estaria deixando o grupo, no qual não é visto na TV desde o "Jornal do Almoço" de 21 de fevereiro, quando fechou sua coluna com um "a gente se vê por aí", e não é lido no portal NSC Total desde o último sábado. Quem falou com ele foi Claiton Selistre, do Portal Making Of e que trabalhou com Cacau na antiga RBS por 25 anos. Claiton noticiou que Cacau não saiu, mas gostaria de sair da NSC e que não tem ido trabalhar por se sentir desconfortável devido a uma série de situações referentes a pessoas que representam a empresa. É algo já ocorrido no ano passado, quando quase deixou o grupo e por muito pouco não foi contratado pela então RIC (atual NDTV). O comunicador disse não saber o que acontecerá pois não falou com ninguém da NSC sobre sair e que não tem nada definitivo sobre o futuro. Depois da matéria do Selistre, a emissora respondeu ao Making Of que Cacau está afastado temporariamente por motivo de licença, sem no entanto especificar até quando assim será. Só dá margem pro povo pensar tudo de tudo.

Mudança para Flávio Ricco em Porto Alegre Após quase 13 anos, sua coluna "Canal 1" não é mais publicada pelo Correio do Povo, que infelizmente nunca deu um tratamento minimamente digno a ela por sempre reservar um espaço curto no qual cabiam menos da metade das suas notas diárias, além de incontáveis vezes usar o espaço da coluna para divulgar programas nacionais e locais da Record na base do "press release" em textos que jamais foram escritos pelo "guru" ao invés disso ser publicado em espaço à parte. Desde esta quarta-feira, a "Canal 1" não está mais em papel impresso por aqui pois agora está no caderno de colunistas de O Sul, jornal que a Rede Pampa continua editando em formato de jornal convencional mesmo que o publique apenas e tão somente pela internet há 5 anos a ser fechados no mês que vem. Felizmente, agora o Ricco tem uma "página" inteira e sua coluna entra completa. Espero que assim seja sempre, mesmo quando eventualmente ele noticiar algo sobre a Pampa que não seja propriamente positivo, como fez em 15 de janeiro deste ano ao destacar a situação calamitosa de algumas emissoras de TV daqui do Rio Grande do Sul e citar como exemplo a Pampa, destacando que ela não exibe quase nada da RedeTV! diariamente, que loteia a grade de igrejas e que só tem sinal digital em cidades onde as prefeituras cederam antenas.

Mais uma mudança diretiva na Record RS Sinceramente, não consigo mais há um bom tempo ter a mínima noção de quantas alterações foram feitas no comando da filial porto-alegrense em 13 anos. A última será oficializada na próxima segunda: Reinaldo Gilli deixará a estação após 6 anos pois assumirá o comando da Record News, entrando em seu lugar o bispo Carlos Alves, mineiro que está na rede há 27 anos. Neles, dirigiu as rádios Atalaia em Curitiba, Uirapuru em Fortaleza, Capital em Fortaleza e Copacabana do Rio de Janeiro, além das TVs Record de Santos, Belo Horizonte, Belém, Salvador e Brasília, mais a superintendência da Record News, a direção de rede da Record e duas passagens pela RecNov, a atual agora findada pela vinda para Porto Alegre. Nas gestões anteriores dele, duas contratações merecem destaque: na época de BH, a Record Minas adquiriu a Miss Brasil (e, para sempre no meu coração, legítima Miss Universo) Natália Guimarães para estrear como apresentadora da versão local do "Hoje em Dia"; e no período de Brasília, foi contratado Marcão do Povo junto à TV Goiânia (Band) para o "Balanço Geral DF".

Só estamos agora pela data, Brunna Colossi Ela disse que já tem a da sua estreia no SBT RS, onde fará conteúdos de entretenimento - e onde está muito na cara que será a nova apresentadora do "Masbah!" após a saída da Mônica Fonseca, ficarei extremamente surpresíssimo com "SU" de "Sussudio" (como diria Phil Collins) se isso não acontecer. No entanto, só vai revelar dia e horário neste fim-de-semana nas redes sociais.

Data quem já tem é Débora Meneses Sei pelo Piero Vergílio que será no próximo dia 14 (mas dá no mesmo dizer sábado da semana que vem) que ela começará a apresentar a 3ª versão do programa de variedades "De Ponta a Ponta" na TV TEM (Globo) para 4 regiões do interior de SP. Os viventes das áreas de Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e Itapetininga vão acompanhá-la às 14h40, logo após a "Revista de Sábado".

Wagner Montes Filho na Record A filial do Rio de Janeiro contratou o filho do saudoso apresentador e da ex-Miss Brasil Cátia Pedrosa para ser repórter nos telejornais locais, especialmente no "Cidade Alerta" de Ernani Alves.

Faltando 40 minutos pras 12h Vai parecer isso na afiliada do SBT em Pernambuco a partir de segunda-feira. Justifica-se: agora com Anne Barretto ganhando a companhia de Leandro Oliveira, que fazia o extinto "Notícias da Manhã PE", o noticiário "TV Jornal Meio-Dia" terá sua duração ampliada e começará às 11h20.

Só tem que combinar isso com as afiliadas É a ideia da Rede Bandeirantes que leio no já citado Flávio Ricco: ela pretende ter uma nova grade nacional de sábado, que incluiria um noticiário de rede às 7h, o "Aqui na Band" às 9h e o "Jogo Aberto" às 11h, depois disso vindo a "Sessão Livre". Tudo muito bonito, tudo muito bacana, que bom que há a ideia do incremento... mas a Band já discutiu com as filiais e afiliadas como resolver essa questão? Afinal de contas, há décadas a faixa das 7h às 12h neste dia da semana é destinada aos programas locais por todo o país. Tudo bem que nem todas as emissoras preenchem exatamente estas 5 horas com coisas só suas (próprias ou terceirizadas), mas tem quem faça uso quase completo deste espaço - e dou como exemplo a Band daqui de Porto Alegre, que mostra nas manhãs de sábado atrações como "Cavalos Crioulos", "Band Motores", "De Campo e Alma", "Mais Saudável", "Entre Amigos" e "Completamente Seu". Como reorganizar tudo se rolar esta alteração pretendida por São Paulo? Aliás: é incrível como as redes, quando pensam em mudanças assim, não pensam nunca em programas locais destinados à cidade de São Paulo, com títulos regionais e pautas todas referentes à maior cidade do Brasil e à América Latina. Tem sempre que ser algo atrelado à grade nacional. Mas qual é a dificuldade para isso, pombas???

Nova repórter na Band SP É a conterrânea gaúcha Roberta Scherer, que estava na Band do Rio de Janeiro.

Rafael Coimbra saiu da GloboNews Não era fundador do canal por muito pouco, iniciou como estagiário em 1997 até passar a repórter geral, correspondente estrangeiro e atualmente comentarista de tecnologia principalmente no vespertino "Estúdio i". Ele prometeu nas redes sociais anunciar novidades em breve.

CNN Brasil no 577 Esse será o canal dela ao mesmo tempo na Claro (ex-Net), na Sky, na Oi e na Vivo Fibra a partir do dia 15, daqui a dois domingos. No passado, este era o número do canal esportivo EI Maxx 2.

Fox News na Record e vice-versa Leio no Daniel Castro que falta uma assinatura para este acordo ser oficializado e anunciado com estardalhaço. Haverá troca de conteúdos, com os da Fox News passando aqui no Brasil e os da Record indo para os Estados Unidos. O canal americano é extremamente conservador e é apoiado declaramente por Donald Trump, ídolo de Jair Bolsonaro, de quem a Record quer se aproximar mais ainda fazendo esta parceria, conforme comentado nos bastidores - e o que será destacado a seguir também vai claramente ao encontro disso, episódio que pegou muito mal entre bastante gente, claro que não entre os fãs do presidente.

Carioca e a coletiva do presidente O próximo "Domingo Espetacular" marcará a estreia do Márvio Lúcio na Record e, para ela, foi marcada uma entrevista com Jair Bolsonaro, que ele disse ao Mauricio Stycer ter durado mais de 3 horas e na qual compareceu caracterizado como a imitação Bolsonabo, que já faz desde ainda o "Pânico na Band" há 3 anos. Quando haveria uma coletiva do presidente, Carioca chegou caracterizado como ele, deu uma banana aos jornalistas ao pedir perguntas e não gostou quando foi questionado se Jair havia pedido para ele dar uma banana aos jornalistas. Contrariado, disse 5 vezes que aquilo foi ideia sua. Ao Stycer, falou que uns amariam aquilo e que outros odiariam, mas que fazia parte, e que como humorista estava encarnando o personagem e que não poderia pensar em julgamento social por estar imbuído do espírito do cara, tendo feito o que fez simplesmente por ser o que Bolsonaro tem feito. Depois, o presidente chamou Márvio Lúcio para responder aos jornalistas sobre o resultado do Produto Interno Bruto, divulgado pouco antes. Carioca disse que a coisa anda tão louca nos dias atuais que só falta a polícia abrir um inquérito para apurar quem matou Odete Roitman, e finalizou que é piada, simplesmente piada.

Mas e o "Hoje em Dia" dominical??? É a pergunta que me faço desde que li no Observatório da Televisão que a RIC do Paraná estreará o desenho "O Diário de Mika" na recém-estreada sessão "Anima Kids RIC", cujo horário de exibição é às 8h30 dos domingos. Só que a partir deste domingo a Rede Record começará a passar o "Hoje em Dia" também neste dia da semana, das 9h às 11h. Como fará a afiliada paranaense diante disso, ainda mais que aos domingos ela também tem o "RIC Rural" das 10h? Me pergunto o mesmo em relação à loteria TriLegal por aqui.

"Roda a Roda" diário só para Santa Catarina Assim será a partir da próxima segunda. O SCC SBT mostrará reprises regionalizadas do programa da Rebecca Abravanel, sempre às 13h15, horário hoje da exibição local de "Chaves". A chamada rodada nos intervalos tem a voz-padrão nacional do Carlos Roberto Bem-Te-Vi.

Tentando limpar a barra A última de Sílvia Abravanel foi falar no ar, no "Bom Dia & Cia." desta quinta, sobre um funcionário do SBT que não tinha visto "porque eu enxergo todos quando venho aqui pro palco e fico perguntando 'cadê um, cadê outro' que trabalha comigo" e que tinham dito a ela que havia ido para os recursos humanos, mas que no fim das contas era só para resolver documentação. Mas o que é que tem a ver falar algo interno assim no ar em um programa destinado a crianças, que não devem nem ter a menos remotíssima ideia do que é RH e coisas assim??? Ficou claro: Sílvia tentou salvar sua pele depois daquilo da bronca nos funcionários há alguns dias.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Morreu ontem Adelaide Chiozzo, aos 88 anos, de pneumonia contraída após ser internada na semana passada depois de quebrar o quadril devido a um tombo. Estrela da Rádio Nacional nos primórdios, estrelou mais de uma dezena de filmes da era do preto e branco. Num deles, "Aviso aos Navegantes" (de 1950), tocou ao lado de Eliana Macedo o clássico "Beijinho Doce", revivido em 2008 graças a Patrícia Pillar e Cláudia Raia na novela "A Favorita".



Clipe do Dia (parte 2)

Em novembro de 1983, shows de Milton Nascimento no Anhembi, em São Paulo, foram gravados para um disco ao vivo lançado a 4 dias do Natal daquele ano. Uma canção inédita abriu o álbum: "Coração de Estudante", dele e de Wagner Tiso, que a elaborou para ser tema instrumental de um documentário de Sílvio Tendler sobre o presidente João Goulart - depois, Milton adicionou letra. A música estourou a partir do movimento pelas diretas, que tinha entre seus líderes um político que teria este como um de seus temas prediletos: Tancredo Neves, que seria presidente do Brasil em 1985, mas que morreu antes de tomar posse. Quando isso aconteceu, "Coração" tocou muito e se tornou uma canção ligada mais ainda diretamente a ele. Nesta quarta-feira, o nascimento de Tancredo completou 110 anos.



Clipe do Dia (parte 3)

O orquestrador francês Paul Mauriat nasceu há 95 anos completados na quarta-feira. Falecido em 2006, ele teve como grande momento um instrumental que às vezes ainda toca no rádio: "Love is Blue".



Clipe do Dia (parte 4)

O nascimento de Inezita Barroso completou 95 anos nesta quarta-feira. Partida em 2015, ela comandou por muitos anos o "Viola, Minha Viola" na TV Cultura. Desta atração ela fez parte mesmo antes de apresentá-la, convidada que era às vezes do anfitrião Moraes Sarmento. Em 1982, Inezita tocou o sucesso "Marvada Pinga".



Clipe do Dia (parte 5)

Há 10 anos fechados na quarta-feira, a música brasileira perdia o "Genialf" que foi, segundo Ruy Castro, o verdadeiro pai da Bossa Nova. Nascido em 1929, Johnny Alf ganhou este nome artístico por sugestão de uma amiga americana. Um clássico de sua carreira foi defendido por Márcia no famoso festival exibido pela Record em 1967, embora não se classificando. Eis o próprio Johnny a executá-lo ao vivo na TV Cultura em 1969: "Eu e a Brisa".



Clipe do Dia (parte 6)

Quinta-feira dos 50 anos de John Frusciante, que voltou a ser guitarrista do Red Hot Chili Peppers no ano passado após dele ser de 1988 a 1992 e depois de 1998 até 2009. O primeiro disco dele com a banda foi "Mother's Milk", no qual mandou ver numa versão espetacular de um classicaço de Stevie Wonder: "Higher Ground".



Datas em 0 ou 5

Bela do Dia: Melina Almeida

Melina Almeida, médica. Ela faz sucesso nas redes sociais por ser uma entusiasmada adepta do Flamengo, amor que sempre reforça em fotos tanto com ídolos do clube quanto assistindo as partidas dele - não sei se estará no Maracanã quarta que vem, tomara que consiga ir pois a noite prometerá demais no reencontro dos rubro-negros com sua gente pela Libertadores desde os 5 x 0 sobre o Grêmio, já que o título contra o River Plate foi em Lima e o êxito de ontem diante do Júnior em Barranquilla. No mais, é uma moça lindississíssima, apaixonantérrima e mais encantadoramente fascinante do que o Zico marcando 3 vezes no seu retorno em 1986, do que o pombo sem asa do Petkovic em 2001 e do que o Gabriel fazendo o vira-vira no ano passado na troca do sinal amarelo para vermelho.

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As desta quarta-feira, 4 de março, foram estas:

*55 anos de Paul W. S. Anderson, diretor de filmes como "Alien vs. Predador" e quatro da franquia "Resident Evil".

*40 anos de Omar Bravo, meia-atacante campeão da Copa Ouro em 2003 pelo México e do Apertura Mexicano de 2006 pelo Chivas.

*30 anos de Fran Mérida, meio-campista do Osasuna e que passou pelo Athletico Paranaense entre 2013 e 2014, sendo campeão da Supercopa da Europa de 2010 e da Liga Europa de 2012 pelo Atlético de Madrid.

*30 anos de Fabiane Paza, repórter da NDTV (Record) em Florianópolis e ex-RBS (Globo) em Cruz Alta.

As desta quinta-feira, 5 de março, são estas:

*65 anos de Penn Jillette, mágico e ator que forma a dupla Penn & Teller.

*50 anos de Mike Brown, técnico da seleção masculina de basquete da Nigéria e vice-campeão da NBA de 2007 pelo Cleveland Cavaliers.

*45 anos de Silvinha, irmã de Cíntia e Helen Luz, ex-jogadora de basquete medalhista olímpica de prata em Atlanta 1996 e de bronze em Sydney 2000.

Lembrete importante

Estou devendo muitos, inúmeros, incontáveis "Raridade Rara" na seção agora destinada só a isso, sei que está 1 mês atrasada a atualização. Mas logo, logo colocarei isto em ordem, sim. Nem que eu me sacrifique para isso. Também tenho devido diversas respostas a mensagens enviadas pelo Whatsapp do PB. Tudo também ficará em dia, juro.

Arremate

E essa do Ronaldinho Gaúcho e do Assis com documentos falsos no Paraguai? História maluca e bizarra.

"24 Horas" volta antes que tenham terminado de contá-la bem direitinho! Ou algo perto disso.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.