Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 3 de fevereiro de 2020
Chefes 50 anos depois



Onde você estava e o que você fazia em 11 de janeiro de 1970? Ali e pela vez última, o Super Bowl teve os campeões da Liga Nacional (NFL) e da Liga Americana (AFL) - depois disso tudo virou NFL e temos o modelo atual de conferências, a Nacional (NFC) e a Americana (AFC). Pois tinha sido há 50 anos e 3 semanas que o Kansas City Chiefs tinha vencido pela vez última o Super Bowl, nele chegando via Liga Americana para superar o Minnesota Vikings, da Liga Nacional, por 23 x 7. Uma vida de espera, talvez só não tanto quanto os incríveis 108 anos que o Chicago Cubs levou para voltar a vencer a World Series do beisebol. Mas tudo findou neste domingo e o topo foi re-atingido.

Pra começo de conversa: o jogo deste ano foi muito, muito melhor que o New England Patriots 13 x 3 Los Angeles Rams do ano passado. O Kansas City (que é do Missouri - tem duas Kansas City nos EUA, a outra sendo do Kansas, estado que até foi saudado pelo presidente Donald Trump em gafe no Twitter) chegou a ter 10 x 3 de vantagem, mas a virada levou o San Francisco 49ers a marcar 20 x 10. Só que a re-virada decretou o título dos "Chefes" por 31 x 20. Melhor do que este roteiro, só mesmo Jennifer Lopez e Shakira aumentando os batimentos cardíacos da galera.

Dois foram os grandes nomes deste epílogo da 100ª edição da National Football League: dentro da quadra, Mahomes (ou "MAqueHOMESãodaporra") ao ser o 1º quarterback simultaneamente campeão e MVP do Super Bowl antes de completar 25 anos - chegará a esta idade um dia depois que eu fizer 39, mas isso não vem ao caso; e fora dela, Andy Reid, treinador do Kansas desde 2013 e que demorou mais tempo para atingir seu 1º título (21 temporadas, superando de longe as 14 de Bill Cowher, do Pittsburgh Steelers vencedor de 2006). Uma final memorável.

Djokovic, "Sr. Austrália"



O domingo que terminou com um jogaço abriu com outro jogaço ao apresentar o 8º Aberto da Austrália faturado por Novak Djokovic, o 7º nas últimas 10 edições - e ele disputou justamente 8 decisões deste Grand Slam. Dominic Thiem foi um adversário duríssimo, mostrou que tem um futuro brilhante pela frente e ainda terá alguns Slams para chamar de seus. Só não foi desta vez pois, embora chegasse e virar para 2 sets a 1, não fez frente na mesma medida quando o sérvio resolveu "voltar de vez" pra partida. 6/4, 4/6, 2/6, 6/3 e 6/4 em exatamente 4 horas sensacionais de tênis e agora Nole tem 17 títulos dos 4 principais torneios, contra 19 de Rafael Nadal e 20 de Roger Federer.

Grandes feitos no vôlei

Dois cumprimentos necessários, um deles individualizado. O primeiro é para o SESI campeões da 2ª edição da Libertadores, 3 x 0 sobre o anfitrião argentino Bolívar - o SESC ficou em 3º com 3 x 1 sobre o também tangueiro Obras. O outro é também para o SESC, claro, pelo título da Copa Feminina do Brasil com 3 x 1 sobre o Praia Clube, mas especialmente para a oposto Tandara, que se tornou a maior pontuadora em um só jogo adulto de torneio chancelado pela CBV: 40 pontos, um a mais que ela mesma e que Tiffany, do SESI/Bauru (ambas 39 na Superliga).

Curtinhas Esportivas

Eliminatórias no futsal O Brasil começou sua busca por uma vaga na Copa do Mundo aplicando 3 x 0 na Colômbia e 2 x 0 no Paraguai. Próximo jogo do torneio em Carlos Barbosa é depois de amanhã, contra o Equador.

Luto no automobilismo Piloto da Stock Car nos anos 80 e 90, Afonso Rangel morreu de parada cardíaca aos 62 anos. Atualmente ele era pró-reitor de planejamento e avaliação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Destaques do futebol no fim-de-semana

Campeonato Carioca (5ª rodada do 1º turno) O atual campeão da Taça Guanabara está eliminado antecipadamente. Deu Botafogo na troca do sinal amarelo para vermelho, 1 x 0 no Vasco. Os cruzmaltinos ficaram com 4 pontos no Grupo B e só falta uma rodada, impossível alcançar os 10 do Madureira em 2º. Domingo, jogarão "por laranjas" contra a Portuguesa. Já os alvinegros, em 2º no A com 9, encararão no mesmo dia o Fluminense, que perdeu a invencibilidade ante o Boavista e, apesar disso, ainda lidera o B com 12. Hoje, o Flamengo (3º do A com 7) estreará na temporada os titulares comandados por Jorge Jesus em noturna diante do Resende.

Campeonato Paulista (4ª rodada) Em matinê onde Luiz Flávio de Oliveira roubou a cena ao não dar sequer amarelo numa entrada criminosa de Fagner e botar Janderson na rua após marcar por literalmente comemorar nos braços do povo, o Corinthians derrotou o Santos por 2 x 0, um tento antes dos 2 minutos de cada etapa - e poderia ter sido mais... O Timão é 1º do Grupo D com 7 pontos e volta a jogar domingo que vem contra a Inter de Limeira, que hoje receberá a Ponte Preta (2ª do A com 6), enquanto o Santos é 1º do A com 7 e retorna na segunda que vem diante do Botafogo (4º do B com 1), que logo mais pegará o Mirassol. Já o Red Bull Bragantino não só finalmente foi às redes, como os 2 x 1 sobre o Palmeiras representaram um fim de 14 partidas e 25 anos de jejum neste duelo. O "Touro Bruto" (ficaria boa assim uma mistura de "Touro Vermelho" com "Massa Bruta"?) é 3] do D com 5 e visitará o Mirassol sexta-feira, enquanto o Verdão é 2º do B com 7 e visitará a Ponte no sábado. O Guarani fez 2 x 1 no Santo André e é 2º do D com 7, pegando na próxima sexta um Oeste calamitoso anteontem. Primeiro, que levou meia hora pra pugna renhida em Barueri começar devido à bomba d'água que deixou o gramado mais do que um escuro e frio fim de tarde em que, mesmo encasacado e com cachecol - mas sem guarda-chuva -, tomei tanta, mas tanta, mas taaanta água no Centro daqui de Porto Alegre que não sei como é que não peguei uma pneumonia furiosa com "FU" de "tamofu". Aí, com bola em jogo, a Ferroviária tocou 5 x 1 com direito a 3 gols de Felipe Ferreira e 2 de Bruno Bispo. Detalhe: Bruno Bispo não é da Locomotiva... O Rubrão é 3º do A com 3. Hoje, o São Paulo (1º do C com 7) recebe o Novorizontino.

Campeonato Mineiro (4ª rodada) Mesmo com um jogo a menos, o Cruzeiro assumiu a liderança com 9 pontos ao marcar 4 x 2 no Tupynambás e contar com o 1 x 1 da Tombense com o Atlético, vice com 8 e que confirmou a venda do goleiro Cleiton ao Red Bull Bragantino. Em 3º com 7 e também uma partida a menos, o América tocou 3 x 0 no Uberlândia. Próximo domingo, teremos Cruzeiro x América e URT x Atlético.

Campeonato Gaúcho (4ª rodada do 1º turno) Os reservas não tomaram 3 gols igual aos titulares, só que estes marcaram 4 antes contra nada agora dos substitutos. O 0 x 0 do Internacional com o Ypiranga deixou ambos na frente com 10 pontos no Grupo A e já na semifinal, restando definir no Inter x Novo Hamburgo e no Juventude x Ypiranga de sábado que vem as posições. O Papo tomou 3 x 1 do Pelotas e é o 4º nesta chave com 4. Já o Brasil sofreu 1 x 0 do Caxias, segue com 1 ponto em 6º no B e está eliminado, meramente cumprindo tabela domingo que vem, contra o São José. Hoje, o Grêmio (2º do Grupo B com 6 pontos) pegará o Esportivo diante de sua gente.

Campeonato Paranaense (5ª rodada) Os titulares estavam ganhando na estreia de Dorival Júnior, mas o Athletico tomou o 1 x 1 do Paraná aos 45 minutos do 2º tempo. O Furacão é 3º com 10 e volta a campo domingo, contra o líder FC Cascavel, dia em que o Tricolor, em 8º com 5, pegará o Cianorte. Por duas vezes o Londrina ficou na frente e tomou a igualdade, até que o Coritiba virou na 2ª etapa. Os 3 x 2 deixaram o Coxa, que jogará no sábado contra o União Beltrão, em 2º com 11. Já o Operário fez 1 x 0 no Cianorte, é 4º com 10 e joga domingo versus o PSTC.

Campeonato Catarinense (4ª rodada) Treta tudo bem, mas quando passa do ponto fica muito ruim. Assim aconteceu em Figueirense 0 x 2 Avaí. Os alvinegros provocavam Bruno Silva, que havia sido substituído e que retrucou os xingamentos. Aí, um torcedor do Figueira invadiu o campo e foi no banco dos azzurras para acertar as contas, sendo derrubado pelo goleiro reserva Gledson. Só que Bruno Silva perdeu qualquer razão que poderia ter quando, querendo tirar proveito disso, tentou dar um chute na cabeça do torcedor derrubado pelo goleiro - e ele, Gledson, é que foi acertado. O torcedor não tem nada que invadir o campo, todos concordamos nisso. Mas o que o jogador avaiano fez é tão errado quanto, ainda mais com a violência pretendida. De quebra, torcedores da casa quebraram vidros de proteção que fazem as vezes de alambrado. Enfim, um show de horror que fez a paralisação ser de 21 minutos e o 2º tempo ir até os 67 minutos. Bom, o Leão da Ilha é 2º com 7 pontos e pega o Criciúma domingo que vem, dia em que o Concórdia será o oponente do Furacão do Estreito, 4º com 7. Já a Chapecoense segue mal, mal, mal. 1 x 0 para o Brusque e 8º lugar com 2 pontos. Próximo domingo, ela visitará o Marcílio Dias.

Copa do Nordeste (2ª rodada) Tivemos Sport 1 x 1 Vitória, River 3 x 1 CSA, Fortaleza 1 x 1 Ceará (dois tricolores foram os nomes do clássico: Osvaldo, com um golaço de bicicleta, e Felipe Alves por defender um pênalti no finalzinho), Botafogo da Paraíba 1 x 1 Confiança, Freipaulistano (agora não erro mais, é todo junto o nome do clube de Frei Paulo) 0 x 2 Náutico e ABC 2 x 1 América de Natal. O Grupo A tem: River, Bahia e Sport com 4; ABC e CRB com 3; Botafogo e Fortaleza com 2; e Freipaulistano com 1. Já o B traz: Náutico e Confiança com 4; Imperatriz com 3; Ceará e Vitória com 2; América e Santa Cruz com 1; e CSA com 0. Próximos jogos: quinta, Sport x Imperatriz; sábado, Fortaleza x Santa, Botafogo x Náutico, Frei x Confiança, Bahia x Vitória e ABC x Ceará; e domingo, CRB x CSA e River x América.

Campeonato Baiano (4ª rodada) Bahia e Vitória continuam seu começo estúpido de 2020 com esse calendário inaceitável que acotovela jogos e mais jogos tanto quanto estúpido seria querer colocar 10 pessoas sentadas dentro de um Fusca ou outra coisa que infelizmente o horário não permite falar por aqui ser um site família, mas que até já foi mostrado num filme e que, se despertar curiosidade, eu conto em particular (hahaha). Ambos estão com 8 pontos, o tricolores em 2º após 1 x 1 com o Jacuipense e os rubro-negros em 3º depois dos 2 x 1 sobre o xará da Conquista. Domingo que vem (dia seguinte ao Ba-Vi do Nordestão), tem Jacobina x Bahia e Vitória x o líder Atlético.

Campeonato Alagoano (2ª rodada) O CRB ficou no 1 x 1 com o CSE e somou seu 1º ponto. Dia 12, pegará o ASA.

Campeonato Goiano (4ª rodada) Com direito a Rafael Moura merecidamente expulso com apenas 1 minuto em campo pela solada criminosa em Liel, o Goiás ficou no 1 x 1 com o Vila Nova, é 3º com 8 pontos e pega o Goianésia no sábado que vem. Já o Atlético tomou 1 x 0 do Jaraguá, ficou em 2º com 9 e visitará o CRAC no domingo.

Campeonato Mato-Grossense (4ª rodada) Líder com 10 após "oxar" com o Operário de Várzea Grande, o Cuiabá enfrentará o Sinop na segunda que vem.

Campeonato Inglês (25ª rodada) 42 partidas de invencibilidade e 1, 2, 3, 4 x 0 no Southampton. É questão de tempo pro Liverpool confirmar o caneco ao somar 73 pontos e ter agora 22 a mais que o Manchester City, 2 x 0 pro Tottenham.

Campeonato Espanhol (22ª rodada) O Real ganhou do 1 x 0 sobre o Atlético de Madrid e lidera com 49 pontos, 3 a mais que o Barcelona, que derrotou o Levante por 2 x 1.

Campeonato Italiano (22ª rodada) A Juventus até é líder com 54 pontos e fez 3 x 0 na Fiorentina, mas não tá disparada, não. A Internazionale foi aos 51 com 2 x 0 na Udinese e a Lazio tocou 1, 2, 3, 4, 5 x 1 no Spal para somar 49.

Campeonato Alemão (20ª rodada) Bayern de Munique líder com 42 pontos após 3 x 1 sobre o Mainz, mas só 1 acima do Red Bull Leipzig, que ficou no 2 x 2 com o Borussia Monchengladbach, 4º com os mesmos 39 do Borussia Dortmund, que amassou o Union Berlin por 1, 2, 3, 4, 5 x 0.

Campeonato Francês (22ª rodada) Líder com 55 pontos, 12 acima do Olympique, o Paris Saint Germain goleou o Montpellier por 1, 2, 3, 4, 5 x 0 e, embora não marcasse, Neymar deu passe para um dos tentos, assim participando diretamente de ao menos 1 gol por jogo - marcando ou passando para isso - nos últimos 11. Era por isso que ele deveria ser notícia hoje e não por esse absurdo cartão amarelo aplicado por uma tentativa de lambreta no adversário Souquet. Sou anti-violência e não direi que Jérôme Brisard deveria levar um "souquet na cara", isso não. Mas que deve ser um mal-amado amargurado por algo que deve ter desnorteado tanto sua cabeça que resolveu aprontar barbaridades para descontar sua frustração e seu baixo astral, deve. Só isso explica algo tão sem sentido assim.

As copas do meio de semana

Libertadores (ida da 2ª pré-grupos) Amanhã, Universidad de Chile x Internacional; e quarta, Guaraní x Corinthians.

Sul-Americana (ida da 1ª fase) Amanhã, Fluminense x Unión La Calera; quarta, Vasco x Oriente Petrolero; e quinta, Unión Santa Fe x Atlético Mineiro.

Copa do Brasil (1ª fase) Quarta, Independente x CRB (o torneio começará em Belém, às 15h30), Santo André x Criciúma, São Luiz x América de Natal, XV de Piracicaba x Londrina, Coruripe x Juventude, Bahia de Feira x Luverdense, Vilhenense x Boa Esporte, Atlético de Alagoinhas x Botafogo da Paraíba, Barbalha x Operário de Ponta Grossa, Santos do Amapá x América Mineiro, River x Bahia, Caxias x Botafogo, Palmas x Paraná, Operário de Várzea Grande x Santa Cruz, Aquidauanense x ABC e Fast x Goiás; e quinta, Novorizontino x Figueirense, Brasiliense x Paysandu, Vitória do Espírito Santo x CSA e União Rondonópolis x Atlético Goianiense.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

BandNews FM Rio Lançará hoje um novo programa no formato podcast a partir do seu site: o "2 às 20", que será publicado às 8 da noite, de segunda a sexta, e terá informações cariocas resumidas e a principal notícia do dia debatida e analisada com a participação de especialistas. Luanna Bernardes e Maurício Bastos apresentarão esta novidade, que se somará às 3 edições do "Jornal BandNews Rio" do dial comum).

Sikêra Jr. na TV Pampa Mas como??? Vão mexer no "Pampa Boa Noite"? Vão mexer no "Jornal da Pampa"? Vão mexer no "Atualidades Pampa"? Nananinanão! Paulo Sérgio Pinto intocável, Vera Armando intocável e Magda Beatriz e associados intocáveis. Nada mexe das 18h às 20h30 diariamente. Mesmo assim, o "Alerta Nacional" está passando, sim, na parceira do Rio Grande do Sul. Mas a Pampa tinha que ser Pampa, evidentemente. Sabem onde encaixaram o programa gerado pela TV A Crítica do Amazonas? Aos domingos, das 11h às 14h, em compacto das edições exibidas na semana anterior. Ninguém poderia saber dizer pois, na grade divulgada pela emissora aos jornais e aos guias de programação de sites e da operadora Net, consta neste horário o "Pampa Show", que vem a ser uma coletânea de trechos de diversos programas do canal nacional, como "TV Fama", "Tricotando", "João Kléber Show", "Você na TV", "Encrenca", "Te Peguei"... Não havia como se fazer a menos remotíssima ideia que entraria o programa policial do Sikêra neste horário completamente fora do habitual, ninguém anunciou nada nesse sentido em lugar nenhum! A grande verdade é que a Pampa tinha logo era que virar uma emissora 100% independente pra até colocar mais coisas locais na sua programação e deixar a RedeTV! entrar aqui no RS por completo, sem quaisquer ausências. (ou acham, por exemplo, que esqueci dos anos de sofrimento com fofocas no lugar da Série B aos sábados???)

Mas será nacional ou local paulistano? Insisto que essa é a dúvida que tenho em relação à versão dominical do "Hoje em Dia", que a Record estreará em 8 de março - a Cristina Padiglione já tinha batido essa de primeira e ontem a emissora oficializou em chamada à noite, mas com algo a mais: o programa será ao vivo das 9h às 11h. Insisto na dúvida e gostaria muito que alguém a tirasse: a transmissão será em rede nacional sim ou não, interrogação? Porque faz décadas que a faixa das 9h às 11h é local das filiais e afiliadas para transmissão de programas regionais, tanto que São Paulo sempre assistiu "tapa-buracos" neste horário - o atual é o bom e velho "Todo Mundo Odeia o Chris". Se for um "Hoje em Dia" exclusivamente paulistano, que fale somente de coisas de interesse do público da capital paulista, do que a cidade tem de bom pra oferecer e das notícias do sábado e do comecinho dominical por lá, tudo bem, beleza, maravilha. Mas se for um programa local feito como se fosse nacional apenas para São Paulo ver, não acharei legal mobilizarem gente do interior bandeirante e de todos os outros estados para algo que somente 10 milhões de pessoas poderiam sintonizar diretamente no canal aberto comum. "Ah, mas o sinal SAT da Record tá nas antenas parabólicas, nas operadoras de TV paga com exceção ex-Net e no PlayPlus", alguém dirá. Perdão, mas dou de ombros para isso. Um canal de televisão aberta ainda tem que ser prioritariamente um canal de televisão aberta. E se nela este "Hoje em Dia" dominical não for nacional, que não seja nacional no seu conteúdo e sim com assuntos de interesse direto daquelas pessoas que o assitirem no UHF digital convencional. A não ser que mexam nas filiais e afiliadas, que tirem delas o horário das 9h às 11h para este programa ser em rede também neste dia da semana. Só que elas mereceriam uma compensação, ter repostas estas duas horas de alguma maneira. E aí, Rede Record????

Sábados de "Jornal Nacional" Passaram desde anteontem a ter Aline Aguiar de vez na equipe de apresentadores plantonistas neste dia da semana, sendo sua dupla com César Tralli. Como já fora na vez primeira ano passado, a dona da hora do almoço da Globo Minas mandou muito bem, serão sempre especiais suas presenças em rede. No próximo sábado, Jéssica Senra entrará de vez no rodízio. A âncora da TV Bahia fará duo com Heraldo Pereira.

CNN Brasil Leio na Cristina Padiglione que ela será vizinha do BandNews TV na numeração dos canais por assinatura - no meu caso com a "ex-Net" (hoje Claro), por exemplo, tenho o canal da Bandeirantes no 79 e no 579. Como daí pra cima tá tudo preenchido por vários Discovery disso e Discovery daquilo, imagino, deduzo, suponho e presumo que a CNN entre no 77 e no 577, até porque salta direto do BandSports (no 75 e no 575) pro BandNews TV no HD e pra Record News no 78 em SD - isso aqui, falo por mim apenas para fins de exemplo ilustrativo. Aliás, mais uma repórter foi oficializada pelo canal: Jaqueline Frizon, que dará expediente no Rio de Janeiro e que deixou em agosto passado a TV TEM (Globo Bauru) após 1 ano e meio. Antes disso, ela trabalhou 4 anos na Band e 3 na RedeTV!.

Tá no ar, Fausto Silva! Sem saber disso, ele falou aqui com a plateia do "Domingão do Faustão", agradeceu a presença dela no estúdio da Globo e falou da importância dela para quem trabalha na atração. Então ele se tocou que seguia no ar, explicou que sempre conversa assim com o público ali presente e chamou os comerciais.

Vale se você não tiver local Sei pelo Piero "Jornalista Vê TV" Vergilio que a Globo mudará a atração dos sábados à tarde para Rio de Janeiro, São Paulo e cidades sem programação local das 14h às 15h10 ou às 14h40: sairá a atual versão da "Escolinha do Professor Raimundo" e entrará o "Toma Lá, Dá Cá" a partir do dia 29 - estamos em ano bissexto, só para constar antes que alguém resolva desacreditar a informação dizendo que fevereiro tem 28 dias (sim, tem, mas não neste ano, meu nobre). Primeira reprise SAT do humorístico, já resgatado ano passado por um tempinho de madrugada apenas para Brasília. Aqui na aldeia pampeana isto me diz respeito diretamente porque a RBS TV não tem usado o horário das 14h às 15h10 para algo seu, exceção a raros momentos de especiais pontuais.

Bela do Dia: Denise Santiago

Denise Santiago, apresentadora e repórter da TV Diário do Ceará. Como deu empate sábado no clássico, ninguém sorriu, mas ninguém chorou. Mas se houvesse ganhador, o lado perdedor não choraria. Bastaria ver a Denise e a alegria voltaria no ato.

"Laranja Negra" na Bandeirantes Leio no Flávio Ricco que foi confirmada para 7 de março a estreia da série da Netflix conhecida no título original por "Orange is the New Black" (e que os chatonildos defensores de anglicismos - gente que, por exemplo, desejaria que fosse "Gone With the Wind" e não "...E o Vento Levou" ou que fosse "Perfect Stangers" ao invés de "Primo Cruzado" - não reclamem, não chiem e não urrem se derem um título em português tipo "Laranja é o Novo Negro" ou algo que fique melhor contextualizado na nossa língua, que nem foi quando a mesma Band estreou "How I Met Your Mother" e a tradução foi literalíssima para "Como Eu Conheci Sua Mãe"). Será às 23h e a emissora deseja mostrar todas as 7 temporadas da produção, embora isso dependa do bom e velho "Ipobre".

Luto no pós-punk Morreu Andy Gill, guitarrista e fundador da Gang of Four. 64 anos, problemas respiratórios.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua antenado no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros deste 3 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*70 anos de Morgan Fairchild, atriz de vários filmes e diversas séries entre regular e convidada. Ela foi uma convidada marcante de "Friends" ao interpretar Nora Bing, mãe do Chandler.

*55 anos de Gilberto Smaniotto, repórter especial da TV Bandeirantes e ex-Cultura.

*55 anos de Maura Tierney, atriz de filmes como "O Mentiroso" e de séries como "Newsradio" e "Plantão Médico".

Arremate

Brasil estreia hoje no quadrangular decisivo do Pré-Olímpico masculino de futebol. 22h30, vs. Colômbia.

"24 Horas" voltando esperando contar uma vitória canarinha na hora em que mais precisa ganhar!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.