Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 3 de março de 2020
50 anos de Libertadores em Porto Alegre

A partir desta terça, a aldeia pampeana viverá dias únicos e especiais pois a dupla Grenal disputará a Libertadores não só com os dois na mesma edição por isso já acontecido anteriormente, mas desta vez com ambos no mesmo quadrangular, o que assegura dois clássicos em 12 de março e 8 de abril. O que também fará desta uma edição especial - e crédito a quem merece: sei disso por um registro feito dias atrás no Twitter pelo locutor esportivo Gustavo Manhago, sem o qual admito que não faria a menor ideia disso - é que os dois Grenais acontecerão num 2020 em que estamos completando 50 anos de partidas da Copa Libertadores em minha cidade.

Alguém achará que estou maluco, que não tô batendo bem das ideias, que tô de ressaca ou coisa do tipo. "Como assim 50 anos de Libertadores na capital gaúcha se o Internacional só começou a disputá-la em 1976 e o Grêmio em 1982?" Simples: não envolveu nenhum deles o primeiro jogo desta competição aqui realizado - e, por óbvio, nem nenhum brasileiro até porque a CBD nem inscreveu times nossos naquela edição (tal qual fizera em 1966 e 1969) alegando tanto prejuízo para o calendário no tocante à preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo no México quanto a excessiva violência dos adversários e o risco à integridade física que isto representava; se o país tivesse representantes, estes teriam sido Palmeiras e Cruzeiro, campeão e vice do Robertão de 1969.

Foi em 28 de abril de 1970, no Gigante da Beira-Rio. A Zona 3 da 2ª fase classificaria um time para a semifinal e teve duelo direto entre Nacional e Universidad de Chile. La U ganhou por 3 x 0 em Santiago, os uruguaios fizeram 2 x 0 em Montevidéu e veio o desempate em campo neutro no Beira-Rio com vitória chilena por 2 x 1. Depois a Universidad seria eliminada pelo Peñarol, que perderia o título para o Estudiantes. É a marca histórica que ficou para sempre: há 50 anos a ser completados daqui a 2 meses, Porto Alegre recebeu seu primeiro jogo de Libertadores muito antes do 1º do Colorado no 1 x 0 sobre o Olimpia em 14 de março de 1976 e bem antes ainda do 1º do Tricolor no 0 x 0 com o São Paulo em 3 de setembro de 1982. Cidade que viu alegrias como a do Grêmio no Olímpico em 1983, as do Inter no Beira-Rio em 2006 e 2010, a final entre Atlético Paranaense e São Paulo em 2005 e muito mais.

Para começar este ano especial, reencontros que despertam lembranças especiais. Primeiro tem os vermelhos no Gigante contra a Universidad Católica, uma das oponentes superadas na exitosa campanha da Sul-Americana de 2008 graças ao gol fora valendo desempate (1 x 1 no Chile e 0 x 0 aqui). Depois tem os azuis em Cáli diante do América, o qual espera lá superar pela vez 1ª como não ocorrido nas 4 anteriores, uma delas no 1983 do 1º título, quando ganhou a peleja daqui pela fase semifinal às 3 da tarde de uma quarta-feira dia útil normal pois a bola não pôde rolar na noite anterior devido à forte chuva. Tomara que os resultados dos dois times daqui sejam melhores que os da última vez em que atuaram no mesmo dia pelo certame continental, 4 de maio de 2011, quando foram eliminados nas oitavas - o Colorado tomando 2 x 1 do Peñarol em casa e o Tricolor levando 1 x 0 da Católica no Chile.

Além da dupla Grenal, a noite brasileira terá também o Santos na Argentina pelo Grupo G. O adversário será o Defensa y Justicia, aquele que eliminou o São Paulo na Sul-Americana de 2017. São momentos totalmente diferentes. Por um lado, o Peixe do Jesualdo Ferreira vive uma abstinência de gols, por mais que lidere sua chave no Paulistão. Por outro lado, os argentinos não perderam ainda nos 5 jogos comandados pelo agora técnico Hernán Crespo. Depois tem o campeão da Copa do Brasil em ação. O Athletico Paranaense, em momento de reconstrução após tantas saídas dentro e fora de campo, receberá o Peñarol em encontro onde ambos terão em comum as poucas atuações na temporada, que recém iniciou para os uruguaios tal qual ocorre com os titulares rubro-negros.

Destaques do futebol ontem e hoje

Campeonato Paulista (8ª rodada) O Oeste tomou 1 x 0 do Mirassol e é o 4º do Grupo A, com 4 pontos. Sábado ele terá uma pedreiraça: visitará o Santo André, melhor campanha do torneio com 19 pontos no Grupo B, cujo 2º colocado com 17 é o Palmeiras, que na sequência encarará a Ferroviária - que, por sinal, não é lanterna do Grupo D pois tem 9 pontos e 14 cartões amarelos contra 9 e 15 do aí sim 4º colocado Corinthians, que também no sábado pegará o Novorizontino. Neste mesmo dia tem o Santos, 1º do A com 12, recebendo o Mirassol. Antes ainda, sexta-feira tem o Guarani, 2º do D com 10, visitando o Ituano. No domingo o destaque é o São Paulo, 1º do C com 15, visitando o Botafogo, 4º do B com 5. E na 2ª tem Ponte Preta, 3ª do A com 7, versus Red Bull Bragantino, 1º do D com 11.

Campeonato Catarinense (7ª rodada) Rodrigo Santana estreou positivamente no Avaí, 2 x 0 sobre o Tubarão e 3º lugar com 13 pontos para garantir classificação pras quartas-de-final. Domingo, ele receberá o Juventus. Neste mesmo dia tem Figueirense, 4º com 11, visitando o Criciúma. Já a Chapecoense, lanterna com 4, jogará em casa contra o Joinville. E olha que loucura o que não faz um regulamento: a Chape luta para não cair e, ao mesmo tempo, para ser quadrifinalista pois o 8º colocado, o Concórdia, só tem 1 ponto a menos que ela.

Copa do Nordeste (6ª rodada) A não ser que role empate, alguém pintará o 7 nesta noite pois teremos River, 7º do Grupo A com 4 pontos, versus Ceará, 7º do B com 5. Crédito a quem merece: esta tirada não é minha e sim do amigo Regys Silva, o "Regynildo Surtado Olímpico" que diz ser Vozão e Schalke, mas que tenho praticamente certeza que no fundo do fundo torce para o Fortaleza e para o Bayern de Munique, isso sim. (risos)

Curtinhas Esportivas

Mudanças na Série C Regulamento alterado após 8 anos. Agora, dois quadrangulares em turno e returno definirão os 4 classificados para a Série B, sendo que os dois primeiros colocados decidirão o título. Um dos grupos terá o 1º e o 3º do A e o 2º e o 4º do B, com o outro tendo o 1º e o 3º do B e o 2º e o 4º do A. A proposta foi do Santa Cruz e teve 14 votos favoráveis e 6 contrários dentre os clubes deste ano - infelizmente, não sei quem votou a favor ou contra. Achei legal, sinceramente. Gostei. Eis os decagonais da 1ª fase: Grupo A com Botafogo da Paraíba, Ferroviário, Imperatriz, Jacuipense, Manaus, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Treze e Vila Nova; e Grupo B com Boa Esporte, Brusque, Criciúma, Ituano, Londrina, São Bento, São José de Porto Alegre, Tombense, Volta Redonda e Ypiranga.

Liga independente da CBF? Gabriel Mascarenhas deu a notícia no blog do Lauro Jardim: ela seria formada por Atlético Mineiro, Botafogo, Ceará, Corinthians, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Sport. Mas não seriam todos os favoráveis a isso, vide resistências das partes de Flamengo, Palmeiras e Vasco. #PrimeiraLigaFeelings?

Maior venda da história do Coritiba 6 milhões de euros a ser pagos pelo Manchester City, que receberá em junho - quando ele fizer 18 anos - o lateral Yan Couto, campeão mundial de juvenis no ano passado.

Bahia ao dobrado neste sábado Serão dois jogos na Fonte Nova e um ingresso para ambos: 4 da tarde, os principais contra o Confiança pela Copa do Nordeste; e 7 da noite, o sub-23 versus o Doce Mel pelo estadual.

Que zica do Náutico, tá louco! Depois do Matheus Carvalho parando 7 meses por uma lesão no joelho, outro jogador alvirrubro parará um tempão: Ronaldo Alves, contusão no tendão de Aquiles contra o Santa Cruz.

500 vezes pelo Real Madrid Completou Benzema no superclássico contra o Barcelona.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Luto no rádio carioca Morreu no último sábado Kléber Sayão, aos 75 anos, ex-Globo, Manchete e Roquette Pinto.

SBT oficializou Marcelo Chemale Mesmo à frente do "SBT Rio Grande - 2ª Edição" desde que Felipe Vieira saiu em dezembro para morar em SP, somente agora o repórter foi oficializado pela emissora como apresentador do jornal noturno. Não precisaria demorar isso tudo, esperavam o quê? Que pintasse algum negócio de ocasião, tipo, contratar algum apresentador da concorrência? O Chemale é competente também apresentando, já é conhecido do público do canal 5, poderiam tê-lo efetivado diretamente em dezembro mesmo. Ele merece!

Mais um na CNN Brasil Sei pelo Gabriel Vaquer que foi adquirido o primeiro correspondente do canal no Nordeste: será Jhonatã Gabriel, que se despediu da TVE Bahia, na qual apresentava o programa "TVE Revista".

Por que isso, GloboNews? Dúvida pertinente: se o canal pretende ter mais e mais conteúdo ao vivo a partir da chegada do novo concorrente - vide desde ontem o "Em Pauta" passar a ser ao vivo até 22h, por exemplo -, por qual motivo continuar reprisando o "Bom Dia Brasil" das 9h às 10h? Ou esta faixa também não é importante?

Castelo global A partir desta madrugada de terça para quarta, depois do "Jornal da Globo" (à 0h15), o Plim-Plim estreará a 6ª temporada da série "Castle", inédita na TV aberta e bem atrasada por realizada entre 2013 e 2014. O 5º ano havia passado em 2016, para se ter uma ideia de como a Globo está com um delay com "DE" maiúsculo na transmissão desta produção, que foi cancelada justamente no já citado 2016 e que depois terá ainda mais 2 temporadas a estrear. Os próprios protagonistas seguiram outros caminhos depois disso. Nathan Fillion (Rick Castle) estrela "The Rookie" desde 2018 e Stana Katic (detetive Beckett) faz "Absentia" desde 2018.

Acapulco 3 anos depois Faz todo esse tempo que a saga mais clássica de "Chaves" não é reprisada pelo SBT, nem nas agora 4 horas diretas das madrugadas e manhãs de sábado, nem nas 2 horas de domingo e nem nas transmissões regionalizadas em boa parte do país de segunda a sexta. Mas isto acontecerá no próximo domingo para Sampa City e uma e alguma outra filial ou afiliada sem programação regional no horário, o que já é anunciado em chamadas nos intervalos e tudo mais. Não que uma coisa tenha necessariamente a ver com a outra (mas vai que tem?), mas também no próximo domingo começará a ser exibido neste dia da semana pela Record o "Hoje em Dia", exatamente das 9h às 11h. Pena que assim não será aqui no Rio Grande do Sul, onde o SBT local faz uma transmissão local aos domingos das 9h às 10h25 devido à reapresentação do "Masbah!" do dia anterior logo a seguir.

Morreu o apresentador do "Inside the Actors Studio" Esse programa passou na TV paga brasileira nas décadas de 1990 e 2000, esqueço agora em qual canal. Seu criador James Lipton partiu anteontem aos 91 anos.

Discovery campeão de audiência Leio no Flávio Ricco que o canal original do conglomerado chegou ao 2º lugar na TV paga os sábados tanto no total de viventes quanto entre aqueles dos 25 aos 54 anos. A produção que rendeu este índice foi "Aeroporto: Área Restrita", há 1 mês e meio com seu 3º ano no ar e já com o 4º assegurado.

"Mulheres à Obra" Vale lembrar que começa às 22h de hoje este novo programa de reformas no Discovery Home & Health, competição reunindo estrelas de vários shows do canal, como Mina Starsiak, Jasmine Roth, Leanne Ford e Alison Victoria, com o julgador da vencedora após 4 edições sendo o "irmão à obra" Drew Scott. Ainda bem que terá repeteco às 3h10 pois quero muito assistir, mas no horário original impossível devido à Libertadores.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Há 5 anos completados nesta terça, a música sertaneja perdia o parceiro do Milionário. Nascido em 1946, José Rico fez dupla com ele por 4 décadas e meia, período no qual gravaram dois filmes e 29 discos. O som que trago deu o nome ao disco lançado por ambos em 1984: "Lembrança", tocada no "Som Brasil", da Globo.



Clipe do Dia (parte 2)

Também há 5 anos fechados hoje, morria o primeiro baterista dos Paralamas do Sucesso. Vital Dias não chegou a tocar nos discos da banda pois dela deixou de fazer parte em 1981, sendo substituído por João Barone. Mas uma canção em homenagem a ele rendeu um dos primeiros sucessos em "Cinema Mudo", disco de estreia lançado justamente naquele ano: "Vital e sua Moto". Nascido em 1959, tocou na banda Sadom e depois foi funcionário público.



Datas em 0 ou 5

Bela do Dia: Marina Squerciati

Marina Squerciati, atriz que faz a policial Kim Burgess em "Distrito 21" (Chicago P.D.). O episódio de ontem foi pesadíssimo por causa da personagem dela, que lutou contra um agressor de mulher e conseguiu matá-lo, mas depois de tomar tanta porrada dele que, para tristeza geral dos fãs da série, perdeu o bebê que esperava. Crueis serão os próximos dias da Burgess na volta ao trabalho depois de algo tão terrível.

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As desta terça, 3 de março, são estas:

*100 anos do nascimento de James Doohan, ator falecido em 2005 e que interpretou o engenheiro Scott na série original e em 6 filmes de "Jornada nas Estrelas".

*70 anos da Rádio Brasil Central, uma das mais tradicionais estações AM de Goiânia.

*65 anos de Andy Breckman, criador da série "Monk - Um Detetive Diferente".

*55 anos de Stojkovic, ex-jogador campeão europeu pelo Olympique em 1993 e da Copa do Imperador do Japão em 1995 e 1999 pelo Nagoya Grampus, clube pelo qual foi campeão como técnico do Campeonato Japonês em 2010 e da Supercopa Japonesa em 2011.

*50 anos de Julie Bowen, atriz que fez a Carol da série "Ed" de 2000 a 2004 e a Denise Bauer de "Justiça Sem Limites" de 2005 a 2008, mas que é especialmente marcada pela Claire Dunphy de "Família Moderna", na qual atua desde 2009 e pela qual já ganhou duas vezes o Emmy de coadjuvante em série de comédia.

Arremate

Materiais de torcida que usem a letra B proibidos pela Polícia Militar de BH para Atlético x Cruzeiro no domingo.

"24 Horas" voltará antes que proíbam os torcedores de torcer ao invés de coibir atos violentos!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.