Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 13 de fevereiro de 2020
Corinthians eliminado pelo Guaraní... de novo



Este é o legítimo caso da "vitória derrotada" de quem ganha e da "derrota vitoriosa" de quem perde. Não foi por falta de aviso: um gol que os paraguaios marcassem e o alvinegro paulistano teria que fazer 3 x 1. Apesar de lutar muito, ficou apenas nos 2 gols da etapa inicial, o 2º pouco depois da expulsão do Pedrinho - que, amavelmente divergindo de quem pensar diferente, pra mim não mereceria cartão amarelo (ele tomou o 2º) por não ter visto maldade na sua tentativa de bicicleta que acertou o rosto do adversário e sim uma infeliz casualidade. Mesmo que a falta do gol visitante não tenha acontecido, havia tempo mais que suficiente para outro gol acontecer, a competência poderia passar por cima de questões da arbitragem. Mas a verdade é que não foi ontem especificamente que o Corinthians caiu fora e sim ainda na ida no Paraguai ao ser tão ruim lá como foi e não fazer um mísero golzinho que fosse, nem que não vencesse. Tudo contou para este desastre, que faz com que o ano continental tenha terminado já em 12 de fevereiro e deixe o calendário dos paulistas exclusivamente nacional - nem sequer "cair" para a Sul-Americana poderá pois os 10 da Libertadores que entrarão nela serão os 8 terceiros dos grupos e dois da 3ª prévia. E ele saiu na 2ª pré-grupos. Sábado, o Coringão voltará a campo visitando o São Paulo pelo estadual. Já o Guaraní encarará o Palestino e daí sairá o último time do Grupo B, que já tem Bolívar, Tigre e, especialmente, o Palmeiras. Sem derby na Libertadores 2020.

Destaques do futebol ontem e hoje

Copa Sul-Americana (ida da 1ª fase) Vencer, ganhar ou triunfar. O Bahia precisava disso com "DI" maiúsculo depois da saída abreviada na Copa do Brasil e da perda do Ba-Vi do Nordestão. Não só fez o que tinha de fazer como uma resposta a si mesmo e à sua gente, como obteve uma excelente vantagem de 3 x 0 sobre o Nacional para a volta no Paraguai. Um gol que faça lá e só sairá se tomar 5. Nesta noite, outro tricolor nordestino viverá um momento especial que, tomara, seja o mais positivo possível. Com muitos adeptos presentes na Argentina para empurrá-lo, o Fortaleza estreará em competições continentais duelando contra o Independiente, duas vezes campeão deste torneio.

Copa do Brasil (1ª fase) Campeão e vice da última Série D responderam por mais duas zebras. Com direito a uma comunicação atrapalhada de Douglas Marques dos Fortes (apitante do "Majestoso" de depois de amanhã) com a bandeira Fabrini Bevilacqua no que seria um 2 x 2 irregular, o campeão Brusque eliminou o Sport por 2 x 1 e o tento decisivo foi de Ianson, conhecido como "Gamarra do Vale do Itajaí". Já o vice Manaus do Jonathan, que castigou um Sassá cheio de balaca desnecessária ao cobrar um pênalti, excluiu o Coritiba por 1 x 0. Os catarinenses pegarão o Remo, que fez 2 x 1 no Freipaulistano, e os amazonenses encararão o Brasil de Pelotas, que ficou com 2 a menos, tomou gol de Michel Platini, mas igualou em 3 x 3 com o Gama. "Rei do empate", o Oeste ficou no 1 x 1 com o Bangu em um Moça Bonita com boa parte da cancha em estado deplorável e duelará contra o Ceará, que estreou Enderson Moreira nos 2 x 1 diante do Bragantino do Pará de Bilau, Canga e cia. O Náutico fez 2 x 0 no Toledo e jogará contra o Botafogo carioca, enquanto o Botafogo paraibano "oxou" com o Atlético de Alagoinhas e aguardará Moto Club ou Fluminense. O São José de Porto Alegre aplicou 2 x 1 no Caucaia e espera por Boavista ou Chapecoense, o Águia Negra anotou 2 x 1 no Sampaio Corrêa para saber hoje se enfrentará Ferroviária ou Avaí, o Atlético Mineiro ficou no 0 x 0 com o Campinense e saberá hoje se vem aí Afogados ou Atlético Acreano, o Vila Nova tocou 1 x 0 no Galvez para encarar o hoje definido Novo Hamburgo ou Ponte Preta e, com direito a gol contra e sufoco num dia em que seus funcionários da manutenção decidiram parar de trabalhar devido aos atrasos salariais, o Vasco ficou no 1 x 1 com o Altos e desafiará o ABC. Ainda hoje, além de jogos já citados, teremos ainda São Raimundo de Roraima x Cruzeiro.

Campeonato Carioca (semifinal do 1º turno) Parecia que o Flamengo aplicaria uma goleada para ser lembrada por séculos, 2 gols em menos de 10 minutos. Mas depois do 3º tento o Fluminense reagiu e buscou até o fim o empate que o levaria à final da Taça Guanabara. No entanto, o rubro-negro segurou o 3 x 2 e domingo, depois de ganhar ou perder a Supercopa do Brasil ante o Athletico Paranaense, saberá se enfrentará Boavista ou Volta Redonda. Gritos das torcidas deram o tom durante o jogo: da parte tricolor, um "pague as famílias" em referência às indenizações para os entes dos 10 mortos na tragédia do Ninho do Urubu; e da parte rubro-negra, um "time de veado".

Campeonato Mineiro (2ª rodada) O Villa Nova até tentou um "Balancê" no ritmo da bandinha que tocava à toda no Castor Cifuentes, mas o América virou para 2 x 1 e agora completou 5 rodadas a exemplo da maioria, estando em 2º com 11 pontos. Segunda que vem, ele desafiará o Coimbra.

Campeonato Alagoano (3ª rodada) O CRB do recém anunciado Gum - que largou de mão o Criciúma depois de horas, como diria Griffin Dunne - abotoou o ASA por 1, 2, 3, 4 x 0 e é 3º, com 4 pontos. Líder com 6, o CSA estreará hoje Eduardo Baptista na "sopa de letrinhas" (uma delas) ante o CSE.

Copa do Nordeste (4ª rodada) O Santa Cruz, lanterna do Grupo B com 1 ponto, recebe o ABC, 6º do A com 4.

Campeonato Brasileiro Feminino (2ª rodada) No dia em que anunciou por empréstimo até a metade do ano a selecionável Bia Zaneratto junto ao chinês Wuhan Xinjiyuan, o Palmeiras se reabilitou e o Vitória de novo se lascou: 1, 2, 3, 4 x 0. O Flamengo fez menos, mas não tão menos na Ponte Preta: 1, 2, 3 x 0. Hoje tem Minas Icesp x Ferroviária, São Paulo x Inter, São José x Cruzeiro, Audax x Grêmio, Corinthians x Kindermann/Avaí e Iranduba x Santos.

Copa da Itália (ida da semifinal) Napoli arrancou muito bem em Milão, 1 x 0 na Internazionale.

Copa da França (quartas-de-final) Paris Saint Germain classificado, esmagou o Dijon por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 1.

Curtinhas Esportivas

Reviver tempos vitoriosos É o que Botafogo e Atlético parece que querem com os regressos ontem confirmados: o dos cariocas foi Paulo Autuori, campeão brasileiro de 1995 e que 3 anos atrás havia dito que não treinaria mais (mas no futebol a verdade de hoje é a mentira de amanhã); e o dos mineiros foi Diego Tardelli, recentemente saído do Grêmio e campeão da Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014 (e aquilo do "asilo", como ficou?).



Robert Scheidt olímpico pela 7ª vez A presença do bicampeão e 5 vezes medalhista está assegurada nos Jogos de Tóquio com o 29º lugar no Mundial de Vela realizado em Miami. Faltava para isso que nenhum outro brasileiro fora ele estivesse no pódio este evento. Só outro o disputou, e Gustavo Nascimento está em 84º, sem chance de pódio.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Terremoto na Jovem Pan Flávio Ricco deu a notícia ontem à noite: Marco Antônio Villa suspenso e com risco de demissão após 1 mês de retorno e Felipe Moura Brasil deixando a direção jornalística. Horas depois da informação ser publicada, o "guru" recebeu um retorno do presidente pan-americano Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho. Disse ele que Felipe, que apresentava o "Pingos nos Is", não foi demitido e sim não quis renovar o contrato - que terminará no próximo dia 24, segunda-feira de carnaval - por não dar conta de trabalhar na revista Crusoé, ser apresentador e diretor jornalístico num tempo em que a Panflix necessita de dedicação total; no entanto, Tutinha pediu ao Moura Brasil para ao menos continuar no "Pingos" e aguarda seu retorno. Com relação ao Villa, que teve dias atrás um "arranca-costelas verbal" com Rodrigo Constantino no "Jornal da Manhã" a ponto de faltar um dedinho mingo para rolar pugilato (tá, exagerei muito, mas talvez não tanto assim), o presida da Pan afirmou que definirá em março o que fará com ele, que deverá ganhar um novo programa para apresentar na nova grade da emissora.

Mudanças na TV Jornal Falo sobre elas graças aos aprazíveis Diogo Cavalcante e Lucianna Paiva. São dois movimentos na afiliada do SBT em Pernambuco. O primeiro deles é no noticiário "TV Jornal Meio-Dia", no qual Anne Barreto deixará de estar sozinha pois ganhará a companhia de Leandro Oliveira na apresentação. Ele fazia no começo da manhã o "Notícias da Manhã PE", que somente agora será extinto após quase 5 anos do fim da versão nacional gerada de SP. Sua faixa das 7h30 às 8h será absorvida pelo programa policial "Bronca 24 Horas", comandado por Washington Gurgel e que continuará iniciando às 7h, mas agora com hora cheia e não mais meia.



Baita dupla essa Aí estão Fernanda Carvalho e Carla Fachim no "RBS Notícias" desta quarta-feira. A repórter, agora também apresentadora substituta do noturno, esteve ontem no lugar do Elói Zorzetto ao lado da titular Carla. Seja sincero com "SI" maiúsculo: tem como não gostar de um duo formoso desses? Eu não gostei. Eu adorei.



Dá-lhe Luciane Kohlmann!!! A maravilhosamente encantadora conterrânea parece que caiu em cheio no agrado do jornalismo nacional do SBT, tanto que ela contou ao Coletiva que repetirá a dose depois de amanhã. Não é costumeiro um mesmo apresentador fazer dois sábados seguidos, nem nesta e nem nenhuma emissora, devido ao tradicional sistema de rodízio nos plantões de fim-de-semana. Mas quem assiste a Lu seja nestes quase 5 anos de canal 5 (o "véio" aqui é da época que o povo chamava a saudosa sintonia analógica de canal 5) e nos 8 anos anteriores de RBS (só pegando o período de vídeo dela entre Porto Alegre e a sucursal de Brasília, sem considerar a fase anterior de produção tanto na TV quanto antes na Rádio Gaúcha) não se surpreende. É ver e entender tudo.

Aí complica a amizade, SBT Mas nem tudo são boas novas dele. Marcão do Povo ficará mais 2 anos. Baaahhh!!!

Trocou a Record pela RedeTV! Foi Carolina Riguengo, já vista nesta semana na reportagem do "RedeTV! News" e que também aparecerá no "Alerta Nacional", sei disso pelo Gabriel Perline. Nos últimos 7 anos, ela estava na Record do Vale do Paraíba como apresentadora do semanal "Agro Record" e substituta do "Balanço Geral SP Vale".

Quem será que fez isso com Carla Vilhena? A jornalista relatou no Twitter algo que evidentemente não deve ser tomado nunca e jamais como algo aceitável enquanto baixeza cafajeste, mas que infelizmente não chega propriamente a surpreender. Contou ela que, na época em que apresentava o "SPTV" na Globo e havia entrevistas seguidas com artistas, convidou certa vez um músico famoso para ir ao jornal e ele - cujo nome não foi citado - a assediou descaradamente ao telefone. Anos depois, Carla era repórter do "Fantástico" e pediram que ele o entrevistasse. Telefonou, pediu para fazer a matéria e ouviu da criatura que não falaria com ela pois "era casado". Só que ela também era casada na época. Este e outros casos semelhantes têm sido relatados nesta semana a partir do que Patrícia Campos Mello, repórter da Folha de S.Paulo, tem sofrido após a afirmação feita na CPMI das Fake News por Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário da empresa Yacows, de que ela teria feito insinuações sexuais para obter informações para uma reportagem, algo que a jornalista já desmentiu na sequência.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Vocalista do Genesis até 1976, Peter Gabriel celebra 70 anos nesta quinta-feira. Após deixar a banda, começou uma exitosa carreira solo com grandes canções, como "In Your Eyes", "Steam" e "Don't Give Up", esta em lindíssimo dueto com Kate Bush. Mas claro que seu clássico maior será sempre o de 1986, aqui sendo trilha da novela global "Roda de Fogo" e cujo videoclipe segue sendo sensacional passadas 3 décadas e meia: "Sledgehammer".

Bela do Dia: Estael Sias

Estael Sias, meteorologista da MetSul e atuante nos telejornais do SBT. Com ela nunca tem tempo ruim, não importa que faça um solaço de 40 graus ou uma chuvarada que esfrie muito o clima.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 13 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*50 anos de Alexandre Nero, ator de novelas como "Fina Estampa", "Império" (eternamente comendador José Alfredo dentro dos nossos corações, baita personagem aquele) e "A Regra do Jogo".

*40 anos da morte de David Janssen, ator nascido em 1931 e que protagonizou de 1963 até 1967 a série "O Fugitivo" como o dr. Richard Kimble, personagem que Harrison Ford interpretaria no cinema em 1993.

Aviso importante aos navegantes

Duas dívidas tenho há dias e dias. Uma delas: com várias mensagens enviadas por diversos de vocês ao Whatsapp do
PB. Tô com todas guardadas e responderei assim que for possível. A outra: já passa de uma semana que devo várias
atualizações da seção "Raridade Rara", de edições sobre datas importantes. Também atualizarei tudo, sim. Creiam.

Arremate

Corinthians x Palmeiras a Libertadores não terá. Grenal ainda pode ter. Tá contigo, Internacional!

"24 Horas" volta antes que se passem as duas semanas dos dois Inter x Tolima!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.