Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 18 de fevereiro de 2020
Ótimo apoio às meninas da Vila



O negativo do futebol feminino vimos no domingo, com a zagueira do Atlético, Vitória Calhau, se sentindo um "objeto sexual" depois que o homem que usava a fantasia do mascote Galo Doido fazê-la dar uma voltinha e fazer o gestual "machão" depois, como a própria definiu em entrevista à Mariana Spinelli, da ESPN, o acontecimento antes do jogo do masculino contra a Caldense. Já o positivo aconteceu nesta segunda-feira, quando estimados 7.700 fãs - nem todos chegados a tempo de pegar o jogo desde o começo por causa do horário das 19h (taí algo que não entendo: se a transmissão é só pela internet e não existe "grade de programação" na internet igual é numa emissora de televisão ou de rádio, por que não colocar a partida às 20h ou depois?) - prestigiaram o Santos nos 2 x 0 sobre o Cruzeiro, pela 3ª rodada do Brasileirão. É uma relação muito legal já vinda de bastante tempo, o Peixe é um clube que construiu uma relação boa demais com o futebol feminino desde ainda aquela época da Libertadores conquistada por Marta e cia. Entre os espectadores na Caldeira do Urbano, tivemos o imortal Mengálvio, do maior Santos da história.

Concluídas 3 rodadas com este jogo na Baixada e também com os 3 x 0 sobre o Audax que levaram o Corinthians às 48 partidas de invencibilidade, temos isto no Campeonato Brasileiro Feminino: em 1º, Santos, Ferroviária e Corinthians com 9; em 4º, Internacional com 7; em 5º, Kindermann/Avaí, Grêmio e Cruzeiro com 6; em 8º, São Paulo com 4; em 9º, Iranduba, Palmeiras, Minas Icesp, Flamengo e São José com 3; e em 14º, Audax, Vitória e Ponte Preta com 0. Não teremos bola rolando no fim-de-semana de carnaval, só no outro fim-de-semana com a transição de fevereiro para março. Próximos jogos: no sábado 29, Cruzeiro x Palmeiras, Ferroviária x Ponte, Inter x Kindermann e São Paulo x Corinthians; e no domingo 1º, Grêmio x Santos, Minas x Fla, Audax x Iranduba e São José x Vitória.

Destaques do futebol ontem e hoje

Campeonato Paulista (6ª rodada) Depois de 17 anos, a Ponte Preta voltou a perder para o Ituano fora de casa. O 1 x 0 deixou a Macaca em 2º no Grupo A, com 6 pontos. Sábado, ela receberá a Ferroviária.

Campeonato Mineiro (6ª rodada) O América bateu o Coimbra por 2 x 0, lidera com 14 pontos e enfrentará a Tombense no dia 29.

Copa do Nordeste (4ª rodada) O Fortaleza ganhou por 2 x 1 fora de casa e lidera o Grupo A com 8 pontos. O derrotado Imperatriz segue com 4 no B, do qual é o 5º colocado.

Copa Sul-Americana (volta da 1ª fase) Tem brasileiro no Chile hoje: o Fluminense contra o Unión La Calera, que joga pelo empate sem gols após o 1 x 1 do Maracanã. Tricolores obrigados a vencer. Tomara que não aconteçam incidentes graves, mas sabemos que este país está numa tensão absoluta, como notamos bem no recente Universidad x Inter da Libertadores e neste próprio fim-de-semana, com os fogos de artifício no gramado que causaram a suspensão de Colo Colo x Católica a 20 minutos do encerramento. Também isso será merecedor de atenção máxima.

Copa do Brasil (2ª fase) Ela começará hoje com Vitória do Espírito Santo x Figueirense. Agora o regulamento muda: empate não é mais do visitante. Empate levará aos pênaltis - que é como deveria ser já desde o começo.

Liga dos Campeões da UEFA (ida das oitavas) Tarde de Atlético de Madrid x Liverpool e Borussia Dortmund x Paris Saint Germain - os franceses com Neymar relacionado. Promessa de "skindô, skindô" na Alemanha?

Curtinhas Esportivas

Que vergonha, Juninho Paulista Lúcio de Castro, implacável na Agência Sportlight, revelou que o coordenador de seleções da CBF mantém ligações com a gestão do Ituano enquanto usufrutuário da empresa JP Gerenciamento de Futebol, controladora do Galo Rubro-Negro Altaneiro. Com isso, o ex-jogador pode se beneficiar dos ganhos da empresa por mais que não seja um dos sócios. Algo assim não pode segundo o artigo 13 do Código de Ética do Futebol Brasileiro, já que representa conflito de interesses. A entidade disse que Juninho protocolou seu desligamento completo da empresa. Claro, agora que isso veio à tona, pois senão tudo seguiria "normalito". Bah!!!

300 vezes Dudu Como não tomou suspensões a mais pela expulsão contra a Ponte Preta, o meia poderá defender o Palmeiras contra o Guarani depois de amanhã e atingirá a marca história pelo Verdão, no qual está desde 2015.

Rodriguinho é do Bahia O meia ex-Cruzeiro foi adquirido por 2 anos.

Márcio Araújo no CSA O volante não jogava desde que saiu da Chapecoense no mês passado.

Felipe em João Pessoa O goleiro ex-Flamengo e Corinthians agora é do Botafogo.

Prêmio Laureus Nos homens, prêmio duplo para Lewis Hamilton e Messi. Nas mulheres, deu Simone Biles.

Acidente assustador Foi na última volta das 500 Milhas de Daytona, válidas pela Nascar Cup Series. A vitória de Denny Hamlin ficou em segundo plano devido à gravidade do choque de Ryan Newman, cuja caranga chegou a pegar fogo e derramou muito combustível. Se imaginou até o pior, mas graças a Deus ele não corre risco de morrer.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Nova rádio em Manaus Sei pelo Mídia Amazonense que estreou oficialmente ontem a Encontro das Águas FM 97,7, uma parceria com a detentora da concessão, a EBC. Serão 18 horas de programação local.

Cláudio Brito na Sapucaí O comunicador manterá na ABC AM de Novo Hamburgo o mesmo trabalho feito nos últimos mais de 20 anos pela Rádio Gaúcha e cobrirá o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro com sua tradicional e qualificada equipe. O pai do Vinícius já marca presença em solo carioca e manterá o mesmo espaço desses anos todos: o camarote nº 1, que pega o desfile logo em seu princípio, o que antecipa em muitos minutos o que será mostrado na transmissão da TV Globo. Justo e merecido pelo histórico do Brito, um dos mais atuantes e envolvidos nomes do jornalismo carnavalesco brasileiro. A emissora mudou, mas o belo trabalho seguirá igual, tenho certeza.

Da Rádio Guaíba para o Porto Seco O desfile de carnaval daqui de Porto Alegre agora tem sido em dias alternativos, neste ano, em 6 e 7 de março. A Imperadores do Samba, uma das duas grandes da capital (e cuja arqui-rival é a Bambas da Orgia), terá como destaque de sua apresentação uma voz familiar das manhãs da AM/FM da Caldas Júnior em programas como "Bom Dia", "Notícias em Meia Hora" e "Direto ao Ponto": a repórter Letícia Pellin, que informa a situação do trânsito da cidade a partir do helicóptero da parceira guaibeira, a BTN.

Novidades no SBT RS Uma delas já estava cantada havia dias e agora foi oficializada: a chegada de Brunna Colossi para o setor de entretenimento. Não falam ainda abertamente, mas tá na cara que a ex-RBS será a nova apresentadora do "Masbah!" no lugar da recentemente saída Mônica Fonseca - aliás, pra quê fazer mistério ou demorar a anunciar o que está mais claro e cristalino do que a água da ducha necessária de ser tomada 5 vezes ao dia nestes dias de bafo insuportavelmente horroroso causado pelo calorão da cidade? A outra, pelo que entendi da própria no Instagram, é temporária para a reportagem geral: a de Camila Faraco, recentemente saída da sucursal da RBS em Brasília.

Novidade na TV Pampa Li no Coletiva que a nova integrante do jornalístico noturno "Atualidades Pampa" é Ali Klemt, que continuará apresentando o programa "Virou Moda" no canal por assinatura RDC TV. Ela entra no lugar da publicitária Fernanda Padoin, que ficou apenas 1 semana no lugar da Ana Carolina Aguiar, agora da Rádio Guaíba.

Novidade na TVBV Li no Making Of que Roberto Azevedo é o novo diretor jornalístico da afiliada da Bandeirantes em Santa Catarina. Ele tem passagens por RBS e as antigas RedeTV! Sul e RIC catarinense.

Mais um repórter chega à CNN Brasil O canal, que estreará no mês que vem na TV por assinatura, tem mais um profissional oriundo do rádio na sua equipe. A novidade é Pedro Durán, que deixou a CBN SP. Além dele, outros jornalistas foram tirados da FM jornalística do Sistema Globo pela nova emissora jornalística, casos de Chico Prado, Joyce Murasaki e Louviral Sant'ana. Recentemente, Thaís Herédia foi tirada da Rádio Bandeirantes. Com certeza tem mais gente que deixou emissoras de rádio para ir pro novo canal e eu é que não tô lembrando agora.

Mariana Ferrão na Band 12 anos depois Mas não como recontratada, isso não - um dia quem sabe, talvez, pode ser, enfim, mas não agora. Li no Flávio Ricco que ela voltou ontem à empresa para gravar, como entrevistadora convidada, um "Canal Livre" sobre ansiedade com o médico Rodrigo Bressan, que ainda não tem data para ir ao ar. No Morumbi, Mariana foi produtora e repórter da Rádio Bandeirantes, estreou no vídeo apresentando o "Larry King Ao Vivo" na Rede 21 e chegou em 2004 ao "Jornal da Band", onde se destacou tanto que foi para a Globo em 2008.

Por falar em "Jornal da Band"... A edição de ontem marcou mais estreias além do quadro de clima feito pela Joana Treptow - que, por sinal, causará um "bug mental" aos telespectadores daqui do Rio Grande do Sul pois a jornalista que faz a previsão do tempo no antecessor "Band Cidade", Jennifer Casagrande, também é loira de cabelo longo que nem a Joana e bastante parecida visualmente com ela. Dará, por exemplo, para achar que as duas são a mesma pessoa em noticiários distintos com vestes diferentes, eh, eh, eh... Mas além disso, novos gráficos e vinheta foram estreados com alinhamento ao padrão estreado em setembro do ano passado, a partir do "Band Notícias". O padrão antigo dos gráficos segue utilizado por "Café com Jornal", "Brasil Urgente" e "Jornal da Noite".

Vergonhoso "Cidade Alerta" O jornal policial da Record passou completamente das medidas toleráveis com a canalhice suja e porca que fez com a mãe de uma moça de 21 anos que estava desaparecida em Guarulhos. Vocês sabem muito bem do que se trata, o vídeo correu com força pela internet (graças a uma postagem do Alef de Lima no Twitter) - e foi por ele que muita gente tomou conhecimento destas cenas horríveis pois isso aconteceu depois das 18h, quando boa parte do país já não estava mais em rede com São Paulo por seguir com as edições locais do "Cidade". O que Luiz Bacci e sua equipe fizeram não se faz, foi de uma baixeza que envergonha muito. Hoje ele ainda tentou se justificar em vídeo nas redes sociais, dizendo que as histórias contadas no jornal "não são conduzidas pela gente, mas por Deus"... Quer dizer: o apresentador jogou nas costas do Senhor esse desserviço jornalístico! Ah, parei!!! Ah: hoje li no Notícias da TV que a Record teve no "Cidade" o programa mais visto ontem em São Paulo fora da Globo, com 10,1 pontos de média e 13,2 de pico. Mas valeu a pena tudo isso? Números falam mais alto que credibilidade? Me faz lembrar de um episódio da excelente série "Murphy Brown, a Repórter", estrelada por Candice Bergen, quando a equipe do jornal "FYI" apelou para o sensacionalismo para melhorar a audiência. Ela subiu, mas no final caiu a ficha de todo mundo e os integrantes do programa se perguntaram se tudo aquilo valeu a pena. Deveria ser a mesma coisa agora, com uma diferença básica: tenho certeza absoluta que esta ficha não cairá da parte de Bacci e associados.

Tele-sorteios de volta? Pode ser. Reportagem de Fábio Fabrini, Júlio Wiziack e Gustavo Uribe na Folha de S.Paulo conta que aconteceu em 9 de dezembro uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e executivos de SBT, Band, Record e RedeTV!, esta última a grande interessada nisso, reunião esta articulada pelo chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten. O objetivo é que se resolva um impasse judicial vindo do fim da década de 1990, quando os tele-sorteios foram proibidos por considerados nocivos ao telespectador. As emissoras querem isso por acreditar que ganharão mais dinheiro com eles, já que com anunciantes não tá dando e mesmo a verba de comerciais federais não tem sido suficiente. Mas será que isto seria uma salvação? Não tem outro meio?

Chega de mês grátis Li no UOL uma matéria de Beatriz Amendola (parente da Daiane ou nada a ver?) sobre ter acabado a história de 30 dias gratuitos para novos usuários da Netflix. Para compensar isso, quem assinar o plano básico por R$ 21,90 ou o padrão por R$ 32,90 poderá desfrutar no primeiro mês dos benefícios do premium de R$ 45,90, como imagens em Ultra HD e 4 telas simultâneas. Mas será que vale a pena tal "compensação"?

Luto no cinema Morreu aos 72 anos a atriz Kellye Nakahara, que fez a enfermeira Kellye na séie "M.A.S.H.". Quem assistiu a comédia de suspense "Os Sete Suspeitos" lembrará dela como a cozinheira assassinada.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Uma das mulheres mais maravilhosas da TV nos anos 1980 completa hoje 70 anos: Cybill Shepherd, de filmes como "A Última Sessão de Cinema", "Taxi Driver" e "O Céu Se Enganou", além de ter estrelado séries como a auto-intitulada "Cybill" na década de 1990 (assistia sempre pelo extinto canal USA Network) e, sobretudo e especialmente, "A Gata e o Rato" ao lado de Bruce Willis de 1985 a 1989. Além de atriz, ela também é cantora. Em 2000, seu primeiro CD ao vivo foi gravado no Cinegrill do Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles. As 18 canções do álbum não poderiam deixar de incluir o icônico tema que Al Jarreau lançou para Maddie Hayes e David Addison: "Moonlighting".



Mas na própria série os dotes musicais de La Shepherd ficaram evidenciados. Em 1985, por exemplo, ela melodiou com sua doce voz um clássico de The Marcels no 4º episódio do 2º ano, música esta que é adotada por um certo clube que virou notícia neste fim-de-semana pela punição aplicada pela UEFA a ele: "Blue Moon".



Clipe do Dia (parte 2)

Completa 40 anos hoje a russa radicada americana Regina Spektor. Em 2008, um tema dela tocou muito na Globo por ser trilha de Lara, personagem da Mariana Ximenes em "A Favorita". Fiquem aí com "Fidelity".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Bela do Dia: Jennifer Casagrande

Jennifer Casagrande, repórter da TV Bandeirantes de Porto Alegre e apresentadora da previsão do tempo no jornal "Band Cidade". A partir de ontem, passo a achá-la a "Joana Treptow dos Pampas" - mas, da mesma maneira, a jornalista do "Jornal da Band" acharei ser a "Jennifer Casagrande lusitana".

Os registros de 18 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*95 anos do nascimento de George Kennedy, ator falecido em 2016 e que fez os 3 filmes de "Corra que a Polícia Vem Aí".

*75 anos de Edir Macedo, líder da Igreja Universal e proprietário da Rede Record.

*70 anos do nascimento de John Hughes, roteirista e produtor falecido em 2009 e diretor de clássicos como "Curtindo a Vida Adoidado", "Antes Só do que Mal-Acompanhado", "Clube dos Cinco" e "Gatinhas e Gatões". Entre seus roteiros, estão os de "Férias Frustradas", "A Garota de Rosa Shocking", "Esqueceram de Mim", "De Volta Para Casa", "Beethoven, o Magnífico", "Dennis, o Pimentinha" e "101 Dálmatas". É um dos maiores responsáveis por muitos dos melhores momentos do "cinemão pipoca" das décadas de 80 e 90, gratos sempre seremos por isso.

*60 anos de Greta Scacchi, atriz de filmes como "O Segundo Rosto", "Coca Cola Kid" e "Acima de Qualquer Suspeita".

*55 anos de Dr. Dre, rapper, produtor musical e ator, um dos maiores expoentes do rap.

*55 anos da independência de Gâmbia do Reino Unido.

*45 anos de Gary Neville, ex-jogador do Manchester United e multicampeão: europeu e mundial em 1999 e 2008 e de mais uma Copa da Liga Inglesa, três Copas da Inglaterra, cinco Supercopas da Inglaterra e nove Campeonatos Ingleses (incluindo um bicampeonato e dois tricampeonatos). Ele jogava ao lado do irmão Phil Neville neste time.

Arremate

Amanhã, a Champions League terá Atalanta x Valencia e Tottenham x Red Bull Leipzig pela ida das oitavas.

"24 Horas" volta - assim espero - antes que a bola role na Itália e na Inglaterra!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.