Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 26 de fevereiro de 2020
Cinzas futebolísticas da quarta-feira

Tem Recopa, Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil, estaduais, Nordestão... Ressaca? Descarte.

Recopa Sul-Americana (volta) Flamengo e Independiente del Valle se encaram no Maracanã após os 2 x 2 de semana passada no Equador. É a 5ª edição com ida e volta que chega aos finalmentes depois de um empate. Em todas, o campeão da Libertadores sorriu ao final: 1993, quando deu Cruzeiro nos pênaltis sobre o São Paulo; 2012, quando o Santos marcou 2 x 0 na Universidad de Chile; 2016, quando o River Plate fez 2 x 1 no Independiente Santa Fe; e 2018, Grêmio nos pênaltis sobre o Independiente. A partida de hoje também poderá ser especial para o Mengão por representar seu primeiro título continental no Maracanã em conquistado, visto que as Libertadores foram arrematadas em Montevidéu em 1981 e em Lima no ano passado, o Mundial de 1981 em Tóquio, a Mercosul de 1999 em São Paulo e a Copa Ouro da Conmebol de 1996 em Manaus.

Copa Libertadores (volta da 3ª pré-grupos) Assim como foi contra a Universidad de Chile, o Internacional é obrigado a ganhar do Tolima para ir ao Grupo E contra Grêmio, América de Cáli e Universidad Católica devido ao 0 x 0 na Colômbia. Se uma vez deu certo, duas pode dar. Mas se der para melhorar um pouco a qualidade do futebol do time, ajudará também. Também nesta noite, os já citados Fla e Del Valle, mais o Atlético Junior, saberão se o Grupo A será completado pelo Cerro Porteño ou pelo Barcelona. A vantagem é equatoriana por 1 x 0.



Copa Sul-Americana (ida da 1ª fase) Goiás eliminado ao tomar outro 1 x 0 do Sol de América, desta vez no Olímpico de Goiânia. Futebol mixuruca, conforme os relatos que escutei. A torcida perdeu a paciência nos minutos finais, sobrou "tomate cru" pra lá e "suco de caju" pra cá. A batata do Ney Franco está assando muito com "MU" maiúsculo. O Brasil já perdeu metade dos seus representantes direto no começo do torneio, somados os esmeraldinos ao Fluminense e ao Atlético Mineiro. Esta noite, pela vez 1ª jogando no Paraguai, o Bahia defenderá uma excelente vantagem de 3 x 0 contra o Nacional. Pênaltis só se tomar 3 x 0, placar que não sofre há 1 ano e 9 meses, desde que superado pelo Palmeiras. 4 ou mais gols de diferença tem mais tempo que não toma: 6 x 1 do Orlando City há 4 anos.

Copa do Brasil Apenas e tão somente hoje acabará a 1ª fase, aquela do regulamento estapafurdiamente esdrúxulo de empate classificar o visitante na base do "carteiraço". Teremos Moto Club x Fluminense, um reencontro deles após mais de 20 anos desde um encontro violento pela Série C do Brasileirão - teve jogador agredido naquela partida, violência horrorosa e tudo mais. Um dos jogadores tricolores daquele time de 1999 era seu hoje treinador: Odair Hellmann. Mas além disso, a 2ª fase prosseguirá com XV de Piracicaba x Juventude, Paraná x Bahia de Feira, Ferroviária x Águia Negra, River x América de Natal e Afogados da Ingazeira x Atlético Mineiro.

Campeonato Paulista (8ª rodada) Em jogo televisivamente adiantado, teremos o 2º do D, com 8 pontos, recebendo a melhor campanha geral do torneio, com 18 pontos. Um irregularíssimo Corinthians, que ganhou apenas 4 de 11 jogos neste ano e que perdeu 3 dos últimos 5, encarará um Santo André que está em fase tão boa que se dá bem até quando não vai tão bem assim, como foi domingo passado contra o Red Bull Bragantino - vitória esta que manteve o alvinegro paulistano na zona de classificação pois um simples empate e ele cairia fora. Curiosidade: nos dois reencontros dos últimos 4 anos, o Ramalhão se deu melhor ao vencer fora em 2017 e em casa em 2018.

Copa do Nordeste (5ª rodada) Fim de tarde com Ceará (7º do B com 4) x Botafogo da Paraíba (3º do A com 8) - obs.: até agora não entendi essa partida acontecer às 5 da tarde de quarta-feira de cinzas, hoje nem é feriado em Fortaleza ou algo assim e o torneio nem passa na televisão por assinatura para justificar um horário ridículo, patético e safado desses - e anoitecer com Santa Cruz (6º do B com 4) x Freipaulistano (8º do A com 2).

Campeonato Pernambucano (6ª rodada) De luto pela morte do motorista Djalma Jerônimo, seu funcionário por mais de 5 décadas, o Sport visitará o Salgueiro. 7º com 7 pontos, o Leão não ganha há 7 partidas.

Liga dos Campeões da UEFA (ida das oitavas) Precisa mesmo da volta na Alemanha? Bayern de Munique tá nas quartas, 3 x 0 o Chelsea não vai reverter na casa do oponente de jeito nenhum. É acontecer isso e, no dia seguinte, levarei flores à guria dos meus sonhos, pedirei ela em casamento e transmitirei tudo em live pelo Periscope. (mentira, não terá nada disso, hahaha) Brincadeiras à parte, o fato é: germânicos batendo ao dobrado em Londres, pois o Red Bull Leipzig já tinha feito 1 x 0 sobre o Tottenham semana passada. Também ontem, o único empate até agora em 6 partidas da rodada de ida. Não adiantou o golaço do Mertens para o Napoli pois o 1 x 1 foi obtido pelo Griezmann para o Barcelona. Hoje tem Real Madrid x Manchester City e Lyon x Juventus.

Curtinhas Esportivas

Resultados não são o mais importante É a mensagem que o Atlético Goianiense deixou ao mandar Cristóvão Borges embora. Alegaram "metodologia de trabalho" para tanto. Aí tu vês o retrospecto dele em 7 partidas e vê que somente uma foi perdida (há 5 compromissos) e que 4 delas foram vencidas. É uma canalhice, não é? Não é a primeira assim que algum clube brasileiro apronta, inúmeras assim temos. Mas nunca deve ser algo normal.

Luto no futebol de SP Morreu aos 72 anos o ex-defensor João Carlos, bicampeão brasileiro em 1972 e 1973 e campeão paulista em 1972 e 1974 pelo Palmeiras. Ele também se destacou na Portuguesa Santista.

Liga Europa afetada pelo coronavírus Por causa dele, Internazionale x Ludogorets amanhã com portões fechados.



Maria Sharapova se retira das quadras A tenista sofreu vários problemas de lesões que fazem com que dê adeus ao tênis aos 32 anos. Ex-nº 1 do mundo, conquistou cinco Grand Slam: Wimbledon em 2004, Estados Unidos em 2006, Austrália em 2008 e Roland Garros em 2012 e 2014. Foram 32 títulos de simples e 3 em duplas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Primeiro Jornal" estará de volta Leio no Flávio Ricco que o jornal matinal, exibido anteriormente de 2005 até 2014, regressará à tela da Bandeirantes a partir de março em substituição ao seu sucessor, o "Café com Jornal", que um dia já foi legal demais de assistir, mas que foi sofrendo tantas e tantas mudanças com o passar dos anos que hoje, lamentavelmente, foi sendo desvalorizado pela própria emissora a ponto de começar no ingrato horário das 5h. O "Primeiro" - que já teve apresentadores como Fernando Vieira de Mello Filho, Camila Busnello, Karyn Bravo, Nadja Haddad, Millena Machado, Luciano Faccioli e Patrícia Maldonado - entrará das 4h às 6h, depois disso vindo a versão paulistana do "Bora SP" com Joel Datena. A novidade será das 8h às 9h, quando o filho do José Luiz comandará o "Bora Brasil". Tudo isso começará a valer a partir do dia 9 ou do dia 16, a Band ainda definirá isso. O "guru" disse ainda que um "prata da casa" apresentará o "Primeiro" no lugar do titular do "Café", Luiz Megale.

Reaproveitadora de títulos A Rede Bandeirantes é campeã nisso - claro que muitas emissoras fazem isso, não estou dizendo que a Band é única pois todo mundo faz isso uma ou outra vez. Só que neste caso são muitos, muitos e muitos reaproveitamentos de títulos. Um caso clássico é "Jogo Aberto". Hoje, é o programa de futebol da Renata Fan. Mas já foi pós-jogo das transmissões esportivas da Rádio Bandeirantes, programa esportivo do Canal 21 de SP, debate comportamental na própria Band com Marta Suplicy (!!!)... Atualmente, também é o nome do pré-jogo da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre e me lembraram no Twitter que foi nome de um programa da Band Bahia ainda nos anos 90 com Raimundo Varela. Outros casos: "Brasil Urgente", que nos anos 80 foi uma atração do gênero mundo-cão; "Melhor da Tarde", hoje com a Cátia Fonseca e antes com Leão Lobo, Astrid Fontenelle e Aparecida Liberato; "Acontece", que tem "trocentos" usos (atualmente, a RB paulistana tem aos domingos o "Bandeirantes Acontece", que é outro título reaproveitado de um diário de fim de tarde dos anos 90); "Memória" na rádio AM/FM, já teve aquele da TV nos anos 90 com a Fabiana Scaranzi; "Porque Hoje é Sábado", que era um ótimo programa musical da RB no fim dos anos 90 e início dos anos 2000 e que foi também uma atração com J. Silvestre em 1985... e por aí vai.

A força do pequeno querer Qual o elo entre "A Força do Querer" e a seleção brasileira feminina de vôlei bicampeã olímpica? O "Troca de Esposas" das 22h30 de hoje. O programa da Record terá Paula Pequeno e Fabiana Escobar (a Bibi Perigosa original) trocando de rotina por algumas semanas. Paula morará no RJ e Bibi em SP. Quem também estará no programa é a atual parceira da Paula no vôlei de praia, a também medalhista dourada Mari.



Mandou bem, Globo Minas Pela 1ª vez, a emissora transmitiu o desfile das escolas de samba de Belo Horizonte. Tudo bem que foi apenas pela internet no portal G1, mas é o coroamento de um trabalho que nunca fora feito em tal medida como neste ano, conforme muitos relatos dos telespectadores locais, com direito a horas e horas de exibição dos blocos locais - nesta terça mesmo, a Globo Minas ficou própria com a festa regional da capital das 14h às 17h, derrubando o "Se Joga" e a "Sessão da Tarde", que passaram na rede nacional. Quem sabe no ano que vem ou pouco depois não levem essa transmissão do desfile para a TV aberta? Bom, ontem os trabalhos tiveram a apresentação de Mara Pinheiro, do "MGTV - 2ª Edição", e Jaime Júnior, do "Globo Esporte" e das narrações esportivas. Os comentaristas foram Zu Moreira, especialista no assunto, e Lucinha Nobre, porta-estandarte da Portela. Os gráficos seguiram o mesmo modelo usado nas coberturas dos desfiles de Rio de Janeiro e São Paulo. Nos repórteres, destaque para Cláudia Mourão, que fez papel semelhante ao de Mariana Gross no RJ e ao eterno de Márcio Canuto em SP.

Campeã inédita em São Paulo Depois de 43 anos e 9 meses, nos quais a melhor posição tinha sido o 3º lugar em 2013 e 2014, a Águia de Ouro enfim chegou ao título do carnaval bandeirante. A virada na apuração veio no finalzinho, nos quesitos finais, quando a até então líder Tatuapé caiu tanto que foi para fora do pódio. A Gaviões da Fiel escapou no finalzinho do rebaixamento, que acometeu X-9 Paulistana e Pérola Negra. Algo negativo ficou para as muitas notas 10 de diversos jurados, alguns deles dando esta nota para rigorosamente todas as escolas em determinado quesito. É o que eu chamaria de "marciadewindsorismo". A Vai-Vai foi campeã do Acesso e volta à elite em 2021.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Foi um choque para muitos o que foi revelado ontem por Duffy, cantora galesa de voz rasgada e envolvente, aqui no Brasil conhecida a partir da novela "Beleza Pura", da Globo, por sua já clássica "Mercy" ter sido tema de Suzy (Maria Clara Gueiros) e Raul (Leopoldo Pacheco). Faz 10 anos que seu segundo e último disco de estúdio foi lançado, pouquíssimo para alguém tão inegavelmente talentosíssima e cheia de ritmo.

Pois ela revelou nesta terça-feira nas redes sociais que se afastou dos palcos e dos estúdios pois levou tempo para se recuperar da violência que sofreu de um homem que a drogou, a estuprou e a manteve sob cativeiro por dias. A artista, que assegurou estar bem e segura agora depois de ter levado tempo para se recuperar, contou que foi contatada por um jornalista que deu um jeito de encontrá-la e a entrevistou no último verão do hemisfério Norte, o qual foi carinhoso e lhe deu a possibilidade de finalmente falar. Duffy completou a postagem no Instagram dizendo que publicará uma entrevista e que, se seus fãs tiverem alguma pergunta, gostaria de respondê-la.

Rapaz... (respirando fundo) Fortíssimo isso. Desde esse tema de novela passei a gostar demais dessa cantora e em fato estranhava que não tivesse vindo mais gravações dela, nunca que se poderia imaginar algo tão triste e pesado. Já que ela disse que agora está bem, tomara que o carinho e o conforto que os fãs certamente já dão seja tanto e tanto que seu retorno seja triunfal, glorioso e maravilhoso. A música pop agradecerá demais. E vamos de "Mercy", que é uma das canções pop mais sensacionais deste século 21 e que envolve do primeiro ao último segundo.

Bela do Dia: Luciana Mussi

Luciana Mussi, repórter da Globo Minas. Charme cativante a serviço da informação.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 26 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontaram estas ocorrências:

*90 anos do nascimento de Tony Randall, falecido em 2004 e ator de filmes como "Confidências à Meia-Noite" e "As Sete Faces do Dr. Lao".

*80 anos do nascimento de Yara Lins, falecida em 2004 e atriz de novelas como "Selva de Pedra", "Pai Herói", "Kananga do Japão", "A História de Ana Raio e Zé Trovão", "Éramos Seis" e "Laços de Família".

*35 anos de Llorente, atacante campeão mundial em 2010 e europeu em 2012 pela Espanhol, vencedor também de dois Italianos, duas Supercopas da Itália e uma Copa da Itália pela Juventus e mais uma Liga Europa pelo Sevilla.

Arremate

Quarta-feira de saber a campeã do carnaval do Rio de Janeiro, sem uma "unanimidade" em termos da referida.

"24 Horas" volta depois que soubermos qual delas terá conquistado o Grupo Especial na Sapucaí!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.