Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 11 de fevereiro de 2020
Sem empates no Brasileirão delas

Assim foi a 1ª rodada, findada na re-edição da final da Série A2 do ano passado. Mas se lá deu São Paulo, agora o Cruzeiro ganhou por 1 x 0. Isto faz com que, melhor do que dizer a classificação, seja mais fácil dizer que na jornada inicial tivemos os vitoriosos Kindermann/Avaí, Iranduba, Ferroviária, Santos, Corinthians, Internacional, Grêmio e Cruzeiro e os derrotados Minas ICESP, São Paulo, Palmeiras, São José, Audax, Flamengo, Ponte Preta e Vitória. A 2ª rodada começa nesta quarta com Vitória x Palmeiras e Flamengo x Ponte, ficando os outros jogos para a quinta: Audax x Grêmio, Minas x Ferroviária, São Paulo x Inter, São José x Cruzeiro, Corinthians x Kindermann e Iranduba x Santos.

Destaques do futebol ontem e hoje

Campeonato Paulista (5ª rodada) Ao ganhar do Botafogo por 2 x 0, o Santos lidera o Grupo A com 10 pontos e jogará contra a Ferroviária no domingo. 4ª do B com 1, a Pantera pegará o Água Santa na sexta-feira.

Campeonato Pernambucano (5ª rodada) O Náutico ficou no 1 x 1 com o Afogados e é o oposto da lanterna - ou seja: líder com 11 pontos. Quarta-feira da semana que vem, o desafio será contra o Central.

Copa Libertadores (volta da 2ª pré-grupos) O Internacional é obrigado a vencer a Universidad de Chile no Beira-Rio pois 0 x 0 leva aos pênaltis e 1 x 1 em diante é dos adversários. Que não faça falta uma atuação mais ousada e, consequentemente, mais ofensiva na turbulenta Santiago, quando não ameaçou tanto quanto deveria. Esta é a 3ª vez que eles se enfrentarão no Gigante. O placar das oitavas da Sul-Americana de 2009 não serve, foi 1 x 1. Já o da fase de grupos da Libertadores de 2015 ficaria hoje bem de acordo com a necessidade: 3 x 1.

Copa Sul-Americana (ida da 1ª fase) No ano em que completa uma década a perda desta competição naquela final para o Independiente (ah, se lá valesse o gol fora como desempate), o Goiás estreia visitando o Sol de América.

Copa do Brasil (1ª fase) Na Copa do Nordeste não tem como acontecer esta contenda de hoje por ambos serem do mesmo grupo no regional e ali ser chave versus chave. Hoje, então, tem Imperatriz x Vitória.

Curtinhas Esportivas

Supercopa do Brasil Wilton Pereira Sampaio apitará Flamengo x Athletico Paranaense domingo, em Brasília.

O substituto de Argel Que Enderson Moreira tenha mais sorte no Ceará. Ao menos mais que uma vitória terá. Acho...

Rogério Micale de volta a Minas Ex-técnico do profissional do Atlético, agora foi para o sub-20 do Cruzeiro.

Adebayor no Olimpia O togolês enfrentará o Santos na Libertadores, reforço que é dos paraguaios. Campeão da Copa do Rei de 2011 pelo Real Madrid, foi bi-vice europeu em 2004 pelo Monaco e em 2006 pelo Arsenal.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Mais William Travassos no ar Li no Audiência Carioca que seu programa na 94 FM do Rio de Janeiro, o "Conexão RJ", que antes ia das 9 às 11 da manhã, ganhou mais uma hora com o remanejo da grade e agora vai até meio-dia.

Ananda, a comissária Será esta a atividade da agora ex-apresentadora e repórter da Rádio Guaíba, Ananda Muller: comissária de voo nos Boeings da cia. aérea Gol desde ontem a partir de sua nova moradia, o Rio de Janeiro. Ela falou sobre a saída da emissora e sobre sua nova atividade em um artigo publicado pelo portal Coletiva, contando que tinha neste um sonho de infância desde que voou pela 1ª vez em uma aeronave da saudosa Varig. Disse a "alemoa" (como ficou conhecida pelos ouvintes) que não pulou do barco do jornalismo com os ratos, apenas está tentando viver uma nova fase de sua vida, com o coração em paz e tranquila com o carinho que recebeu de tanta gente.

Uma semana e não mais Foi o quanto durou a publicitária Fernanda Padoin no "Atualidades Pampa", da parceira da RedeTV!, no qual entrou após a saída de Ana Carolina Aguiar, que estreará na Rádio Guaíba semana que vem na equipe de esportes e nas funções que eram da acima citada Ananda Muller no jornalismo geral. Fernanda disse ao Coletiva que deixou o jornalístico noturno devido a uma graduação que fará, por causa da qual os horários ficaram conflitantes. Resta saber quem chegará pro lugar dela no "Atualidades", que nestes dias também está desfalcado do comunicador Marne Barcellos, que todos torcemos que se recupere do AVC sofrido há uma semana.



Mônica Fonseca fora do SBT RS Surpresa enorme sua dispensa após 2 anos, da qual soube lendo o Flávio Ricco e que foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora. Neste período, ela - que chegou egressa da Record, na qual foi a primeira apresentadora do quadro "A Hora da Venenosa" no "Balanço Geral RS", e que antes ainda participou do inacreditável programa madrugador de variedades "Studio Pampa" na parceira da RedeTV! - apresentou o semanal variado "Masbah!", com matérias sobre tudo quanto era tema referente a diversão e entretenimento, programa exibido às 12h dos sábados e às 10h30 dos domingos, sempre com boas audiências aqui em Porto Alegre. Resta saber quem a substituirá no "Masbah!", que está no ar há 7 anos e 3 meses e que já foi apresentado por Ivo Schergl Jr. e por Marco Antônio Capu, no lugar do qual ela havia entrado. Ao Coletiva, o coordenador de entretenimento Clayton Yukio disse que a mudança devido a uma renovação constante de ciclos que o programa, que convidados estarão na atração até a estreia de uma nova temporada no mês que vem e que profissionais tanto aqui da aldeia pampeana quanto de outros estados serão avaliados para apresentá-la. Já a Mônica falou que sempre foi tratada com muito carinho pelo SBT e que assim foi também na sua despedida, e agora focará numa linha própria de biquínis, roupas fitness e lingerie.

Pecado não ser nacional Sei pelo Gabriel Vaquer que vem aí, em data a ser definida e na faixa das 2 da tarde, a reprise de "Pecado Mortal", novela exibida pela Record entre 2013 e 2014. Mas não será na Rede Record em si a nova exibição e sim na Rede Família, canal do grupo transmitido em UHF no interior de São Paulo e que, fora dele, pode ser visto por antenas parabólicas ou ao vivo pelo seu site. Autor desta trama (sua única fora da Globo), Carlos Lombardi afirmou ao NaTelinha ter ficado surpreso com o retorno e disse que será a oportunidade de quem não viu poder assistir. Será, por exemplo, a chance para eu terminar de vê-la, pois comecei a acompanhar, mas me perdi lá pela metade.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Há 30 anos completados nesta terça-feira, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela era libertado após 28 anos de prisão por determinação do então mandatário nacional Frederik Willem de Klerk. Em 1988, Wembley recebeu um concerto em homenagem aos 70 anos que "Madiba" completava. Uma canção feita pela banda Simple Minds foi feita especialmente para o show: "Mandela Day", que sairia no ano seguinte no álbum "Street Fighting Years".

Bela do Dia: Veruska Boechat

Veruska Boechat, colunista do programa "Aqui na Band". Há exatamente 1 ano ela tem precisado ser mais forte do que nunca fora depois da súbita partida do eterno Ricardo, que a tornou conhecida popularmente como "doce Veruska" - apelido que, notamos aí, tem absoluta razão de ser. Se ela segue adiante, claro que é pela determinação que tira sabe-se lá de onde, mas também por tantas e tantas mensagens de carinho direcionadas nestes 365 dias a ela e à mãe do eterno "Careca", a sra. Mercedes. Lá de cima, erro zero ao afirmar isso, ele sorri demais a cada coisa boa que ela faz e ganha.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 11 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*45 anos de Matthew Lawrence, ator das séries "O Mundo é dos Jovens" e "Amor Fraternal", nesta última atuando com seus dois irmãos, Joey e Andrew Lawrence.

*35 anos da morte de Henry Hathaway, diretor nascido em 1898 e indicado ao Oscar por "Lanceiros da Índia", além de realizador da obra que deu a estatueta de ator a John Wayne, "Bravura Indômita".

*20 anos da morte de Roger Vadim, nascido em 1928 e diretor de filmes como "E Deus Criou a Mulher" e "Barbarella", além de marido "só" de Brigitte Bardot, Jane Fonda e Catherine Deneuve.

Arremate

1 ano hoje sem Ricardo Boechat. Choque eterno saber de sua partida. Pude encontrá-lo duas vezes. Inesquecível.

"24 Horas" volta tentando tocar o barco até 9 e qualquer coisa com coisas normais e as "buembas, buembas"!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.