Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 15 de fevereiro de 2020
Fernandinho rivalizou com Romarinho



Até umas 9 da noite de ontem, pensei que o gol feito mais perdido desta semana teria sido o do Romarinho na derrota do Fortaleza para o Independiente - o lance aconteceu quando os argentinos já estavam na frente. Mas aí Fernandinho resolveu rivalizar na mesma medida e fez o que fez no 1 x 0 do seu Santo André sobre a Inter de Limeira. Se o critério de desempate for "peso na consciência", parece que ainda dá Leão do Pici na frente do Ramalhão. (rs)

Destaques do futebol ontem, hoje e amanhã

Supercopa do Brasil Reativada após 29 anos e realizada apenas pela 3ª vez, sendo vencida pelo Grêmio em 1990 (nos dois jogos dele contra o Vasco pela Libertadores) e pelo Corinthians em 1991 (ante o próprio rubro-negro carioca e aí por ela em si e não simultânea a outro torneio), terá os vencedores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil frente a frente em Brasília. O Flamengo continua praticamente o mesmo que ganhou a Libertadores, poucas perdas que não chegaram a ser impactantes. Jorge Jesus, Gabriel e Bruno Henrique ainda estão aí, por exemplo. Mas o Athletico Paranaense teve baixas importantes, especialmente de Thiago Nunes (que, se soubesse lá atrás o que aconteceria na última quarta, talvez não tivesse feito a troca que fez e aí não teríamos Dorival Júnior a substituí-lo) e Bruno Guimarães. Um detalhe a ser conferido: o tempo. Pela bola rolar às 11 da manhã na metade de fevereiro, é de se supor um clima muito quente. Porém, a meteorologia indica tempo instável com chuva na hora da partida. Mais um detalhe: será uma das duas partidas do Furacão neste fim-de-semana, essa a dos titulares. Hoje, o sub-23 pegará o Toledo pelo campeonato estadual. Poderiam ter adiado este jogo para um dos próximos dois meios de semana, mas justamente devido ao Athletico não utilizar os principais no Campeonato Paranaense isso não faz diferença.

Campeonato Carioca (semifinal do 1º turno) Boavista x Volta Redonda definirá amanhã o adversário do Flamengo na final. Como haverá TV aberta, reduziram o preço do ingresso a 1 quilo de alimento não-perecível para que o povo compareça ao Elcyr Resende. Empate favorece o time de Bacaxá e o Voltaço é obrigado a ganhar.

Campeonato Paulista (6ª rodada) Teve Botafogo ontem contra o Água Santa. O 1 x 1 deixou a Pantera com 2 pontos em 4º lugar no Grupo B. Próxima sexta, a Inter de Limeira será a oponente. Hoje tem o Guarani, 1º do D com 8, recebendo o Novorizontino, e depois o Oeste, 4º do A com 4, encarando o Red Bull Bragantino, 3º do D com 5. A grande atração é o clássico de times treinados pelos antecessores de Dorival Júnior no Athletico Paranaense: o São Paulo do Fernando Diniz, 3º do C com 8, versus o Corinthians do Thiago Nunes, 2º do D com 7 e vindo da eliminação da Libertadores recém na 2ª prévia. Os são-paulinos defenderão 5 encontros de invencibilidade em seus domínios ante os corintianos. Amanhã tem a estreia do gramado sintético do Allianz Parque quando o Palmeiras, 2º do B com 10, duelar contra o Mirassol. À noite tem o Santos, 1º do A com 10, visitando a Ferroviária.

Campeonato Mineiro (6ª rodada) Com direito a Diego Tardelli sendo re-apresentado aos alvinegros, o Atlético defenderá a liderança com 11 pontos diante da Caldense. 3º com 10 e um jogo a menos, o Cruzeiro visitará o Patrocinense.

Campeonato Gaúcho (semifinal do 1º turno) Sábado de Internacional x Grêmio, vermelhos defendendo 4 clássicos de invencibilidade no Beira-Rio sobre os tricolores. Eduardo Coudet versus Renato Portaluppi e ausências de Patrick no Colorado e de Geromel e Kannemann no Tricolor. Domingo, quem faturar o Grenal saberá se decidirá contra Caxias ou Ypiranga. Aqui, ao contrário do RJ, nada de vantagem pro mandante. Empate? Pênaltis. Melhor.

Campeonato Paranaense (7ª rodada) O sub-23 athleticano já mencionei acima. Neste domingo tem o Coritiba, 2º com 14 pontos, visitando o Cascavel CR. Depois tem o Paraná, 8º com 6, recebendo o Operário, 3º com 13.

Campeonato Catarinense (6ª rodada) Penúltima com 2 pontos, a Chapecoense abre o sábado contra o Criciúma. Depois, um embate de co-líderes: Marcílio Dias x Figueirense, ambos com 10 pontos a exemplo do Brusque. Amanhã, o Joinville visitará o Avaí, 6º com 7 pontos. 7, aliás, foi o número de jogos de Augusto Inácio na casamata azurra, mandado embora que foi. Bota essa na conta da Ferroviária.

Copa do Nordeste (4ª rodada) O sábado reserva Ceará (7º do B com 3) x Bahia (6º do A com 4), América de Natal (3º do B com 4) x CRB (5º do A com 5), Náutico (3º do B com 4) x Sport (2º do A com 5) e Confiança (1º do B com 7) x River (4º do A com 4). A peleja em Aracaju será a última de Daniel Paulista no Confiança, regressado que estará depois dela ao Sport para substituir Guto Ferreira. Ficam para domingo Vitória (2º do B com 5) x Freipaulistano (8º do A com 1) e CSA (8º do B com 1) x Botafogo da Paraíba (3º do A com 5).

Campeonato Baiano (5ª rodada) 3º com 8 pontos, o Vitória recebe hoje o Atlético.

Campeonato Goiano (6ª rodada) Amanhã tem clássico entre Atlético e Goiás, ambos vice-líderes com 9 pontos.

Campeonato Mato-Grossense (6ª rodada) Líder com 13 pontos, o Cuiabá recebe amanhã o Araguaia.

Campeonato Brasileiro Feminino (3ª rodada) Com TV aberta, o principal destaque de amanhã será Flamengo (10º com 3) x São Paulo (11º com 1), mas ainda teremos Kindermann/Avaí (7º com 3) x Grêmio (3º com 6), Vitória (16º com 0) x Minas Icesp (12º com 0), Palmeiras (9º com 3) x Ferroviária (2ª com 6), Iranduba (8º com 3) x São José (13º com 0) e uma noturna com "NO" de "yes, vamos assisti-la" para Ponte Preta (15º com 0) x Internacional (6º com 4).

Curtinhas Esportivas

Força, Valdir Espinosa! O atual gerente de futebol do Botafogo, que tive a alegria de encontrar algumas vezes há uns bons anos graças às queridas "Donas da Bola", será submetido nesta segunda-feira a uma cirurgia no abdômen. No dia seguinte, será iniciado o período de recuperação. Tudo haverá de sair bem para o grande Espinosa.

Manchester City fora da Liga dos Campeões 2 temporadas de exclusão e multa de 30 milhões de euros (mais de R$ 140 milhões) a ser paga por descumprimento do "fair play financeiro" da UEFA com o aumento além do devido das receitas de patrocinadores entre 2012 e 2016. É uma bomba, inegavelmente, mas quem passa da conta tem mais é que tomar fumo mesmo, não importa se for o "Zé das Candongas" ou o "Lopes Gabiroba". Mas não se pense que apenas o City tenha feito isso. Se derem uma fuçadinha da boa, certamente pegarão outros irregulares. E o mesmo deveria acontecer aqui no Brasil, mesmo que grandões acabassem punidos pois justo isto seria.

Sul-Americano de Vôlei A final Brasil x Argentina desta noite terá Cruzeiro versus UPCN. Os mineiros ganharam do Taubaté por 3 sets a 2, enquanto o Bolívar caiu diante do compatriota tangueiro por 3 x 1.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Saída na Rádio Gaúcha Zona Sul Conhecido das participações diárias no "Gaúcha Hoje" e de presenças como repórter em jornadas esportivas em cidades como Pelotas e Rio Grande, José Finkler anunciou sua saída da emissora e disse que vai para "um novo desafio" que, logo, logo, os ouvintes saberão qual é - e eu também pois não sei qual é.



Guerra de loterias no RJ É exagerado o título, reconheço, mas não está muito distante da realidade, não. Você leu dias atrás nesta coluna que o programa "Rio de Prêmios", que passava na Record nas manhãs de domingo, se mudou para a Bandeirantes e passou a se chamar "RJ da Sorte", nome de um novo título de capitalização lançado pela Hebara Distribuidora ao término do contrato com a Loterj - a nova parceira da Hebara é a seguradora Capemisa. O trio de apresentadores que aparecia na Record, composto por Carlos Alberto, Viviane Romanelli e Aline Malafaia, também foi para a Band. Mas fico sabendo por dica do conviva Carlos Fonseca que a Record não deixou de ter uma loteria às 9h dos domingos, mesmo horário do novo "RJ da Sorte". Semana passada estreou a "Loterj de Prêmios", um novo bilhete próprio da loteria estadual fluminense, apresentado por Eri Johnson e Alinne Prado.

Só dá Luciane Kohlmann na telinha Neste fim-de-semana isto é óbvio por ela aparecer inicialmente no semanal local "Masbah!" como apresentadora convidada ao lado do comentarista esportivo Jeremias Wernek (aliás: o "guru" Flávio Ricco tá bancando hoje que será para este programa do SBT RS que chegará Brunna Colossi, recentemente saída do jornalismo geral da RBS TV - e, se pararmos para pensar bem e somarmos a isso a saída da Mônica Fonseca, ao menos pra mim a conta fecha direitinho, restando as partes se pronunciarem oficialmente, embora o colunista diga ser confirmado isso através de gente da filial daqui) e à noite em rede nacional no "SBT Brasil". Só que hoje não será a segunda presença da Lu para todo o país e sim a terceira. Pego positivamente de surpresa fui ontem ao saber que ela apresentou o jornal em dupla top com Carlos Nascimento. É ou não é o legítimo prestígio com "PR" maiúsculo, como diriam em Cascavel, Apucarana e Londrina? Começo a achar que La Kohlmann não terminará 2020 aqui na aldeia pampeana e que tomará o rumo de Sampa City - claro, desde que a direção nacional não tonteie e seja esperta.

Agora, sim, SBT Sei pelo Gabriel Vaquer que Márcia Dantas renovou até o fim de 2022. É outra muito prestigiada atualmente desde que passou a ser a 3ª apresentadora do jornal-maratona "Primeiro Impacto".



Os apuros de Laura Cassano A repórter da Globo estava ao vivo no "SPTV" paulistano de ontem à noite (explico que é o da capital para não confundir com o "SPTV" da TV Fronteira de Presidente Prudente, uma consideração minha com a terra das tias da Chiquinha) e falava sobre blocos carnavalescos quando me surge nas suas costas um cidadão segurando um jornal chamado Causa Operária, cuja manchete pedia a saída de Jair Bolsonaro da presidência do Brasil. A Laura até conseguiu chamar uma matéria gravada, mas terminou seu vivo sendo posta de lado pelo carinha.

Repeteco regional no "Jornal Nacional" O deste sábado terá Luana Borba e Sandro Dalpícolo.

O tapa com luva de pelica de Rômulo D'Ávila Repercutido recentemente por ter ajudado um idoso durante um vivo no "Hora 1" durante a chuvarada em São Paulo, o repórter da Globo foi atacado no seu perfil no Instagram por um idiota babacamente canalhaço, que postou que ele daria "muita pinta na TV" pelos trejeitos e pela voz de que seria "muuuuito gay". Rômulo saiu tão por cima que esse panacão tinha que torcer para topar com um buraco para enfiar a cara dentro dele de tanta vergonha. O jornalista chamou o cara de "pessoa pobre de espírito", que "dá pena" (ele já começou sendo gentil como eu não seria, rs), lembrou que homofobia é crime, avisou que já está "agilizando tudo" (dando a entender que processará o cara - e tem mais é que botá-lo na Justiça mesmo) e lascou essa: "Vem aqui, no meu Insta, me chamar de gay? Logo eu, viado de nascimento! Hahahahahahaha. Achou que ia descobrir a América. Meu amor..." Felizmente, muita gente deu apoio ao Rômulo pois, ora bolas, o que é que importa se a pessoa for hétero, gay, lésbica, trans, enfim? Cada um é o que quiser ser e ninguém tem nada que ver com isso, até porque não é a orientação sexual que define o caráter de uma pessoa, o que ela é, como procede, como se comporta, enfim. Mandou bem demais ele!

Sikêra Júnior repetiu a dose Repercutiu muito seu encerramento tresloucado do "Alerta Nacional" desta sexta, quando comentou uma matéria sobre um show do ano retrasado do cantor Johnny Hooker, que afirmou nele que Jesus Cristo seria travesti. O apresentador da TV A Crítica disparou uma metralhadora verbal sem fim e não se despediu direito dos telespectadores nacionais, dizendo que "acabou esta merda, acabou!" até sair da imagem. O mais sensacional foi que, quando entrou a imagem do "RedeTV! News" para Boris Casoy e Mariana Godoy começar a apresentá-lo, a cara dela foi espetacular, como que dizendo sem pronunciar uma só palavra: "cara... que diabos foi isso???" Mas o vivente Diego Leonel, responsável indireto (pra não dizer direto mesmo) pela visibilidade nacional de Sikêra ao difundir há alguns anos nas redes sociais trechos dos programas "Plantão Alagoas" comandados por ele ainda na TV Ponta Verde (SBT), resgatou um encerramento não sei dizer de qual ano, mas que foi extremamente igualzinho ao de ontem à noite. Assim, não foi inédito o jeito como o Sikêra terminou seu programa. Agora só teve muito mais visibilidade.

Carnaval na RedeTV! Agora com Léo Dias no comando e com a promessa de não ter mais as bizarrices que o tornaram um clássico desta ocasião do ano (ou seja: não terá a mesma graça, rs), a RedeTV! fará seus habituais bastidores na sexta das 23h à 1h30, no sábado das 23h às 2h e no domingo das 22h30 às 2h. Ainda na sexta-feira, outro destaque apontado pela grade da próxima semana é o "Baile Carnaval Vogue", com Amaury Jr., às 21h30.

Doce ou travessura? Começa hoje no SBT a 3ª edição do "Júnior Bake Off Brasil", com 7 episódios que uma vez mais terão Olivier Anquier e as doces mais doces que o mais saboroso dos bolos Nadja Haddad e Beca Milano.

Reprisar ou não reprisar Regina Duarte? Leio na Cristina Padiglione que a atriz está finalizando a rescisão com a Globo para assumir a secretaria da Cultura do governo federal e que a emissora ainda não definiu se evitará ou não as reprises de produções estreladas por ela enquanto estiver no cargo. O que fazer, Plim-Plim?

"Chicago P.D." campeão de audiência Leio no Notícias da TV que "Distrito 21", exibido na faixa das 11 e meia da noite, chegou aos 4,9 pontos anteontem em Sampa City e obteve assim uma audiência melhor que atrações em horários diurnos, como o "Balanço Geral Manhã" com 2,5, o "Fala Brasil" com 3,4, o "Hoje em Dia" com 3,7 e "Caminhos do Coração" com 4,2. A média da 5ª temporada, que está estreando em canal aberto, é de 4,5 pontos. Não chega a surpreender quando se sabe que a franquia "Chicago" é um sucesso também no Universal TV.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Nascido em 1919, nos deixou há 55 anos completados neste sábado. Partiu cedo demais, viveu pouco ante o que
poderia e deveria ter vivido. Mas fez tanta coisa boa no pouco tempo em que aqui esteve que, passado mais de meio
século de seu adeus, não foi e nunca será esquecido. Falo de Nat King Cole, o pai da também saudosa Natalie. Voz
suave, elegante, melodiosa. Um craque espetacular e extraordinário, como notamos neste clássico de 1957, uma das
mais lindas canções de amor de todos os tempos: a deslumbrante "When I Fall in Love".



Falei de Natalie Cole. Graças à tecnologia, ela e Nat King cantaram juntos muito depois dele ter nos deixado. Foi em 1991, quando o dueto virtual deles deixou "Unforgettable" mais inesquecível do que já desde que lançada em 1951.

Bela do Dia: Gabrielle Guimarães

Gabrielle Guimarães, integrante do "Resenha, Futebol e Humor" na Rádio Bandeirantes. Poucas são-paulinas são tão apaixonantemente formosas como ela, que bem que merecia do seu time o fim da draga fracassada dos últimos anos. Seja campeão pela Gabi, Tricolor!

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 15 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*70 anos de Sílvia Bandeira, atriz atualmente vista na reprise de "A Escrava Isaura" na Record e que nela e na Globo esteve em diversas novelas, como "Bebê a Bordo", "Vidas em Jogo" e "Sol Nascente", além de humorísticos na passagem dos anos 70 para 80, como "Planeta dos Homens" e "Viva o Gordo".

*65 anos de Christopher McDonald, ator de filmes como "Thelma & Louise", "De Volta Para Casa" e "Um Maluco no Golfe".

Tem coluna inédita neste domingo

A "24 Horas" será atualizada amanhã depois da 1 da tarde, dando destaque especial aos clássicos deste sábado (Grenal, São Paulo x Corinthians e Náutico x Sport) e à Supercopa Brasileira, além de outras irrelevâncias. (rs)

Arremate

Outro torneio entre seleções, Conmebol e UEFA? Só clonando os jogadores para dar conta de tudo, na boa.

"24 Horas" volta antes que as entidades se toquem que menos é demais, como diria Chiara Gadaleta!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.