Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Fé não faltou; faltou foi virar sobre o Santa Fe

E com isso, mais um brasileiro eliminado da Copa Sul-Americana. Mesmo abrindo 2 x 0 antes dos 20 minutos de jogo, o Atlético Mineiro foi chatonildo na segunda etapa e não faturou o tento que faltava para os pênaltis. Graças também à desastrosa jornada na Argentina, obteve uma "vitória inútil" pois os 3 x 0 da ida qualificaram o Unión Santa Fe. Aliás: mais um brasileiro eliminado por "Unión", tal qual o Fluminense diante do La Calera. Então, mais negativismos do que positivismos nesta semana, restando o Vasco dentre estes três a continuar para a 2ª fase. Agora é torcer para o Bahia sustentar a ótima vantagem que tem e que Goiás e Fortaleza reviravoltem seus enfrentamentos. No mais, a observação que me marcou, feita no Twitter pelo jornalista Thiago Nogueira: com a eliminação atleticana, o Mineirão não terá um jogo internacional pela vez primeira desde que reinaugurado em 2013, já que ontem a contenda foi no Horto.

O derrubador de técnicos

Virou o Brusque: na 1ª fase, "mandou embora" Guto Ferreira do Sport; e agora, fez o mesmo com Rafael Jacques, que o Remo botou no olho da rua. E pensar que teve uma hora que essa partida sinalizou um desfecho diferente, até de pênaltis, quando os paraenses diminuíram para 2 x 1 logo após Vinícius, que defendeu um pênalti inventado, praticar um milagre com "MI" maiúsculo. Mas aí o vivente foi dar uma paradinha no banheiro ou assaltar a geladeira por 2 a 3 minutos e, quando voltou, já estava 4 x 1. O 5 x 1 final foi a cereja do bolo, como diria Buddy Valastro. Qualquer que seja o classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil entre Brasil de Pelotas e Manaus, fica o aviso para seu técnico...

300 depois de 20 anos

Para ser mais "exatamente exatinho", como diria o Sr. Redundância Redundante: 19 anos e 9 meses. Era o tempo desde o qual um jogador de linha do Palmeiras não chegava às 300 partidas pelo clube, sendo César Sampaio o último. Dudu celebrou a ocasião sendo o nome da noite no Allianz Parque. Tudo bem que errou um pênalti, mas antes já tinha colocado no alvo para chegar à 70ª fatura pelo líder do Grupo B do Campeonato Paulista, agora com 16 pontos. Superado depois de 4 atuações, o Guarani ainda lidera o D e segue com 9. Semana que vem, o Bugre receberá o Água Santa na sexta e o Palestra visitará o Santos. Hoje tem o Botafogo, 4º do B com 2, versus a Inter de Limeira.

Destaques do futebol ontem e hoje

Campeonato Mineiro (2ª rodada) O Cruzeiro tomou 2 x 0 do Tombense em jogo atrasado e segue com 11 pontos em 5º lugar. 4º fracasso consecutivo da Raposa, que não perdia para o clube de Tombos havia 4 anos e 10 meses. Pensar que os azuis tiveram mais de 20 minutos com um jogador a mais, mas nem assim. Marcelo Moreno bastará para melhorar esse time? Tem que ter mais... Após o carnaval, o Cruzeiro voltará a campo no dia 1º, contra o Uberlândia.

Campeonato Goiano (5ª rodada) Com a estreia do Jean - que não tinha nem que estar jogando futebol pelo que fez, mas enfim, aqui é Brasil -, o Atlético "oxou" com o CRAC e lidera o Grupo A com 13 pontos. Domingo, pega o Anápolis.

Campeonato Paranaense (8ª rodada) Em 2º com 14 pontos, o Coritiba recebe hoje o Cianorte.

Campeonato Pernambucano (6ª rodada) Hoje tem Náutico, 2º com 11, versus o Central.

Copa Libertadores (ida da 3ª pré-grupos) Parece que o algoz do Corinthians vai parar no grupo do Palmeiras. Guaraní na frente, marcou 1 x 0 fora de casa no Palestino.

Liga Europa (ida das décimas-sextas-de-final) Destaque para Getafe 2 x 0 Ajax, com Deyverson fazendo um escarcel após seu gol pois um isqueiro passou de raspão na sua costela e ele fez que tinha tomado uma "isqueirada" na cara. Não tem nada que tocar isqueiro no campo, mas ele não precisa fingir o que fingiu.

Curtinhas Esportivas

Punição reduzida a Bruno Silva O jogador do Avaí, que chutou a cabeça do próprio companheiro goleiro reserva Glédson ao querer acertar um torcedor do Figueirense que invadiu o campo no clássico entre eles no Orlando Scarpelli, não ficará mais 8 partidas suspenso do Campeonato Catarinense e sim 6. Abrandaram o castigo.

Ombro? Ombro??? Foi por causa dele que anularam o gol do Bruno Henrique em Independiente del Valle x Flamengo. Se faltava algo para eu apoiar a ideia do Arsène Wenger sobre mudança no impedimento, não falta mais.

Luto no futebol Morreu de câncer na língua o ex-jogador Henrique, aos 57 anos, bicampeão carioca de 1987 e 1988 pelo Vasco. Inicialmente meio-campista, passou a volante em São Januário.

Roland Garros sem Roger Federer Joelho direito operado e o suíço está fora deste Grand Slam. Nos últimos 5 anos, será a 4ª ausência dele, que neste período só disputou o torneio no ano passado.

Vai acabar o vôlei masculino do SESC Será ao término da atual Superliga, pela qual venceu ontem o Cruzeiro por 3 sets a 1. Mesmo sendo campeão sul-americano na última semana, não continuará. A equipe feminina segue firme.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Barraco entre repórteres Aconteceu ontem em Goiânia, quando duas disputaram a mesma entrevistada na hora do almoço. Assistida primeiramente aqui e depois aqui, a treta envolveu Rozainne Ferraz (Serra Dourada / SBT) e Patrícia Bringel (Anhanguera / Globo) com a irmã de uma vítima de um caso policial. Nas redes sociais, Jakeliny Mendonça (Record) afirmou que estava tudo certo para as 3 entrarem ao vivo ao mesmo tempo entrevistando ela, mas aí a Patrícia deixou a irmã somente com a Rozainne e foi falar com a tia da vítima, quando a repórter do SBT abandonou a irmã e foi falar com a tia. Enfim, um papelão completo que rendeu minutos altamente desconfortáveis.

CNN Brasil é parte de um "projeto político" Mas calma, calma. Não é minha esta afirmação e sim de Paulo Saad, vice de canais por assinatura da Band, em declarações dadas ao Flávio Ricco. Para ele, o veículo com estreia marcada pro mês que vem "não é uma empresa empresarial" por não conseguir ver como as contas serão fechadas, dizendo acreditar que ele perderá mais de R$ 300 milhões em 2 anos. Superintendente de relações institucionais da CNN, Fábio Portela mandou ao Ricco uma resposta, na qual é repudiado o que disse o Paulo e garantindo que o canal chega com "um modelo de negócio inovador" através de executivos com ampla experiência, um sócio investidor dono de 3 empresas de capital aberto na Bolsa de Valores e gestão indireta da CNN International e da WarnerMedia. Ele concluiu que iniciativas como essa teriam que ser comemoradas e não "alvo de críticas caluniosas".

Karyn Bravo no rádio Leio no Flávio Ricco que ela estará na Cultura FM de SP a partir do dia 7 do mês que vem, quando estreará às 13h o semanal "O Melhor da Vida", saúde e bem-estar todos os sábados.

"Sem Censura" mais cedo Mais uma do "guru" Ricco: o programa da Vera Barroso na TV Brasil passará a ser exibido às 14h, deixando a faixa de meio para fim da tarde na qual sempre passou desde a antiga TVE.

Clássicos de Zé do Caixão Leio na Cristina Padiglione que dois serão exibidos pelo Canal Brasil de segunda para terça, a partir da 0h45: "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" e "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver".

Carnaval na televisão A Globo transmitirá hoje o desfile de São Paulo na rede nacional com Chico Pinheiro tendo a nova companheira Michelle Barros, que substitui Monalisa Perrone, agora na CNN. No Rio de Janeiro, a Série A contará com Mariana Gross e Pedro Bassan. SBT e Bandeirantes focarão no carnaval de Salvador, enquanto a RedeTV! terá os clássicos bastidores desta vez não mais inacreditáveis e sim informativos, promete Léo Dias.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Tiziano Ferro completa hoje 40 anos. Ele também entrou numa das melhores trilhas de novelas deste século, a de "Mulheres Apaixonadas". "Imbranato" foi o tema de Estela (Lavínia Vlasak) e Padre Pedro (Nicola Siri).

Bela do Dia: Cacau Corazza

Carolina Corazza, a "Cacau", apresentadora do "Jogo Aberto" na TVBV e repórter da afiliada da Band em Florianópolis. Linda, graciosa, encantadora, adorável, formosa, cativante, simpática... Nem um Figueirense x Avaí terminado em 4 x 4 seria tão bom quanto é saber por ela das coisas de ambos.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 21 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*105 anos do nascimento de Ann Sheridan, falecida em 1967 e atriz de filmes como "Anjos de Cara Suja" e "A Noiva Era Ele".

*95 anos do nascimento de Sam Peckinpah, falecido em 1984 e diretor de filmes como "Pistoleiros do Entardecer", "Meu Ódio Será Sua Herança", "Sob o Domínio do Medo" e "O Casal Osterman".

*70 anos do nascimento de Larry Drake, falecido em 2016 e ator da série "L.A. Law" e dos dois filmes "Darkman".

*65 anos de Kelsey Grammer, intérprete do Dr. Crane nas séries "Cheers" e, especialmente, "Frasier". Também fez séries como "Hank" e a atual "Proven Innocent".

*55 anos da morte de Malcolm X, nascido em 1925 e que foi um histórico ativista defensor dos direitos dos negros, cuja história foi contada no cinema em 1981 e 1992, sendo Morgan Freeman e Denzel Washington seus intérpretes.

Arremate

Garrincha era flamenguista, revelação feita por Elza Soares ao podcast do André Rizek no portal GloboEsporte.

"24 Horas" volta antes que chegue ao nosso conhecimento a próxima surpresa envolvendo um ídolo do futebol!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.