Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 20 de fevereiro de 2020
Não perdeu o jogo e nem Bruno Henrique

Isto foi o de que melhor aconteceu para o Flamengo na, para muitos, "secreta" ida da Recopa Sul-Americana. Ao tomar um carrinho do goleiro Pinos no tento de empate, o atacante se machucou tão seriamente que precisou ser retirado de maca e até levado de ambulância para um hospital de Quito. Ainda bem que, conforme as primeiras notícias, não passou de um enorme susto, não foi tão grave quanto parecia ser - tanto assim que desembarcou no RJ nesta manhã caminhando normalmente, sem apoio de muletas ou algo assim. E isto é ótimo para ele, que está num momento extraordinário, e para o time do Jorge Jesus, que tem nele e no ontem suspenso Gabriel o melhor ataque sul-americano. A arbitragem prejudicou os cariocas em dois lances: no impedimento inexistente do próprio Bruno, que partiu antes da divisa do gramado - e não me falem em "braço", "nariz" ou "sobrancelha na frente", pelo amor de Deus (nesse ponto específico, é uma boa ideia nem que seja ao menos para debate a que o hoje chefe de desenvolvimento da FIFA, Arsene Wenger, vai propor para que seja posição legal se qualquer parte do corpo do jogador esteja na mesma linha do último marcador); e tô tentando achar até agora o pênalti do 2 x 2 pro Independiente del Valle e não encontrei.

Gol fora não vale desempate na Recopa, é saldo simples como habitualmente era nas finais de Libertadores e Sul-Americana em ida e volta. Portanto, será a 5ª vez que o 2º jogo será realizado após igualdade no 1º. Nas vezes anteriores, o campeão da Libertadores perdeu apenas uma vez: em 1993, quando o São Paulo caiu nos pênaltis para o Cruzeiro. Nas outras, o vencedor dela triunfou: em 2012, o Santos ao derrotar a Universidad de Chile; em 2016, o River Plate ao ganhar do Independiente Santa Fe; e em 2018, o Grêmio nos pênaltis versus o Independiente. Segue aquilo que falei na coluna de ontem: o Mengão busca o 4º para ser o 5º e o 8º. Boto fé que conseguirá isso.

J. Lo. desnuda valeu mais a pena que o Inter

Sim, me irritei muito com o futebolzinho mixuruca que Deportes Tolima e Internacional apresentaram. Quando bateu 35 minutos do 2º tempo, larguei o jogo de mão e apenas escutei o fim pelo rádio. Poderia ter ido para "Troca de Esposas" na Record, para o "Superpop" na RedeTV! ou para "Os Busbys + 5" no Discovery Home & Health, mas acabei trocando para a Bandeirantes, que exibia o filme "O Garoto do Outro Lado". E liguei na melhor hora possível, numa quentíssima cena de sexo com ninguém menos que Jennifer Lopez, tão espetacular aos 45 anos neste ano quanto segue aos quase 51. Que sortudo o Ryan Guzman, fala sério... rs O quê? Quer que eu fale do time do Coudet? E tem o que falar de um jogo do qual não há muito o que falar? Os 3 minutos da cena de sexo com a J. Lo. foram muito melhores do que todos os 80 que tive que aguentar desta ida da 3ª pré-grupos da Libertadores, hahaha... A sorte é que a volta no Beira-Rio haverá de ser melhor, espero que com vitória colorada para termos Grenal. Pior não será. Não tem como ser pior!

Algo que eu não fazia ideia e que me espantou com "ES" maiúsculo (como diriam em Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e Guarapari) é que, de agora 7 partidas do Tolima contra brasileiros em casa por torneios sul-americanos, apenas e tão somente uma única vez ele nem digo que perdeu e sim que sofreu gol - sim, somente um gol de clube brasileiro os colombianos tomaram. Não foi do Vasco na Conmebol de 1996, não foi do Grêmio em 2007, não foi do Corinthians ou do Cruzeiro em 2011, não foi do Athletico Paranaense em 2019 e nem agora do Inter. Foi do Rio Branco do Acre, que disputou a Copa Conmebol de 1997 como campeão da Copa Norte daquele ano. Tudo bem que ele acabou eliminado na primeira fase, mas foi só na disputa por pênaltis e foi com esta marca histórica ainda não igualada, rs...

Enquanto o Colorado precisará de novo vencer, ganhar ou triunfar que nem foi diante da Universidad de Chile, os duelistas da Recopa Sul-Americana começaram a saber ontem o último time de sua chave na Libertadores. O Barcelona está na frente, 1 x 0 sobre o Cerro Porteño em solo equatoriano. Hoje, quem começará a saber quem fechará o seu quadrangular é o Palmeiras. Poderia ter o Corinthians em ação, mas vamos de Palestino x Guaraní mesmo.

Mais um ato repulsivo de racismo

Esse foi praticado por torcedores canalhas do Oriente Petrolero, que ainda bem que foi eliminado da Sul-Americana no 0 x 0 que foi somado ao 1 x 0 feito na ida pelo Vasco, que ainda não sabe seu adversário na 2ª fase pois isto só será sabido através de sorteio - e foi por pouco que não tivemos pênaltis, os bolivianos acertaram o pau aos 50 da 2ª etapa. Mas voltando à tristeza: o goleiro reservado Alexander foi insultado por esses desgraçados e é claro que os cruzmaltinos protestaram com toda a razão. No entanto, assim como foi com o Marega no jogo do Porto contra o Vitória de Guimarães, não só não houve o devido combate aos autores deste crime racial, como um dos reservas, Ricardo Graça, tomou cartão amarelo por reclamação. Mais triste ainda foi como bem vi observar nesta madrugada o grande Antero Greco na ESPN: o árbitro era negro, o colombiano José Argote. Até por isso, por ser algo que também o atinge, deveria ter chutado os fundilhos das regras do jogo para recriminar esse povo. Infelizmente, não o fez.

Bem... (respirando fundo) ...hoje tem Atlético Mineiro precisando dar uma dele mesmo naquela Copa do Brasil de 2014, quando conseguiu as reviravoltas ditas "impossíveis" contra Corinthians e Flamengo, que tão eternizadas ficaram em todo alvinegro das alterosas. É em BH o jogo, mas a vantagem é do Unión Santa Fe por 3 x 0. Apenas 3 vezes houve a necessidade de reviravoltar uma desvantagem assim na história da Copa Sul-Americana. O Libertad fez isso em 2003, quando devolveu ao Nacional os 3 x 0 sofridos no Uruguai e depois avançou nos pênaltis para as quartas-de-final. Em 2017, o mesmo não aconteceu com o Sport pois, embora fizesse no Danubio os 3 x 0 tomados na ida, caiu nos pênaltis e caiu fora na 1ª fase. E no mesmo ano e na mesma fase, o Huracán conseguiu a virada das viradas diante do Deportivo Anzoátegui: pênaltis dispensados pois conseguiu 1, 2, 3, 4 x 0. São inspirações para Dudamel e cia.

Pênaltis, pênaltis e mais pênaltis

Foram 3 decisões só ontem pela 2ª fase da Copa do Brasil - e, em todas, os 90 minutos terminaram 1 x 1 e o visitante se deu bem. O Botafogo botou água no chope do Náutico em seu 100º jogo no torneio (sei pelo Cássio Zirpoli que agora é o 5º nordestino mais atuante em CBs, atrás dos 113 do Ceará, dos 116 do Sport, dos 137 do Bahia e dos 159 do Vitória). Gatito Fernandez foi o cara que salvou a re-estreia de Paulo Autuori na casamata carioca ao catar duas cobranças. Melhor ainda fez Fernando Prass para o Ceará diante do Oeste. Também foram duas defesas de pênalti, mas uma delas no tempo normal, assegurando a decisão na qual brilhou uma vez mais para eliminar os paulistas. Não menos eficiente foi Edson Mardden pelo CRB, com uma defesa fundamental para eliminar o Paysandu - agora, cá entre nós: tô até agora tentando achar o pênalti do gol alagoano no 1º tempo e não encontrei, eh, eh, eh... Só que os paraenses tiveram a 2ª etapa inteira para virar o marcador e não precisar a coisa chegar nesse ponto.

Na 3ª fase, o CRB duelará contra Boa Esporte ou Cruzeiro, o Fogão enfrentará Paraná ou Bahia de Feira, o Ceará pegará Vitória ou Lagarto. Os sergipanos impuseram mais um fracasso para o Volta Redonda, 1 x 0 com gol de Sapé (não é nem "Sapê" daquela casinha da música do Hyldon e nem "Sepé" do São onde nasceu Carla Fachim e sim um "mash-up" de ambos). Este jogo foi ainda pela não concluída 1ª fase, que também teve o Boavista se dando mal pois desta vez a igualdade lhe era desfavorável. Umberto Louzer estreou e a Chapecoense fez 2 x 0 para voltar a ganhar depois de 6 insucessos, pegando o rumo daqui de Porto Alegre para ir à Zona Norte enfrentar o São José. Nesta noite, voltaremos à 2ª fase para ver o Brusque, algoz do Sport naquele tumulto todo, duelando contra o Remo.

Destaques do futebol ontem e hoje

Copa do Nordeste (5ª rodada) O CSA não teve consideração com Marta no dia de seus 34 anos e perdeu - isto é, vamos valorizar quem ganhou: o Bahia é que estragou o aniversário da cracaça (risos) com um belíssimo 2 x 0 fora de casa. Um dos gols foi do Gilberto, 3º nas últimas 4 partidas. Os baianos dividem a liderança do Grupo A com Fortaleza e Botafogo de João Pessoa, todos com 8 pontos, enquanto os alagoanos seguem em último no B com 1. Dia 7 de março, o Esquadrão de Aço receberá o Confiança e o Azulão do Mutange visitará os já citados tricolores cearenses.

Campeonato Sergipano (6ª rodada) O Confiança ficou no 1 x 1 com o Dorense, ainda lidera com agora 14 pontos e finalizará esta 1ª fase no dia 1º, contra o Boca Júnior.

Campeonato Potiguar Destaque para ABC 2 x 2 América, que deu aos alvinegros o título do 1º turno. Fica agora a grande pergunta: campeão direto ou teremos finalíssima? O 2º turno responderá.

Campeonato Cearense Destaque para Guarany 2 x 0 Pacajus (o árbitro deste jogo foi substituído pois César Magalhães sentiu um mal-estar no 2º tempo, daí o 4º árbitro Wladyerisson Oliveira entrou no seu lugar; é algo raro isso, de substituição de árbitro - me lembro, por exemplo, do Luiz Flávio de Oliveira saindo lesionado na metade complementar do Santos 1 x 0 Palmeiras da ida decisiva da Copa do Brasil de 2015).

Campeonato Paulista (7ª rodada) Hoje tem Palmeiras x Guarani em noite para a coletividade verde e branca de Palestra Itália celebrar Dudu na noite em que completará 300 partidas pelo clube, pelo qual já marcou 69 gols e obteve os títulos da acima rememorada Copa do Brasil de 2015 - em cuja final anotou ambos nos 2 x 1 da volta - e os do Brasileirão de 2016 e 2018. Estreado num amistoso vencido sobre o Red Bull Brasil, foi às redes pela vez 1ª no 1 x 0 sobre o São Bento, há 5 anos completados na sexta-feira da semana passada. Recordarão também que sua aquisição junto ao Grêmio foi naquela disputa com o Corinthians e São Paulo, que até teve como momento especial o "gol do chapéu" sobre os corintianos em 2016, quando, na falta de um chapéu, usou o boné do Wanderley Nogueira. Os verdes paulistanos estão em 2º no Grupo B, com 13 pontos, e os verdes campineiros lideram o D, com 9. A bola rolará logo depois de "Amor Sem Igual", novela da Record cujo capítulo desta noite terá a participação especial de Vanderlei Luxemburgo em sequência ambientada na escolinha de futebol Brás Esportes e que foi gravada há 2 meses.

Campeonato Mineiro (2ª rodada) 5º colocado com 11 pontos, o Cruzeiro fará hoje a partida atrasada contra a Tombense, adiada daquele horrível fim-de-semana de temporal em Belo Horizonte e cidades próximas.

Campeonato Goiano (5ª rodada) Com mando de campo invertido devido à precariedade da relva do Genervino da Fonseca, o Atlético (1º do A com 12) não mais visitará e sim receberá o CRAC no Olímpico de Goiânia.

Liga dos Campeões da UEFA (ida das oitavas) A Atalanta arrancou uma ótima vantagem de 4 x 1 sobre o Valencia, que precisará de 3 x 0 na Espanha. O Red Bull Leipzig também fez bonito, 1 x 0 no Tottenham fora de casa.

Campeonato Inglês (26ª rodada) No primeiro jogo após a suspensão por 2 temporadas de torneios da UEFA, o Manchester City fez 2 x 0 no West Ham. A vantagem do líder Liverpool agora é de "apenas" 18 pontos.

Curtinhas Esportivas

Mudança de treinador João Brigatti deixou o Sampaio Corrêa e substituirá Gilson Kleina na Ponte Preta.

O milagre de Ryan Newman Milagre mesmo pois, apenas 48 horas depois do horrível acidente na última volta das 500 Milhas de Daytona na Nascar, recebeu alta hospitalar. Simbolicamente, nasceu de novo.

Vitoriaça no Rio Open Foi a de Bruno Soares e Mate Pavic nas duplas. No set desempate, eles perdiam por 9/5 para o argentino Andres Molteni e o italiano Lorenzo Sonego. Mas o brasileiro saiu do sério e obteve sensacionais 5 salvamentos de match points para ele e o croata ganharem por 11/9. Reviravolta fantástica!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Carnaval com Adelzon Alves Leio no Audiência Carioca que o histórico radialista, sacado inexplicavelmente pela Nacional recentemente, transmitirá o desfile das escolas da Série A e do Especial do RJ pela internet. Será em parceria com o cantor Jorginho do Império pelo site Canal Brasil Sudeste, em projeto idealizado pelo responsável técnico João Cardoso. Os trabalhos iniciarão às 9 e meia da noite desta sexta-feira. Taí a dica, fãs do samba!

Demissão na RBA do Pará Sei pelo Gabriel Vaquer que a afiliada da Rede Bandeirantes demitiu Joaquim Campos, apresentador do programa "Metendo Bronca". Ele também é vereador em Belém e, durante discurso na Câmara, chamou a jornalista Patrícia Campos de Mello de "vagabunda", além de afirmar que ela trocou sexo por informações, mesmo que isso já tenha sido desmentido. O Podemos abriu processo para expulsar Joaquim da sigla e o vereador também foi detonado nas redes sociais pelo governador paraense Helder Barbalho - e a família Barbalho é a proprietária da RBA, logo, uma coisa levou à outra por somado tudo isso à péssima repercussão do baixo nível do camarada. O "Metendo Bronca" é exibido às 11h45, logo, cortam metade do "Jogo Aberto" nacional.

Teve saída na RDC TV O canal por assinatura da Net gaúcha não tem mais Ali Klemt, agora nova integrante do noturno "Atualidades Pampa". Inicialmente se achava, até pelo que a própria dissera inicialmente, que ela conciliaria o programa da parceira da RedeTV! com o vespertino "Virou Moda". No entanto, leio no Coletiva que Ali saiu da RDC, que repõe sua perda ao dobrado, já que o programa agora será apresentado por Marina Espindola e Vitória Karoline.

Mais uma conterrânea na CNN Brasil E será mais uma repórter atuante em São Paulo: Muriel Porfiro, que quem assiste à RBS TV lembrará de assisti-la há poucos anos como repórter da filial de Santa Cruz do Sul, antes disso tendo sido produtora aqui em Porto Alegre. Há 1 ano ela trocou o Rio Grande do Sul pela capital paulista. Hoje, o canal lançou no Twitter sua primeira chamada e o ótimo destaque fica para aquele que será sua voz-padrão: o extraordinário Antônio Viviani, que por tantos anos colocou seu vozeirão a serviço da ESPN Brasil e do "CQC" na Band.

Sabe quem fará o "SBT Brasil" no sábado? Sim, será a 4ª presença dela no jornal em 3 semanas: Luciane Kohlmann, da filial daqui da aldeia pampeana. Depois de fazê-lo, ela começará um período de férias. Em menos de 1 mês, ela já teve mais escalas no principal jornalístico da emissora do que provavelmente muita gente que até apresente telejornais mais frequentemente, já que ela se divide entre reportagem e co-apresentação no SBT RS. Mais uma vez expressarei, claro, minha alegria por ela, que merece tudo isso. Mas mais uma vez direi, afirmarei e reafirmarei: a Lu não vai terminar 2020 aqui em Porto Alegre, não. Que já procure um bom apê para alugar em SP pois irá de vez pra lá logo, logo. Não é nenhuma informação isso que digo, é somente "sentimentômetro" puro. E dificilmente ele se engana.

Perdemos Zé do Caixão Foram 83 anos - faltou 1 mês para completar 84 - de José Mojica Marins, o icônico cineasta pai do terror no Brasil em filmes como "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" e "O Despertar da Besta", além de presenças inesquecíveis na televisão, fosse apresentando a sessão de filmes "Cine Trash", primeiro diariamente à tarde e depois nas noites de segunda-feira na Bandeirantes entre 1996 e 1997 ("Vocêêê!!! Vocêêê!!! Vocêêê!!!"), e na sequência a atração de entrevistas "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" no Canal Brasil entre 2008 e 2015. Foi uma figura única e inesquecível. Para sempre estará na história.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Se não tivesse nos deixado em 2017, o baixista, guitarrista e co-fundador do Steely Dan completaria 70 anos nesta quinta-feira. Walter Becker formou uma parceria espetacular com Donald Fagen, ambos acompanhados por músicos sensacionais que renderam dezenas de canções maravilhosas, por isso esta sendo uma de minhas bandas favoritas.

A obra-prima dela veio em 1977, aí com a gravação original misturada a um vídeo atualizado: "Aja". Poucas canções são tão bem elaboradas e executadas quanto esta, sobretudo no conjunto instrumental primorosíssimo.



Outro momentaço do Walter foi o baixo envolvente de mais um altíssimo clássico da banda: "Hey Nineteen", de 1980.



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 20 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*95 anos de Robert Altman, cineasta falecido em 2006 e diretor dos indicados ao Oscar "M*A*S*H" (que originaria a famosa série de TV), "Nashville", "O Jogador", "Cenas da Vida" e "Assassinatos em Gosford Park". Outras obras dele foram "Quando os Homens São Homens", "Popeye" e "Prêt-à-Porter".

*75 anos de Andrew Bergman, diretor de filmes como "Um Novato na Máfia", "Lua-de-Mel a Três" e "Striptease".

*50 anos de Marcelo Castilho, repórter da TV Brasil e nela atuante desde 2009, isso depois de 10 anos no SBT, onde fez parte da equipe que reativou o jornalismo carioca do canal e apresentou o jornal "SBT Rio".

*45 anos de Cristiana Gomes, ex-repórter das TVs Bandeirantes de 1999 a 2001, Globo de 2001 a 2006 e Record de 2006 a 2015. Hoje, ela trabalha na produtora audiovisual 5e60.

*40 anos de Pryscilla Paiva, editora de meteorologia do Canal Rural e que muito assisti quando fazia o primeiro programa jornalístico dedicado exclusivamente ao assunto, o diário "Tempo News", na época em que a Record News valia a pena ser assistida. (só não me recordo se ela veio antes ou depois da Laura Ferreira)

*40 anos de Jorginho Paulista, ex-lateral campeão da Mercosul e da João Havelange de 2000 pelo Vasco e mundial de juvenis pelo Brasil em 1997.

*30 anos de Immobile, atacante da Lazio, pela qual venceu a Supercopa da Itália em 2017 e 2019, neste último ano também faturando a Copa da Itália. Antes, venceu a Supercopa da Alemanha de 2014 pelo Borussia Dortmund.

*30 anos de Fabrício, ex-lateral do Flamengo campeão carioca e brasileiro de 2009, do Cruzeiro campeão mineiro de 2011 e do Vitória campeão baiano de 2013.

Bela do Dia: Maria Ester

Maria Ester, apresentadora do "SBT Meio-Dia" em Santa Catarina. Ela entra no ar no meio do dia, mas a emoção ao assisti-la, essa sim, é inteirinha.

*15 anos da morte de Sandra Dee, atriz nascida em 1942 e que também foi modelo, tendo vencido o Globo de Ouro de melhor promessa feminina pelo filme "Famintas de Amor".

Momento "Nóis Erra, Nóis Corrige"

Ou "nóis courrege", como diria o grande Marcelo, eh, eh... Por uma distração total minha, ao colocar ontem Maira Di Giaimo na seção "Bela do Dia", a creditei como meteorologista da Climatempo e informante da previsão do tempo nas rádios Bandeirantes e BandNews FM. Até o mês passado, era isso mesmo. Mas ela deixou a Climatempo e agora continua escutada na RB paulistana, mas como repórter do jornalismo geral. Dá para dizer que a Maira seguiu um caminho semelhante ao da Laura Ferreira, que começou escutada no rádio e vista na televisão como meteorologista da Somar, mas que depois de alguns anos acabou adquirida pela Band para seu jornalismo da TV aberta, sempre falando do clima por dominá-lo (vide presença em recente "Canal Livre" sobre os temporais que atingiram São Paulo, Belo Horizonte e outras metrópoles recentemente), claro, mas hoje sendo apresentadora tanto da versão paulistana do matinal "Bora SP" quanto presente na bancada do "Jornal da Band" nos plantões de sábado. Tá corrigido.

Arremate

Depois desta sexta-feira, o "Hora 1" e os "Bom Dia" locais da Globo só voltarão ao ar na quarta-feira de cinzas.

"24 Horas" volta depois que Roberto Kovalick e os âncoras regionais terminarem seu "skindô, skindô"!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.