Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 14 de fevereiro de 2020
Desculpa, Adilson, não vai dar pra esquecer



"Um jogo para esquecer", assim o técnico do Cruzeiro definiu o 2 x 2 com o São Raimundo de Roraima em meio a queixas sobre o estado do gramado e a arbitragem pelo 1º gol irregular dos mandantes, marcado por Veracruz, que não se sabe se é uma linha de ônibus, um hospital, um time de basquete, uma cia. cinematográfica, uma empresa de dublagem ou tudo isso junto e misturado. Mas ainda assim, vamos e convenhamos: era o Cruzeiro em campo, um clube de histórico gigantesco e momento pavorosamente tão gigantesco quanto. Depois de tomar o ameaçador empate do quarentão Stanley (41 anos no próximo dia 9) e ficar com um a menos à expulsão do Edu (Edu se dando mal, rotina pura desde 16 de setembro de 1981), a Raposa procurou segurar a vantagem que lhe deu a classificação graças a essa patifaria safadamente canalhíssima que é este regulamento protecionista dos grandes na 1ª fase da Copa do Brasil - não, antiguidade não é posto (ou, ao menos, não deveria ser). Baptista e seus "blue caps" farão um duelo das alterosas contra o Boa Esporte e, espero sinceramente, a coisa haverá de ser bem melhor. Pior do que o que vi ontem duvido que voltarei a ver da parte dos azuis estrelados. E até por isso e também pela valentia e determinação do Mundão Alviceleste de Veracruz e Stanley no estádio Canarinho, não dará para esquecer este jogo.

Destaques do futebol ontem e hoje

Copa do Brasil (1ª fase) Com direito a"arrocha funk" vazando entre os hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, a Ponte Preta saiu na frente cedinho, tomou do Novo Hamburgo o seu 1º gol na temporada - não fazia desde os 2 x 2 com o São José pelas oitavas da Copa FGF há 3 meses e meio -, mas chegou aos 2 x 1 e encarará o Vila Nova na próxima fase. A Ferroviária perdeu um pênalti, mas superou isso para derrubar o Avaí por 2 x 0 e fazer um encontro de "zebras" com o Águia Negra. E uma partida explosiva em Pernambuco (com Douglas Bomba do lado mandante e Beto Granada no visitante) teve os donos da casa triunfando por 3 x 0. O Afogados de Ingazeira, cujo goleiro se chama Wallef (mistura de Alef com "walla", o grito de guerra do profeta interpretado por Ronald Golias) e cujo presidente se chama João Nogueira (deve ter dado um samba beleza na festa da vitória), pegará o Atlético Mineiro na 2ª fase.



Copa Sul-Americana (ida da 1ª fase) Apesar da boa atuação de "Cristiano" Osvaldo, o Fortaleza perdeu chances muito boas - a do Romarinho, então, chegou a ser mais pornograficamente indecente do que os sonhos que tenho tido nos últimos dias com uma série policial que seria de minha autoria e que a TV só poderia passar depois da 1 da madrugada pois cada episódio de 45 minutos teria no mínimo de 3 a 4 cenas de sexo cada (e daquelas de dar inveja ao SexyHot). Recuperemos a compostura e tentemos ser sérios ao menos uma vez na vida. O Independiente é um casca grossa histórico, se sabe. E leva para a volta no Castelão a vantagem de 1 x 0 sem ter sido vazado diante de sua gente, algo ótimo no regulamento do gol fora valendo desempate. Mas mesmo assim, pelas reações que senti de quem acompanhou a partida mais atentamente, o resultado não foi tão ruim para o Leão do Pici, cujos time e torcida têm, sim, que acreditar que a reviravolta seja possível, que dê para se fazer o "jogo da vida" em casa.

Copa do Nordeste (4ª rodada) Toty não é Sassá Mutema - até porque não fica pistola com os outros que fazem na hora em que se dá mal o que costuma fazer quando se dá bem -, mas foi o salvador da pátria do Santa Cruz aos 48 minutos do 2º tempo para decretar o 1 x 0 sobre o ABC. Os pernambucanos, em 6º no Grupo B com 4 pontos, receberão o Freipaulistano no dia 26. Já os potiguares, em 7º no A com 4, visitarão o Náutico no dia 27.

Campeonato Alagoano (3ª rodada) A estreia de Eduardo Baptista não foi com vitória. Seu CSA ficou no 1 x 1 com o CSE. O sábado de carnaval será na base do "aqui é trabalho" para o Azulão do Mutange. Murici é o desafio.

Campeonato Paulista (6ª rodada) 4º do B com 1 ponto, o Botafogo pega hoje o Água Santa.

Campeonato Brasileiro Feminino (2ª rodada) Tivemos ontem Minas Icesp 1 x 2 Ferroviária, São José 0 x 3 Cruzeiro, Audax 0 x 3 Grêmio, Corinthians 2 x 1 Kindermann/Avaí, Iranduba 0 x 3 Santos e o 1º empate da competição, São Paulo 2 x 2 Internacional. A classificação aponta: em 1º, Santos, Ferroviária, Grêmio, Cruzeiro e Corinthians com 6; em 6º, Internacional com 4; em 7º, Kindermann/Avaí, Iranduba, Palmeiras e Flamengo com 3; em 11º, São Paulo com 1; e em 12º, Minas Icesp, São José, Audax, Ponte Preta e Vitória com 0. Não teremos jogos amanhã, a 3ª rodada terá sua maioria no domingo: Flamengo x São Paulo, Kindermann/Avaí x Grêmio, Vitória x Minas Icesp, Palmeiras x Ferroviária, Iranduba x São José e Ponte x Inter. Na 2ª, teremos Santos x Cruzeiro e Corinthians x Audax.

Copa da Itália (ida da semifinal) Graças a Cristiano Ronaldo de pênalti, a Juventus arrancou o 1 x 1 com o Milan.

Curtinhas Esportivas

Tá de gozação conosco, Jean? Ele disse na apresentação no Atlético Goianiense que não é o "monstro que a imprensa criou" e tentou jogar as pessoas contra a ex-esposa divulgando áudios e se manifestando nas redes. Milena, claro, respondeu mostrando outras fotos da agressão sofrida em Orlando e disse que só não apanhou mais por um pedido das filhas para que ele parasse. Canalha é canalha mesmo, que coisa. Tu também, hein, Dragão! Bah!!!

Flamengo sem Gustavo Henrique O zagueiro não jogará a Supercopa do Brasil contra o Athletico Paranaense pois tem um jogo de punição pendente de cumprimento, ainda do tempo em que estava no Santos no fim de 2019.

Guerrero renovou com o Inter O vínculo do atacante com os colorados agora vai até o fim do ano que vem.

Brusque "derrubou" Guto Ferreira Ser eliminado tão antecipadamente da Copa do Brasil custou caro demais para o técnico do Sport, que terá de ir com um "tampão" para o clássico de amanhã diante do Náutico, pelo Nordestão.

Novidade no Botafogo Chegou por empréstimo até o fim do ano o meia Gabriel Cortez, que estava no Emelec.

O 1º contrato profissional Foi assinado por Felipe Cardoso, 16 anos, um dos sobreviventes da tragédia no CT Ninho do Urubu. Seu vínculo é com o Red Bull Bragantino e durará 3 temporadas.

Nadador liberado Absolvido pela Corte Arbitral do Esporte da punição por dopagem em julho do ano passado, Gabriel Santos poderá disputar em abril a seletiva brasileira para os Jogos de Tóquio no Maria Lenk, no RJ.

Vôlei olímpico O Brasil soube dias e horários dos seus jogos em Tóquio. Os dos homens (horários sempre de Brasília): Argentina às 9h45 do dia 27 de julho, Rússia às 9h45 do dia 29, EUA às 23h05 do dia 30 nosso e França às 23h05 do dia 1º de agosto nosso. Os das mulheres serão estes: Coreia do Sul às 9h45 do dia 26, República Dominicana às 7h40 do dia 28, o anfitrião Japão às 7h40 do dia 30, a Sérvia às 4h25 do dia 1º e o Quênia às 9h45 do dia 3.

Vôlei masculino O Sul-Americano terá obrigatoriamente um brasileiro contra um argentino na finalíssima, que será definida hoje primeiramente em Cruzeiro x Taubaté e, na sequência, em UPCN x Bolívar.

Sintonia PB

Começa o tópico que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Transamérica fora da Sky Li no Audiência Carioca que a Sky está comunicando aos seus assinantes que não contará mais com a Rádio Transamérica Pop nos seus canais de áudio a partir de 16 de março.

Felipe Moura Brasil deixou a Jovem Pan Ele, que era diretor jornalístico e apresentador de "Os Pingos nos Is", disse no Twitter que aproveitará até o final um período de férias acumuladas e que tem definido seu destino pós-carnaval: é o retorno ao site O Antagonista, no qual fará um programa em vídeo ao vivo a partir de SP. No lugar do Moura Brasil no fim de tarde da Pan, Sílvio Navarro passou desde ontem a fazer parte dos âncoras do "Pingos".

"Masbah!" no SBT RS O programa das 12h de amanhã e das 10h30 de domingo - o 1º após a saída na última segunda da Mônica Fonseca (cuja substituição ainda não foi definida e, por isso, um rodízio de profissionais responderá pela apresentação e pelas matérias até o mês que vem) - terá como apresentadores especiais Jeremias Wernek, do "SBT Esporte", e Luciane Kohlmann, que mandará geral na tela do 5 pois à noite estará em rede no "SBT Brasil".

Aí enfraquece a amizade Primeiro, o SBT renovou por 2 anos com Marcão do Povo. Agora, fez o mesmo com Dudu Camargo. Tudo por causa das boas audiências que Sampa City tem dado ao "Primeiro Impacto" com eles. Bah!!!

SBT Rio mudará de local Leio no Ricardo Feltrin que o canal 11, pioneiro da rede do Silvio Santos a partir do lançamento em 1976, mudará de sede em breve. O prédio em São Cristóvão é o mesmo nestes quase 43 anos, inclui o 1º primeiro apartamento que o "Patrão" comprou nele e é alugado por 80 mil mangos mensais, tendo goteiras e infiltrações, algo que ficou mais nítido após as chuvas recentes pois parte do reboco da fachada caiu sobre a calçada (eita!!!). 8 milhões de dinheiros serão investidos num novo local: o Edifício Charles de Gaulle, na rua Marechal Câmara, perto do aeroporto Santos Dumont. O Feltrin também noticia que isto fará com que, ao contrário do ocorrido agora, tudo do SBT carioca fique num único local: produção, jornalismo, comercial e administrativo.

Redação nova na Globo Brasília Foi estreada ontem nos seus 3 telejornais distritais e abrigará em tempo igual a filial candanga da rede aberta, a GloboNews e o G1. Muito do novo ambiente foi mostrado com bastante destaque especialmente no "DFTV - 1ª Edição", com Fábio William apresentando ao público a redação com os jornalistas trabalhando, as ilhas de edição, enfim, não ficou apenas no ambiente de onde agora apresenta o jornal.



Estúdios da Rádio Globo desmontados São os montados pela TV Globo no antigo Projac, inativos desde o primeiro semestre do ano passado. Li no Audiência Carioca que as áreas nas quais eram apresentados programas e um espaço de lazer para os funcionários já "elvis". O ambiente tinha um total de 548 metros quadrados. A ideia era apostar que os nomes famosos do Plim-Plim e outros notórios de outros canais, tendo proximidade com os atores e as atrizes da teledramaturgia global, obtivessem ouvintes e mais ouvintes. Não precisava ser um expert em rádio para perceber que não daria certo, como de fato não deu. Era qualquer coisa ali, menos rádio com "RA" maiúsculo.

Olivia Benson líder de audiência Dados específicos não foram citados, mas o Universal TV divulgou que "Lei e Ordem - Unidade de Vítimas Especiais" (se tem nome em português, não há razão para chamá-lo pelo original em inglês ainda mais sendo o título brasileiro uma tradução literal do americano) liderou a audiência da televisão por assinatura na terça-feira da semana passada - mas dá no mesmo dizer dia 4. O 9º episódio do 21º ano, "Não Pode Ser Responsabilizado", deu à série seu melhor resultado de audiência nos últimos 6 anos. O canal de séries e filmes da Globosat também divulgou que, no mesmo dia, "FBI" chegou ao 3º lugar em sua faixa.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Micheli Rosa

Micheli Rosa, repórter da Record SP, vista diariamente no "Fala Brasil". Esplendor ruivo de charme incontrolavelmente máximo.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 14 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*90 anos do nascimento de Carlos Zara, falecido em 2002 e ator de inúmeras telenovelas, dentre elas "Mulheres de Areia" na Tupi e "Pai Herói" na Globo. Por muitos anos ele foi casado com a atriz Eva Wilma.

*60 anos de Meg Tilly, indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por "Agnes de Deus".

*15 anos do YouTube. E nada mais a ser dito. O que seríamos interneticamente sem ele?

*5 anos da morte de Louis Jourdan, nascido em 1921 e ator de filmes como "Gigi" e "007 Contra Octopussy".

Arremate

Num dia, o São José de Porto Alegre se classifica na Copa do Brasil. No outro, demite o técnico Leocir Dall'Astra.

"24 Horas" volta antes que alguém no Passo D'Areia encontre uma explicação lógica e crível para isso!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.