Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 31 de janeiro de 2020
Futebol às 11 da manhã de uma sexta-feira



Nunca ache que já viu de tudo na vida, por mais que sua existência neste mundo seja longa e que sua experiência seja a maior e melhor possível. Em algum momento, sempre acontecerá algo que te surpreenderá. Não sou desses que acha que já viu de tudo, Deus me livre se um dia eu tiver tal pensamento. E ao contrário de muitos, não consigo duvidar 100% de rigorosamente tudo, sempre fico achando que possa existir alguma brecha mesmo que minimamente mínima (como diria o Sr. Redundância Redundante) para o dito impossível acontecer.

Hoje foi uma dessas situações inéditas. 3 décadas acompanhando futebol, desde que ainda só tinha um dígito de idade (tô ficando velho, hahahaha), e nunca tinha visto... bom, antes de chegar nesse ponto, devo dizer que pensei inicialmente que assistiria o jogo de início mais tardio do futebol brasileiro profissional. Por anos o mais tardio que tinha visto foi um Flamengo 5 x 2 Benfica de 1997 no Mineirão, pelo Torneio Centenário de Belo Horizonte, que iniciou às 22h40 por compor uma rodada dupla com Cruzeiro 1 x 0 Olimpia às 20h30.

Aí, veio 2011 e teve um Fluminense 3 x 1 Libertad no Engenhão pela Libertadores. Marcado para 22h, começou apenas às 23h05 por causa de um apagão de energia elétrica no estádio, que 3 dias antes sofrera a mesma coisa no Fla-Flu da Taça Rio. Em 2016, não chegou a ser tão tardio o arranque de Bragantino 2 x 0 Joinville pela Série B, mas a demora foi maior: das 21h para as 22h38. Quase que algo nesse nível aconteceu em São Januário.

Um apagão elétrico decorrente de um temporal à noite no Rio de Janeiro - que fez Botafogo x Resende ser interrompido no 1º tempo por 44 minutos de tão feia que estava a coisa (só perdeu pra aquele famoso Botafogo 2 x 0 Olaria de 2010) e afetou até ambientes fechados a ponto de Botafogo 76 x 81 Unifacisa, pelo NBB, começar com mais de 1 hora de atraso - retardou o começo de Vasco x Cabofriense, originalmente marcado para 21h30. Aí, passaram para 22h. Depois, deram um limite para 22h30. Falaram a seguir em 23h05. E por fim, adiaram o jogo.

E adiaram para... hoje, 11 "da madrugada". Sim, futebol brasileiro profissional às 11 horas da manhã de uma sexta-feira dia útil normal. Já vi "trocentas" partidas em dia útil sem ser à noite, mas à tarde - agora mesmo temos tido isso em alguns Estaduais, aquele famoso caso do desmaio do Batista foi às 5 da tarde de uma quarta-feira. Já vi partidas durante a semana às 11 horas, ano passado ou retrasado mesmo teve uma assim pelo Campeonato Brasileiro. Mas no fim da manhã de um dia útil, é a primeira vez. Com um caloraço furioso, pior ainda.

Mais de 8 mil ingressos haviam sido vendidos, mas São Januário recebeu no fim das contas pouco mais de 3 mil fãs. Como se não bastasse toda a tormenta desde ontem à noite, ainda por cima os cruzmaltinos foram derrotados por 1 x 0 com gol de pênalti antes do intervalo. Foi a 3ª vitória consecutiva da Cabofriense sobre o Gigante da Colina, 4º colocado com 4 pontos no Grupo B e com altíssimo risco de eliminação da Taça Guanabara.

Destaques do futebol ontem e hoje

Campeonato Carioca (4ª rodada) De Vasco x Cabofriense falei no "abre". Também citei Botafogo x Resende, só não falei que o Fogão venceu por 2 x 1 de virada e foi aos 6 pontos em 4º lugar no Grupo A. Domingo, botafoguenses e vascaínos farão o clássico do fim-de-semana. Hoje, o Fogão anunciou a contratação por 1 ano do meia-atacante Honda, visto por último no Vitesse e que passou por CSKA Moscou e Milan, entre outros.

Campeonato Paulista (3ª rodada) Com Ygor pegando muito - inclusive um pênalti do Luan em "olhos nos olhos" de ex-gremistas -, a Ponte Preta bateu o Corinthians por 2 x 1 e ganhou dos paulistanos pela 3ª vez nos últimos 4 encontros. A Macaca é 2ª do A com 6 e o Coringão o 2º do D com 4. Segunda-feira a Ponte visitará a Internacional no fim de tarde (ó aí o que falei mais acima) e domingo de manhã o Corinthians terá clássico diante do Santos, que teve Raniel mandando bem pra dedéu nos 2 x 0 diante da equipe de Limeira e lidera o Grupo A com 7 pontos. O Bragantino "oxou" com o Novorizontino, ao menos neste estadual Red Bull não está dando asas pois são 270 minutos e nada de bola na rede. 3º do D com 2 pontos, o "BragaBull" receberá o Palmeiras no domingo. Neste dia o Santo André será recebido pelo Guarani, 1º do D com 4 e que ficou no 1 x 1 com o Mirassol.

Campeonato Gaúcho (3ª rodada) Embora Diguinho marcasse um golaço que rompeu um inacreditável jejum de mais de 10 anos desde aqueles 3 x 0 do Fluminense sobre a LDU na "vitória derrotada" na final da Sul-Americana, o São José não conseguiria resistir muito mais mesmo. Por mais que o Grêmio esteja que nem aquela música da Rita Lee com a trave, num caso sério (só não sei se ao som de um bolero), Everton deu de ombros para isso e anotou os 2 x 1 da virada para ir aos 42 gols e superar Luan como maior goleador da Arena tricolor. A preocupação ficou com Kannemann, que saiu com um trauma no pé esquerdo e não pareceu ser algo muito simples, não. 2º colocado do Grupo B com 6 pontos, o Imortal receberá o Esportivo na segunda-feira.

Campeonato Paranaense (4ª rodada) No dia em que Maria Luísa Mendonça completou 50 anos, Buba marcou um nos 3 x 1 do Cianorte sobre o Athletico aspirante - e só quem é noveleiro com "NO" de "yes" entenderá o que digo. Ainda em 1º com 9 pontos, o Furacão terá os titulares pela vez primeira neste 2020 no domingo, contra o Paraná, 9º com 4 que tomou um tufo de 2 x 1 do FC Cascavel, outro dos 3 que têm 9 - o último é o Londrina.

Campeonato Catarinense (4ª rodada) Após tomar 1 x 0 do Brusque, o Avaí é 5º com 4 pontos e visitará o Figueirense no clássico de domingo.

Copa do Rei Destaque para Barcelona 5 x 0 Leganés, com um gol do Messi, que chegou às 500 vitórias pelos catalães.

Curtinhas Esportivas

*Confirmados dias e locais dos jogos em casa do Brasil na eliminatória da Copa do Mundo de 2022. Os deste ano serão contra: Bolívia na Arena Pernambuco em 27 de março, Venezuela no Mané Garrincha em 3 ou 4 de setembro, Argentina na Arena Corinthians em 13 de outubro e Equador na Fonte Nova em 12 ou 13 de novembro. Os de 2021 serão diante de: Peru no Beira-Rio em 30 de março, Uruguai no Maracanã em 8 de junho, Colômbia no Morumbi em 2 ou 3 de setembro, Paraguai na Arena da Amazônia em 12 de outubro e Chile no Mineirão em 11 ou 12 de novembro.

*7 punições totais e contando... São as perdas de mando do Cruzeiro para a próxima Série B. Uma é definitiva, por badernas no clássico contra o Atlético Mineiro. As demais punições podem ser reviravoltadas - ou não - no Pleno do STJD, 3 pelo jogo contra o CSA e 3 pela despedida contra o Palmeiras. Dureza, azuis, dureza!

*O lateral esquerdo Viña, do Nacional do Uruguai, é a novidade do Palmeiras. Contrato de 5 anos.

*Lisca é o novo técnico do América Mineiro, que perdeu Felipe Conceição para o Red Bull Bragantino. 1 ano de vínculo.

*Fórmula 1: a partir de 2021, a escuderia Racing Point mudará de nome para Aston Martin, já que um consórcio liderado por Lawrence Stroll, dono da Racing, adquirirá 20% da Aston, fabricante das carangas de James Bond.

*Luto no automobilismo: um câncer vitimou aos 56 anos John Andretti, primo do Michael e sobrinho de Mario enquanto filho do seu gêmeo Aldo. Pilotou no IMSA, nas 24 Horas de Daytona, na Sprint Car, na Fórmula CART e na Nascar.

*Tony Kanaan está se despedindo da Fórmula Indy. Este ano, competirá apenas em 5 etapas ovais: Texas, Richmond, Iowa, Gateway e as 500 Milhas de Indianápolis. Mas é despedida da categoria e não das pistas em si.

*Semifinais da Copa Feminina do Brasil de vôlei esta noite: SESI/Bauru x SESC e Praia Clube x Minas. Final amanhã.

*A NBA pirou na batatinha? Ó o formato do Jogo das Estrelas no dia 16 do quase chegado fevereiro: cada quarto de jogo será uma "mini-partida beneficente" e o ganhador anunciará uma organização de Chicago a ser escolhida pelos capitães LeBron James e Giannis Antetokounmpo. Cada instituição selecionada receberá US$ 100 mil e o último quarto não terá tempo regressivo, vencendo quem atingir uma meta de pontuação determinada pelo total de pontos que a equipe na liderança somar nos 3 primeiros quartos e ainda a 24 pré-estabelecidos do último quarto. O 24, claro, é mais uma homenagem a Kobe Bryant. Mas fora isso, velho... Que rocambole indigesto! Tudo bem que é por causa nobre, questão beneficente, mas não dava pra fazer algo melhor? Parece fórmula da FERJ no Carioca!

*Emoção não faltará na virada de hoje para amanhã. Teremos o primeiro jogo do Los Angeles Lakers desde a morte do Kobe, adversário o Portland Trail Blazers. O Staples Center viverá uma noite única.

*Dominic Thiem decidirá neste domingo o Aberto da Austrália contra Novak Djokovic após marcar 3 x 1 sobre Alexander Zverev. Nole é Nole, mas Thiem ganhou os dois últimos jogos contra ele, em Roland Garros e no ATP Finals, ambos em 2019. Bastará para repetir a dose num Slam onde o sérvio sobra e sobra há "séculos"?

*E amanhã saberemos a campeã feminina. Dará Garbiñe Muguruza? Ou Sofia Kenin obterá seu 1º topo?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Ananda Muller deixou a Rádio Guaíba Sim, foi uma surpresa enorme saber disso hoje, tanto que até agora não me recuperei (risos) por gostar demais dela, que deixa a emissora após 5 anos e meio nos quais foi repórter de jornalismo geral, repórter de torcida em transmissões de futebol e apresentadora de programas como o semanal gastronômico "Prato Feito", ao lado de Júlio Ritta, e o diário "Guaíba Revista", de cultura e variedades, e os jornalísticos factuais "Conexão Guaíba" em 2017 e 2018 e "Direto ao Ponto" há quase 2 anos, ambos em afinadíssima e muito legal dupla com Nando Gross. Antes da Caldas Júnior, a cidadã nº 1 de Paraíso do Sul foi repórter da TV Pampa em 2011 e repórter e apresentadora da Rádio Gaúcha de 2012 até 2014, ambos os trampos em Santa Maria, de onde saiu para vir a Porto Alegre pela Guaíba. De 2016 a 2017, ela também esteve no Portal Terra. Mas não falei ainda para onde a Ananda vai - e como ela teve uma bonita despedida no "Direto ao Ponto", claro que não seria para uma rádio concorrente. Ela deixará o Rio Grande do Sul pois vai morar no Rio de Janeiro realizar projetos pessoais. Cuidem bem da por aqui conhecida "alemoa", cariocas. Ganharão uma guria de ouro. Quanto ao matinal apresentado pelo Nando, consta dos autos que inicialmente ele fique sozinho, sem uma nova parceria. Mas se sabe que tem novidade pintando pois ele mesmo, que é gerente da Guaíba, promete um reforço simultâneo para o jornalismo geral e o esportivo, que atue nas duas editorias. O que dois viventes me bateram - e coincide exatinho com o cenário todo - é que quem está chegando é Ana Carolina Aguiar, egressa da Rádio Grenal, onde fazia reportagem e participava do "Dupla em Debate", e da TV Pampa, na qual era participante do jornalístico noturno "Atualidades Pampa".



Alexandre Mota deixando a Record/RS É a letra que me deram hoje no Whatsapp e que li também tanto do Gabriel Vaquer no Observatório da Televisão quanto do José Luiz Prévidi, com a confirmação oficial vindo apenas na tarde desta sexta-feira - mas crédito se dê a quem merece: quem lançou essa primeiro, há 2 meses ainda, foi Romilson Dourado no portal RD News. O famoso e popular "Gordinho" continuará na Record, mas trocando uma filial por uma afiliada pois vai para Cuiabá, pra TV Vila Real, onde apresentará o programa "Cadeia Neles" na hora do almoço. Em fato será um retorno do âncora do "Balanço Geral RS" pois na década de 90 tinha sido repórter da versão local do "Aqui Agora" na TV Campo Grande (atual SBT MS). Atualmente de férias do canal 2 de Porto Alegre, foi ao Mato Grosso recentemente e deu uma passada na sede da Vila Real, posando com funcionário dela para foto e tudo mais. O portal HiperNotícias chegou a noticiar na semana passada que ele teria tido uma reunião de mais de 5 horas com os responsáveis pelo canal. O Biel informa que a volta ao Mato Grosso tanto se dá por uma vontade da esposa Séfora de retornar ao estado natal quanto por uma relação difícil com o atual presidente da Record/RS, Reinaldo Gilli. A isso, associo o que li no Prévidi, que o Mota ainda voltará e cumprirá 30 dias de aviso prévio, além de ter tentado contatos com o SBT e a Bandeirantes, mas sem êxito. Nas férias dele, o "Balanço" tem sido apresentado pelo Voltaire Porto, que faz a versão local do "Cidade Alerta". O Vaquer deu que a emissora ainda avaliaria se efetivará alguém que já está na casa - quem sabe o próprio Voltaire, talvez - ou se contratará alguém para isso. São 12 anos que o Mota está completando aqui na aldeia pampeana e, indubitavelmente, seu jeito popular, as críticas fortes e o inegável carisma no ar fizeram muita diferença a favor da Record e provocaram mudanças, se não exatamente totais, mas em boa parte no estilo mais tradicional que a maioria dos telejornais daqui tinha, inclusive na RBS TV.

Band Paulista Leio no Flávio Ricco que ela inaugurará amanhã sua nova sede em São José do Rio Preto, com inauguração de novos estúdios da TV Band e da Rádio Nativa FM, com direito a Johnny Saad e convidados. Por isso mesmo o novamente diretor geral da Band/RS, Leonardo Meneghetti, não participou hoje da versão gaúcha de "Os Donos da Bola" - é, logo hoje, dia seguinte à resposta do Renato. A inauguração é herança da gestão dele.

Surpresa no "Mais Você" O programa da Globo foi apresentado hoje pela repórter Talitha Morete, o que surpreendeu muitos telespectadores pois, quando Ana Maria Braga - que nesta semana anunciou que novamente sofre de câncer - se ausenta, os substitutos habituais são Cissa Guimarães, Patrícia Poeta e/ou Fabrício Battaglini. Algo de última hora, pareceu. Além do matinal da "mãe" do Louro José, Talitha faz o quadro "Expedição Brasil" ao lado de Clayton Conservani no "Esporte Espetacular" e, há muitos anos, era uma das "merchandetes" do "Domingão do Faustão". Li no Notícias da TV que a emissora confirmou que Ana Maria antecipou suas férias e que, a partir de segunda, Patrícia e Fabrício a substituirão.

Carnaval na RedeTV! Vai mudar de nome, não sendo mais "Bastidores do Carnaval" o do seu acompanhamento da folia. Sei pelo Gabriel Vaquer que Léo Dias fará isso para ajudar a apagar de vez o que era feito até o ano passado, mudar para algo mais qualificado, sem baixarias. Mas jamais esqueceremos de tudo que já foi aprontado, rs.

Pica-Pau renovado Também sei pelo Biel Vaquer que, mesmo o desenho estando fora do ar há 9 meses, a Record renovou os direitos de transmissão dele na TV aberta. A emissora transmite o pássaro desde o fim de 2006.

"Distrito 21" na Record "Chicago Fire" voltará ao ar de segunda a quinta a partir da próxima quarta-feira, 23h45, no lugar de "Bates Motel". No dia de retorno, passará logo depois do "Troca de Esposas".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Priscila Assis

Priscila Assis, repórter e apresentadora da TV Clube (Record Pernambuco). Uma faceta tão doce assim encanta de imediato e faz crer que a vida é boa.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros deste 30 de janeiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*60 anos de Jô Mazzarolo, conterrânea que dirige o jornalismo da Globo Nordeste há 20 anos, neste tempo acontecendo reformulações importantes no "NETV" e no "Bom Dia PE", surgindo programas como "Nordeste Viver e Preservar" e "Lance Final", além de projetos como o do calendário de datas para promessas serem cumpridas pelos governantes locais, algo que foi adotado por outros jornais locais globais, principalmente pelo "RJ1". Antes do Recife, ela começou na TV Difusora (atual Band/RS) como repórter em 1982, foi pra RBS TV como editora em 1984 - inclusive implantando sua afiliada de Santa Cruz do Sul - e se transferiu pra Globo RJ em 1988, passando ainda pela TV Coroados de Londrina até chegar a Pernambuco, do qual se tornou cidadã.

*50 anos de Minnie Driver, atriz indicada ao Oscar de coadjuvante por "Gênio Indomável" e vista em filmes como "007 Contra Goldeneye" e na série "Will e Grace".

*35 anos de Túlio de Melo, ex-atacante campeão catarinense de 2017 pela Chapecoense e nacional do campeonato e da copa da França de 2011 pelo Lille.

Arremate

O Brasil termina hoje a 1ª fase do Pré-Olímpico contra o Paraguai. Mas o foco, lógico, é o quadrangular final.

"24 Horas" volta antes que comece o primeiro jogo que possa efetivamente levar a Seleção a Tóquio!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.